pastoral o que está por vir? c · o que está por vir? c ... a tristeza pura e completa é tão...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 444 • 2 DE DEZEMBRO DE 2012 Pastoral O que está por vir? C omeça hoje, de acordo com o calendário litúrgico cristão, o ci- clo de Natal, que mescla expectativa e celebração pelo nasci- mento do Salvador. O primeiro período do ciclo de Natal é de- nominado Advento, um tempo de preparo e expectativa por Aquele que “há de vir”. Esse tempo de reflexão nos ajuda a avaliar nossa caminhada e princi- palmente nossas expectativas em relação às coisas futuras e a tudo que ainda está por acontecer em nossas vidas. Certa vez, aprendi com a Pastora Laura que, quanto maiores forem nossas expectativas, maiores poderão ser nossas frustrações. Ou seja, quando criamos muitas expec- tativas sobre o que vai acontecer, em qualquer área de nossas vidas, se tais expectativas não forem alcançadas, nós nos frustraremos na mesma medida com que ansiamos para que elas se concretizassem. Mas então não devemos criar expectativas em relação a nada? Mesmo que a resposta fosse sim, isso seria impossível, pois sempre estamos es- perando por alguma coisa. Mas, então, o que fazer? O primeiro conse- lho que nos fica é não criarmos expectativas que possam gerar frustra- ções que não tenhamos condições de administrar. Muitas pessoas se frustram com a vida e deixam de sonhar, de esperar. O segundo con- selho é que todos nós precisamos sonhar, precisamos esperar por al- go que está por vir. Se pensarmos apenas no cotidiano, nossa vida será muito limitada. Precisamos pensar no amanhã, sem nos esquecermos de que quem cuida do futuro, em primeiro lugar, é o Senhor. O terceiro conselho que nos fica é que todas as nossas expectativas de- vem estar pautadas nos princípios divinos. Em Romanos 5:5, a Pala- vra de Deus nos afirma: “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito San- to, que nos foi outorgado”. Ou se- ja, devemos ter esperança e criar expectativas sobre aquilo que é colocado por Deus e confirmado por Seu Espírito em nossos cora- ções. Assim, não ficaremos confu- sos entre o que é a nossa vontade humana, que pode nos frustrar, e o que é a vontade de Deus, que sempre visa o nosso bem.

Upload: vuongcong

Post on 01-Dec-2018

217 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral O que está por vir? C · O que está por vir? C ... A tristeza pura e completa é tão impossível quanto a felicidade pura ... 16/12 (domingo) Cantata de Natal das Crianças,

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 444 • 2 DE DEZEMBRO DE 2012

Pastoral

O que está por vir?

Começa hoje, de acordo com o calendário litúrgico cristão, o ci-clo de Natal, que mescla expectativa e celebração pelo nasci-mento do Salvador. O primeiro período do ciclo de Natal é de-

nominado Advento, um tempo de preparo e expectativa por Aquele que “há de vir”.

Esse tempo de reflexão nos ajuda a avaliar nossa caminhada e princi-palmente nossas expectativas em relação às coisas futuras e a tudo que ainda está por acontecer em nossas vidas. Certa vez, aprendi com a Pastora Laura que, quanto maiores forem nossas expectativas, maiores poderão ser nossas frustrações. Ou seja, quando criamos muitas expec-tativas sobre o que vai acontecer, em qualquer área de nossas vidas, se tais expectativas não forem alcançadas, nós nos frustraremos na mesma medida com que ansiamos para que elas se concretizassem.

Mas então não devemos criar expectativas em relação a nada? Mesmo que a resposta fosse sim, isso seria impossível, pois sempre estamos es-perando por alguma coisa. Mas, então, o que fazer? O primeiro conse-lho que nos fica é não criarmos expectativas que possam gerar frustra-ções que não tenhamos condições de administrar. Muitas pessoas se frustram com a vida e deixam de sonhar, de esperar. O segundo con-selho é que todos nós precisamos sonhar, precisamos esperar por al-go que está por vir. Se pensarmos apenas no cotidiano, nossa vida será muito limitada. Precisamos pensar no amanhã, sem nos esquecermos de que quem cuida do futuro, em primeiro lugar, é o Senhor.

