pastor augusto ernesto kunert 02

10
1 Pastor Kunert O avô e o neto, pastores Kunert, que souberam lutar em favor do seu rebanho. Elio E. Müller 2 Pastor HEINRICH ERNST AUGUST KUNERT um líder corajoso e firme que se envolveu com a situação dos colonos empobrecidos, integrantes do seu rebanho. Contou-me o neto Kunert que este seu avô também pastor Kunert, um dia, reuniu os colonos e, cercando a Intendência Municipal, na sede da Comarca, reivindicou mais atenção e melhores condições para os colonos. . FOLHETO POPULAR

Upload: eliomuller

Post on 25-Apr-2015

65 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

PASTOR AUGUSTO ERNESTO KUNERT.O avô e o neto, pastores Kunert, que souberam lutar em favor do seu rebanho.Pastor HEINRICH ERNST AUGUST KUNERTum líder corajoso e firme que se envolveu com a situação dos colonos empobrecidos, integrantes do seu rebanho.Contou-me o neto Kunert que este seu avô pastor Kunert,um dia, reuniu os colonos e, cercou a Intendência Municipal, na sede da Comarca, para reivindicar mais atenção emelhores condições para os colonos.

TRANSCRIPT

Page 1: Pastor Augusto Ernesto Kunert 02

1

Pastor Kunert

O avô e o neto, pastores Kunert, que souberam lutar em favor do seu rebanho.

Elio E. Müller 2

Pastor HEINRICH ERNST AUGUST KUNERT um líder corajoso e firme que se envolveu com a situação dos colonos empobrecidos, integrantes do seu rebanho.

Contou-me o neto Kunert que este seu avô também pastor Kunert,

um dia, reuniu os colonos e, cercando a Intendência Municipal, na sede da Comarca, reivindicou mais atenção e

melhores condições para os colonos. .

FOLHETO POPULAR

Page 2: Pastor Augusto Ernesto Kunert 02

2

® de Elio Eugenio Müller, 1974

Revisão em 2010.

Reservados todos os direitos ao autor.

Novo endereço do autor:

EUO EUGENIO MÜLLER

Rua Guilherme Pugsley 2512, Ap 1003

80600-310 - Curitiba - PR

Fone: (041) 99511741

[email protected]

Page 3: Pastor Augusto Ernesto Kunert 02

3

Heinrich Ernst August KUNERT

Nasceu no dia 1º de dezembro de 1860 na cidade de Erfurt, uma Província da Saxônia, na Prússia.

Foi enviado ao Brasil em 1885, pela Sociedade Evangélica de Barmen

(Evangelische Gesellschaft für die protestantischen Deutschen in América).

Pfarrer Heinrich Ernst August Kunert

Conforme relato do pastor Kunert, este seu avô pastor Kunert, um dia, reuniu os colonos e, cercando a Intendência Municipal, na sede da Comarca, reivindicou

mais atenção e melhores condições para os colonos.

Page 4: Pastor Augusto Ernesto Kunert 02

4

Heinrich Ernst August Kunert assumiu em 06 de dezembro de 1885 a

Paróquia Evangélica de São Vendelino (São Vendelino/Rio Grande do Sul) e ali permaneceu até 01 de julho de 1910). Sediado em São Vendelino ele atendeu as comunidades: Comunidade Evangélica de São Vendelino Comunidade Evangélica de Alto Feliz Comunidade Evangélica de Barão Comunidade Evangélica de Carlos Barbosa Comunidade Evangélica de Linha General Neto Comunidade Evangélica de Linha Wilmsen Comunidade Evangélica de Torino Baixo Ponto de Pregação Bom Princípio Ponto de Pregação Morro Tico-Tico Ponto de Pregação Garibaldi Ponto de Pregação Morro Carrard

Chegou também a atender a Paróquia Evangélica Luterana Esperança, de Salvador do Sul (Salvador do Sul/Rio Grande do Sul) e a Comunidade Evangélica de Campestre, em diversas oportunidades Aposentou-se em 1909 mas permaneceu trabalhando até junho de 1910, quando se transferiu para São Sebastião do Caí. Faleceu em Montenegro, Rio Grande do Sul no dia 10 de maio de 1939.

