pÁtria amada, brasil! - tibbh.com · estávamos nas fi las cantávamos o hino nacional. o hino que...

8
Sementeira 01 ANO: 50 Nº. 37 DATA: 10/09/2017 PÁTRIA AMADA, BRASIL! Lembro-me de quando era criança e estava frequentando os primeiros anos da escola primária. Era uma construção simples, em um lugarejo, uma “currutela”, como se chamavam os pequenos povoados em Goiás. Ainda vi o uso da palmatória. Mas naquele tempo, nas escolas, havia muito respeito aos professores. Eles eram chamados de “Mestres”. Quando eles chegavam à sala de aula, a classe toda se colocava de pé para recebê-los. Antes do início das aulas, fazíamos uma fila para entrar nas salas. E, enquanto estávamos nas filas cantávamos o HINO NACIONAL. O hino que termina dizendo: “Dos filhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil”. Até hoje dá para sentir, quando se canta o hino nacional em terras estrangeiras, como isso mexe com o coração do brasileiro. A maioria das vezes em que isso acontece, entretanto, é quando há jogo de futebol e a seleção brasileira está para entrar em campo. Não importa. Lá está o Brasil representado por seu hino. Cantado, ou executado por uma orquestra, banda, em solo instrumental. Pátria Amada! Na época do governo militar criou-se uma frase que dizia: “Brasil, ame-o ou deixe-o” E, apesar de haver uma resistência aos Estados Unidos, muitos brasileiros deixaram o Brasil – naquele tempo e depois – para morar naquele país da América do Norte e em outros países. Somos chamados por Deus para amar o nosso próximo, seja aqui ou no outro lado do mundo. E, seguindo o Seu exemplo, devemos amar o mundo inteiro e levar o Evangelho onde for possível. Mas precisamos amar a terra onde moramos. Há muitas maneiras de demonstrar o nosso amor pelo Brasil. Demonstramos o nosso amor sendo honestos. Demonstramos o nosso amor não sendo avarentos, querendo ajuntar dinheiro enquanto muitos não têm nada. Demonstramos nosso amor ao Brasil quando somos submissos às autoridades constituídas e não desrespeitosos. Demonstramos nosso amor ao Brasil quando procuramos o bem da nossa cidade, do estado e da nação. Demonstramos nosso amor ao Brasil quando procuramos o bem das pessoas que estão ao nosso redor. E o crente demonstra o seu amor ao Brasil quando coopera com a divulgação do Evangelho, da Salvação, através da pregação da Palavra, da oração e da cooperação financeira. O Brasil é uma pátria amada? Você ama o Brasil? Nossos governantes precisam amar o Brasil. E nós, o povo, também. Pr. João Leão

Upload: buikhue

Post on 27-Nov-2018

220 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Sementeira 01

ANO: 50 Nº. 37 DATA: 10/09/2017

pÁtria amada, Brasil!Lembro-me de quando era criança e estava frequentando os primeiros anos da escola

primária. Era uma construção simples, em um lugarejo, uma “currutela”, como se chamavam os pequenos povoados em Goiás. Ainda vi o uso da palmatória. Mas naquele tempo, nas escolas, havia muito respeito aos professores. Eles eram chamados de “Mestres”. Quando eles chegavam à sala de aula, a classe toda se colocava de pé para recebê-los. Antes do início das aulas, fazíamos uma fi la para entrar nas salas. E, enquanto estávamos nas fi las cantávamos o HINO NACIONAL. O hino que termina dizendo: “Dos fi lhos deste solo és mãe gentil, Pátria amada, Brasil”.

Até hoje dá para sentir, quando se canta o hino nacional em terras estrangeiras, como isso mexe com o coração do brasileiro. A maioria das vezes em que isso acontece, entretanto, é quando há jogo de futebol e a seleção brasileira está para entrar em campo. Não importa. Lá está o Brasil representado por seu hino. Cantado, ou executado por uma orquestra, banda, em solo instrumental.

