passo a passo – progressão parcial

12
Atualizado em 06/12/2012 Passo a Passo Progressão Parcial Este documento descreve as atividades que as Unidades Escolares devem realizar para indicar os alunos em progressão parcial (dependência) e incluí-los nas classes regulares ou específicas. Após a execução do cálculo do resultado final, o sistema (SGE) sinalizará os alunos que poderão ou não cursar o regime de progressão parcial. Caberá à escola indicar se o aluno deseja ou não cursar o regime de progressão. Lembrando que a progressão parcial é uma opção do aluno ou responsável. Se o aluno optar por cursar o regime de progressão, o sistema irá matricular o aluno na série subsequente e o mesmo terá que cursar as disciplinas em que ficou retido (no número máximo de três) no turno oposto ao que está matriculado. Caso o aluno opte por não cursar o regime de progressão, o sistema matriculará o aluno na mesma série do ano anterior e mesmo terá que cursar todas as disciplinas. Após o período de matricula e antes da impressão dos Diários de Classe da I unidade a escola terá que incluir os alunos que optaram em curar o regime de progressão parcial na classe regular ou especifica. Apenas as escolas que fazem parte do projeto de Ressignificação da Dependência possuem classes específicas. Estas escolas devem cadastrar as classes antes de incluir o aluno. O processo para indicar os alunos que fazem dependência deve ser realizado conforme as orientações abaixo: o Escolas com alunos que fazem dependência em classes regulares: 1º) Indicar alunos em Progressão Para facilitar a identificação dos alunos aptos a cursar a Progressão parcial, caso seja esta a opção do aluno, instruímos a escolas a imprimir a lista de alunos com situação final de reprovação. Para imprimir este relatório a escola deve no SGE, acessar o menu GESTÃO DE AVALIAÇÃO → RESULTADO FINAL → PROCESSAMENTO → CONSULTA RESULTADO FINAL. Este relatório lista os alunos reprovados que podem, caso seja sua vontade cursar progressão parcial. 2º) Incluir alunos nas classes o Escolas com alunos que fazem dependência em classes especiais (Projeto Ressignificação da Dependência): 1º) Indicar alunos em Progressão 2º) Cadastrar classes específicas 3º) Incluir alunos nas classes específicas Considerações: A responsabilidade da inclusão dos alunos em progressão parcial dos anexos é da escola mãe. As escolas com ofertas semestrais devem selecionar o período letivo correspondente ao semestre. Por exemplo: 2011.2S.

Upload: vuongbao

Post on 06-Jan-2017

217 views

Category:

Documents


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Passo a Passo – Progressão Parcial

Atualizado em 06/12/2012

Passo a Passo – Progressão Parcial

Este documento descreve as atividades que as Unidades Escolares devem realizar para indicar os alunos em progressão parcial (dependência) e incluí-los nas classes regulares ou específicas.

Após a execução do cálculo do resultado final, o sistema (SGE) sinalizará os alunos que poderão ou não cursar o regime de progressão parcial. Caberá à escola indicar se o aluno deseja ou não cursar o regime de progressão. Lembrando que a progressão parcial é uma opção do aluno ou responsável.

Se o aluno optar por cursar o regime de progressão, o sistema irá matricular o aluno na série subsequente e o mesmo terá que cursar as disciplinas em que ficou retido (no número máximo de três) no turno oposto ao que está matriculado.

Caso o aluno opte por não cursar o regime de progressão, o sistema matriculará o aluno na mesma série do ano anterior e mesmo terá que cursar todas as disciplinas.

Após o período de matricula e antes da impressão dos Diários de Classe da I unidade a escola terá que incluir os alunos que optaram em curar o regime de progressão parcial na classe regular ou especifica.

Apenas as escolas que fazem parte do projeto de Ressignificação da Dependência possuem classes específicas. Estas escolas devem cadastrar as classes antes de incluir o aluno.

O processo para indicar os alunos que fazem dependência deve ser realizado conforme as orientações

abaixo:

o Escolas com alunos que fazem dependência em classes regulares:

1º) Indicar alunos em Progressão

Para facilitar a identificação dos alunos aptos a cursar a Progressão parcial, caso seja esta a

opção do aluno, instruímos a escolas a imprimir a lista de alunos com situação final de

reprovação. Para imprimir este relatório a escola deve no SGE, acessar o menu GESTÃO DE

AVALIAÇÃO → RESULTADO FINAL → PROCESSAMENTO → CONSULTA RESULTADO

FINAL. Este relatório lista os alunos reprovados que podem, caso seja sua vontade cursar

progressão parcial.

