pastoral o lado bom e o lado ruim do individualismo...

6
IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA Pastoral O lado bom e o lado ruim do individualismo V amos tentar identificar aspectos do individualismo que poderiam ser classificados de positivos ou negativos. Como tudo na vida, pre- cisamos saber definir o que presta e o que não vale a pena. Recha- çar o ruim; e absorver o bom. Seguir a instrução bíblica: “Examinai tudo; retende o bem” (1 Ts 5:21). De ruim, no individualismo, podemos destacar os seguintes as- pectos: 1º.) A extrema valorização dos interesses pessoais sobre os coletivos. Isto se torna altamente prejudicial, à medida que promove um sentimento egoísta, voltado para a realização pessoal e o esquecimento da coletividade. 2º.) O indivíduo gravitando em torno de si mesmo. Como decorrên- cia, vamos encontrar um indivíduo focado no seu próprio umbigo, aten- to ao que lhe interessa, despreocupado com o semelhante, mais interes- sado no que lhe agrada, a despeito da recomendação paulina – “(...) não busca o seu próprio interesse” –, numa antítese do amor (1 Co 13:5). Es- ta concepção do indivíduo centrado em si mesmo prejudica a visão cris- tã de família, de corpo. 3º.) A obcecada luta para alcançar resultados a qualquer custo. Um esforço sobre-humano para obtenção de resultados satisfatórios na vida pode levar a desastres iminentes. Querer romper com os obstácu- los sem domesticá-los pode não ser o melhor caminho. É preciso ter-se equilíbrio, e o individualismo, por privilegiar a valorização do individual em detrimento do co- letivo, põe a perder, muitas vezes, os aspec- tos mais caros da vida em sociedade, como o companheirismo, a so- lidariedade, a partici- pação, o envolvimento e a comunhão. BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 450 • 27 DE JANEIRO DE 2013

Upload: truongphuc

Post on 10-Mar-2019

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral O lado bom e o lado ruim do individualismo Vmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-01... · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA

IGREJA METODISTA EM ITABERABACONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

Pastoral

O lado bom e o lado ruim do individualismo

Vamos tentar identificar aspectos do individualismo que poderiam ser classificados de positivos ou negativos. Como tudo na vida, pre-cisamos saber definir o que presta e o que não vale a pena. Recha-

çar o ruim; e absorver o bom. Seguir a instrução bíblica: “Examinai tudo; retende o bem” (1 Ts 5:21).

De ruim, no individualismo, podemos destacar os seguintes as-pectos:

1º.) A extrema valorização dos interesses pessoais sobre os coletivos. Isto se torna altamente prejudicial, à medida que promove um sentimento egoísta, voltado para a realização pessoal e o esquecimento da coletividade.2º.) O indivíduo gravitando em torno de si mesmo. Como decorrên-cia, vamos encontrar um indivíduo focado no seu próprio umbigo, aten-to ao que lhe interessa, despreocupado com o semelhante, mais interes-sado no que lhe agrada, a despeito da recomendação paulina – “(...) não busca o seu próprio interesse” –, numa antítese do amor (1 Co 13:5). Es-ta concepção do indivíduo centrado em si mesmo prejudica a visão cris-tã de família, de corpo.3º.) A obcecada luta para alcançar resultados a qualquer custo. Um esforço sobre-humano para obtenção de resultados satisfatórios na vida pode levar a desastres iminentes. Querer romper com os obstácu-los sem domesticá-los pode não ser o melhor caminho. É preciso ter-se equilíbrio, e o individualismo, por privilegiar a valorização do individual em detrimento do co-letivo, põe a perder, muitas vezes, os aspec-tos mais caros da vida em sociedade, como o companheirismo, a so-lidariedade, a partici-pação, o envolvimento e a comunhão.

BOLETIM INFORMATIVO • ANO X • Nº 450 • 27 DE JANEIRO DE 2013

Page 2: Pastoral O lado bom e o lado ruim do individualismo Vmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-01... · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA

De bom, no individualismo, podemos destacar os seguintes as-pectos:

1º.) A força interior que impulsiona o indivíduo para a vitória. Desse aspecto do individualismo não se pode reclamar, essa qualidade de injetar na pessoa um ânimo redobrado para se tornar uma vencedo-ra. À medida que o indivíduo tem nessa doutrina seu valor mais elevado, ele passa a envidar todos os esforços necessários para, superando-se, al-cançar seus objetivos.

2º.) Uma visão mais humana da vida. Não se pode negar que o indi-vidualismo está muito ligado ao humanismo. A concepção do humanis-mo também é de valorização do ser humano, embora sem tanta carga no individualismo. Ela pode descambar num ateísmo, se não prover para si uma base cristã de valorização do ser humano a partir da sua existência em Deus. À medida que ressalta a importância do ser humano, o indivi-dualismo contribui para esse aspecto humanizador da vida, tão desgasta-do na sociedade tecnocrática em que vivemos.

