pcmso 14ª revisão setembro 2012

Upload: nanorface

Post on 14-Oct-2015

81 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

  • 1

    PCMSO 2012 Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional

    Elaborao: outubro/1995 ltima atualizao: Setembro/2012

  • 2

    1. INTRODUO

    A COPASA, desde outubro de 2005, vem sofrendo modificaes importantes em sua estrutura aps aquisio de um software de gesto empresarial integrado, que possibilita o cruzamento de dados e outras informaes que at ento eram inviveis com o sistema informatizado antigo. Porm, para tal mudana so necessrios meses de trabalho at alcanarmos um estgio ideal.

    Juntamente com esse processo, foi desenvolvido um novo plano de carreira, cargos e salrios que gerou nova estrutura de cargos, agora denominados especialidades. Nessa alterao de nomenclatura foi feito o agrupamento de algumas funes pouco afins entre si do ponto de vista ocupacional, impactando diretamente nas diretrizes da Medicina Ocupacional e Segurana do Trabalho.

    2. IDENTIFICAO DA EMPRESA

    A Companhia de Saneamento do Estado de Minas Gerais COPASA, uma empresa de economia mista, vinculada Secretaria de Estado de Transporte e Obras Pblicas. Fundada em 1974, atravs da Lei 6.475, com o objetivo de planejar, projetar, construir e operar sistemas de abastecimentos de gua e esgotamento sanitrio no Estado de Minas Gerais, a partir da concesso de tais servios pelas prefeituras municipais.

    RAZO SOCIAL: COMPANHIA DE SANEAMENTO DE MINAS GERAIS COPASA MG ENDEREO: Rua Mar de Espanha, n 525 BAIRRO: Santo Antnio CIDADE: Belo Horizonte UF: MG CEP: 30.330.900 CNPJ: 17.281.106/0001-03 ATIVIDADE: saneamento bsico (captao, tratamento e distribuio de gua, assim como, coleta e tratamento de esgoto) CNAE: 36.00-6 GRAU DE RISCO: 3 NMERO DE EMPREGADOS: 11.514 (31/05/2012)

  • 3

    3. ORGANIZAO DA COPASA A COPASA uma empresa descentralizada atravs de suas Unidades Organizacionais. Possui uma Presidncia e est dividida em Diretorias, Departamentos, Superintendncias, Divises e Distritos, que so divises geogrficas e administrativas. O estado de Minas Gerais est dividido geograficamente em 8 departamentos, conforme figura a seguir:

    1. DPMT Departamento Operacional Regio Metropolitana Sede: Belo Horizonte 2. DPCO Departamento Operacional Centro Oeste Sede: Divinpolis 3. DPLE Departamento Operacional Leste Sede: Ipatinga 4. DPNE Departamento Operacional Noroeste Sede: Tefilo Otoni 5. DPNT Departamento Operacional Norte Sede: Montes Claros 6. DPSL Departamento Operacional Sul Sede: Varginha 7. DPOE Departamento Operacional Oeste Sede: Arax 8. DPSE Departamento Operacional Sudeste Sede: Ub

    4. OBJETIVOS

    Este Programa de Controle Mdico de Sade Ocupacional PCMSO apresenta os seguintes objetivos:

    Preservar a sade ocupacional dos empregados atuando, com maior nfase e foco, na promoo e preservao da sade e na preveno em todos os nveis, atravs de estudos epidemiolgicos, buscando a qualidade, a produtividade e a satisfao do empregado no trabalho;

    Atender legislao vigente, no que se refere ao item 7.11 da Norma Regulamentadora NR nmero 7 da Portaria n 3.214 de 1978 do Ministrio do Trabalho e Emprego e da Portaria n 24 de 29/12/94, da Secretaria de Segurana e Sade do Trabalho DOU de 30/12/94;

    Fomentar a interao entre as aes de Segurana do Trabalho, atravs do PPRA Programa de Preveno de Riscos Ocupacionais;

    Fornecer, atravs da anlise do relatrio anual, diagnstico das doenas ocupacionais e no ocupacionais dos empregados da empresa, para que sejam elaborados programas de promoo de sade;

    Definir e uniformizar os procedimentos na realizao dos exames mdicos ocupacionais.

  • 4

    5. FUNDAMENTAO LEGAL

    Os Exames Mdicos Ocupacionais constituem exigncia legal prevista na Consolidao das Leis do Trabalho, Ttulo II, Captulo V, da Segurana e da Medicina do Trabalho, Norma Regulamentadora Nmero 7 PCMSO.

    6. DEFINIES Para efeito deste programa adotam-se as seguintes definies:

    6.1. Mdico Coordenador do PCMSO: o mdico do trabalho do quadro de empregados da COPASA MG que coordena o programa.

    6.2. Mdico examinador: o mdico do trabalho conveniado autorizado pelo mdico coordenador do PCMSO a realizar os exames ocupacionais, solicitar exames complementares e outros procedimentos de interesse ocupacional, bem como responsabilizar-se pela guarda dos pronturios mdicos. 6.3. Exame Mdico Ocupacional: toda avaliao clnica e complementar da sade correlacionada funo e ao ambiente de trabalho e compreende: 6.3.1 Exame mdico admissional 6.3.2 Exame mdico peridico 6.3.3 Exame mdico de retorno ao trabalho 6.3.4 Exame mdico de mudana de funo

    6.3.5 Exame mdico demissional.

    6.4 ASO ATESTADO DE SADE OCUPACIONAL: o atestado emitido sempre que forem realizados os exames mdicos ocupacionais citados acima. 6.5 AVALIAO MDICA

    a avaliao realizada na Unidade de Medicina Ocupacional e Segurana do Trabalho, pelos Mdicos do Trabalho da COPASA MG, naqueles empregados que apresentam doenas ocupacionais e no ocupacionais que interfiram diretamente no exerccio das atividades laborativas. A avaliao mdica deve ser solicitada pelo gerente do empregado ou pelo Mdico do Trabalho conveniado.

  • 5

    6.6 APRENDIZAGEM Segundo definio do ECA (art. 62), a aprendizagem a formao tcnicoprofissional ministrada ao adolescente ou jovem segundo as diretrizes e bases da legislao de educao em vigor, implementada por meio de um contrato de aprendizagem. um contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e de prazo determinado, com durao mxima, em regra, de dois anos. O empregador se compromete, nesse contrato, a assegurar ao adolescente/jovem com idade entre 14 e 24 anos (no se aplica o limite de 24 anos para o jovem com deficincia), inscrito em programa de aprendizagem, uma formao tcnicoprofissional metdica, compatvel com seu desenvolvimento fsico, moral e psicolgico. O aprendiz, por sua vez, se compromete a executar, com zelo e diligncia, as tarefas necessrias a essa formao (art. 428 da CLT). O programa de aprendizagem ser desenvolvido por entidade qualificada para esse fim.

    7. RESPONSABILIDADES

    Mdico Coordenador: Ronan Arajo Fernandes

    Unidade de Medicina Ocupacional e Segurana do Trabalho: Alexandre Chaves Faria

    Compete COPASA:

    A responsabilidade legal de garantir a elaborao e efetiva implementao deste PCMSO, bem como zelar pela sua eficcia.

    Custear todos os procedimentos relacionados a este programa e, quando solicitada pela inspeo do trabalho, comprovar a execuo da despesa.

    Indicar, dentre os Mdicos dos Servios Especializados em Engenharia de Segurana e Medicina do Trabalho - SESMT, da COPASA, um coordenador responsvel pela execuo do PCMSO.

