[email protected] prof. terror£o-de... · ... dúvida / provavelmente. (e)...

40
(32) 98447 5981 [email protected] Prof. Terror

Upload: hakiet

Post on 21-Nov-2018

218 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

(32) 98447 5981

[email protected]

Prof. Terror

@decioterror Décio Terror Décio Terror

@profdecioterror

https://youtu.be/ecTBes2Rk_o

https://youtu.be/06B-aacFnC0

https://youtu.be/eMWffOU_81A

https://youtu.be/kdhoYNYHyfQ

https://dhg1h5j42swfq.cloudfront.net/2017/07/01145343/Resum%C3%A3o-TJ-SP-2017.pdf

Resumão Português

Prof. Terror

BLOCO I: Língua Portuguesa (24) questões: 1. Análise, compreensão e interpretação de diversos tipos de textos verbais, não verbais,

literários e não literários. 2. Informações literais e inferências possíveis. 3. Ponto de vista do autor. 4. Estruturação do texto: relações entre ideias; recursos de coesão. 5. Significação contextual de palavras e expressões. 6. Sinônimos e antônimos. 7. Sentido próprio e figurado das palavras. 8. Classes de palavras: emprego e sentido que imprimem às relações que estabelecem:

substantivo, adjetivo, artigo, numeral, pronome, verbo, advérbio, preposição e conjunção. 9. Concordância verbal e nominal. 10. Regência verbal e nominal. 11. Colocação pronominal. 12. Crase. 13. Pontuação.

Prof. Terror

Questão 1: UNESP 2017 Assistente Administrativo (banca VUNESP)

Leia a tira.

Prof. Terror

Nas falas do caracol, os advérbios “Normalmente”, “bem” e “devagar” expressam, respectivamente, circunstâncias de

(A) modo, modo e modo. (B) tempo, modo e intensidade. (C) modo, intensidade e modo. (D) tempo, intensidade e modo. (E) modo, meio e causa.

Questão 2: TJ SP 2017 Psicólogo (banca VUNESP)

Com base no verso “O que a cidade tem, no duro...”, assinale a alternativa que traz, correta e respectivamente, a relação de sentido estabelecida pela locução adverbial destacada e o advérbio que pode substituí-la nesse contexto.

(A) Intensidade / excessivamente. (B) Modo / rigorosamente. (C) Tempo / hodiernamente. (D) Dúvida / provavelmente. (E) Afirmação / certamente.

Leia o poema de Mario Quintana para responder às questões de números 15 e 16. Outra estatística

Leio que certa cidade, E olhe que não das maiores, Tem quatro milhões de almas... Mas isso deve ser para atenuar a situação. O que a cidade tem, no duro, São quatro milhões de bocas!

(Mario Quintana. Da preguiça como método de trabalho)

Questão 3: TJ SP 2017 Psicólogo (banca VUNESP)

Nos trechos “Remígio dizia, sinceramente, quem sabe?” e “Remígio é atualmente um alto funcionário”, os advérbios em destaque, no contexto em que ocorrem, estabelecem, respectivamente, relações de sentido de:

(A) modo e tempo. (B) afirmação e intensidade. (C) afirmação e tempo. (D) negação e lugar. (E) modo e lugar.

Prof. Terror

Questão 4: CRBIO 2017 Técnico-Auxiliar Administrativo (banca VUNESP)

Em – Preciso falar urgentemente com o senhor.–, o termo destacado apresenta circunstância de modo, o que também ocorre em:

(A) Dias desses, fui ouvir as mensagens do celular. (B) – Obrigada por ser tão grosseiro! e desligou o telefone. (C) Com calma, tentei explicar que, antes de mais nada, era preciso estudar para ser atriz. (D) Bastante orgulhosa da pimpolha, a mãe revelou... (E) Daqui a pouco, vai estar numa novela!

Questão 5: TJ SP 2017 Psicólogo (banca VUNESP)

No trecho “Ainda por motivos mais econômicos, os venezuelanos fogem em massa.”, a preposição em destaque forma uma expressão cuja circunstância traduz ideia de

(A) causa. (B) intensidade. (C) modo. (D) consequência. (E) finalidade.

