pastoral você está preparado para tomar a ceia? h · instituídos por nosso senhor jesus cristo,...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral Você está preparado para tomar a Ceia? H oje celebra- mos o amor de Deus por nós! E não existe pro- va maior desse amor do que o sacrifício do Seu próprio Filho em nosso favor. Ao cele- brarmos a Santa Ceia, trazemos à nossa me- mória esse amor in- condicional, inexplicá- vel e incomparável. Segundo nossa fundamentação bíblica e teológica, cremos e afirma- mos que os sacramentos – batismo e Santa Ceia – são meios de graça instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo, sinais visíveis da graça invi- sível do Espírito Santo na vida dos crentes. A Ceia do Senhor é sinal da nossa redenção e memorial perpétuo de Sua paixão e morte. Nos ele- mentos da Ceia, Cristo Se dá aos que são Seus, renovando a comunhão de amor da nova aliança. A Ceia, ou Comunhão, é uma das experiências mais ricas vividas pe- los cristãos. É a expressão concreta do amor de Deus e da experiên- cia de pertencer a uma comunidade de irmãos e irmãs: a comunida- de do povo de Deus. É um momento profundamente amplo, fraterno e de comunhão. Sabe- mos que os seres humanos constroem muros de separação. Nossa so- ciedade exclui das mesas ora os pobres, ora os negros, ora as mulhe- res, ora as crianças. Portanto, a Santa Ceia simboliza não apenas nos- sa redenção em Cristo, mas também nossa reconciliação com toda a Criação, sobretudo com os nossos semelhantes. Ceia é perdão, é salvação, é aliança, é conversão, é comunhão. Dian- te de tão profundo significado, o apóstolo Paulo alerta a igreja em Co- rinto – e esse alerta ecoa pelos séculos – de que não devemos tomar a Ceia indignamente, sob o risco de atrairmos sobre nós a respon- BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 735 | 7 DE OUTUBRO DE 2018

Upload: dominh

Post on 09-Feb-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Você está preparado para tomar a Ceia?

Hoje celebra-mos o amor de Deus por

nós! E não existe pro-va maior desse amor do que o sacrifício do Seu próprio Filho em nosso favor. Ao cele-brarmos a Santa Ceia, trazemos à nossa me-mória esse amor in-condicional, inexplicá-

vel e incomparável.

Segundo nossa fundamentação bíblica e teológica, cremos e afirma-mos que os sacramentos – batismo e Santa Ceia – são meios de graça instituídos por Nosso Senhor Jesus Cristo, sinais visíveis da graça invi-sível do Espírito Santo na vida dos crentes. A Ceia do Senhor é sinal da nossa redenção e memorial perpétuo de Sua paixão e morte. Nos ele-mentos da Ceia, Cristo Se dá aos que são Seus, renovando a comunhão de amor da nova aliança.

A Ceia, ou Comunhão, é uma das experiências mais ricas vividas pe-los cristãos. É a expressão concreta do amor de Deus e da experiên-cia de pertencer a uma comunidade de irmãos e irmãs: a comunida-de do povo de Deus.

É um momento profundamente amplo, fraterno e de comunhão. Sabe-mos que os seres humanos constroem muros de separação. Nossa so-ciedade exclui das mesas ora os pobres, ora os negros, ora as mulhe-res, ora as crianças. Portanto, a Santa Ceia simboliza não apenas nos-sa redenção em Cristo, mas também nossa reconciliação com toda a Criação, sobretudo com os nossos semelhantes.

Ceia é perdão, é salvação, é aliança, é conversão, é comunhão. Dian-te de tão profundo significado, o apóstolo Paulo alerta a igreja em Co-rinto – e esse alerta ecoa pelos séculos – de que não devemos tomar a Ceia indignamente, sob o risco de atrairmos sobre nós a respon-

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 735 | 7 DE OUTUBRO DE 2018

sabilidade pela morte do próprio Cristo: “Por isso, aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor, indignamente, será réu do corpo e do san-gue do Senhor” (1 Co 11:27).

A Ceia não é um ato isolado da vida, muito pelo contrário. Ela deve ser norteadora e balizadora de todas as nossas condutas. Partilhar da Ceia em pecado e fingir que nada está acontecendo é um ato indigno e repro-vado por Deus. Paulo também orienta que cada um deve examinar-se a si mesmo: “Examine-se, pois, o homem a si mesmo, e, assim, coma deste pão e beba deste cálice” (1 Co 11:28). Ou seja, o que determina se uma pessoa deve ou não tomar a Ceia é sua própria consciência. Não cabe a ninguém dizer quem pode ou não pode partilhar da Comunhão.