2º) Incluir alunos nas classes

o Escolas com alunos que fazem dependência em classes especiais (Projeto

Ressignificação da Dependência):

1º) Indicar alunos em Progressão

2º) Cadastrar classes específicas

3º) Incluir alunos nas classes específicas

Considerações:

A responsabilidade da inclusão dos alunos em progressão parcial dos anexos é da escola mãe.

As escolas com ofertas semestrais devem selecionar o período letivo correspondente ao semestre. Por

exemplo: 2011.2S.

Page 2: Passo a Passo – Progressão Parcial

Atualizado em 06/12/2012

Descrição das Atividades

1. Indicando Alunos em Progressão Parcial

1.1 Acesse no menu Gestão Escolar -> Progressão Parcial-> Movimentação -> Informar Aluno em Progressão Parcial. O sistema exibirá a tela “Alunos em Progressão Parcial” (Figura 1).

1.2 Selecione o “Período Letivo”, “Tipo de Ensino”, “Modalidade”, “Submodalidade”, “Série” e “Classe”; 1.3 Clique no botão “Consultar”.

Figura 1

1.4 O sistema exibirá os alunos da classe que poderão cursar o regime de progressão parcial (Figura 2).

Figura 2

1.5 Para confirmar as disciplinas que o aluno ficou retido, clique na figura da lupa (Figura 2) correspondente ao nome do aluno. O sistema abrirá uma janela com as disciplinas.

ATENÇÃO! Os alunos reprovados na 8ª série do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino

Médio devem ser matriculados na mesma série no período letivo subsequente e frequentarão

apenas as disciplinas em que ficaram retidos no período letivo anterior, sendo dispensados das

demais disciplinas. A dispensa do aluno deverá ser realizada durante a digitação de notas e faltas

da classe onde está matriculado. Esta situação não é considerada como progressão parcial.

Page 3: Passo a Passo – Progressão Parcial

Atualizado em 06/12/2012

Figura 3

1.5 Clique no botão “Fechar” para retorar a tela anterior. Selecione o nome do(s) aluno(s) e clique no botão “Confirmar” (Figura 4).

Figura 4

1.6 O sistema exibirá mensagem de confirmação da operação. 1.7 Repita os passos acima para todas as classes da escola.

2. Atribuir Aluno em Progressão Parcial à Classe 2.1 Classe Regular 2.1.1 Acesse no menu Gestão Escolar -> Progressão Parcial-> Movimentação -> Atribuir alunos à classe regular. 2.1.2 Clique no botão “Atribuir” (Figura 5).

ATENÇÃO! A escola deve indicar se o aluno deseja ou não cursar o regime de progressão parcial após a execução do resultado final.

Caso a escola não indique o aluno como progressão parcial o sistema irá matricula-lo na mesma série, pois o aluno terá como resultado final a situação de REPROVADO.

Page 4: Passo a Passo – Progressão Parcial

Atualizado em 06/12/2012

Figura 5

2.1.2 O sistema exibirá a tela “Atribuir aluno à classe de RPP” (figura 6);

Figura 6

2.1.3 Selecione o “Período Letivo” corrente, ou seja, o ano que o aluno vai cursar a disciplina na classe regular; 2.1.4 Selecione o “Tipo de Ensino”, “Modalidade”, “Submodalidade”, “Série” e a “Classe” onde o aluno cursará a disciplina que esta em dependência.

2.1.5 No campo “Aluno”, clique na lupa (Figura 6). O sistema abrirá a janela abaixo. No campo “Escola”, clique na lupa e pesquise a escola. Em seguida, digite o nome do aluno ou o número do RM e clique no botão “Consultar” (Figura 7).

ATENÇÃO! Selecione uma classe no turno oposto ao que aluno esta

matriculado no ano corrente. Lembre-se a dependência deve ser cursada no

turno oposto ao da matricula. Por exemplo: se aluno esta matricula na 8ª série no

período letivo corrente no turno matutino deve cursar a dependência na classe de

7ª série no turno vespertino.

Page 5: Passo a Passo – Progressão Parcial

Atualizado em 06/12/2012

Figura 7

2.1.6 O sistema exibirá os dados do aluno (Figura 8). Habilite o nome do aluno e no campo “Disciplina

Classe”, confirme a disciplina que o aluno cursará a dependência. Em seguida, clique no botão “Selecionar”. OBSERVAÇÃO: Se o aluno não for cursar todas as disciplinas que ficou em dependência na mesma classe, habilite o nome do aluno apenas na disciplina que ele cursará na classe selecionada.

