pastoral santidade, avivamento e crescimento (sac) o bispo ... · vador, capaz de transformar vidas...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo José Carlos Pe- res, presidente da 3ª. Região Eclesiástica (RE) da Igreja Metodista, tem nos orientado que devemos pautar nossa ação missioná- ria no tripé santidade, aviva- mento e crescimento (SAC). Segundo o bispo, esses três princípios devem ser motivo de reflexão e direcionamento das ações das igrejas locais e de cada metodista na 3ª. RE. O SAC não é nenhuma novidade e o bispo não quer com isso reinventar a roda; apenas deseja que passemos a usá-la! Santidade é uma das bases da doutrina metodista, segundo John Wesley. Depois de termos uma experiência com Cristo, devemos trilhar o caminho da perfeição cristã. Antes, porém, de ser meto- dista, a santidade é uma doutrina bíblica. Contudo, nós, wesleya- nos, entendemos que a santidade é o meio pelo qual Deus trans- forma nossas vidas e, consequentemente, o mundo em que vive- mos. Por uma série de fatores, sobretudo pela secularização da fé e da religião, a santidade passou a ser considerada sem relevân- cia prática para a vida. Entretanto, não é nisso que cremos e por isso o Bispo Peres tem nos orientado a colocar a santidade no to- do de nossas agendas. O metodismo do século XVIII é reconhecido como um dos prin- cipais movimentos de avivamento na história da Igreja Protes- tante, fruto de uma intensa e sincera busca por santidade. Em síntese, Wesley e seus companheiros, ao estudar com profun- didade a Palavra de Deus, orar e jejuar buscando Sua vonta- de, foram compelidos a expressar concretamente a graça e BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 755 | 24 DE MARÇO DE 2019

Upload: others

Post on 11-Jul-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · vador, capaz de transformar vidas e realidades. Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Santidade, avivamento e crescimento (SAC)

O Bispo José Carlos Pe-res, presidente da 3ª. Região Eclesiástica

(RE) da Igreja Metodista, tem nos orientado que devemos pautar nossa ação missioná-ria no tripé santidade, aviva-mento e crescimento (SAC). Segundo o bispo, esses três princípios devem ser motivo de reflexão e direcionamento das ações das igrejas locais e

de cada metodista na 3ª. RE. O SAC não é nenhuma novidade e o bispo não quer com isso reinventar a roda; apenas deseja que passemos a usá-la!

Santidade é uma das bases da doutrina metodista, segundo John Wesley. Depois de termos uma experiência com Cristo, devemos trilhar o caminho da perfeição cristã. Antes, porém, de ser meto-dista, a santidade é uma doutrina bíblica. Contudo, nós, wesleya-nos, entendemos que a santidade é o meio pelo qual Deus trans-forma nossas vidas e, consequentemente, o mundo em que vive-mos. Por uma série de fatores, sobretudo pela secularização da fé e da religião, a santidade passou a ser considerada sem relevân-cia prática para a vida. Entretanto, não é nisso que cremos e por isso o Bispo Peres tem nos orientado a colocar a santidade no to-do de nossas agendas.

O metodismo do século XVIII é reconhecido como um dos prin-cipais movimentos de avivamento na história da Igreja Protes-tante, fruto de uma intensa e sincera busca por santidade. Em síntese, Wesley e seus companheiros, ao estudar com profun-didade a Palavra de Deus, orar e jejuar buscando Sua vonta-de, foram compelidos a expressar concretamente a graça e

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVII | Nº 755 | 24 DE MARÇO DE 2019

Page 2: Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · vador, capaz de transformar vidas e realidades. Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra

o amor de Deus àqueles que mais precisavam. Avivamento nada tem a ver com alienação, histeria ou superficialidade. Uma igreja avivada é uma comunidade profundamente comprometida em mu-dar o contexto em que está inserida. É uma comunidade cheia do poder e da autoridade de Deus para denunciar o pecado e anun-ciar a salvação.