3º.) O reconhecimento da responsabilidade do indivíduo. O indi-vidualismo faz o caminho oposto ao dos movimentos contraditórios de massa. Se estes escondem o ser na multidão e jogam a culpa na socieda-de pelos seus fracassos, aquele responsabiliza o indivíduo pelos seus in-sucessos.

Os cristãos acreditam na possibilidade de restauração do mais cruel indi-víduo. Não fora assim, de há muito teria sido melhor interromper a prega-ção do Evangelho. A Bíblia afirma claramente que “cada um de nós da-rá conta de si mesmo a Deus” (Rm 14:12; Mt 12:36; 1 Pe 4:5). E o indivi-dualismo, ao enfatizar a importância do indivíduo, acaba corroborando essa ideia, que precisa estar mais realçada para a humanidade contem-porânea.

Que Deus abençoe a nossa igreja e que cada irmão es-teja cônscio de suas responsabilidades diante da huma-nidade e, acima de tudo, diante de Deus.

Do amigo e pastor,

Rev. Tiago Valentin

(Adaptação de texto do pastor presbiteriano Josué Ebenézer de Sousa Soa-res)

“O valor do homem é determinado, em primeira linha, pelo grau e pelo sentido em que se libertou do seu ego.” Albert Einstein, físico alemão (1879-1955)

Page 3: Pastoral O lado bom e o lado ruim do individualismo Vmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-01... · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA

Comportamento

Denúncias de intolerância religiosacrescem mais de 600%

A quantidade de de-núncias de intolerân-cia religiosa recebi-das de todo o país pelo Disque 100 da Secre-taria de Direitos Hu-manos da Presidên-cia da República cres-ceu mais de sete vezes em 2012, quando comparada com a estatística de 2011. Embora signifique um aumento de 626%, a própria secretaria desta-ca que o salto de 15 para 109 casos registrados no período não represen-ta a real dimensão do problema.

O resultado foi divulgado devido ao Dia Nacional de Combate à Intole-rância Religiosa, celebrado em todo o país nesta segunda-feira (21/1).

A Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir) não possui dados específicos sobre violações ao direito de livre crença religio-sa, mas seu ouvidor, Carlos Alberto de Souza e Silva Júnior, compartilha da impressão de que o problema tem crescido nos últimos anos.

Segundo ele, o número de denúncias relatadas à Seppir de atos violen-tos contra povos tradicionais – módulo que envolve todo tipo de violação aos direitos de comunidades ciganas, quilombolas e indígenas, bem co-mo dos professantes das religiões e cultos de matriz africana – também cresceu entre 2011 e 2012.

“Não consigo avaliar o porquê de tanta intolerância”, diz Silva Júnior. “Mas um dos indicativos que ainda precisamos verificar com cautela é a atuação de algumas igrejas neopentecostais, que vêm pregando o ódio, inclusive na internet. Há ao menos um caso denunciado à ouvidoria de uma igreja cujo líder espiritual vem revelando esse ódio contra as religi-ões de matriz africana, associando-as a coisas do diabo. Sabemos que es-se tipo de pregação, feita por um líder religioso, influencia muitos de seus seguidores”, acrescenta o ouvidor.

Intolerância religiosa é um conjunto de ideologias e atitudes ofensivas a diferentes crenças e religiões. Em casos extremos esse tipo de intolerância torna-se uma perseguição. Sendo definida como um crime de ódio que fere a liberdade e a dignidade humana, a perseguição religiosa é de ex-trema gravidade e costuma ser caracterizada pela ofensa, discriminação e até mesmo atos que atentam contra a vida de determinado grupo que tem em comum certas crenças.

Page 4: Pastoral O lado bom e o lado ruim do individualismo Vmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-01... · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA

As liberdades de expressão e de culto são asseguradas pela Declaração Universal dos Direitos Humanos e pela Constituição Federal. A religião e a crença de um ser humano não devem constituir barreiras a fraternais e melhores relações humanas. Todos devem ser respeitados e tratados de maneira igual perante a lei, independentemente da orientação religiosa.O Brasil é um Estado laico. Isso significa que não há uma religião oficial brasileira e que o Estado se mantém neutro e imparcial às diferentes re-ligiões. Dessa forma, há uma separação entre Estado e Igreja, o que, te-oricamente, assegura uma governabilidade imune à influência de dog-mas religiosos. Além de separar governo de religião, a Constituição Fe-deral também garante o tratamento igualitário a todos os seres humanos, quaisquer que sejam suas crenças. Dessa maneira, a liberdade religiosa está protegida e não deve, de forma alguma, ser desrespeitada.É importante salientar que a crítica religiosa não é igual à intolerân-cia religiosa. Os direitos de criticar dogmas e encaminhamentos de uma religião são assegurados pelas liberdades de opinião e expressão. Toda-via, isso deve ser feito de forma que não haja desrespeito e ódio ao gru-po religioso a que é direcionada a crítica. Como há muita influência reli-giosa na vida político-social brasileira, as críticas às religiões são comuns. Tais críticas são essenciais ao exercício do debate democrático e devem ser respeitadas em seus devidos termos.Dados extraídos da Agência Brasil e do site www.guiadedireitos.org.

