pastoral decida dar valor ao que de fato tem valor...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral Decida dar valor ao que de fato tem valor V ocê já parou para analisar quanto tempo gastamos va- lorizando o que não tem va- lor? Sim, é isso mesmo. Pare pra pensar e você vai constatar que já perdeu muito tempo superestiman- do coisas, lugares, pessoas e situa- ções que, na verdade, nem eram tão importantes pra você. Nós atribuímos diferentes escalas de valor para muitas coisas com as quais interagimos, e isso pode variar de pessoa para pessoa. Há quem goste e valorize muito seu carro; já outro valoriza muito seu animal de estimação; e quase todos nós damos muito valor àqueles com quem convivemos mais de perto, como nossos familiares e amigos. É natural que tenhamos maior con- sideração por certas coisas do que por outras e assim dediquemos mais do nosso tempo e cuidado àquilo que tem mais valor pra nós. Vivemos num mundo muito agitado, cheio de compromissos e de exigências. Para nós que moramos numa metrópole, o tempo se tornou algo muito pre- cioso, sobretudo aquele que dedicamos às coisas que mais valorizamos. Cui- dar daquilo que tem valor pra nós é o que nos dá mais prazer. Mas nosso tem- po está cada vez mais curto e, por isso, é tão precioso. Portanto, uma atitu- de sábia é gastar o pouco tempo disponível que temos com aquilo que real- mente amamos e valorizamos. Contudo, muitas vezes nos pegamos tendo uma atitude imatura – e até peca- minosa – quando nos permitimos ser acometidos por um sentimento murmu- rador, rabugento e mal-humorado de falta de gratidão. Por vezes, damos mui- to mais valor àquilo que não tem valor para nós do que ao que realmente nos importa. Por exemplo, não é incomum encontrarmos pessoas reclamando de alguém com quem nem têm tanto contato, que não é tão importante para elas; mas a reclamação contra aquele indivíduo é tão grande, tão persistente e tão desproporcional que nos faz pensar e questionar: será que essas pes- soas gastam tanto tempo assim falando de quem elas amam de verdade? BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 707 | 18 DE MARÇO DE 2018

Upload: vannga

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral Decida dar valor ao que de fato tem valor Vmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Boin-2018-03... · ... e isso pode variar de pessoa para pessoa. ... “A

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Decida dar valor ao que de fato tem valor

Você já parou para analisar quanto tempo gastamos va-lorizando o que não tem va-

lor? Sim, é isso mesmo. Pare pra pensar e você vai constatar que já perdeu muito tempo superestiman-do coisas, lugares, pessoas e situa-ções que, na verdade, nem eram tão importantes pra você.

Nós atribuímos diferentes escalas de valor para muitas coisas com as

quais interagimos, e isso pode variar de pessoa para pessoa. Há quem goste e valorize muito seu carro; já outro valoriza muito seu animal de estimação; e quase todos nós damos muito valor àqueles com quem convivemos mais de perto, como nossos familiares e amigos. É natural que tenhamos maior con-sideração por certas coisas do que por outras e assim dediquemos mais do nosso tempo e cuidado àquilo que tem mais valor pra nós.

Vivemos num mundo muito agitado, cheio de compromissos e de exigências. Para nós que moramos numa metrópole, o tempo se tornou algo muito pre-cioso, sobretudo aquele que dedicamos às coisas que mais valorizamos. Cui-dar daquilo que tem valor pra nós é o que nos dá mais prazer. Mas nosso tem-po está cada vez mais curto e, por isso, é tão precioso. Portanto, uma atitu-de sábia é gastar o pouco tempo disponível que temos com aquilo que real-mente amamos e valorizamos.

Contudo, muitas vezes nos pegamos tendo uma atitude imatura – e até peca-minosa – quando nos permitimos ser acometidos por um sentimento murmu-rador, rabugento e mal-humorado de falta de gratidão. Por vezes, damos mui-to mais valor àquilo que não tem valor para nós do que ao que realmente nos importa. Por exemplo, não é incomum encontrarmos pessoas reclamando de alguém com quem nem têm tanto contato, que não é tão importante para elas; mas a reclamação contra aquele indivíduo é tão grande, tão persistente e tão desproporcional que nos faz pensar e questionar: será que essas pes-soas gastam tanto tempo assim falando de quem elas amam de verdade?

