paz na terra entre os homens” - koinonia.org.br · t & p dezembío. vão se apagando as luzes...

8
...paz na terra entre os homens...”

Upload: lythuy

Post on 09-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

...paz na terra entre os

homens. . . ”

T & P Dezembío. Vão se apagando as luzes deste agi- informação tado 1972. Foi neste mês, dia 10, há vinte e ecumênica quatro anos, que, na Assembléia Gerai das

Nações Unidas, se adotou a Declaração Univer­sal dos Direitos Humanos. Direitos nascidos com o ho­mem, dádivas de Deus, independente de “declarações institucionais”. Que bom se toda criatura pudesse des- frutar deles durante seus dias, até atingir a plena rea­lização da sua natureza — ser realmente hom em !...

Aí, então, se poderia falar em paz. Paz com Justiça. Amor, concórdia universal. São as aspirações dos nossos cânticos do final de dezembro, quando a cristandade comemora o nascimento daquele que é chamado o “Prín­cipe da Paz”.

E, ao terminar mais um ano, podemos, mais ou me­nos realizados, dizer — misão cumprida. Foram doze números do CEI, distribuídos mensalmente, alguns es­tudos em Bíblia Hoje, vários documentos para reflexões e, ainda, dois Suplementos de 40 páginas. O de n.° 2 está sendo distribuído com esta edição do CEI. Também um livro — Liberdade e Fé. O assinante poderá recebê-lo como prêmio do seu apoio e incentivo aos que fazem o CEI. Basta pagar sua assinatura até o dia 15 de fevereiro de 1973. São 25 cruzeiros. E nós nos esforçaremos para fazer sempre melhor as publicações de T & P , conti­nuando a oferecer, em 73, o noticiário, os estudos bíblicos, os documentos e os suplementos. E, nesta página, os lei­tores continuarão dizendo o que pensam do CEI e dos assuntos abordados por ele.

Aos leitores amigos desejamos boas festas e aquele próspero Ano Novo.C A R T A S

— No número 71 (outubro de 72) do Boletim CEI, foi publicada, na quinta página, uma notícia sob a epígrafe IGREJA LUTERANA RESOLVE NÃO PARTICIPAR DA NOVA CO­MISSÃO ECUMÊNICA DE S ERVTÇO. A ref eridà ■ notícia não corresponde à verdade, pois omite a parte positiva da reso­lução do Conselho Diretor da Igreja Evangélica dè Confissão Luterana no Brasil (IECLB) a qual propõe que a DIACONIA seja a entidade encarregada de executar, a tarefa indicada na remomendação da Consulta de Salvador. Peço, portanto, enca- recidamente, que no próximo nú­mero do Boletim CEI seja pu­blicada a devida retificação e que me seja comunicado quem forneceu a notícia em apreço, publicada no número 71 dp' pe-

piódico sob sua direção. Agra­decendo de antemão, subscremo- me com respeitosas saudações.

K. GottschaldPorto Alegre, RS

N. R. O Pastor Gottschald é o Presidente da IECLB, Pre­sidente da Confederação Evan­gélica do Brasil e também Vice- presidente de DIACONIA, a qual foi organizada sob o duplo patrocínio da “ Church World Service” (New York) e “Lu­theran World Relief” em 1966, com representação de diversas igrejas Evangélicas do Brasil. A IECLB é membro do Con­selho Mundial de Igrejas e da Federação Mundial Luterana e contava, em 1971, com 1.244 comunidades locais, 142.781 fa ­mílias, 640.768 pessoas, 365.980 comungantes e 285 pastores. O Serviço de Projetos de Desen­volvimento (SPD) da Igreja Luterana (IECLB ) aprovou até

31/7/72 107 projetos (52 con­cluídos, 55 em fase de execução) totalizando US$ 7,288,477.03(aproxidadamente ......................CR$ 44.000.000,00).