Page 5: Pastor Augusto Ernesto Kunert 02

5

Pastor AUGUSTO ERNESTO KUNERT

Augusto Ernesto Kunert, neto de pastor Heinrich Ernst August Kunert,

nasceu em Montenegro, no Rio Grande do Sul, em 22 de maio de 1923. Augusto Ernesto Kunert era casado com Lori Bernhard Kunert de

Sobradinho - RS. O casal teve dois filhos, Udo e Ingo.

Em 1937, iniciou estudos no Instituto Pré-Teológico, em São Leopoldo. Mesmo sem ter o estudo de Teologia concluído, foi convocado, em 1942, pelo Sínodo Riograndense para assumir a Paróquia de Palmitos e Mondaí, em Santa Catarina, como pastor substituto. Tinha, então, 18 anos de idade. Foi, portanto, dos primeiros pastores luteranos nascidos e formados no Brasil.

Retornou à Faculdade de Teologia em 1946, onde concluiu os estudos

em 1949. Em julho daquele ano foi enviado para a Comunidade Evangélica de Três Forquilhas, no litoral norte do Rio Grande do Sul.

Culto na residência de Arnaldo Dicksen, em Tramandaí – 1950.

Pastor Kunert demonstrou um dedicado estudo teológico e soube definir

com grande clareza a dimensão vertical e horizontal da fé cristã. Além disso pastor Kunert revelou que a atuação pastoral na

Comunidade devia também ser direcionada para a diaconia, para a educação e para uma intensiva atuação missionária.

Em Três Forquilhas ele recebeu a possibilidade de colocar estas

diferentes dimensões do serviço eclesiástico, em ação. Organizou um Plano de

Page 6: Pastor Augusto Ernesto Kunert 02

6

Ação visando reorganizar a Comunidade esfacelada e quase extinta em virtude dos efeitos da II Grande Guerra.

Reativou a Escola da Comunidade dentro das exigências

governamentais, na introdução do ensino na língua nacional. A escola recebeu a denominação de Escola Evangélica José de Alencar. No âmbito diaconal, envolveu a comunidade num plano corajoso na área da saúde, iniciando a construção de um hospital. Introduziu também novas culturas agrícolas na região, ao dirigir o seu olhar para os colonos empobrecidos, incentivando-os a plantarem produtos com melhor colocação no mercado, tanto no mercado das praias bem como para a comercialização na Capital do Rio Grande do Sul.

Iniciou o atendimento pastoral aos moradores das praias e veranistas.

Para atender Tramandaí, ele ia de Três Forquilhas a cavalo e permanecia na casa de algum membro até outro dia, para oficiar cultos e fazer visitas.

Envolveu-se na política partidária e foi eleito vereador de Osório – RS

pelo Partido Trabalhista Brasileiro, então sob a liderança nacional do insigne Getúlio Dornelles Vargas, (este que inicialmente foi um ditador e depois tornou-se presidente da República pelo voto popular).

Pastor Kunert relatou: - “O meu envolvimento na atividade política não

foi feliz, pois criei não só adversários, mas também inimigos políticos, no vale do rio Três Forquilhas”.

Para exemplificar um caso, ele explicou: - “Na condição de vereador

denunciei na Câmara de Vereadores de Osório, que no meu distrito de Três Forquilhas diversas obras constantes no relatório do nosso subprefeito não haviam sido nem iniciadas, no caso pontilhões e estradas. O subprefeito, quando soube da minha denúncia feita na Câmara, me esperou, no dia seguinte, na margem da estrada em Itati, nas proximidades da residência do Sr. Fernando Voges. Eu ia à cavalo para atender um chamado da localidade do Chapéu quando aquele homem surgiu de detrás de uns arbustos e postou-se no centro da estrada e me ameaçou < pastor reze, pois hoje a sua viúva e os seus dois filhinhos irão chorar a sua ausência >” .

