passo a passo: montando um e-commerce de alto … · muito bem como agir. o desafio está, então,...

22
PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO FATURAMENTO

Upload: dinhquynh

Post on 08-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO FATURAMENTO

Page 2: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

INTRODUÇÃO ............................................................................................3

ESCOLHA UM NICHO DE MERCADO PROMISSOR ........................4

PROFISSIONALIZE TODA A EQUIPE ENVOLVIDA.......................... 8

TENHA UMA ESTRUTURA DE ALTA QUALIDADE ........................11

CONTE COM FORNECEDORES DE CONFIANÇA ........................... 14

FOQUE NA EXPERIÊNCIA E NA DEMANDA DOS CLIENTES .... 18

CONCLUSÃO ............................................................................................ 21

SOBRE A ESCOLA DE E-COMMERCE ..............................................22

Page 3: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

3

INTRODUÇÃO

IntroduçãoA internet abriu as portas para negócios de todos os tipos. De grandes empresas a pequenos empreendedores, qualquer pessoa ou marca pode ter seu cantinho na web para vender um produto ou oferecer um serviço. Justamente por isso existem tantas lojas virtuais atualmente no mercado!

Segundo um estudo recente, o Brasil superou a marca de 600 mil sites de e-commerce em 2017. Bem impressionante, não concorda? No entanto, um outro número pode causar ainda mais espanto: o tempo médio de vida das lojas é de apenas 6 meses! Mas o que exatamente esse desequilíbrio significa?.

A verdade é que, com os recursos atuais, criar uma loja virtual não é nada difícil. Aliás, praticamente todo mundo conseguiria se tentasse.

O problema é que, por ser um mercado de fácil entrada, o e-commerce leva muita gente a se jogar nesse universo sem saber muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons resultados no longo prazo!

Neste e-book, vamos contar alguns segredos para você criar um e-commerce de sucesso e, melhor que isso, para conseguir mantê-lo no mercado com um alto faturamento!

Acompanhe nossas dicas e aproveite para alavancar seu negócio!

Page 4: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

4

Escolha um nicho de mercado promissorAo começar um negócio, muita gente costuma pensar que a variedade de produtos oferecida é igualmente proporcional ao número de vendas fechadas. Seguindo essa lógica, quanto mais itens a loja oferece, mais lucro tem, certo? Pois não é bem por aí. Por mais que esse pensamento pareça lógico, pode se mostrar um tiro no pé.

Page 5: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

5

ESCOLHA UM NICHO DE MERCADO PROMISSOR

Na prática, com o mercado de e-commerce cada vez mais concorrido, a disputa pela atenção do consumidor online também tem se tornado mais e mais acirrada. O que acontece, então, com uma loja virtual que vende de tudo um pouco? Não chama a atenção de ninguém, pois se perde em meio a tantas outras iguais a ela.

E ainda existe um agravante: você não vai querer competir com os gigantes do e-commerce, certo? Empresas como Amazon, B2W e Magazine Luiza oferecem uma enorme variedade de produtos, mas só podem fazê-lo porque são marcas fortes, com estruturas robustas, verbas astronômicas e milhões de visitantes!

Um pequeno negócio só conseguiria concorrer com essas potências se escolhesse um nicho para atuar, especializando-se nele.

Dessa forma, você consegue administrar uma operação mais enxuta, ao mesmo tempo em que se destaca junto a um público segmentado, que geralmente não é atendido pelos grandes players do mercado.

Para definir seu mercado de atuação, vale dar uma olhada na lista de categorias com melhor desempenho no primeiro semestre de 2017. Os dados são do 36º WebShoppers, relatório elaborado semestralmente sobre o universo e-commerce brasileiro.

Em volume de pedidos, as melhores categorias mostram um consumidor mais maduro, que não tem mais medo de comprar um produto sem experimentar. As informações das lojas, cada vez mais completas, e a possibilidade de devolução sem maiores entraves favorecem isso.

Page 6: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

6

ESCOLHA UM NICHO DE MERCADO PROMISSOR

Para você ter uma ideia:

14,8%

12,2%

10,6%

dos pedidos são do setor de moda e acessórios, que ocupa o primeiro lugar;

a área de saúde, cosméticos e perfumaria vem em segundo lugar;

o mercado voltado para itens de casa e decoração chega em terceiro.

As categorias com melhor faturamento também revelam amadurecimento, mas dessa vez em relação aos gastos, já que são segmentos de maior valor agregado.