— Quanto ao boletim CEI está muito bom, principalmente os documentos “coloridos” . . . Sinto, como protestante, que a maioria das notícias inseridas são de proveniência católica. Os pro­testantes estão desaparecendo do CEI ? Ou não há mais qualidade nas suas manifestações ? Do lei­tor assíduo

Amoldo Maedche Curitiba, PR

— Para nós que vivemos fora do país e quase nunca temos informações exatas do que real­mente se passa no Brasil, a che­gada de CEI é sempre uma fes­ta : é relevante, informativo e instrutivo. Depois de o ler, ime­diatamente passo a outros colegas e amigos que lêm portuguête, ou espanhol. Você e seus com­panheiros estão realizando um trabalho importante e gostaria que soubesse o quanto aprecia­mos tal esforço.

Fraternalmente em Cristo, Gerson A. Meyer Genebra, Suíça

TELEGRAMA— Agradecendo remessa de

número 72 (novembro) do CEI quero congratular-me com o sen­tido humano e o elevado espírito de fraternidade universal que emanam da mensagem de suas páginas. Aproveito a oportunida­de para felicita-los pela divul­gação das palavras de Dom Hel- der Câmara em pronunciamento feito em Torino com a coragem e lucidez de um coração cristão privilegiado. Sem Justiça não há Paz e a primeira violência real é provocada pelo sistema insti- tucionanalizado de opressão eco­nômica do qual depende o poder político. Com Cristo e com a verdade CEI está no caminho certo. Aqui vai minha solidarie­dade emanada alegria pelo nosso encontro. Cordialmente

J. G. de Araújo Jorge Deputado Federal Brasília, DF

IGREJA METODISTA APOIA OFICIALMENTE CONSULTA DE SALVADOR

Na última reunião do Conselho Geral da Igreja Me­todista do Brasil, realizada em Belo Horizonte de 4 a 10 de dezembro, foi aprovada a participação oficial dos metodistas na Comissão Ecumênica de Projetos, con­forme resolução da Consulta realizada em Salvador (CEI 71, de outubro de 72) para estudar a problemática de ajuda inter-eclesiástica no Brasil, principalmente no Nordeste.

O representante oficial da Igreja Metodista na refe­rida Consulta de Salvador foi o Bispo Sadi Machado.

MAIS UMA IGREJA DO BRASIL FILIA-SE AOC.M.I.

A Igreja Cristã Reformada do Brasil é a quinta igreja brasi­leira a filiar-se ao Conselho Mundial de Igrejas. (As outras : Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, Igreja Evan­gélica Pentecostal Brasil Para Cristo, Igreja Episcopal do Bra­sil e Igreja Metodista).

A Igreja Cristã Reformada do Brasil é também membro da Con­federação Evangélica do Brasil, de DIACONIA e da Aliança Mundial das Igrejas Reformadas.

Sua sede é em São Paulo (Caixa Postal 2808, 01000 — SÃO PAULO, SP), com seu templo localizado no bairro da Lapa, à Rua Domingos Rodri­gues, 306.Suas congregações, compostas principalmente de imigrantes húngaros e seus descendentes, estão localizadas nos Estados de São Paulo, Guanabara, Minas Gerais, Paraná e Rio Grande do Sul.

O líder desta Igreja é o Rev. János Apostol, o qual organizou o trabalho no Brasil, contando com os préstimos de alguns pas­tores da Igreja Presbiteriana do Brasil e do auxílio financeiro da United Presbyterian Church in the USA (COEMAR).

SECRETARIO GERAL DO C.M.I PEDE PAZ PARA O VIETNAM

Dr. Philip Potter, o novo Se­cretário Geral do Conselho Mun­dial de Igrejas pediu urgência ao Presidente Nixon para esta­belecer a paz no Vietnam com a pronta assinatura de um tra­tado e a retirada de todas as forças militares. A cópia da car­ta ao Presidente dos Estados Unidos foi enviada a Kurt Wal­dheim, Secretário Geral da ONU, ao Papa Paulo VI e às três de­legações de paz, reunidas em Pa­ris.

