pdfs internet(2)

24
CMYK O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2010 por Tallita Mazzola O empresário ijuiense Paulo Burtet, teve uma experiência diferente no início do ano. Em companhia de outros três motociclistas – sendo dois de Chapecó e um de Erechim – ele percorreu 4.200 quilômetros para conhecer Machu Pichu, no Peru. Machu Pichu é conhecida como a Cidade Perdi- da dos Incas, uma das principais civili- zações da América do Sul. Considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, Machu Pichu fica a 2.400 metros de al- titude no vale do Rio Urubamba. Burtet disse ao Repórter que recebeu o convite para viajar ao Peru no dia 23 de dezem- bro. A viagem começou no dia 1º de ja- neiro, terminando no dia 16 deste mês. Os quatro aventureiros passaram pela Ar- gentina, Chile, chegando ao Peru. Ele destaca como um dos pontos prin- cipais da viagem o fato de ter cruzado o deserto do Atacama. Ele acentua que o Atacama é o mais alto e mais árido do mundo. “Para cruzar o deserto é necessá- rio estar preparado, pois em muitos locais não se encontra nenhum vestígio de civi- lização, a não ser o deserto árido, mesmo que com estradas asfaltadas”, comentou. Um dos pontos acentuados por Burtet é o fato de que como se trata de um deserto localizado em altitude, as temperaturas Uma aventura sobre duas rodas até o Peru O empresário ijuiense, Paulo Burtet esteve, con- juntamente com outros três motociclistas, numa viagem de 8.500 quilô- metros até Machu Pichu, no Peru caiam para cerca de 0 a 4 graus centígra- dos na parte da noite. O empresário destacou que a partir do momento em que se opta por viajar de motocicleta, se tem uma visão diferencia- da, contrário de quem viaja de automóvel. “Temos a oportunidade de manter contato com o ambiente, o que acaba não acon- tecendo quando se está de automóvel”, explicou. Sobre a altitude, Paulo Burtet destacou um aspecto que sempre chama a atenção quando times de futebol vão jogar na Bolívia, Equador e até mesmo Peru. Ele reconhece que realmente para quem está acostumado a ambientes no ní- vel do mar, existe uma dificuldade, que passa por sonolência e até mesmo a difi- culdade para respirar. Burtet, questionado sobre Machu Pichu, disse que trata-se de uma cidade que mexe com o espiritual das pessoas. “Quem chega ao local e con- templa as ruínas, primeiro lembra do que deve ter sido a civilização Inca e depois se envolve num misto de espiritualidade e aventura”.

Upload: jose-augusto-fiorin

Post on 24-Jun-2015

1.447 views

Category:

Travel


14 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pdfs Internet(2)

CMYK

O REPÓRTER qUARTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2010

por Tallita Mazzola

O empresário ijuiense Paulo Burtet, teve uma experiência diferente no início do ano. Em

companhia de outros três motociclistas – sendo dois de Chapecó e um de Erechim – ele percorreu 4.200 quilômetros para conhecer Machu Pichu, no Peru. Machu Pichu é conhecida como a Cidade Perdi-da dos Incas, uma das principais civili-zações da América do Sul. Considerada Patrimônio Histórico da Humanidade, Machu Pichu fica a 2.400 metros de al-titude no vale do Rio Urubamba. Burtet disse ao Repórter que recebeu o convite para viajar ao Peru no dia 23 de dezem-bro. A viagem começou no dia 1º de ja-neiro, terminando no dia 16 deste mês. Os quatro aventureiros passaram pela Ar-gentina, Chile, chegando ao Peru.

Ele destaca como um dos pontos prin-cipais da viagem o fato de ter cruzado o deserto do Atacama. Ele acentua que o Atacama é o mais alto e mais árido do mundo. “Para cruzar o deserto é necessá-rio estar preparado, pois em muitos locais não se encontra nenhum vestígio de civi-lização, a não ser o deserto árido, mesmo que com estradas asfaltadas”, comentou. Um dos pontos acentuados por Burtet é o fato de que como se trata de um deserto localizado em altitude, as temperaturas

Uma aventura sobre duas rodas até o Peru

O empresário ijuiense, Paulo Burtet esteve, con-juntamente com outros três motociclistas, numa viagem de 8.500 quilô-metros até Machu Pichu, no Peru

caiam para cerca de 0 a 4 graus centígra-dos na parte da noite.

O empresário destacou que a partir do momento em que se opta por viajar de motocicleta, se tem uma visão diferencia-da, contrário de quem viaja de automóvel. “Temos a oportunidade de manter contato com o ambiente, o que acaba não acon-tecendo quando se está de automóvel”, explicou. Sobre a altitude, Paulo Burtet destacou um aspecto que sempre chama a atenção quando times de futebol vão jogar na Bolívia, Equador e até mesmo Peru. Ele reconhece que realmente para quem está acostumado a ambientes no ní-vel do mar, existe uma dificuldade, que passa por sonolência e até mesmo a difi-culdade para respirar. Burtet, questionado sobre Machu Pichu, disse que trata-se de

uma cidade que mexe com o espiritual das pessoas. “Quem chega ao local e con-templa as ruínas, primeiro lembra do que

deve ter sido a civilização Inca e depois se envolve num misto de espiritualidade e aventura”.

Page 2: Pdfs Internet(2)

CMYK

O REPÓRTERAno 2 - Nº 187 IJUÍ, QUArtA-feIrA, 27 De JANeIrO De 2010 r$ 1,50

Geral 19

Corsan garante: água de Ijuí não é contaminada!

Esporte 22

Choque de invictos na

Baixada

Móveis Usados,

opção para o consumidor

Geral 14

Carteiros enfrentam

dificuldades com cães

Geral 9

Vinil é item estimado por

colecionadorescultura 13

Goergen confirma

candidatura Política 8

Page 3: Pdfs Internet(2)

E.L. Mânica e Cia Ltda.CNPJ: 09.475.474/000164

Av. David José Martins, 1356 - Ijuí - RS - CEP.: 98700-000

Diretor Administrativo:Enzo Luis Mânica

Editor Chefe:Sandro Silvello

DiagramaçãoMichel Moura

O REPÓRTER Impressão:

E.L. Mânica e Cia Ltda.REDAçãoEnvie sugestões, comentários, críticas e dúvidas para a redação pelo e-mail [email protected]; para o endereço Av. David José Mar tins, 1356, CEP 98700-000, Ijuí, RS; ou pelo telefone (55) 3332 5985.Telefone geral: (55) 3332 2000

Os artigos publi-cados com assina-tura não traduzem necessariamente a opinião do jornal e são de inteira res-ponsabilidade de seus autores.

PARA AnunCiAREscreva para co mercialoreporter@yahoo .com.br ou pelo telefone (55) 3333 7426.

PARA AssinARPara receber o jornal O REPÓRTER em casa ligue para (55) 3333 7426

Da Redação

2 O REPÓRTER Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010O REPÓRTER

Para os professores, a realiza-ção desse doutorado significa crescimento pessoal e profis-

sional, além da ampliação da qualidade dos cursos de graduação, pós-graduação

Professores são selecionados para Doutorado Interinstitucional

Os professores do Departa-mento de Ciências da Saúde da UNIJUÍ, Eniva Stumm, Cleci Rosanelli, Gilmar Poli e Marli Loro, foram seleciona-dos para participar do projeto DINTER (Doutorado Interins-titucional), que envolve a UNI-FESP, UFSM, Unijuí, Unifra e Universidade do Pampa. O objetivo é auxiliar na qualifi-cação docente e criar rede de cooperação científica

Lato Sensu e Stricto Sensu da Unijuí. “É uma proposta muito interessante porque

nos possibilita interagir em rede, princi-palmente no que se refere à realização

de pesquisas interinstitucionais, fortale-cendo as linhas e grupos de pesquisa já existentes”, destacaram os docentes.

A professora Eniva Stumm, pesquisará sobre “Estresse e Coping de pacientes renais crônicos em tratamento dialítico”, já a professora Cleci Rosanelli, abordará o tema “Enfermagem e cuidados pali-ativos em oncologia”. A professora Marli Loro pesquisará sobre “A atuação da en-fermagem no âmbito hospitalar frente aos riscos ambientais”, e Gilmar Poli pesquisará sobre o processo de trabalho do Enfermeiro, seus condicionantes e determinantes, pensados a partir das ne-cessidades dos usuários dos serviços de saúde. Diniter é um programa de doutora-do interinstitucional direcionado a quali-ficação de docentes de diferentes univer-sidades, em um tempo pré-determinado, otimizando a participação, mantendo a qualidade de doutorados desenvolvidos em centros de referência em ensino e pesquisa. O programa busca ainda ampli-ar o comprometimento institucional com o desenvolvimento local e regional.

Alguns militares integrantes do Vigésimo Sétimo GAC de Ijuí se inscreveram para atuar como volun-tários no Haiti, em função dos estra-gos causados pelo terremoto que de-vastou especialmente a capital Porto Príncipe, com milhares de vítimas fatais.

Conforme o subtenente do GAC de Ijuí, Dário Fidélis da Cunha, ago-ra os nomes dos voluntários vão ser submetidos a avaliação da Terceira Região Militar, com sede em Santa Maria, para saber se os militares se encaixam nos quesitos para o volun-tariado.

Militares de Ijuí se inscrevem para atuar como voluntários no

Haiti

O Departamento Técnico da Cotri-jui está registrando nas vistorias em la-vouras de soja na região de atuação da cooperativa, um índice de infestação de 60 lagartas por metro quadrado, quando o ideal é de 40 por metro quadrado. O agrônomo Jaime Lorenzoni afirmou que a situação é preocupante , uma vez que o quadro climático beneficia a pro-liferação da praga.

Cotrijuí registra presença da lagarta da soja em lavouras

Ele orientou para que os produtores rurais realizem a vistoria a cada dois dias e apliquem inseticidas para evitar a proliferação das lagartas. “O surto se dá devido a uma invasão de mariposas na última semana”, conforme disse o agrônomo. Lorenzoni disse que caso exista o controle adequado, com a apli-cação de produto a lagarta não deverá provocar perdas nas lavouras.

O coordenador de Habitação, João Pedro Fagundes, disse ao Repórter que a partir da aprovação de projetos de lei na Câmara de Vereadores, a prefeitura vai repassar à Caixa Federal uma área de 4 hectares para o desenvolvimento de programa habitacional, que prevê a con-

Prefeitura repassará área à Caixa Federal

strução de 200 casas através do programa Minha Casa, Minha Vida.

O coordenador de Habitação disse que para a prefeitura o maior problema está na regularização das áreas, uma vez que existe a necessidade de preservar o espaço ambiental.

Numa sessão tranquila, a Câmara de Vereadores de Ijuí esteve reunida ontem, em carater extraordinário para votar 15 projetos enviados pelo executivo.

Todos foram aprovados e devolvidos para sanção do Prefeito, disse o vereador Darci Pretto da Silva em entevista ao Fa-torama. Um dos assuntos da sessão foi a quantidade exagerada de buracos na cida-de, alguns causados pela chuva e outros abertos pela Corsan para realização de consertos e que ficam abertos por vários dias, causando transtornos para a popula-ção, gerando reclamações diárias.

Por iniciativa do presidente da casa Marcos Barriquello, a gerência da Corsan será contatada para dar mais atenção ao assunto e providenciar uma solução mais

Câmara de vereadores de Ijuí teve sessão

rápida para o problema.O vereador Darci Pretto da Silva em

sua entrevista ao Fatorama também sa-lientou que pretende apresentar um an-teprojeto de regulação fundiária, para regularizar cerca de dois mil terrenos do município ocupados por centenas de fa-mílias. Outra matéria do vereador se refe-re ao parcelamento de dívidas relaciona-das a tributos municipais como INSSQN e IPTU. Quando a cobrança é feito judi-cialmente, o contribuinte é obrigado a pa-gar primeiro as despesas processuais para depois acertar as contas com a prefeitu-ra. Darci Pretto quer mudar essa ordem, apresentando anteprojeto nesse sentido logo no início dos trabalhos no mês de março.

Page 4: Pdfs Internet(2)

O REPÓRTER 3Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010 O REPÓRTERDa Redação

Um ato foi desenvolvido na manhã de segunda-feira envol-vendo aposentados e servidores

da Previdência Social. O ato, conforme o presidente da associação dos aposentados e pensionistas de Ijuí, Sady Strapazon marcou os 87 anos de existência do INSS, dia do aposentado e 24 anos da entidade. Strapazzon disse que a entidade que presi-de é uma das 5 primeiras que foram criadas no Rio Grande do Sul. Ele destacou o bom atendimento da agência do INSS de Ijuí, especificamente para os aposentados do município. Afirmou que a principal luta para este ano, é pela aprovação dos proje-tos de autoria do senador Paulo Paim, que segundo Strapazzon, devem ter definição no mês de março.

Ato marca 87 anos da Previdência Social

A foto tirada pelo fotógrafo “Pancho” de-monstra que o cachorro realmente é o melhor amigo do homem. Até mesmo quando o dono está alcoolizado e utiliza o degrau de um estabeleci-mento comercial para descansar e melhorar. Mas a questão é mais preocupante, tendo em vista que cenas como esta são rotineiras no centro de Ijuí. No entanto, nada esmorece o velho cachorro, que é fiel ao seu amigo.

Melhor amigo

Aproveitando a trégua das chu-vas, a Prefeitura de Augusto Pestana realiza trabalho de recuperação das estradas do interior. As comunidades de Rosário e Esquina Gaúcha foram contempladas com o trabalho na se-mana que passou.

Segundo o Prefeito em exercício Paulo Anezi, a recuperação está sendo feita em caráter emergencial. Também estão sendo concluídas as obras do Centro de Convivência da terceira idade. A construção deste prédio tem como objetivo assegurar os direitos so-ciais do idoso, criando condições para promover sua autonomia, integração e participação efetiva na sociedade.

Prioridade, em Augusto Pestana, são as estradas

Quem voltou à suas funções na 17ª Co-ordenadoria Regional de Saúde, Delegado Erlon Beck, após alguns dias de descanso. Em entrevista ao programa Fatorama da Repórter, antecipou que a semana prevê uma série de importantes compromissos, como a regulação de pacientes que terão Ijuí como referencial para atendimento médico.

Além disso, será preciso clarear algu-

Coordenador Regional de Saúde retorna das férias

mas dúvidas e formatar bem a região de abrangência do novo serviço de cardiolo-gia que funciona no Hospital de Caridade com ingresso dos municípios pertencentes à Coordenadoria de Alegrete, cuja inclusão foi aprovada pela Secretaria Técnica, fal-tando apenas publicação no Diário Oficial do Estado. A confirmação disso se dará hoje em Porto Alegre durante reunião da comissão Bi-partite, explicou Beck.

O coordenador de trânsito de Ijuí, Ubi-ratan Erthal, confirmou em entrevista ao Fatorama, que em relação as rótulas, elas não serão retiradas. Erthal disse que os tachões vão permanecer nas proximidades das rótulas, observando que o equipamento é a única garantia de que a velocidade vai ser respeitada pelos motoristas. Ele con-firmou para o dia 28, o tema Segurança Viária, no seminário para acontecer na ACI sobre a Segurança Pública. Erthal disse que o objetivo é fazer uma auditoria

Erthal diz que tachões não serão retirados

com a colaboração de técnicos e encontrar uma maneira de oferecer maior segurança nos cruzamentos, aproveitando a parceria com a Unijuí.

“Pretendemos beneficiar tanto moto-ristas, quanto pedestres”, comentou. Ele confirmou ainda para os próximos dias a instalação dos dois novos parquímetros visando a ampliação do estacionamento pago na área central. A previsão é de que os equipamentos estejam funcionando até a segunda quinzena de fevereiro.

Inscrições para o calendário 2010 de Exposições de Artes Plásticas poderão ser feitas em fevereiroOs artistas que desejam apresentar

seus trabalhos à comunidade de Ijuí, podem fazer sua inscrição junto ao Sesc para o calendário 2010 de exposições de artes plásticas.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas junto a Unidade Operacio-nal do Sesc de Ijuí, em horário comer-cial. As exposições inscritas constarão

na programação de 2010 do Arte Sesc – Cultura por toda parte.

Em 2009, somente em Ijuí, foram realizadas mais de 12 exposições ar-tísticas no hall do Sesc. Telas criadas a partir de diferentes técnicas, pinturas, gravuras, desenhos, fotografias artísticas e esculturas foram contempladas pelas artes plásticas.

A Coordenadoria de Compras do município de Ijuí retomou suas ativi-dades depois de um período de férias coletivas.

O coordenador Walter Arbo, dis-se que inicialmente será atendido de forma prioritária, a demanda de caráter operacional. Ele observa que

Copam retoma atividades

no decorrer desta semana, começarão a aparecer os pedidos para a compra de material para os diversos setores da administração municipal. Arbo destaca que o Programa Compre em Ijuí abre nova etapa para consolidar as ações que investiram recursos gastos pelo executivo com empresas locais.