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 707 | 18 DE MARÇO DE 2018

Page 2: Pastoral Decida dar valor ao que de fato tem valor Vmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Boin-2018-03... · ... e isso pode variar de pessoa para pessoa. ... “A

Somos convidados a dar valor para aquilo que realmente tem valor e aprender a relevar mais as coisas, as pessoas e as situações que desafiam nossa paciên-cia e nosso domínio próprio. Um ótimo exercício, que pode ser útil quando acon-tece algo que nos desagrada, é imediatamente passarmos a pensar, falar e, se possível, estar com quem valorizamos, nos lugares de que gostamos e fazendo o que nos dá prazer.

É claro que podemos nos chatear e até dar uma reclamadinha de vez em quan-do. Mas não podemos nos tornar pessoas míopes e amarguradas diante da vi-da. Há muita coisa boa acontecendo ao nosso redor, há muitas coisas às quais damos valor e que de fato têm valor para nós. Vamos investir nosso tempo e de-dicação nas pessoas que amamos, fazendo coisas saudáveis e agradáveis para nós e para quem também nos valoriza.

Há algum tempo, eu decidi não permitir que situações ou pessoas que não agre-gam nada à minha caminhada me desestabilizem ou me façam perder tempo e paciência. Minha decisão é por relações que potencializem minhas qualidades,

que sejam agregadoras e, principalmente, que favoreçam mi-nha caminhada com Deus. Meu conselho é: decida dar valor ao que realmente tem valor!

Forte abraço,

Tiago Valentin, pastor

“A importância de uma coisa não se mede com fita métrica nem com balanças nem barômetros etc. A importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.”

Manoel de Barros, poeta mato-grossense (1916-2014)

ReflexãoSe Deus quiser o que eu quiser...

Consciente ou in-conscientemente, a maioria das pesso-

as, procura fazer a vonta-de de Deus, ainda que se-guindo na contramão. Sem-pre que perguntamos a al-guém se fará algo ou irá a algum lugar, a resposta é: “Se Deus quiser”. Mas co-

mo sabe se Deus quer ou não? Qual é o critério usado na decisão? Muitos não saem de casa sem consultar o horóscopo, outros procuram videntes, vão ler a mão, e não faltam os que abrem a Bíblia, colocam o dedo num versículo, leem-no e se convencem de que está ali a vontade de Deus para aquele dia ou pa-ra aquela decisão.

Disse muito acertadamente o pastor assembleiano Hamilton Fagundes de Al-buquerque: “Como a lei natural, a espiritual está destinada por Deus a cumprir

Page 3: Pastoral Decida dar valor ao que de fato tem valor Vmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Boin-2018-03... · ... e isso pode variar de pessoa para pessoa. ... “A

aquilo para o qual foi criada. A ignorância não faz cessar sua operação. Se al-guém desconhecer a lei da gravidade e saltar de uma janela, cairá e se espa-tifará no chão. Esse pode ser um caso de destruição por falta de conhecimen-to”. É o que revela Oséias 4:6: “O meu povo é destruído porque lhe falta o co-nhecimento”.

Como explicado, o fato de você não conhecer a vontade de Deus não será ra-zão para livrá-lo(a) do castigo. E pior ainda será conhecer a vontade de Deus e não se submeter a ela. Isso pode ser confirmado na parábola do servo vigi-lante, que diz: “Aquele servo, porém, que conheceu a vontade de seu senhor e não se aprontou nem fez segundo a sua vontade será punido com muitos açoi-tes. Aquele, porém, que não soube a vontade do seu senhor e fez coisas dig-nas de reprovação levará poucos açoites. Mas àquele a quem muito foi dado, muito lhe será exigido; e àquele a quem muito se confia, muito mais lhe pedi-rão” (Lc 12:47-48).