SUPREMO NÃO VÊ CRIME EM SERMÃO DE CRITICA

Brasília ( J .B .) — O Supre­mo Tribunal Federal não viu ne­nhum crime contra a segurança nacional no sermão proferido pe­lo frnciscano Geraldo Vieira Bonfim no dia 5 de janeiro de 1969, e dirigido aos pescadores de Mandaú, Município de Trairi, Ceará, resolvendo por isso absol­ver o religioso1, que fora conde­nado a um ano de detenção pelo STM.

No sermão, o religioso, segun­do seu depoimento, aludiu à ce­rimônia realizada na mesma lo­calidade e na mesma data, um pouco antes da missa, quando se lançou ao mar uma pequena em­barcação pesqueira. Mas para al­guns militares que o ouviram, suas palavras tiveram outro sen­tido, de incitamento à animosi­dade entre as Forças Armadas e as classes sociais, ao criticar as despesas militares suportadas pelo país.

No final da ação penal, qúe teve curso na auditoria de For­taleza, o sacerdote fói condenado a um ano de detenção.

BISPO ALMIR SANTOS SUBSTITUI D. CASTRO PINTO NA PRESIDÊNCIA DO CERJ

Na Assembléia Geral do Centro de Ecumenismo do Rio de Janeiro (CERJ), realizada a 14/12/72, no Colégio Sacre Coeur de Marie, foi eleito para o ano de 1973 a nova Diretoria do Centro de Ecumenismo, que ficou as­sim constituída: Presidente, Bispo Almir dos Santos (Metodista) ; Secretário Geral, Padre Vicente Adamo (Católico); Secretário de Atas, Rev. Cláudio Gastai (Episcopal); de Finanças, Sr. Elias Adbuche (Ortodoxo); da Juventude, Prof. Miles Moyna (A.C.M.); de Encon­tros, Prof. Jether Ramalho (Congregacional) ; de Estudos Teológicos, Padre Hugo Paiva (Católico) ; de Relações Públicas, Padre Daniel de Castro (Católico) ; da Semana de Oração pela Unidade Cristã, Rev. Carlos Simões (Metodista).

DEZEMBRO 72 - CEI

INSTITUTO SUPERIOR ECUMÊNICO DE TEOLOGIA

O Instituto Superior Ecumênico de Teologia é uma meta que se propuseram ministros e docentes na área da Grande Porto Alegre que, tanto no convívio pastoral como acadêmico mantém estreitos laços de união entre diversas -igrej as e sentem a necessidade de um diálogo ainda maior entre as confissões cristãs, procurando Cris­to; o' cabeça dá Igreja,

: Julgam; que tal diálogo seria promissor entre pessoas que conhecem a fé e sua expressão na tradição de sua igreja e que - sabem distinguir entre conteúdo e apre­sentação, afastada qualquer forma de proselitismo de uma visão estreita. Pertencem às igrejas Católica, Epis­copal, Luterana, e Metodista'estando sempre abertas para receber todas as confissões.

Concretizando o ideal imaginam como primeira ten­tativa um seminário de férias de segunda a sábado com vistas aos ministros formados e um inicio de férias con­siderando os estudantes formandos. A primeira data se­riam os dias 2 a 8 de julho de 1973, savo melhor juizo.

PASTORES E PADRES TRABALHAM COMO IRMÃOS

Está,'acontecendo no , sudoeste do-Paraná. :Na noite de 29-11-72 reuniram-se '16 padres e pas­tores na Casa Pastoral da Pa­róquia Evangélica de Matelândia pára iniciar movimento de tra­balho em conjunto e de amizade. Eram 2 presbiterianos, 3 mis- surianos, 3 evangélicos luteranos e 8 católicos. Cinco eram gaú­chos; 2 'holandeses, 2 belgas, 2 catarinenses,: 1 polonês, 1 ale­mão, 1 mineiro e 1 paranaense. Apenas. 2.. passavam dos 40 anos. A média ficava em torno dos 35, Quase todos estão há pouco tem­po' no- Oeste do Paraná. Geogra­ficamente suas paróquias situam- se ao redor do Parque Nacional de1 Iguaçu, de Cascavel a Eoz do Iguaçu mais Capanema.

