passo a passo - ispafa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - audição...

21
PASSO A PASSO > FORMAÇÃO AVANÇADA < ISPA.FA FA.ISPA.PT FORMAÇÃO CONTÍNUA JANEIRO FEVEREIRO 2020

Upload: others

Post on 09-Aug-2020

10 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

01

PASSO A PASSO

> FORMAÇÃO AVANÇADA <

ISPA.FAFA.ISPA.PT

FORMAÇÃOCONTÍNUA

JANEIROFEVEREIRO

2020

Page 2: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º
Page 3: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

03

VISITE-NOS EM:FA.ISPA.PTInscrição online disponível no nosso site

SEGUE-NOS EMHTTP://WWW.FACEBOOK.COM/ISPA.FA

Page 4: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

04

ENTIDADE FORMADORA EQUIPARADA A ENTIDADE CERTIFICADA PELA DGERT

ÍNDICE05 Quem somosO que fazemosEquipa ISPA - Formação Avançada

06 Certificação da entidade formadoraInscrição e modalidades de pagamentoModo de pagamentoCancelamentoFuncionamentoReclamaçõesAssiduidade

07 CertificaçãoCréditos para formação contínuaAcreditação Ordem dos PsicólogosDescontos/formação contínuaInformações

08 CURSOS• Avaliação e promoção de competências parentais, pag 08• Audição da criança, pag 08• Avaliação em Psicologia Forense, pag 09• Avaliação psicológica de crianças com dificuldades de aprendizagem, pag 09• Avaliação psicológica do adulto e do idoso, pag 10• Cuidados na saúde do idoso, pag 10• Desenvolvimento estético e artístico, pag 11 NOVO• Gestão e liderança em instituições de acolhimento, pag 11• Linguagem, pag 12• O corpo em psicoterapia, pag 12• Orientação escolar e profissional, pag 13• Psicopatologia do adolescente, pag 13• Reabilitação cognitiva da pessoa idosa, pag 14• Intervenção psicológica nas demências, pag 14 NOVO

15 Acesso a Diploma de Pós-Graduação através da formação contínua

16 Pós-Graduações 2019/2020

19 Ficha de Inscrição

Page 5: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

05

QUEM SOMOS

O ISPA - Formação Avançada tem como missão organizar a formação não conducente a grau académico: pós-graduações, formação contínua e e-learning. Oferece oportunidades de formação com diferentes tipologias e modalidades, para quem deseja conciliar trabalho e vida pessoal com os seus projectos de desenvolvimento pro-fissional e especialização.

Desenvolvemos formação contínua com forma-dores qualificados, que trabalham em função de padrões de qualidade e com preocupação cons-tante de dar resposta efectiva às necessidades dos formandos.

O QUE FAZEMOSA formação contínua, instrumento da aprendizagem ao longo da vida, facilita o desenvolvimento de novas competências, ajuda a responder a pro-blemas emergentes e contribui para a melhoria da qualidade das práticas profissionais.

Temos como público-alvo os psicólogos e outros grupos profissionais nos quais as contribuições da Psicologia são relevantes para as práticas profissionais e para a valori zação dos recursos hu-manos: professores, médicos, enfermeiros, educadores, formadores, gestores de recursos humanos, assisten-tes sociais, técnicos de reabilitação e inserção social e técnicos de desenvolvimento comunitário, entre outros.

Também disponibilizamos formação “à medida” para organizações e empresas.

José A. Carvalho [email protected]

Silvia RamalhoGestora de Formaçã[email protected]

Ana Paula SousaSecretá[email protected]

EQUIPA ISPA - FORMAÇÃO AVANÇADA

Page 6: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

06

CERTIFICAÇÃO DA ENTIDADE FORMADORAO ISPA está certificado como entidade formadora equiparada a entidade certificada pela DGERT e junto do Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua de Professores (Ref.ª CCPFC/ENT-ES-0673/15)

INSCRIÇÃO E MODALIDADES DE PAGAMENTONo acto de inscrição é necessário:

Preencher todos os campos da Ficha de InscriçãoComprovar habilitaçõesNº de contribuinteComprovativo de pagamento

MODO DE PAGAMENTO PAGAMENTO NA TOTALIDADE

Pode ser realizado por transferência bancária (IBAN PT50 0035 0041 00007463030 58) ou por cheque à ordem de “ISPA-CRL” enviando pelo cor-reio ao ISPA - Formação Avançada ou directamente no Balcão dos Serviços Académicos do ISPA.

Se optar por transferência bancária deverá enviar o comprovativo respectivo para este Departa-mento por carta, mail ([email protected]) ou via online.

PAGAMENTO FRACCIONADO

Cheques à ordem de “ISPA-CRL” enviando pelo correio ao ISPA - Formação Avançada ou directamente no Bal-cão dos Serviços Académicos do ISPA.

A inscrição só é considerada efectiva após o respectivo

pagamento, envio dos elementos acima mencionados

e confirmação da sua recepção pelo ISPA-FA.

CANCELAMENTO INSCRIÇÕES

Aceitamos o cancelamento de inscrições e realiza-mos a devolução do pagamento efectuado para inscrição, nos casos em que a comunicação da desistência seja efectuada até 8 dias antes da data de início da acção.

ACÇÕES

Quando, por motivos imprevistos, houver anula-ção da acção, a importância paga será reembol-sada aos inscritos.

FUNCIONAMENTOOs formandos inscritos têm direito a receber a formação de acordo com os objectivos, progra-ma e calendário divulgados para cada acção, bem como a documentação, que é da responsa-bilidade dos formadores.

O ISPA-FA reserva-se o direito de proceder a al-teração dos conteúdos, formadores, calendário ou local de realização da acção desde que isso não inviabilize os seus objectivos, comprome-tendo-se a comunicar as alterações com a an-tecedência possível.

