pastorado feminino - uma marca da influência mundana sobre a igreja

9

Upload: diego-montenegro

Post on 24-Apr-2015

90 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Expondo verdades e pontos sobre este tema polêmico, porém útil nos nossos dias. Não imitemos nenhum movimento mundano. Como o feminismo que tem assediado a igreja.

TRANSCRIPT

Page 1: Pastorado feminino - Uma marca da influência mundana sobre a igreja
Page 2: Pastorado feminino - Uma marca da influência mundana sobre a igreja

Saudações

Olá irmãos, já a muito tenho vontade de tratar a respeito deste assunto, porém por várias vezes achei por bem guardar o silêncio. Agora me parece mais pertinente o assunto por conta de algumas coisas que vejo acontecerem. Ele pode servir tanto para abrir a visão de quem nunca leu nada sobre o assunto, pode servir para ajudar na argumentação de pessoas que compreendem, e pode servir de um meio para juntar tudo que tenho lido sobre o assunto. Espero que este artigo sirva segundo a necessidade de cada irmão. Amém!

1. Porque a igreja imita o mundo¿

É notável ao olharmos para as igrejas dos nossos dias que poderemos ver a quantidade de elementos “novos” nas formas de liturgia e no evangelicalismo em geral. E se fizermos uma pesquisa sobre a origem desses novos elementos litúrgicos e doutrinários veremos que a maioria é inspirada ou baseada em algo do meio secular. Mundano eu diria, francamente. É certo que passaram-se 2000 anos dos tempos bíblicos, e que aquele mundo mudou, e a igreja foi se adaptando às mudanças, mas isso me faz pensar em uma coisa: Até onde podemos nos adaptar às mudanças do mundo¿ A resposta a essa questão é clara, e é o que sustentará todo o artigo: A PALAVRA. Sim, a palavra é o que vai limitar nossas mudanças e adaptações sejam quais forem os aspectos. Não podemos - por mais que a intenção de trazer alguma melhoria para a igreja exista – importar coisas que se defrontem, contraponham ou mesmo soem destoantes com a palavra de Deus e a sã Doutrina. Nesse aspecto se quiserem saber mais sobre o culto que Deus nos ordenou que prestássemos eu recomendo o livro “O culto Segundo Deus – Augustus Nicodemus”. Eu também embarquei nessa viagem e escrevi um artigo chamado; Culto – De quem para quem e como” e vocês podem lê-lo clicando aqui.

Isso tem a ver com o que veremos, porque no estado que a igreja anda hoje em dia vemos bailes funks, raves, festas temáticas, e até comemorações folclóricas dentro das igrejas, e me deixa de boca aberta que ao questionarmos pessoas que fazem parte de igrejas assim o argumento é o mesmo repetitivo e mal pronunciado; “Ah, no mundo agente dançava pulava, e fazia tudo com todas as forças; porque não faremos também para Jesus¿”

Esse tipo de linha de pensamento tem levado a igreja de Cristo, que deveria ser o Sal e a Luz, a cada vez mais a ser insossa e obscura! Devemos ser diferentes. Aliás isso é uma marca de que sé é convertido; Não querer viver como vivia antes, não ter seu passado como espelho para NADA.

O mundo inventou o famoso “se ajuntar” onde um homem e uma mulher que não tem muita certeza do seu relacionamento resolvem morar juntos, mas sem se casar, somente para que em caso de não dar certo, cada um siga seu caminho. Logo a igreja importa o “estamos orando”. Jovens que nem ao menos terminaram seus estudos ou podem assumir compromisso de adultos se juntam em relacionamentos inflamados e cheio de ciladas, e sempre levam consigo a frase; estamos orando. De repente acontece algo, um não quer mais o outro, e se deixam, logo vem a justificativa: Não era de Deus. Isso serve de desculpa para adquirir-se experiências. É uma tragédia que a igreja não perceba a monstruosidade do agir do mundanismo, e nem a sutileza, característica de satanás.

2. A ascensão do movimento feminista.

Assim caminha o mundo, e com o passar dos séculos a mulher desperta do seu conformismo com a escravidão a elas imposta pelo bicho homem, e começa a lutar pelos seus direitos, consegue o direito de voto, de trabalhar, ocupar cargos públicos e posteriormente políticos. Vão caindo as cadeias e aqueles conceitos, ou melhor pré-conceitos machistas vão sendo deixados de lado, a mulher ganha o direito de ser sensual, de falar de sexo, de escolher com quem quer se relacionar e se quer que seja sério, ou só uma vez.

