pastoral chá, poesia e alegria d · ao doar dízimos e ofertas, os cristãos declaram sua crença...

6
Igreja Metodista Em Itaberaba Congregação Em Santana De Parnaíba “ Jesus Cristo ontem e hoje é o mesmo, e o será para sempre ” Pastoral Chá, poesia e alegria “Não rejeitarás um coração quebrantado e contrito” (Salmos 51:17). D avi é um dos perso- nagens bíblicos mais conhecidos e acla- mados da Palavra de Deus. Depois de Jesus e do após- tolo Paulo, é um dos mais ci- tados. Sua coragem, sua li- derança, seu reinado, suas estratégias militares e suas grandes conquistas fizeram dele grande entre os homens e reconhecido como tal. Con- tudo, ao citarmos Davi, mui- tas vezes nos esquecemos de falar de seu lado poeta, de sua alma de adorador e da alegria que tinha ao tomar “um chá da tarde” ao lado de Deus. Uma de suas maiores virtudes diante de Deus era o derramar do seu coração. Deus atentou ao profeta Samuel a respeito disso quando es- te foi até Jessé escolher um novo rei para ser ungido. Deus falou as- sim para Samuel: “O Senhor não vê as coisas como o ser humano as vê; as pessoas julgam pela aparência exterior, mas o Senhor olha pa- ra o coração” (1 Sm 16:7). Segundo meu entendimento o “coração poeta” de Davi arrebatava o amor de Deus por ele. Poetas têm a capacidade de enxergar com ou- tro olhar, de expressar o cotidiano de forma leve, de transformar as lá- grimas e a dor em palavras que enchem a alma e a podem consolar. Deus visitava Adão todas as tardes, na viração do dia, para tomar um chá (ou café, se você preferir) e, nessa celebração da vida, ouvia de Adão seus sentimentos e celebrava com ele a vida. Por conseguinte, Adão recebia de Deus a Sua amizade, o Seu amor e a Sua compa- nhia. Ah! Davi sabia disso e, mesmo sendo forte e guerreiro, en- BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 712 | 22 DE ABRIL DE 2018 “Rei Davi”, por Joseph Roitner (1957)

Upload: others

Post on 01-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pastoral Chá, poesia e alegria D · Ao doar dízimos e ofertas, os cristãos declaram sua crença de que a Bí-blia é a verdade, de que Deus, nosso Pai, é a fonte de todos os recursos

Igreja Metodista Em ItaberabaCongregação Em Santana De Parnaíba

“ J e s u s C r i s t o o n t e m e h o j e é o m e s m o , e o s e r á p a r a s e m p r e ”

Pastoral

Chá, poesia e alegria“Não rejeitarás um coração quebrantado e contrito” (Salmos 51:17).

Davi é um dos perso-nagens bíblicos mais conhecidos e acla-

mados da Palavra de Deus. Depois de Jesus e do após-tolo Paulo, é um dos mais ci-tados. Sua coragem, sua li-derança, seu reinado, suas estratégias militares e suas grandes conquistas fizeram dele grande entre os homens e reconhecido como tal. Con-tudo, ao citarmos Davi, mui-tas vezes nos esquecemos de falar de seu lado poeta, de sua alma de adorador e da alegria que tinha ao tomar “um chá da tarde” ao lado de Deus.

Uma de suas maiores virtudes diante de Deus era o derramar do seu coração. Deus atentou ao profeta Samuel a respeito disso quando es-te foi até Jessé escolher um novo rei para ser ungido. Deus falou as-sim para Samuel: “O Senhor não vê as coisas como o ser humano as vê; as pessoas julgam pela aparência exterior, mas o Senhor olha pa-ra o coração” (1 Sm 16:7).

Segundo meu entendimento o “coração poeta” de Davi arrebatava o amor de Deus por ele. Poetas têm a capacidade de enxergar com ou-tro olhar, de expressar o cotidiano de forma leve, de transformar as lá-grimas e a dor em palavras que enchem a alma e a podem consolar.

Deus visitava Adão todas as tardes, na viração do dia, para tomar um chá (ou café, se você preferir) e, nessa celebração da vida, ouvia de Adão seus sentimentos e celebrava com ele a vida. Por conseguinte, Adão recebia de Deus a Sua amizade, o Seu amor e a Sua compa-nhia. Ah! Davi sabia disso e, mesmo sendo forte e guerreiro, en-

BOLETIM INFORMATIVO | ANO XVI | Nº 712 | 22 DE ABRIL DE 2018

“Rei Davi”, por Joseph Roitner (1957)

Page 2: Pastoral Chá, poesia e alegria D · Ao doar dízimos e ofertas, os cristãos declaram sua crença de que a Bí-blia é a verdade, de que Deus, nosso Pai, é a fonte de todos os recursos

tendeu que a presença de Deus estava na música, no vento, na nature-za, na humildade, num coração sincero e íntegro para com Ele. Por is-so, Davi cantava, poetizava, chorava, sorria e celebrava com Deus Seu amor e amizade.