Page 5: Pdfs Internet(2)

Editorial

4 O REPÓRTER OPINIÃO Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010

por Sandro Silvello

Aliás, 10, não! Com tanta demanda, peso e evolução, não estou vendo a hora H de darem início ao Big 11. E quem sabe no 12 eles não façam uma repescagem – igual o Raul Gil faz – e colocam numa tacada só todos os vitoriosos anteriores na casa mais vigiada do Brasil. En-clausurados, claro. Aliás, nesse jogo de afinida-de todo aí, vou lá me lembrar de quem foi (a)o quarto, por exemplo. Agora, depois do quinto, aquele que foi... Bom, logo de cara internautas me contataram para perguntar das musas que desfilam por lá. Salvo causos, tal aquele dia em que os EUA, made in Barack Obama, batizaram de “sem calça”, com todo mundo no metrô da Wall Street de Manhattan, em roupas íntimas, respondi que um pouco de celulite não faz mal a ninguém. Tatuagem, idem, exposta, vai muito do consumidor.

Salve, salve, Pedro Bial! BBB 10 na som-bra dos anteriores, com um milhão e meio na roleta de apostas, fazendo as contas, se a Vênus Platinada já faturou a ninharia de 67,5 milhões em cotas de patrocínio, talvez esse prêmio es-teja mais sendo é invejado por aquela turma de Brasília. (Aquela, hã, flagrada pelas câmeras indiscretas, que vive metendo a mão no que é alheio e se fazem de “santos”.)

E quer outra! Como vai ter confessionário, arranhões, dores de cotovelo, o tal do “disse-me-disse”, grupinhos formados no propósito de um único paredão... o telespectador que estiver atolado em seu big sofá cama e que ainda não tenha virado um zumbi, que se apresente. E o que vai ser do troca-troca de canais pela me-lhor – ou seria pior? – programação, como diria o saudoso colunista Ibrahim Sued, “ademã que eu já vou de leve”. Assistir uns filmes do tipo “colírio diet” com as minhas três gatinhas: a “Nana”, a “Nina” e a “Non” debaixo dos meus edredons. Que o calorão aumenta mais, né? E se dentro desse novo “Palácio da Fartura” global eles andam “no limite”, eu ando mais é no chilique. Só não sei se voto na participante “duas em uma”, a Anamara, que quer arrumar

Salve, salve! É BBB no ar

um bom partido sob as bênçãos (salve!) do Bial, ou se na tímida Fernanda, que diz falar as coisas na cara das pessoas! Por trás, bom, olha a santa malvadeza.

Nem mais um tostão!Meus Deus! Futuramente pretendo ser

brother, e já que por hora sou só um mero acompanhante 40tão – via net – logo de cara também aviso que não vou mexer um dedo pra fazer qualquer tipo de ligação. Meu ce-lular inguiçou! Bem ao estilo do sotaque da morena Ana Marcela (2x1) – você chama uma e a outra logo vem junto – “tenho dificuldade de ser formal” deste lado da telinha. Por falta de um controle remoto, uso logo dois. Amigos para sempre é onde mora a vírgula. Vai que convidem a Grazi Massafera pra dar umas au-las de “ihááá” em artes marcias dentro da casa 24hs (Dia/Noite) antenada pelo Bial, muita gente anda querendo é entrar no Projac a fim de participar da trama Tempos Modernos que, de moderno mesmo, só tem o computador que fala pelos cotovelos. Adivinha até o que você não comeu ontem no almoço.

Mas quando a sister Tessalia me chamar, ah, como eu vou. Algemado. Com ou sem chip, GPS e computador. Porque assistir ao mesmo cerco de tão afinidosos brothers no tão ecoado trocadilho, a coisa fica: “É big, é big, é hora, é hora, rá, tim, bum.” Elimina-do! E onde, entre o útil, inútil e fútil (e não necessariamente nessa ordem), como a boa audiência financeira é a que (de)manda tudo, contanto que não haja apagão... Salvo mesmo o momento em que alguma daquelas big sis-ters em questão venha enfeitar páginas intei-ras das nossas magazines. Que eu vou mais é reservar a edição inteira pra cada uma delas. Se bobear, ainda, com essa fiel ala feminina aí, boto mais “um pau e meio” na jogada e não dou nem mais um tostão. Olha o “seli-nho” comendo solto aí, gente! Enquanto no piscinão da casa uns nadam, outros bóiam e outros afundam... Vamos espiar!

Jornalista e professor

Celso Fernandes

Todo mundo à Baixada hoje

Já dizia um velho colega que todos os caminhos levam à Baixada hoje. Este velho colega tem razão, pois hoje não existe justificativa para os torcedores deixarem de ir ao 19 de Outubro. Depois de duas vitórias e um empate, o clube ijuiense tem a melhor campanha até o momento entre os 16 clubes do Gauchão. Pelo que meu colega Palharini me disse, a equipe realmente está justificando a expectativa nela depositada. O time conseguiu resultados expressivos, a começar por uma goleada no Inter de Santa Maria, por 3 a 0 e um empate no Colosso da Lagoa.

Existe a expectativa de que com duas partidas em casa, o São Luiz possa virtualmente garantir a sua classificação entre os 4 para a próxima fase. Uma vitória sobre o Novo Hamburgo hoje e outra sábado contra o Porto Alegre, sig-nificarão o que a torcida espera a pelo menos dois anos: a passagem para a fase de mata do primeiro turno. O São Luiz é a Região Noroeste no campeonato da 1ª divisão, não existe dúvida. Quem quiser invocar outros times, vai ter que lembrar de equipes que infelizmente, estão na 2ª divisão. Somente o São Luiz pode trazer bons espetáculos até a região.

Desta forma, o ideal é que os torcedores compareçam e dêem seu apoio ao time colorado. Não conheço Beto Cam-pos, o grupo de jogadores, mas conheço a determinação do presidente Sadi Pereira e demais membros da diretoria. Parece que a equipe foi montada levando-se em conta não apenas o aspecto técnico, mas também um outro ponto im-portante: o caráter. Trata-se de jogadores, pelo que escutei em algumas entrevistas, que estão voltados para o clube, suando a camiseta para levar o São Luiz ao patamar que merece.

Desta forma, não nos resta outra coisa a não ser irmos ao estádio hoje. Farei o maior esforço para ir ao 19 de Ou-tubro, até porque tenho uma relação especial com o fute-bol, tendo atuado por anos como repórter e comentarista. Desde que o São Luiz voltou , estive acompanhando, mes-mo que agora de longe. Mas estarei lá!

E no fim um recado: os que atiraram um rádio no Palha-rini, não poderão escutar o jogo do Ipiranga.

Page 6: Pdfs Internet(2)

CMYK

O REPÓRTER 5Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010 BAIRROpor Talita Mazzola

Sede do Bairro Ferroviário é liberada para uso de moradores

A sede do bairro, fecha-da há mais de três anos, abre suas portas para a prática de eventos sociais com liberação da justiça

Sede do Bairro Ferroviário: após três anos de luta moradores podem usufruir de infraestrutura

Autorização Judicial do funcionamento da sede

Na última sexta-feira, o presi-dente do Bairro Ferroviário, João Konageski, recebeu

da justiça, a liberação para o funciona-mento da sede do local. Após três anos, o presidente finalmente poderá abrir a sede para que a comunidade possa usufruir do espaço para a realização de eventos sociais, como formaturas, casa-mentos, festas de aniversários e outros. “É preciso agradecer especialmente a Justiça por ter finalmente aprovado a li-beração, mas também ao prefeito Ballin e aos vereadores Sérgio Pires e Darci Pretto que lutaram ao meu lado para conseguirmos que as portas da sede fossem abertas novamente para o uso da comunidade”, salientou Konageski.

Conforme o presidente do bairro, a

liberação foi muito aguardada e agora poderá beneficiar todos os moradores do bairro, bem como os demais que querem realizar algum evento na sede, ganhando também, em lucros para o bairro.

“Os moradores que já estão sabendo da notícia, demonstraram-se felizes por não precisarem mais recorrer a outros locais quando precisarem da sede”, in-formou o presidente.

Na noite de ontem, a diretoria do bairro esteve reunida para falar sobre a nova situação do bairro, bem como so-bre a solução para os demais problemas que forem apresentados.

Konageski ressaltou que o bairro teve um grande passo com a liberação da sede pela justiça, e que agora é im-portante dar continuidade às soluções dos demais problemas que o bairro vem apresentando, por isso a importância da participação de toda a diretoria engaja-da nesse processo para o crescimento e melhorias do Bairro Ferroviário.

Page 7: Pdfs Internet(2)

6 O REPÓRTER ECONOMIAQuarta-Feira, 27 de janeiro de 2010

por Sandro Silvello

Felippe Smoco (*)

A maior agilidade na hora do despejo causada pe-las mudanças na lei do Inquilinato, que entrou em vigor na segunda-feira, vai exigir cuidados

redobrados de quem mora de aluguel. O alerta foi feito pelo professor doutor Argemiro Luis Brum, observando que agora, mais do que nunca, é preciso se assegurar que o valor do aluguel a ser pago, cabe no orçamento. “É necessário tomar este cuidado antes de fechar o contrato” comentou o professor. Argemiro Brum alertou que a ex-pectativa é de que os despejos que costumavam demorar mais de um ano, tenham seu prazo reduzido para algo a seis meses. Argemiro Brum acentua que a lei simplificou os trâmites legais entre a decisão do juiz e a retirada do locatário do imóvel, num contrato sem garantias de fiador ou seguro fiança, a rapidez deve ser ainda maior. “Se ele não depositar o que deve, o locatário terá 15 dias para desocupar o imóvel”, afirmou Argemiro Brum. Ainda

Nova Lei do Inquilinato exigirá cuidados para quem mora de aluguel

O alerta é do professor doutor Ar-gemiro Luis Brum, observando que a nova legislação poderá exigir cui-dados redobrados para quem mora de aluguel

pela nova lei, o locador poderá entrar com ação de despejo contra o inquilino e o fiador, simultaneamente. Até então, explica o professor, a ação era expedida contra o inquilino.

“Se o inquilino tiver problemas financeiros, deve pro-curar a imobiliária ou o locador e negociar. As pessoas têm de estar atentas, porque as ações de despejo serão bem mais rápidas”, comentou Argemiro Brum.

A agência dos correios de Ijuí prossegue durante esta semana a distribuição dos carnes do IPTU 2010, verifican-do-se um pequeno atraso, conforme informação prestada pelo secretário da Fazenda, Irani Basso. Em entrevista ao Fatorama da Rádio Repórter, o contribuinte que ainda não recebeu o boleto deve aguardar mais esta semana, antes de ir até a prefeitura. O pagamento do tributo em cota única deve ser feito até o dia 12 de fevereiro, com desconto de 20% para aqueles que não estão inscritos em dívida ativa. Os que optarem por pagarem em parcela única até 15 de março terão desconto de 10% e o pagamento parcelado prevê a primeira prestação vencendo no mesmo dia. Este ano ocorreu um acréscimo no imposto entre 3 e 3,5%, mais a taxa de recolhimento de lixo não sofreu elevação.

O secretário disse ainda em entrevista a Repórter que pretende fechar o total das receitas e despesas relativas ao ano passado programando para o dia 26 de fevereiro uma audiência pública na Câmara de Vereadores. O en-contro vai ser desenvolvido às 10 horas quando será feita a apresentação de contas. Basso antecipou que as contas do ano passado vão fechar em 4,5% a maior devido ao financiamento do Pro Vias para a compra de máquinas novas, totalizando um déficit de R$ 2,1 milhões, perfei-tamente explicável pela operação executada, disse Irani Basso. O secretário, que se encontra na função desde 2001, observou que está lisonjeado por continuar ajudando a cuidar as contas do município.

Fazenda continua entregando carnês

do IPTU

Locatários prescisam estar atento ao seu contrato

PRINCIPAIS INDICADORES ECONÔMICOS- Dólar comercial (venda): R$ 1,82.- Dólar turismo: R$ 1,87.- Dólar flutuante (paralelo): R$ 1,88, com um ágio de

3,30% frente ao comercial.- E u r o : R$ 2,6470.- O u r o : R$ 64,20 o grama na BM&F Bovespa de

São Paulo - e - US$ 1.096,40 a onça-troy na Bolsa Mer-cantil de Nova York.

- Juros dos CDB (Certificados de Depósitos Bancários) para 30 dias: 8,15% ao ano - e - 0,59% ao mês.

- Caderneta de poupança: 0,5000 ao mês.- TBF (Taxa Básica Financeira): 0,6167% ao mês.- Taxa SELIC: 8,75% ao ano.- Inflação pelo IPCA: 0,37% em dezembro, corres-

pondendo a 4,31% nos últimos 12 meses.- Petróleo: US$ 74,54 o barril em Nova York - e - US$

73,67 o barril em Londres.- Complexo soja: Com preços mais baixos.- Salário mínimo nacional: R$ 510,00.- Salário mínimo regional: de R$ 511,29 a R$ 556,06,

conforme o segmento econômico.- Risco-país: 222 pontos.- Ações na BM&F Bovespa (Bolsa de Valores de São

Paulo): Com discreta reação.

ANÁLISE DOS INDICADORES ECONÔMICOS

CÂMBIO: O dólar comercial continua sua traje-tória de alta, reforçando a tendência de recuperação de sua hegemonia frente às demais moedas fortes e pelo realinhamento econômico em curso nos Estados Unidos.

APLICAÇÕES FINANCEIRAS: Os rendimentos da renda fixa, em especial dos CDBs, e os da poupança seguem muito baixos. O movimento da Bovespa, que reiniciou nesta semana com atraso devido ao feriado de 2ª feira em São Paulo, registra o retorno da valorização dos papéis, mas ainda persistem temores dos investido-res estrangeiros quanto ao rumo do aperto monetário da China, que poderá trazer reflexos nos demais mercados financeiros.

COMMODITIES: As cotações do ouro não apre-

sentam grandes oscilações. O petróleo segue em baixa. O complexo soja em Chicago apresenta cenário funda-mental baixista e, devido ao fraco desempenho de outros mercados, como a queda do petróleo e a valorização do dólar frente a outras moedas, mostra grande oscilação.

INFLAÇÃO: Depois de fechar o ano dentro das previsões oficiais, a tendência para janeiro é de que a inflação deverá sofrer leve alta pela recomposição de alguns preços.

O P I N I Ã O : NOVAS REGRAS NA LEI DO INQUILINATO

Depois de 18 anos em que não se mexia na Lei do Inquilinato, eis que entrou em vigor na 2ª feira o Decreto-lei nº 11.112, que veio para modernizar e atua-lizar as relações entre locadores e locatários de imóveis, um setor vital na vida dos brasileiros que é responsável por boa parte da construção civil tanto em nível comer-cial como no âmbito residencial, pois diz respeito a um ramo da economia que movimenta considerável volume de recursos. As reformulações mais visíveis agilizam as relações conflituosas relativas a atrasos de pagamentos de aluguéis, mas também estabelecem maiores facilidades na contratação de locações, eliminando etapas burocráticas e de riscos para estabelecer garantias mais consistentes nos contratos. Os fatores de desequilíbrio foram aplainados de modo que haverá um novo estímulo às locações por parte dos proprietários de imóveis destinados a renda e mais facilidade por parte dos locatários em conseguir uma casa para morar.

No sentido prático, o que muda na Lei do Inquilinato é o seguinte: Para o proprietário, se o imóvel residencial for locado para o casal e houver dissolução do vínculo ma-trimonial, a locação continua inalterada com o cônjuge que permanecer no imóvel, e se houver a morte do locatário o fiador poderá se exonerar e pedir a substituição em 30 dias, mas ficará responsável pela fiança ainda por 120 dias contados da notificação. Em caso de devolução do imóvel, a fiança fica estendida até a efetiva devolução, não mais se limitando ao prazo contratual. Para o inquilino, na ação de despejo, em caso de inadimplência, o locador ajuizará a demanda e o juiz determinará a ação de despejo em 30

dias, podendo o locador iniciar logo a cobrança da dívida do fiador. Em caso de rescisão do contrato, o pagamento da dívida deverá ser em 15 dias da citação, mediante depó-sito judicial. Em ação revisional, o processo será sumário, menos demorado do que o processo ordinário. No caso de imóveis comerciais, se o locador aumentar o valor da locação o inquilino poderá pedir revisão do acréscimo, caso em que o juiz mandará fazer uma avaliação segundo dados do mercado e fixar um valor provisório de aluguel até a sentença, tudo numa ação sumária. Além disso, com as mudanças haverá simplificação do processo judicial, agilizando-o. Há ainda outras novidades, que amenizam o processo de locação.

Sou de opinião que a nova Lei do Inquilinato traz muita simplificação ao processo locatício, o que irá proporcionar o retorno de boa parte dos quase 3 milhões de imóveis que estavam fechados ao mercado de locação, sendo a maior parte deles residencial. Como diz o promo-tor e jornalista Cláudio Brito, haverá novas oportunidades de negócios, pois os maus pagadores serão alijados e os bons e honestos serão beneficiados.

