passaporte rota gamboa | mar/mai/2012

28
&RQÀUD D QRVVD SURJUDPDomR

Upload: january-ginger

Post on 01-Mar-2016

231 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Este é o seu passe livre para a programação do Rota Gamboa, seleção de atrações do Galpão Gamboa.

TRANSCRIPT

Page 1: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

Ministério da Cultura e Funarte

apresentam

Galpão Gamboa2012

Page 2: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012
Page 3: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

Ministério da Cultura

apresenta

2012

Page 4: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

ISSO É SÓ A PRIMEIRA PARTE

A qualidade e

o ecletismo nos

orientaram para a

escolha dos grupos

que, de acordo com as

suas características,

promoverão um

recorte sobre a cena

carioca atual.

Após os espetáculos

semana, haverá uma

programação especial

com shows e festas com a

parceria dos bares mais

característicos da cidade.

Em maio, faremos uma intervenção no entorno do Galpão Gamboa criando uma rota artísticaem vários pontos importantes do bairro.

ROTA GAMBOA dá continuidade à programação artística do Galpão Gamboa com uma série de atrações relacionadas às artes cênicas (teatro adulto, infantil e dança).

No que se refere a Teatro, selecionamos espetáculos

de companhias de repertório

promover uma visão mais ampla das escolhas

artísticas de cada grupo.

ROTA GAMBOA

faz parte do

PRO-CULTURA,

programa de fomento as

Artes Cênicas promovido pelo

Ministério da Cultura

e a FUNARTE.

Page 5: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

Este

sou eu

Meunome:

onde eu moro

e o meu autógrafo

gostaria de assistir

no Galpão

Preencha seus dados e apresente este passaporte quando voltar para assistir à programação do ROTA GAMBOA. Você ganhará um desconto de 20% na compra dos próximos ingressos.

(Válido apenas para 01 pessoa. Desconto não cumulativo.)

e-mail

Page 6: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

TEATRO

Ninguém falou que seria fácil

dia

s 8

, 9, 10

, 11 e 18

de março

Na elogiada comédia carioca Ninguém falou que seria fácil os atores Felipe Rocha, Renato Linhares e Stella Rabello dão forma a uma trama escrita quase aos olhos da platéia, desvendando a dramaturgia em cena. Relações em constante transformação num jogo de amarelinha para adultos.

Espetáculo ácido e afetuoso, a comédia Ninguém falou que seria fácil, de Felipe Rocha, com direção de Alex Cas-sal, ganhou elogios da crítica carioca, sendo indicada para os Prêmios Shell e APTR (ambos na categoria texto) e Prêmio Questão de Crítica (nas categorias espetáculo, texto, direção e elenco).

Direção de Alex Cassal.

Page 7: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

Ele precisa começar

dia 15

de março

Depois de estrear em 2008 e se apresentar em quase to-das as regiões do Brasil, o bem-humorado espetáculo que fala do uso da imaginação e da tentativa de realização dos desejos guardados faz nova temporada no Rio de Janeiro. Num tom intimista e convidativo, o ator Felipe Rocha recebe o público oferecendo café e conversando com os espectadores. Ali já se estabelece o clima simples e direto de Ele precisa começar.

A direção do espetáculo é uma parceria de Alex Cassal com o próprio Felipe, que também é autor do texto.

Texto e atuação de

Felipe Rocha.

Page 8: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

02 h

istó

rias

dia

s 1

6 e 17

de m

arç

o

Dois monólogos curtos interpretados por Felipe Rocha e Alex Cassal.

Um texto do próprio Cassal, outro do escritor Sérgio Sant’anna, dirigidos por Clara Kutner e por Felipe Rocha, respectivamente. Em 2009, Alex Cassal e Felipe Rocha par-ticiparam do projeto “Estúdios” em Lisboa, em que artistas brasileiros e portugueses se encontraram para criar três espe-táculos apoiados na improvisação, na dramaturgia colabora-tiva e na subversão das regras teatrais.

Na mesma ocasião, cada artista apresentou-se com um monólogo na mostra “Cartões de visita”, realizada em uma piscina desativada em Lisboa. A reunião de dois destes monólogos resultou no espetáculo 02 histórias.

2 monólogos da Foguetes Maravilha

Page 9: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

Adultério

29, 30, 31 de m

arç

o

e 1º de abril

Adultério é um espetáculo inspirado no universo do au-tor teatral Luigi Pirandello e apresenta diferentes abordagens sobre a infidelidade.

O enredo utiliza o tema do adultério como pano de fundo de uma estrutura dramatúrgica construída por histórias que originam novas tramas num processo contínuo que se desenvolve ao longo de todo o espetáculo, convidando o espectador permanentemente à reflexão sobre o que é re-alidade e o que é representação. A peça da Companhia Atores de Laura, surgiu durante exercícios feitos pelo grupo para treinamento e pesquisa, com propostas do diretor Daniel Herz.

Repertório Companhia Atores de Laura

Page 10: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

O monólogo Inquieto Coração, com dramaturgia e atu-ação de Eduardo Rieche, dirigido por Henrique Tavares, é um mergulho nas reflexões de Santo Agostinho, escritor e teólogo do século IV, sobre os prazeres, necessidades e angústias do ser humano.