Uma igreja que se santifica é revivificada pelo poder de Deus e es-se processo bíblico e wesleyano leva naturalmente a igreja a crescer. Muitas pessoas se sentem incomodadas quando o assunto é cresci-mento. Esses críticos logo dizem que o importante é crescer em qua-lidade, pois a quantidade será uma consequência. Isso, porém, é uma armadilha muito sutil. Podemos ter muita qualidade, mas apenas para os que já são da igreja. E qualidade sem direcionamento nada mais é do que vaidade. Sem santidade e sem o renovo do Senhor, não so-mos capazes de crescer. Aliás, no entender do Bispo Peres, podemos e devemos crescer numericamente, pois nossa Igreja tem uma visão saudável e equilibrada da vida cristã que precisa ser compartilhada com outras pessoas.

Convido todos a refletir sobre essa visão que, repito, não traz nada de novo. Apenas dá ênfase à santidade, ao avivamento e ao cresci-mento. Na minha avaliação pastoral, essa é uma visão simples que devemos assimilar e praticar sem muita dificuldade. Afinal, nada do que está sendo destacado diverge daquilo em que acreditamos e pre-

gamos.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

“Eu creio que a santificação seja a vida de Deus na alma do homem, uma coparticipação da natureza divina (2 Pe 1:14), o sentimento que houve em Cristo (Fp 2:5), ou a renovação do nosso coração segundo a imagem daquele que nos criou (Cl 3:10).”

John Wesley, teólogo britânico precursor do metodismo (1703-1791)

ReflexãoÁrvores viçosas e vigorosas“O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro no Líbano. Os que estão plantados na casa do Senhor florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos; serão vi-çosos e vigorosos” (Salmo 92:12-14).

Page 3: Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · vador, capaz de transformar vidas e realidades. Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra

Lord Byron, um brilhante poeta britânico, gastou sua vida em uma busca louca por prazeres. As pessoas, hoje, diriam: “Ele tentou viver sua vida”. Em desespero, ele escreveu: “Os espi-

nhos que colhi são da árvore que plantei. Eles me rasgaram e estou sangrando. Eu devia ter sabido qual fruto tal árvore daria”.

O que temos plantado na orla dos caminhos por onde passamos? O que esperamos encontrar na hora de colher os frutos? Temos nos preocupado com isso? Temos programado ver os resultados para o futuro?

O início de nossas andanças pode ser fácil e até deslumbrante. Esta-mos jovens, cheios de vigor, cheios de fantasias. Podemos até pen-sar que plantar é suficiente, seja a planta que for. Mas e no futuro, o que encontraremos? Árvores secas... sem sombra... sem frutos? Po-deremos até derrubar tais árvores e plantar novas, mas teremos ain-da forças? Teremos ainda o vigor do princípio?

O melhor momento de plantarmos árvores que produzirão sombra e frutos é exatamente quando estamos em paz, sem angústias, sem aflições, sem desespero, sem culpas. Nossas mentes estão limpas, nossos corações estão puros, nossas almas cheias de desejos arden-tes de conquistas.

O Senhor é o agricultor a quem devemos consultar. Ele conhece tu-do de plantações. Ele sabe a ocasião oportuna, o lugar adequado, o tempo propício para plantarmos nossas árvores. Ele sabe como re-gá-las, como adubá-las e como tirar proveito de tudo que elas têm a nos oferecer.

Não queremos ver nossas árvores sem folhas, com galhos secos, to-madas por espinheiros. Queremos que elas sejam uma bênção para todos que passam pelo mesmo caminho por onde passamos.

Queremos que todos glorifiquem a Deus ao vê-las frondosas e encan-tadoras. Queremos ver as vidas felizes ao redor de tudo o que plan-tamos.

Você tem plantado árvores? Sabe que frutos darão?

Fonte: Ministério para Refletir

“Onde houver uma árvore para plantar, planta-a tu. Onde houver um erro para emendar, emenda-o tu. Onde houver um esforço de que todos fogem, fá-lo tu. Sê tu aquele que afasta as pedras do caminho, o ódio dos corações, as dificuldades de um problema.”