    Compete ao Mdico Coordenador:

    Encarregar os Exames Mdicos Ocupacionais (admissional, peridico, de retorno ao trabalho, de mudana de funo e demissional) aos Mdicos do Trabalho do SESMT da COPASA e Mdicos conveniados no interior.

    Estabelecer a programao dos Exames Mdicos Admissionais em articulao com a Unidade de Recrutamento. Os prazos para a sua concluso devero possibilitar a sua boa qualidade, observadas as condies locais.

    Responsabilizar-se pela guarda dos pronturios mdicos dos empregados cujos Exames Mdicos Ocupacionais so realizados pelos Mdicos do Trabalho do quadro de empregados

  • 6

    da COPASA na RMBH. Estes registros devero ser mantidos por perodo mnimo de 20 (vinte) anos aps o desligamento do empregado.

    Delegar a guarda dos pronturios mdicos ao Mdico do Trabalho examinador, conveniado do

    interior, autorizado a realizar os Exames Mdicos Ocupacionais. Estes registros devero ser mantidos por perodo mnimo de 20 (vinte) anos aps o desligamento do empregado.

    Compete ao Mdico do Trabalho examinador, conveniado do interior:

    Assinar o documento Delegao aos Mdicos do Trabalho do interior e envi-lo ao SESMT de Belo Horizonte para arquivo.

    Realizar os Exames Mdicos Ocupacionais (admissional, peridico, de retorno ao trabalho, de mudana de funo e demissional) dos empregados da COPASA MG lotados na sua regio.

    Registrar em pronturio clnico individual os atendimentos realizados aos empregados. Estes

    registros devero ser mantidos por perodo mnimo de 20 (vinte) anos aps o desligamento do empregado.

    Utilizar, obrigatoriamente, os formulrios determinados pelo SESMT para realizao dos exames mdicos ocupacionais.

    Entrar em contato com o SESMT em Belo Horizonte sempre que surgirem dvidas quanto conduo de um processo.

    Solicitar ao Mdico Coordenador avaliao mdica quando houver suspeita de Doena Profissional antes de proceder abertura de CAT.

    Compete ao Mdico do Trabalho da RMBH:

    Realizar os Exames Mdicos Ocupacionais (admissional, peridico, de retorno ao trabalho, de mudana de funo e demissional) dos empregados da COPASA MG.

    Registrar em pronturio clnico individual os atendimentos realizados aos empregados. Estes registros devero ser mantidos por perodo mnimo de 20 (vinte) anos aps o desligamento do empregado.

    Avaliar e discutir nas reunies peridicas, juntamente com toda equipe mdica, os casos suspeitos de Doena Profissional antes de proceder abertura de CAT.

    Compete ao Empregado:

    Submeter-se aos exames clnicos e complementares solicitados durante os Exames Mdicos Ocupacionais.

    Submeter-se avaliao mdica, quando convocado.

  • 7

    Utilizar os EPIs - equipamentos de proteo individual indicados para o exerccio da atividade.

    Informar ao seu superior imediato ocorrncias que, ao seu julgamento, possam implicar riscos sade do empregado.

    8. DIRETRIZES BSICAS

    Todos os exames mdicos ocupacionais so baseados nos riscos detectados atravs do PPRA. A relao entre o risco existente, especialidade (funo) e o ambiente em que o empregado trabalha feita atravs do programa informatizado SAP. Os riscos ocupacionais so extrados do Programa de Preveno de Riscos Ambientais - PPRA, sob responsabilidade da Engenharia de Segurana do Trabalho. A relao dos riscos e seus respectivos exames complementares, quando existem, esto relacionados no anexo I.

    Os exames compreendem avaliao clnica, exames complementares especficos para os riscos existentes, alm de exames laboratoriais de rotina para deteco de patologias no ocupacionais. Os exames so realizados ao longo do ano pelos mdicos que fazem parte do quadro da empresa na regio metropolitana de Belo Horizonte (Mdico do Trabalho), alm dos mdicos do trabalho (Mdico Examinador do Interior) e laboratrios conveniados no interior. Todos os exames complementares (de risco e de rotina) devero ser arquivados no pronturio do empregado, podendo ser fornecida cpia ao empregado se necessrio. Caso os referidos exames de rotina sejam lanados no SAP ou anotados nos pronturios mdicos, os documentos em papis podero ser entregues ao empregado, exceto os exames de risco, que mesmo lanados no SAP e/ou pronturio mdico devero ter arquivados os resultados em papel. Os exames especiais de controle tambm devero ser arquivados no pronturio, mesmo se forem lanados no SAP e/ou pronturio mdico.

    Empregados que exercem algumas atividades especficas realizam exames especiais de controle, que tm carter de referncia e no tm relao com o risco ocupacional. So eles:

    MOTORISTA:

    EXAME COMPLEMENTAR PERIODICIDADE

    Eletroencefalograma A cada 5 anos

    Eletrocardiograma A cada 2 anos

    Exame oftalmolgico Por ocasio do peridico

  • 8

    EXAMES MDICOS OCUPACIONAIS

    8.1- Exame Mdico Admissional: a avaliao do candidato admisso na COPASA, para se verificar a adequao de suas condies fsicas e psquicas s exigncias da funo e do ambiente de trabalho, de acordo com os critrios da Empresa e da NR-7.

    8.2- Exame Mdico Peridico: a avaliao peridica da sade do empregado para se verificar a adequao de suas condies fsicas e psquicas s exigncias da funo e do ambiente de trabalho, com o objetivo de reconhecer e corrigir, em fase precoce, possveis alteraes de sade resultantes da idade, de fatores relacionados com a funo, o ambiente de trabalho e o estilo de vida.

    8.3- Exame Mdico de Retorno ao Trabalho: a avaliao da sade do empregado aps ausncia por perodo igual ou superior a 30 dias, por motivo de doena ou acidente, de natureza ocupacional ou no, ou parto.

    8.4- Exame Mdico de Mudana de Funo: a avaliao da sade do empregado, quando ocorrer qualquer alterao de atividade, posto de trabalho ou setor, que implique na exposio do trabalhador a risco ocupacional diferente daquele a que estava exposto antes da mudana.

    8.5- Exame Mdico Demissional: a avaliao da sade do empregado por ocasio da resciso do seu contrato de trabalho, e ser realizado no perodo de 15 (quinze) dias que antecedem ao desligamento definitivo do empregado. Caso haja qualquer um dos exames mdicos ocupacionais anteriores, realizado com menos de 90 (noventa dias) em relao data prevista para a resciso, desobriga-se a realizao do Exame Mdico Demissional.

    Todo exame ocupacional seguido da emisso do ASO - Atestado de Sade Ocupacional em 2 vias, sendo a segunda via entregue ao empregado/candidato.

    9. EXAME ADMISSIONAL

    O exame admissional composto por exame clnico e exames complementares para todos os candidatos, independente da exposio ao risco. So eles:

    EEG eletroencefalograma (apenas para a especialidade motorista)

    ECG eletrocardiograma

    Audiometria tonal

    Ortho-rather ou exame oftalmolgico

  • 9

    Urina rotina

    Parasitolgico de fezes

    Hemograma com plaquetas

    Glicemia jejum

    VDRL

    Imunofluorescncia para Chagas

    Anti-HAV IgG (apenas para os trabalhos expostos ao risco biolgico)

    Anti-HBs (apenas para os trabalhos expostos ao risco biolgico)

    Outros exames a critrio mdico que sejam imprescindveis para subsidiar o Mdico do Trabalho na sua concluso sobre a capacidade laborativa do empregado, considerando-se sempre as exigncias da funo.

