pastoral não deixe de acreditar talvez você, assim como eu...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral Não deixe de acreditar T alvez você, assim como eu, tenha es- tabelecido diálogos ou, quem sabe, discussões sobre política com diver- sas pessoas no mês pas- sado. Entre os muitos ab- surdos que ouvi, um dos que mais me chocaram foi a ideia que se expressou em diferentes formatos de que o Bra- sil não tem mais jeito e que, portanto, votar não resolveria nada. Triste pensamento! Compreendo a frustração, a decepção e o desencanto de mui- tas pessoas com a política, ou com o sistema político. É fato que estava e está difícil esperar avanços significativos. Contudo, para nós cristãos, não deveria ser tão difícil assim acreditar que as coi- sas podem melhorar e que de fato podemos, sim, viver num país mais justo, igualitário e pacífico. Digo isso porque nós cristãos cremos em algo ainda mais com- plexo, que é o Reino de Deus. Particularmente, acho muito raso para os cristãos ficarem discutindo se é a ideologia de esquer- da ou a de direta que vai melhorar o Brasil, ou se a solução está no capitalismo ou no socialismo. Até porque quem entra nessas discussões em geral nem sabe exatamente do que está falando; é gente que usa “fascismo” e “leninismo” como se fosse vírgula. Com base na pregação do único homem que não nos frustra com Suas promessas, que é Jesus, nós cristãos somos desafiados a crer em algo que os analistas políticos classificariam como utopia. O Evangelho nos anuncia e nos proporciona uma salvação integral, transformadora e irreversível, um sentimento, uma convicção, um modo de viver e encarar a vida que nos colocam no céu antes de ir- mos para lá. Nas palavras do apóstolo Paulo, um Reino de plena BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 741 | 18 DE NOVEMBRO DE 2018

Upload: ngothien

Post on 26-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Não deixe de acreditar

Talvez você, assim como eu, tenha es-tabelecido diálogos

ou, quem sabe, discussões sobre política com diver-sas pessoas no mês pas-sado. Entre os muitos ab-surdos que ouvi, um dos que mais me chocaram foi

a ideia que se expressou em diferentes formatos de que o Bra-sil não tem mais jeito e que, portanto, votar não resolveria nada. Triste pensamento!

Compreendo a frustração, a decepção e o desencanto de mui-tas pessoas com a política, ou com o sistema político. É fato que estava e está difícil esperar avanços significativos. Contudo, para nós cristãos, não deveria ser tão difícil assim acreditar que as coi-sas podem melhorar e que de fato podemos, sim, viver num país mais justo, igualitário e pacífico.

Digo isso porque nós cristãos cremos em algo ainda mais com-plexo, que é o Reino de Deus. Particularmente, acho muito raso para os cristãos ficarem discutindo se é a ideologia de esquer-da ou a de direta que vai melhorar o Brasil, ou se a solução está no capitalismo ou no socialismo. Até porque quem entra nessas discussões em geral nem sabe exatamente do que está falando; é gente que usa “fascismo” e “leninismo” como se fosse vírgula.

Com base na pregação do único homem que não nos frustra com Suas promessas, que é Jesus, nós cristãos somos desafiados a crer em algo que os analistas políticos classificariam como utopia. O Evangelho nos anuncia e nos proporciona uma salvação integral, transformadora e irreversível, um sentimento, uma convicção, um modo de viver e encarar a vida que nos colocam no céu antes de ir-mos para lá. Nas palavras do apóstolo Paulo, um Reino de plena

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 741 | 18 DE NOVEMBRO DE 2018

paz, justiça e alegria (Rm 14:17). Sim, uma utopia que nos impõe um requisito indispensável para crer que será possível: a fé.

A solução para o Brasil não é necessariamente um governo dirigido por evangélicos – e muito menos uma teocracia. A resposta, na ver-dade, está no comprometimento de homens e mulheres em pregar e praticar os valores do Reino de Deus. Ao anunciarmos e vivenciar-mos individualmente e comunitariamente esse padrão de relações pessoais e institucionais, promovemos inevitavelmente um ambiente mais justo, igualitário e pacífico.