Pátria Amada!Na época do governo militar criou-se uma frase que dizia: “Brasil, ame-o ou

deixe-o” E, apesar de haver uma resistência aos Estados Unidos, muitos brasileiros deixaram o Brasil – naquele tempo e depois – para morar naquele país da América do Norte e em outros países.

Somos chamados por Deus para amar o nosso próximo, seja aqui ou no outro lado do mundo. E, seguindo o Seu exemplo, devemos amar o mundo inteiro e levar o Evangelho onde for possível. Mas precisamos amar a terra onde moramos. Há muitas maneiras de demonstrar o nosso amor pelo Brasil.

Demonstramos o nosso amor sendo honestos.Demonstramos o nosso amor não sendo avarentos, querendo ajuntar dinheiro

enquanto muitos não têm nada.Demonstramos nosso amor ao Brasil quando somos submissos às autoridades

constituídas e não desrespeitosos. Demonstramos nosso amor ao Brasil quando procuramos o bem da nossa cidade,

do estado e da nação. Demonstramos nosso amor ao Brasil quando procuramos o bem das pessoas que

estão ao nosso redor.E o crente demonstra o seu amor ao Brasil quando coopera com a divulgação do

Evangelho, da Salvação, através da pregação da Palavra, da oração e da cooperação fi nanceira. O Brasil é uma pátria amada? Você ama o Brasil?

Nossos governantes precisam amar o Brasil. E nós, o povo, também.

Pr. João Leão

Sementeira 02

Campanha naCional de JeJum e oraçãoCalendÁrio: 7 de outubro a 15 de novembro

Muitos irmãos da nossa igreja já se comprometeram a adquirir o manual da Campanha dos 40 dias de Ora-ção e Jejum. E para esse período de oração e jejum, a Convenção Batista Nacional lançou um desafio para que todas as igrejas participem sem sacrificar algumas pessoas que têm dificuldades de permanecer em jejum durante esses 40 dias.

A sugestão é que se faça um calendário de oração, onde teremos, pelo menos, umas cinco pessoas jejuando e orando, até ao meio-dia, em cada dia, nesses 40 dias da campanha.

Será feito um calendário de oração na igreja, onde cada irmão poderá escolher os melhores dias para que possa se dedicar a Deus nesses momentos de oração e jejum. Portanto, procure esse calendário e escreva o seu nome, nos dias que lhe convier.

A igreja precisa de oração. Nossa família precisa de oração. O Brasil precisa de oração. Portanto, participemos todos!

Viagem ao Campo missionÁrio

Nos dias 23 e 24 de setembro, faremos uma Viagem para prestar apoio ao campo missionário de Maravilhas. O Pr. Állan Jean, obreiro da congregação do Fundo Missionário nesta cidade, nos fez o convite para levarmos um grupo de irmãos para evangelismo e promover despertamento na igreja.

Já temos um grupo de irmãos que se dispuseram a realizar este trabalho. Vamos ficar hospedados nos lares dos irmãos da igreja local e o transporte ainda está sendo definido. Cada participante deve arcar com as despesas de viagem (transporte, alimentação na estrada, etc.). A igreja em Maravilhas está oferecendo a hospedagem e alimentação no local.

Sairemos no sábado dia 23 pela manhã, realizaremos visitas e evangelismo neste dia, encerrando com um culto à noite na congregação. No domingo pela manhã, teremos a Escola Bíblica Dominical, evangelismo e visitas à tarde. O culto da noite de domingo será às 18h, para que possamos retornar logo ao final do culto, já que muitos dos irmãos têm compromisso de trabalho na segunda-feira. Se você está disposto a cooperar com este trabalho, favor procurar ainda hoje a ir. Conceição Mesquita ou o Pr. Francinaldo.

Contamos com as orações e apoio de todos.

Classe integração

A Classe Integração é uma classe de Escola Bíblica Dominical, que tem como objetivo integrar novos membros à igreja. Irmãos que já foram batizados, membros de outras igrejas e que estão frequentando a Terceira Igreja Batista, desejando tornar-se membro conosco.