    Qualquer registro adicional relativo ao Exame Mdico Admissional deve ser descrito de forma objetiva e clara ao entendimento, observando-se os aspectos ticos. Para o Aprendiz, por tratar-se de contrato de trabalho especial, ajustado por escrito e de prazo determinado, com durao mxima, em regra, de dois anos, realizar o exame clnico com o mdico examinador, no necessitando realizao de exames complementares, exceto se durante o exame clnico for constada alguma alterao que necessite exames complementares.

    Empregados expostos ao risco BIOLGICO (ESGOTO):

    Na admisso, o candidato realiza o exame para avaliar imunidade contra Hepatite A (Anti-HAV IgG) e Hepatite B (Anti-HBs). Esses exames devero ser solicitados e realizados antes da consulta com o mdico examinador e dever apresent-los no ato da consulta mdica. Se o exame for negativo, o candidato dever ser encaminhado para vacinao no Posto de Sade. Caso no haja as respectivas vacinas nos postos, poder ser emitida guia sem nus. Se positivo, significa que o candidato j est imunizado e no necessita vacinar. Estes exames devero ser realizados apenas uma vez.

    Para os exames realizados na RMBH

    Aps analisar as condies fsicas, psquicas e os exames complementares do candidato, considerando a anamnese ocupacional, o Mdico do Trabalho dever emitir o ASO Atestado de Sade Ocupacional. O pronturio mdico, juntamente com o ASO so encaminhados para o Mdico Coordenador do PCMSO que dar tambm seu parecer sobre a aptido do candidato, baseada na atividade proposta.

  • 10

    Se o candidato no for contratado at 3 meses aps os exames, dever ser repetido o exame clnico, enquanto os exames complementares podero ou no ser repetidos, a critrio do Mdico do Trabalho. Aps 6 meses sero repetidos o exame clnico e os exames complementares.

    Para os exames realizados no interior:

    Aps analisar as condies fsicas, psquicas e os exames complementares do candidato, considerando a anamnese ocupacional, o Mdico Examinador do interior dever emitir o ASO Atestado de Sade Ocupacional. O pronturio mdico, juntamente com o ASO so encaminhados para Belo Horizonte (exceto para aprendiz que no necessita enviar para Belo Horizonte), onde sero analisados por 2 Mdicos do Trabalho da RMBH, sendo um deles o Mdico Coordenador do PCMSO, que daro o parecer final sobre a aptido do candidato, baseados na atividade proposta. Caso o candidato seja considerado INAPTO pela equipe de Belo Horizonte, o Mdico do Trabalho conveniado dever modificar o ASO, aps discusso do caso. Se o candidato no for contratado at 3 meses aps os exames, dever ser repetido o exame clnico, enquanto os exames complementares podero ou no ser repetidos, a critrio do Mdico Examinador do interior. Aps 6 meses sero repetidos o exame clnico e os exames complementares.

    10. EXAME PERIDICO

    Todos os empregados so submetidos a exame peridico para verificar, do ponto de vista ocupacional, sua condio fsica e mental, sua capacidade laborativa e as possveis repercusses que o trabalho pode exercer sobre sua sade. So realizados exames laboratoriais gerais para todos os empregados, exames especficos para aqueles expostos a riscos ocupacionais, alm dos exames especiais de controle para algumas atividades.

    O mdico, ao realizar o exame peridico tambm pode identificar empregados portadores de outras doenas no ocupacionais e, neste caso, deve agir precocemente para o tratamento ou preveno dos agravos da sade desses empregados. Essas aes englobam encaminhamento para mdicos especialistas, remanejamento de sua funo ou mesmo afastamento do trabalho. O mdico do trabalho poder nestes casos emitir guias sem nus para consultas com especialistas, porm os exames complementares advindos dessas consultas devero ser realizadas pelo plano de sade do empregado. Tambm so liberadas guias sem nus para consultas ginecolgica e urolgica, alm dos exames complementares preventivos de cncer ginecolgico e do aparelho reprodutor masculino, mesmo que estejam fora do prazo do peridico, desde que solicitados pelo mdico especialista.

  • 11

    Periodicidade:

    O exame peridico dever ser realizado anualmente para aqueles empregados com idade igual ou superior a 45 anos, alm daqueles que trabalham expostos a riscos ocupacionais.

    Apesar de no existir risco ocupacional para as funes de leiturista e operador de telemarketing, devido s exigncias da funo, os exames peridicos devero ser realizados anualmente, independente da idade.

    Os demais realizam o exame peridico a cada 2 anos.

    10.1 Para todos os empregados:

    Sero realizados, independente da exposio ao risco, os seguintes exames laboratoriais:

    Hemograma com plaquetas

    Glicemia de jejum

    Colesterol total e frao

    Triglicrides

    TSH

    T4 livre

    PSA para homens com 45 anos ou mais

    Ureia para empregados com 45 anos ou mais

    Creatinina para empregados com 45 anos ou mais

    Urina rotina

    Fezes - parasitolgico

    Pesquisa de sangue oculto nas fezes - para empregados com 45 anos ou mais

    Exames especiais de controle (somente para empregados na especialidade motorista, conforme descrito no quadro do item 8. DIRETRIZES BSICAS, pag. 7).

    10.2 Para empregados expostos ao risco BIOLGICO (ESGOTO E OUTROS)

    No existem exames especficos para os trabalhos expostos ao risco biolgico.

    indicada a vacinao contra ttano. As vacinas contra hepatite A e B esto indicadas somente se os exames Anti-HAV IgG e Anti-HBs forem negativos.

    10.3 Para empregados expostos ao risco FSICO (RUDO)

    a) Os empregados expostos a rudo igual ou maior que 80 dB(A) so submetidos a exame de

  • 12

    Audiometria Tonal. Este exame dever ser feito no admissional, repetido aps 6 meses e posteriormente passa a ser anual.

    b) A periodicidade do exame mdico anual. Os procedimentos adotados para os casos que apresentarem alterao audiomtrica so:

    Definir a aptido para a funo e indicar, quando necessrio, o afastamento da exposio ao risco;

    Encaminhar para tratamento e acompanhamento atravs da rede assistencial se necessrio.

    10.4 Para empregados expostos ao risco QUMICO (FLOR)

    a) Os empregados expostos ao flor e seus derivados so submetidos dosagem de fluoreto na urina antes da jornada e aps a jornada de trabalho.

    b) A periodicidade do exame mdico anual, porm do exame de fluoreto semestral.

    c) O parmetro para controle biolgico da exposio ocupacional ao fluoreto EE exposio excessiva. O indicador biolgico capaz de indicar uma exposio ambiental acima do limite de tolerncia, mas no possui, isoladamente, significado clnico ou toxicolgico prprio, ou seja, no indica doena, nem est associado a um efeito ou disfuno de qualquer sistema biolgico.

    d) IBMP - ndice Biolgico Mximo Permitido: o valor mximo do indicador biolgico para o qual se supe que a maioria das pessoas ocupacionalmente expostas no corre risco de dano sade. Para o incio da jornada de trabalho, este valor de at 3 mg/g creatinina. Para o final da jornada de trabalho de 10 mg/g creatinina. A ultrapassagem deste valor significa exposio excessiva.