RECLAMAÇÕESNo final de cada acção os formandos são con-vidados a preencher um questionário de satisfa-ção, com finalidade de avaliação da qualidade da formação.

Qualquer reclamação sobre a qualidade do serviço deverá ser formalizada por escrito e enviada ao Di-rector do ISPA - Formação Avançada.

ASSIDUIDADEA formação tem carácter presencial e todas as acções supõem a frequência de, pelo menos 90% do número total de horas, excepto quando expressamente indicado outro critério.

Page 7: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

07

CERTIFICAÇÃONo final de cada acção é emitido e entregue um cer-tificado individual de participação a cada formando.

A entrega do certificado é condicionada pela ve-rificação da assiduidade anteriormente referida e, nos casos em que se aplicar, pela avaliação das aprendizagem.

CRÉDITOS PARAFORMAÇÃO CONTÍNUAOs formandos que tenham frequentado acções de formação contínua no DFP até 2014 (inclusive) e no ISPA-FA a partir de 2015 beneficiam de um regime de acu-mulação de 1 crédito por cada 10 horas de formação.

A acumulação de 100 horas (10 créditos) confere di-reito à frequência gratuita de 1 acção com duração até 25 horas. Essa acumulação é de 90 horas (9 créditos) no caso dos licenciados, mestres e doutorados pelo ISPA.

A frequência gratuita da acção de formação está dependente da existência ou não de vaga disponível para o efeito e deve ser solicitada pelo interessado ao ISPA-FA em comunicação pelo correio, fax ou mail.

ACREDITAÇÃOORDEM DOS PSICÓLOGOSPara além da garantia da qualidade da formação, a principal vantagem das acções acreditadas pela Ordem dos Psicólogos Portugueses (OPP) é que poderão vir a ser valorizadas para obtenção de títulos de especialidade.

A obtenção dos créditos é exclusiva para formandos inscritos na OPP: membros efectivos e estagiários.

A obtenção dos créditos é válida apenas para acções frequentadas a partir da data do despacho de acreditação da acção formativa pela OPP. Não tem efeito retroactivo.

10%

DESCONTOS/FORMAÇÃO CONTÍNUA10% / para sócios de: Sindicato Nacional dos Psi-cólogos • Sindicato dos Enfermeiros Portugueses • Sindicato Nacional de Quadros e Técnicos Bancá-rios • Associação de Estudantes do ISPA (AEISPA) • Associação Portuguesa de Medicina Geral e Fami-liar (APMGF) • Associação Portuguesa de Psicólo-gos dos Cuidados de Saúde Primários (APPCSP) • Associação de Profissionais de Educação de Infân-cia (APEI) • Sindicato dos Técnicos Administrativos e Auxiliares de Educação - Sul e Regiões Autóno-mas • Latitudes - CAPP • Associação Portuguesa de Terapeutas Ocupacionais • Associação Portuguesa de Psicogerontologia (APP) • Associação Portuguesa dos Nutricionistas (APN) • Associação Qe, Uma Nova Linguagem para a Incapacidade, IPSS • Associação de Professores e Formadores Lusófonos (APROFFLUSO) • Portadores do “Pessoal Card” da Associação Portuguesa dos Gestores de Pessoas (APG) • Colabo-radores da PMT Serviços Livreiros e Editoriais, Lda • Associação ILGA Portugal • Associação de Unidades de Cuidados na Comunidade

50% / para colaboradores e associados da P.O.W.E.R. Consulting, ISPA Junior Enterprise

20% / para profissionais de saúde dos serviços dependentes da ARSLVT e profissionais da IGAS - Inspeção Geral das Atividades em Saúde

15% / para Associação dos Antigos Alunos do Colégio Militar

INFORMAÇÕ[email protected]

Page 8: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

08

AVALIAÇÃO E PROMOÇÃODE COMPETÊNCIAS PARENTAIS

AUDIÇÃO DA CRIANÇA

23º CURSO

5º CURSO

DESTINATÁRIOS• Psicólogos• Médicos de Família• Assistentes Sociais• Educadores de Infância• Professores• Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e Medicina• Finalistas de 2º Ciclos de Psicologia (desde que habilitados

com 1º Ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia)

OBJECTIVOS• Reflectir sobre as competências parentais necessárias ao

desenvolvimento saudável das crianças e adolescentes• Compreender a parentalidade enquanto tarefa de desenvolvi-

mento, numa perspectiva ecológica.• Aumentar conhecimentos sobre metodologias de avaliação

e promoção das competências parentais

PROGRAMA (30h)• Enquadramento - Enquadramento teórico. Dimensões da

parentalidade. Princípios éticos• Avaliação das competências parentais em sede de regulação

do exercício das responsabilidades parentais • Protocolo de avaliação • Promoção de competências parentais

DESTINATÁRIOS• Psicólogos, assistentes sociais, professores e técnicos

de educação que, em serviços públicos ou privados, prestem assessoria técnica aos Tribunais.

Enquadramento legal: legislação em vigor em Portugal, quer Penal (artigo n.º 271 do Código Penal – Declarações para Memória Futura, e o artigo n.º 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º e 23.º da Lei n.º 141/2015, de 8 de Setembro que Aprova o Regime Geral do Processo Tutelar Cível).

A legislação acima referida prevê a audição da criança por profissionais com formação adequada a esse fim, bem como a possibilidade de o Tribunal requerer assessoria para audição técnica especializada.

OBJECTIVOS• Promover conhecimentos sobre o desenvolvimento

infantil a nível cognitivo e socio-emocional• Promover conhecimentos sobre técnicas de entrevista

a crianças e adolescentes• Desenvolver competências técnicas e relacionais para

a audição de crianças e adolescentes

PROGRAMA (12h)• Enquadramento Legal• Desenvolvimento infantil cognitivo e sócio-emocional• Técnicas de Entrevista Forense• Discussão de casos práticos.

