patologia construcoes

9
UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS ENGENHARIA CIVIL SIMULAÇÃO DE LAUDO TÉCNICO DE INSPEÇÃO PREDIAL (LTIP) Alex Sandro Barros - Aluno do Curso de Eng. Civil, UNISINOS. E-mail: [email protected] Jean de Bem Pandolfo - Aluno do Curso de Eng. Civil, UNISINOS. E-mail: [email protected] Matheus Dalsotto - Aluno do Curso de Eng. Civil, UNISINOS. E-mail: [email protected] Mirela Miorim - Aluna do Curso de Eng. Civil, UNISINOS. E-mail: [email protected] 1 INTRODUÇÃO O presente relatório refere-se a uma inspeção visual realizada nas dependências da Biblioteca da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, a fim de levantar a presença de manifestações patológicas na sua estrutura. De forma a promover a integração de conhecimentos teóricos bem como questões práticas, este estudo oportuniza o contato de alunos com situações enfrentadas em uma inspeção e a análise das informações coletadas apresentadas por meio de um relatório e um laudo técnico. Vale salientar que este trabalho não é de caráter profissional ou sequer possui engenheiro habilitado, sendo o uso exclusivamente acadêmico para do curso de Engenharia Civil Disciplina de Patologia das Construções 1 Professor Bernardo Fonseca Tutikian

Upload: alex-barros

Post on 08-Nov-2015

229 views

Category:

Documents


2 download

DESCRIPTION

Manifestações patologicas

TRANSCRIPT

A AVALIAO DA INFLUNCIA DO AGREGADO RECICLADO DE CONCRETO NA PENETRAO DE ONS CLORETO

UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOSENGENHARIA CIVIL

SIMULAO DE LAUDO TCNICO DE INSPEO PREDIAL (LTIP)

Alex Sandro Barros - Aluno do Curso de Eng. Civil, UNISINOS. E-mail: [email protected] de Bem Pandolfo - Aluno do Curso de Eng. Civil, UNISINOS. E-mail: [email protected] Dalsotto - Aluno do Curso de Eng. Civil, UNISINOS. E-mail: [email protected] Miorim - Aluna do Curso de Eng. Civil, UNISINOS. E-mail: [email protected]

1 INTRODUOO presente relatrio refere-se a uma inspeo visual realizada nas dependncias da Biblioteca da Universidade do Vale do Rio dos Sinos, a fim de levantar a presena de manifestaes patolgicas na sua estrutura.De forma a promover a integrao de conhecimentos tericos bem como questes prticas, este estudo oportuniza o contato de alunos com situaes enfrentadas em uma inspeo e a anlise das informaes coletadas apresentadas por meio de um relatrio e um laudo tcnico.Vale salientar que este trabalho no de carter profissional ou sequer possui engenheiro habilitado, sendo o uso exclusivamente acadmico para do curso de Engenharia Civil da disciplina de Patologia das Construes, ministrada pelo Professor Bernardo Fonseca Tutikian.1.1 ObjetivoEsta inspeo tem por objetivo analisar e descrever as manifestaes patolgicas existentes na edificao em questo. Inicialmente sero apresentadas atravs de fotografias as patologias verificadas in loco, e posteriormente, em um relatrio final (laudo?) ser realizada uma anlise dos casos citados neste primeiro relatrio.

2 descrio da edificaoA seguir sero descritos os dados pertinentes edificao estudada, sendo informado desde a sua localizao, uso e ocupao como tambm a sua idade.2.1 LocalizaoA edificao est situada na Av. Unisinos, 950, So Leopoldo, RS, localizada no interior do Campus Acadmico da Universidade do Vale do Rio dos Sinos conforme apresentado na Figura 1.

Figura 01 Localizao da edificao (Biblioteca)

Fonte: Google Earth (2014).

2.2 Utilizao e ocupaoO prdio possui oito andares, distribudos por uma rea total de 37.000m, sendo composto por um subsolo destinado garagem, o pavimento trreo conta com diversos servios, dentre eles uma livraria, banco, sala de informtica e lancheria, no segundo pavimento predomina a existncia de salas de aula, os quatro andares seguintes so utilizados para consulta a livros e salas de estudos, e por fim, na cobertura existe um salo utilizado para eventos.Sua utilizao se d no perodo de segunda sexta-feira das 8h s 22h45min, e aos sbados das 8h s 17h.Sua ocupao composta por estudantes, professores, funcionrios e entre outros pblicos, alm do acervo de livros.2.3 Idade da edificaoEm 31 de julho de 2000, a edificao comeou a exercer a sua funo, totalizando nos dias de hoje 14 anos de funcionamento.

3 anlise das anomaliasVisando apresentar as manifestaes patolgicas, realizou-se uma inspeo fotogrfica registrando todos os pontos onde foram encontradas anomalias. Vale ressaltar que no foi realizado ensaio instrumental in loco, apenas visual.3.1 Primeira Manifestao

Esfarelamento da face lateral da viga de concreto (canto inferior), localizado na junta de dilatao do edifcio, com exposio da armadura.

3.2 Segunda Manifestao

Fissuras de 90 localizadas na borda inferior de uma viga de apoio.3.3 Terceira Manifestao

Manchas que indicam a possvel presena de umidade na superfcie externa da viga de concreto na fachada da edificao.

3.4 Quarta Manifestao

Presena de vegetao na estrutura da edificao.

3.5 Quinta Manifestao

Disgregao do concreto, com exposio da armadura, no pilar de entrada da garagem.

3.6 Sexta Manifestao3.7 Stima Manifestao3.8 Oitava Manifestao

3 refernciasTexto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto texto.

Disciplina de Patologia das Construes4Professor Bernardo Fonseca Tutikian