    10.5 Para empregados expostos ao risco QUMICO (LEOS, GRAXAS E SOLVENTES)

    a) Os empregados expostos a leos, graxas e solventes (tolueno e xileno) so submetidos a dosagem de cido hiprico e metil hiprico na urina no final do ltimo dia de jornada de trabalho, alm de hemograma com plaquetas.

    b) A periodicidade do exame mdico anual, porm dos exames de cido hiprico, metil hiprico e hemograma com plaquetas semestral.

    c) EE = o indicador biolgico capaz de indicar uma exposio ambiental acima do limite de tolerncia, mas no possui, isoladamente, significado clnico ou toxicolgico prprio, ou seja, no indica doena, nem est associado a um efeito ou disfuno de qualquer sistema biolgico.

    d) IBMP - ndice Biolgico Mximo Permitido: o valor mximo do indicador biolgico para o qual se supe que a maioria das pessoas ocupacionalmente expostas no corre risco de dano sade. Para o cido hiprico (tolueno), este valor de at 2,5 g/g creatinina. Para o cido

  • 13

    metil hiprico (xileno), este valor de at 1,5 g/g creatinina. A ultrapassagem destes valores significa exposio excessiva.

    11. EXAME DE RETORNO AO TRABALHO

    Dever ser realizado no primeiro dia da volta ao trabalho, quando ocorrer afastamento de 30 ou mais dias por motivo de doena ou acidente, de natureza ocupacional ou no, ou parto.

    Constar de exame clnico obrigatrio e exames complementares a critrio mdico que sejam imprescindveis para subsidiar o Mdico do Trabalho na sua concluso sobre a capacidade laborativa do empregado, considerando-se sempre as exigncias da funo.

    Sendo constatada a inaptido do empregado para seu retorno ao trabalho, o Mdico do Trabalho da RMBH reencaminhar, quando possvel, o mesmo ao INSS e emitir ASO de inapto. Caso j tenham se esgotado todos os recursos imediatos ao INSS, o mdico do trabalho dever emitir ASO de apto, porm far relatrio (CI comunicao interna) ao gerente do empregado, informando as restries temporrias e definindo o tempo de restrio.

    No caso de Mdico Examinador do interior, este dever emitir relatrio de reencaminhamento ao INSS quando for possvel, e encaminhar o pronturio mdico unidade de Medicina Ocupacional da COPASA em Belo Horizonte.

    12. EXAME DE MUDANA DE FUNO

    Dever ser realizado exame clnico sempre que houver mudana de funo.

    A definio dos exames complementares os quais ser submetido o empregado ser definida, portanto, pelos riscos ambientais detectados na nova funo.

    13. EXAME DEMISSIONAL

    Dever ser realizado exame clnico obrigatoriamente por ocasio da resciso do contrato de trabalho, nos 15 (quinze) dias que antecedem ao desligamento definitivo do empregado.

    Para os empregados expostos a riscos ocupacionais que tenham exames complementares especficos, estes tambm devero ser realizados, exceto se eles tiverem sido feitos nos ltimos 90 dias.

    Para os exames realizados no interior: O pronturio mdico, juntamente com o ASO so encaminhados para a unidade de Medicina Ocupacional da COPASA em Belo Horizonte (exceto para aprendiz que no necessita enviar para Belo Horizonte), onde sero analisados por 2 Mdicos do Trabalho da RMBH do quadro da

  • 14

    empresa, sendo um deles o Mdico Coordenador do PCMSO, que daro o parecer final sobre a aptido do empregado a ser demitido.

    14. PROGRAMAS E AES PREVENTIVAS OCUPACIONAIS E NO OCUPACIONAIS

    14.1- APA Programa de apoio destinado a empregados portadores de AIDS. O APA trabalha a preveno, promovendo aes informativas de forma a propiciar aos empregados condies de evitar a contaminao por doenas sexualmente transmissveis, entre elas a AIDS. Presta assistncia ao portador do vrus HIV, doente de AIDS, dando condies de manuteno destes no trabalho, sem discriminao.

    14.2 PASA Programa de apoio destinado a empregados alcolatras e tabagistas crnicos.

    O PASA rene atividades de preveno e tratamento do alcoolismo, tabagismo, drogadio e de distrbios a eles associados, buscando melhorar qualitativamente a vida dos empregados dependentes qumicos, propondo um resgate da cidadania, inserir laboral, familiar e socialmente estes empregados, alm de reduzir os acidentes de trabalho relacionados ao abuso de substncias txicas e os custos com assistncia mdica e hospitalar, auxlio-doena, aposentadoria precoce, inclusive por invalidez, penses e afins. 14.3 CAMPANHAS DE VACINAO

    Campanhas mostrando aos empregados a importncia da imunizao ativa. Nesse ano foi realizada, nos diversos setores da empresa, vacinao contra Hepatite, Febre Amarela e Gripe. 14.4 GRUPO DE TRABALHO EM ERGONOMIA - GTE

    A ergonomia identifica, analisa e recomenda mudanas nas situaes de trabalho j existentes e em fase de concepo, orientando as reas da Empresa na assimilao de novas tecnologias, organizao do trabalho, mobilirios e equipamentos de trabalho.

    Ginstica Laboral: coordenada pelo GTE, so exerccios de relaxamento e alongamento

    que so passados aos empregados, orientando tambm sobre a importncia do cumprimento da pausa de 10 minutos a cada 50 min. de digitao.

    14.5 PALESTRAS Palestras diversas de DORT (Doena Osteo-muscular Relacionada ao Trabalho), PAIR (Perda Auditiva Induzida pelo Rudo), DST (Doenas Sexualmente Transmissveis), HAS (Hipertenso Arterial Sistmica), etc.

  • 15

    15. CONSIDERAES FINAIS

    Se durante a realizao de qualquer um dos Exames Mdicos Ocupacionais for constatada a ocorrncia de doenas profissionais, dever o Mdico do Trabalho da RMBH: Afastar o empregado, se necessrio.

    Emitir CAT (Comunicado de Acidente do Trabalho), aps discusso do caso e parecer favorvel da equipe mdica da COPASA.

    Informar equipe de Segurana do Trabalho a necessidade de alteraes no ambiente ou adoo de medidas de controle.

    O Mdico Examinador do interior dever:

    Afastar o empregado, se necessrio.

    Solicitar avaliao ao Mdico Coordenador do PCMSO ou ao Gerente da unidade de Medicina da RMBH, que por sua vez propor, quando necessrio, o afastamento do empregado da exposio ao risco ou do trabalho.

  • 16

    Relao dos Mdicos do Trabalho da DVSS

    Ronan Arajo Fernandes Mdico do Trabalho - Coordenador do PCMSO CRMMG: 20.818

    Marcos Geraldo Assis Coelho Mdico do Trabalho CRMMG: 11.738

    Maria das Graas B. Barbosa Mdica do Trabalho CRMMG: 27.938

    Rodrigo Mrcio Saldanha Mdico do Trabalho CRMMG: 31.221

    Srgio Borges de Moraes Mdico do Trabalho CRMMG: 10.022

    Suzana Tayer Amaral Mdica do Trabalho CRMMG: 08.577

    Tereza Cristina B. M. Nogueira Mdica do Trabalho CRMMG: 21.318

    Contatos: (31) 3250.1496 (31) 3250.1129 (31) 3250.1402 (FAX) [email protected] [email protected]

    Dr. Ronan Arajo Fernandes - CRMMG: 20.818 Mdico Coordenador do PCMSO

  • 17

    ANEXOS

  • 18

    Anexo I

    ESPECIALIDADE RISCO OCUPACIONAL ESPECFICO EXAME DE MONITORAMENTO PERIODICIDADE

    Auxiliar de Dentista BIOLGICO (OUTROS) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

    Auxiliar Manuteno Eletromecnica

    FSICO (RUDO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    QUMICOS (LEOS, GRAXAS) HEMOGRAMA E PLAQUETAS SEMESTRAL

    CIDO HIPRICO E METILHIPRICO SEMESTRAL

    Auxiliar Manuteno Poos FSICOS (RUDO, VIBRAO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    Auxiliar Operao ETA QUMICO (FLOR) FLUORETO URINRIO SEMESTRAL