O terceiro conselho que nos fica é que todas as nossas expectativas de-vem estar pautadas nos princípios divinos. Em Romanos 5:5, a Pala-vra de Deus nos afirma: “Ora, a esperança não confunde, porque o amor de Deus é derramado em nosso coração pelo Espírito San-to, que nos foi outorgado”. Ou se-ja, devemos ter esperança e criar expectativas sobre aquilo que é colocado por Deus e confirmado por Seu Espírito em nossos cora-ções. Assim, não ficaremos confu-sos entre o que é a nossa vontade humana, que pode nos frustrar, e o que é a vontade de Deus, que sempre visa o nosso bem.

Page 2: Pastoral O que está por vir? C · O que está por vir? C ... A tristeza pura e completa é tão impossível quanto a felicidade pura ... 16/12 (domingo) Cantata de Natal das Crianças,

Podemos dizer, com certa margem de segurança, que é quase impos-sível não nos frustramos durante nossa trajetória de vida. Contudo, tais frustrações podem sim ser amenizadas, controladas e minimizadas, quando aprendemos a esperar, em primeiro lugar, as coisas de Deus. O Senhor revelou a homens e mulheres que enviaria o Messias, mas foi somente 600 anos depois das primeiras predições que a promessa se cumpriu. A expectativa pela vinda do Salvador era imensa e atravessou muitas gerações, mas, como era uma promessa de Deus, ninguém se frustrou: Jesus está entre nós!Com carinho e estima pastoral,Rev. Tiago Valentin

“A tristeza pura e completa é tão impossível quanto a felicidade pura e completa.” Leon Tolstói, escritor russo (1828-1910)

Ética

Mas é só um pouquinho... Não vai fazer falta!Há alguns dias saiu no Portal UOL uma matéria sobre peque-nos atos que uma boa parte dos brasileiros comete frequente-mente e acha que não há nada de errado nisso. Entre os “peca-dilhos”, são citados:• Não dar nota fiscal;• Não declarar Imposto de Renda;• Tentar subornar o guarda para evitar multas;• Falsificar carteirinha de estudante;• Dar ou aceitar troco errado;• Roubar TV a cabo (o famoso “gato”);• Furar fila;• Comprar produtos falsificados (piratas);• No trabalho, bater o ponto pelo colega;• Na faculdade, assinar a lista no lugar do amigo;• Falsificar assinaturas.“Aceitar essas pequenas corrupções legitima aceitar grandes corrup-ções”, afirma o promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira, coordenador nacional da campanha do Ministério Público “O Que Você Tem a Ver com a Corrupção”, que pretende mostrar como atitudes que muitos consideram normais são, na verdade, um desvirtuamento ético. “Se-guindo esse raciocínio, seria algo como um menino que hoje não vê problema em colar na prova ser mais propenso a, mais para a frente, su-bornar um guarda sem achar que isso é corrupção.”Os dados da matéria se baseiam em pesquisa realizada pela Universida-de Federal de Minas Gerais (UFMG) e pelo Instituto Vox Populi. Segun-do esse levantamento, 35% dos entrevistados dizem que algumas coisas podem ser um pouco erradas, mas não corruptas. Como sonegar im-postos quando a taxa é alta demais.

Page 3: Pastoral O que está por vir? C · O que está por vir? C ... A tristeza pura e completa é tão impossível quanto a felicidade pura ... 16/12 (domingo) Cantata de Natal das Crianças,

A sondagem também mostra dados positivos, como o fato de 84% dos respondentes afirmarem que, em qualquer situação, existe sempre a chance de a pessoa ser honesta.

A psicóloga Lizete Verillo, diretora da ONG Amarribo (representante no Brasil da Transparência Internacional), afirma que, em 12 anos traba-lhando com ações anticorrupção, ela nunca esteve tão otimista – e jus-tamente por causa da atuação dos jovens.