Kunert continuou explicando: - “O subprefeito estava a talvez quatro

metros de distância. Resolvi tocar as esporas no meu cavalo, ficando a meio metro do meu opositor, agora em condições de atropelá-lo caso necessário. O subprefeito que estava com a arma ainda no coldre, na cintura, não teria como se armar, pois que eu poderia fazer com que a minha montaria o pisoteasse. O homem vendo a dificuldade resolveu contemporizar, pedindo calma e se queixando <pastor, por que o senhor me agride assim, lá na Câmara de Vereadores > . Conversamos e no final o homem me pediu desculpas. Eu prometi moderar nos meus discursos na Câmara de Vereadores e ele teria que realizar as obras, que ele alegara ter feito”.

Pastor Kunert explicou que, na verdade saíra do vale do rio Três

Forquilhas por causa de problemas surgidos na área político administrativa de Osório. O povo, em geral, o amavam e mostravam satisfação diante do seu

Page 7: Pastor Augusto Ernesto Kunert 02

7

bom desempenho pastoral, um reconhecimento que o haveria de acompanhar após a sua saída e transformá-lo num modelo e exemplo de pastor, conforme as expectativas alimentadas por esta comunidade.

Kunert ainda me contou: - “Quando tive o desprazer de saber que

alguns membros da minha comunidade, em particular da localidade de Três Pinheiros, passaram a falar muito mal de mim, entendi que era a hora de seguir para uma nova missão... Eu bem sabia que era cedo para sair, se levasse em conta as inúmeras iniciativas que ainda necessitavam ser consolidadas. Porém em nossa vida, na ação eclesial ou comunitária, tudo tem o seu tempo. E o tempo de sair e dar lugar para outro, às vezes nos parece como algo intransferível. Foi pelo menos o que aconteceu com a minha situação, vendo que ela ficaria insustentável. Saí, pois, na boa hora, com a minha aceitação de guia espiritual em alta...”.

Kunert saiu de Três Forquilhas em julho de 1956. Pretendia assumir os

Asilos Pella e Bethânia, porém estranhamente o seu nome foi preterido e somente mais tarde conseguiu descobrir quais haviam sido os motivos disso.

Conseguiu, no entanto, a vaga pastoral da Comunidade Evangélica deTaquara - RS, onde foi pastor até janeiro de 1961.

Page 8: Pastor Augusto Ernesto Kunert 02

8

Novamente pleiteou a vaga na direção dos Asilos Pella e Bethânia e

desta fez teve sucesso, conseguindo finalmente desvendar o que, no passado, impedira sua ida àquele estabelecimento diaconal da IECLB.

Permaneceu em Taquari, até maio de 1969.

Asylos Pella e Bethânia – Taquari (construção de 1914).

Quando da constituição da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - IECLB, em outubro de 1968, Kunert foi eleito pastor regional (uma espécie de bispo) da Região 4, com sede em São Leopoldo. Assumiu o cargo em maio de 1969.

Na direção da Região Eclesiástica IV da IECLB ele imprimiu com firmeza

o seu modo de ver a missão da Igreja. Como medida pioneira na IECLB criou a Comissão de

Responsabilidade Pública, na perspectiva de olhar para além dos muros da Igreja e dos seus templos, para olhar e ver a situação em que o povo vive e de suas necessidades gritantes.

Kunert foi pastor regional da Região Eclesiástica IV, da IECLB, sediada no Morro do Espelho em São Leopoldo – RS, de 1969 até 1978.

Foi eleito presidente da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no

Brasil (IECLB) e cumpriu este cargo de março de 1979 a julho de 1985.

Page 9: Pastor Augusto Ernesto Kunert 02

9

Foi durante esta sua gestão que a IECLB deu grande salto, entendendo que a igreja também tinha uma responsabilidade sociopolítica, a ser desempenhada na sociedade brasileira.

Mesmo no período de sua aposentadoria, Kunert continuou participando de comissões da igreja e da Federação Luterana Mundial, colaborando com o movimento ecumênico mundial e brasileiro.

Page 10: Pastor Augusto Ernesto Kunert 02

10

O pastor Augusto Ernesto Kunert faleceu em Novo Hamburgo – RS, no dia 06 de fevereiro de 2003, aos 79 anos de idade.