Gabriela Mistral, poetisa e diplomata chilena (1889-1957)

Page 4: Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · vador, capaz de transformar vidas e realidades. Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra

AvisosConferência Missionária 2019Tema: “Indo Além dos Limites – Hebreus 11:2”

Programação:

Sexta-feira (29/3):

19h00 – Abertura da Feira Missionária;20h00 – Culto: Louvor, Geração Transbordante e o Pr. Hygor Junker;22h00 – Cantina e comunhão.

Sábado (30/3):

19h00 – Culto: Louvor, Geração Transbordante e a peça “Feridos” (Cia. Transbord’Arte);

22h00 – Cantina e comunhão.

Domingo (31/3):

9h00 – Culto: Louvor, Geração Transbordante e Matheus Nunes;10h00 – Palestra com o Missionário Edson Teixeira;19h00 – Culto: Louvor, Geração Transbordante e o

Missionário Edson Teixeira;21h00 – Cantina e comunhão.

Escola de Ad-OraçãoA Escola de Ad-Oração é um espaço de comunhão, aperfeiçoamen-to e capacitação ministerial. O curso ministerial de oração e adora-ção oferecido pela escola é um treinamento intensivo que em 2019 acontecerá em dois módulos. O curso visa aperfeiçoar músicos/mu-sicistas, cantores(as), dançarinos(as), intercessores(as) e membros da igreja evangélica em geral a fim de que estes se apresentem mais preparados na visão bíblica dos ministérios de Adoração e Oração, na busca do conhecimento e no aperfeiçoamento dos talentos.

Módulo 1

de 1º a 5/4/2019, das 19h00 às 22h00, na Catedral Metodista de São Paulo

1º/4 - Ad-Oração e Culto – Pr. Hygor Junker;

2/4 - Adoração Bíblica – Pr. Rodrigo Soeiro;

3/4 - Ministério e Discipulado – Pr. Denílson Gomes;

4/4 - Caráter e Integridade Cristã – Rev. Lupércio Vieira;5/4 - Prática Ministerial – André Calore e Soraya Junker.

Módulo 2

de 5 a 9/8/2019, das 19h00 às 22h00, na Catedral Metodista de São Paulo

Page 5: Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · vador, capaz de transformar vidas e realidades. Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra

Culto de CasaisDia 6 de abril (um sábado), às 19h00, realizaremos nosso primeiro Culto de Casais do ano. Será uma ótima oportunidade para os casais receberem uma palavra de Deus para o seu casamento. Venha e tra-ga um casal convidado. Haverá uma equipe para nos ajudar com as crianças.

Dízimo: não deixe para amanhã!Sua contribuição é fundamental para o crescimento de nossa igreja. Para tornar-se um dizimista regular, solicite o envelope apropriado ao irmão Wesley. Assuma esse compromisso com Deus ainda hoje!

Aniversariante25/3 Iris Meira Nascimento

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, do Antônio Vassalo (irmão do Gesué), da Caro-lina Abib, da Cida (cunhada da Silva-na), da d. Domi, do Edilson Távora, da Gina, da d. Lydia Reyes (mãe da Ma-ria José), da Maria Clara (sobrinha da Maria José), da d. Maria da Penha, do Nino, da Paula (filha da d. Alda), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Ma-noel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;

•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

•Pela missionária Mariana Wada;

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

•Pelo ministério do bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral Santidade, avivamento e crescimento (SAC) O Bispo ... · vador, capaz de transformar vidas e realidades. Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra

www.metodistaitaberaba.com.br /igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h00)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Liber-tação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (24/3) PRÓX. DOMINGO (31/3)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Toninho Wil

INTERCESSÃO --- ---

MINISTÉRIO INFANTIL Maria José/Bia B./Gio/Dilson Pr. Tiago/Edna/Babi/Maria José

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Américo

OPERADORA DO DATASHOW Bel Scheila

OPERADOR DE CÂMERA Marcão Guto

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Pra. Laura Pastores

PREGADOR Bispo José Carlos Peres Missionário Edson Teixeira

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.