“Quando começamos, havia um distanciamento do jovem em relação à política”, diz a psicóloga. “Aliás, havia pouco engajamento em relação a tudo; os jovens queriam saber mais é de festas. A corrupção não di-zia respeito a eles. Há dois anos, porém, venho percebendo uma gran-de mudança entre eles. Estão mais envolvidos e cobrando mais em di-versas áreas, não só na política.”

Para Lizete, esse cenário animador foi criado por diversos fatores, espe-cialmente pela explosão das redes sociais, que são extremamente po-pulares entre os jovens e uma ótima maneira de promover a fiscaliza-ção e a mobilização.

Caro leitor, como cristãos não devemos fazer parte dessa estatística e muito menos do famoso jeitinho brasileiro. Traços culturais não devem se sobrepor a conceitos bíblicos.

Devemos vigiar se não estamos agindo na base do “ninguém viu, não vai fazer falta” ou do famoso “todo mundo faz, então vou fazer tam-bém”. Além de Deus estar nos observando constantemente e de saber-mos que para Ele não há pecadinho ou pecadão (não importa se você está se apoderando de 10 centavos ou de um milhão), como podemos ser exemplo de conduta cristã cometendo esses pequenos furtos e atos de omissão ou de corrupção?

O mundo carece de bons exemplos e quão envergonhados ficamos ao ver tantos escândalos envolvendo pessoas que se dizem cristãs! Aliás, acabamos sendo julgados como farinha do mesmo saco.

Faça a diferença; faça do jeitinho cristão!

Por Carla Stracke Pimentel

“A corrupção, em certo sentido, é produto da forma de vida de uma sociedade gananciosa, dominanada pelo dinheiro e na qual as pessoas são julgadas pelo que possuem, e não pelo que são.” Peter H. Odegard, cientista político norte-americano (1901-1966)

Liturgia

A celebração do AdventoEstamos vivendo um dos períodos mais im-portantes do ano litúrgico: a preparação pa-ra o Natal. Nessa época, enfeitamos nos-sas casas, a cidade fica toda iluminada e a música e a esperança de paz parecem falar

Page 4: Pastoral O que está por vir? C · O que está por vir? C ... A tristeza pura e completa é tão impossível quanto a felicidade pura ... 16/12 (domingo) Cantata de Natal das Crianças,

aos nossos corações. E o Ministério do Santuário prepara nossa igreja para essa grande festa. A decoração é feita de um modo todo especial, com o objetivo de lembrar a história da salvação. Começa no quarto domingo que antecede o Natal, quando se inicia a celebração do Ad-vento.

Você sabe o que é o Advento? O nome vem da palavra latina “adven-tus”, que significa “vinda”, “espera”. Trata-se de uma celebração cujo fo-co é a expectativa pela vinda do Messias, o Cristo prometido. Divide-se em duas partes: nos dois primeiros domingos, enfatiza-se a vinda de Cristo; no terceiro e no quarto, a preparação para o Natal.

Nesse período, usam-se as cores roxa, lilás, rosa e branca. O roxo, que significa contrição, vai dando lugar às cores mais claras, conforme o Natal vai se aproximando. O rosa é utilizado no quarto domingo, simbo-lizando a alegria, enquanto o branco é usado no dia de Natal.

A mesa é preparada com os símbolos do advento, de acordo com o calendário litúrgico metodista:

• A coroa do Advento, símbolo da realeza de Cristo;• Velas, representação da chegada de Cristo como luz do mundo;• Luzes, símbolo da claridade que elimina as trevas, que é o próprio

Cristo.

A Igreja Metodista “reconhece que todo o povo de Deus é chamado a desempenhar com eficácia, na Igreja e no mundo, ministérios pelos quais Deus realiza o Seu propósito”. Se você se identifica com os cuida-dos necessários na preparação do templo para os cultos, venha usar seu dom a serviço do Reino de Deus no Ministério do Santuário.

Ministerio do Santuário

Avisos

Decoração de NatalO Ministério do Santuário solicita a todas as famílias que tragam uma foto numporta-retrato para compor a decoração de Natal de nossa igre-ja. As fotos devem entregues à irmã Rose Assunção.