O primeiro contato serviu para dar informações, gerais do tra­balho e da experiência ecumêni­ca. de . cada - um. Levantou opi­niões e especiálmente foi enfoca­do a “ecumene de 7 de setem­bro". Estruturou-se ainda um esquema de ação.

4 <’

O CONTEXTO DA BUSCA DA UNIDADE

“Na busca da unidade' cristã, as- organizações confessionais mundiais devem levar em conta o contexto - político, social, eco­nômico etc. em que estão inse­ridas as respectivas situações eclesiásticas” —--foi o. que acen­tuou a comissão mista de estu­dos luterano-reformada. Esta co­missão foi criada em 1969 sob os auspícios da Aliança Refor­mada Mundial e da Federação Luterana Mundial e acaba de reunir-se em Basiléia, Suíça.

IGREJA, PARTICIPAÇÃO E LIBERDADE

O secretário-geral da CNBB Dom Ivo Lorscheiter participou recentemente da 5 .a Assembléia dos Bispos Catarinenses e na ocasião disse-que, “onde faltam liberdade e participação, o Evan­gelho não é - respeitado, cabendo à Igreja denunciar essa trans­gressão, não numa atitude polí­tica, mas no puro cumprimento de sua missão religiosa e trans­cendente”. (CIC) .

LUTERANOS DESACONSELHAM CASAMENTOS COM DOIS CELEBRANTES DE CREDOS DIFERENTES

A Igreja Evangélica de Con­fissão Luterana do Brasil, em seu último Concílio Geral, afir­mou que realiza casamentos ecumênicos, sem coagir o nu­bente de outra confissão a se filiar. Desaccnselha, no entanto, a realização de cerimônia do Ca­samento com dois ministros'di­ferentes, por considerar isso pro­blemático para a vida conjunta do casal. À IECLB não realiza casamento, de pessoas _ desquita­das, quando este. ato visa a le­galização do convívio matrimo­nial. “É nosso dever, no entanto, manifestar também aos desqui­tados o amor de Cristo que su­pera o fracasso humano.”

“SER CRISTÃO HOJE”“O homem se agita e

Deus o conduz” — afirmou Alceu Amoroso Lima em conferência na Associação Cristã de Moços, na Gua­nabara, encerrando um ci­clo de conferências ecumê­nicas. Discorrendo sobre o titulo “Ser Cristão Hoje”, Tristão de Athayde falou das três medidas do cris­tão: a transcendental, vol­tada para Deus e que exi­ge do homem um estado de oração; a horizontal, que se dirige para o pró­ximo no cumprimento do mandamento do amor; a promocional que exige a participação na melhoria do mundo. Ser cristão, in­sistiu o conferencista, é uma responsabilidade, e só é uma dignidade quando o homem, no mundo sem ser do mundo, põe sua vida e suas atividades para sal­var o mundo em que vive.(C io .( :a .... .

DEZEMBRO 72 - CEI

CEI — informação ecumênicaCaixa Postal 16.082 — ZC-01 — GB.

Rio de Janeiro, dezembro de 1972 N.° 73

“Senhor, fazei de mim um instrumento do vosso amor Para cada um de nossos irmãos na África,

Para cada um de nossos irmãos nas Américas, Para cada um de nossos irmãos da Ásia,

Para cada um de nossos irmãos da Europa, Para cada um de nossos irmãos da Oceania.

Serei um instrumento do vosso amor, Senhor, Se a cada instante de minha vida, Em pensamentos, palavras e atos,

Eu cumprir o meu dever para com todos. Cumprirei o meu dever para com todos, Senhor,

Se com todos os meios a meu alcance Eu me esforçar incansavelmente em promover

O reino do amor fraterno, da justiça social, Da justiça econômica, de interesse geral e do bem comum.