Davi, mesmo sendo falho e pecador, agradou a Deus e por Ele foi muitís-simo amado. Em alguns de seus salmos, pode-se sentir o suspirar de Da-vi pela presença e afago de Deus. “Entregue o seu caminho ao Senhor; confie nele, e ele o ajudará” (Sl 37:5.

Na poesia, Davi adorava; na poesia, Davi reclamava; na poesia, Davi con-fiava; na poesia, Davi chorava... E a “Poesia” se fez carne e habitou en-tre nós! Cada salmo é um cântico de almas entregues ao Criador, por-ções dadas em momentos de intimidade, em saraus da vida, em chás da tarde, em momentos de gozo ou de tristeza. E essa é a maior alegria di-vina: fazer parte de cada parte do que somos, de cada choro que chora-mos, e nos acolher da forma como estamos e somos.

O que a Poesia espera de nós? Que a desejemos e que a busquemos! Na vida, em nós, no sol, no céu, no canto, no pranto, no riso, na alegria, na dor, no amor.

E a Poesia se fez Amor! E felizes são os que continuam poetizando pa-ra Deus, com Deus e em Deus. E a Poesia se fez Vida e continua entre nós!

Encerro com esta frase do escritor e filósofo francês Al-bert Camus: “Só conheço uma obrigação: a de amar”.

Laura Costa Valentin, pastora

“Pensamos demasiadamente e sentimos muito pouco. Necessitamos mais de humildade do que de máquinas. Mais de bondade e ternura do que inteligência. Sem isso, a vida se tornará violenta e tudo se perderá”

Charles Chaplin, ator e diretor britânico (1889-1977)

ReflexãoSobre o dízimo e ofertas

O que são dízimos e ofertas? O dízimo é a doação fiel e volun-tária de 10% do rendimento da pessoa, da família ou da empre-sa. É o padrão mínimo no Novo Testamento. O dízimo foi pratica-do por Abraão, nos dias de Moi-sés, após o cativeiro babilônico, referendado no Novo Testamen-to e incentivado por nosso Se-nhor Jesus Cristo (Mt 23:23; Lc 11:42). Ofertas são as doações “A Oferta da Viúva”, por He Qi (2013)

Page 3: Pastoral Chá, poesia e alegria D · Ao doar dízimos e ofertas, os cristãos declaram sua crença de que a Bí-blia é a verdade, de que Deus, nosso Pai, é a fonte de todos os recursos

feitas além do dízimo e refletem a generosidade do coração da pessoa. Dízimo e ofertas são expressões de nossa devoção e amor a Deus e, co-mo tal, contrariam o padrão do mundo, cujo foco é a avareza (Gn 28:16-22; Ml 3:7, Hb 13.4-5). Ao entregar dízimos e ofertas, declaramos nossa fé em Deus, que é o supridor de nossas necessidades (Gn 14:20-23). A sustentação do ministério cristão por meio de dízimos e ofertas é um fa-to registrado em toda a história da igreja, feita por crentes fiéis, zelosos, visionários da obra missionária e comprometidos com a expansão da in-fluência do Reino de Cristo no mundo.

Quais as promessas envolvidas com o dízimo e as ofertas?Ao doar dízimos e ofertas, os cristãos declaram sua crença de que a Bí-blia é a verdade, de que Deus, nosso Pai, é a fonte de todos os recursos materiais e de que somos apenas mordomos do que Ele nos tem confia-do (1 Cr 29:11-14). Essa é uma das chaves importantes (não a única) pa-ra a bênção da estabilidade financeira (Ml 3:9-12; 2 Co 8-9). Dízimos e ofertas nos colocam na linha da lei da semeadura e colheita (Gl 6:7; Pv 3:9-10; Lc 6:38; 1 Co 9:6-1). Aos que são fiéis no dízimo e nas ofertas, Deus promete bênçãos com medida (aquelas que você pode quantificar) e bênçãos sem medida (aquelas que não é possível quantificar). Cada di-zimista e ofertante generoso tem em sua história bênçãos genuínas para contar com alegria e gratidão.

Onde devo entregar meu dízimo? No Antigo Testamento, o dízimo era levado ao local que Deus escolheu. Normalmente, era o tabernáculo ou o templo – a casa do tesouro (Dt 12:5-6; 2 Cr 31:11-12; Ne 10:37-38; Ml 3:10). Hoje, o dízimo e as ofertas devem ser entregues na igreja local na qual você serve, coopera, apoia e é sustentado na fé. Devemos nos fazer participantes das coisas boas que a nossa igreja local nos proporciona (Gl 6:7).