Figura 8

2.1.7 O sistema exibirá a tela abaixo. Confirme as informações e clique no botão “Confirmar” (Figura 9). O sistema exibirá a mensagem “Aluno incluído com sucesso”.

Figura 9

2.1.8 Repita os passos acima para os demais alunos.

2.1.9 Para consultar alunos que fazem progressão em classes regulares, siga os passos abaixo:

2.1.9.1 Na tela “Consultar aluno em RPP atribuído à classe regular” (Figura 5), selecione “Período Letivo” corrente, o “Tipo de Ensino”, “Modalidade”, “Submodalidade” e “Série”. 2.1.9.2 Clique no botão “Consultar”. O sistema exibirá a relação dos alunos que cursam disciplinas no regime de progressão parcial indicando a classe, disciplina e turno, conforme mostra a figura abaixo:

Figura 10

Page 6: Passo a Passo – Progressão Parcial

Atualizado em 06/12/2012

2.1.9.3 Para cancelar atribuição do aluno à classe, selecione o aluno e clique no botão “Cancelar Atribuição” (Figura 10). O sistema exibirá mensagem de confirmação da operação.

2.2 Classe Específica – Projeto de Ressignificação da Dependência Antes de atribuir o aluno é necessário que as escolas cadastrem as classes no SGE, seguindo as orientações abaixo:

2.2.1 Cadastrar Classe Especifica 2.2.1.1 No menu, clique em Progressão Parcial -> Cadastros -> Classes Específicas. O sistema exibirá a tela abaixo:

Figura 10

2.2.1.2 Clique no botão “Incluir” (Figura 10). O sistema exibirá a tela “Incluir classe específica” (Figura 11).

Figura 11

2.2.1.3 Informe os dados da classe:

2.2.1.3.1 “Período Letivo” – selecione o ano corrente;

2.2.1.3.2 “Tipo de Ensino” – selecione o tipo de ensino ofertado na classe;

2.2.1.3.3 “Modalidade” - selecione a modalidade ofertada na classe;

2.2.1.3.4 “Área de Conhecimento” – Clique na lupa. O sistema exibirá a janela abaixo:

Page 7: Passo a Passo – Progressão Parcial

Atualizado em 06/12/2012

Figura 12

2.2.1.3.5 Selecione a área de conhecimento e clique no botão “Selecionar”; (Figura 12)

2.2.1.3.6 “Período do Dia” – selecione o turno de funcionamento da classe;

2.2.1.3.7 “Turma” – Digite o nome da turma;

2.2.1.3.8 “Sala de Aula” – selecione a sala onde a classe funcionará;

2.2.1.3.9 “Número de Aulas” – digite a quantidade aulas semanais da classe;

2.2.1.3.10.“Descrição” – digite a descrição da classe.

2.2.1.4 Clique no botão “Confirmar” (Figura 11). O sistema exibirá a mensagem “Sucesso na operação – classe incluída com sucesso”.

2.2.1.5 Repita os passos acima para cada classe específica da escola.

2.2.2 Atribuir Alunos na Classe Específica 2.2.2.1 No menu, clique em Progressão Parcial -> Movimentação -> Atribuir alunos à classe específica. 2.2.2.2 Selecione o “Período Letivo”, Tipo de Ensino” e “Modalidade” e em seguida, clique no botão “Consultar” (Figura 13).

Figura 13

2.2.2.3 O sistema exibirá as classes especificas da escola, conforme a modalidade selecionada. Selecione a classe onde o aluno será incluído (Figura 14 – A). O sistema exibirá o bloco “Alunos” (Figura 14 – B).

ATENÇÃO! As áreas de conhecimento correspondentes ao Ensino Fundamental e

Ensino Médio são:

- Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias;

- Linguagens, códigos e suas tecnologias;

- Ciências humanas e suas tecnologias.

Page 8: Passo a Passo – Progressão Parcial

Atualizado em 06/12/2012

2.2.2.4 No campo “Escola” (Figura 14 – B) clique na lupa e selecione o nome da escola onde o aluno estudou e ficou com as disciplinas retidas.

Figura 14

2.2.2.5 No campo “Aluno” (14 – B) clique na lupa. O sistema exibirá a janela “Consultar Alunos em RPP”. 2.2.2.6 Selecione o “Tipo de Ensino”, “Modalidade”, ”Submodalidade”, “Série” e “Período do Dia” e em seguida clique no botão “Consultar” (Figura 15).