Page 7: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

7

ESCOLHA UM NICHO DE MERCADO PROMISSOR

Percebe-se, portanto, que os compradores também não têm mais medo de gastar pela internet.Veja como ficou esse top 3:

◆ sua afinidade com esse nicho;

◆ o que você sabe sobre esse mercado;

◆ quais e quantos concorrentes já atuam na área;

◆ como é o comportamento dos clientes dessas lojas.

Escolher o nicho depende, assim, da análise dos concorrentes e do potencial do mercado, mas também de seus próprios interesses, seus gostos e conhecimentos.

Para acertar nessa decisão, pesquise, estude, reúna dados relevantes e analise tudo com cuidado. Entre para o mundo do comércio virtual com o pé direito!

22,3%

18,8%

9,6%

telefonia e celulares;

eletrodomésticos;

eletrônicos.

Só com esses dados, você já consegue ter uma noção melhor dos produtos mais promissores, certo? Mas é claro que, para escolher um mercado de atuação para chamar de seu, você também precisa considerar outras questões. Pense sobre:

Page 8: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

8

Profissionalize toda a equipe envolvidaHoje em dia, as barreiras de entrada no e-commerce são pouquíssimas. Aliás, já existem ferramentas e plataformas para facilitar a administração das lojas virtuais, exigindo muito pouco (ou às vezes até nenhum) conhecimento técnico. Isso sem contar que empreender no virtual é muito mais simples que abrir uma loja física, que envolve mais riscos, burocracias e investimentos.

Page 9: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

9

PROFISSIONALIZE TODA A EQUIPE ENVOLVIDA

Com um começo tão leve e descomplicado, é mais que compreensível que tantas lojas abram na internet, não concorda? O problema é que muitas delas fecharem logo nos primeiros meses também é natural, já que muitos empreendedores não estão preparados para um cenário tão competitivo e um consumidor tão exigente como acontece no comércio eletrônico.

O que precisamos tirar de lição disso é que uma loja virtual não é simplesmente um site na internet. Se o lojista quer alcançar o sucesso, precisa tratar seu e-commerce como o que ele efetivamente é: um negócio que demanda dedicação, organização e estrutura para realizar suas operações e gerar lucratividade.

O segredo está, então, em profissionalizar as atividades. Essa atitude mostra que o empreendedor vê a loja como uma verdadeira empresa e não um passatempo ou um trabalho informal. Para isso, tudo começa com um planejamento, que define os objetivos e as metas do negócio, bem como as estratégias para alcançá-los.

Para embasar as decisões do planejamento, é essencial realizar uma boa análise do mercado, dos produtos, do público e também dos concorrentes.

Sem contar que a profissionalização ainda passa pela organização financeira, para saber o que entra e o que sai de dinheiro, quanto você quer ganhar com a loja e quanto pode cobrar pelos produtos.

Page 10: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

10

PROFISSIONALIZE TODA A EQUIPE ENVOLVIDA

Depois, pesquise sobre as ferramentas disponíveis, como plataformas de e-commerce e de cadastro de clientes (CRM), e-mail marketing, pagamento e análise de dados, entre outras inúmeras possibilidades.

Assim como sua equipe, o empreendedor online precisa conhecer a internet e as tecnologias que podem facilitar sua vida para fazer o melhor proveito possível delas.

Não tem como fugir: promover a profissionalização do e-commerce é uma forma de se destacar, trazendo para sua loja uma enorme vantagem competitiva. Assim, diante de tantas iniciativas que entram no mercado sem sequer saber onde estão ou para onde querem ir, seu negócio sairá na frente.

Page 11: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

11

Tenha uma estrutura de alta qualidadeSeja online ou offline, todo negócio precisa de uma estrutura para realizar suas operações. Para entender melhor, vamos fazer uma analogia com as lojas físicas? Veja bem:

◆ atrás do balcão, você precisa de um sistema de gestão, planilhas financeiras, controle de estoque, recebimento de pedidos e assim por diante;

◆ do balcão para fora, a loja deve ter um layout atrativo, produtos expostos de forma atrativa, opções de pagamento, estratégias de marketing e por aí vai.

Pois tudo isso vale também para o comércio eletrônico! A grande diferença é que, na internet, o que oferece essa estrutura para o lojista é a plataforma de e-commerce, responsável por tudo aquilo que o visitante vê e por onde ele navega (ambiente chamado de front-end), bem como por aquilo que o administrador precisa para gerenciar o negócio (o famoso back-end).