Contudo, permitam-me fazer um alerta. Como dissemos, a Santa Ceia es-tá carregada de significados e também de efeitos. Creio, porém, que um dos símbolos maiores da Ceia é a própria comunhão, pois esse sacramen-to não expressa somente nossa comunhão com Deus, mas, sobretudo, a comunhão entre aqueles que dele partilham. Portanto, não vejo nada tão indigno, ao tomar a Ceia, quanto partilhá-la sem estar em comunhão com o próximo. Se o sacrifício de Cristo foi para nos reconciliar com o Pai, to-mar a Ceia e não perdoar alguém que nos magoou ou ofendeu é pregar novamente o Salvador no madeiro.

Por isso, se você vai tomar a Santa Ceia hoje, mas não está em paz com alguém próximo a você, procure essa pessoa, perdoe-a ou peça perdão a

ela, reconcilie-se com ela para que o ato de tomar a Ceia não seja apenas mera formalidade religiosa ou a triste ex-pressão de uma hipocrisia farisaica.

Do amigo e pastor,

Tiago Valentin

“O propósito da Ceia do Senhor é recebermos de Cristo o alimento, a força, a esperança e a alegria que vêm de deleitarmos

nossas almas em tudo o que Ele conquistou para nós na cruz.”John Piper, escritor e pastor batista norte-americano

Reflexão

O verdadeiro amor“E vivam em amor, como também Cristo nos amou e se entregou por nós como oferta e sacrifício de aroma agradável a Deus” (Efésios 5:2).

Gosto quando ouço as pesso-as falarem sobre o amor. É tudo tão bonito, inspirador

e estimulante. Contudo, quando o amor deixa de ser apenas a expres-

são de uma palavra e passa a ser gesto, atitude e caráter de alguém, per-cebo muitas distorções, a começar em mim!

Amor é a essência de Deus: “Quem não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor.”(1 Jo 4:8). Dessa forma, para poder andar com Deus, servir a Deus e ser reconhecido como enviado de Deus, será preciso muito mais do que palavras, ou seja, será necessário experimentar Deus por meio de atitudes concretas de amor. Falar “Eu te amo” é muito simples; afi-nal, “amor” é somente uma palavra e, sozinha, não passa de um símbolo.

Vejam este exemplo: se Deus, em Jesus, ficasse apenas no exemplo da palavra – “Amarás ao teu próximo como a ti mesmo” (Mt 22:39) –, a fé seria vã, sem valor, pois a palavra “amor” não define o amor; apenas sina-liza que estamos falando sobre ele.

O maior problema em nossas vidas, nestes dias, é usar palavras para fa-lar de coisas importantes sem, contudo, experimentá-las. Vejamos: quan-do dizemos “Eu te amo” sem experimentar esse amor, reduzimos a ideia a um objeto, coisificando-a e restringindo-a a um símbolo apenas.

O amor não é um objeto que nós encontramos, possuímos ou mantemos. Nós o experimentamos em atos concretos, no exercício diário com o próxi-mo, assim como Deus o fez – “Porque Deus amou o mundo de tal manei-ra que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que n’Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (Jo 3:16). Um gesto concreto de dar e se entregar. Mas, então, você pode estar se perguntando: quais são os atos concretos de amor? E eu lhe respondo que eles serão possíveis somente se encarnarmos o amor de Deus em nossa vida, ou seja, se formos ínti-mos do amor de Deus. Isso exige de nós irmos além das palavras, deixar-mos para trás os preconceitos, esvaziarmos a mente, sermos capazes de perdoar incondicionalmente, permitirmos nos dissolver no amor de Deus. Usando a linguagem popular dos mais jovens, “juntos e misturados”. As-sim estaremos realmente chegando a algum lugar e finalmente poderemos parar de tentar definir e explicar o amor.

O maior desafio de Deus para a nossa vida hoje é deixar que o amor nos defina, assim como define a Ele. “Deus é amor!” O psicólogo e escritor britânico Robert Holden ilustra muito bem o que escrevi até aqui: “Gosto de pensar na palavra ‘amor’ como uma porta. Se você apenas olhar para a porta, tudo o que verá é uma ideia sobre o que é o amor; mas, se esti-ver disposto a se aproximar dela, abri-la e entrar, vai conseguir vivenciar e experimentar o que é o amor”.

Talvez aqui possamos entender o que Jesus falou quando disse: “Eu sou a porta. Qualquer pessoa que entrar por Mim, será salva. Entrará e sairá; e encontrará pastagem” (Jo 10:9). Quando passarmos por essa porta que é Jesus, vamos experimentar em tudo o que é o amor.