Ministerio do Santuário

Programação de fim de ano15/12 (sábado) Festa de Natal em Santana de Parnaíba, às 18h00;16/12 (domingo) Cantata de Natal das Crianças, às 19h00;23/12 (domingo) Cantata de Natal do Coral: “Cristo é Real”, às 19h00;24/12 (segunda) Culto de Natal, às 20h00;31/12 (segunda) Culto de Fim de Ano, às 21h30.

Horários da Pastora LauraComo os irmãos e irmãs bem sabem, a Pastora Laura é nomeada pa-ra nossa igreja em regime parcial. Isso significa que ela atende à igre-ja com parte de seu tempo. O acordado entre a equipe pastoral é que a pastora deve estar na igreja todas as quartas-feiras, à noite, e aos do-

Page 5: Pastoral O que está por vir? C · O que está por vir? C ... A tristeza pura e completa é tão impossível quanto a felicidade pura ... 16/12 (domingo) Cantata de Natal das Crianças,

mingos, pela manhã e à noite. Além disso, dentro de suas possibilidades de tempo, ela faz visitas e atendimentos durante a semana.

Como seus horários são restritos, nem sempre ela pode atender a todos(as) quando solicitada. Nesse caso, quem deve ser procurado é o Pastor Tiago. Por ser nomeada em tempo parcial, a Pastora Laura não tem obrigação de acompanhar o Pastor Tiago em todas as visitas ou atendimentos feitos por ele. Vale ressaltar que ela também desenvolve uma atividade secular como professora, além de desempenhar os pa-péis de esposa, mãe e dona de casa.

A equipe pastoral tem buscado atender a todas as demandas da igreja, priorizando as vidas em detrimento das atividades, reuniões ou even-tos. Por isso, pedimos a compreensão da igreja, pois não é possível des-pender a mesma atenção a todos(as) ao mesmo tempo. Nossa escala de prioridade nos acompanhamentos é a seguinte: quem esteja enfrentan-do uma situação crítica (enfermidade, luto, vício, desemprego, crise es-piritual ou crise familiar); pessoas novas na igreja; a liderança da igreja; e demais membros. Temos tentado acompanhar as pessoas de acordo com essa escala. Pedimos que os irmãos e irmãs continuem a orar por nós e também a nos ajudar no auxílio a toda a comunidade.

Equipe Pastoral

Orai sem cessar!

Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Sr.

Davi, do Carlos (cunhado da Rute), da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), da D. Judith, de Maria José Cassu (de Santana de Parnaí-ba), da Sílvia, do Sr. Vicente (pai do Fabinho) e da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito);

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;

• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;

• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

• Pelos pastores da nossa igreja;

• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral O que está por vir? C · O que está por vir? C ... A tristeza pura e completa é tão impossível quanto a felicidade pura ... 16/12 (domingo) Cantata de Natal das Crianças,

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

pROGRAMAçãO SEMAnAl3ª feiRa 4ª feiRa 6ª feiRa domingo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouhttp://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30 – 11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Aniversariantes3/12 Beatriz Carneiro de Oliveira e

Felipe Lakatos Pereira;5/12 Felipe Carneiro Peres;6/12 Silas Davi Santos;7/12 Roseli Amaral Maria, Andrea Paplovskis Pinto,

Márcia Lílian Paviani e Rafael Feitosa Barbosa.

Escala de serviçoSERVIÇO HOJE (2/11) PRÓX. DOMINGO (9/12)

FECHAMENTO DA IGREJA Marilene Murilo

INTERCESSÃO Roberto/Salete Marco/Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Murilo Danilo

MINISTÉRIO INFANTIL Ensaios de Natal Ensaios de Natal

LOUVOR Vida Geração Eleita

OPERADOR DE SOM Márcio Tiago

OPERADORA DO DATASHOW Eula Bia

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Fernanda Pr. Tiago/Manoel

PREGADOR(A) Pra. Laura Pr. Tiago