Page 12: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

12

CONTE COM FORNECEDORES DE CONFIANÇA

É isso mesmo que você entendeu: toda a operação da loja depende da plataforma. Portanto, investir em uma estrutura confiável e de qualidade é o passo certo para você não só conseguir oferecer uma boa experiência ao cliente, mas também poder gerenciar sua loja com a devida segurança, uma vez que seu pleno funcionamento está garantido.

Entenda desde já: a plataforma não deve ser entendida como um custo ou uma mera ferramenta. Na verdade, esse é um investimento estratégico para promover um crescimento sustentável e assegurar a escalabilidade do seu e-commerce.

Page 13: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

13

CONTE COM FORNECEDORES DE CONFIANÇA

Como são várias as opções de plataformas disponíveis no mercado, sejam gratuitas ou pagas, padronizadas ou personalizadas, com muitos ou poucos recursos, a escolha do modelo ideal demanda muita pesquisa. A pergunta a ser respondida aqui é: qual a melhor solução para as características e demandas da sua loja?

Pense na fase atual do seu negócio. Quantos produtos você quer oferecer, quais são suas prioridades (preço, personalização, autonomia) e quanto pode investir? Mas reflita também sobre o futuro! Aonde sua empresa quer chegar? Lembre-se de que uma boa plataforma deve acompanhar a evolução do negócio, já que trocar de fornecedor geralmente traz muitos transtornos.

Depois, avalie as funcionalidades da plataforma, tendo em mente que ela precisa facilitar sua vida, automatizando tarefas que dariam muito mais trabalho ao serem feitas manualmente. Verifique, por exemplo, a possibilidade de integração com soluções de marketing digital, sistemas de ERP e CRM, gerenciadores de risco e gateways de pagamento.

Dessa forma, é possível gerenciar toda a loja em uma única plataforma, o que facilita (e muito) o controle do negócio.

Nesse cenário, você conseguirá agilizar tarefas, evitar falhas e acessar relatórios, tudo para administrar seu e-commerce com máximo cuidado e melhorar seus resultados.

Page 14: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

14

Conte com fornecedores de confiança

Para oferecer um serviço de qualidade, uma loja virtual também precisa se cercar de bons fornecedores. E um e-commerce lida com diversos deles, como:

◆ plataformas de e-commerce;

◆ sistemas ERP;

◆ fabricantes ou fornecedores de produtos;

◆ plataformas de e-mail marketing;

◆ intermediadores de pagamento;

◆ agências de marketing digital;

◆ agências de design;

◆ sistemas antifraude;

◆ empresas de logística.

Por mais que essa lista tenha sido resumida, já dá para perceber a importância dos fornecedores para um e-commerce, não é mesmo?

Page 15: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

15

CONTE COM FORNECEDORES DE CONFIANÇA

Afinal, são eles os responsáveis por dar andamento a tarefas vitais para o desempenho do negócio, desde a administração até a satisfação do cliente.

Sem um bom fornecedor de logística, por exemplo, o produto pode demorar mais que o prazo prometido para ser entregue, o que gera insatisfação, pedidos de estorno, reclamações nas redes sociais, mancha à reputação da empresa e perda de clientes.

Já sem uma boa solução de segurança, o cliente pode simplesmente desistir de comprar na sua loja ou, ainda pior, ter seus dados roubados.

Aí surgem os transtornos para dar início ao mesmo ciclo de insatisfação, reclamação, mancha à reputação e perda de audiência.

E se formos falar sobre problemas com o fornecedor da plataforma de e-commerce, os prejuízos encheriam um outro e-book inteiro, uma vez que toda a operação do negócio pode ser comprometida.

Por essas e outras, a escolha dos fornecedores deve ser cercada do máximo de cuidado, resultando de uma pesquisa realmente minuciosa.

Page 16: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

Quer saber como fazer a escolha certa

quando precisar de um fornecedor? Confira

algumas dicas:

Page 17: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

17

CONTE COM FORNECEDORES DE CONFIANÇA

◆ pesquise sobre o tempo de experiência da empresa e se ela já é consolidada no mercado — principalmente junto a lojas virtuais, que demandam um know-how específico;

◆ investigue sobre a reputação do fornecedor, seja por meio de depoimentos de outros clientes em sites, nas redes sociais ou em portais especializados na defesa do consumidor — se possível, navegue pelos sites desse clientes a fim de experimentar as soluções dos fornecedores na prática;

◆ avalie a qualidade do atendimento nos primeiros contatos, pensando que, caso contrate tal fornecedor, você precisará de suporte ágil e prestativo;

◆ conheça a infraestrutura e a tecnologia do fornecedor para saber se ele oferece a segurança de que você precisa;

◆ priorize fornecedores adequados ao porte da sua loja, independentemente do valor cobrado — afinal, uma empresa menor e mais barata pode não ser capaz de atender às suas demandas.