Utilizamos nesta classe a revista “Para que Sejamos Um” de autoria do Pr. João Leão, que apresentam lições práticas para desenvolvimento da vida cristã.

Se você se encontra nesta condição e deseja tornar-se membro aqui, procure o Pr. Francinaldo ou a nossa secretaria, apresentando sua intenção, pois, em breve teremos o início de mais uma classe.

Sementeira 03

notÍCias da miss. Fernanda BaroniRecebemos e-mail com informativo das atividades missionárias da ir. Fernanda Baroni. Trans-

crevemos aqui suas palavras:“Olá queridos irmãos! Depois de uma curta temporada em Belo Horizonte, onde pude rever

amigos, familiares, fortalecer e renovar vínculos, estou de volta a Piratininga/SP, aqui na Jocum - Vila. Começamos o semestre com duas escolas e muitos desafi os. Mas o que o Senhor tem compartilhado conosco é que n`Ele estamos fi rmes e seguros, ao mesmo tempo que so-mos relembrados e convidados a sermos corpo de Cristo. Que baita responsabilidade pensar que individualmente não conseguimos atingir esse patamar, mas que num corpo com muitos membros, ainda que imperfeitos, nos completamos entre nós e chegamos perto. E assim vamos tocando o barco.

Tenho ajudado na ETED discipulando uma das alunas, e com o treinamento funcional para a ESCART (Escola de Cultura e Arte), que tem uma rotina de atividade física intensa, por ser uma escola de arte que exige que o aluno dance, interprete e faça rotinas de circo. A maioria vem de um contexto de sedentarismo, então tem sido desafi ador (acordo as 5:30h da manhã rsrsrs) e ao mesmo tempo gratifi cante ver os resultados.

O fato de ter uma rotina muito agitada, me fez deixar de cuidar de mim por um bom tempo, o que me gerou uma perda de massa magra considerável nas pernas e com isso enfraquecimento e problemas sérios nos joelhos. Ainda não consegui investigar (aguardo uma consulta medica no fi nal de setembro), mas já comecei a fazer fortalecimento muscular, através do treinamento funcional e tenho uma historia muito interessante pra contar. Uso a academia da cidade para aplicar meus treinos (tanto para a ESCART quanto para mim mesma) e um aluno de la pediu para fazer os treinos comigo. Começamos o treinamento e com ele muita conversa. Ele se mos-trou interessado em saber o que é a JOCUM e eu falei abertamente. Ele perguntou se poderia ir a algum tempo nosso e na última semana esteve em duas reuniões. Ore por ele, seu nome é Jeff erson e tem se mostrado sedento. Estou empolgada em iniciar novas turmas, por que vejo uma forma de conhecer, discipular e evangelizar mais pessoas desse meio.

Estamos organizando uma corrida em prol da família aqui em Piratininga, programada para acontecer em Novembro/17. Orações são bem vindas.

Obrigada por tirar esse tempinho para saber um pouquinho da minha vida”.

Oremos pela ir. Fernanda e seu ministério junto à JOCUM/Vila em Piratininga/SP.Contatos: Fernanda Baroni – AhatsApp (14) 98162-7791

A Bíblia edição Comemorativa dos 80 anos de nossa Igreja está sendo vendida ao custo de r$ 20,00. Esta Bíblia traz um resumo da história desses 80 anos de vida da Ter-

ceira Igreja Batista. Além de ser uma Bíblia com encadernação de Luxo e Letra Gigante, o que facilita a leitura. Então, adquira sua Bíblia para seu uso pessoal ou para oferecer de presente a outras pessoas.