O texto de Inquieto Coração foi elaborado a partir da adaptação de quatro das principais obras: “Confissões”, “A Cidade de Deus”, “A Trindade” e “Solilóquios”. Os traba-lhos foram produzidos depois da ordenação de Agostinho a bispo de Hipona (na atual Argélia), função que exerceu por quase 40 anos.

Inquieto coração

dias

5, 6, 7 e 8

de abril

Monólogo com

Eduardo Rieche

Page 11: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

Mamutes

12,

13, 1

4, 15, 19, 20, 2

1 e

22

d

e abril

Texto de Jô Bilac.

Repertório OMONDÉ.

O espetáculo traça um paralelo com o espelho de Alice e fala da deformidade do ser humano diante de uma so-ciedade repressora e deficiente; do consumismo exacerbado; da alienação violenta de uma geração sem perspectiva e da precocidade infantil.

Com um humor corrosivo, ele é narrado por Isadora, uma garota perversa e extremamente inteligente que trancada em seu quarto, inventa uma história – a história de Leon. Direção de Inez Viana, texto de Jô Bilac, com: Debora Lamm, Ricar-do Souzedo, Diogo Camargos, Iano Salomão, Zé Wendell, Junior Dantas, Luiz Antonio Fortes, Juliane Bodini, Jefferson Schroeder e Inez Viana.

Page 12: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

As Conchambranças

de Quaderna

dia

s 2

6, 27, 28 e 29

de abril

Grande sucesso de público e crítica em duas temporadas no Rio de Janeiro, As Conchambranças de Quaderna, de Ariano Suassuna, direção de Inez Viana, o espetáculo, que já foi visto por mais de 8 mil pessoas, reúne duas peças numa só, ligadas por um mesmo narrador, Dom Pedro Diniz Quaderna, personagem principal do famoso romance de Suassuna, ‘d’A Pedra do Reino’. (se escreve assim mesmo).

O elenco, Leonardo Bricio, Dani Barros/Claudia Ven-tura, Débora Lamm, Ricardo Souzedo, Iano Salomão, Diogo Camargos, Zé Wendel, Junior Dantas e Viviane Câmara, se reunem para contar as duas histórias, ambas narradas por Quaderna.

Ariano

Suassuna

Page 13: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

Murroem ponta

de faca

5,

6, 12

, 13, 19, 20, 2

6 e

27

d

e maio

Considerando a excelência dramatúrgica e atualidade do texto, a montagem se propõe a estender a obra de Augusto Boal, bem como apresentar a temática do exílio (não só na ditadura brasileira, mas também latino-americana), especial-mente às novas gerações, valorizando a memória nacional.

Para provocar esse debate, a peça traz em cena três casais de distintas classes sociais e ideologias, obrigados a conviver no mesmo espaço físico e enfrentar suas diferenças e a falta de liberdade.

Com direção de Paulo José, Murro em Ponta de Faca, foi o primeiro texto de Augusto Boal montado em território brasileiro, durante seu exílio forçado. Trinta anos depois da primeira montagem, novamente com o mesmo diretor. No elenco, Gabriel Gorosit, Laura Haddad, Erica Migon, Sidy Correa, Abilio Ramo e Nena Inoue.

dirigido

por Paulo José

Page 14: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

dia

s 1, 2 e 3 de junh

o

O filho eterno

31 de maio

e

A Companhia Atores de Laura coloca em foco a obra de um dos grandes autores contemporâneos brasileiros: Cris-tovão Tezza. Utilizando sua obra de maior repercussão até hoje, O Filho Eterno, os Atores de Laura dão continuidade ao trabalho de pesquisa desenvolvido ao longo de seus 19 anos de trabalho ininterruptos no cenário teatral carioca e brasileiro.

Os Atores de Laura buscam em O Filho Eterno um novo rumo de pesquisa ao adaptar uma história literária para o universo teatral. Novas possibilidades na busca de interpre-tações extra-cotidianas.

Indicado ao Prêmio Shell 2011 Melhor Ator (Charles Fricks), Melhor Iluminação (Aurélio di Simoni), Categoria Es-pecial (Márcia Rubin).

Com 3 indicações ao prêmio Shell 2011

Page 15: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

MURALDesde 2003, Rafo espalha pelo Brasil seu personagens,

que nasceram na Zona Norte do Rio – berço de diversas expressões típicas da cidade. Na época, Rafo trabalhava em seu projeto final da faculdade de Design e entrou em contato com os artistas a fim de uma parceria: eles transformariam suas obras em Tipografia e Rafo transformaria em fontes a serem espalhadas pela internet.

RAFO

Em pouco tempo, os cartazes se espalharam por todo o Rio de Janeiro. Na sexta-feira dia 10 de março, Rafo chega à Gamboa e es-treia seu mural em uma festa que promete agitar a zona portuária.