“A intolerância fecha os caminhos da compreensão, ao mesmo tempo que os da sensibilidade, caminhos aos quais só têm acesso as almas que sabem de sua semelhança com as demais.” Carlos Bernardo González Pecotche, e pensador humanista argentino (1901-1963)

Passatempo

Quiz BíblicoSaiba como vai seu conhecimento da Bíblia tentando responder as se-guintes questões:

1. A quem se ordenou fer-ver ossos dentro de uma panela?a. Ezequiel;b. Davi;c. Elias.

2. Que acusação foi escrita por cima da cruz de Cris-to?a. Rei dos reis;b. Rei dos judeus;c. Chefe dos judeus.

3. Que mulher foi poupa-da com sua família da des-truição de Jericó?a. A esposa de Jó;b. A escrava Agar;c. A prostituta Raabe.

4. Que livro do Velho Tes-tamento foi citado por Pe-dro no Dia de Pentecostes?a. Joel;b. Isaías;c. Gênesis.

5. Como estava Noemi ao pedir para ser chamada de Mara?a. Alegre;b. Amargurada;c. Enferma.

Respostas:

1. a (Ezequiel 24:3-5); 2. b (Marcos 15:24-26); 3. c (Jo-sué 6:25); 4. a (Atos 2:14-21); 5. b (Rute 1:20-21).

Page 5: Pastoral O lado bom e o lado ruim do individualismo Vmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-01... · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA

AvisosCurso sobre Escola Dominical e Educação CristãNo dia 16 de fevereiro (um sábado), vamos oferecer um curso de capa-citação para todos que estão envolvidos com Escola Dominical e Edu-cação Cristã. Trataremos da importância da docência na vida da igreja e apresentaremos alternativas práticas e criativas de como transmitir co-nhecimento.Programação9h30 Abertura: louvor e a palestra “Como Ensinar na Igreja”;10h30 Intervalo para café;10h45 Oficinas;11h45 Encerramento.Para melhor organizarmos o evento, os interessados deverão dar seus no-mes para a Carol Adib Santos.

Aniversariantes28/1 Marco Antônio Rimes Paulo;29/1 Júlia Ribeiro Belloni e Sheila Ribeiro Machado;31/1 Carlos Alberto Longatti.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfer-midades e problemas diversos. Oremos:• Pela saúde da Adriana Feitosa, do Antônio (irmão da Rosa), do Sr.

Davi, da D. Iberci (mãe da Silvana Sanguin), da D. Judith, da Lourdes de Brito, da Maria José Cassu (de Santana de Parnaíba), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito) e da Sílvia;

• Pela nossa Congregação em Santana de Parnaíba;• Pelos seminaristas Edmilson e Michelly Silva;• Pelo missionário Tiago Reys, que está em missão no Havaí;• Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;• Pelos pastores da nossa igreja;• Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;• Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral O lado bom e o lado ruim do individualismo Vmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2017/04/Boin-2013-01... · IGREJA METODISTA EM ITABERABA CONGREGAÇÃO EM SANTANA

I G R E J A M E T O D I S TA E M I TA B E R A B A

NOSSA MISSÃOEsforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.NOSSA VISÃOSomos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571Pastor: Tiago ValentinPastora: Laura ValentinTel. Res: 2339-5057 VISITE NOSSO SITE:

metodistaitaberaba.com.br

I g r e j a M e t o d i s t a e m

Assista as transmissões ao vivo dos cultos em nosso site.Reveja também as transmissões dos domingos anteriores no site

www. metodistaitaberaba. com. br ouhttp://pt-br. justin. tv/metodistaitaberaba/videos

Boletim informativo (Boin) da igreja metodista em itaBeraBaCoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfica: Américo NetoColaboradoras: Bel Gonçalves, Carla Stracke Pimentel, Flávia Gonçalves e Pra. Laura Costa ValentinCoordenador do Ministério de Comunicação: José Fenner

programação semanal3ª feira 4ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração16h30

Mentoria Espiritual20h

Culto de Libertação20h

Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

HorÁrios de eXpediente dos pastores na igreja

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 11hTiago Dia Folga

Pr. Tiago

8h30 – 11hTiago - - 9h

Laura e Tiago

Tarde 14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h – 18hTiago

14h (visitas)Laura e Tiago -

Noite 20hTiago

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura

20h (visitas)Laura e Tiago

20hLaura e Tiago

20hTiago

19hLaura e Tiago

Escala de serviço

SERVIÇO HOJE (27/1) PRÓX. DOMINGO (3/2)

FECHAMENTO DA IGREJA Silas Beth

INTERCESSÃO Tiago/Nurimar –

GUARDADOR DOS CARROS Danilo Tiago

MINISTÉRIO INFANTIL Haverá atividade Haverá atividade

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Marco Marcio

OPERADORA DO DATASHOW Bel Eula

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura Pra. Laura/Deborah

PREGADOR(A) Marilene Pr. Tiago