Cumprirei ainda o meu dever para com todos, Senhor, Se até o limite de minhas forças

Eu me esforçar hoje, amanhã e até a morte, Para procurar trabalho, pão, roupa, moradia Em favor daqueles que nada disso possuem,

Se eu me voltar com simpatia para todas as angústias.Ó Deus, sou fraco e pecador, Vós o sabeis:

Ajudai-me a cumprir o meu dever para com todos.”

A

PAZ

É

POSSÍVEL

r

E O PAPA PAULO VI CONCLAMOU A HUMANIDADE

A COMPREENDER QUE A PAZ É POSSÍVEL

A vós, homens responsáveis pelos su­premos interesses da humanidade, go­vernantes das nações, politicos, filósofos, cientistas, publicistas, industriais, sindi­calistas, militares, artistas, todos os obreiros que influís nos destinos das re­lações entre os povos, entre os Estados, entre as tribos, entre as classes e entre as famílias humanas.

A vós, homens cidadãos do mundo in­teiro; a vós, jovens da geração que sobe, estudantes, mestres, trabalhadores, ho­mens e mulheres: a vós, gente que pensa, que espera e desespera e que sofre; a vós, pobres e órfãos e vítimas do ódio, do egoísmo e da injustiça que ainda pre­domina:

Nós ousamos-dirigir, uma vez;mais,-a -

palavra, humilde e forte ao mesmo tem­po, profeta como somos de uma palavra que nos transcende e nos invade; como vosso advogado, e não de qualquer nosso interesse; como irmão de toda e qualquer pessoa de boa vontade; como samaritano compadecido ao lado de quem quer que chora e espera por ajuda; como servo — segundo nos declaramos — dos servos de Deus, da verdade, da liberdade, da Jus­tiça, do desenvolvimento e da esperança: para vos falar, ainda neste Novo Ano de 1973, da paz.

Sim, da paz! Não vos recuseis a ouvir- nos, apesar de conhecerdes já, ou estar­des convencidos de conhecer, tudo' aquilo que diz respeito a este tema: Paz. Sim, repetimos, a paz é possível!

G E N T E

9 Theo Tschuy, pastor refor­mado1, ex-secretário para a

América Latina do Conselho Mundial de Igrejas é agora Se­cretário Executivo da Comissão de Ajuda Inter-Eclesiástica das Igrejas Evangélicas da Suíça. Visitou o Brasil e esteve na re­dação do CEI.0 Ruth Vyeland, uma das se­

cretárias da Seção Latino- Americana do Conselho1 Mundial de Igrejas esteve em visita ao Brasil dentro deste mês de de­zembro.0 Bispo D. Luis Fernandes, de

Vitória, ES, esteve em Li­ma, Peru, participando da reu­nião do Departamento de Leigos da CELAM.• Cari Neisel, pastor luterano,

um dos teólogos da equipe de UNELAM esteve no Brasil em dezembro para participar de um simpósio da Associação dos Seminários Teológicos Evangé­licos, em S. Paulo.0 Emílio . Castro, pastor meto­

dista do Uruguai e secretá­rio executivo da UNELAM, deixa esse cargo, indo para Ge­nebra, para trabalhar no Conse­lho Mundial de Igrejas, ocupan- pando o cargo de Diretor da Comissão de Missões e Evange­lização Mundial. É mais um latino-americano no “staff” da­quela organização ecumênica mundial.0 Ulrich Fick, pastor luterano

de Stuttgart, Alemanha, é o novo Secretário Geral das Socie­dades Bíblicas Unidas, organi­zação mundial formada por 50 Sociedades Bíblicas Nacionais.0 D. Eduardo Pirônio, bispo

de Mar dei Prata, Argen­tina, é o novo Presidente do CELAM, eleito pela XIV As­sembléia, realizada recentemente em Sucre, Bolívia, em substitui­ção ao bispo brasileiro D. Avelar Brandão.

0 Paulo Garcia, pastor episco­pal, companheiro no movi­

mento ecumênico da Guanabara transferiu-se para S. Paulo, as­sumindo o pastorado da Paróquia da Santíssima Trindade, à Praça Olavo Bilac, 63.