Certamente você aprendeu tudo isso em aulas, palestras ou ouvindo algum discurso feminista. Saiba que a muito de tudo isso a igreja assistiu calada, até o ponto que não chegasse a ofender os nossos conceitos bíblicos. Esperávamos então uma posição defensiva das mulheres crentes, dos Pastores e etc, e de algumas denominações tivemos de fato. Porém era de se esperar que sempre no meio do trigo haverá joio, e no meio das ovelhas; bodes. Aprouve a Deus deixar a separação para o fim.

Page 3: Pastorado feminino - Uma marca da influência mundana sobre a igreja

Muitas mulheres da igreja começaram a ver a “evolução” e as “conquistas” que a mulher estava obtendo no âmbito social, politico e cultural, e isso lhes serviu de tentação. A mulher cristã passou a olhar para a sua vida, de esposa dedicada, mãe carinhosa, irmã exemplar, mulher de fé, trabalhadora, e achar tudo isso muito limitado, e sem sentido. A mulher cristã começou a desejar ter poder, autoridade, sentir esse gostinho do qual foi privada por muito. Já não queriam tanto aquele papo de “direitos iguais” queriam poder dominar e liderar sobre em algo e alguém.

Foi aí que num passado bem recente e presente começaram a ser autoproclamadas as primeiras “pastoras”, e depois “bispas” e “diaconisas” e pasmem; hoje temos “apóstolas”.

A única conclusão que posso tirar de tudo isso irmãos, é que a igreja está olhando para fora, para além dos seus limites procurando coisas que lhe agradem ao coração! ENGANO! O coração está levando tantos ao engano! A carne está gritante neste meio evangélico!

Para mim é não é surpresa que os direitos conquistados pelos gays na europa tenha atingido de forma tão forte a igreja daquela terra, já assumiram tudo isso no meio da igreja. Bispos e pastores gays. O mundo está tendo mais influência sobre a igreja do que o contrário. Não podemos permitir que isso aconteça, nem que chegue ou que exerça força no brasil!

E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus. Romanos 12:2

3. OS AVANÇOS E CONQUISTAS FEMININOS SÃO NEGATIVOS?

Sei que essa é a pergunta que muitos se fizeram ao ler o tópico anterior. E a resposta é; CLARO QUE NÃO! Até porque o estado em que a mulher se encontrava de dois séculos atrás para trás, não foi culpa exclusiva da religião, sobre tudo do cristianismo. Os homens ímpios movidos talvez por uma falsa noção religiosa puseram as mulheres no cativeiro e as tornaram em suas escravas pessoais. Mas se olharmos a bíblia, sobretudo o antigo testamento vemos que era comum vermos mulheres em posição de destaque. Vemos rainhas, profetizas, juízas e etc. e tudo isso com a permissão e benção de Deus, é claro. Só que todas essas funções, inclusive a de profeta/profetiza eram tidos como funções "civis" e não religiosas. Portanto nada impede que as mulheres prossigam em querer direitos civis, como os adquiridos; voto, empregos, cargos públicos, políticos e etc. E é claro o fato de que Deus apoia que as mulheres se manifestem quanto ao trato que estão recebendo na sociedade, porque sabemos que Deus não fez a mulher inferior ao homem, porém quando Deus viu que não era bom que o homem estivesse só Ele resolveu lhe fazer uma auxiliadora "idônea", (GN 2;18) que isso quer dizer? - Idônea significa de natureza igual, ou de importância igual. Logo, não é sustentada pela escritura nenhuma base para, por exemplo como vemos nos países árabes, a inferiorização da mulher, o mau trato e tudo que elas não tem direito. É evidente que todas essas situações devem-se ao fato de a religião e a cultura islã ser bem mais extremista, baseada em conceitos humanos e pseudo revelados. E sabemos também que toda cultura está infectada pelo pecado.

Não tenho nenhum problema em assumir que muitos cargos sociais são feitos com superioridade pela mulheres por uma questão de cuidado, sensibilidade que muitos homens não tem. Porém é necessário que se observe que tudo que estamos debatendo nesse e nos últimos tópicos são questões culturais e sociais. Nada além disso, ainda. Então neste momento seria leviano dizer; Então porque elas não podem ser pastoras? Estaríamos caindo na mesma armadilha exposta no capítulo anterior. De imitar os aspectos sociais e culturais ao nosso redor. Não façamos isso meus irmãos. Olhemos para a palavra e não para o mundo, então obteremos respostas boas.