Participo de uma igreja num local e envio o meu dízimo para uma igreja em outra cidade ou outro bairro. Está certo? Às vezes, o que pode ocorrer é que uma pessoa tenha se transferido de uma cidade para outra. Nesse caso, minha sugestão é que você avise à sua antiga igreja que ainda enviará o dízimo para lá por dois ou três me-ses, para que a liderança possa adequar seu orçamento à nova realidade – sem dúvida, aquele que entrega fielmente seu dízimo e sua oferta faz diferença em todo lugar. Depois desse período, você deve passar a con-tribuir com a igreja a que você e sua família estão servindo, sendo sus-tentados e alimentados na fé.

Posso administrar meu dízimo?A administração do dízimo compete à liderança da igreja local em que a pessoa congrega, é sustentada na fé e serve ao Senhor. Se a pessoa administra o seu próprio dízimo, ela não valoriza a sua igreja, não con-fia na sua liderança e conspira para o enfraquecimento dessa instituição.

Page 4: Pastoral Chá, poesia e alegria D · Ao doar dízimos e ofertas, os cristãos declaram sua crença de que a Bí-blia é a verdade, de que Deus, nosso Pai, é a fonte de todos os recursos

Em que a igreja investe os dízimos e as ofertas aqui em Itabe-raba?O objetivo central do dízimo e das ofertas é o serviço do Senhor (Nm 18:20-24). A igreja tem dois eixos de ação: edificação e evangelização. Em tudo que a igreja investe, ela visa alcançar esses dois focos. Algu-mas coisas são mais pertinentes a um eixo do que a outro e outras coi-sas são híbridas.

Veja, em linhas gerais, em que áreas a Igreja Metodista em Itaberaba in-veste seus recursos:

•administração (despesas em geral);•manutenção do prédio;•compra e conservação de instrumentos;• investimento em treinamento de professores e líderes;•sustento pastoral;•sustento de funcionários;• investimento nas crianças, adolescentes, juventude e famílias;•preparação, envio e sustento de missionários transculturais;•avanços missionários;•cuidado com os pobres; e•parcerias com casas de recuperação.

Nenhum investimento da Igreja Metodista em Itaberaba é feito sem uma análise criteriosa, observância das leis do país, contabilização ou presta-ção de contas. Itaberaba é uma comunidade bíblica comprometida com os valores e a expansão do Reino, procura ser bem organizada adminis-trativamente, tratando com seriedade e zelo os recursos que nos têm si-do confiados pelo Cabeça da Igreja, mantém atualizados os seus regis-tros contábeis e promove auditoria regular, pela CLAM, de suas receitas e gastos. Itaberaba procura ser bênção nas mãos do Pai Celestial e é um lugar para nós e nossas famílias.

Conteúdo adaptado de texto do Pr. Jeremias Pereira, da Oitava Igreja Presbiteriana de Belo Horizonte (MG)

“O dízimo não é invenção da igreja, é princípio perpétuo estabelecido por Deus. O dízimo não é dar dinheiro à igreja, é ato de adoração ao Senhor. O dízimo não é sobra, é primícia.”

Hernandes Dias Lopes, pastor presbiteriano capixaba

AvisosAtualize seu cadastro na igrejaPara atualizar os dados dos irmãos e irmãs no cadastro da nossa igre-ja, estamos solicitando as informações de quem passou a congregar co-nosco recentemente ou mudou de endereço ou de telefone. Sobre o mó-vel que se encontra no fundo do templo, você encontrará uma lista-

Page 5: Pastoral Chá, poesia e alegria D · Ao doar dízimos e ofertas, os cristãos declaram sua crença de que a Bí-blia é a verdade, de que Deus, nosso Pai, é a fonte de todos os recursos

gem em ordem alfabética dos membros já cadastrados e fichas para as eventuais correções. Verifique se seus dados e os dos membros de sua família estão corretos. Caso estejam, marque um “OK” na linha corres-pondente, por favor. Se não estiverem corretos ou não constarem da lis-ta, preencha uma das fichas e a entregue para o Benjamin ou para a Bel.

Confraternização de casais – sábado que vem!Em 28 de abril (sábado), às 12h00, realizaremos nosso primeiro encontro de casais do ano. O objetivo é promovermos um tempo gostoso de co-munhão e confraternização entre os casais para estreitarmos nossos la-ços de amor e amizade.

Quando: 28 de abril, às 12h00;

Local: Igreja Metodista em Itaberaba;

Valor por casal: R$ 40,00.

Acerte seu convite com um dos integrantes do Ministério de Casais: Ca-rol e Silas, Adriana e Cleuton, Fernanda e Emerson.

Aniversariantes24/4 Álvaro Antônio do Nascimento, Cleide Tomaz da

Silva Lima e Diogo Melo de Oliveira;

26/4 Bruno Lopes Fonseca;

27/4 Renan Fernando dos Santos.