R E T R O S P E C T I V A

DE 10 ANOS ATRÁS (2000): A guerra fiscal entre os Estados voltou a se acirrar com a passagem do Secretário da Indústria, Comércio e Mineração da Bahia pelo Rio Grande do Sul, oferecendo vantagens e créditos de até 15 anos, sem correção monetária, o que provocou a revolta das nossas autoridades, pedindo a intervenção do governo federal e do Congresso para evitar essas distorções.

DE 20 ANOS ATRÁS (1990): Antes da posse do novo governo de Fernando Collor, na 2ª quinzena de fevereiro, os meios econômicos já pressentiam as dificul-dades que seriam encontradas, pois o combate à inflação galopante exigiria pesados sacrifícios de todos, através de ajustes fiscais e monetários significativos, o que de fato aconteceu. (Extraído dos anais do comentário econômico 1863 na Rádio Repórter de Ijuí).

Fone: (55) 3331.2570. E-mail: [email protected]

__________________________________________ IJUÍ, RS, 26.01.2010.

Page 8: Pdfs Internet(2)

O REPÓRTER 7Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010 RURAL

Soja......... R$.38,00Trigo......... R$.22,00Milho....... R$.15,00

Valores.cotados.pela.Cotrijui.no.dia.15/01/2010

IndIcadores ruraIs

por Sandro Silvello

Soja vai ter queda de preçosO analista de mercado internacional, Argemi-ro Brum, confirma que a tendência é de que o preço caia na época de colheita

O professor doutor Argemiro Brum, analista do Mercado Internacional de grãos disse

ao Repórter que, confirmando a tendên-cia, os preços da soja no mercado nacio-nal iniciaram definitivamente um movi-mento de baixa generalizado. Segundo ele, a forte queda em Chicago nos últimos dias, quando o bushel alcançou o patamar de US$ 9,50, após ter superado os US$ 10,50 no dia 5 de janeiro, primeiro mês cotado, provocada pela saída deste mer-cado de parte do capital financeiro, trouxe o valor do saco de 60 quilos no balcão a níveis de R$ 38,50 em muitas regiões do Estado.

Argemiro diz que a tendência conti-nua sendo de queda, embora tenha havi-do uma recuperação cambial na semana, com o dólar batendo em R$ 1,82. Nas condições atuais de câmbio, Chicago e prêmio no porto, para maio próximo chega-se a um preço de R$ 33,50/saco no interior gaúcho.

No Centro-Oeste, já existem ofertas e negócios a R$ 25,50/saco, confirmando que os patamares de baixa inicialmente

projetados podem ser rompidos caso a safra se confirme cheia. Argemiro Brum acrescenta que a tendência é de que o va-lor da saca no balcão chegue a R$ 35,00 ou R$ 33,00 durante a comercialização da safra.

Produtor deixou de comercializarArgemiro Brum lembra que a ten-

dência baixista dos preços da soja ter foi

indicada desde setembro/outubro pas-sados, a comercialização da safra brasi-leira 2009/10 continuou muito pequena. “Segundo levantamento feito pela AgRu-ral do Paraná, apenas 25% da produção estimada para o país estava vendida até o final do mês de dezembro passado, o que representa avanço de apenas quatro pontos em relação aos 21% de novembro,

muito embora o índice seja superior aos 18% de um ano atrás”, comentou. Não fossem os negócios em Mato Grosso, porém, a evolução seria ainda menor. Só em dezembro, os produtores mato-gros-senses buscaram proteção de preço para 1,5 milhão de toneladas, o que elevou o percentual comercializado dos 37% de novembro para 45%, contra 30% um ano atrás. Em Mato Grosso do Sul e Goiás o ritmo é mais lento, mas os índices de 25% e 22% respectivamente, também es-tão acima dos apurados há um ano. No Sul, entretanto, a comercialização ficou muito aquém do que se poderia esperar. No Paraná, o incremento mensal foi de apenas um ponto, chegando a 14% no fi-nal de dezembro. No Rio Grande do Sul, a comercialização alcançou 9%, mesmo percentual de um ano atrás. Em São Pau-lo e Minas Gerais, no Sudeste, os preços futuros não vêm despertando interesse, e os negócios seguem lentos, com índices de 9% e 15%, respectivamente. Na Bahia, contudo, a comercialização andou bem. Uma grande empresa ofertou o saco a US$ 20,00 para abril e arrematou um bom volume. O estado comercializou 33% da safra, sendo mais que o dobro de um ano atrás. No Maranhão, grandes comprado-res levaram as vendas a 35%. Já Tocan-tins e Piauí alcançaram 22% e 20%, nesta ordem. Em resumo, os produtores prova-velmente deixaram de ganhar ao limita-rem suas vendas futuras, pois ignoraram a tendência de baixa de preços.

Peço da soja sofrerá queda

A produção de leite em Jóia vai ser pauta de novas discussões, a partir de um encontro que aconteceu na semana passa-da, que envolveu a cooperativa Cooper-mis, Cotrijuí, sindicatos, poder público, Emater e assentados.

O objetivo é discutir especialmente

Produção de leite em Jóia vai ser pauta de novas discussões

Entidades discutem aumento da produção leiteira em Jóia

incentivos para os pequenos produtores. Outro ponto levantado é que no Municí-pio de Jóia existem produtores em peque-nas propriedades que produzem bem mais leite que outros com a mesma quantidade de lavoura, por isso também a necessida-de de debater essa questão.

O enfrenta-mento e a repres-são aos crimes no campo no RS têm aumentado nos últimos tem-pos. O cresci-

Ações contra práticas de Abigeato em assentamentos precisam ser ampliadas

mento das ações de combate aos crimes no campo foi ampliado após o trabalho da Comissão de Representação Externa con-tra a criminalidade do campo, presidida pelo deputado Jerônimo Goergen (PP), que mapeou as ações criminosas no meio rural durante 30 dias em 2009, como já havia sido realizado em 2003 com a CPI da Carne, também Coordenada pelo par-lamentar. A Comissão teve papel fun-damental para a redução dos crimes no campo, em um trabalho conjunto entre as forças de segurança pública estadual e federal. Por iniciativa da Comissão, foi reativado o grupo institucional de traba-lho no Estado, formado por Ministério Público, Justiça, Polícia Civil, Brigada Militar e Polícia Federal. Como forma de integração com as iniciativas da Comis-são, também foi implantado pelo Gover-no Federal o Pronasci Abigeato.

Após a implantação da Comissão, operações policiais foram intensificadas

na fronteira, como a ação conjunta entre as polícias brasileira e uruguaia, onde fo-ram realizadas expressivas apreensões de gado furtado, bem como a detenção de quadrilhas de abigeatários. Outra impor-tante conquista foi a formação de equipes de patrulhas da Brigada Militar, especia-lizadas na vigilância de propriedades ru-rais, o que culminou também na redução da ação de abigeatários no RS e no apare-lhamento da corporação, o que facilita a repressão a estes crimes.

“Nosso relatório forneceu informa-ções importantes ao governo, a fim de que se construísse uma política perma-nente de enfrentamento da criminalidade no campo no RS. Agora, vemos que os resultados estão aparecendo com o traba-lho em conjunto dos órgãos de seguran-ça, que além de realizarem apreensões de carne ilegal, também tem detido os abige-atários. É importante que estas ações, da mesma forma, façam o mapeamento e a detenção de quadrilhas que agem também dentro de assentamentos”, diz Jerônimo.

Page 9: Pdfs Internet(2)

8 O REPÓRTER POLÍTICA Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010

por Sandro Silvello

O deputado estadual Jerônimo Go-ergen (PP) avaliou, em contato com o Repórter, a possibilidade

de seu partido na eleição de 3 de outubro. O deputado afirmou que para a chapa ma-joritária, o PP continua com a ideia de de-bater com outros partidos a composição de alianças. Goergen relatou que uma das possibilidades que está sendo avaliada é a possibilidade dos Progressistas continu-arem aliados ao PSDB, com vistas a dis-puta do Governo do Estado. Ele enfatiza que nada é definitivo, mas que seria uma alternativa a coligação com o PSDB. No entanto, o deputado reiterou que a nego-ciação com outros partidos não está fe-chada. “O PP vai apresentar nomes para a disputa majoritária, mas não vamos disputar com chapa pura”, comentou Go-

O deputado estadual Je-rônimo Goergen avaliou, no Repórter, a perspecti-va do Partido Progressis-ta para a eleição de 3 de outubro

Goergen: “vou disputar uma vaga na Câmara Federal”

ergen, observando que as eleições ante-riores trouxeram ensinamentos para a si-gla. Outro caminho que pode ser seguido pelo PP e que está sendo analisada é uma coligação com o PMDB, que já tem José Fogaça, prefeito de Porto Alegre, como

pré-candidato a governador. O deputado enfatiza, no entanto, que qualquer defini-ção somente venha a ocorrer entre março e abril. Goergen voltou a reiterar que a sigla não vai cometer o erro de eleições anteriores, quando insistiu com candida-

tura própria e acabou elegendo poucos deputados federais e estaduais. “Neste ano vamos apresentar nomes para com-posição”, admitiu o deputado, concordan-do com o seu colega de bancada, Pedro Westphalen, de que o objetivo é lançar um candidato ao senado, que possa ser eleito. Ele observa que é importante que os Progressistas possam alcançar uma vaga no Senado. “O PP é partido com o maior número de vereadores e prefeitos, precisamos justificar esta força”, afirmou o deputado, que segundo ele, não é tra-duzida nas eleições estaduais e federais. Quanto a sua situação particular, Goergen reiterou que vai disputar uma vaga na Câmara Federal, a fim de que os Progres-sistas da região voltem a ter representa-ção no parlamento. Ele lembra que o úl-timo deputado foi João Augusto Nardes, hoje integrante do Tribunal de Contas da União. “Vou me candidatar a deputado”, afirmou lembrando que a região vai estar bem representada com candidatos para ocupar a sua vaga na Assembleia Legisla-tiva. Goergen citou vários nomes, mas es-pecialmente o de Marco Ferreira, que no seu entender, deverá disputar uma vaga para a Assembleia Legislativa.

Goergen entende que o PP deve participar de chapa majoritária

O encontro desenvolvido pelo Par-tido dos Trabalhadores no último sábado permitiu uma avaliação da atuação que a sigla está tendo junto a Frente Popular

PT apresentará proposta de encontros mensais da Frente

Popular Trabalhista

Trabalhista. Para o vice-presidente do PT e co-

ordenador regional da sigla, Adalberto Noronha, o encontro permitiu que fosse feita uma avaliação dos setores que são ocupados por representantes do PT.

“Temos uma avaliação positiva em termos de participação petista”, comen-tou Noronha, acrescentando que no caso do Demei, por exemplo, a avaliação é positiva, tendo em vista que o objetivo é expandir a produção de energia Adalberto acrescentou outro exemplo acentuando

que foi implantado o Processo de Partici-pação Popular, que vai continuar sendo desenvolvido ao longo da atual adminis-tração.

O vice presidente do PT comentou ain-da a criação da secre-taria do Meio Ambi-ente e o trabalho que é desenvolvido no setor de habitação.

“A avaliação de forma geral é posi-tiva, tendo em vista que o Partido recebeu um espaço dentro da Frente Parlamentar

trabalhista e está desenvolvendo este tra-balho a contento. O vice presidente do PT disse que é necessário que os debates em torno da participação petista na Adminis-tração sejam constantes.

Neste sentido, a proposta que resultou do encontro petista é de que os partidos que compõem a Frente Popular partici-pem de seminários que visem discutir a participação de todas as siglas na admin-istração. A proposta deverá ser apresen-tada ao PDT e demais partidos nos próxi-mos dias.

Referência na Assembleia Legislativa na luta em defesa da economia solidária e coordenador da Frente Parlamentar da Economia Solidária, o líder da bancada do PT, deputado Elvino Bohn Gass, foi debatedor no Fórum Social da Econo-mia Solidária, que aconteceu em Santa Maria no sábado e domingo. Bohn Gass participou do seminário internacional. “Biodiversidade e transgenicos: a coexis-tência impossível”, no Lonão, no Centro de Referência da Economia Solidária. A atividade integra as comemorações dos 10 anos do Fórum Social Mundial. Desta

Bohn Gass participou de Fórum Social da Economia Solidária

vez, o evento internacional acontece de 25 a 29 de janeiro em seis cidades gaú-chas.

Bohn Gass foi o autor do projeto de lei que pretendia criar uma Política Esta-dual de Economia Solidária no Rio Gran-de do Sul. Aprovada pela Assembleia, a proposta foi vetada pelo ex-governador, Germano Rigotto, e o Parlamento não obteve votos suficientes para derrubar o veto. Em 2007, novo projeto nesse senti-do foi apresentado pelo Fórum Estadual de Economia Solidária à Comissão de Participação Legislativa Popular.

Deputado debateu em santa Maria a Economia Solidária

Page 10: Pdfs Internet(2)

O REPÓRTER 9Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010 GERAL

FATORAMAHélio Lopes

[email protected]

por Talita Mazzola

O economista Roberto Macag-nan, salienta que “do ponto de vista financeiro, os móveis

usados podem ser uma alternativa interes-sante”. Atendendo ao pedido do Repórter, Macagnan analisou uma pesquisa feita com alguns dos principais produtos bus-cados no mercado de móveis e eletrodo-mésticos novos e usados.

Analisando a diferença entre móveis de madeira novos e usados, Macagnan salienta é que a diferença é relativamen-te pequena. “Essa diferença está no gosto de cada um e os modelos apresentados, os valores se aproximam principalmente por não haver um desgaste físico muito grande como acontece com os eletrodo-mésticos”, diz o economista. No caso dos eletrodomésticos, Macagnan ressal-ta que nesse caso precisa ser analisado o desgaste físico e relacionar com o preço ofertado para saber se a compra realmen-te vale a pena. “Em tese, o mercado dos móveis usados é muito interessante para os compradores. Entretanto, no caso dos

Mercado de Usados: uma alternativa interessante para o comprador

O Jornal O Repórter fez uma pesquisa nas lojas do mercado de móveis e eletrodomésticos de móveis novos e usados e conversou com um econo-mista, que realizou uma análise dos produtos e preços apresentados pelo mercado

eletrodomésticos, é preciso que haja uma revisão que garanta as condições do ele-trodoméstico como uma garantia para ter certeza de que a compra vale realmente a pena”, frisa.

O economista afirma ainda que os va-

lores atribuídos aos móveis usados são bem maiores que os valores pagos por eles. Uma alternativa sugerida pelo eco-nomista para ser pensada é “uma espécie de bolsa de oferta e demanda de móveis e eletrodomésticos organizada pelo Po-

der Público”. Conforme Macagnan, poderia ser montado um site com as ofertas dos interessados em desfazer-se de al-gum móvel ou eletrodo-méstico usado, onde os interessados na compra poderiam olhar os valo-res e modelos oferecidos para realizar a compra. “Esse seria como um ser-viço de utilidade pública, uma forma de oferecer uma alternativa para os interessados na venda e na compra de móveis usados como forma de descentralizar o poder de preço das lojas de mó-veis usados, pois nelas o valor pago pela mercado-ria é relativamente baixo comparado ao valor ofer-tado ao cliente”, afirmou. Ele ressalta ainda que “é claro que esse é um in-vestimento de risco onde eles aplicam o seu capi-tal num investimento que não tem uma data defini-da de retorno”.

Apesar de essa ser uma sugestão a ser pen-sada, o economista afir-

ma que os móveis usados são uma alter-nativa interessante para os compradores. Entretanto, volta a frisar que é importan-te, no caso dos eletrodomésticos, que haja uma garantia de bom funcionamento an-tes da compra.

Móveis usados podem ser uma alternativa, diz economista

Quantidade exagerada de buracos na cidade foi tema maior das discussões da sessão de segunda-feira da Câmara de Vereadores. Os edis querem mais atenção da Corsan e Planejamento mais apurado da Estatal quando hou-ver necessidade de abrir novas valas.

*****

O PMDB reúne suas 37 coordenado-rias regionais,sábado em Capão da Canoa, inclusive com a presença do pré candidato a presidente da Repú-blica, Roberto Requião e José Foga-ça, que disputará a sucessão estadu-al. Com a provável indicação de um vice do PDT para o Piratini teremos a dupla Perondi e Pompeo no mesmo palanque...

*****

Novidade na Escola Frei Mathias de Ijuí: inicia dia 18 de fevereiro, o curso de Técnico em Transações Imobiliá-rias, para abastecer o universo de 40 imobiliárias da cidade. Luis Francisco Schroer será o coordenador.

*****

Coordenador de Trânsito, Ubiratan Erthal afirmou que nos próximos dias será definida a instalação de dois no-vos parquímetros para a ampliação do estacionamento pago na área central. São indicadas as ruas Ernesto Alves e Floriano Peixoto.

*****

Na área da Saúde, reunião da comis-são bipartite , hoje, em Porto Alegre, deverá confirmar o ingresso de muni-cípios da região de Alegrete no aten-

dimento do Instituto do Coração do HCI.

*****

Além da verba já definida pelo Minis-tério da Saúde para a implantação da Medicina Nuclear( equipamentos de cintilografia), outra novidade da ex-pansão do HCI diz respeito ao futuro serviço de Odontologia, trabalhando no diag-nóstico precoce de câncer bucal, atra-vés do SUS.