Parece mesmo que o melhor, é conhecer a vontade de Deus e submeter-se a ela. Um fato, porém, que chama a atenção é que, na maior parte das vezes, nós até queremos conhecer a vontade de Deus para certas situações, mas, quando a descobrimos, não a aceitamos e decidimos fazer a nossa própria vontade. Há o que eu chamo de um desejo receoso em conhecer a vontade de Deus. Quan-do vamos buscar a Sua vontade, já vamos com a predisposição de fazer a nos-sa própria vontade.

O texto de Jeremias 42:1-6 é a ilustração perfeita, pois, além de ser muito curio-so e engraçado, mostra com perfeição o que acontece conosco quando busca-mos conhecer a vontade de Deus.

Por desobedecer à vontade do Senhor, que conhecia bem, e apesar das opor-tunidades e solenes avisos dados por Deus por meio dos profetas (que em sua maioria foram ignorados, desprezados e mortos), é que o povo de Israel fora der-rotado pelos babilônios. Muitos foram mortos, outros levados como escravos pa-ra a Babilônia. A cidade, os muros e o templo foram destruídos, saqueados e in-cendiados (Jr 39 e 40). Somente os mais pobres foram deixados pelo rei Na-bucodonosor na terra de Judá, sob o governo de Gedalias, para cultivar a ter-ra e viver nela.

Algum tempo depois, houve uma rebelião e Gedalias, com diversos soldados ba-bilônicos que haviam sido deixados lá pelo rei, bem como várias outras pesso-as, foram cruelmente assassinados. Após o fim da rebelião, o medo tomou conta dos que sobraram. Eles não sabiam qual seria a reação do rei ao saber do mas-sacre de seus soldados e do governador que ele havia designado. Ficaram sem saber o que fazer: se deviam ficar, e tudo seria esclarecido, ou se deviam fugir para o Egito em busca de proteção.

Então, procuraram Jeremias e pediram que orasse a Deus e lhes informasse qual era a melhor decisão a tomar naquela situação. E afirmaram que, ainda que não gostassem da resposta, obedeceriam. Parecia tudo perfeito. Era só esperar e confiar em Deus. Jeremias então fez o que lhe pediram. Consultou a Deus, Ele respondeu e Jeremias se encaminhou para dar a resposta ao povo.

Page 4: Pastoral Decida dar valor ao que de fato tem valor Vmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Boin-2018-03... · ... e isso pode variar de pessoa para pessoa. ... “A

Qual não foi sua surpresa! Eles não acreditaram em Jeremias e ainda o acusa-ram de mentiroso e trapaceiro. Não aceitaram a vontade de Deus e decidiram o que já estavam mesmo querendo fazer: fugir para o Egito em busca de proteção.

O fim da história é completamente trágico e eles dão com os burros n’água. Se tão somente tivessem aceitado a vontade de Deus teriam sido poupados. O rei entenderia a sua situação, veria que eram inocentes e não os castigaria. Indo pa-ra o Egito, inflamaram ainda mais a fúria do rei, que entendeu aquilo como uma rebelião e, sendo mais poderoso, invadiria o Egito e destruiria a todos que lá es-tivessem (Jr 42 e 43)

Ficam aqui algumas interrogações que se aplicam perfeitamente bem a cada um de nós hoje: Eles realmente queriam saber qual era a vontade de Deus? Se es-tavam se dando mal por causa da sua infidelidade e desobediência a Deus, não estava na hora de aprenderem com o erro e demonstrarem arrependimento e desejo de acertar?

O Senhor certamente lhes perdoaria e os faria prosperar. Por que persistir no er-ro da desobediência? Por que insistir em fazer a própria vontade se a de Deus era a melhor para eles mesmos? É muito diferente hoje?

Alguns princípios aqui se destacam: 1) diante da trágica situação e da difícil de-cisão, eles precisavam crer que a vontade de Deus era a melhor, ainda que a de-les parecesse mais razoável; 2) Deus revela a Sua vontade, mas nós devemos estar dispostos a aceitá-la e a querer cumpri-la; 3) deixar de fazer a vontade de Deus é fazer o mal para si mesmo.