Prof. Terror

Questão 6: MPE-SP 2016 Oficial de Promotoria (banca VUNESP)

Tato Na poltrona da sala as minhas mãos sob a nuca sinto nos dedos a dureza dos ossos da cabeça a seda dos cabelos que são meus A morte é uma certeza invencível mas o tato me dá a consistente realidade de minha presença no mundo

(Ferreira Gullar, Muitas vozes, 2013)

Prof. Terror

Nos versos – as minhas mãos sob a nuca – e – mas o tato me dá –, o sentido expresso pela preposição sob e o expresso pela conjunção mas são, respectivamente, de

a) posição paralela e explicação. b) posição superior e adição. c) posição contígua e comparação. d) posição inferior e oposição. e) posição lateral e conclusão.

Prof. Terror

Questão 7: MPE-SP 2016 Oficial de Promotoria (banca VUNESP)

Causa consternação conhecer a principal razão citada pelos consumidores para deixar de pagar as dívidas: a perda de emprego, que tem forte correlação com a capacidade de pagamento das famílias. Até há pouco, as empresas evitavam demitir, pois tendem a perder investimentos em treinamento e incorrer em custos trabalhistas. Dado o colapso da atividade econômica, porém, jogaram a toalha.

De acordo com a norma-padrão e o sentido do texto, a expressão “Dado o" pode ser substituída por:

a) Inclusive o b) Com o c) No d) Devido o e) Apesar do

Questão 8: TJ - SP 2017 Psicólogo (banca VUNESP)

Assinale a alternativa em que a reescrita de partes do texto está em conformidade com a norma-padrão de concordância.

(A) Chuvas abaixo do normal e uma seca que já dura cinco anos faz com que se prolongue o problema no Nordeste brasileiro.

(B) Grande parte do Nordeste brasileiro continuará a enfrentar a seca, já que as chuvas que ocorre por lá está abaixo do normal.

(C) De acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos, a seca que já fazem cinco anos que dura se prolongará.

(D) A seca que há cinco anos o Nordeste enfrenta deverá prolongar-se, já que serão mais três meses de chuvas abaixo do normal.

(E) A baixa incidência de chuvas no Nordeste prolongarão a seca que já tem mais de cinco anos, analisa o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos.

Prof. Terror

Questão 9: UNESP 2017 Assistente Administrativo (banca VUNESP)

Assinale a alternativa em que a reescrita do período “Além da óbvia extensão da floresta, outros fatores tornam complexa a fiscalização.” (6º parágrafo) está correta quanto à concordância, de acordo com a norma-padrão.

(A) Além da óbvia extensão da floresta, há outros fatores que tornam complexas qualquer outras atividades de fiscalização.

(B) Além da óbvia extensão da floresta, existe outros fatores que tornam complexas qualquer outras atividades de fiscalização.

(C) Além da óbvia extensão da floresta, sabem-se de outros fatores que tornam complexa quaisquer outras atividades de fiscalização.

(D) Além da óbvia extensão da floresta, há outros fatores que tornam complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

(E) Além da óbvia extensão da floresta, existem outros fatores que torna complexas quaisquer outras atividades de fiscalização.

Prof. Décio Terror

Questão 10: TJM–SP 2017 Escrevente Técnico Judiciário (banca VUNESP)

A concordância está de acordo com a norma-padrão da língua na frase:

a) Muito antes de haver história, já existia seres humanos. b) Animais bastante similares aos humanos modernos podiam ser encontrado por volta

de 2,5 milhões de anos atrás. c) Na África Oriental de 2 milhões de anos atrás, certas características humanas

familiares poderiam ser muito bem observadas. d) Esses humanos arcaicos competiam por status e poder, assim como ocorriam com os

chimpanzés, os babuínos e os elefantes. e) Eles próprios não havia de suspeitar que seus descendentes um dia viajariam à Lua.

Prof. Décio Terror

Questão 11: ODAC 2016 Agente Administrativo (banca VUNESP)

Quanto à concordância, respeitando-se a norma-padrão da língua portuguesa, está correta a frase:

(A) Existe roupas que tem significados importantes para os seus donos. (B) Houve instantes em que o táxi e o casaco foram quase alcançados. (C) As amigas, depois de recuperado o casaco, se abraçou com emoção. (D) Os maridos das amigas as olhava muito surpresos diante do ocorrido. (E) A história do casaco permanecem nas lembranças das duas amigas.