TEMPO E PRESENÇA

CEI — Informação Ecumênica

0 Eber Ferrer, pastor presbite­riano, deixa o cargo de Se­

cretário Geral de I . C. Y . E ., em Genebra, e vai trabalhar na F . A . O ., no programa de “Ação para o Desenvolvimento”, como sociólogo, responsável por um “serviço de educação para o de­senvolvimento”.

0 Alva Britto, Lael Mattos da Silva e Dr. Moyses Marinho

de Oliveira, enviaram ao CEI convites do Seminário Unido, em cuja Faculdade de Teologia com­pletaram curso. A cerimônia realizou-se no templo da Igreja Presbiteriana do Rio no dia 2 de dezembro.

Dezembro 12 N.° 73Diretor :

Domício Pereira de Mattos

Assinatura anual: Cr$ 25,00Remessa em cheque pagável no Rio, para Tempo e Presença

Editora Ltda.Caixa Postal 16.082-ZC-01 — 20.000 — Rio de Janeiro, GB

Registrâdo de acordo com a Lei de Imprensa.

Impresso nas Oficinas da Princeps Gráfica e Editora Ltda.

V Á R I A S• Dos dias 22 a 29 de ou­

tubro, com grande re­gozijo, a Igreja Presbite­riana do México celebrou o seu primeiro centenário. Conta atualmente com 18 presbitérios, 4 sínodos, 325 igrejas locais. 1.340 con­gregações e 300.000 mem­bros comungantes.• Nos últimos oito anos foi

triplicado o número de mem­bros da Igreja Presbiteriana de Ruanda. Conta agora com 19.500 membros, 22 paróquias e 16 pas­tores.

• A Igreja Luterana na America, segundo no­

tícia de Nova York, foi o primeiro ramo luterano a abrir para as mulheres o ministério pastoral dois anos atrás. Acaba esta Igreja de ordenar mais

três mulheres ao minis­tério : K a r i n Elizabeth Knutson, 33 anos; Carol Goldstein, 24; e Judith Ann Hird.0 Teve início em Atenas a As­

sembleia Geral dos Bispos Ortodoxos Gregos, sob a presi­dência do Arcebispo Dom Hie- rônimos e com a presença do primeiro-ministro Papadopoulos, que ressaltou “os estreitos laços que unem, há séculos, a nação grega à sua Igreja”.

• A Igreja Católica no Brasil conta atualmen­

te com 3 Cardeais, 242 bis­pos e arcebispos, cerca de 13.300 sacerdotes, segundo dados do Anuário Cató­lico Brasieliro. As paró­quias são aproximada­mente 5.500. Existem 115 institutos de religiosos e 330 de religiosas.

DEZEMBRO 72 - CEI 7

LUTERANOS CRIAM A “MISSÃO SUBURBANA”

Realizou-se de 19 a 22 de outubro, em Panambí, RS, o VIII Concílio Geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana do Brasil, IECLB. Os luteranos decidiram in­tensificar o seu trabalho em novas zonas de colonização do país.

Além disso, o Concílio da IECLB resolveu fomentar o tra­balho na periferia das cidades e metrópoles. Reconheceram os

ATUALIZAÇÃO TEOLÓGICA PARA OS BISPOS DA COLOMBIA

Está se realizando em Bogotá um curso de “atualização teo- lógica,, para os Bispos, que teve seu início logo após o encerra­mento da 38.° Assembléia Ple­nária da Conferência Episcopal Colombiana. Durante um mês os Bispos reflexionarão com teólo­gos de diversos países, entre eles o Cardeal Jean Danielou, que pronunciará dez conferências so­bre “Revolução e a Fé”.

A IGREJA NÃO TEM MEDO DA CIÊNCIA

O Prof. Carlos Chagas, fun­dador e Diretor do Instituto de Biofísica da Universidade Fede­ral do Rio de Janeiro, repetiu ontem, após visita que fez ao Cardeal D. Eugênio Sales, o que ouviu do Papa Paulo VI há um mês, quando foi eleito Presiden­te da Pontifícia Academia de Ci­ências : “A Igreja não teme a verdade científica porque esta é de inspiração divina”.