Page 18: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

18

Foque na experiência e na demanda dos clientesÉ fato: o sucesso de um negócio depende de clientes. Sem eles, afinal, não há vendas. E sem vendas não existe faturamento. É o comportamento do consumidor, portanto, que deve orientar as estratégias de marketing dos e-commerces, desde a definição de preço, passando pela criação do layout até chegar às ações de relacionamento.

Page 19: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

19

FECHE PARCERIA COM UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

O que você tem que fazer, assim, é realmente conhecer o cliente da sua loja. Isso significa pesquisar sobre o perfil demográfico do público (idade, gênero, região, profissão e assim por diante), seu estilo de vida, seus hábitos de consumo, comportamentos e interesses.

É importante também conhecer sua jornada de compra, que serve para identificar as ofertas e os conteúdos mais relevantes para cada etapa.

Com essas informações em mãos, você consegue oferecer o pote de ouro do e-commerce a seus clientes: excelentes experiências de compra!

Diferentemente de uma loja no shopping, no meio online não é possível ter contato físico com o cliente. Assim, a experiência dentro da loja virtual diz tudo sobre sua marca!

A percepção sobre o layout, a navegação, o atendimento e o checkout determinam o sucesso da venda e, consequentemente, sua reputação junto ao público.

Page 20: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

20

FECHE PARCERIA COM UMA EMPRESA DE CONFIANÇA

Mas quais são os segredos para criar uma boa experiência e conquistar a confiança dos visitantes? Trouxemos aqui algumas práticas essenciais:

◆ ofereça uma navegação intuitiva, que faça com que o usuário encontre facilmente o que deseja e consiga finalizar suas compras sem dificuldade;

◆ garanta que todos os botões e links estejam funcionando, especialmente no checkout, momento em que um erro na página leva o usuário a desistir da compra;

◆ facilite o preenchimento de dados para que o usuário não perca tempo com informações desnecessárias;

◆ invista em um design simples e limpo, que facilite a visualização do site e transmita mais confiança à marca;

◆ crie um layout responsivo, que se adapte a qualquer tamanho de tela, já que cada vez mais os consumidores pesquisam e compram em dispositivos móveis;

◆ melhore a velocidade de carregamento das páginas, especialmente em tablets e celulares, pois isso é um fator para evitar o abandono de carrinho;

◆ apresente selos e certificações de segurança para o cliente se sentir suficientemente seguro para inserir dados pessoais e de pagamento na sua loja;

◆ esteja disponível e preste um atendimento ágil e eficiente sempre que surgir uma dúvida ou um problema.

Page 21: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

21

ConclusãoAtualmente, todos os holofotes do e-commerce se voltam para a experiência do usuário, que impacta diretamente nas taxas de conversão da loja virtual. Isso porque o visitante que não se sente seguro, bem atendido e informado acaba desistindo da compra.

Só que, embora seja vital para o sucesso da loja, a experiência do cliente é só a ponta de um processo que começa bem antes, na gestão do negócio. Como vimos neste e-book, um e-commerce não é apenas um site na internet. É, na verdade, uma empresa completa!

Por isso, o empreendedor que quer montar uma loja virtual de alto faturamento precisa pesquisar sobre os nichos do mercado, profissionalizar seu negócio e criar uma estrutura confiável.

Só assim ele terá a base necessária para satisfazer os clientes e, consequentemente, alcançar o sucesso! Esperamos que você tenha gostado da leitura e que aproveite nossas dicas para obter resultados sensacionais com seu e-commerce.

Page 22: PASSO A PASSO: MONTANDO UM E-COMMERCE DE ALTO … · muito bem como agir. O desafio está, então, em manter o negócio em alta e com bons ... você não vai querer competir com os

rockcontent.com

Fundada há mais de 14 anos, a Tray é a unidade de e-commerce da Locaweb. Hoje, possui mais de 7 mil lojistas em sua carteira de clientes e um time com 220 pessoas.

Em 2016, comprou a Fbits, desenvolvedora de plataformas e ferramentas de e-commerce para o mercado corporativo. Com isso, passou a oferecer um portfólio de produtos e serviços voltados para o comércio eletrônico, que auxilia desde o grande varejista ao novo empreendedor.

O que Tray e Fbits têm a ver com a Escola de e-commerce? Pois essa é a dupla responsável por manter esse projeto no ar!