Quase somos levados a crer que, toda vez que temos de escolher entre dois ca-minhos, o que mais nos agrada, o que mais nos parece aprazível, o que mais nos atrai é sempre o errado e contrário à vontade de Deus. Seria este um prin-cípio bíblico? A vontade de Deus é sempre inversa à nossa? A vontade de Deus é sempre a mais dolorosa, a menos atrativa, a mais difícil? Você está disposto

a descobrir? Uma coisa eu te garanto e posso afirmar: ela se-rá sempre a melhor!

Por Jair Souza Leal, pastor da Igreja Batista Memorial Unida, em Contagem (MG)

“A chave para sabermos a vontade de Deus para a nossa vida é querermos atendê-la antes mesmo de saber qual é essa vontade.”

Larry Crabb, escritor e conselheiro cristão norte-americano

Avisos

Page 5: Pastoral Decida dar valor ao que de fato tem valor Vmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Boin-2018-03... · ... e isso pode variar de pessoa para pessoa. ... “A

Aniversário da nossa igrejaNeste mês de março, estamos completando 65 anos de vida e missão metodista na Freguesia do Ó e celebrando o privilégio que o Senhor nos tem dado de ma-nifestarmos o Seu Reino aqui na Terra. Neste ano, a temática do aniversário é “Uma Igreja de Discípulos e Discípulas Que Servem com Integridade”. Confira os próximos pregadores convidados para essa programação especial:

Hoje - Pastor Denílson Gomes, da Igreja Metodista em Guarulhos;

25/3 - Bispo José Carlos Peres, da 3ª Região Eclesiástica.

Convite de formaturaNossa irmã Elizabeth Ladeia Gomes se formou ministra de Música e Louvor pela Fa-culdade Teológica Batista de São Paulo e nos convida para o Culto de Ação de Graças e Solenidade de Formatura da turma de 2017, que ocorrerá em 24 de março de 2018, às 17h00, na Primeira Igreja Batista do Brás, à Rua Major Otaviano 262, no Brás.

Musical de PáscoaEstá chegando o dia de celebrarmos a data mais importante para nós cristãos: a ressurreição do nosso Salvador. Nossa programação de Páscoa começa na sex-ta-feira (30/3) com o Culto da Paixão, às 20h00, e segue no domingo (1º/4), às 19h00, quando teremos o Musical de Páscoa “Jesus, a História da Salvação”. Ore por essas atividades, envolva-se e, principalmente, convide seus amigos e familiares para celebramos Jesus Cristo ressurreto.

Aniversariantes20/3 Elísio Amaral Silva e Márcia Helena Botelho Silva;

21/3 Deborah Juliana dos Santos Zacara e Roberta Carli Nogueira.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por enfermida-des e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Gina, do sr. Jar-bas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), da Luciana (sobrinha da Marilene), do Luciano Amo-rim (primo da Cláudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Penha, da Pau-la (filha da d. Alda), do Pedro (sobrinho da Maria José), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Regina, da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Tereza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);•Pelos missionários Carla Stracke, Danilo Sanguin e Mariana Wada;

Page 6: Pastoral Decida dar valor ao que de fato tem valor Vmetodistaitaberaba.com.br/wp-content/uploads/2018/03/Boin-2018-03... · ... e isso pode variar de pessoa para pessoa. ... “A

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;•Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (18/3) PRÓX. DOMINGO (25/3)

FECHAMENTO DA IGREJA Pastores Pastores

GUARDADOR DOS CARROS Cleuton Cleuton

INTERCESSÃO Manoel/Nurimar Manoel/Nurimar

MINISTÉRIO INFANTIL Giulia/Paula/Doroti/Thaís Giulia/Paula/Doroti/Thaís

LOUVOR Nova Aliança Vida

OPERADOR DE SOM Álvaro Márcio

OPERADORA DO DATASHOW Scheila Eula

OPERADOR DE CÂMERA Augusto Gabriel

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Matheus Pr. Tiago/Pra Laura

PREGADOR Pr. Denílson Gomes Bispo José Carlos Peres

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.