*****

O futebol toma conta da cidade, após início arrasador do São Luiz no Gau-chão 2010. “Não tem ninguém na nossa frente”, vibra o presidente Sadi Pereira.

O empate heróico de domingo em Erechim – com 9 homens – mexeu ainda mais com a torcida regional. Por tudo isso, não há desculpas: hoje é noite de casa cheia no 19 de Outubro contra o Novo Hamburgo.

*****

Além de ter a melhor campanha até agora, superando inclusive a dupla Grenal – O São Luiz possui a defesa menos vazada com apenas 1 gol.

*****

Pessoal da Administração do clube da Baixada garante ao torcedor que a cerveja estará geladinha e não faltará cachorro quente....

Page 11: Pdfs Internet(2)

Doenças crônicas para vacinação:• Obesidade grau 3 - antiga obesidade mórbida (crianças; adolescentes e adultos);• Doenças respiratórias crônicas desde a infância (exemplos: fibrose cística,

displasia broncopulmonar);• Asmáticos (formas graves);• Doença pulmonar obstrutiva crônica e outras doenças crônicas com insuficiência

respiratória;• Doença neuromuscular com comprometimento da função respiratória (exemplo:

distrofia neuromuscular);• Imunodeprimidos (exemplos: pacientes em tratamento para aids e câncer ou

portadores de doenças que debilitam o sistema imunológico);• Diabetes mellitus;• Doença hepática (exemplos: atresia biliar, cirrose, hepatite crônica com alteração

da função hepática e/ou terapêutica antiviral);• Doença renal (exemplo: insuficiência renal crônica, principalmente em pacientes

com diálise);• Doença hematológica (hemoglobinopatias);• Pacientes menores de 18 anos com terapêutica contínua com salicilatos (exem-

plos: doença reumática auto-imune, doença de Kawasaki);• Portadores da Síndrome Clínica de Insuficiência Cardíaca;• Portadores de cardiopatia estrutural com repercussão clínica e/ou hemodinâmica

(exemplos: hipertensão arterial pulmonar, valvulopatias, cardiopatia isquêmica com disfunção ventricular).

10 O REPÓRTER SAÚDE Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010

por Drica Morais / Talita Mazzola

Uma boa notícia aos pacientes cardiopatas: na segunda-feira (25), tiveram início os trabalhos da UTI Coronariana, localizada no Hospital de Caridade de Ijuí (HCI). Trata-se, na verdade, de uma unidade de cuidado médico intensivo, especializado em doenças do coração e, especialmente, aquelas decorrentes de deficiência de circulação, como infarto.

E o melhor: a Unidade contará com uma equipe de 9 médicos cardiolo-gistas e 20 profissionais de enfermagem, além de equipamentos modernos, como esfigmomamômetros, respiradores e aspiradores. De acordo com o assessor de Comunicação do HCI, Allan Denis Fonseca, a UTI poderá receber pacientes pós-tratamento cirúrgico/hermodinâmico da insuficiência coronariana, como ocorreu com o primeiro paciente da Unidade, um senhor de 71 anos, residente no Bairro Independência, de Ijuí.

Junto com as UTIs Adulto, Neo-natal e Pediátrica, a UTI Coronariana é a quarta unidade de tratamento intensivo e irá funcionar durante 24h, com dez leitos – sendo seis disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A Instituição investiu cerca de R$700 mil em recursos próprios.

HCI possui nova Unidade de Tratamento Intensivo

Agora, os pacientes car-diopatas terão um aten-dimento diferenciado em uma infraestrutura apro-priada

Atendimento na unidade cardiológica começou segunda-Feira

Foi divulgado ontem, a estratégia na-cional de enfrentamento contra a influenza A (H1N1). Ao lado do reforço na rede de resistência, outro pilar especialmente importante, será a vacinação para públicos prioritários, que será realizada em quatro etapas, que irão do dia 08 de março ao dia 07 de maio. A expectativa é vacinar pelo menos 62 milhões de pessoas, mas manter os serviços de saúde funcionando e reduzir o número de pessoas contra a gripe pandêmica. Uma parte das 83 milhões de doses da vacina adquirida pelo Ministério da Saúde será reservada para o caso de haver alterações epidemiológicas ao longo do inverno e eventual necessidade de am-pliar o público-alvo. A estratégia definida foi aprovada por sociedades médicas do Brasil. Representantes dessas entidades participaram de reunião com o ministro José Gomes Temporão durante a manhã de ontem, antes do anúncio das diretrizes adotadas pelo Brasil para o enfrentamento da pandemia. Serão vacinados os traba-lhadores da rede de atenção à saúde, in-dígenas, gestantes, portadores de doenças

Ministério da Saúde deve realizar vacinação contra gripe A nos meses de março e maio

CRONOGRAMA DE VACINAÇÃO

crônicas, crianças de 6 meses a 2 anos de idade, pessoas de 20 a 29 anos e idosos que têm doenças crônicas. A imunização será realizada ao mesmo tempo em todo o país. São 36 mil salas de vacina, nos 26 estados e no DF. As pessoas dos grupos indicados devem comparecer às unidades de saúde com a carteirinha de vacinação e documento de identidade. A vacina é contra-indicada a quem tem alergia a ovo.

Page 12: Pdfs Internet(2)

11 O REPÓRTER HISTÓRIA Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010

AdEmAR CAmPOs Bindé

Quando visitou Ijuí, no dia 6 de outubro de 1934, o então interven-tor federal do Estado, general José Antônio Flores da Cunha, impres-sionado com o desenvolvimento da vila de Ijuhy fez duas promessas: elevá-la à categoria de cidade e criar a Comarca Judiciária. Essas duas promessas foram cumpridas no dia 19 de outubro daquele mesmo ano, quan-

Flores da Cunha cumpre duas promessasA data de 19 de outubro,

é comemorada como a data magna do município de Ijuí, marco oficial do início da sua colonização. Ela também é lembrada por outros acontecimentos significativos. Hoje vamos lembrar de dois deles. Um é a elevação da vila de Ijuhy à categoria de cida-de. Outro é a da criação da Comarca.Ambas acontece-ram no dia 19 de outubro do ano de 1934 A comitiva do interventor Flores da Cunha e autoridades na sacada da Prefeitura Municipal

do o interventor assinou os respectivos atos oficiais. No seu relatório do exercício de 1934, o prefeito coronel Antônio Soares de Barros fez este registro sobre a visita do general Flores da Cunha: “Em 6 de outubro de 1934, Ijuhy teve o prazer de receber a honrosa visita do Exmo. Sr. General Flores da Cunha, benemérito Interventor Federal no Estado e acatado chefe do glorioso Partido Republicano Liberal que, acom-

panhado de grande comitiva, percorreu o interior do Estado. S. Excia. foi aqui rece-bido festivamente, sendo por essa ocasião inaugurado, no salão nobre do edifício desta Prefeitura um retrato de S. Excia., cujo ato revestiu-se de toda a solenidade.Da sacada da Prefeitura S. Excia. falou à compacta massa popular estacionada à frente desse edifício e, dizendo da ex-celente impressão que levava de Ijuhy,

prometeu que ao regressar ao Palácio do Governo um dos seus primeiros atos seria decretar a elevação da categoria de Ijuhy, de vila à cidade e da criação da comarca judiciária deste município, atendendo, assim às justas aspirações, há muito pleiteadas por esta administração.Essas palavras de S. Excia. produziram indescritível emoção aos presentes que as abafaram entre estrepitosas salvas de palmas e entusiásticos vivas”. Os referi-dos decretos, foram assinados quando do regresso do interventor Flores da Cunha a Porto Alegre.

O decreto nº 5716, tem o seguinte teor: “ Artigo único – Fica elevada à categoria de cidade a vila de Ijuhy revogadas as disposições em contrário. Palácio do Governo em Porto Alegre, 19 de outubro de 1934 (ass) José Antônio Flores da Cunha e (ass) João Carlos Machado”. O decreto nº 5717 tem a seguinte redação: “Artigo 1º - Fica criada a comarca de Ijuhy, de primeira entrância, constituída do referido termo e tendo por sede a aludida cidade. Ar-tigo 2º - Revogam-se as disposições em contrário. Palácio do Governo em Porto Alegre, 19 de outubro de 1934. (ass) José Antônio Flores da Cunha e (ass) João Carlos Machado”.

Foto: Acervo de Marilda da Silva

O Grêmio Estudantil do Ginásio Duque de Caxias também reunia um expressivo número de atletas, dos quais muitos conseguiram destaque nas agremiações locais e até mesmo no Estado. Entre estes lembramos Bernardo Machado da Silva (o Nardo), que despontou no São Luiz e depois brilhou no Cruzeiro, de Porto Alegre; Bolacha que aqui jo-gou pelo Gaúcho e depois atuou no Grêmio Porto Alegrense; Léo Corrêa Sant´Anna, que defendeu o Gaúcho

Duque de Caxias x União Campo-novenseO professor Guilherme Clemente Köhler, di-retor do Ginásio Du-que de Caxias, foi um grande incentivador das práticas desporti-vas. No seio do seu es-tabelecimento de ensi-no ele fundou, no ano de 1938, o Grêmio Literário e Esportivo Ijuiense, que rivalizou com o Esporte Clube São Luiz desde então até o ano de 1945. e o São Luiz; Celso Sperotto, Manoel

(Maneco) Duarte do Prado e meu irmão Wilmar Campos Bindé que jogaram pelo Gaúcho local. Em maio de 1942, o time do Grêmio Estudantil foi se apresentar em Campo Novo, enfrentando o Clube União Campo-novense. Em setembro do mesmo ano, a equipe de Campo Novo veio a Ijuí, retribuindo a visita. O jogo foi realizado no campo de terra do próprio ginásio, quando foram colhidas as fotos que ilustram este texto. Na primeira, na equipe do Duque de Caxias, aparecem em pé, Manoel (Ma-neco) Duarte do Prado, Bolacha, Ivan Ce-ciliano Rospide Nunes, Wilmar Rangrab Taborda, Léo Corrêa Sant´Anna, Bernardo

(Nardo) Machado da Silva, Nelson Gomes de Almeida e Celso Sperotto, e agachados, Armindo Tedeschi, Matte e Wilmar Campos Bindé.

No time do Clube União, em pé, Flo-risbelo (Flor), Laudelino (Lau) da Silva, um não identificado, Antenor Elias da Motta, Jandir Schau de Araújo, Aquiles Diniz, Laurindo e um não identificado, e sentados, Dinarte (Nenê) Rospide, Horácio e Antenor Rospide.

Na segunda foto, à frente dos joga-dores alinhados, aparecem ladeando as mulheres não identificadas, o professor Guilherme Clemente Köhler, Waldomi-ro Arbo, de Campo Novo, e o professor Marcelo Mioso.

Fotos: Acervo particular

Page 13: Pdfs Internet(2)

CMYK

12 O REPÓRTER QUARTA-FEIRA, 27 de janeiro de 2010SOCIAL

PorFranciéleFranciéleFranciéleFranciéleFranciéle PicininPicininPicininPicininPicinin BorgesBorgesBorgesBorgesBorges

E-mail: [email protected]: (55) 3332.2000

Agenda SocialBom Gosto - todas as quartas-feiras, no Restaurante Bom Gos-

to, tem animadíssimos bailes para a 2ª e 3ª idade. Entrada livre!Horário das 16h às 21h. Sempre ótimos conjuntos musicaismarcam presença e animam os eventos.

Zico Lanches e Chopp- para seus dias ficarem ainda maisagradáveis, agora Zico Lanches está em novo endereço em comchopp de qualidade, esperando por seus clientes. Visite e com-prove, em frente ao Senac, em Ijuí.

Versatto - Os proprietários do Versatto comunicam a seusclientes e amigos que, na temporada de verão, estarão servin-do somente jantar, e não almoço, como de costume.

Flores da Primavera - O Grupo da 2ª e 3ª idade Flores daPrimavera, promove somente hoje, no Chaleira Preta, bailecom musical Destake. Todos os participantes ganham umacartela e concorrem a uma bicicleta Sundow 18 marchas, queserá sorteada dia 9 de abril. E no domingo tem baile comanimação das bandas Geração Fandangueira de Jóia e NovoBrilho Show, de Panambi. Início às 15h30.

Vida Alegre - O Grupo de 2ª e 3ª idade Vida Alegre, de Alto daUnião, realiza baile neste domingo dia 31, com início às 14h eótima animação musical.

Viver a vida para ser feliz - O Grupo de Idosos Viver a vidapara ser feliz realiza Sarau Dançante para 2ª e 3ª idade nestaquinta-feira no CTG Avô Maragato. Tucha e Marron animamo baile. Início às 15h30.

Linha 8 - No dia 30, acontece animadíssimo baile na Li-nha 8, com a boa música do musical San Francisco e Es-trela Azul. Ingressos antecipados a R$15,00 em Ijuí na redeBiofarma, Farma G e Supermercado Modelo. Em Ajuricabana Saga Videolocadora; em Augusto Pestana na FarmáciaCadeado; em Jóia na Padaria Kipão; em Eugênio de Castrono Recanto Pizzaria e com a cabelereira Sônia.

Bloco Mocidade - O Bloco Mocidade Independente de Rincãodos Pires, Jóia, convida todos os foliões e blocos da regiãopara o 6º Baile Carna Chopp, dia 06 de fevereiro no SalãoSão Vicente de Rincão dos Pires, Jóia. Será servido choppda Skin e a animação é por conta da Banda Santa Clara.

Amigos para Sempre - O grupo Amigos para sempre, reali-za neste domingo no Gervi, domingueira com Musical CantoLivre. Início às 15h.

Festa da Uva e do Vinho deVila Santo Antônio

AimoréA Sociedade Esportiva e

Recreativa Aymoré realizabailes para 2ª e 3ª idades,neste sábado, dia 30, boa

música com Cleiton eDadinho de Panambi. A

cada ingresso adquirido, oparticipante ganha uma

cartela e concorre a umamoto Bis, ano 2000. O

sorteio será realizado naPáscoa. Uma parceria daSociedade Aymoré, Mar-cos Automóveis, Alemão

do Teclado, Frequência doSom e Banda Remix.

Na sexta-feira, dia 22, a imprensa regional esteve presenteem Vila Santo Antônio, no lançamento da 34ª da Festa da Uvae doVinho. Diversos meios de comunicação de Ijuí e regiãomarcaram presença, apreciando o delicioso jantar típicoitaliano, além de conferirem a programação da Festa que serádia 21 de fevereiro.

A vasta programação oferecerá atrações para todos osgostos, desde o sábado, em que já poderão ser adquiridos osquitutes e delicias da festa. O casal presidente Roque e JocéliaDalla Rosa, juntamente com os festeiros, esperam um públicosuperior a 4 mil pessoas, o qual foi registrado no ano passado.

Roque eJocélia comos festeiros

Iloir e Dulce dePauli, representan-

do a Ceriluz

Valdir, Ênio e Silvestre, representando o Banrisul

Clube da Saudade

Neste domingo, dia31, inaugura em Ijuí, naRua do Comércio, 52,no centro, o Clube da

Saudade. Bailes exclusi-vos para casais ou

para pessoas com maisde 30 anos. Animação

da Banda TM e osQuatro Futuristas.

Início às 15h.

Page 14: Pdfs Internet(2)

CMYK

por Talita Mazzola

O REPÓRTER 13Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010 CULTURA

Há quanto tempo tu colecionas vi-nis e quais os principais discos que fa-zem parte da tua coleção?

Comecei a colecionar de verdade há uns três anos, pois tinha vários vinis es-palhados pela casa, mas nenhum toca-discos.

Quando consegui arranjar um, juntei o meu acervo e tive a ideia de colecionar vinis, pois já coleciono CDs há algum tempo. As minhas “pérolas” são um du-plo do The Doors lacrado, um Jimi Hen-drix raro, um box de coletâneas de trilhas sonoras de filmes antigos, os primeiros LPs de Dire Straits, Bee Gees, Queen,

Um amante dos velhos temposEmerson Scheis, residente da cidade de São Luiz Gon-zaga, é um amante apaixo-nado pelo romantismo con-tido na beleza dos vinis e coleciona os discos a mais de três anos. Com a era digital e principalmente a apologia dos CD’s, Scheis fala sobre as dificuldades de encontrar essas rari-dades, a diferença entre o modelo de CDs e Vinis, os preços exorbitantes e sua paixão pelos “ruídos, a acústica mais encorpada, a beleza das artes nas capas, enfim, para os amantes dos velhos tempos”.

Black Sabbath, e toda a discografia do Roberto Carlos.

Quanto tu costumas pagar pelos vinis e, sabendo da dificuldade em ter acesso a eles, quais lugares tu procuras para comprá-los?

O preço varia muito, encontrando LPs de R$ 5,00 a absurdos R$ 500,00. O lugar mais fácil de encontrar LPs à venda, para nós que moramos no interior, é a internet, mais especificamente no Mercado Livre. Outra dica é falar com o maior número de pessoas possíveis. Já encontrei um cara que ia jogar a sua coleção no lixo, por falta de aparelho para tocar os discos. Felizmente, falei com ele na hora certa.