FORMADORARute AgulhasPsicóloga e terapeuta familiar. Perita na Delegação do Sul do INMLCF-IP. Professora assistente convidada no ISCTE-IUL. Investigadora no CIS/ISCTE-IUL e no Centro de Ciências Forenses/FCT/INMLCF-IP. Doutoranda no ISCTE-IUL. Formadora sénior na área Forense

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão às segundas-feiras, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, nos seguintes dias:

Fevereiro: 10 e 17 | Março: 2, 9 e 16

INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 20

FORMADORASRute AgulhasPsicóloga e terapeuta familiar. Perita na Delegação do Sul do INMLCF-IP. Professora assistente convidada no ISCTE-IUL. Investigadora no CIS/ISCTE-IUL e no Centro de Ciências Forenses/FCT/INMLCF-IP. Doutoranda no ISCTE-IUL. Formadora sénior na área ForenseAlexandra AnciãesPsicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Justiça. Pós-graduada em Medicina Legal e em Comportamentos Desviantes e Ciências Criminais. Formação em Psicoterapias na APTTCI. Perita Forense. Docente convidada do ISCTE-IUL e Formadora na área forense no ISPA e na Ordem dos Psicólogos Portugueses.

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, nos seguintes dias:

Fevereiro: 18 e 25

INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 20

TOTALIDADE FRACCIONADA278€ 100€ x 3 Mens

TOTALIDADE FRACCIONADA125€ 69€ x 2 Mens

Acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Page 9: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

09

TOTALIDADE FRACCIONADA170€ 93€ x 2 Mens

TOTALIDADE FRACCIONADA175€ 64€ x 3 Mens

Acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

13º CURSO

8º CURSO

DESTINATÁRIOS• Psicólogos • Finalistas de 2ºs ciclos de mestrados integrados

de Psicologia ou de outros 2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º ciclo em Psicologia ou Ciências Psicológicas)

OBJECTIVOS• Identificar dificuldades de aprendizagem mais comuns

nas crianças desde o pré-escolar, até ao 1º, 2º e 3º ciclos do ensino básico

• Conhecer, seleccionar e aplicar os principais instrumentos destinados a avaliar as dificuldades de aprendizagem

• Identificar, com base nos resultados da avaliação, a(s) dificuldade(s) de aprendizagem

PROGRAMA (24h)• Módulo 1 – Introdução. Importância da identificação

precoce das dificuldades de aprendizagem• Módulo 2 – Tipos principais de dificuldades de aprendizagem• Módulo 3 – Entrevista, avaliação psicológica e relatório• Módulo 4 – Princípios gerais da Educação Inclusiva, DL

54/2018 e medidas de suporte à inclusão

DESTINATÁRIOS• Psicólogos• Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e finalistas de

2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia)

OBJECTIVOS• Elaborar um processo de avaliação pericial em Psicologia Forense

em diversos contextos, recorrendo a uma metodologia estruturada com diversas fontes e instrumentos validados empiricamente.

• Identificar a legislação específica da actividade pericial e en-quadramento legal nas diversas áreas do direito.

• Identificar as especificidades dos diferentes exames periciais e instrumentos de avaliação psicológica.

• Elaborar relatórios periciais forenses.

PROGRAMA (18h)• A Psicologia Forense: características e especificidades. Princípios

éticos. Orientação nacionais e internacionais. • A Psicologia face ao Direito. Enquadramento legal em sede de Direito

Penal e Direito Cível. Legislação específica que suporta a actividade pericial.

• Especificidades dos vários tipos de exames periciais psicológicos e psiquiátricos em contexto penal, civil e trabalho (avaliação do dano). Metodologias de avaliação (e.g., entrevistas, observação das interacções), e exemplos de alguns instrumentos de avaliação psicológica validados empiricamente (e.g., avaliação cognitiva, de sintomatologia, de personalidade).

• Relatórios periciais. O papel do perito em tribunal.

FORMADORTeresa Paula MarquesDoutorada em Psicologia da Educação pela Faculdade de Psicologia de Lisboa, mestre em Psicologia Clínica pelo ISPA - Instituto Universitário e pós-graduada em Avaliação Psicológica em Contexto Escolar pela Faculdade de Psicologia de Lisboa.

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão aos sábados, das 9h00 às 13h30, nos seguintes dias:

Janeiro: 18 e 25 | Fevereiro: 1, 8 e 15* * 9h00 às 13h30 e das 14h30 às 16h30 INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 20

A obtenção dos créditos OPP supõe avaliação

FORMADORAlexandra AnciãesPsicóloga especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Justiça. Pós-graduada em Medicina Legal e em Comportamentos Desviantes e Ciências Criminais. Formação em Psicoterapias na APTTCI. Perita Forense. Docente convidada do ISCTE-IUL e Formadora na área forense no ISPA e na Ordem dos Psicólogos Portugueses.