    Auxiliar Operao ETE BIOLGICO (ESGOTO) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

    Auxiliar Sondagem FSICOS (RUDO, VIBRAO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    Dentista BIOLGICO (OUTROS) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

    Encarregado Geral Sondagem FSICOS (RUDO, VIBRAO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    Encarregado Manuteno Eletromecnica

    FSICO (RUDO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    QUMICOS (LEOS, GRAXAS) HEMOGRAMA E PLAQUETAS SEMESTRAL

    CIDO HIPRICO E METILHIPRICO SEMESTRAL

    Encarregado Manuteno Esgoto BIOLGICO (ESGOTO) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

    Encarregado Oficina Eletromecnica

    FSICO (RUDO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    QUMICOS (LEOS, GRAXAS, FUMOS

    METLICOS)

    HEMOGRAMA E PLAQUETAS SEMESTRAL

    CIDO HIPRICO E METILHIPRICO SEMESTRAL

    Encarregado Oficina Manuteno

    Hidrmetro FSICO (RUDO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    Encarregado Sondagem FSICOS (RUDO, VIBRAO) AUDIOMETRIA TONAL SEMESTRAL

    Enfermeiro Trabalho BIOLGICO (OUTROS) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

    Mdico Trabalho BIOLGICO (OUTROS) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

    Oficial Manuteno Eletromecnica

    FSICO (RUDO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    QUMICOS (LEOS, GRAXAS, NVOAS) HEMOGRAMA E PLAQUETAS SEMESTRAL

    CIDO HIPRICO E METILHIPRICO SEMESTRAL

    Oficial Manuteno Esgoto BIOLGICO (ESGOTO) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

    Operador Desidratao e Secagem de Lodo BIOLGICO (ESGOTO) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

    Operador ETA QUMICO (FLOR) FLUORETO URINRIO SEMESTRAL

    Operador ETE BIOLGICO (ESGOTO) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

    Operador Mquinas Pesadas FSICO (RUDO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    Operador Sistemas gua QUMICO (FLOR) FLUORETO URINRIO SEMESTRAL

    Operador Sistemas Esgoto BIOLGICO (ESGOTO) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

  • 19

    ESPECIALIDADE RISCO OCUPACIONAL ESPECFICO EXAME DE MONITORAMENTO PERIODICIDADE

    Reparador e Aferidor Hidrmetros FSICO (RUDO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    Servente Esgoto BIOLGICO (ESGOTO) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

    Soldador FSICO (RUDO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    QUMICO (FUMOS METLICOS) NENHUM

    Sondador FSICOS (RUDO, VIBRAO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    Supervisor Eletromecnica FSICO (RUDO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    Supervisor Tratamento Esgoto BIOLGICO (ESGOTO) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

    Tcnico Eletromecnica

    FSICO (RUDO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    QUMICOS (LEOS, GRAXAS) HEMOGRAMA E PLAQUETAS SEMESTRAL

    CIDO HIPRICO E METILHIPRICO SEMESTRAL

    Tcnico Enfermagem do Trabalho BIOLGICO (OUTROS) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

    Tcnico Manuteno Veculos e Mquinas FSICO (RUDO) AUDIOMETRIA TONAL ANUAL

    Tcnico Operao ETA QUMICO (FLOR) FLUORETO URINRIO SEMESTRAL

    Tcnico Tratamento Esgoto BIOLGICO (ESGOTO) Anti-HAV IgG e Anti-HBs NO ADMISSIONAL

  • 20

    Os anexos II e III a seguir foram retirados do documento base PPRA da COPASA MG, documento este que serve de subsdio para elaborao deste PCMSO.

    ANEXO II RISCOS AMBIENTAIS Conforme a NR 09 da Portaria 3214/78 do Ministrio do Trabalho e Emprego, os riscos ambientais so aqueles existentes nos ambientes de trabalho capazes de causar danos sade do trabalhador em funo de sua intensidade, tempo de exposio ou da sensibilidade do trabalhador. Especificamente na COPASA, de acordo com atividades desenvolvidas pelos seus empregados, estes agentes de riscos ambientais so reduzidos aos seguintes:

    A) Riscos qumicos: Poeiras, gases, vapores (manuteno, laboratrios, almoxarifados, oficinas, ETA e ETE);

    Produtos qumicos (manuteno, oficinas, almoxarifados, laboratrios e ETA e ETE).

    B) Riscos fsicos: Rudos (elevatrias, roadeiras, operao de mquinas e equipamentos motorizados, na

    manuteno de redes, ETA e ETE);

    Radiao no-ionizante (soldas realizadas em oficinas);

    Umidade (manuteno de reservatrio e de redes de gua e de esgoto).

    C) Riscos biolgicos: Vrus, bactrias, protozorios, bacilos e parasitas (ETE, elevatrias de esgoto, manuteno

    de rede de esgoto e laboratrios de anlise de amostras de esgoto).

    A) Riscos no Trabalho em Estaes de Tratamento de gua - ETA Riscos Fsicos

    Radiao no-ionizante pela exposio ao sol para trabalhos a cu aberto e nos trabalhos de solda em oficinas de manuteno.

    Rudo proveniente de mquinas e equipamentos, especialmente as de setores de elevatrias, roadeiras de gramneas.

    Situaes em que o IBUTG (ndice Bulbo mido Termometro Globo) esteja acima do limite de tolerncia, tais como trabalho a cu aberto, ambientes sem ventilao adequada.

  • 21

    Riscos Qumicos

    Exposio a inseticidas, includos os do grupo dos organofosforados, nas tarefas de limpeza e manuteno de margens de represas.

    Exposio a cloro gasoso (Cl2) nos processos de oxidao de metais e na etapa de desinfeco da gua. O cloro previamente dissolvido em menores volumes de gua para posterior adio em tanques.

    Exposio a dixido de cloro e cloritos nos processos de tratamento de gua.

    Exposio a gs metano em poos de visita e tanques esvaziados para reparos.

    Produtos qumicos utilizados nos laboratrios de anlises. Gases e vapores em setores de manuteno e em laboratrios de anlises qumicas.

    Contato com leos, graxas e solventes em oficinas de manuteno e mquinas em geral.

    Exposio a diversos produtos qumicos decorrente de inadequaes nos processos de diluio, acrscimo de solues de produtos gua e armazenamento.

    Orientaes Complementares sobre Produtos Qumicos Utilizados no Tratamento de gua e/ou Gerados em Decorrncia deles. So utilizados diversos produtos no tratamento de gua cido Fluossilcico H2SiF6 Riscos sade: provoca irritao nos olhos e no aparelho respiratrio. Se ingerido pode provocar a morte por hipotenso, choque e parada cardio-respiratria. Na inalao significativa pode causar pneumonia e edema agudo dos pulmes.

    Cloreto Frrico soluo FeCl3 Riscos sade: nos olhos pode causar queimaduras graves e possvel perda da viso, na pele pode causar queimaduras graves; para as vias respiratrias, seu vapor extremamente irritante, se houver liberao de HCl; Cloritos (ons clorito) Gerado a partir da adio de gua ao dixido de cloro, esse por sua vez, utilizado no tratamento de gua. Na reao com a gua, os ons clorito combinam com metais formando sais solveis, clorito de sdio. Reage rapidamente com lquidos do organismo e por isso irritante de mucosas como as de nariz, garganta, brnquios e pulmes. Se ingerido pode causar irritao de boca, esfago e estmago. No h evidncias de ser produto cancergeno. A concentrao segura de cloritos na gua potvel de 1mg/l. Cloro Cl2 um gs mais denso que o ar, liqefeito quando comprimido, de cor amarelo esverdeada e de odor acre, irritante, sufocante, asfixiante e caracterstico. pouco solvel em gua. Pode combinar-se com a gua ou o vapor e produzir fumos txicos e corrosivos de cido clordrico. Os principais usos so na produo de diversos compostos clorados orgnicos e inorgnicos, produo de compostos cloretos metlicos, indstria de pesticida, esterilizao e desinfeco da gua de beber, de piscinas e de sistemas industriais, agente alvejante na indstria de papel e celulose, etc.