Dizendo que participam atual­mente da Pontifícia Academia 58 cientistas de todo o mundo e de muitas religiões, o Prof. Carlos Chagas declarou que a grande preocupação do órgão é “ajudar o diálogo entre Ciência, Huma­nismo, Filosofia e Teologia, para que nossa civilização não se dei­xe desumanizar” (JB)

problemas que as populações in- terioranas enfrentam à procura de melhores dias nas cidades, e deixou claro que a “Missão1 Su­burbana” inicia com o auxílio prático através de cursos de profissionalização, de cursos de alfabetização, de assistência mé­dica e de ação social no mais amplo sentido. Meta da “Missão Suburbana” é realizar “Igreja para os outros”, sem intenções de caráter sectário. O novo tra­balho visa a realização do ho­mem todo, na dimensão social e espiritual.

IGREJA ATENTA À HISTÓRIA

D. Eduardo Pirônio, novo presidente da Conferência do Episcopado L a t i n o-Americano (CELAM) insistiu na necessi­dade de a Igreja se colocar den­tro do momento histórico autên­tico que atravessa a América Latina. “A CELAM não pode olhar a América Latina de fora, mas sim comprometer-se na cons­trução ativa desta História, tan­to mediante a Teologia como por intermédio dos serviços que vem prestando.

SERVIÇOINTERCONFISSIONAL DE ACONSELHAMENTO

A Igreja Católica Romana, a Igreja Episcopal do Brasil, a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil e a Igreja Metodista do Brasil criaram, em Porto Alegre, uma obra pastoral e social e a mantém, sob a de­signação de Serviço Intercon- fessional de Aconselhamento, de sigla SICA. Seus fins são :

a) proporcionar às pessoas que o solicitem orientação e encami­nhamento, no campo religioso, moral, familiar, profissional, econômico, social e de saúde, sem discriminação religiosa, po­lítica ou racial ;

b) testemunhar o espírito ecumênico dos cristãos, mediante fraterna cooperação das Igrejas;

c) agir junto aos responsáveis e sobre as estruturas, no sentido de serem eliminadas ou atenua­das as causas dos problemas.

DISCÍPULOS E CONGREGACIONAIS SE UNEM NA AFRICA DO SUL

Depois de cinco anos de ne­gociações celebrou-se a união da Igreja Congregacional Unida da África austral com a Associação Sul-africana dos Discípulos de Cristo. A Igreja que resultou da união deliberou permanecer mem­bro do Conselho Mundial de Igrejas.

PEREGRINAÇÃO JUDAICO CRISTÃ A ISRAEL

Pela primeira vez na história uma peregrinação reunindo judeus e cristãos saiu de Orly para Israel, no dia 29 de outubro último. A iniciativa se deve ao Padre Braun SJ, Diretor da revista “Rencon- tre — Chrétiens et Juifs”. Dois conselheiros religiosos, um judeu e outro cristão, acompanham os peregrinos. Os participantes visitarão os lugares santos em conjunto e cada qual cumprirá os seus deveres religiosos a seu modo, com toda a liberdade. De outra parte, já se anuncia uma nova peregrinação, pois o sucesso da primeira nãc permitiu que todos os que desejaram pudessem se inscrever pois o número ultrapassou as previsões e faltaram lugares. (Ecclesia, São Paulo. N.° 171))

6 DEZEMBRO 72 - CE1

C.M.I. PEDE O RESTABELECIMENTO DA LIBERDADE INDIVIDUAL NO URUGUAI

O Conselho Mundial de Igrejas escreveu uma carta ao presidente do Uruguai Juan Maria Bordaberry, assi­nada pelo novo secretário-geral Philip Potter e pelo se­cretário anterior Eugênio Carson Blake pedindo ao pre­sidente o restabelecimento das liberdades individuais garantidas pela Constituição do pais. A carta quer expri­mir a “surpresa” por este país ter suprimido as liberdades individuais, “apesar de ter assinado com entusiasmo a Declaração Universal dos Direitos humanos das Nações Unidas e ter uma longa e respeitada tradição de liber­dade democrática”.