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, nos seguintes dias:

Fevereiro: 8 e 29 | Março: 14 INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 20

A obtenção dos créditos OPP supõe avaliação com teste escrito

Acesso a diploma de pós-graduaçãoem Avaliação em Psicologia Forense

Consulte pág. 15

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DE CRIANÇAS COM DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM

AVALIAÇÃO EM PSICOLOGIA FORENSE

Page 10: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

10

TOTALIDADE FRACCIONADA170€ 93€ x 2 Mens

TOTALIDADE FRACCIONADA160€ 88€ x 2 Mens

25º CURSO

2º CURSO

DESTINATÁRIOS• Psicólogos• Finalistas do mestrado integrado de Psicologia• Finalistas de 2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados

com 1º ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia)

OBJECTIVOS• Caracterizar a avaliação como momento fundamental

para o diagnóstico psicológico• Identificar/planificar as diferentes etapas da avaliação

psicológica• Escolher adequadamente os instrumentos. • Compreender a especificidade e particularidades dos

instrumentos passíveis de ser utilizados• Caracterizar o ciclo vital e o envelhecimento como

processos dinâmicos• Adequar as técnicas aos diferentes casos e contextos• Integrar os dados obtidos, para a compreensão do

funcionamento psicológico• Elaborar um relatório• Identificar os padrões de ética e deontologia na avaliação

psicológica

PROGRAMA (24h)• Avaliação Psicológica, definições• Desenvolvimento humano• Etapas da avaliação psicológica• Contextos e Metodologias de Aplicação

DESTINATÁRIOS• Psicólogos, gerontólogos, médicos, enfermeiros, assis-

tentes sociais, técnicos de política social, animadores so-cioculturais, farmacêuticos, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala, técnicos de psicomotricidade, técnicos de reabilitação e inserção so-cial, técnicos de desenvolvimento comunitário, técnicos autárquicos com formação superior.

OBJECTIVOS• Entendimento sobre as noções básicas associadas ao envelhe-

cimento demográfico e ao processo de envelhecimento• Caracterizar os princípios fundamentais do processo

de envelhecimento tendo em conta as dimensões bio-fisiológicas, psicológicas e sociais

• Conhecer as principais características das situações de doença mais frequentes no idoso

• Identificar as especificidades a ter em conta nas atividades diárias do idoso

• Reconhecer os fatores que contribuem para a pro-moção da saúde na pessoa idosa.

• As tarefas que se integram no âmbito de intervenção do idoso

PROGRAMA (24h)• Envelhecimento demográfico• A família como cuidadora informal• Tipologia de serviços• Teorias do envelhecimento/o processo de envelhecimento

• Instrumentos de recolha de dados• Critérios e seleção de instrumentos para a avaliação psi-

cológica • Esferas de Avaliação• Resultados e apresentação• Ética e Deontologia em Avaliação Psicológica

FORMADORJoão Lima FernandesPsicólogo clínico e Mestre em Psicologia da Saúde, docente universitário, diretor técnico em Lar, formador e coordena-dor de equipas de prestação de cuidados a idosos.

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão às quintas-feiras das 18h30 às 22h30 e aos sábados da 9h30-13h30 nos seguintes dias:

Janeiro: 11, 16, 25 e 30 | Fevereiro: 8 e 13

INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 20

Acesso a diploma de pós-graduaçãoem Avaliação Psicológica

Consulte pág. 15

• Preconceitos, mitos e estereótipos associados ao processo de desenvolvimento

• Características das situações de doença mais frequentes nos idosos

• Relações interpessoais e intrapessoais

FORMADORSheila PaulinoGerontóloga, pós-graduada em Psicogerontologia. Forma-dora do IEFP, Lisboa e Instituto de Reabilitação de Alcoitão

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão das 9h30 às 13h30 nos seguintes dias:

Janeiro: 11, 18 e 25 | Fevereiro: 1, 27 e 29*

* (18h30 às 22h30)

INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 20

Acesso a diploma de pós-graduaçãoem Promoção do Bem-Estar do Idoso

Consulte pág. 15

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA DO ADULTO E DO IDOSO

CUIDADOS NA SAÚDE DO IDOSO

Page 11: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

11

TOTALIDADE FRACCIONADA110€ 60€ x 2 Mens

1º CURSO

DESTINATÁRIOS• Educadores, professores, psicólogos, animadores socio-

culturais e mediadores culturais• Estudantes das áreas da educação, animação, psicologia

e artes

OBJECTIVOS• Desenvolver conhecimentos e competências no domínio

do desenvolvimento, da apreciação e da aprendizagem na área da estética

• Promover a reflexão sobre a educação estética e artística em contexto escolar e museológico

PROGRAMA (18h)• Fases do desenvolvimento da apreciação estética• Estratégias psicológicas de apreciação da arte• Aprendizagem da apreciação e programas de educação estética

e artística• Processos de mediação e construção de significado em museus *

* Parte da formação é realizada em contexto de museu (Museu Calouste Gulbenkian)

FORMADORESTeresa Almeida RochaProfessora das áreas da Psicologia do Desenvolvimento e do Desenvolvimento Estético e Artístico no ISPA - Instituto UniversitárioAntónio DuarteProfessor da área da Psicologia da Arte e da Psicologia da Educação na Faculdade de Psicologia da Universidade de LisboaSara Barriga BrighentiMuseóloga. Subcomissária do Plano Nacional das Artes

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, nos seguintes dias:

Janeiro: 25 | Fevereiro: 1 e 8 INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 20

DESENVOLVIMENTO ESTÉTICO E ARTÍSTICOIMPLICAÇÕES PRÁTICAS E PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO NOVO

TOTALIDADE FRACCIONADA120€ 66€ x 2 Mens

10º CURSO

DESTINATÁRIOS• Psicólogos, assistentes sociais, educadores sociais,

animadores sócio-culturais, médicos e enfermeiros

OBJECTIVOSOlhar o acolhimento institucional como a construção de uma casa viva com crianças, profissionais, famílias e visi-tas. Gerir, planear, avaliar e sistematizar os recursos físicos e humanos que permitem garantir a qualidade é a finali-dade desta acção, que tem por objectivos específicos:

• Melhorar as competências de gestão e compreensão da dinâmica organizacional de instituições de acolhimento de crianças e jovens

• Melhorar as competências de construção de projectos de desenvolvimento individual de crianças e jovens