  • 22

    Dixido de cloro ClO2 um gs manufaturado de cor amarelo-avermelhada. usado em tratamento de gua e no clareamento de papis. Quando reage com a gua forma ons clorito, composto bastante reativo, gerando sais solveis, como clorito de sdio. O produto irritante das vias areas superiores. O rgo americano OSHA determinou que o limite seguro de concentrao no ar de 0,1 ppm, para 40 horas semanais de trabalho. Fluorsilicato de Sdio (p) Na2SiF6 Riscos sade: provoca irritao nos olhos, pele e no aparelho respiratrio. Se ingerido pode levar morte. Por hipotenso, choque e at parada cardio-respiratria. Na inalao significativa pode causar pneumonia e edema agudo dos pulmes. Hipoclorito de Clcio Ca (ClO)

    2

    Riscos sade: irritante respiratrio pela liberao de cloro gasoso; inalaes severas podem levar a casos graves. irritante das mucosas em geral. Irritante tambm para pele e olhos. Hipoclorito de Sdio (lquido) NaClO. Riscos Sade: provoca queimaduras nos olhos com possvel perda da viso, na pele pode causar queimaduras graves e no aparelho respiratrio pode causar irritaes. No caso de ingesto provoca irritao da mucosa digestiva. Sulfato de Alumnio (lquido) Al2(SO4)3 Riscos sade: Irritao nos olhos e na pele provoca irritao local em contato prolongado. Sulfato Ferroso Clorado FeSO47 H2O(1/2)Cl2 Riscos sade: para olhos e pele pode causar irritao quando em contato. A ingesto causa irritao gstrica e intestinal conseqente ao corrosiva direta dos sais de ferro sobre a mucosa gstrica e a seguir sobre a mucosa intestinal. Provoca vmitos escuros, hematmese (sangramento pela boca), dores abdominais e diarreia com fezes escuras. Em casos graves pode causar a morte por choque hipovolmico (reduo de volumes de lquidos no organismo, com queda grave da presso arterial). Alguns produtos qumicos podero resultar do processo de tratamento de gua. Dentre eles abordamos: Metano CH4 (metilidreto) No tratamento de gua pode estar presente em poos de visita e tanques esvaziados para reparos. classificado como asfixiante simples e quando presente em altas concentraes reduz a presso parcial de oxignio, deslocando da atmosfera de respirao o oxignio disponvel, provocando hipxia (baixa oxigenao). Como todos os gases asfixiantes incolor. O metano no tem odor.

    B) Riscos no Trabalho em Estaes de Tratamento de Esgoto - ETE Os riscos associados a cada processo variam de acordo com a planta de tratamento e com os produtos qumicos utilizados em cada um deles, mas podem ser divididos em fsicos, qumicos, ergonmicos, biolgicos e de acidentes. Para prevenir ou reduzir os impactos sobre a sade do trabalhador necessrio identificar, avaliar e controlar os riscos.

  • 23

    Riscos Fsicos

    Radiao no-ionizante pela exposio ao sol para trabalhos a cu aberto e nos trabalhos de solda em oficinas de manuteno.

    Rudo proveniente de mquinas e equipamentos (bombas de elevatrias, aeradoras, bombas de captao, etc.

    Situaes em que o ndice de IBUTG pode estar acima do limite de tolerncia, tais como trabalho a cu aberto, ambientes sem ventilao adequada.

    Riscos Biolgicos Procedem principalmente da exposio a microrganismos presentes nos resduos humanos e de outras espcies animais. Quando se utiliza processo de aerao para tratamento de resduos esses microrganismos podem estar dispersos no ar representando fonte de contaminao. A situao de risco pode assumir maiores propores quando do extravasamento de esgoto. Os principais microrganismos presentes so fungos, bactrias e vrus que podem causar enfermidades agudas ou crnicas. Informaes Complementares sobre Produtos Qumicos Nas estaes de tratamento de esgoto so utilizados e/ou gerados alguns produtos qumicos que merecem meno pelos riscos que representam. cido clordrico HCl (cido muritico, cido hidroclrico) um lquido incolor ou levemente amarelado e forma vapores com odor forte irritante, sufocante, pungente, caracterstico. Usado na produo de substncias qumicas cloradas, dentre elas o xido de sdio (reao de cido clordrico com clorito de sdio), utilizado no tratamento de gua residual de estaes de tratamento de esgoto, antes de seu escoamento em mananciais. Gs sulfdrico H2S (Sinnimos: Sulfeto de hidrognio, hidrognio sulfurado, cido hidrossulfrico, sulfeto de diidrognio). um gs incolor, mais pesado do que o ar com odor desagradvel de ovos podres. Seu estado fsico pode ser lquido sob presso. Pode surgir como resultado da decomposio de matria orgnica como a que ocorre nas plantas de tratamento de esgoto. Metano CH4 (metilidreto) No tratamento de esgoto pode estar presente em praticamente todas as etapas do processo e ainda em poos de visita e tanques fechados esvaziados para reparos. Esta substncia classificada como asfixiante simples e quando presente em altas concentraes reduz a presso parcial de oxignio, deslocando da atmosfera de respirao o oxignio disponvel, provocando hipxia (baixa oxigenao). Como todos os gases asfixiantes incolor. O metano no tem odor. Riscos nos trabalhos de manuteno Estes riscos se referem s atividades de manuteno fora das ETA e das ETE

  • 24

    Riscos Fsicos

    Rudo proveniente de mquinas e equipamentos, especialmente as de setores de elevatrias, roadeiras de gramneas, equipamentos de jateamento de granalha utilizados para recuperao de hidrmetros.

    Riscos Qumicos

    Contato com leos, graxas e solventes em oficinas de manuteno e de pintura de veculos e mquinas em geral.

    Riscos Biolgicos Procedem principalmente da exposio a microrganismos presentes nos resduos humanos e de outras espcies animais em manutenes de redes de esgoto. A situao de risco pode assumir maiores propores quando do extravasamento de esgoto. Os principais microrganismos presentes so fungos, bactrias e vrus que podem causar enfermidades agudas ou crnicas. CONTROLE DOS RISCOS AMBIENTAIS O controle dos riscos ambientais na COPASA feito com a eliminao do risco ou com a adoo de equipamentos de proteo coletivo e/ou individual. Assim, atravs de visitas tcnicas peridicas aos locais de trabalho, os componentes do SESMT, juntamente com os representantes das unidades em questo, estabelecem novos processos para se eliminar o risco ou a adoo de equipamentos de proteo coletivo (EPC) e/ou equipamentos de proteo individual (EPI) para os trabalhadores. Quando no houver condies de anular ou neutralizar os agentes agressivos atravs de Equipamentos de Proteo em utilizao, so indicadas mudanas nos processos ou adoo de novos equipamentos de proteo.

