pastoral o deus da vida! h - metodistaitaberaba.com.br · precisamos trazer de volta ... rável do...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral O Deus da vida! H oje, domin- go de Pás- coa, cele- bramos a vida no seu sentido mais amplo e profundo; celebramos a vida como antítese da morte; celebramos a vida depois da morte; celebramos a vitória da vida sobre a morte. No meu entender, a melhor defini- ção do que é a Páscoa está na expressão paulina de que a mor- te foi tragada na vitória, a vitória que Jesus conquistou na cruz do Calvário e foi anunciada ao terceiro dia! Recentemente, tenho acompanhado uma irmã de nossa comuni- dade que infelizmente está em estado terminal como resultado de um terrível câncer. Entre inúmeras experiências tristes e desafia- doras que envolvem essa situação, uma das coisas que mais me chamam a atenção é o fato de que essa irmã em nenhum momen- to abandonou sua fé. Ela tem se mantido firme e convicta de que, independentemente do que vai acontecer, o cumprimento da von- tade de Deus será o melhor. No meu último encontro com ela, pude compartilhar uma das falas mais extraordinárias de Jesus, quando, no episódio da morte de seu amigo Lázaro, Ele diz para as irmãs enlutadas: “Eu sou a res- surreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, vive- rá” (Jo 11:25). Que coisa extraordinária: “Ainda que morra, viverá”! Parece-me que este episódio é um prenúncio daquilo por que to- dos nós vamos passar, pois, por meio de Jesus, todos nós iremos ressuscitar. Lázaro talvez tenha sido apenas um exemplo do que aconteceria por meio de Jesus com todos os que n’Ele cressem. BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 709 | 1 DE ABRIL DE 2018 “Cristo Ressurreto e os Apóstolos”, por Ed de Guzman

Upload: lycong

Post on 02-Dec-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

O Deus da vida!

Hoje, domin-go de Pás-coa, cele-

bramos a vida no seu sentido mais amplo e profundo; celebramos a vida como antítese da morte; celebramos a vida depois da morte; celebramos

a vitória da vida sobre a morte. No meu entender, a melhor defini-ção do que é a Páscoa está na expressão paulina de que a mor-te foi tragada na vitória, a vitória que Jesus conquistou na cruz do Calvário e foi anunciada ao terceiro dia!

Recentemente, tenho acompanhado uma irmã de nossa comuni-dade que infelizmente está em estado terminal como resultado de um terrível câncer. Entre inúmeras experiências tristes e desafia-doras que envolvem essa situação, uma das coisas que mais me chamam a atenção é o fato de que essa irmã em nenhum momen-to abandonou sua fé. Ela tem se mantido firme e convicta de que, independentemente do que vai acontecer, o cumprimento da von-tade de Deus será o melhor.

No meu último encontro com ela, pude compartilhar uma das falas mais extraordinárias de Jesus, quando, no episódio da morte de seu amigo Lázaro, Ele diz para as irmãs enlutadas: “Eu sou a res-surreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que morra, vive-rá” (Jo 11:25). Que coisa extraordinária: “Ainda que morra, viverá”! Parece-me que este episódio é um prenúncio daquilo por que to-dos nós vamos passar, pois, por meio de Jesus, todos nós iremos ressuscitar. Lázaro talvez tenha sido apenas um exemplo do que aconteceria por meio de Jesus com todos os que n’Ele cressem.

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 709 | 1 DE ABRIL DE 2018

“Cristo Ressurreto e os Apóstolos”, por Ed de Guzman

Apesar de tanta desesperança à nossa volta, conseguimos continu-ar acreditando, pois a realidade que mais nos intimida, que é a mor-te, foi superada pelo sacrifício de Cristo na cruz. Ora, se a única coi-sa que nos limitava foi vencida, podemos ter esperança de que qual-quer coisa pode ser superada.