PROGRAMA (15h)• Cultura organizacional e meio terapêutico • Liderança, autoridade e poder• Dinamização dos Projetos de Vida: acolhimento e escola• Dinamização dos Projetos de Vida: família e comunidade• Supervisão e consultoria

FORMADORESPedro Vaz SantosPsicólogo clínico, PIN – Progresso Infantil, Labirintos Coloridos Consultores. Consultor de instituições de acolhimentoCarla LimaPsicóloga clínica. Diretora Técnica do Lar de Acolhimento de Crianças e Jovens em Perigo da Santa Casa da Misericórdia de LisboaDiana EstevãoPsicóloga clínica da Casa de Acolhimento Menino Jesus, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão às terças-feiras, das 18h30 às 21h30 e aos sábados das 10h00 às 13h00, nos seguintes dias:

Janeiro: 21, 25 e 28 | Fevereiro: 1 e 4

INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 20

Acesso a diploma de pós-graduaçãoem Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco

Consulte pág. 15

GESTÃO E LIDERANÇA EM INSTITUIÇÕESDE ACOLHIMENTO

Page 12: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

12

3º CURSO

DESTINATÁRIOS• Educadores de infância, professores, psicólogos e

agentes educativos• Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e de

2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º ciclo em Psicologia ou Ciências Psicológicas)

OBJECTIVOS• Conhecer algumas teorias e factores explicativos da

aquisição e do desenvolvimento da linguagem• Identificar alterações no desenvolvimento da linguagem

e perturbações específicas do desenvolvimento da lin-guagem

PROGRAMA (18h)• Linguagem - Teorias e processos de aquisição e desen-

volvimento da linguagem• Principais domínios da linguagem - Fonologia: períodos

críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras. Mor-fossintaxe: períodos críticos, sinais de alerta e estraté-gias promotoras. Semântica: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras. Pragmática: períodos críticos, sinais de alerta e estratégias promotoras.

• Alterações da linguagem - Atraso, desvio e limitações no desenvolvimento da linguagem. Perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem.

FORMADORMiguel Mata PereiraPsicólogo especialista em Psicologia da Educação. Doutorado em Ciências da Educação e da Formação pela Universidade de Toulouse 2, le Mirail

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão das 18h30 às 21h30, nos seguintes dias:

Janeiro: 13, 20 e 27 | Fevereiro: 3, 10 e 17

INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 20

Acesso a diploma de pós-graduaçãoem Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem

Consulte pág. 15

LINGUAGEM

TOTALIDADE FRACCIONADA160€ 88€ x 2 Mens

TOTALIDADE FRACCIONADA140€ 77€ x 2 Mens

2º CURSO

DESTINATÁRIOS• Psicólogos, técnicos de reabilitação e inserção social, técnicos de

desenvolvimento comunitário e saúde mental, psicopedagogos, técnicos de intervenção comunitária, terapeutas ocupacionais

• Finalistas do mestrado integrado de Psicologia

OBJECTIVOS• Sensibilizar para a importância das Terapias Expressivas, no-

meadamente da Psicoterapia pela Dança Movimento e da Psi-coterapia Corporal em contexto clínico

• Aprendizagem teórico-prática de perspetivas corporais e ex-pressivas em Psicoterapia.

• Explorar o potencial da psicoterapia pelo Corpo e Movimento em con-texto clínico com diversos pacientes

• Desenvolver competências e experienciar algumas técnicas utilizadas em Psicoterapia Corporal e pela Psicoterapia pela Dança Movimento

PROGRAMA (18h)• Definição da abordagem Psicoterapêutica Corporal e Psicoterapia pela

Dança e Movimento• Contextualização histórica e teórica da Psicoterapia Corporal e da Psi-

coterapia pela Dança e Movimento• Desenvolvimento de competências na aplicação de técnicas da Psicoterapia

Corporal• Técnicas usadas em Dança Movimento e Psicoterapia que permitem o acesso

ao inconsciente através do movimento, artes plásticas e uso de objetos.• Técnicas usadas em Psicoterapia Corporal de acordo com a psicologia

do desenvolvimento e as estruturas de carácter• Exploração de técnicas e dinâmicas de respiração, relaxamento e postura

corporal

• Sistema de análise e observação do Movimento• Desenvolver conhecimento e compreensão das diferentes fases do

processo terapêutico• Benefícios da Psicoterapia pela Dança e Movimento e como esta pode

ser usada como ferramenta terapêutica em diversas instituições, com diversos tipos de pacientes

FORMADORESAna JorgePsicóloga Clinica e Educacional (ISPA-Instituto Universitário), psico-terapeuta expressiva vertente Dança Movimento e Psicoterapia pelo Goldsmiths University of London. Nuno SalemaPsicólogo clínico e psicoterapeuta corporal Core Energetics for-mado pelo Netherlands Institute of Core Energetics. Actor e en-cenador

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão das 18h00 às 22h30 nos seguintes dias:

Fevereiro: 17, 18, 19, 20 e 21 INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 16

Recomenda-se que os(as) participantes tragam roupa e calçado confortáveis.