Prof. Décio Terror

Questão 12: UNESP 2016 Assistente Administrativo (banca VUNESP)

Ao empregar no plural o termo destacado na frase – Não haverá mágico que consiga mudar essa realidade. –, a redação correta, conforme a norma-padrão, será:

a) Não haverá mágicos que consigam mudar essa realidade. b) Não haverá mágicos que consiga mudar essa realidade. c) Não haverão mágicos que consigam mudar essa realidade. d) Não haverão mágicos que consiga mudar essa realidade. e) Não haverão mágicos que consigam mudarem essa realidade.

Prof. Terror

Questão 13: MPE SP 2016 – Oficial de Promotoria (banca VUNESP)

Assinale a alternativa correta quanto à regência verbal, de acordo com a norma-padrão.

a) Todos perdoavam do defeito ao Joaquim por não ser culpa dele. b) Todos perdoavam o defeito para o Joaquim por não ser culpa dele. c) Todos perdoavam ao defeito do Joaquim por não ser culpa dele. d) Todos perdoavam o defeito ao Joaquim por não ser culpa dele. e) Todos perdoavam ao defeito no Joaquim por não ser culpa dele.

Prof. Terror

Questão 14: MPE SP 2016 – Oficial de Promotoria (banca VUNESP)

Assinale a alternativa correta quanto à pontuação e à regência, de acordo com a norma-padrão.

a) De forma mais lenta, reagem, o emprego e o mercado de crédito, ante a mudança de direção da economia.

b) O emprego e o mercado de crédito, reagem na mudança de direção da economia de forma mais lenta.

c) O emprego e o mercado de crédito reagem, de forma mais lenta, para a mudança de direção da economia.

d) Reagem à mudança de direção da economia, de forma mais lenta, o emprego e o mercado de crédito.

e) Diante a mudança de direção da economia reagem o emprego e o mercado de crédito, de forma mais lenta.

Prof. Terror

Questão 15: IPSMI 2016 – Procurador (banca VUNESP)

A alternativa que apresenta, nos parênteses, regência verbal de acordo com a norma-padrão, em substituição à expressão destacada no trecho do texto, é:

a) ... empurram e atropelam as outras para entrar primeiro no vagão do trem (pisoteiam nas outras).

b) ...quando chega a casa já está na hora de ir para o trabalho. (dirigir-se no trabalho). c) passou tardes longas vendo pela milésima vez a segunda temporada de “Grey’s

Anatomy” (assistindo pela milésima vez à segunda temporada). d) ...e ambos perceberam que a felicidade é uma questão de tempo (conscientizaram-se

que a felicidade). e) ...se ela não tivesse tanto tempo não teria nem tempo para falar do tempo (dispusesse

a tanto tempo).

sujeito verbo complemento

ênclise

Joaquim acidentou-se.

Prof. Terror

sujeito verbo

complemento

próclise

Joaquim se acidentou.

Prof. Terror

sujeito verbo

complemento

mesóclise

Joaquim acidentar-se-ia, se não estivesse com o equipamento adequado.

Prof. Terror

Prof. Terror

me

onde

te se o a lhe nos vos se os as

lhes

não

sempre

talvez

quando

embora que

porque

alguém outro tudo

Prof. Terror

Questão 16: Câmara de Mogi das Cruzes - SP 2017 – Procurador Jurídico (banca VUNESP)

Observe as expressões destacadas nas frases reescritas do texto.

• Ambientada no século 23, a série sempre retratava as aventuras dos tripulantes da Enterprise, e a missão era explorar o espaço enfrentando o desconhecido.

• Trinta anos depois, a Motorola lançou o StarTAC, que popularizou o uso da telefonia móvel.

Assinale a alternativa em que os pronomes substituem, corretamente, as expressões destacadas e estão colocados adequadamente nas frases de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

a) … sempre retratava-as… / … era explorá-lo… / … que lhe popularizou… b) … sempre retratava-as… / … era o explorar… / … que o popularizou… c) … sempre lhes retratava… / … era explorá-lo… / … que popularizou-lhe… d) … sempre as retratava… / … era o explorar… / … que popularizou-o… e) … sempre as retratava… / … era explorá-lo… / … que o popularizou…

Questão 17: TJ - SP 2017 Psicólogo (banca VUNESP)

Assinale a alternativa em que a reescrita da frase da personagem expressa a ideia do texto original e está de acordo com a norma-padrão.