Page 4: Pastorado feminino - Uma marca da influência mundana sobre a igreja

4. Podem ser presidentes e não pastoras?

Um argumento bastante usado pelas mulheres feministas da igreja, é o fato de existirem mulheres em cargos elevados na política, tal como em nosso país temos a presidente Dilma Rousseff, que venceu vários homens nas eleições. Elas perguntam: quer dizer que uma mulher tem capacidade de presidir um país e não tem para pastorear uma igreja? A questão aqui não é "capacidade" como já foi dito anteriormente, eu creio que em muitas atividades e funções as mulheres são até mais capazes que muitos homens, porém para o episcopado, e ofício religioso não se trata de capacidade, as mulheres tem sim capacidade! A questão é outra.

Vejam só esse exemplo; antigamente mulheres não podiam ingressar na política por causa da lei. Elas protestaram e a lei foi mudada. Socialmente falando, há essa possibilidade. Pode-se mudar o conceito do que é permitido ou não. Basta contar com o apoio da maioria, e pronto. Muda-se de sim para não e vice-versa. Porém no âmbito da religião não é assim, o autor da lei é Deus, e ele não se volta nem muda os seus sagrados decretos por que um grupo específico ou mesmo a maioria acha que essas leis não convém mais e exigem mudança! Não! Deus na sua soberania criou suas leis e seus estatutos com perfeição. Uma prova que as mulheres não foram desprezadas também no novo testamento é que o próprio Cristo, falou com uma samaritana! Coisa que era fortemente proibida! E ele não quebrou ai só um dogma, mas três; falou com uma mulher, com uma mulher samaritana, e com uma mulher samaritana pecadora.

5. Bíblia aberta.

Então se elas tem capacidade, se não são desprezadas e nada disso. Porque mesmo que não podem ser pastoras? Agora sim estamos falando de religião! E logo temos uma outra "constituição" a bíblia sagrada. Passearemos um pouco por ela agora! A bíblia, através de seus autores inspirados usa muito o exemplo de um corpo humano para tratar de situações importantes. E sempre pondo a cabeça como o centro de controle, o comando. Vemos em 1Co 11;3

DEUS > Cabeça de CristoCRISTO > Cabeça do homemHOMEM > Cabeça da mulher.

Isso mostra que temos ordens, devemos atentar para cada fase deste exemplo, e checar as respectivas funções de cada um. Obedecer esse princípio ainda que não concordando.

Antes de prosseguirmos com essa parte, gostaria de expor uma coisa. Eu já havia dito antes que era comum no antigo testamento mulheres ocuparem cargos civis e só. Sabemos que o ofício religioso do tempo era o sacerdócio. Me digam, quantas sacerdotisas Deus colocou no ministério levítico? - Nenhuma! No novo testamento era comum mulheres seguirem Jesus, e podiam sim serem consideradas discípulas. Porém Jesus escolheu doze e os nomeou apóstolos, e porque nenhuma mulher? Quando foi preciso repor a vaga de Judas Iscariotes porque colocar Matias e não uma mulher? Ora, tinham tantas seguindo a igreja, e tantas tão importantes, servas sábias e etc. E quando precisaram de homens para servir na igreja, os sete diáconos, porque não colocar nenhuma mulher? Elas serviram os irmãos de forma tão gentil, e porque nenhuma diaconisa? No concílio de Jerusalém At 15, foram reunidos os Apóstolos e os Presbíteros, e porque nenhuma das mulheres que faziam parte da igreja estavam lá? É temos por certo que a razão de tudo isso era o fato de esses não serem o ofício para o qual elas foram chamadas. Pensemos:

Esta é uma palavra fiel: se alguém deseja o episcopado, excelente obra deseja.Convém, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento; Que governe bem a sua própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com toda a modéstia (Porque, se alguém não sabe governar a sua própria casa, terá cuidado da igreja de Deus?)1 Timóteo 3:1-5

O texto que lemos agora é da primeira epístola de Paulo a Timóteo, que é uma carta pastoral, portanto convém muito usa-la. No texto vemos uma exortação, aos que almejam o episcopado (que é o mesmo que ministério pastoral por exemplo) e vemos como marca fundamental a necessidade de essa pessoa que almeja trabalhar no

Page 5: Pastorado feminino - Uma marca da influência mundana sobre a igreja

ministério seja “homem de uma só mulher”. Ou seja, Paulo está dizendo a Timóteo que os obreiros deveriam ser homens, e homens casados! Na mesma epístolas vemos os mesmos conselhos para os diáconos.