É possível que você, que usa tanto a palavra amor, esteja frustrado com o que está lendo até agora. Você, que dominicalmente na igreja vira para o lado ou sai do seu lugar distribuindo efusivamente o “Eu te amo”, ou mes-

mo quando usa essa expressão em seus relacionamentos com familiares e amigos, a partir do que você leu até aqui possivelmente terá de repen-sar suas atitudes. O amor não pode ser defi nido, assim como, em Deus, o amor pode ser reconhecido. Com toda a nossa inteligência, não consegui-remos explicar o amor, mas, no coração, saberemos exatamente o que é o amor quando reconhecermos o amor de Deus em todos os nossos cami-nhos. “Reconhece-o em todos os teus caminhos, e ele endireitará as tu-as veredas. (Pv 3:6).

Pois bem, comece a prestar atenção em tudo ao seu redor, nas suas ati-tudes com seu amado ou amada, com seu fi lho ou fi lha, com seus familia-res, amigos e irmãos na fé. Isso é o que qualquer um de nós precisa fazer agora. Devemos aprender de Deus que, por nos amar tanto, “se encarnou [atitude] e habitou entre nós, cheio de graça e de verdade”.

Quando agirmos dessa forma, ou seja, com atitudes além das palavras, faremos, quem sabe, nossa maior descoberta sobre o amor. Ele nos de-fi nirá nas ruas, no trânsito, na ajuda em casa, no diálogo com os fi lhos, na entrega ao amado ou amada, nas atitudes dentro e fora da igreja, en-fi m, o amor nos ensinará o que é o verdadeiro amor; logo, conheceremos

a essência de Deus.

“Deixe que o Amor seja o seu professor.”

Por Dílson Júlio Silva, teólogo, membro da Igreja Metodista em Itaberaba

“O cristão não acha que Deus irá nos amar porque somos bons, mas que Deus nos fará bons porque nos ama.”C.S. Lewis, escritor cristão britânico (1898-1963)

AvisosDízimo: não deixe para amanhã!Sua contribuição é fundamental para o crescimento de nossa igreja. Pa-ra tornar-se um dizimista regular, solicite o envelope apropriado ao irmão Weslley. Assuma esse compromisso com Deus ainda hoje!

Hoje (7/10), não se esqueça de con-tribuir com alimentos para a Cesta do Amor. Pedimos que traga as doações de preferência no primeiro domingo do mês.

Sua participação é fundamental!

Congresso de Família – Pais e FilhosEntre os dias 9 e 11 de novembro, realizaremos em nossa igreja o Con-gresso de Família – Pais e Filhos, com a participação dos palestrantes Cé-lia e Nelson Junker e outros convidados especialistas no tema.

Programação:

9/11 (sexta-feira), às 20h00Abertura do Congresso, com Célia e Nelson Junker.

10/11 (sábado), a partir das 14h00 – Oficinas:“Ter ou Não Ter: Eis a Questão!”, sobre casais sem filhos – com Júlia Plaza, psicóloga da Igreja Metodista no Butantã;

“É a Minha Cara, Mas o Teu Jeito”, sobre filhos até 10 anos – com o Dr. Gilvano Amorim e Ana Consuelo, da Igreja Batista Ágape de Campinas;

“Toma Que o Filho É Teu”, sobre filhos adolescentes até 17 anos com o Pr. Marcos Garcia, da Igreja Metodista em Santo Amaro;

“E Agora?! Quem Sobrou?!”, sobre filhos jovens e adultos – com Célia e Nelson Junker.

11/11 (domingo), às 19h00Encerramento do Congresso, com Célia e Nelson Junker

Investimento: R$ 25,00 por pessoa

Aniversariante7/10 Marco Aurélio Laguna

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, da Cida (cunhada da Silva-na), do Carlos (filho da Zenaide), da d. Cida Gar-cia, da d. Domi, da Gina, do Luciano Amorim (pri-mo da Cláudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Maria Clara (sobrinha da Ma-ria José), da d. Maria da Penha, do Maércio, da Nurimar, da Paula (filha da d. Alda), do Rafael Ar-rais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;

•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

•Pelos missionários Carla Stracke, Danilo Sanguin e Mariana Wada;

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

•Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região;

•Pelo processo eleitoral de 2018.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (7/10) PRÓX. DOMINGO (14/10)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Marcel Paulo

INTERCESSÃO Edward/Manoel Silas/Tiago

MINISTÉRIO INFANTIL Íris/Laiza/Mariana/Aline Dilson/Babi/Laiza/Larissa

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bel Scheila

OPERADOR DE CÂMERA Marcão Augusto

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Pr. Tiago Manoel/Marilene

PREGADOR Pr. Tiago Marilene

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.