O CORPO EM PSICOTERAPIAUMA VISÃO SOBRE A PSICOTERAPIA CORPORALE AS ABORDAGENS TERAPÊUTICAS DO MOVIMENTO EXPRESSIVO

Page 13: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

13

TOTALIDADE FRACCIONADA200€ 74€ x 3 Mens

Acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

Acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses

30º CURSO

DESTINATÁRIOS• Psicólogos• Finalistas do mestrado integrado de Psicologia e finalistas de

2ºs ciclos de Psicologia (desde que habilitados com 1º ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia)

OBJECTIVOS• Caracterizar as principais etapas da evolução da psicologia vocacional• Identificar alguns quadros teóricos aplicados à prática e as

suas implicações na orientação vocacional• Identificar os determinantes das escolhas vocacionais e dos

padrões de carreira• Caracterizar a prática de avaliação e intervenção em orientação

vocacional assentes nas teorias desenvolvimentistas• Identificar metodologias e técnicas de avaliação e intervenção

em orientação vocacional• Avaliar e intervir em casos de orientação vocacional de jovens

PROGRAMA (24h)• A evolução da Psicologia Vocacional e principais quadros teóricos• Os modelos desenvolvimentistas e suas implicações na intervenção

em orientação• Desenvolvimento, exploração e decisão vocacional• A educação para a careira: metodologias de intervenção• Os determinantes da escolha vocacional: interesses, aptidões, valores e

autoconceito.

• Avaliação dos determinantes da escolha vocacional: instrumentos de avaliação• Avaliação e intervenção em orientação vocacional de jovens: análise

de casos

FORMADORJorge CamaratePsicólogo/Conselheiro de Orientação

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão aos sábados, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 17h00, nos seguintes dias:

Janeiro: 25 | Fevereiro: 1, 8, e 15 INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 16

A obtenção dos créditos OPP supõe avaliação

Acesso a diploma de pós-graduaçãoem Orientação escolar e profissional

Consulte pág. 15

ORIENTAÇÃO ESCOLAR E PROFISSIONAL

TOTALIDADE FRACCIONADA130€ 72€ x 2 Mens

6º CURSO

DESTINATÁRIOS• Psicólogos, médicos, enfermeiros, assistentes sociais

e professores

OBJECTIVOS• Dotar os formandos de competências ao nível dos critérios

estruturais do adolescente.• Dotar os formandos de competências ao nível dos critérios

de diagnóstico da psicopatologia do adolescente.• Realizar diagnóstico diferencial• Conhecer e identificar os diversos quadros clínicos• Estabelecer um plano de intervenção com base no diagnóstico

PROGRAMA (16h)• Adolescência - O que significa • Normal e patológico • Perturbações da identidade• Principais quadros psicóticos• Perturbação do espectro autista• Perturbações do Comportamento • Perturbações do Comportamento Alimentar • Perturbações Obsessivo-Compulsivas• Perturbações do humor

FORMADORAIsabel SequeiraPsicóloga clínica; Psicoterapeuta; Directora clínica do Cen-tro de Psicologia e Desenvolvimento de Almada; Membro especialista e supervisora da Sociedade Portuguesa de Psicologia Clínica

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão aos sábados das 9h30 às 13h30, nos seguintes dias:

Fevereiro: 1, 8, 15 e 29 INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 20

A obtenção dos créditos OPP supõe avaliação com estudo de caso

PSICOPATOLOGIA DO ADOLESCENTEAVALIAÇÃO, DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO

Page 14: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

14

TOTALIDADE FRACCIONADA175€ 64€ x 3 Mens

Acreditado pela Ordem dos Psicólogos Portugueses10º CURSO

DESTINATÁRIOS• Psicólogos, enfermeiros, médicos, terapeutas ocupa-

cionais, terapeutas da fala, fisioterapeutas, assistentes sociais, animadores socioculturais, educadores sociais, técnicos de reabilitação e inserção social, gerontólogos

• Finalistas de mestrados Integrado de Psicologia e Medicina e das outras áreas mencionadas.

• Finalistas de 2º ciclos de Psicologia (desde que habilitados com o 1º ciclo em Ciências Psicológicas ou Psicologia)

OBJECTIVOS• Caracterizar o envelhecimento populacional • Identificar os pressupostos para um envelhecimento ativo • Identificar as principais estruturas do encéfalo e cor-

relacioná-las funcionalmente • Identificar os quadros psiquiátricos e neurológicos

mais prevalentes nos idosos • Identificar os princípios e requisitos para um programa

de reabilitação cognitiva • Aplicar, cotar e interpretar escalas de avaliação do estado

mental e da funcionalidade • Elaborar Planos Individuais de Intervenção em equipa • Planear a intervenção, as sessões e as atividades de

estimulação • Construir materiais de estimulação cognitiva para a

memória, orientação, atenção, linguagem, funções execu-tivas, praxias e gnosias

PROGRAMA (24h)• Envelhecimento demográfico• Envelhecimento activo• Neuroanatomia funcional• DA e outras demências, perturbações do humor, doença de

Parkinson e epilepsia• Avaliação breve do estado mental e avaliação das AVD e AIVD• Elaborar planos individuais de intervenção em equipa (PII)• Construir materiais de estimulação cognitiva• Elaborar plano, sessões e fichas de actividades

FORMADORGabriela Álvares PereiraPsicóloga clínica e Neuropsicóloga/Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa. Irmãs Hospitaleiras. Co-Fundadora da Associação Portuguesa de Psicogerontologia

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão às quintas-feiras, das 17h30 às 20h30, nos seguintes dias:

Janeiro: 16, 23 e 30 | Fevereiro: 6, 13, 20 e 27 | Março: 5 INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 20

A obtenção dos créditos OPP supõe avaliação com exercícios

REABILITAÇÃO COGNITIVA DA PESSOA IDOSA

1º WORKSHOP

DESTINATÁRIOS• Psicólogos

OBJECTIVOS• Conhecer as principais alterações cognitivas, funcionais e

comportamentais na Demência• Distinguir os princípios da Abordagem Centrada na Pessoa

com Demência.• Permitir que os formandos sejam capazes de se colocarem

“na pele” da pessoa com Demência, e que consigam ver o mundo através dos seus olhos, permitindo-se sentir as reais limitações e frustrações resultantes de práticas diárias menos eficazes

• Conhecer os vários tipos de intervenção na abordagem não farmacológica, as fases da evolução da doença em que podem ser usados e as evidências da sua eficácia

PROGRAMA (7h)• Introdução às Demências - Alterações Cognitivas. Alterações

Comportamentais.• Abordagem Centrada na Pessoa com Demência – Conceito.