A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação. 1 Timóteo 2:11-15

E isso me lembra aquele Provérbio; Toda mulher sábia edifica a sua casa; mas a tola a derruba com as próprias mãos. Provérbios 14:1

Acabamos de ver a carta de Paulo a Timóteo (cp2 v11-15) Paulo PROIBINDO que tais funções sejam realizadas por mulheres. O mesmo argumento é encontrado em 1Co 14:

As vossas mulheres estejam caladas nas igrejas; porque não lhes é permitido falar; mas estejam sujeitas, como também ordena a lei. 1 Coríntios 14:34

Se o bispo deve governar a sua casa, e o papel do governo cabe ao homem é lógico que uma mulher não tem permissão de Deus para isso. Antes ela deve ser uma auxiliadora que lhe seja por coroa, como a igreja o é a Cristo.

6. O perigo de se relativizar a bíblia.

Penso eu que com tantos textos mostrando o papel de cada um, e mais especificamente mostrando que o papel do ensino é dado ao homem e o da a edificação da casa e o auxílio ao esposo é da mulher, o problema já seria resolvido. Mas infelizmente satanás tem açoitado a igreja com um argumento mundano que já é clichê, que é a relativização das coisas. E as “pastoras” feministas logo me atacariam dizendo que esses textos que citei são o retrato do pensamento da sociedade de 2000 anos atrás, que era uma sociedade machista onde as mulheres não tinham seu lugar. Eu penso que isso é um ABSURDO! Pois ao dizer isso elas dizem que a bíblia é machista, e que Deus é machista! Pois nós cremos que Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para

corrigir, para instruir em justiça;2 Timóteo 3:16. O apóstolo Paulo não iria falar nada que fosse apenas um preconceito cultural ou social! A palavra de Deus é perfeita. Sem contar que este mesmo Ap. Paulo, é o que diz: Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, Efésios 5:25. Amar a esposa como Cristo amou a igreja, vocês acham que isso é pouco amor? O esposo que amar a mulher assim, dá motivo a mulher se sentir uma escrava? Claro que não irmãos!

Atentemos também para o fato de que os argumentos usados pelo Apóstolos não são baseados em teses sociais, culturais nem tão pouco temporais. Pelo contrário, é escritura pura!

Porque o homem não provém da mulher, mas a mulher do homem.Porque também o homem não foi criado por causa da mulher, mas a mulher por causa do homem.Portanto, a mulher deve ter sobre a cabeça sinal de poderio, por causa dos anjos. 1 Coríntios 11:8-10

Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Efésios 5:22-24

Vocês percebem como os "porques" e os "assim como" são todos apoiados pela escritura, Paulo usa o relato da criação. Gênesis! então é muito errôneo pensar que Paulo, o Apóstolo de Cristo era um homem machista expressando seu machismo.

Outro ponto horrível desse pensamento feminista é que se o pensamento de Paulo reflete somente o pensamento DAQUELA sociedade, e DAQUELE tempo, isso abre uma enorme brecha para afirmarmos que outros situações eram consideradas erradas somente naquele espaço/tempo. Que hoje cosias como bigamia e homossexualismo podem ser aceitos, mas sabemos que não é por aí não! "Porque eu, o Senhor, não mudo; por isso, vós, ó filhos de Jacó, não sois consumidos." Malaquias 3;6. Devemos ter reverência com essas santas escrituras.

7. Pastoras e diaconisas na bíblia?

Page 6: Pastorado feminino - Uma marca da influência mundana sobre a igreja

Outra tentativa do movimento das "pastoras" feministas seria; "E quanto a todas as irmãs que trabalharam na igreja, e que são citadas na bíblia?"

Bem elas buscam base bíblica para isso, e tentam se justificar em passagens que o Ap. Paulo recomenda algumas irmãs como excelentes cristãs. Algumas das passagens usadas são; Recomendo-vos, pois, Febe, nossa irmã, a qual serve na igreja que está em Cencréia, Para que a recebais no Senhor, como convém aos santos, e a ajudeis em qualquer coisa que de vós necessitar; porque tem hospedado a muitos, como também a mim mesmo. Romanos 16:1-2

e

Saudai a Andrônico e a Júnias, meus parentes e meus companheiros na prisão, os quais se distinguiram entre os apóstolos e que foram antes de mim em Cristo. Romanos 16:7