Figura 15

2.2.2.7 O sistema exibirá os alunos da série selecionada que foram indicados como progressão parcial. Selecione os alunos que cursarão a dependência nesta classe específica e clique no botão “Selecionar” (Figura 16).

14 - A

14 - B

ATENÇÃO! O nome do aluno será exibido conforme a quantidade de disciplinas

que poderá cursar em regime de progressão parcial (dependência).

ATENÇÃO! Selecione uma classe no turno oposto ao que aluno esta

matriculado no ano corrente. Lembre-se a dependência deve ser cursada no

turno oposto ao da matricula.

Page 9: Passo a Passo – Progressão Parcial

Atualizado em 06/12/2012

Figura 16

2.2.2.8 O sistema retornará para tela anterior (Figura 17). Verifique se os alunos selecionados para a classe específica estão corretos e clique no botão “Confirmar”. Caso tenha selecionado um aluno que não cursará a dependência nesta classe, clique no sinal de menos correspondente ao nome do aluno e disciplina para removê-lo da classe e em seguida clique no botão “Confirmar”.

Figura 17

2.2.2.9 O Sistema exibirá mensagem de confirmação da operação. 2.2.2.10 Repita os dados acima para incluir nas classes especificas os demais alunos.

3. Emitir Relatórios de Alunos em Progressão Parcial

3.1 No menu clique em Gestão Escolar -> Progressão Parcial-> Consultas -> Alunos em Progressão Parcial. O sistema exibirá a tela abaixo: (Figura 18)

Figura 18

3.2 Selecione o “Período Letivo” e clique em uma das opções disponíveis:

Alunos da própria escola (exibe os alunos matriculados na escola que estão fazendo dependência na própria escola ou em outra escola)

Page 10: Passo a Passo – Progressão Parcial

Atualizado em 06/12/2012

Alunos cursando RPP na escola (exibe todos os alunos que estão fazendo dependência na

escola) 3.3 Clique no botão “Emitir Relatório” (Figura 18). O sistema exibirá o relatório no formato PDF (Figura 19).

Figura 19

4. Registro de Notas e Faltas dos alunos em Regime de Progressão Parcial 4.1 Classe Regular Os procedimentos para o registro de notas e faltas dos alunos que cursam o regime de progressão parcial em classe regular é realizado da mesma forma dos demais alunos. O professor fará os registros no Diário de Classe e a Secretaria Escolar fará o lançamento no SGE seguindo as instruções do documento Passo a Passo Notas e Faltas, disponível na página do SGE. O nome dos alunos que fazem dependência em classes regulares será exibido ao final da lista dos alunos regularmente matriculados na classe e sem o número de chamada, no Diário de Classe – Frequência e Rendimento Escolar e na tela de lançar notas e faltas, conforme figura abaixo:

Page 11: Passo a Passo – Progressão Parcial

Atualizado em 06/12/2012

Figura 20

4.2 Classe Especifica 4.2.1 No menu selecione Gestão Escolar -> Progressão Parcial -> Rendimento Escolar -> Notas e Faltas – Classes Específicas. O sistema exibirá a tela “Consultar notas e faltas de alunos em RPP”. (Figura 21) 4.2.2 Selecione “Período letivo” e “Tipo de Ensino” e clique no botão “Consultar”.

Figura 21

4.2.3 O sistema exibirá as classes específicas da escola. Selecione a classe. (Figura 22)

Figura 22

4.2.4 O sistema exibirá os alunos da classe. Selecione o nome do aluno e clique no botão “Digitar”. (Figura 23)

ATENÇÃO! Para visualizar as disciplinas que o aluno esta cursando, clique na

lupa. (Figura 23)

Page 12: Passo a Passo – Progressão Parcial

Atualizado em 06/12/2012

Figura 23

4.2.5 Na janela “Digitar nota e falta RPP” digite a nota e o total de faltas do aluno em cada unidade letiva, em seguida clique no botão “Confirmar” (Figura 24).

Figura 24

4.2.6 O sistema exibirá mensagem de confirmação da operação. Clique no botão “Fechar” (Figura 24) 4.2.7 Repita os passos acima para lançar as notas e faltas de todos os alunos da classe.

Central de atendimento 0800 285 8000 Opção: 3

ATENÇÃO! As notas e faltas lançadas se aplicam a todas as disciplinas da área

de conhecimento.