Sementeira 04

(Extraído da Revista Surpresas para hoje)

Um gorila estava aprendendo a se comunicar com as pes-soas. Por meio de gestos, ele conseguia comunicar algumas coisas a sua treinadora. De repente ele fez um gesto es-tranho. A treinadora entendeu que ele queria um gatinho de presente. Até então, ele brincava com um bichinho de pelúcia, porém, ele queria um de verdade. Então chegou seu presente: um fi lhote de gato, do tamanho de sua mão. O gorila fi cou muito feliz, e trata-va o gato com muito carinho. Ele o carregava em suas mãos, como se fosse seu bebê. Eles se tornaram amigos inseparáveis.

Com o gorila, podemos aprender que não importa o tamanho do amigo, nem sua aparência, mas quem ele é.

Você sabe dar valor a seus ami-gos, assim como eles são?

um amigo para o gorila (pV 18.24)

oração: Senhor, agradeço pelos meus amigos, pelo que posso aprender com eles. (Diga o nome de alguns para Deus e peça que ele os abençoe).

Sementeira 05

“É certo que há coisas que só aumentam a vaidade, mas que aproveita isto ao homem?” (Eclesiastes 6.11)

Sempre penso neste versículo e como ele é tão verdadeiro. Verdadeiro em qual-quer época, mas talvez mais aplicável ao mundo em que nós vivemos. Tanto quan-to o outro que diz: “Quem aumenta ciência aumenta tristeza”. A ciência trouxe muitas facilidades à raça humana, especialmente nos últimos cem anos. Mas, em se tratando de felicidade, de alegria, de bem estar, ela não acrescentou nada. As estatísticas mostram que a situação da raça humana só piora apesar das grandes invenções e do desenvolvimento científi co.

E o versículo acima é uma verdade na qual precisamos meditar.O sentido de VAIDADE é “vapor”, “brisa”, algo que se desfaz com rapidez. É

como a neblina. A VAIDADE, diz o Pregador, é como “correr atrás do vento”. Pois bem! Há coisas que só fazem isso conosco.

Uma dessas coisas que só aumentam a vaidade, quer dizer, que nos faz perder tempo, energia, dinheiro, e muitas outras coisas boas desnecessariamente, é a má administração do nosso tempo.

Ou seja, não usarmos o nosso tempo de maneira adequada. É gastar o nosso tempo em conversas fúteis, em programas quaisquer que não trazem resultado edi-fi cante às nossas vidas. Sabe-se, por exemplo, que o brasileiro é um dos povos que mais usam internet no mundo. Nada errado em usar a internet – da maneira correta. O problema é que não se usa sempre de maneira instrutiva, mas de maneira errada.

A administração do nosso tempo deveria incluir, em primeiro lugar o reino de Deus, ou seja, a dedicação à oração e à Palavra. Evidentemente precisamos tra-balhar. Mas, o nosso trabalho não deve ser estorvo à nossa comunhão com Deus. A importância de estarmos inseridos no programa do Reino de Deus e colocá-lo em primeiro lugar em nossas vidas está expresso nas palavras do Senhor Jesus quando diz: “que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro e perder a sua alma?”

Uma boa conversa pode ser edifi cante. Assim como um lazer necessário, sem a preocupação de nos divertir para dar lugar à carne. Mas ocupar o nosso tempo, administrá-lo, de maneira errada, é como correr atrás do vento. Quantos pais se ar-rependem do tempo que não deram a seus fi lhos; maridos e esposas que não cederam o tempo necessário ao cônjuge. Horas gastas desnecessariamente diante da televisão ou do computador, tudo isso torna o nosso tempo mau administrado. O emprego do nosso tempo de maneira sábia glorifi ca a Deus e nos torna felizes e abençoados.

administração do tempo

Sementeira 06

CalendÁrio eClesiÁstiCo

as CÉlulas na Campanha naCional de 40 dias de JeJum e oração

setemBro

HOJE, Dia 10• Almoço na igreja

Dia 11• Reunião de Oração de Casais

Dia 17• Ceia do Senhor

Dias 23 e 24• Viagem Missionária a Maravilhas

Dia 29• Vigília

outuBro

Dia 1• Início das comemorações de

Aniversário do FMABJ.