Pior do que a corrupção do sistema político é a omissão da Igre-ja. Devemos exercer nossa cidadania na hora do voto, mas tam-bém diariamente. Na perspectiva do Evangelho, nós cristãos, antes de sermos cidadãos brasileiros, somos cidadãos do Reino de Deus. Se queremos contribuir efetivamente para mudar o Brasil, não pode-mos depositar toda nossa esperança no sistema político nem proje-tar nossas expectativas para as eleições de daqui a dois ou quatro anos. Precisamos sim começar a viver e praticar hoje o que Jesus nos ensinou. Por mais utópico que possa parecer, é nisso que nós acreditamos: num Reino de paz, justiça e alegria sinalizado e conso-lidado dia a dia por nós cristãos.

Se você não crê nisso, certamente ainda não rece-beu o Evangelho de verdade ou não crê nele com a fé necessária.

Do amigo e pastor,

Tiago Valentin“Damos a vida pela pátria. Deixamos a pátria pela liberdade. Mas à pátria e à liberdade renunciamos pela verdade. Porque

este é o mais santo de todos os amores. Os outros são da terra e do tempo. Este vem do céu e vai à eternidade.”Ruy Barbosa, político e jurista baiano (1849 -1923)

ReflexãoPerseverando na oração

Perseverar na oração não é “usar de vãs repetições” (o que desagrada a Deus,

conforme Mateus 6:7), mas, an-tes, persistir nas orações, peti-ções e intercessões, confiando na onipotência e na onibenevo-lência divinas para fazer “infinita-“Orando”, por Dorina Costras

mente mais do que pedimos ou pensamos” (Ef 3:20). É assumir a postura do valoroso obreiro Epafras, de Colossos, o qual “está sem-pre batalhando por vocês em oração” (Cl 4:12).

Sim, a oração perseverante é uma batalha travada: contra o Diabo, que quer nos privar da ligação direta com o céu e nos impedir de progredirmos na vida espiritual; contra o mundo, que quer nos dis-trair com seus entretenimentos e ativismos perniciosos; e contra a nossa própria carne, que reluta para se adequar ao padrão de san-tidade de Cristo.

Epafras “batalhava” em oração pelos crentes colossenses. A pala-vra grega é agonizomai, que sugere “competição”, “luta” ou “esfor-ço demasiado” contra adversários. É literalmente agonizar na ora-ção! O renomado pregador britânico Leonard Ravenhill dizia: “Temos muita gente que sabe organizar, mas poucos que querem agonizar”. Enquanto muitos questionam “onde está o Deus de Elias?”, aquele pregador inquiria: “Onde estão os Elias de Deus?”.

Deus não mudou, mas nossas orações mudaram

Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e o será para sempre (Hb 13:8). Mas e nós, temos nutrido o mesmo apetite pela oração? Temos per-sistido em nosso clamor pelos descrentes ou desviados? Temos per-severado na oração pelos governantes de nosso país? Temos orado persistentemente pelas famílias? Pelos povos ainda não alcançados pelo Evangelho? Pelas crianças do Brasil? Pelos jovens que sucum-bem diante das drogas? Pelos pastores do rebanho do Senhor? Por nós mesmos? Por “todos os santos” (Ef 6:18)?

É verdade que precisamos encarar o hábito da oração como um santo e grandioso privilégio; todavia, mesmo quando não encontrar-mos prazer na oração, continuemos orando mesmo assim, já que te-mos o “dever de orar sempre e não desfalecer” (Lc 18:1). Orar é um dever de todo cristão!

A oração de um justo pode muito em seus efeitos, dizia Tiago, o ir-mão do Senhor (Tg 5:17). Veja-se, por exemplo, o missionário es-tadunidense John Hyde, homem simples, de poucas palavras, mas que levou a Jesus cerca de 100 mil indianos quando propôs fir-memente em seu coração orar a Deus pela salvação de almas na-quele país! Pela oração, Hyde galgou tão poderosa eloquência pa-ra falar aos perdidos do amor do Salvador que certamente nem os melhores compêndios de homilética ou missiologia poderiam lhe dar! Aliás, já dizia o professor pentecostal escocês Myer Pearl-

man: “A verdadeira eloquência não é uma questão de se dispor as palavras com perícia; é uma sequência de palavras que transbor-dam de um coração aceso com fogo celestial. O pregador verda-deiramente eloquente é aquele cujo coração foi inflamado com fo-go dos altares do céu”.