Quais os vinis que tu ainda não tens, mas que está à procura? E qual o que tu queres muito e ainda não conse-guiu ter acesso?

Ah, são muitos. Sempre procuro os clássicos, pois são cada vez mais raros e

mais caros. Agora, o que eu gostaria de adquirir são as novas prensagens recém lançadas de bandas como Iron Maiden, Metallica, David Gilmour, U2. O acaba-mento é impecável e contém impressões no próprio LP. Porém, os preços são exor-bitantes, variando entre R$ 100,00 e R$ 500,00. Alguns assim, só por importação.

Qual a diferença entre CD e Vinil?São muitas, desde o produto até a so-

noridade. As vantagens do CD são evi-dentes, como o som mais cristalino, fácil manuseio, maior vida útil, visto que não necessita de atrito com uma agulha fo-nocaptadora para funcionar, etc. O vinil é para os românticos, que gostavam dos bolachões, os ruídos, a acústica mais en-corpada, a beleza das artes nas capas, en-fim, para os amantes dos velhos tempos.

Alguns clássicos da coleção de Emerson

A exposição, que é composta por es-culturas pertencentes à coleção particu-lar de Dinarte e Neyta Blato e amigos, contemplada por diversas expressões da linguagem artística, estará acessível ao

Museu lançará exposição Mulheres em março

público a partir do dia 04 de março e per-manecerá no Museu até o dia 31 de mar-ço. O local onde as obras estarão expostas será na Sala de Exposições Temporárias do MADP. A exposição é uma promoção

do MADP, Curso de História e Sociologia da Unijuí e Sinpro Noroeste; com apoio do Fórum Permanente da Mulher, Gru-po de Trabalho das Políticas Setoriais da Prefeitura de Ijuí e Feete-Sul.

Page 15: Pdfs Internet(2)

14 O REPÓRTER Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010GERALpor Luana da Costa / Sandro Silvello

Vários desafios esperam a Ceriluz em 2010, além da sua meta principal, que é gerar e distribuir energia de qualidade para os seus associados. E o maior deles, com certeza, será a construção da Usina RS-155, que irá se estender para 2011. Os trabalhos de construção tiveram início em janeiro, após decisão tomada pelos conselheiros fiscais e administrativos da Ceriluz Geração, depois que a direção recebeu a confirmação de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), via Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

As primeiras ações tomadas consistem na terraplanagem e abertura do canal de fuga, ou seja, o canal que irá levar a água da casa de máquinas novamente para o rio. Neste trabalho estão sendo utilizados recursos próprios que correspondem à contrapartida da Ceriluz. A construção da usina vai se dividir ainda na barragem, no canal e no túnel adutor que irão ligar o reservatório à casa de máquinas, passando sob a rodovia, além da própria casa de má-quinas, onde serão instaladas as turbinas geradoras. A expectativa é que toda a cons-

Ceriluz não perde foco de associados neste ano

trução se estenda por aproximadamente 18 meses, até a sua conclusão.

Todos os envolvidos na construção, diretores, engenheiros e colaboradores, estão animados com o início da construção de mais uma usina, principalmente porque este novo projeto deve devolver a autossu-ficiência à Ceriluz. Esta usina no Rio Ijuí vai gerar 5,7 Megawatts (MWh), com um excelente aproveitamento de água quando comparada às demais usinas da coopera-tiva já em funcionamento. Essa geração será possível apenas com uma barragem de 3,6 m de altura e uma área inundada de somente 1,66 hectares fora do leito. “Este será com certeza um dos grandes desafios de 2010, onde serão aplicados todos os co-nhecimentos adquiridos com a construção das duas outras usinas da Ceriluz”, afirma o presidente Iloir de Pauli.

Programa Além da Energia – Neste ano a Ceriluz também irá dar continuidade ao Programa Além da Energia, que vai promover a integração entre a direção, funcionários e os associados. Este projeto teve início em 2009, quando foram reali-zados 10 encontros em diferentes comu-nidades de toda a região de atuação e terá

continuidade em 2010, com a realização de 24 eventos. A exemplo do ano passado, haverá dois momentos: primeiro com a palestra do professor universitário, espe-cialista em cooperativismo e agronegócio, Vitor Reisdorfer, que falará de gestão de propriedades, seguido do presidente Iloir de Pauli, que apresentará aos presentes os atuais projetos e metas da Ceriluz.

O programa Além da Energia inclui ainda as atividades de cunho ambiental, realizado junto às escolas rurais, que con-sistem basicamente em palestras e visitas às usinas da Ceriluz.

Campanha de Participação Premiada - Para melhorar cada vez mais os serviços prestados pela Ceriluz, este ano, mais uma vez o associado será ouvido através da Campanha de Participação Premiada. Por meio dela, todos os cooperados com liga-ções elétricas irão receber em suas residên-cias cartelas com questionamentos sobre os serviços desenvolvidos pela cooperativa: qualidade do atendimento telefônico 24 horas; serviços de atendimento no plantão; atendimento nos escritórios; qualidade e preços da energia, entre outros. Também serão solicitadas sugestões sobre os setores

onde a Ceriluz deve investir. As cartelas deverão ser preenchidas e entregues nas unidades de recebimento das contas de energia da Ceriluz, nos municípios da sua área de abrangência. Os resultados das campanhas vêm melhorando a cada edição, assim como a participação dos associados. Enquanto que em 2006 retornaram à coo-perativa 4,5 mil cartelas preenchidas, em 2008 esse número foi de 5,7 mil. Os índices de aprovação também vêm melhorando a cada campanha: em 2006 a média geral de aprovação foi de 93,5% e em 2008 subiu para 96,5%.

“Com certeza esperamos sempre elevar essa nota, mas as últimas médias compro-vam que a Ceriluz vem alcançando seu objetivo, satisfazendo às necessidades dos associados, gerando desenvolvimento”, salienta de Pauli.

O objetivo desta campanha é fazer uma pesquisa de opinião entre o quadro social, visando a elaboração do planejamento es-tratégico, de acordo com a necessidade dos associados, já que as sugestões são todas aproveitadas. A campanha deve iniciar em meados de maio e todos àqueles que devol-verem as cartelas concorrerão a prêmios.

No dia 25 de janeiro de 1663, foi criado o Correio-Mor no Brasil, nome dado a função de

carteiro naqueles tempos. Luiz Gomes da Matta Neto, que já atuava como Correio-Mor em Portugal, assumiu o posto no Brasil e se tornou o responsável pela troca de correspondências da Corte.

Segundo o carteiro Marcos Dias, atual-mente o Brasil tem aproximadamente 107 mil funcionários nos Correios e destes, 58 mil são carteiros, sendo que 7.300 são mu-lheres. Marcos é carteiro no município de Ijuí há 16 anos, e ele salienta as dificulda-des enfrentadas pelos carteiros. “Na cidade existe um grande número de cães em pátios abertos ou soltos nas ruas. Antigamente, os cães soltos eram menores, hoje encontra-mos cães de grande porte, e isso dificulta nosso trabalho, pois eles nos enxergam

Carteiros: “a recepção das famílias é o que nos deixa mais satisfeitos”

Segunda-feira foi come-morado o dia do carteiro. No Brasil, são aproxima-damente cerca de 107 mil funcionários dos Correios

como inimigo. Nós buscamos informações junto aos órgãos competentes, e realmente o cão identifica as cores amarelo e azul. Segundo nos foi passado, ele identifica as cores amarelo e azul, identificando até

o batimento cardíaco. Como o carteiro esta na ativa, muito rápido, o batimento cardíaco está sempre acelerado e é assim que o cachorro identifica o carteiro como nocivo e ataca”.

Marcos salientou ainda que outra grande dificuldade enfrentada por eles é a questão das caixas de correio, pois são poucas as residências que têm caixas e muitas vezes as que têm, estão em lugares de fácil acesso para os cachorros, ou por causa da grade fica difícil para o carteiro deixar a correspondência. “Desde o man-dato do prefeito Vanderlei Burmann a lei foi sancionada, e a população tinha até um ano após a regulamentação da lei, para providenciar a caixa de correspondência. Isso facilita não apenas o nosso trabalho, mas também trabalhadores da Corsan e do Demei que vão às residências ao menos uma vez no mês”, diz Marcos.

Marcos ressalta ainda, a realização em trabalhar como carteiro. “Nós gostamos de trabalhar como carteiros, quando eu entrei na empresa tinha funcionários que estavam lá há 15, 16 anos na profissão, eu achei que era uma loucura ficar tanto tempo traba-lhando numa área tão desgastante, mas por outro lado, a gente fica feliz. O carteiro tem realmente acesso as residências e na maio-ria das vezes é bem recebido aonde vai. Só perde pra entidade família na recepção, o que nos deixa muito felizes”, afirmou. Atualmente, faz 16 anos que Marcos atua como carteiro, no município.

Marcos Dias salienta o dia-a-dia da profissão esse que esta a 16 anos nos correios.

Page 16: Pdfs Internet(2)

O REPÓRTER 15Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010 EDUCAÇÃOpor Luana da Costa

A professora de educação infantil Li-siane Hermann Oster, nos relatou sobre a importância da leitura na educação infan-til, “é nosso dever estimular a capacida-de de ler, porém mais importante ainda é estabelecer elos de prazer com a leitura. Além da leitura de textos escritos, pre-cisamos proporcionar leituras do mundo em que as crianças estão inseridas as tor-nando atores sociais”. Lisiane salientou a importância de proporcionar as crianças leituras de mundo, e encantar essa nova geração com histórias tanto de literaturas como contos orais. Segundo a professora, o método utilizado por ela para estimular a leitura, é através de brincadeiras, parlen-das, trava-linguas, fábulas e o trabalhos com textos memorizados. “Cantos da lei-

Como despertar o interesse pela leitura nas crianças

O ensino da leitura para crianças pequenas tem sido um tema polêmico. Um livro nas mãos de uma criança pode levá-la a voar por mundos de fantasia, imaginação, de magia...

Crianças devem ser estimuladas a leitura desde cedo

tura livre, espaço literário com contação de histórias. Oficinas de dramatização de histórias. Mas quanto ao universo letrado, realizamos também a escrita de textos co-

letivos e criação de poesias”, diz Lisiane. A professora lembrou que várias histórias

permanecem em nossa lembrança, rodas de histórias com avós, pais, e ressaltou a importância da família em estimular a lei-tura das crianças, pois, segundo Lisiane,

as crianças devem ser estimuladas a lei-tura desde a barriga da mãe, ouvindo his-

torinhas, cantinhos, envolvendo-as neste universo. “É importante verem os pais lendo jornais, revistas”, disse a professo-ra. Ela frisou ainda que deve-se mostrar a

leitura para as crianças, como uma fonte de prazer.

O Governo do Estado autorizou a mu-dança de nível na carreira do magistério para 1.428 professores. A autorização, as-sinada pelo secretário da Educação, Ervi-no Deon, foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE), com vigência a contar de 1º de janeiro de 2010. Também serão contemplados 708 servidores de escolas estaduais. O acréscimo no salário dos educadores e funcionários vai gerar um custo mensal ao Tesouro do Estado esti-mado em R$ 454,1 mil.

Cerca de 350 professores passarão do Nível um (Curso Normal – Magistério) para o Nível cinco (Ensino Superior). Mais de 900 estão trocando o Nível cinco para o Nível seis, que indica conclusão

Autorizada mudança de nível para professores e servidores

de cursos de pós-graduação. Atualmente, a rede estadual possui 77% do quadro do magistério com formação superior e/ou pós-graduação.

Na Região da 36° CRE, 11 professo-res passarão do Nível um para o Nível cinco, outros 55 professores subirão do Nível cinco para o Nível seis, 8 servido-res trocarão do Nível um para o Nível dois, 1 servidor mudará do Nível um para o Nível três e outros 8 servidores evo-luem do Nível dois para o três. Totali-zando 66 professores e 17 servidores na nossa região.

Segundo a Coordenadora Regional de Educação, Noemi Huth, a autorização da mudança de nível representa valorização

e estímulo aos profissionais que busca-ram o seu aperfeiçoamento. O que faz parte do processo de construção de uma educação de qualidade no nosso Estado. Ela comenta: “Quando o professor busca seu aperfeiçoamento é visível a melhoria da ação pedagógica na sala de aula e com isso o aluno também ganha. ”

36º CRE abre inscrição para cadastro de contratação

A 36ª CRE informa que estão abertas as inscrições para cadastro de contratações emergenciais de servidores de escola para as seguintes funções: Agente Educacio-nal I Manutenção de Infra-estrutura (ser-vente) e Alimentação (merendeiro(a)); Agente Educacional II – Administração

Escolar (secretário(a)) e Interação com o Educando (monitor(a)), no período de 26 de janeiro a 03 de fevereiro de 2010 para os municípios de: Ajuricaba, Augusto Pestana, Bozano, Catuípe, Chiapeta, Con-dor, Coronel Barros, Ijuí, Inhacorá, Jóia, Nova Ramada e Panambi. Os candidatos deverão realizar a inscrição via internet, através do site www.educacao.rs.gov.br, ou na própria Coordenadoria, no horário das 9h às 11h30 e das 14h às 17h.

Salientamos que o candidato poderá inscrever-se em um só município e em uma só função.

O edital completo pode ser encontra-do na 36ª CRE ou no site citado acima no link Editais.

O Instituto Federal Farroupilha-Cam-pus Santo Augusto reabriu as inscrições para ingresso de alunos nas vagas rema-nescentes dos Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio, no 1º semestre letivo de 2010. Há duas vagas para o curso Técnico em Agropecuária e 11 vagas para o curso Técnico em Alimentos. Também há 13 vagas para o Curso Técnico em Comér-

Campus Santo Augusto com inscrições abertas para vagas remanescentescio na modalidade Proeja. As inscrições poderão ser realizadas até sexta-feira, dia 29 de janeiro, somente pela Internet, no endereço eletrônico www.iffarroupilha.edu.br. A taxa de inscrição é de R$ 20,00 e deverá ser paga em qualquer Banco.

Os candidatos que não disponham de acesso à Internet, poderão realizar a inscrição de segunda a sexta-feira, das

7h30min às 12h30min, no Campus Santo Augusto, localizado na Rua Fábio João Andolhe, 1100, Bairro Floresta, Santo Augusto/RS.

O Processo Seletivo será realizado no Campus Santo Augusto no dia 07 de fe-vereiro de 2010, com início às 09 horas e término às 12 h30.

Os Candidatos às vagas do Proeja não

realizarão prova de conhecimentos, sua seleção será através dos seguintes critéri-os: Não ter concluído o Ensino Médio ou estudos equivalentes; Ordem decrescente de idade, obedecendo à legislação vi-gente (mínimo 18 anos completos no ato da matrícula).

Mais informações no site www.iffar-roupilha.edu.br,

Page 17: Pdfs Internet(2)

16 O REPÓRTER

CLASSIFICADOSQUARTA-FEIRA, 27 de janeiro de 2010

DIVERSOSVENDE-SE CALCULADO-RA financeira HP12C nova,no valor de R$100,00. Fonepara contato: 8403.4170.

CLUBE DA SAUDADE:Neste domingo, dia 31 inau-gura em Ijuí na Rua do Co-mércio nº52, o Clube da Sau-dade. Com bailes exclusivospara casais ou pessoas commais de 30 anos, o clube dasaudade traz neste domingo,à partir das 15h, 2 bandas: TMe os Futuristas para animarestá 1ª domingueira.

BRECHÓ DA NINA: Comprae venda de roupas usadas (pa-gamento à vista). Mais de 25anos no ramo. Rua do Comér-cio nº29. Fone: 3332.8154

ESTOFARIA ANDRADE:Reformas de sofás, bancos decarros, reformas em geral.Rua Dr. Pestana nº165. Fone:3331.2296

MÓVEIS USADOSANDRADE: Compra e vendade móveis, as melhores ofer-tas. Rua do Comércio, nº807 -Fone: 3332.3769

VENDE-SE UMA BICICLE-TA 18 marchas com suspen-são no valor R$ 130,00. GE-LADEIRA marca Prosdócimode 340 litros por R$ 130,00.01 FOGÃO à gás de 4 bocaspor R$ 50,00. 01 TELEVI-SÃO CCE de 20" por R$100,00. Tratar na Rua Barãodo Rio Branco nº 265 – Bairro– Centro ou pelo fone3332.2820.

VENDE-SE DROGARIA,nova e completa, em Santoaugusto. Tratar (55) 9959.0272.

MASSOTERAPIA EDEPILAÇAO. Massagemrelaxante e terapêutica. Tra-tar com Andréia pelo fone8441.5612 ou no endereço:Av. Getulio Vargas, 774, apto03, Bairro Assis Brasil , emfrente ao IMEAB.

PESSOA PROCURA TRA-BALHO de babá, doméstica, diarista, acompanhante deidoso ou para lancheria. Con-tato com Elenita - 8423.5231.Com referências.