LIBERTAÇÃO INTEGRALNuma carta pastoral, cujo te­

ma é a busca da unidade e da cooperação no mundo atual, os Bispos da Tanzânia afirmam que a paz e a concórdia são os pi­lares sobre que assenta a ver­dadeira liberdade. Afirmando que todos hoje procuram a liberta­ção completa, tanto sob o ponto de vista religioso como sob o ecnômico-político, mas se lhes opõem: diversos obstáculos, como, por exemplo, as diferenças de classes, as discriminações raciais e culturais, o abismo entre ricos e pobres, o colonialismo e as novas formas de imperialismo, os Bispos da Tanzânia afirmam, depois, que só em nome da Ca­ridade se podem superar estes conflitos e que só quando “cada um dos indivíduos se compene­trar realmente das necessidades e dos problemas do seu seme­lhante, poderão ser eliminadas as diferenças de classe”. Escrevem, em particular: “Um homem sin­ceramente religioso coloca-se ao serviço dos seus irmãos opri­midos”. “O indivíduo e a so­ciedade necessitam de Deus para que seja favorecida a união das criaturas com o seu Criador”. “O verdadeiro cristianismo é aquele que está do lado do po­bre e do oprimido, a fim de lhe elevar o nível de vida”.

“Uma tal abolição, continua a carta, pode levar a excessos in­dignos da consciência humana e

“SALVAÇAO HOJE”

Estará se realizando nos primeiros dias de janeiro uma conferência mundial patrocinada pelo Conselho Mundial de Igrejas, para estudar o significado de “Salvação Hoje”, o en­contro será realizado em Bangkok e a delegação brasileira estará composta dos Revs. Rubem Alves, Manoel de Mello, Glenio Vergara dos Santos, Ro- dolpho Garcia Nogueira e Wilfrid Buchveitz.

que não ajudam a suprimir o ódio e as tensões da sociedade nem a resolver seus problemas”. Os dirigentes do C .M. I . con­cluíram a carta : “Contando com vossas convicções cristãs, envia­mos esta carta, pedindo a Deus que vos dê sabedoria para pôr termo aos abusos que marcam tantos lares e obscurecem o fu­turo do Uruguai”.

NOVO TESTAMENTO ECUMÊNICO

Alcançou magnífico su­cesso uma edição ecumê­nica do Novo Testamento em francês, preparada para protestantes, católi­cos e ortodoxos. A apre­sentação teve lugar simul­taneamente em Paris e em Fribulgo (Suíça). Traba­lharam nesta obra 111 es­pecialistas, durante cerca de oito anos e está pre­visto que entre 1975 e 77 seja editada a Bíblia com­pleta. O pastor Visser’t Hooft, presidente de hon­ra do Conselho Mundial de Igrejas, declarou que esta tradução proclama que a unidade existente entre todos os cristãos é muito maior do que nós podemos supor.

PAPA ADVERTE CONTRA PERIGO DE CISÕES E DEFENDE A AUTORIDADE HIERÁRQUICA

Roma (JB) — O Papa Paulo VI advertiu, durante uma audiência pública semanal, contra o perigo de he­resias e cisões na Igreja e afirmou que “a autoridade hierárquica é essencial para a doutrina católica”. Os observadores viram nas declarações uma alusão clara às correntes teológicas progressistas da Holanda e da Ale­manha Federal.

O Papa atribuiu aos partidá­rios desta corrente a intenção de criar “uma Igreja sem autori­dade de magistério ou de gover­no, quase liberada e só acessível aos que desejam uma Igreja apenas espiritual”.

“Esta seria uma Igreja indi­ferente aos preceitos morais, ob­jetivos e sociais, uma Igreja fácil, se assim se pode dizer, sem estruturas hierárquicas, nem ju­rídicas, uma Igreja sem obedi­ência, sem normas litúrgicas, uma Igreja sem sacrifícios”.

DEZEMBRO 72 - CEI O