(A) Me preocupa seriamente a aposentadoria? Nem a alheia... (B) Tenho preocupado-me seriamente com isso: a aposentadoria alheia. (C) Preocupo-me seriamente com a aposentadoria – alheia... (D) Seriamente preocupo-me com a aposentadoria alheia... (E) Me preocupa seriamente a aposentadoria... Alheia...

Questão 18: TJ - SP 2017 Psicólogo (banca VUNESP)

Assinale a alternativa correta quanto à colocação pronominal, de acordo com a norma-padrão.

(A) Nada conservara-se da beleza anterior de Fadinha, que consolou-se vendo que o amor de Remígio crescera.

(B) A moça mais bonita do Rio de Janeiro ficou boa, mas desfigurada: tinha transformado-se num monstro.

(C) Remígio incomodaria-se caso Fadinha aproveitasse o enxoval oferecido pelo primeiro noivo.

(D) O semblante da esposa de Remígio não inquietava-o e nem repugnava-o, pois assim ele desejava-a.

(E) Vendo o novo semblante de Fadinha, Remígio achava-a mais simpática, com algo que o encantava.

Questão 19: UNESP 2017 Assistente Administrativo (banca VUNESP)

Os fiscais do Ibama foram _______ Amazônia e lá chegaram _________ destruir equipamentos que eram destinados ________ atividades ilegais de extração de madeira.

De acordo com a norma-padrão, as lacunas da frase devem ser preenchidas, respectivamente, com:

a) à … à … à b) a … à … à c) à … a … a d) a … a … à e) à … à … a

Questão 20: TJM SP 2017 Escrevente Técnico (banca VUNESP)

Assinale a alternativa que preenche, respectivamente, as lacunas da frase, conforme a norma-padrão da língua.

_______________anos, estudiosos________ acerca da contribuição que o conhecimento dos buracos negros pode trazer_____________ nossas vidas.

a) Há ... têm questionado-se ... a b) Há ... têm se questionado ... a c) Há ... têm se questionado ... à d) A ... têm questionado-se ... a e) A ... têm se questionado ... à

Questão 21: Câmara de Mogi das Cruzes - SP 2017 Procurador (banca VUNESP)

Assinale a alternativa que completa corretamente a seguinte frase:

O leitor tem direito

a) à restrições com relação ao ponto de vista exposto pelo autor. b) à defesa da ideia de que outros colonizadores seriam preferíveis aos portugueses. c) à acreditar que o Brasil deveria ter sido colonizado por outros povos. d) à uma opinião diversa da veiculada por esse texto jornalístico. e) à argumentos que tornem discutível o parecer do autor.

Questão 22: TJ - SP 2017 Psicólogo (banca VUNESP)

A Maria da Anália visava _____ um pedaço de toucinho, mas seu pedido não chegou _____ sensibilizar a dona do porco que, vendo-se _____ mercê de uma invasão em seu quintal, decidiu recolher-se _____ sua casa.

Assinale a alternativa cujos termos preenchem, correta e respectivamente, as lacunas do enunciado conforme a norma-padrão.

(A) à … a … a … a (B) a … a … à … à (C) a … à … a … à (D) à … à … à … à (E) a … a … a … a

Prof. Terror

Questão 23: UNESP 2017 Assistente Administrativo (banca VUNESP)

No primeiro parágrafo do texto, empregam-se as aspas para

(A) ironizar as ideias expressas pela leitora. (B) indicar o pensamento do próprio autor. (C) dar ênfase às ideias do jornal. (D) indicar transcrição do discurso da leitora. (E) criar o efeito de humor no texto.