Dia 7• Início 40 dias de Jejum e Oração

CBN

Dia 8• Almoço na igreja

Dia 9• Reunião de Oração de Casais

7 de outubro a 15 de novembro

Solicitamos a todos os líderes de células que se envolvam, juntamente com sua célula, na Campanha dos 40 dias de Oração e Jejum. O que cada líder pode fazer?

Primeiramente adquirir o manual da campanha e incentivar os membros de sua célula a adquiri-lo. Nesse ma-nual tem as orientações para esses 40 dias, com passagens bíblicas e um de-vocional para cada dia do período de oração e jejum. O líder pode também recolher o valor de 5,00 reais de cada participante da célula e entregar o total para a coordenação do ministé-rio de células a fi m de efetuar o pedi-do do manual.

Sugerimos também que o líder de célula use esse material nas reuniões de sua célula, no lugar do estudo que iria ser ministrado. Pode-se usar a meditação do dia, que se referir ao dia de sua célula, ou escolher outra daquela semana, para a reunião de sua célula.

Vamos todos nos envolver nesse mo-vimento de oração e jejum da nossa igreja!

Miss. Vera Lúcia Rocha

no “ano das Boas novas” espalhe

as Boas novas do evangelho

Sementeira 07

pedidos de oração para a semana

aniVersariantes louVor

portaria

introdutores (culto à noite)

aniVersariantesde Casamento

dia pela igreJa pelo Fundo pela patrÍa/outros

10/09Dom

Oremos pela nossa EBD Es-cola Bíblica Dominical – pe-los professores e alunos.

Oremos pelos irmãos Enisval, Graça Milhomem e seus filhos Amanda e Josué em Pitangui.

Ore pela cidade de Pitangui que teve suas agências bancá-rias atacadas semana passada

11/09Seg

Oremos pelos Casais da Igreja e suas famílias – por desper-tamento Espiritual nos lares.

Oremos para que o Senhor continue a abençoar a dire-toria do FMABJ.

Oremos pela Venezuela e pelo fim da Ditadura imposta por Nicolas Maduro àquela nação.

12/09Ter

Ore pelas Células da Igreja que têm se reunido nos la-res dos irmãos.

Oremos por mais obreiros e para que novos campos mis-sionários sejam abertos.

Ore pela Polícia Federal e todo trabalho que têm rea-lizado em nossa nação.

13/09Qua

Oremos pela EPO – Escola Preparatória de Obreiros, por seus alunos e professores.

Ore pela saúde física e espi-ritual dos nossos missionários e suas famílias nos campos.

Oremos pela PGR - Procurado-ria Geral da República e pelo Procurador Rodrigo Janot.

14/09Qui

Ore pelo Culto de Renova-ção Espiritual que acontece toda quinta-feira as 19h30.

Ore pelo miss. Geraldo Lino e sua família na região de Santo Antônio do Cruzeiro.

Por salvação do Presidente Michel Temer e sua equipe de governo.

15/09Sex

Oremos pelo Grupo de Bata-lha Espiritual que se reúne as sextas-feiras na igreja.

Oremos pela Obra nas cidades de Senador Mourão, Carboni-ta e Desembargador Otoni.

Oremos por despertamento espiritual na Igreja Evangé-lica Brasileira.

16/09Sáb

Oremos pelos nossos Jovens e Adolescentes, suas ativida-des e ministérios na Igreja.

Oremos pelos preparativos para a Viagem de apoio missio-nário à cidade de Maravilhas.