Princípios. Necessidades Biopsicossociais das Pessoas com Demência.

• Na Tua Pele – Mobilidade. Atividades Ocupacionais. Alterações sensoriais

• Abordagem não Farmacológica - Intervenção Cognitiva. Interven-ção Psicológica.

• Relações Interpessoais e Intervenção Psicológica - Processo de “Awarness”. Adaptação Psicológica da Família à Doença de Alzheimer. Sinais de stress no cuidador e formas de o diminuir. Formas de intervenção psicológica.

FORMADORAAna Margarida CavaleiroLicenciatura em Psicologia Clínica. Mestrado em Psicologia da Saúde. Doutoranda em Psicologia da Saúde no ISPA – Universitário. Diretora do Departamento de Formação e Projetos da Alzheimer Portugal Isabel SousaLicenciatura em Psicologia. Mestrado em Neuropsicologia Aplicada ao Idoso. Psicóloga da Alzheimer Portugal no Projeto Café Memória

CALENDARIZAÇÃOAs sessões decorrerão das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30 no seguinte sábado:

Fevereiro: 8

INSCRIÇÕESNúmero máximo de formandos: 20

Não sujeito a desconto

Em colaboração com Alzheimer Portugal

VALOR60€

INTERVENÇÃO PSICOLÓGICA NAS DEMÊNCIASNOVO

14

Page 15: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

15

ACESSO A DIPLOMA DE PÓS-GRADUAÇÃO ATRAVÉSDA FORMAÇÃO CONTÍNUA

• Avaliação em Psicologia Forense 72h (8 ECTS) - Avaliação em Psicologia Forense (18 h) - Acreditada pela

ORDEM DOS PSICÓLOGOS - Avaliação em Psicologia Forense em sede de Processo

Cível (24 h) - Acreditada pela ORDEM DOS PSICÓLOGOS - Avaliação em Psicologia Forense em sede de Processo

Penal (28 h) - Acreditada pela ORDEM DOS PSICÓLOGOS

• Acolhimento de Crianças e Jovens em Risco 66h (8 ECTS) - Acolhimento de Emergência Crianças e Jovens em Risco (18 h) - Intervenção Terapêutica e Educativa em Instituições de Acolhimento de Crianças (18 h) - Trabalho com Grupos em Instituições de Acolhimento

de Crianças (15 h) - Gestão e Liderança em Instituições de Acolhimento de Crianças (15 h)

• Neuropsicologia Clínica 150h (20 ECTS) - Neuropsicologia Clínica do Adulto (60 h) - Neuropsicologia Clínica do Idoso (30 h) - Neuropsicologia Pediátrica (60 h)

• Orientação Escolar e Profissional 63h (8 ECTS) - Orientação Escolar e Profissional (24 h) - Acreditada pela ORDEM DOS PSICÓLOGOS - Técnicas de Avaliação e Intervenção em Orientação (21 h)

- Acreditada pela ORDEM DOS PSICÓLOGOS - Orientação e Aconselhamento de Carreira de Adultos (18 h) - Acreditada pela ORDEM DOS PSICÓLOGOS

• Expressões Criativas e Terapêuticas 93h (10 ECTS) - Introdução ao Psicodrama (42 h) - Colaboração com a SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICODRAMA - Introdução ao Sociodrama (18 h) - Colaboração com a SOCIEDADE PORTUGUESA DE PSICODRAMA - Mediações criativas, pedagógicas e terapêuticas (15 h) - Colaboração com a SOCIEDADE PORTUGUESA DE ARTE-TERAPIA - Arte e jogos em terapia (18 h) - Colaboração com a SOCIEDADE PORTUGUESA DE ARTE-TERAPIA

• Linguagem e Dificuldades de Aprendizagem 72h (8 ECTS) - Linguagem (18 h) - Linguagem escrita (18 h) - Dislexia. Avaliação e intervenção (18 h) - Discalculia. Avaliação e intervenção precoce (18 h)

• Promoção do Bem-Estar do Idoso 72h (8 ECTS) - Cuidados na saúde do idoso (24 h) - Envelhecimento activo. Responsabilidade e desafios (12 h) - Animação sócio-cultural com idosos (20 h) - Arte-terapia com idosos. Criatividade no envelhecer (15 h)

4 Sabia que pode obter um Diploma de Pós-Graduação através de formação contínua?

4 Como?• Poderá obter Diploma de Pós-Graduação mediante a

realização de acções de formação contínua.• Se realizar a totalidade das acções duma área for sub-

metido ao processo de avaliação das aprendizagens (com aproveitamento em todas as acções) poderá obter o Diploma de Pós Graduação.

• Em qualquer caso, poderá frequentar acções dessas áreas sem ser com a finalidade de obter Diploma de Pós-Graduação.

4 Quais as vantagens?• Esta modalidade permite que aceda a uma especialização

universitária com: - Maior flexibilidade de tempo: não necessita de

realizar toda a formação seguida ou apenas num ano - Maior flexibilidade de pagamento: este é realizado

à medida da formação que vai realizando

4 Qual a duração?• Deverá frequentar todas as acções da área de formação

até a um nº de anos igual ao nº de acções + 1 ano.

4 A partir de quando?• O acesso ao Diploma de Pós-Graduação é só para

acções que sejam frequentadas a partir de Janeiro de 2016. Não tem efeito retroactivo.

4 Áreas de formação?