Prof. Terror

Carta a Beatriz

Cara Beatriz: na última terça (8) você escreveu aqui pro jornal se dizendo espantada com a minha crônica de domingo (6); “após uma semana de fatos surpreendentes na política”, “num momento tão importante para uma boa análise”, um de seus “colunistas preferidos” havia se saído com um texto “bobo e sem propósito”. Fico feliz por me citar entre seus “colunistas preferidos”, mas me pergunto se o elogio foi sincero ou só uma gentileza. Afinal, quase toda semana o Brasil nos brinda com “fatos surpreendentes na política” e quase todo domingo, em vez de uma “boa análise”, publico textos que poderiam ser considerados bobos e sem propósito. Não o faço por desvio de caráter nem para irritá-la, Beatriz, mas por dever de ofício. O cronista é um cara pago para lubrificar as engrenagens do maquinário noticioso com um pouco de graça, de despropósito e – vá lá, por que não? – de bobagem. Minha função é lembrar o leitor desolado entre bombas na Síria, tiros na Rocinha e patacoadas em Brasília que este mundo também comporta mangas maduras, Monty Python, Pixinguinha.

Questão 24: TJ SP 2017 Psicólogo (banca VUNESP)

A regra de pontuação que determina o emprego da vírgula em “Muita gente não gosta de Floriano Peixoto, o ‘Marechal de Ferro’.” também se aplica ao trecho adaptado do editorial “Nem tão livres” (Folha de S.Paulo, 04.04.2017):

(A) O diretor do Comitê de Proteção aos Jornalistas, ONG com sede em Nova York, talvez surpreenda quem comemora as facilidades dos meios eletrônicos.

(B) Notícias falsas e quantidade nauseante de calúnias e ofensas circulam pelas redes sociais – tornando-as, ainda que livres, inconfiáveis em larga medida.

(C) Passou o tempo, diz o ativista Joel Simon, em que se acreditava ser impossível censurar ou controlar a informação na internet.

(D) Todavia, a própria sensação de que exista uma tão ampla liberdade se vê passível de contestações.

(E) A guerra da informação e da contrainformação, se não ameaça diretamente a vida de jornalistas, não deixa, entretanto, de pôr em risco a verdade dos fatos.

Prof. Terror

Questão 25: TJ SP 2014 Escrevente Técnico (banca VUNESP)

Assinale a alternativa em que a vírgula foi empregada para separar oração introduzida por pronome relativo, a exemplo do que ocorre em: ...um coeficiente de apenas 3% separa os privilegiados, que estudaram em colégios privados...

(A) Ela estava pensando em que lugar estaria, que dia seria, que pessoas eram aquelas ao seu redor.

(B) Ficou encantada com a história, acabara de ler o livro, que já tinha sido traduzido para o inglês.

(C) Ele observou o local, sabia, com certeza, que ali já estivera em outra ocasião, mas quando?

(D) Era possível, àquela altura da vida, que todos os seus maiores desejos se realizassem enfim.

(E) Estou vendo essa tempestade se formar, entre, que aqui estaremos bem mais protegidos dela.

Prof. Terror

Questão 26: TJ SP 2014 Escrevente Técnico (banca VUNESP)

Assinale a alternativa em que uma das vírgulas foi empregada para sinalizar a omissão de um verbo, tal como ocorre na passagem – A espada sem a balança é a força bruta, a balança sem a espada, a impotência do direito.

(A) Todavia, não pretendo entrar em minúcias, pois nunca chegaria ao fim. (B) A cabeça de Jano tem face dupla: a uns volta uma das faces, aos demais, a outra. (C) O direito, no sentido objetivo, compreende os princípios jurídicos manipulados pelo

Estado. (D) Do autor exige-se que prove, até o último centavo, o interesse pecuniário. (E) É que, conforme já ressaltei várias vezes, a essência do direito está na ação.

Prof. Terror

Questão 27: TJ SP 2014 Escrevente Técnico (banca VUNESP)

Assinale a alternativa correta quanto à pontuação, de acordo com a norma-padrão da língua portuguesa.

(A) Um amigo declarou: que meu pé de milho era capim. Outro amigo, que era cana. O leitor já viu um pé de milho?

(B) Um amigo declarou, que meu pé de milho, era capim. Outro amigo que era cana. O leitor, já viu um pé de milho?

(C) Um amigo declarou: meu pé de milho era capim. Outro amigo: que era cana. Já viu leitor um pé de milho?

(D) Um amigo, declarou que meu pé de milho era capim. Outro amigo que era cana. Já viu leitor, um pé de milho?

(E) Um amigo declarou que meu pé de milho era capim. Outro amigo, que era cana. Já viu, leitor, um pé de milho?

Dia 03/07, às 18 horas, correção da prova!!!!!