Eis o argumento de que Febe era uma diaconisa pois usa-se essa palavra "serve", e eles assemelham ao diaconato, pois diácono ou διάκονος do grego é "servo". Porém essas pessoas que argumentam isso se antecipam demais e não prestam atenção no restante do texto onde ele explica como essa irmã serviu. "tem hospedado a muitos". Era uma auxiliadora da igreja nos tempos difíceis. Entre outras mulheres que são citadas. Essas "pastoras" de hoje e também alguns homens que defendem o pastorado feminino alegam que Júnias foi a primeira diaconisa da igreja; "veja a importância dela no texto" retrucam eles. Porém nem podemos levar essa tese a sério, pois nenhum teólogo que se preze pode afirmar com certeza que Júnias era mesmo uma mulher, este era um nome de senso comum entre os sexos. E também há alguns documentos de bispos do século I que relatam que havia na igreja um bispo chamado Junias. Sim, homem. Então todas estas tentativas de equiparar essas preciosas irmãs que o Apóstolo graciosamente recomenda pelo seu serviço e piedade a obreiros e ministros é tolo, e sem firmamento.

Só para finalizar esse tópico também, eu gostaria de deixar um conselho a quem pensa que o cristianismo é uma religião machista. E também aos cristãos que pensam que a posição exposta nesse artigo é extremista e passada, ou inválida. - Pensem comigo, Vimos a pouco que os maridos devem amar a esposa como Cristo amou a igreja! Dando-se por ela, vemos tamanho amor em outras religiões como islamismo? Certamente não, e pensem no que as mulheres do povo de Deus passaram por causa da lei de Moisés! Por causa de qualquer doença relacionada a sua intimidade, ou a sua menstruação ou gravidez, ou qualquer coisa particular das mulheres elas eram consideradas impuras e impedidas de estar no meio do povo, no templo, participar do rituais e etc. Porém o Cristianismo rompeu esse véu, Cristo pro seu sangue tirou toda impureza, e imperfeição da lei. Agora se observarmos aos seus mandamentos andaremos num caminho que é perfeito!

Uma palavra que serve de consolo para as mulheres é que como eu disse antes, elas não devem se sentir inferiores ou inúteis, e sim aprender quais são as suas funções e com isso eu não falo de trabalho doméstico NÃO! Mas sim auxiliar seu esposo, ser uma crente que ora, piedosa, que encoraja outras moças mais jovens, moças recém convertidas, recém casadas e etc! Isso é o papel de uma mulher cristã, pregar para as amigas sim, e tudo isso só aumenta seu crédito diante do Senhor. Mas o ensino na congregação, com certeza cabe aos homens. E que aprendamos a conviver cada um com suas funções e esse corpo funcionará perfeitamente!

8. Conclusões finais.

Page 7: Pastorado feminino - Uma marca da influência mundana sobre a igreja

Gostaria de deixar mais dois textos acompanhados de simples comentários meus;

Aconselhe também as mulheres mais idosas a viverem como devem viver as mulheres dedicadas a Deus. Que elas não sejam caluniadoras, nem muito chegadas ao vinho! Que elas ensinem o que é bom, para que as mulheres mais jovens aprendam a amar o marido e os filhos e a ser prudentes, puras, boas donas de casa e obedientes ao marido, a fim de que ninguém fale mal da mensagem de Deus! Tito 2:3-5

A carta de Paulo a Tito é uma carta doutrinária. Tito era o bispo de uma igreja onde havia muito o que se fazer, muito trabalho pela frente. E no meio dos conselhos que o apóstolo dava a este Pastor, estava o que lemos acima. Tito deveria ENSINAR as mulheres idosas para que essas fossem verdadeiras crentes, e que estas ENSINASSEM as mais novas. Veja que o ensino aqui refere-se ao verdadeiro papel da mulher. De serem boas esposas, mães, donas de casa e etc. Esse é o ensino que as Senhoras devem dar as moças. Ensino esse que foi recebido por meio do Bispo, e este do Apóstolo. Tudo isso é um ciclo maravilhoso, um corpo com seus membros cada um fazendo sua função. A mulher que for submissa a isso, mas não só a mulher, mas os homens também, no caso agora, sendo submissos ao Senhor. Então poderemos ver a descrição exata da mulher relatada no provérbio;

Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis. O coração do seu marido está nela confiado; assim ele não necessitará de despojo. Ela só lhe faz bem, e não mal, todos os dias da sua vida. Provérbios 31:10-12

Para muitos esse meu artigo será de confronto. Será machista. Eu sei de tudo isso, e já sabia antes de começar a escreve-lo. Mas a palavra de Deus é viva, e creio, e espero que ela encontre lugar nos corações das pessoas certas! E então todos poderão glorificar ao Senhor em conformidade com sua lei!

Que Deus abençoe a cada um de nós! Homens e Mulheres! Amém!

Diego Montenegro

Recomendo o texto do Pr. Augustus Nicodemus: “Carta a “bispa” Evônia”