Nem a mão de Deus se encurtou, nem os seus ouvidos se fecha-ram para nossas orações (Is 59:1); mas têm subido diante dele nos-sas preces? Têm os céus ouvido nossas vozes em súplicas, inter-cessões e clamores?

Somos nós parte daquilo que o escritor e evangelista paulista Emí-lio Conde muito bem chamou de exército invisível de intercesso-res?

A viúva da parábola de Jesus, estava em busca de uma solução pa-ra a sua adversidade. Por sua perseverança, foi atendida. Igualmen-te nós seremos atendidos por Deus, ainda que ao nosso pálido jul-gamento Ele pareça demorar-se (a demora de Deus é pedagógica! Por ela aprendemos a confiar na promessa, esperar em Deus e per-severar na fé).

Na verdade, Deus não se demora; a gente é que se apressa! Aos fiéis suplicantes, está feita a conclamação: “Provai, e vede que o

Senhor é bom; bem-aventurado o homem que n’Ele confia” (Sl 34:8)

Por Tiago Rosas, presbítero da Assembleia de Deus em Campina Grande (PB)

“A oração torna nossos corações transparentes e só um coração transparente pode escutar a Deus.”

Teresa de Calcutá, religiosa católica naturalizada indiana (1910-1997)

AvisosCulto de Ação de Graças: dia 22/11 (quinta-feira), às 20h00Este dia de celebração é a oportunidade para testemunharmos e agradecermos por tudo o que Deus fez em nossas vidas duran-te 2018. Este ano, daremos ênfase ao crescimento da igreja e aos avanços missionários que obtivemos. Também poderemos expres-sar nossa gratidão doando guloseimas (doces, bolachas etc.) para as cestas básicas que serão entregues no próximo mês. Contamos mais uma vez com a sensibilidade e a boa vontade de nossa solidá-ria comunidade.

Renovação anual do No CenáculoPara sua vida devocional diária, recomendamos o No Cenáculo, um dos devocionários mais utilizados no mundo e uma excelente ferramenta pa-ra você se encontrar com Deus todos os dias. O prazo para assinatu-ra anual ou renovação é até 25 de novembro de 2018. Os interessa-dos devem falar com nossas irmãs Delta Fonseca e Fernanda Carneiro.Valor da assinatura ou renovação anual: R$ 36,00.

Aniversariantes20/11 Rosiley Flausino Dias de Oliveira e

Wilson Mandatti;21/11 Angélica de Lima Santos;23/11 Domitila Ladeia Gomes.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, da Andressa (espo-sa do Rodrigo), do Antônio Vassalo (irmão do Gesué), do Cleber (filho da Cleide), da Cida (cunhada da Silvana), do Carlos (filho da Zenaide), da d. Cida Garcia, da Deise, da d. Domi, do Edilson Távora, da Gina, do Luciano Amorim (primo da Cláudia Dalbe-to), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da Maria Clara (sobri-nha da Maria José), da d. Maria da Penha, do Nino, da Nurimar, da Paula (filha da d. Alda), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Ma-noel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;

•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;

•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;

•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);

•Pela Missionária Mariana Wada;

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;

•Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.

Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (18/11) PRÓX. DOMINGO (25/11)

FECHAMENTO DA IGREJA Weslley Pastores

GUARDADOR DOS CARROS Cleuton Toninho

INTERCESSÃO Tiago/Edward Edward/Manoel

MINISTÉRIO INFANTIL Não haverá atividade Iris/Gi Campos/Laiza/Silvana/Carol

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bel Scheila

OPERADOR DE CÂMERA Marcão Augusto

DIREÇÃO DO CULTO Pr. Tiago/Emerson Silas

PREGADOR Pra. Laura Carol

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.