  • 25

    ANEXO III

    CONCLUSES PPRA

    Relao de detalhes de especialidade em ordem alfabtica

    Item Especialidade Categoria Concluso

    1 Advogado Apoio-administrativo - ensino superior 1

    2 Almoxarife Tcnica-administrativa - ensino fundamental

    2

    3 Analista Master Apoio-administrativo - ensino superior 1

    4 Analista Administrao Pessoal Apoio-administrativo - ensino superior 1

    5 Analista Administrativo Distrital Apoio-administrativo - ensino superior 1

    6 Analista Apoio Administrativo Apoio-administrativo - ensino superior 1

    7 Analista Apoio Logstico Apoio-administrativo - ensino superior 1

    8 Analista Comercial Apoio-administrativo - ensino superior 1

    9 Analista Contbil Apoio-administrativo - ensino superior 1

    10 Analista Controle de Qualidade de gua e Efluentes Apoio-administrativo - ensino superior 2

    11 Analista de Treinamento Apoio-administrativo - ensino superior 1

    12 nalista Desenvolvimento Sistemas Organizacionais Apoio-administrativo - ensino superior 1

    13 Analista Desenvolvimento Tecnolgico Apoio-administrativo - ensino superior 1

    14 Analista Financeiro Apoio-administrativo - ensino superior 1

    15 Analista Meio Ambiente Apoio-administrativo - ensino superior 2

    16 Analista Planejamento e Controle Apoio-administrativo - ensino superior 1

    17 Analista Programas Comunitrios Apoio-administrativo - ensino superior 2

    18 Analista Recursos Hdricos Apoio-administrativo - ensino superior 2

    19 Analista Recursos Humanos Apoio-administrativo - ensino superior 1

    20 Analista Servio Social Apoio-administrativo - ensino superior 1

    21 Analista Sistemas de Gesto Apoio-administrativo - ensino superior 1

    22 Analista Sistemas Informatizados Apoio-administrativo - ensino superior 1

    23 Analista Suporte de Informtica Apoio-administrativo - ensino superior 1

    24 Assistente Advocacia Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    25 Assistente Apoio Administrativo Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    26 Assistente Apoio Logstico Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    27 Assistente Auditoria Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    28 Assistente Comercial Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    29 Assistente Comunicao Social Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    30 Assistente Financeiro, Contbil e Patrimnio Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    31 Assistente Processamento Dados Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    32 Assistente Programas Comunitrios Tcnica-administrativa - ensino mdio 2

    33 Assistente Recursos Humanos Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    34 Assistente Sistemas de Gesto Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    35 Assistente Tcnico Especialista Tcnica-operacional - ensino mdio *

  • 26

    Item Especialidade Categoria Concluso

    36 Assistente Tcnico Especialista Tcnica-administrativa - ensino mdio *

    37 Atendente Comercial Administrativa - ensino mdio 1

    38 Atendente Informtica Administrativa - ensino mdio 1

    39 Auditor Apoio-administrativo - ensino superior 1

    40 Auxiliar Apoio Administrativo Administrativa - ensino mdio 1

    41 Auxiliar Dentista Administrativa - ensino fundamental 5

    42 Auxiliar Laboratrio Operacional - ensino fundamental 2

    43 Auxiliar Manuteno Civil Operacional - ensino fundamental 2

    44 Auxiliar Manuteno de Poos Operacional - ensino fundamental 2

    45 Auxiliar Manuteno Eletromecnica Operacional - ensino fundamental 2

    46 Auxiliar Operao ETA Operacional - ensino fundamental 2

    47 Auxiliar Operao ETE Operacional - ensino fundamental 2

    48 Auxiliar Operacional Operacional - ensino fundamental 2

    49 Auxiliar Servios Gerais Operacional - ensino fundamental 2

    50 Auxiliar Servios Tcnicos Operacional - ensino fundamental 2

    51 Auxiliar Sistemas Interior Operacional - ensino mdio 2

    52 Auxiliar Sistemas Interior Operacional - ensino fundamental 2

    53 Auxiliar Sondagem Operacional - ensino fundamental 2

    54 Auxiliar Topografia Operacional - ensino fundamental 2

    55 Bibliotecrio Apoio-administrativo - ensino superior 1

    56 Bombeiro Hidrulico Operacional - ensino fundamental 2

    57 Comunicador Social Apoio-administrativo - ensino superior 1

    58 Copeiro Operacional - ensino fundamental 1

    59 Dentista Apoio-administrativo - ensino superior 5

    60 Desenhista Cadastrista Operacional - ensino fundamental 1

    61 Desenhista Tcnico de Projetos Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    62 Desenvolvedor de Sistemas de Informao Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    63 Eletricista Edificaes Operacional - ensino fundamental 2

    64 Encarregado Administrativo Distrital Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    65 Encarregado Atendimento Comercial Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    66 Encarregado Controle Leitura e Entrega Contas Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    67 Encarregado Geral Manuteno gua e Esgoto Operacional - ensino mdio 2

    68 Encarregado Geral Sondagem Operacional - ensino mdio 2

    69 Encarregado Macrooperao Operacional - ensino mdio 2

    70 Encarregado Manuteno gua Operacional - ensino mdio 2

    71 Encarregado Manuteno gua Operacional - ensino fundamental 2

    72 Encarregado Manuteno Eletromecnica Operacional - ensino mdio 2

    73 Encarregado Manuteno Eletromecnica Operacional - ensino fundamental 2

    74 Encarregado Manuteno Esgoto Operacional - ensino mdio 2

    75 Encarregado Manuteno Esgoto Operacional - ensino fundamental 2

    76 Encarregado Manuteno Sistemas Operacional - ensino mdio 2

    77 Encarregado Manuteno Sistemas Operacional - ensino fundamental 2

    78 Encarregado Oficina Eletromecnica Operacional - ensino mdio 2

  • 27

    Item Especialidade Categoria Concluso

    79 Encarregado Oficina Manuteno Hidrmetro Operacional - ensino mdio 2

    80 Encarregado Servios Administrativos Tcnica-administrativa - ensino mdio 2

    81 Encarregado Servios Gerais Operacional - ensino mdio 2

    82 Encarregado Servios Recomposio Operacional - ensino mdio 2

    83 Encarregado Servios Recomposio Operacional - ensino fundamental 2

    84 Encarregado Sistemas Operacional - ensino mdio 2

    85 Encarregado Sistemas Operacional - ensino fundamental 2

    86 Encarregado Sondagem Operacional - ensino mdio 2

    87 Encarregado Telemarketing Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    88 Enfermeiro Trabalho Apoio-administrativo - ensino superior 5

    89 Engenheiro Acompanhamento Controle Empreendimentos Apoio-administrativo - ensino superior 2

    90 Engenheiro Eletromecnica Apoio-administrativo - ensino superior 2

    91 Engenheiro Eletrnico Apoio-administrativo - ensino superior 2

    92 Engenheiro Especificao e Inspeo de Materiais e Equipamentos

    Apoio-administrativo - ensino superior 2

    93 Engenheiro Hidrometria Apoio-administrativo - ensino superior 2

    94 Engenheiro Obras Apoio-administrativo - ensino superior 2

    95 Engenheiro Operao Apoio-administrativo - ensino superior 2

    96 Engenheiro Oramento Custos Empreendimentos Apoio-administrativo - ensino superior 2

    97 Engenheiro Percias Avaliaes Apoio-administrativo - ensino superior 2

    98 Engenheiro Produo e Operao Apoio-administrativo - ensino superior 2

    99 Engenheiro Projetos Apoio-administrativo - ensino superior 2

    100 Engenheiro Segurana Trabalho Apoio-administrativo - ensino superior 2

    101 Fiscal de Obras e Servios Operacional - ensino mdio 2

    102 Fiscal de Obras e Servios Operacional - ensino fundamental 2

    103 Garom Operacional - ensino fundamental 1

    104 Hidrometrista Operacional - ensino mdio 2

    105 Hidrometrista Operacional - ensino fundamental 2

    106 Inspetor Vigilncia Patrimonial Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    107 Leiturista Operacional - ensino mdio 3