Orai sem cessar!Apresentemos a Deus os nomes de irmãos e irmãs que passam por en-fermidades e problemas diversos. Oremos:

•Pela saúde da d. Alda, da Cida (cunhada da Silvana), da d. Cida Barçante, da d. Domi, da Gina, do sr. Jar-bas (pai da Helô), do sr. José (marido da d. Nancy), do Luciano Amorim (primo da Cláudia Dalbeto), da d. Lydia Reyes (mãe da Maria José), da d. Maria da Pe-nha, da Paula (filha da d. Alda), do Pedro (sobrinho da Maria José), do Rafael Arrais (sobrinho do sr. Manoel), da Rosimeire (irmã da Roseli de Brito), da d. Tereza (sogra da Maria José), da d. Te-reza Lemmi Marques (mãe do Cláudio), do Vitorino, do Wanderlei e do Wilson (cunhado da Maria José);

•Pelos desempregados;•Pelos Pequenos Grupos (PGs), seus líderes e seus alvos;•Pelos ministérios e lideranças da nossa igreja;•Pela equipe pastoral (pastores Tiago, Laura e Lucas);•Pelos missionários Carla Stracke, Danilo Sanguin e Mariana Wada;•Pelo crescimento quantitativo, espiritual e orgânico da nossa igreja;•Pelo ministério do Bispo José Carlos Peres, da nossa Região.Para incluir pedidos de oração no Boin, procure o Pr. Tiago.

Page 6: Pastoral Chá, poesia e alegria D · Ao doar dízimos e ofertas, os cristãos declaram sua crença de que a Bí-blia é a verdade, de que Deus, nosso Pai, é a fonte de todos os recursos

www.metodistaitaberaba.com.br

/igrejametodista.itaberaba

Missão: Espalhar a santidade bíblica, testemunhando Jesus Cristo como único e sufi ciente Sal-vador, capaz de transformar vidas e realidades.Visão: Ser reconhecida como uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, com amor à Palavra, e acolhe os que se achegam e buscam a cura e a restauração do corpo, da alma e do espírito.

Igreja Metodista em Santana de Parnaíba (Congregação)

Rua Alberto Frediany, 853Santana de Parnaíba - SP

Pastor: Lucas Gomes

R. Mestras Pias Fillipini, 161São Paulo - SP - 02736-010Tel: 3977-0571

Pastor: Tiago [email protected]

Pastora: Laura [email protected]

PROGRAMAÇÃO SEMANAL2ª FEIRA 3ª FEIRA 4ª FEIRA 6ª FEIRA SÁB. DOMINGO

Alimentando Vidas (20h00)

Tarde de Oração (16h30)

Novidade de Vida (20h00)

Encontros dos PGs

Encontrosdos Pgs

Culto de Libertação (20h00)

Reun. de Oração (22h30)

Encontros dos Pgs

Or. e Intercessão (8h15)

Escola Dominical (9h00)

Culto solene (19h00)

HORÁRIOS DE EXPEDIENTE DOS PASTORES NA IGREJA

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo

Manhã - 8h30 – 12hTiago

Dia FolgaPr. Tiago

Pra. Laura

8h30 – 12hTiago

8h30 – 12hLaura - 9h

Tiago e Laura

Tarde 13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

13h30 – 17hTiago e Laura

14h - 17hTiago e Laura -

Noite 20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

20hTiago e Laura

19hTiago e Laura

19hTiago e Laura

BOLETIM INFORMATIVO (BOIN) DA IGREJA METODISTA EM ITABERABACoordenação: Pr. Tiago ValentinEdição: Benjamin GonçalvesProjeto e produção gráfi ca: Américo Neto

Colaboradores: Flávia Gonçalves, Pra. Laura Costa Valentin e Dilson Julio SilvaCoordenadora do M. de Comunicação: Aline Gomes

Escala de ServiçoSERVIÇO HOJE (22/4) PRÓX. DOMINGO (29/4)

FECHAMENTO DA IGREJA Silas Beth

GUARDADOR DOS CARROS Tuca Gilberto

INTERCESSÃO Roberto/Silvana Manoel/Renata

MINISTÉRIO INFANTIL Deborah/Bia/Silvana/Larissa/Pra. Ju/Fernanda/Doroti/Thaís

LOUVOR Geração Eleita Nova Aliança

OPERADOR DE SOM Tiago Álvaro

OPERADORA DO DATASHOW Bel Sheila

OPERADOR DE CÂMERA Marcão Augusto

DIREÇÃO DO CULTO Pra. Laura/Salete Pra. Laura/Emerson

PREGADOR Pra. Laura Pr. Tiago

Assista as transmissões ao vivo ou as gravações dos cultos em nosso canal no Youtube.