Oremos pelas comemorações dos 50 anos da CBN hoje em Belo Horizonte.

dia 10/09 – Jefferson Oliveira Freitasdia 11/09 – Grace Martini Parreira Zuza (Mar) Natividade José de Sádia 12/09 – Nathália Oliveira Martins dia 13/09 – Odete de Fátima Meira (Car)dia 14/09 – Álvaro Barros Alvarengadia 16/09 – Maria do Carmo M. Miranda Chaves Gildete Lucia Alvarenga Medeiros Marco Antonio de Oliveira (SAC) Viviane Lopes Gherardi

dia 11/09 – Luciana e Marco A. de Oliveira (Sac) Cláudia e Pr. José Ramosdia 12/09 – Andréia e Luciney M. de Oliveira Nair e João Gonçalves Rosilene e Célio Vieira de Matos Vanilda e Joaquim Camilo Netodia 14/09 – Dora e Adão Juventino Damascenodia 15/09 – Adriana e Antônio Carlos de S. Rocha

“Porque aos seus anjos dará ordens a teu respeito, para que te guardem em todos os teus

caminhos” (Salmo 91.11).

hoJe, dia 10/09/2017manhã: Raquel Paula e Isabela noite: Maurício e Miriam Paula

prÓXimo domingo, dia 17/09/2017manhã: Deives noite: Luciana Mendes e Elbert

hoJe, dia 10/09/2017manhã: Antônio Francisco

prÓXimo domingo, dia 17/09/2017manhã: Mário Lúcio

hoJe, dia 10/09/2017Cupertino e Fátima

prÓXimo domingo, dia 17/09/2017José Maria e Conceição

Sementeira 08

sede e seCretaria:Rua Padre Marinho, 101 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

endereço para CorrespondÊnCia:Caixa Postal 2480 / Belo Horizonte – MGCEP 30140-971

templo:Rua Padre Marinho, 113 - Santa Efi gêniaBelo Horizonte – MG

horÁrio de atendimento da seCretaria:De segunda a sexta-feirada 8h às 12h e das 13h às 17h

[email protected] | (31) 2535-0113

Conta Bancária: Banco Itaú – Ag. 0587 – CC. 06120-1

atiVidade permanentes

domingo:• 9h – Culto e Escola Bíblica

Dominical• 14h30 – Evangelismo• 19h – Culto

Quarta Feira:• 15h - União Feminina

todo terCeiro domingo:• Ceia do Senhor

Quinta-Feira:• 19h30 - Culto

seXta Feira:• 19h30 - Culto de Batalha

Espiritual

sÁBado: • 19h30 - Culto Jovem

toda Última 6ª Feira:• 19h30 às 24h - Vigília

Fundo missionÁrioaChilles BarBosa e JÚniorCaixa Postal 493 – Belo Horizonte/MG - CEP 30161-970BANCO ITAÚ – AG. 0587 – CC. 51768-1

missionÁrios:

Pr. Állan Jean de Lima Almeida (Maravilhas e Papagaios); Elesbom Pereira dos Santos (Senador Mourão); Enisval Rocha Milhomem (Pitangui); Geraldo Lino Bertoldo (Santo Antônio do Cruzeiro); Osvaldo Alves Oliveira (Carbonita); Pr. Pedro dos Santos Neto (Gouveia); Valter Rodrigues Pereira (Conceição do Pará).

Nos últimos dias estamos a--companhando apreensivos os testes nucleares feitos pela Co-reia do Norte. Até mesmo uma bomba nuclear de hidrogênio foi testada. Para termos uma ideia, essa bom-ba é muito mais po-tente que a atômica que explo-diu no Japão no fi nal da Segunda Guerra Mundial. A comunidade internacional condena esses testes e estão analisando possi-bilidades de sanções contra os norte-coreanos.

Faz-se necessário que este-ja-mos com a nossa armadura espi--ritual intacta, pois se a guerra vier, todos nós devemos estar prepara-dos. O estilo de vida mudará dras-ticamente e deve-mos estar prontos para entregar as nossas vidas se preciso for por amor ao evangelho em meio às perseguições. Preci-samos nos fortalecer em Jesus.

Sempre haverá guerras e ru--mores de guerra. Devemos es-tar preparados em todo o tempo como um bom soldado de Cristo. Com a armadura espiritual intac-ta. Prontos para vencer o inimigo em todo o tempo

Aguinaldo dos Santos

e se Vier a guerra?(eFÉsios 6.10-24)