Que obra maravilhosa e grandiosa Jesus fez por nós! Ainda que o corpo físico seja vencido por um câncer, o testemunho, o exemplo, a história de quem amamos sempre estarão vivos dentro de nós. Mais do que isso, continuamos a viver espiritualmente no Senhor e um dia ressuscitaremos todos com Cristo e celebraremos eternamente a vi-da concedida por Deus!

Que neste tempo de celebração da ressurreição do nosso Salvador você possa crer que os sonhos e planos que morreram ou ficaram pelo caminho podem ser revivificados pelo poder da cruz. Servimos ao Deus da vida – da vida aqui e da vida além. O Senhor pode res-suscitar nossa esperança, nossa alegria, nossa fé, pois Ele quer que

tenhamos uma vida abundante hoje e, mesmo quan-do a morte vier, continuaremos a viver com Ele pa-ra sempre!

Forte abraço,

Tiago Valentin, pastor

“A morte não é o fim, mas o começo de uma nova dimensão de vida: a vida eterna. (...) Pela Sua ressurreição de entre os mortos, Jesus demonstrou que existe vida após a morte.”

Billy Graham, pregador batista norte-americano (1918-2018)

ReflexãoNão basta ser bom; importa ser misericordioso

A Semana Santa nos con-vida a pensar sobre o sentido maior de nos-

sas vidas à luz d’Aquele que foi radicalmente humano e por isso também divino. Ele não se pro-pôs fundar uma nova religião. Nem pretendeu que as pesso-as fossem mais religiosas. O que Ele de fato quis foi que todos,

com a religião ou sem ela, fossem mais humanos, solidários, frater-nos, justos, amorosos e misericordiosos.

“O Filho Pródigo”, por Liz Lemon Swindle

Para Jesus, não basta ser bom. Tem de ser misericordioso. Só as-sim será plenamente humano. O Deus que Ele anuncia é um Pai bom, mas, principalmente, um Pai misericordioso. Sentir a dor do outro, abaixar-se até o seu nível e compreender sua vulnerabilidade sem lo-go julgá-la constituem a originalidade de Sua mensagem.

Ela é atualíssima. Num mundo cruel e sem piedade, onde nações são arrasadas pela voracidade do capital que as mergulha em dívidas, como se faz urgente e necessária esta virtude escandalosa e tão ra-dicalmente humana que é a misericórdia! Precisamos trazer de volta a figura do Pai bom, mas fundamentalmente misericordioso.

Se há um eclipse da figura do pai na sociedade moderna, há tam-bém uma saudade por sua volta, já testemunhada há séculos por Te-lêmaco, filho de Ulisses, na Odisseia de Homero: “Se aquilo que os mortais mais desejam pudesse ser conseguido num abrir e fechar de olhos, a primeira coisa que eu quereria, seria a volta do pai”. Curiosa-mente essa volta é augurada pelo cristianismo numa página memo-rável do Evangelho de Lucas, ao falar da volta do pai ao filho pródigo.

Para compreender essa volta do pai, importa situar a parábola no contexto da prática e da proposta de Jesus. É um dado historicamen-te assegurado que Jesus circulava entre pessoas de má fama e que comia com elas. Comer era considerado, para os critérios daquele tempo, um sinal de amizade. Naturalmente, provocava escândalo en-tre as pessoas piedosas, que passavam a criticá-lo.

Por que Jesus assumia um comportamento assim ambíguo? Respon-der a isso é identificar Sua experiência espiritual e Sua forma de en-tender Deus. Jesus experimentou um Deus que é Pai de infinita bon-dade e que, por isso, assumiu características de mãe: acolhe a todos, a bons e a maus, e revela uma misericórdia ilimitada. A forma como Jesus expressa a misericórdia de Deus é ser Ele mesmo misericor-dioso, coerente com o que aconselhava aos outros: “Sede misericor-diosos como vosso Pai é misericordioso” (Lc 6:36). Em razão disso, Ele se misturava às pessoas de má fama para que, em contato com Ele, pudessem sentir a misericórdia divina.