DESAPARECEU Dia 26 aomeio dia nas proximidadesdos trilhos na Rua VenâncioAires uma poodle branca to-sada com rabo comprido queatende pelo nome Shana. Amesma necessita de cuida-dos especiais, pois sofre ata-que epilético e tem 10 anosde idade. Oferece recompen-sa, quem achá-la entrar emcontato no fone: 3332 6086tratar com Marilene ZardinFengler.

ACEITA-SE ENCOMEN-DAS de barquetes (frango,côco...), pizzas diversos sa-bores, bolos, docinhos diver-sos, tortas frias, cucas, so-bremesas diversas(ambrosia, tortas de bola-chas, pudins, cassatas,mousses, sorvetão,...),lasanhas, frango xadrez,panquecas de frango e car-ne..... Consulte. Sabor ca-seiro com qualidade. Entre-ga em sua casa. Ligue 9969-0936 ou 3333-5599 (tarde)

VENDE-SE UMA GELA-DEIRA Frost Free duplex,na cor marrom. R$ 250,00.Contato 3332.5576 ou3333.4455.

AULAS PARTICULARES:Series iniciais e Português.R$ 12,00 a hora. Interessa-dos contatar pelo fone9134.8597 ou Rua Alagoas209 B.

COMPRO CONSÓRCIOSnão contemplados. Tratar:(55) 9971.0635.

PROCURA-SE Moça Soltei-ra Para dividir Apartamen-to. Interessadas contatarpelo fone 8116.9736.

VENDO: Uma cachorrinhaPintcher com 30 dias,pelagem preta com rabocortado. Interessadoscontatar pelo fone 3305 5100ou 9623 7640, 9979 5100.

SALÃO VERSATIL está se-lecionando Auxiliar deCabelereira, Manicure ePedicure com Experiência.Interessadas comparecer naRua Venâncio Aires, 169, emfrente da Churrascaria Boina Brasa ou fone 3333.1443c/ Edite.

VENDO uma mesa de puroAngico medindo 2,40x80m².Interessados ligar 9102.8909.

MÓVEIS USADOS: Com-pro móveis, eletrodomésti-cos e de escritório. Pago àvista. Agendo avaliações emhorário a combinar. Fone8119.3106, 9121.2214 ou naAvenida Getúlio Vargas, 450.

VENDE-SE cama de casal,de madeira, nova, usada poruma semana R$ 100,00. Euma cama de solteiro, nova,de madeira, usada apenas 2meses!!! R$ 50,00. Tratarpelo fone 9172.8927.

VENDO BicicletaErgométrica Mandley eCama de Casal Box Ganzin.Interessados contatar8413.6381.

VENDO Maquina de AssarFrango 72kg, Semi-nova. In-teressados contatar pelofone 9155.8110.

TROCA OU VENDA: 6 va-cas por 3 vacas Holande-sas puras. Interessadoscontatar fone 9942 9997 ou9938 9529.

VENDO FILHOTES de ca-chorro raça pintcher,pelagem preta, com 6 me-ses. Interessados compare-cer na Rua Aristeu Pereira,1080 c/ Alda.

PRECISA-SE de Técnicoem Eletrônica. Interes-sados comparecer MPTecnologia, na Eletrôni-ca Spitzer. Rua CrisantoLeite, 213, telefone paracontato 3332,7766.

SONORIZAÇÃO de casa-mentos, formaturas, ani-versários e palestras. Even-tos em geral c/ som de pri-meira. Contatos pelo fone9968.3975.

INSTALAÇÃO DEIMATIZADORES. Tratarcom Cássio. Interessados9134.8730.

VENDO maquina de sorve-te expresso Italiano valor deR$ 10.500,00, aceita-se car-ro no negócio fone para con-tato 9141.0771 ou 3333.6359.

VEÍCULOSVENDO MOTO SundownFuture, ano 2008. 1.500Km rodados. R$ 4.300,00.Tratar: 9631.5681

VENDE-SE Chevete 89 agasolina, com rodas de ligaleve, alarme com trava,som e documentação emdia. Interessados tratar nofone: 9158 2125.

VENDE-SE uma motoTraxx de 110 cc, ano 2007,com apenas 1200 km. ValorR$ 3.500,00 - Tratar comAdomir no fone 9969.0269.

OFERTAS: Vende-seScenic RXE 2004 PretaMetálica por R$ 29.000,00.Ligue para o fone (55)9631.5681. Vende-seAudi A6 2.4 Ano 1999 Pre-to. Valor 49.000,00. Liguee compre pelo fone (55)9631.5681. Vende-seEquipamentos: CanoEsportivo Coiote para Fa-zer 250 por R$ 400,00. Li-gue e compre pelo fone(55) 9976.5901 com Zico.

VENDE-SE YBR 2006,único dono. E umRENAULT clio 2004, 1.0,16V, segundodono. Interessados tratarno fone: 9167.8621.

VENDO MONZA SLE, mo-tor 1.8, gasolina, ano1985,cinza, 2 portas, com VidroElétrico, Direção Hidráuli-ca, Ar condicionado (fun-cionando), Roda liga levedo (Monza Classic), todooriginal, em excelente es-tado de conservação.valorR$ 5.700,00. não aceitotroca.Fone:(55)9916-8014

BARBADA: Vende-sePeugeot Presence 206 nacor preta, completo. Acei-ta-se carro de menor valor.Fone para contato:9627.3318.

VENDE-SE: Corsa sedan2000, 1.0 na cor prata, valorR$15.000,00. E uma Ecosport 2005, 2.0 XLT na corpreta, top de linha com ape-nas 46.000 km rodados, va-lor R$35.000,00. Tratar nofone 9622 4396.

VENDE-SE/TROCA-SE:Gol special ano 2003, 8V,branco TE, alarme, 04 pneusnovos com chave reserva,documentos 2010 OK. Acei-ta-se Gol 8V completo,acerte diferença a vista,tratar no fone: 9151 0158.

VENDE-SE SIENA 97/981.6, completo, VE, DH, arcondicionado, chumbo me-tálico, película, PL: IGV9995 e uma Saveiro 88 die-sel, bordô, motor novo,gabine dupla, em ótimo es-tado, Pl: ICN 1255. Preço acombinar. Tratar pelos fo-nes 55 3336 1079 ou 91584605.

VENDE-SE CamioneteF1000 ano 87 amarela, va-lor R$ 28.000,00. Interes-sados contatar pelo fone9948 5050.

VENDO TEMPRA, 97, corchumbo todo original, 2ºdono, ar cond. dir hidr., tra-va, alarme. Valor de R$12.000,00. Estuda-se propos-tas. Interessados contatarpelo fone 9656 5385.

VENDO: SENIC 2001, com-pleto 1.6, 2º dono, sujeito arevisão inclusive Manual deAcompanhamento, placa IRO4725. Tratar pelo fone: 96565385.

VENDO: Moto CB 400, mo-tor reformado, super inteira, placa ICR 4677. Valor R$2.000,00. Interessadoscontatar pelo fone 9979 7529

VENDO: Micro Ônibus MBano 91, carroceria Caio, 27lugares, bancos fixos, motornovo, placa IBK 8963 em óti-mo estado de conservação.Aceita-se negociar. Interes-sados contatar pelo fone 91669288.

VENDO: Verona 90 1.6 a ga-solina, cor prata. Valor R$7.000,00 aceita-se carro demenos valor até R$ 3.500,00de preferencia Passat. Fonepara contato 3305 0607, 33311885, após as 18:00h.

VENDO Moto Honda NX 150ano 91 com partida elétrica,cor vermelha em Ótimo es-tado no valor de R$ 4.000,00.

Interessados contatar 99413066.

VENDE-SE Uno, 97, gas,impecável, 4 pneus novos,totalmente revisado. Superinteiro!!! Aceito troca pormoto ou carro de entrada eassume 20 prestações. Tra-tar pelo fone: 8137-0269 ou8131-3359.

VENDO Corsa Sedan, 96,completo, valor de R$15.000,00. Fone 8116.9736.

VENDO Ford Fiesta, 1.0, ano1996/1997, cor vermelha, pla-ca IFV-4260. Interessadoscontatar fones 3332.8866,3332.1764 ou 9964.4450 c/Paulo Costa.

VENDE-SE Belina, ano 75,em ótimo estado, placa ICC-3476, TEMPRA IE, placaGPJ-8599, ano 95, e motoSundown WEB, 2007, com1600km, placa INX-7837. In-teressados contatar3333.4030 ou 9175.4775.

VENDO Corcel II, ano 82.Valor R$ 3.000,00. Tratar fone9124.1805 ou 3333.0797.

Page 18: Pdfs Internet(2)

CLASSIFICADOS 17 O REPÓRTERQUARTA-FEIRA, 27 de janeiro de 2010

IMÓVEISALUGO APARTAMENTOde 90m², semi-novo, 2quartos amplos, bom aca-bamento, sala 2 ambien-tes, cozinha americana,banheiro completo, saca-da fechada, boa orienta-ção solar, de frente, gáscentral, box garagem, pa-rabólica, interfone,portão eletrônico, noResidencial Porto Bello.Tratar fone: 3332.8911,em horário comercial, comCarmen.

ALUGA-SE: apartamentona praia. Localizado emCapão da Canoa, no valor deR$100,00 a diária. Tratar nosfones: 3332.3845, 3332.8556ou 9162.4661.

VENDE-SE CASA de alve-naria com 106m², possuisala comercial de 56m² e umterreno de 15X30m². A casatem churrasqueira, o terre-no cercado e grades nas ja-nelas para uma melhor se-gurança. Está localizada naRua Marcos Bresolin, nº 19,Bairro Getúlio Vargas. Valor:R$35.000,00, recebe carro deaté R$10.000,00. Tratar nofone: 9656.5385.

VENDE-SE: 8 hectares deterra localizado no Barreiro,interior de Ijuí. Tendo casade material, galpão, chiquei-ro, água de poço artesiano,1 açude de 1 hectar e luztrifásica na área. ValorR$130.000,00. Interessadostratar no fone: 9983.8383.

ALUGA-SE APARTAMEN-TO com 2 dorm. sala , va-randa, cozinha, área de ser-viço, banheiro com box, pa-rabólica, interfone, box degaragem com portão eletrô-nico, alarme e salão de fes-tas coletivo. Situado na Av.21 de abril nº 1181. Valor R$450,00 - sem condomínio.Tratar fone: 9963.5682.

VENDO Apartamento Res.Três Figueiras, 1 dormit., 6ºpiso. Sol Norte. Inteiro e Li-berado. Ótimo investimentoe renda. Tratar 9963.1413 ou9948.5367

COMPRO CASA ou APAR-TAMENTO de atéR$70.000,00. Ofereço parte dopagamento um caminhãoMercedes 608 com baú, emótimo estado no valor deR$30.000,00. Interessadostratar no fone: 8119.3106.

VENDE-SE CASA de doisandares com 270m²; falta fa-zer um semi-acabamento naparte superior. Localizada naRua Guilherme ClementeKoehler nº 671, bairro Jar-dim. Barbada, R$110.000,00.Fone: 3333.7340.

VENDE-SE CASA mistacom 180m² mais um porãode 60m² e um terreno de512m² com piscina. Locali-zada na Rua 25 de julho nº659, Centro. Tratar no fone:9107.2239.

VENDE-SE APARTAMEN-TO mobiliado em Porto Ale-gre, próximo à UFRGS. Inte-ressados tratar no fone:3332.2437

VENDE-SE ou ALUGA-SECASA de alvenaria 9x8 comsala, cozinha, banheiro, 2quartos, garagem e área deserviço fechados, localizado nobairro Getulio Vargas quadraP nº5. Valor para venda: R$23.000,00 e valor para aluguel:R$ 250,00 + 90,00 do alarmemonitorado, água e luz. Inte-ressados tratar no fone3332.9282.

VENDE-SE 8 CHÁCARASno Rio Conceição, próximo aosmetalúrgicos na linha 10, emCoronel Barros, e uma áreade terra de 2 a 5 hectares, comcasa. Interessados tratar nofone: 8405.2747 ou 8412.1913.

VENDE-SE Apto. 75m² com2 dormitórios, varanda, salade estar, área de serviço, cozi-nha, banheiro, box de gara-gem, salão defestas(coletivo), portão ele-trônico, alarme, parabólica einterfone. No valor de R$75.000,00, aceita-se carro deaté R$ 20.000,00 na troca.Localizado na av. 21 de Abril1181, Edifício Nadia. Contatarpelo fone: 9963.5682.

VENDE-SE CASA de doispisos, com 270m², faltandoacabamento na parte de cimada casa, na Rua GuilhermeKlemente keller, 671, bairroJardim. R$ 110,00. Tratar pelofone 3333.7340 ou 8123.1522.

VENDE-SE CASA de alve-naria, com 42 m², averbadapara financiamento pela Cai-xa, Bairro Getulio Vargas,cercada, frente muro e gra-de de ferro, com amplo ter-reno, propício à ampliaçãoR$ 40.000,00. Tratar fones9963.6456, 9622.0121 e9961.4112.

VENDE-SE Apartamentocom três quartos, cozinha,sala, dependência p/emprega-da, rua 15 de Novembro, cen-tro, R$ 140.000,00. Tratar fo-nes 9963.6456, 9622.0121 e9961.4112.

VENDO APARTAMENTOcom 2 dorm., sala, varanda,cozinha, área de serviço ebanheiro com box, portão ele-trônico, box de garagem, sa-lão de festas coletivo. Valor:R$ 75.000,00. Aceito carros +ou – no valor de R$ 20.000,00.Tratar pelo fone 9963.5682.

VENDO APARTAMENTO c/2 dorm., sala, varanda, cozi-nha, área de serviço e banhei-ro com box, parabólica,interfone, box de garagem comportão eletrônico, alarme esalão de festas coletivo. Situ-ado na Av. 21 de abril 1181.Aceito carro (+-) R$ 20.000,00.Tratar fone 9963.5682.

VENDO CASA DE ALVENA-RIA, no Bairro Modelo, próxi-mo ao CTG Avô Maragato,valor R$ 58.000,00. Aceito car-ros no negócio. Contato3333.2958 ou 9135.1002.

VENDE-SE UMA CASA 8peças, 2 banheiros, garagemde material com portão ele-trônico terreno todo muradoc/ grade e cerca elétrica. Lo-calizada na Rua PauloKleman 834 a 20metros daJosé Gabriel e um terreno naRua 21 de abril ao lado do ar-mazém da Terezinha. Ambostratar pelo fone 9946.9472.

VENDO apartamento commenos de 1 ano de uso, próxi-mo ao Posto do Ganso c/ 2quartos, sala, cozinha, ba-nheiro, sacada c/ churras-queira, garagem c/ portãoelétrico. Valor R$ 95.000,00aceito carro no negócio atéR$ 25.000,00. Interessadoscontatar pelo fone 96224396.

TROCA-SE UMA CASA noBairro 15 de novembro deesquina toda de materialcom 6 peças e churrasquei-ra. Interessados contatarfone 84126108.

VENDE-SE CASA DE AL-VENARIA, dois pisos, co-zinha, sala, sala de jantar,5 quartos, 3 banheiros, areade serviço, garagem paradois carros e demais depen-dências. Localizada no Bair-ro Modelo a 100 metros doColégio. Celular 55 9189 8190.

VENDE-SE CASA, 110m²,com terreno de 12x30m, narua Guilherme KlementeKoller, 631, bairro Jardim eum Corcel II ano 82, valorR$ 3.200,00. Fone 9124.1805ou 3333.0797.

VENDE-SE UM TERRENO,12x25m², no bairroPindorama. Negocia-se eaceita carro no negócio. Fonepara contato: 9164.6493.

VENDE-SE CASA de doispisos mista com 3 dorm., 2banheiros e demais dep. Noparque aquático Havaí. Fonepara contato 3332.1326 ou9139.4070.

VENDE-SE APTO NOVO,no centro, próximo aDimagem, amplo, 2 dormitó-rios, banheiro, sala, cozinha,área de serviço, box para ga-ragem fechado. Valor de R$89.000,00. Particular. Interes-sados entrar em contato (55)3333.6901 ou (51) 9815.5360.

VENDO CASA MISTA com192m², 4 dorm., 2 salas, cozi-nha c/ padaria anexo, 2 ba-nheiros, lavanderia, lareira,churrasqueira, garagem p/ 2carros, casa com ponto demercado. medida do terreno:36x12. Parreral, estufa e ár-vores frutíferas. Interessadosligar 9113.1070. Ótimo preço.

VENDO PRÉDIO COMER-CIAL com mercado monta-do mais moradia, com a áreaconstruída de 175m². Aceita-se carro no negócio. Interes-sados contatar pelo fone 33321706 ou 9964 1229

VENDE-SE CASA de Alve-naria 142,50m², terreno19x20, de Esquina localizadana Rua Arthur Fucks , Bair-ro Jardim. Aceito 50% de en-trada e o restante saldo emGrão de Soja. Interessadoscontatar 9965.9317.