• Avaliação Psicológica 120h (15 ECTS) - Avaliação Psicológica da Criança (32 h) - Avaliação Psicológica do Adulto e do Idoso (24 h) - Avaliação Psicológica de Condutores (21 h) - WISC III (15 h) - Técnica Rorschach (24 h)

INFORMAÇÕES: [email protected]

Page 16: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

PRESENCIAIS• INTERVENÇÃO PRECOCE NA INFÂNCIA | 2.ª EDIÇÃO

• LITERACIA EM SAÚDE | 2.ª EDIÇÃO

• PSICOGERONTOLOGIA | 9.ª EDIÇÃO

• TERAPIA ASSISTIDA POR ANIMAIS | 7.ª EDIÇÃO

PG

E-LEARNING• PSICOLOGIA DO DESPORTO E DA ACTIVIDADE FÍSICA • PSICOLOGIA PARA NÃO PSICÓLOGOS: APLICAÇÕES EM CONTEXTO DE TRABALHO

PÓS-GRADUAÇÕES

PÓS-GRADUAÇÕESPREVISTAS PARA JANEIRO DE 2020

O ISPA - FORMAÇÃO AVANÇADA organiza toda a formação não conducente a grau académico: pós-graduações, formação contínua e e-learning. Oferece oportunidades de formação com diferentes tipologias e modalidades, para quem deseja conciliar trabalho e vida pessoal com os seus projectos de desenvolvimento profissional e especialização.

ISPA - FORMAÇÃO AVANÇADAT. 218 811 785/23

F. 218 860 [email protected] | FA.ISPA.PT

Page 17: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

17

COO

RDEN

AD

AS

GPS

Lat -

38º

42’

43

78’’ N

Lon

- 9º 7

’ 33

39’’ O

2Pac_4Tri_NovDez2012:2Pac2Tri_JunJul2008.qxd 24-09-2012 14:19 Page 33

COO

RDEN

AD

AS

GPS

Lat -

38º

42’

43

78’’ N

Lon

- 9º 7

’ 33

39’’ O

2Pac_4Tri_NovDez2012:2Pac2Tri_JunJul2008.qxd 24-09-2012 14:19 Page 33

Page 18: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

18

LIVRARIA SABERLERPMT - Serviços Livreiros e Editoriais, LdaRua do Jardim do Tabaco, 34 Loja1149-041 LisboaTel.: 219 016 [email protected]

LIVRARIA

TRADUÇÃO

REVISÃO

BIBLIOGRAFIAS

LIVROS USADOS

LIVROS IMPORTADOS

MUITO MAIS...

DESCONTO NA LIVRARIA SABERLERA livraria SaberLer disponibiliza a todos os formandos e formadores associados ao ISPA - Formação Avançada desconto de 10% em livros nacionais disponíveis em livraria e 20% em livros das Edições ISPA.

Page 19: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

FICHA DE INSCRIÇÃO

Nome:

Localidade:

Acção:

Cód. Postal:

Telemóvel: N.º contribuinte:

Morada:

Profissão:

Local de trabalho:

Empresa:

Cheque(s) Junto se envia cheque(s) no valor de € ____________ (à ordem de ISPA-Crl)

Os

dado

s so

licita

dos

são

de p

reen

chim

ento

obr

igat

ório

, nec

essá

rios

para

em

issã

o de

fact

ura

e do

cer

tifica

do d

e fr

equê

ncia

s de

form

ação

pro

fissi

onal

.

Transferência Bancária CGD IBAN PT50 0035 0041 0000 746 30 30 58 (só para pagamento na totalidade)

Data: ____ /____ / ____ Assinatura: _______________________________________

Oponho-me a que os meus dados sejam tratados para efeitos de comunicações de cursos ministrados pelo ISPA.

e-Mail:

Naturalidade (Concelho):

Cartão do Cidadão: Emitido/Válido até:

N.º Contribuinte:

Arq. de Identificação de:

No caso do recibo ser em nome da Empresa

Modos de pagamento:

Data de nascimento:

Localidade:Cód. Postal:

Morada:

CAMPOS DE PREENCHIMENTOOBRIGATÓRIO

Os dados facultados no presente formulário serão tratados pelo ISPA, enquanto responsável pelo tratamento para efeitos de gestão e administração do curso em que se inscreve, bem como efeitos de facturação. Podem ainda ser utilizados os dados de contacto para divulgação dos cursos ministrados pelo ISPA, sem prejuízo do direito de oposição. Estou informado que tenho o direito de acesso, rectificação, restrição, oposição, apagamento, portabilidade, podendo exercer qualquer um dos referidos direitos através de comunicação escrita dirigida ao ISPA, através do email [email protected], carta registada para a morada Rua Jardim do Tabaco, nº 34 1149-041 Lisboa, ou presencialmente.

Page 20: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

PASSO A PASSO

Depois de preenchida a ficha de inscrição,destaque pelo tracejado, junte cheque à ordemde ISPA-Crl ou comprovativo de transferência

bancária e envie pelo correio, fax ou e-mail:

ISPA - Formação AvançadaRua Jardim do Tabaco, 34

1149-041 LisboaTel.: 218 811 785 | Fax: 218 860 954

[email protected] | fa.ispa.pt

Page 21: PASSO A PASSO - ISPAfa.ispa.pt/ficheiros/dfp/brochura/brochurafa_janfev2020.pdf · 35 - Audição da Criança, da Convenção de Lanzarote), quer Cível (artigos 5.º, 20.º e 22.º

21

PASSO A PASSO

> FORMAÇÃO AVANÇADA <

PÓSGRADUAÇÕESFORMAÇÃOCONTÍNUAE-LEARNING

ISPA - FORMAÇÃO AVANÇADAT. 218 811 785/23 | F. 218 860 [email protected] ISPA.FAFA.ISPA.PT