ATUALIZE SEUS DADOS CADASTRAIS PARA A NOVA AGENDA DE ITABERABA

Nome:

Endereço:

Complemento: APTO 235 CEP: 02962-000 Nasc. (D/M):____/____

E-mail:

Tel: ( ) Cel: ( )

RECO

RTE

E EN

TREG

UE A

O BE

NJAM

IN O

U A

BEL.

Para facilitar a compreensão dos piedosos que se escandalizavam, Jesus narra três parábolas: a da ovelha desgarrada (Lc 15:1-7), a da moeda perdida (Lc 15:8-10) e a mais conhecida de todas, a do fi-lho pródigo (Lc 15:11-32). Cada parábola termina com estas palavras consoladoras: “Alegrai-vos comigo porque encontrei a ovelha desgar-rada”... “a moeda perdida”... e “porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e foi encontrado”.

Precisamos ser duros de coração e faltos de espiritualidade para não apreciarmos essa experiência de Deus como Pai de misericórdia. Co-mo o amor é incondicional, incondicional é também a misericórdia. Nisso a parábola do filho pródigo é explícita. A novidade não reside no fato de o filho voltar ao pai depois de haver esbanjado tudo e se en-cher de remorsos e de saudades. A novidade reside no fato de o pai voltar ao filho: ao vê-lo na curva da estrada, o pai corre-lhe ao en-contro, lança-se ao seu pescoço e cobre-o de beijos. Não lhe cobra nada. Ao contrário, prepara-lhe uma festa.

Com isso Jesus quis deixar claro: Deus é um Pai materno ou uma Mãe paterna que sempre volta para os filhos e filhas, por malévolos que sejam, porque nunca lhe saem do coração.

As igrejas em geral, diferentemente de Jesus, raramente se voltam para as pessoas para que façam uma experiência de misericórdia. Antes, continuam a aterrorizar as consciências com as chamas do inferno. Escolhem o caminho do moralismo, reforçando o medo que mantém cativa a liberdade e torna triste a vida.

Jesus mesmo denuncia essa atitude, presente no filho bom que ficou em casa, à sombra do pai. Ele se nega a voltar para o irmão. Quer a observância da norma e a aplicação do castigo. Esse filho bom é o único a ser criticado por Jesus. Para Jesus não basta sermos bons. Importa sempre voltarmos para o outro e mostrarmos amor e mise-ricórdia.

Pai e filho voltam um ao outro: fecha-se o círculo e ir-rompe então a irradiação da plena humanidade.

Por Leonardo Boff, teólogo e escritor católico catarinense

“Ser misericordioso com os que caíram é o melhor meio para não cairmos nós mesmos!”

Filipe Néri, religioso católico florentino (1515-1595)

AvisosConcílio localTodos os membros da Igreja Metodista em Itaberaba estão convo-cados para o concílio local que será no dia 8 de abril (domingo), às 10h00. Principal assunto da pauta: calendário e orçamento de 2018.

Culto TransbordanteQuando: 14 de abril de 2018, às 19h30;

Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

Toda a igreja está convidada para esse tempo único de intercessão, louvor, ministração e comunhão.

Mocidade – Geração Transbordante

Aniversariantes2/4 Felipe Barbosa Justino Feitosa;

3/4 Denise Domingues;

7/4 Jéssica Yumi Gomes Mine.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Gina, do sr. Jar-bas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Luciano Amorim (primo da Cláudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Paula (filha da d. Alda), do Pedro (sobri-nho da Maria José), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosi-meire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;

•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

•Pelos missionários Carla Stracke, Danilo Sanguin e Mariana Wada;

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

•Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (1º/4) PRÓX. DOMINGO (8/4)

FECHAMENTO DA IGREJA Emerson Marilene

GUARDADOR DOS CARROS Wil Marcel

INTERCESSÃO Tiago/Edward Edward/Marilene

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Scheila/Silvana/Thaís/Rosa

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bel Scheila

OPERADOR DE CÂMERA Marcão Augusto

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Pra. Laura Pr. Tiago/Marilene

PREGADOR Pr. Tiago Pra. Laura

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.