    108 Leiturista Operacional - ensino fundamental 3

    109 Mdico Trabalho Apoio-administrativo - ensino superior 5

    110 Motorista Operacional - ensino fundamental 4

    111 Oficial Cabeamento Operacional - ensino fundamental 2

    112 Oficial Manuteno gua Operacional - ensino fundamental 2

    113 Oficial Manuteno Eletromecnica Operacional - ensino fundamental 2

    114 Oficial Manuteno Esgoto Operacional - ensino fundamental 2

    115 Oficial Manuteno Veculos Operacional - ensino fundamental 2

    116 Operador Central Cloro Operacional - ensino fundamental 2

    117 Operador Desidratao e Secagem de lodo Operacional - ensino mdio 2

    118 Operador Elevatria gua Operacional - ensino fundamental 2

    119 Operador Elevatria Esgoto Operacional - ensino fundamental 2

    120 Operador ETA Operacional - ensino mdio 2

  • 28

    Item Especialidade Categoria Concluso

    121 Operador ETA Operacional - ensino fundamental 2

    122 Operador ETE Operacional - ensino mdio 2

    123 Operador ETE Operacional - ensino fundamental 2

    124 Operador Mquinas Pesadas Operacional - ensino fundamental 2

    125 Operador Rdio Operacional - ensino fundamental 1

    126 Operador Sistemas gua Operacional - ensino fundamental 2

    127 Operador Sistemas Esgoto Operacional - ensino fundamental 2

    128 Operador Sistemas Processamento Dados Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    129 Operador Subsistemas Operacional - ensino fundamental 2

    130 Operador Telemarketing Administrativa - ensino mdio 1

    131 Pedreiro Operacional - ensino fundamental 2

    132 Pintor Edificaes Operacional - ensino fundamental 2

    133 Programador Produo Processamento Dados Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    134 Programador Servios Operacionais Tcnica-administrativa ens. fundamental 1

    135 Programador Servios Operacionais Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    136 Programador Sistemas Informatizados Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    137 Reparador e Aferidor Hidrmetros Operacional - ensino fundamental 2

    138 Secretria Departamento Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    139 Secretria Diretor Presidente Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    140 Secretria Diretoria Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    141 Secretria Superintendncia Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    142 Servente gua Operacional - ensino fundamental 2

    143 Servente Esgoto Operacional - ensino fundamental 2

    144 Soldador Operacional - ensino fundamental 2

    145 Sondador Operacional - ensino fundamental 2

    146 Supervisor Apoio Administrativo Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    147 Supervisor Apoio Logstico Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    148 Supervisor Central Cloro Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    149 Supervisor Comercial Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    150 Supervisor Eletromecnica Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    151 Supervisor Eletrnica Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    152 Supervisor Financeiro e Contbil Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    153 Supervisor Informtica Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    154 Supervisor Manuteno e Operao Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    155 Supervisor Manuteno Equip. Processamento Dados Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    156 Supervisor Manuteno Montagem Sist.Telecomunicao Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    157 Supervisor Medio e Pitometria Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    158 Supervisor Operao Estao Elev. Subest. Eltrica Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    159 Supervisor Projetos e Obras Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    160 Supervisor Recursos Humanos Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    161 Supervisor Servios Gerais Tcnica-administrativa - ensino mdio 2

    162 Supervisor Sistemas de Gesto Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    163 Supervisor Telecomunicao de Dados Tcnica-operacional - ensino mdio 1

  • 29

    Item Especialidade Categoria Concluso

    164 Supervisor Telemarketing Tcnica-administrativa - ensino mdio 1

    165 Supervisor Tratamento gua Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    166 Supervisor Tratamento Esgoto Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    167 Supervisor Vigilncia Patrimonial Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    168 Tcnico Eletromecnica Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    169 Tcnico Eletrnica Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    170 Tcnico Enfermagem do Trabalho Tcnica-administrativa - ensino mdio 5

    171 Tcnico Informtica Tcnica-administrativa - ensino mdio 2

    172 Tcnico Laboratrio Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    173 Tcnico Manuteno Equipamento Proc. Dados Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    174 Tcnico Manuteno Veculos e Mquinas Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    175 Tcnico Materiais e Equipamentos Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    176 Tcnico Medio e Pitometria Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    177 Tcnico Meio Ambiente Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    178 Tcnico Operao Elevatria Subestao Eltrica Tcnica-operacional - ensino fundamental 2

    179 Tcnico Operao Elevatria Subestao Eltrica Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    180 Tcnico Operao ETA Tcnica-operacional - ensino fundamental 2

    181 Tcnico Operao ETA Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    182 Tcnico Projetos e Obras Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    183 Tcnico Qumico Produo Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    184 Tcnico Segurana Trabalho Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    185 Tcnico Telecomunicaes Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    186 Tcnico Tratamento Esgoto Tcnica-operacional - ensino fundamental 2

    187 Tcnico Tratamento Esgoto Tcnica-operacional - ensino mdio 2

    * no momento no h ningum exercendo esta funo e no h descrio

  • 30

    Concluses e observaes

    1. Profissionais Administrativos, Atendente Comercial, Operador Telemarketing e Digitador. CONCLUSO - No h riscos qumicos, fsicos ou biolgicos. OBSERVAO - Na operao de equipamentos de informtica, continuar obedecendo a CP 044/97 e a NR17 (Ergonomia), ou seja, a cada 50 (cinqenta) minutos fazer pausa de 10 (dez) minutos. 2. Bilogo, Engenheiro, Gegrafo, Gelogo, Qumico, Tcnico, Almoxarife, Projetista de Obras, Soldador, Sondador, Supervisor, Encarregado, Operacional, Patrulha Eletromecnica gua e Esgoto, Profissionais Laboratrio ETA e ETE, Atendente Interno e Externo Programa Comunitrio. CONCLUSO - Sempre que as medidas de proteo coletiva no oferecerem completa proteo e para atender s condies de emergncia, sero fornecidos EPIs adequados ao risco, em bom estado de conservao e possuindo Certificado de Aprovao (C.A), utilizados para controle dos agentes. Os empregados so treinados e orientados quanto obrigatoriedade do uso dos EPIs. OBSERVAO - Ao desenvolverem suas atividades em ambiente externo, os empregados tero sua disposio, alm dos EPIs indicados, creme de proteo solar. 3. Leiturista. CONCLUSO - Os empregados so treinados e orientados quanto obrigatoriedade do uso dos EPIs visando a preservao da sua sade. OBSERVAO - Ao desenvolverem suas atividades em ambiente externo, os empregados tero sua disposio, alm dos EPIs indicados, creme de proteo solar e bon. 4. Motorista. CONCLUSO - Os empregados so treinados e orientados quanto obrigatoriedade do uso dos EPIs visando a preservao da sua sade, quando indicado. OBSERVAO - Ao desenvolverem suas atividades em ambiente externo, os empregados tero sua disposio, alm dos EPIs indicados, creme de proteo solar. 5. Dentista, Enfermeiro, Mdico, Tcnico e Auxiliar de enfermagem, Auxiliar de dentista. CONCLUSO - Sempre que as medidas de proteo coletiva no oferecerem completa proteo e para atender s condies de emergncia, sero fornecidos EPIs adequados ao risco, em bom estado de conservao e possuindo Certificado de Aprovao (C.A), utilizados para controle dos agentes. Os empregados so treinados e orientados quanto obrigatoriedade do uso dos EPIs. OBSERVAO - Ao desenvolverem suas atividades em ambiente externo, os empregados tero sua disposio, alm dos EPIs indicados, creme de proteo solar.