VENDO CASA 9x9m de al-venaria, no bairro GetúlioVargas, sala, cozinha, ba-nheiro, 2 dorm.,garagem.Com alarmemonitorado. Preço: R$30.000,00. Aceito carro no va-lor de até R$ 10.000,00. Fonep/ contato 3332.9282 ou8112.6907.

ALUGO peça comercial naAv. 21 de Abril, 1181, Ed.Nadia, ótimo ponto comerci-al, com 40m². Valor R$600,00. Tratar pelo fone:9963.5682.

Page 19: Pdfs Internet(2)

18 O REPÓRTER Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010REGIÃOpor Sandro Silvello

Numa iniciativa de entidades ligadas ao setor primário do município de Jóia foi reali-

zada na quarta-feira (20), na Câmara de Vereadores, Audiência Pública para de-bater questões da produção de leite e da situação caótica das estradas por causa das chuvas. Participaram do ato repre-sentantes da Administração Municipal, Coopermis, Emater, Secretaria de Obras e de Agricultura, Câmara de Vereadores, MST, Sindicato dos Trabalhadores Ru-rais, Assentamentos, Coptec/Leite Sul, Cotrijuí e o Prefeito Jânio Andreatta (PP). No início, o coordenador da audiência, presidente da Coopermis, Carlos Diniz de Lima, apresentou por intermédio do Por-tal da Transparência os investimentos fei-tos pelo Governo Federal no Município de Jóia (veja em www.portaltransparen-cia.gov.br). Usando como fonte a Emater de Jóia foram apresentados os dados dos assentamentos quanto a Produção de Lei-te. Nos 08 assentamentos instalados no município, 465 agricultores trabalham na atividade leiteira produzindo 22.684 litros/dia. O assentamento Rondinha por enquanto é o maior produtor de leite com 175 agricultores envolvidos produzindo 9.270 litros/dia. Os principais desafios discutidos foram: Baixa Produtividade, Número Elevado de Produtores por Rota, Elevação de Custos para Receber o Leite e Produtores Perdendo Leite (difí-cil acesso). Sobre as estradas a discussão foi acirrada. Os participantes relataram

Entidades discutem situação das estradas e produção de leite

JÓIA

Um investimento de apro-ximadamente R$ 1 milhão deve movimentar os traba-lhos no setor de estradas para recuperar o que foi perdido após as intempéries climáticas registradas até o momento

as péssimas condições de trafegabilida-de, as dificuldades e prejuízos dos ca-minhões coletores de leite e dos trechos intransitáveis. Por sua vez, o secretário Valdir Sarturi, responsável pela Secreta-ria de Agricultura, que a partir desse ano encampou o Departamento Municipal de Estradas e Rodagens (DMER), disse que “nos últimos 46 anos nunca havia chovi-do tanto como agora no estado”. Sarturi lembra que em Jóia, somente no mês de novembro de 2009 choveu 538 mm; “não tem estrada nem bueiro que aguente tan-ta enxurrada, por isso, num momento em que todo o estado sofre com os temporais é preciso compreensão das pessoas, e na medida em que o tempo permitir nós va-mos trabalhando para arrumar os trechos mais difíceis”, justificou. O Prefeito Jânio Andreatta destacou que sua administração está investindo no setor, “nossa vontade é realizar um grande mutirão das estradas marcando o ano de 2010 como o ano da recuperação das estradas em Jóia”, disse. Andreatta exemplificou sua preocupação e vontade de recuperar as estradas, atra-

vés dos investimentos feitos até agora no valor de mais de R$ 817 mil, aplicados na aquisição de um trator carregador, um caminhão caçamba, uma retroescavadeira e um trator agrícola, todos novos. Além disso, o prefeito Jânio Andreatta salientou que “todos nós devemos nos empenhar para garantir a liberação de verbas para aquisição de uma patrola nova, um rolo compactador e três caminhões, que tota-lizam mais R$ 1 milhão de investimentos no setor de obras”.

Refere-se a convênio com a Caixa RS, onde o recurso inicial é de R$ 900 mil, mas com a contrapartida do municí-pio esse valor deve aumentar. O principal encaminhamento definido na audiência foi o selamento de compromisso entre os representantes das entidades para re-alização de uma “operação emergencial”, que será feita por etapas nos trechos mais difíceis indicados pelos participantes da audiência. Após a recuperação daquele trecho indicado, a equipe das Obras parte para outro local.

Prefeitura vai investir recursos na recuperação de estradas

O secretário de Planejamento e De-senvolvimento Econômico de Nova Ra-mada, Armindo Riske e o prefeito de Ajuricaba, Orlando Koller, assinaram na Secretaria Estadual de Relações Institu-cionais, o termo de compromisso para a liberação de recursos de R$ 15.000,00 para os dois municípios. Conforme o se-cretário, este recurso será depositado na cota das duas prefeituras e refere ao apoio

Nova Ramada

Prefeitura recebe recursos do Governo do Estadodo governo estadual as prefeituras que decretaram situação de emergência, devi-do aos temporais. Esta decisão, conforme Riske, tem suporte em decreto estadual, de janeiro. Agora o secretário de Plane-jamento de Nova Ramada, está providen-ciando documentação que visa a busca de mais recursos junto ao Daer. Segundo Riske, a prefeitura de Nova Ramada po-derá receber até R$ 50 mil de acordo com

os prejuízos decorrentes.

Armindo Riske assinou liberação de recursos

Aconteceu, recentemente, a Cerimô-nia de autorização da Obra de conclusão do Ginásio de Esportes no Colégio Es-tadual Comendador Soares de Barros, em Ajuricaba. A Secretaria de Obras Públicas relatou para esta obra o valor aplicado de R$ 291.547,21. A diretora da escola, Clair Teresinha Maas Ruchel, recepcionou os convidados e o evento ocorreu nas de-pendências da escola com a presença de o Secretário de Obras José Carlos Breda, da Coordenadora Regional de Educação da 36ª CRE Ijuí, Noemi Huth e da Depu-tada Estadual Zila Breitenbach. Na visão da Coordenadora de Educação, Noemi Huth, representa a qualificação do espaço físico da escola, principalmente dentro do processo pedagógico. Esta obra faz parte do programa da Secretaria do Es-tado do Rio Grande do Sul, Boa Escola Para Todos, Projeto Escola Legal, que trabalha com a manutenção e ampliação

Ajuricaba

Inaugurado ginásio de

esportes de Ajuricaba

Escola ganhará ginásio de esportes dos espaços escolares. A Coordenadora relata que a comunidade escolar sente-se feliz em ver a conclusão de uma obra que estava parada há 8 anos. Este fato além da otimização do trabalho pedagógico também representa o não desperdício do recurso público.

O Centro Administrativo do Municí-pio tem, a partir desta semana, instalações mais confortáveis para as centenas de pessoas que procuram diariamente os ser-viços municipais. Além de terem sido co-locadas cadeiras para que as pessoas pos-sam aguardar sentadas o atendimento que precisam no Cadastro Imobiliário, onde também retiram as guias para pagamento de impostos e outras contribuições, fo-ram instalados cinco guichês nos quais os contribuintes e os funcionários do atendi-mento podem tratar sentados dos assuntos pertinentes à sua visita.

PanambiPrefeitura amplia como-

didade em centro Administrativo

Page 20: Pdfs Internet(2)

O REPÓRTER 19Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010 GERALpor Drica Morais / Sandro Silvello

Segundo o gerente da Corsan, Gerson Daronco, não há por que se preocupar: a água que os ijuienses consomem é, sim, de qualidade. “E é importante frisar que nós seguimos, rigorosamente, as reco-mendações do Ministério da Saúde, da Vigilância Sanitária e da Secretaria Es-tadual de Saúde do Rio Grande do Sul”, diz.

A polêmica sobre a não qualidade da água começou no último sábado, quando O Repórter divulgou a suspeita do clínico geral, Dr. Ricardo Pittas, de que a água da cidade poderia estar contaminada, devido aos inúmeros casos de gastroen-terites. “O médico disse que a água de seu consultório estava turva, correto? Na verdade, o que pode ter acontecido é uma infiltração de água barrenta, causada pela substituição da rede. Mas sempre que isso ocorre, a Corsan realiza o expurgo da água”, comenta Gerson. Ao contrário do que suspeitava o médico, Ijuí possui vários pontos de expurgo – e cerca de 80 hidrantes, distribuídos em diferentes pon-tos da cidade. “E quando não há expurgo próximo ao local, são abertos quadros”, recorda o gerente.

A QUALIDADE De acordo com Adoniran Castro,

auxiliar técnico da Corsan, são realizadas 200 análises da água por dia. “Semanal-mente, também coletamos amostras de água em diferentes pontos da cidade, como escolas e postos de saúde. Logo, é feita uma análise na Corsan local e, tam-bém, no Laboratório Central de Porto Alegre”, explica o auxiliar. Quanto ao excesso de cloro, citado pelo Dr. Ricardo Pittas como uma das possíveis causas de infecção, o gerente da Corsan garan-tiu que não há. “Utilizamos o cloro para combater algum agente que consiga en-trar na rede, mas não existe excesso”.

Gerente da Corsan diz que a água de Ijuí é potável

Para garantir a qualida-de da água, análises são realizadas diariamente

Gerson lembra, também, que manter a qualidade da água não depende apenas da Corsan, mas do próprio ci-dadão. Por exemplo, é essencial que a limpeza da caixa d’água seja feita a cada seis meses. “E não há como evitar as obras. Elas são necessárias para a mel-horia futura, para que não existam mais vazamentos”, completa.

Em dois meses, a Corsan já trabal-hou em 2 km de rede em Ijuí e, durante todo o ano, a intenção é substituir mais 10 km na parte central da cidade. Seg-undo Gerson, é importante que a popu-lação compreenda que os desligamentos de água são necessários e que, às vezes, pode ocorrer algum problema, como ac-onteceu com o clínico geral. “Se a água estiver com aspecto de suja, basta ligar para a Corsan. Imediatamente, a equipe resolverá o caso”, alerta o gerente. Neste momento, a empresa está trabalhando em um trecho de 1.400 metros, localizado na Rua 14 de Julho. Gerente da Corsan diz que água não apresenta problemas

O Poder Executivo assumiu ontem, oficialmente, o Canil Municipal. A infor-mação foi oficializada ao Ministério Pú-blico no final da tarde dessa segunda-fei-ra, 25, através de documento endereçado à promotora Diolinda Hannush. Segundo o prefeito em exercício Bira Teixeira, nos últimos dez dias, o Município de Ijuí, através de seus funcionários, efetuou o levantamento do número de animais existentes junto ao Canil Municipal, bem como efetuou a pesagem e análise preli-

Executivo assume Canil Municipal nessa terça-feira

minar quanto ao estado clínico dos ani-mais lá existentes.

Atualmente, existem no local 146 ani-mais, sendo que relatório detalhado quan-to ao levantamento efetuado está sendo confeccionado pelo médico veterinário Ortiz Schroer Junior e será encaminhado à Promotoria.

Segundo o ofício, inicialmente serão implementadas melhorias estruturais no canil, e serão criados programas contendo rotinas diárias de higienização do local.

Quanto a alimentação dos animais, o ofí-cio dá conta de que “após o levantamento efetuado no número de cães existentes junto ao canil, bem como da pesagem efe-tuada e da análise clínica preliminar, os cães serão tratados exclusivamente com ração, sendo que a quantidade de alimento a ser fornecido dependerá justamente do peso e estado de saúde de cada animal”. Todos os cães serão vacinados contra a raiva e leishimaniose e, posteriormente, “através de levantamento clínico detalha-

do, haverá a identificação das patologias porventura existentes nos animais com a consequente identificação da gravidade de tais patologias e o consequente enca-minhamento dos procedimentos necessá-rios”. O Município também dotará o local de um ambulatório.

O prefeito em exercício destaca que após esses procedimentos, será organi-zado o plano de controle reprodutivo dos animais, seja através da castração ou atra-vés da aplicação de contraceptivos.

Análise garante qualidade da água consumida

Page 21: Pdfs Internet(2)

MEIO AMBIENTE20 O REPÓRTER Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010

por Drica Morais

Infelizmente,separarolixosecodoorgâniconãoé,ainda,umhábitodosijuienses.“Acidadetemcercade30milresidências,masacoletaseletivaéreali-zadaem,nomáximo,10%delas”,recor-daosecretáriodeMeioAmbiente,Osó-rio Antônio Lucchese. Hoje, estima-seque4%dosresíduossejamcoletadosdemodoseletivopelaPrefeituraMunicipal.Atéofinaldoano,pretende-seduplicareste número e chegar, futuramente, amarcade25%.

DeacordocomOsório,ocorreuumamelhorianoserviçoderecolhimentoe depósito do lixo, principalmente apósa empresaWanbas assumir os serviços.Alémdaqualidade,houveumacréscimonovolumedematerialcoletado.

Antes,aAssociaçãodeCatadoresdeMaterialReciclável(Acata)recolhiacer-cade60%deresíduosmisturados.Hoje,onúmerocaiupara10%.“Nesteano,va-mos intensificaro trabalho,na tentativade conscientizar a população da impor-tância de se separar o lixo”, recorda osecretário.

O PROJETO

Pararealizaroprojeto,aPrefei-turaapostaránumtrabalhodeeducaçãoambientaledivulgará,também,oprojetoSE-PA-RE.“Nósvamostrabalhar,ainda,nocadastramentodoscatadoresenacria-ção de mais quatro associações. Hoje,existemapenasduas”,explicaOsório.Oobjetivo,naverdade,éretirarestescata-doresdasruas,colocando-osdentrodosgalpões, onde as condições de trabalhosão melhores. “Sem falar que existemaquelaspessoasquetrabalhamcomoseuprópriocarrinhoequeestãoforadacole-taoficialdomunicípio”,ressaltaosecre-tário.

Para implantar o sistema, queempregaráaté200trabalhadoresemcadagalpão, serão necessários mais de R$1

População ijuiense tem dificuldade para se adaptar à coleta seletiva

O lixo é separado em apenas 10% das residências

milhão e meio. “E nãotemos este dinheiro, ain-da. Pretendemos buscarrecursos federais, juntoaoMinistériodasCidadesoudoMeioAmbiente,porexemplo”,explicaOsório.Paraqueadivulgaçãodacoleta seletiva seja feitade forma eficaz, três es-tagiáriosdeComunicaçãoSocial estão trabalhandoem cima de um planeja-mento.

O Poder Públicotrabalharácomtrêslinhasdetrabalho:comosagen-tes de saúde, professoresdaredeefuncionáriosvo-luntários.

De acordo com Osó-rio,todososparticipantesirãotrabalhardiretamente

com a comunidade, buscando sensibi-lizar cada ijuiense. “E, por fim, vamosdesenvolver uma rede de organizações.Em cada bairro, por exemplo, será fei-to omapeamento do trabalho de coleta,

atravésdeumagentedequadra.Aotodo,serão2.500pessoasenvolvidasnestepro-cesso”. O secretário finaliza afirmandoque, sim, a coleta seletiva é trabalhodaAdministração,mas a separaçãodo lixo

éproblemadecadacidadão.“Enãoha-veráumtrabalhoefetivoseacomunidadenãoparticiparenãocolocar,nasdatasehorárioscorretos,o lixo secopara reco-lhimento”,diz.

A cada 15 pessoas, apenas 1 separa o lixo.

O cidadão deve ficar atento ao dia que o caminhão passa em seu bairro

Page 22: Pdfs Internet(2)

O REPÓRTER 21Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010 NACIONALpor Talita Mazzola

Na comemoração do décimo ano, o Fórum Social Mundial retorna a Porto Alegre, dando início ao

evento com a tradicional e eclética cami-nhada que tomou as ruas da capital gaúcha. À frente do cortejo, um grupo de represen-tantes de religiões de matriz africana abria caminho para a romaria de centrais sindi-cais, partidos, estudantes, ambientalistas, representantes do movimento negro, da comunidade GLBTT, de defesa da causa palestina e até manifestantes pedindo o im-peachment da governadora Yeda Crusius.

Dentre as inúmeras bandeiras e faixas espalhadas pelas ruas com palavras de or-dem contra o neoliberalismo, reivindica-ções sindicais e defesa da soberania na ex-portação do petróleo e na camada pré-sal. Carregando uma grande faixa vermelha, o representante da Marcha da Maconha, Laurence Gonçalves, aproveitou a cami-nhada para defender o “controle público do uso das drogas”. Com a revisão da legisla-ção dentro e fora do Brasil. No grupo dos novos hippies da comunidade alternativa Aldeia da Paz, um homem coberto de lama se destacava na multidão, segundo ele, era uma forma de demonstrar o amor com a “mãe terra”. Os representantes de religiões afros marcaram sua participação na mar-cha de abertura do Fórum, cobrando o lan-çamento do plano de proteção à liberdade religiosa. A religiosa Iá Vera Soares, que participou da marcha, lembrou que, entre as principais medidas, está o enfrentamen-to do preconceito, que também são foco da campanha “Quem é de Axé diz que é”. A campanha tem o objetivo de dar visibilida-de às religiões afro e tem o apoio de diver-sos movimentos.

Fórum Social Mundial: Outro mundo é possível?

Um dos organizadores do Fórum So-cial Mundial, Oded Grajew, salientou a importância da mudança de consciência individual e a articulação de diferentes or-ganizações da sociedade em favor de “ou-tro mundo possível”. “Temos que mudar hábitos arraigados dentro de nós, no nosso comportamento, no dia-a-dia. Nossas enti-dades têm funcionários. Temos que rever a

maneira como tratamos nossos semelhan-tes.

Temos que saber agir sem precisar de o papai fórum nos dizer o que fazer”, ao participar da mesa de abertura do evento.

Grajew fez um balanço dos últimos dez anos do evento e lembrou que o Fórum é um espaço de mobilização e discussão, que facilita o encontro entre setores sociais,

que devem atuar em rede para avançar, principalmente na questão ambiental. “Se a gente não mudar o modelo de desenvolvi-mento, a espécie humana corre risco de ex-tinção neste século. Nenhuma organização sozinha consegue ir além de determinados limites, desafios que hoje são globais”, diz. Para ele, a grande sacada é a mobilização em conjunto.

Fórum Social Mundial teve início na segunda-feira

A liminar obtida pela Associação Brasilei-ra de Bronzeamento Artificial (Abba) foi cassada a pedido da Advocacia Geral da União (AGU) por ser considerada prejudi-cial a saúde. Pela liminar, obtida na 4ª Vara Federal da Seção Judiciária de Porto Ale-gre, estava suspensa resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que proíbe o uso destes equipamentos. Entretanto, a AGU solicitou ao Tribunal Regional Federal da 4ª Região a cassação da liminar alegando que a decisão de pri-meira instância ofendeu a ordem e a saúde públicas e argumentou que a Anvisa tem competência para proibir o uso de equi-pamentos e serviços que sejam nocivos à saúde pública. Foram apresentados dados pelos procu-radores, como o recente estudo realizado pela Agência Internacional de Pesquisa em Câncer, instituição vinculada a Organiza-ção Mundial da Saúde (OMS). O tribunal suspendeu a decisão de primeira instân-cia no último dia 22. Em sua decisão, o presidente do TRF da 4ª Região destacou que a liberdade de trabalho assegurada na Constituição não alcança o oferecimento de bens ou serviços de segurança duvidosa.

Bronzeamento artificial volta a ser proibido

Em meio a uma crise no setor elétri-co, ameaças de falta de energia e água na Venezuela, o presidente venezuelano, Hugo Chávez, pediu ajuda ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Chávez pediu a Lula para que envie à Venezuela técnicos e especialistas de alto nível. A ideia é que os profissionais encontrem uma alternativa que evite a execução de um segundo plano de ra-cionamento de energia. Chávez ressal-tou também, que está preocupado com o agravamento da falta de energia, em decorrência da redução dos níveis de água da principal barragem do país. O venezuelano lembrou que o Brasil viveu situações anteriores de crise e superou o problema. Por esta razão, Chávez disse que precisava do apoio do presidente brasileiro para buscar uma solução.

Crise de energia na Venezuela: Brasil deve enviar técnicos para enfrentar situação

Os presidentes definiram a parceria. Os técnicos e especialistas serão enviados ain-da esta semana para a Venezuela, segundo afirmaram negociadores que participam das articulações. Os profissionais vão tra-balhar em parceria com o comando da Cor-poração Elétrica Nacional, a estatal vene-zuelana que cuida do setor. A chegada dos brasileiros a Caracas deve coincidir com a realização de discussões entre os venezue-lanos para pôr em prática um segundo pla-no de racionamento de energia. O minis-tro de Energia Elétrica da Venezuela, Alí Rodrígues Araque, disse hoje na segunda-feira, depois de uma reunião técnica, que está em estudo um outro plano de raciona-mento para a região de Caracas. Desde o dia 12, está em execução na Venezuela um plano de racionamento de energia elétrica.

Foram implementadas reduções nos

horários de trabalho, além do estímulo à substituição das lâmpadas incandes-centes pelas fluorescentes - que conso-mem menos energia. As dificuldades em relação ao abastecimento de energia na Venezuela foram agravadas no final do ano passado com a redução dos níveis da água na Barragem Guri – a principal do país. Nesta barragem está o complexo hidrelétrico que produz 70% da eletrici-dade na Venezuela. A preocupação maior é que os níveis de água da barragem têm reduzido, em média, 11 centímetros por dia. No fim do ano passado, Chávez che-gou a ir à televisão e pediu que os vene-zuelanos evitassem longos banhos, assim como não utilizassem banheiras. Bem-humorado, ele afirmou ainda que o ideal era não cantar durante o banho, porque isso prolongaria o tempo de uso de água.

Page 23: Pdfs Internet(2)

CMYK

22 O REPÓRTER ESPORTE Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010

por Jonas Iragones Palharini

São Luiz de melhor campanha do Gauchão recebe o Novo Hamburgo, hoje às 20h, no Estádio 19 de Outubro. O time ijuiense está há cinco pontos de obter uma das quatro vagas para a segunda fase do primeiro turno do Gauchão. Se termi-nasse hoje, o São Luiz enfrentaria na fase do mata, o Juventude, no Estádio 19 de Outubro.

Satisfeitos e orgulhosos pela cam-panha, diretoria do clube aguarda mais de três mil torcedores para o confronto dos invictos nesta noite, na Baixada.

O técnico Beto Campos terá a ausên-cia de quatro titulares na equipe que es-treiou com vitória no Gauchão. Baiano e Chiquinho permanecem em tratamento. Baiano já reiniciou os trabalhos físicos e deve voltar contra o Grêmio, no Olímpi-co, dia 3 de fevereiro. Já o maestro Chi-quinho, que sofreu estiramento colateral do joelho esquerdo, iniciou a fase de for-talecimento muscular e deve retornar aos gramados somente da última rodada da primeira fase, contra o Juventude, no Al-fredo Jaconi, no dia 13 do próximo mês.

No duelo contra o Ypiranga, em Erechim, o time de Beto Campos con-quistou um importante ponto e manteve a invencibilidade na competição. Níco-las, aos 22 minutos da etapa final, mar-cou o gol de empate do colorado ijuiense, num bonito arremate de fora da área. O

Confronto de invictos na Baixada

Expectativa da direção é para público de mais de três mil torcedores

Ypiranga havia saído na frente com gol do zagueiro Tomas, de cabeça, aos 7 minutos do segundo tempo. Foi o primeiro gol que a defesa do São Luiz sofreu no Gauchão 2010.

Na partida de Erechim, Beto Campos, perdeu o zagueiro Marcelo Oliveira e o volante Wanderson, expulsos.

Para a partida de hoje, contra o forte e experiente time do Novo Hamburgo, o técnico do São Luiz deve mandar a cam-po: Oliveira; Bronzatti, Ernandes e Beto Fronza; Jonathan, Rudiero, Glauber, Jean

Paulo e Xaro; Luciano Marreta e Eraldo.O adversário terá um desfalque im-

portante. Não viajou com a delegação o goleador da equipe, Rodrigo Mendes.

O atacante ex-Grêmio sentiu um esti-ramento e fica de fora do confronto desta noite.

A boa campanha no Gauchão deve le-var mais de três mil torcedores ao 19 de Outubro. Essa é a expectativa da direção. Arbitragem será de Leandro Vuaden, aux-iliado por Paulo Conceição e Marcelo Ol-iveira. Árbitro reserva Anderson Farias.

Jean Paulo é um dos destaques do time de Beto Campos

A tarde de domingo foi de decisão para o futebol amador de Ijuí. Na Di-visão do Interior, o segundo confronto entre Avante e Juventude dos Gói. Na primeira partida, vitória do Avante por 2 a 1. Só bastava um empate e foi o que aconteceu. O Juventude dos Gói saiu na frente com gol de Camargo, mas o Avante empatou com Felipe. Com o resultado, após 41 anos dis-putando o campeonato amador, este foi o primeiro título do Avante na Di-visão Principal e de forma invicta. A equipe de Arroio das Antas venceu nove jogos e empatou dois. A defesa foi a menos vazada da competição, levando apenas quatro gols. No próxi-

Avante conquista título invicto

mo domingo, às 16h30, no Estádio 19 de Outubro, o Avante decide o título municipal com a equipe do Palestino (campeão da cidade).

Na categoria Veteranos, a final também foi equilibrada e a Granóleo garantiu o sexto título municipal, com a vitória de 1 a 0 sobre o Ijuí da 8/Concordian’s. O gol foi marcado pelo ex-jogador do São Luiz, Kiko. O Campo da Imasa foi palco da decisão do Veterano.

Na disputa pelo terceiro lugar, a AABB Sênior goleou o time da Afu-misa/Busnello e Lucas Advogados por 7 a 0. Os gols foram marcados por Sérgio, Irineu (4) e Volmir (2).

PELOTAS – O Pelotas reforça seu ataque com um nome de peso. Alex Dias, ex-Goiás, Saint-Etienne, Vasco, São Paulo e Fluminense é o novo reforço do Lobão. Alex Dias está com 37 anos.

CAXIAS – O Caxias acertou a con-tratação do colombiano Palácios, 21 anos.

PORTO ALEGRE – Aos maus resulta-dos derrubaram o técnico Lisca do coman-do do campeão da Segundona 2009. O time dos irmãos Assis Moreira procuram substi-tuto para a vaga de Lisca.

SÃO LUIZ – O time da categoria de base Sub-15 está disputando a Copa Sau-dades de Santa Catarina. No domingo, o São Luiz empatou em um gol contra o time de Canasvieira. Na segunda-feira, goleada do time ijuiense contra o Pato Branco do Paraná, 6 a 1.

JÓIA – Campeonato Municipal. Chave A, campo do Simon Bolívar, 2ª Divisão, São José 0x1 São Pedro e Simon Bolívar 2x2 São Roque; 1ª Divisão, São José 1x1 São Pedro e Simon Bolívar 1x1 São Roque. Na chave B, campo do Cará, 2ª Divisão, São Jorge 1x0 Ponte Preta; 1ª Divisão, Novo Amanhecer 0x4 Estrela e São Jorge 2x2 Ponte Preta.

PESAR – Morreu ontem, aos 57 anos, em Curitiba, o ex-goleiro Gasperin. Ele lutava contra um câncer de intestino desde 2005. Gasperin estava dormindo no hospi-tal quando morreu, por volta das 10h30min.

Luis Carlos Gasperin treinou o São Luiz no período de 29 de fevereiro a 12 de julho de 1992. Gasperin deixa mulher, Noemi, e três filhos, Carlos Eduardo, Thiago e Cân-dice Bróglio Gasperin.

4ª RodadaHOJE17h – Caxias x Esportivo18h – São José x Porto Alegre19h30 – Internacional x Juventude20h – São Luiz x Novo Hamburgo

CAMPEONATO GAÚCHO 2010 1º Turno – 1ª Fase20h30 – Veranópolis x Avenida20h30 – Universidade x Inter-SM21h50 – Santa Cruz x Grêmio

AMANHÃ19h – Pelotas x Ypiranga

Page 24: Pdfs Internet(2)

POLÍCIA O REPÓRTER 23Quarta-Feira, 27 de janeiro de 2010

por Jonas Iragones Palharini

A polícia civil e mi-litar agora tem novo de-safio, prender os ladrões de produtos agrícolas que objetivam assaltar empre-sas do ramo ou proprieda-des do interior. O número de registros de roubos em propriedades e empresas tem aumentado conside-ravelmente no 2º Distrito Policial. Na quinta-feira passada, a empresa Copra-gril de Coronel Barros foi alvo dos ladrões.

No domingo, uma pro-priedade localizada em Santa Lúcia, interior de Bozano, foi arrombada. O proprietário afirmou que ladrões tentaram quebrar a parede do galpão em qua-

Polícia identifica ladrões de produtos agrícolas

Delegado Ricar-do Miron desta-ca que há dois tipos de delitos cometidos em p rop r i edade s rurais e empre-sas de produtos agrícolas

dro locais. Uma cadela foi morta com pedaços de car-ne envenenado.

O agricultor registrou que de um container loca-lizado ao lado do galpão, houve o furto de oito bal-des de óleo lubrificante para motor de caminhão (160 litros), 60 litros de óleo hidráulico e dois ga-lões de veneno contendo cinco litros cada. O prejuí-zo estimado gira em torno de R$ 3 mil. No interior de Jóia, na localidade de São José, houve furto em outra propriedade rural. Segun-do a Brigada Militar, de um galpão foram levados uma caixa de ferramentas, furadeira elétrica, um po-

licorte elétrico e uma mo-tosserra. Ladrões também levaram uma máquina de costurar sacarias, máqui-na de fazer tratamento de sementes, 100 litros de secante, um aparelho de ar condicionado do trator, comando elétrico e um marcador de linha. Con-forme o delegado do 2º Distrito Policial, Ricardo Miron, há dois tipos clas-sificados de ladrões de produtos agrícolas e eles já estão identificados. A polícia trabalha com equi-pes de inteligência para prender os culpados. O delegado Miron destaca que uma quadrilha espe-cializada é responsável

pelos ataques às empresas de produtos agrícolas. Já a subtração de produtos nas propriedades rurais são realizadas por ladrões que usam os objetos furtados para moeda de troca, que muitas vezes servem para a compra e consumo de drogas. Segundo o dele-gado Miron outro detalhe deve interessante é que a quadrilha e os ladrões co-muns continuam pratican-do delitos, pois há clien-tela (receptador) para este setor. O delegado orienta os receptadores para que não adquiram produtos sem procedência, pois os compradores também se-rão enquadrados conforme

Um grave acidente em Campo Novo entre um Chevette e um Fiat Uno causou a morte de uma pessoa e deixou outras quatro feridas.

A colisão ocorreu na madrugada de domingo, no Km 65,6 da BR-468. O Chevette de Palmeira das Mis-sões invadiu a pista contrária e bateu de frente no Fiat Uno de Santo Ângelo. O condutor do Chevette, Elian-dro Machado, de 32 anos, morreu na hora.

O motorista do Fiat Uno, Lucas Benites Pelício, de 23 anos, está internado em estado grave no HCI. Natália Conceição de Lima Machado, de 49 anos, também estava na UTI do Caridade, mas não resistiu e ontem faleceu. Jairo Luiz Barreto Machado, de 43 anos, marido de Natália e Ângelo Glaucides Felício, de 49 anos, também tripulantes do Fiat tiveram feri-mentos leves e foram internados no Hospital de Santo Augusto.

No sábado, foi registrado outro acidente na BR-468, em Campo Novo. Egídio da Silva Cardoso, de 48 anos, ficou gravemente ferido, após perder o controle do veículo que capotou na pista.

Ele foi internado em estado grave no Hospital de Caridade de Três Passos.

Colisão deixa duas vítimas fatais em

Campo NovoUm incêndio destruiu uma

casa e parte de um mercado e açougue, por volta das 2h de ontem, na esquina das Ruas do Comércio e Guilherme Timm, próximo ao campus da Unijuí, na Linha 3 Oeste.

A guarnição do Corpo de Bombeiros foi até o local, mas o fogo já havia consumido to-talmente a casa que fica nos fundos do estabelecimento co-mercial e parte do prédio da frente, onde fica o mercado e açougue Avenida.

Os Bombeiros ainda con-seguiram evitar que o incêndio causasse maiores prejuízos no prédio comercial.

Não se sabe a causa do in-cêndio. No momento do sinis-tro não havia ninguém na resi-dência.

Incêndio destrói mercado e açougue na Linha 3 Oeste

Fogo consumiu casa e parte do mercado e açougue, localizados na Linha 3 Oeste

A Brigada Militar foi informada, por telefonema anônimo, que em um veículo Fiat Pálio, de cor bran-ca, suspeitos estariam trazendo drogas da Argentina.

A Guarnição de Novo Machado com apoio da Brigada Militar de Tucunduva, deslocou viaturas até a entrada que dá acesso a Barra Funda. O condutor do Pálio, placas CNX-8764 de Chapada, tentou escapar da barreira, colidindo contra uma viatura da Brigada.

Na abordagem, policiais encontraram seis tijolos e meio de maconha contendo no total, 6,7 kg da dro-ga.

A Brigada prendeu em flagrante por associação ao tráfico de entorpecentes, César Vargas de Oliveira, Dílson da Costa, Fabiano Tomaz e Josinei da Rosa.

Brigada faz cerco e prende traficantes em

Novo Machado

O alvo dos ladrões agora, são os produtos agrícolas

Vem dando certo a estratégia montada por poli-ciais civis e militares para prender traficantes e di-minuir o consumo de entorpecentes no município.

A Brigada Militar prendeu aos 30 minutos de do-mingo, Cristiano Vieira de Souza, de 20 anos.

Ele foi pego em uma revista da Brigada por estar em atitude suspeita na saída do beco do Bairro Os-valdo Aranha.

Após a revista, policiais encontraram em poder de Cristiano, que possui uma vasta ficha criminal, 47 pe-dras de crack, embaladas para consumo de usuários.

Cristiano Vieira de Souza foi autuado em flagrante pela delegada Eliana Parahyba Lopes e conduzido à Penitenciária Modulada.

Polícia continua o cerco aos traficantes