Page 16: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

Lasanha e Ravioli in Casa

dias

10, 11, 17 e 18

de março

INFANTIL

A Bela Adormecida

por Lasanha e Ravioli

24, 25

e 31 de março

e dia 1º de ab

ril

A dupla Ana Barroso e Mônica Biel, desde 1990, trabalha para o público in-fantil com espetáculos que resultam de uma pesquisa em torno da literatura dos contos de fadas. Em cena, mostram o processo de criação de uma peça: a dedicação e prazer, a liberdade de pensamento e seus resultados. Os erros e acertos de uma dupla de palhaços que tem a cumplicidade e o prazer de estar no palco. Inúmeros personagens interpretados por estas duas atrizes, utilizando diversos recursos, como máscaras, bonecos, fantoches, figuri-nos, adereços, músicas e, principalmente, um jogo aberto e participativo.

Lasanhae Ravioli

Page 17: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

Lasanha e Ravioli A Gata Borralheirad

ias

7, 8

, 14 e 15

de abril

Fabulices

dia

s 21, 22, 28 e

29

de abril

Fabulices traz para os palcos uma “repaginada” nas fábu-las mais populares. A fábula trata de atitudes humanas, como a disputa entre fortes e fracos, a esperteza, a ganância, a gra-tidão, o ser bondoso, o não ser tolo. A partir da idéia de “harmonizar as diferenças”, tão cultuada hoje em dia, Marcela Galvão e Marcio Miranda mostram a garotada as lições que podemos aprender ao conhecermos o outro.

A Gata Borralheira que nesta versão usa e abusa de ritmos brasileiros – com músicas originalmente compostas por Marco Rodrigo (a Fada dos Santos canta para Dulcinéia um samba de roda e a apoteose final se torna um carnaval ao ritmo do Olodum).

Dramaturgia adaptada por Marcello Caridade - essas histórias enchendo o palco de humor, trazendo a narrativa para terras tupiniquins.

Cia de repertório de teatro musical

Page 18: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

Só voa quem tenta

dia 2, 3, 9, 10

de junho

Peça infantil criada a partir do conto homónimo de Lu-ciana Fontenelle. Ao contar histórias, os atores apresentam Pandolfo e Vitória. Pandolfo é um gato de rua, morador do bairro de Santa Teresa. Um dia, vê cair diante de si uma garça moribunda, por ter mergulhado na poluída Lagoa Rodrigo de Freitas. Logo antes de morrer ela pede ao gato um favor: que guarde e cuide de seu ovo e da pequena garça que dele sairá e aí se desenvolve a história. A montagem faz uso de recursos sensoriais tornando o pequeno público parte integrante da cena.

No elenco Daniel Leuback, Gustavo Di Mello, Luciana Fontenelle, Marcela Coelho. Direção de Amanda Paiva.

De volta ao Galpão!

Page 19: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

O médico camponês e

a princesa engasgadadia

s 16 e 17

de junho

O Médico Caponês e a Princesa Engasgada é a teatra-lização do conto medieval que deu origem à peça de Moli`ere “Médico à Força”, conta a aven-tura que um camponês enfrenta ao se ver, de uma hora para a outra, tendo que curar não só a Princesa, engasgada com uma espinha de peixe, como todos os doentes do reino. A astúcia e o acaso são seus aliados.

A Cinderela Brasileira adapta o conto de Sílvio Rome-ro. Este conta a história da princ-esa Maria do Brasil que nasce

Cinderela Brasileira

dias 23 e 24

de junho

Companhia de teatro medieval

com a cobra enrolada no pescoço, a qual além de sua irmã, é sua melhor amiga e lhe ajuda a se desvencilhar de um rei horrível que quer se casar com Maria. A princesa foge para um novo mundo onde co-nhece seu amor.

Page 20: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

DANCAA Focus Cia. de Dança, alcança grande sucesso de críti-

ca e público com o seu mais recente espetáculo As canções que você dançou pra mim, dirigido e coreografado por Alex Neoral. Quatro casais são embalados por um grande “pot-pourri” com 72 canções interpretadas pelo grande cantor e compositor Roberto Carlos.

Músicas que marcaram épocas e que já se tornaram clás-sicos da MPB aparecem agora como mote principal para mais uma produção da Focus.

É um espetáculo para todas as idades, para qualquer pessoa, em qualquer tempo, onde a dança e a música apare-cem num casamento per-feito e só nos resta sentar-mos, assistirmos, ouvirmos e vivermos mais “tantas emoções”.

As canções que você dançou para mim

dias

22, 23, 24 e 2

5

de março

embalados ao som do Rei Roberto Carlos

Page 21: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

ROTAS

Maio

Módulo que nomeia a programação, ROTA GAMBOA vai trabalhar com o entorno deste

bairro que dá nome ao nosso GALPÃO.Quem conhece, sabe que aqui existem lugares genuínos, históricos, peculiares, bucólicos e, mais importante, profundamente cênicos.

Procuramos sublinhar estes espaços e, dentro de caminhos dramatúrgicos diferenciados, (serão TRÊS ROTAS criadas para o mês de maio)Convidaremos artistas e coletivos dos mais diversos segmentos para traçar estes

percursos dramatúrgicos, inserções na

Page 22: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

SHOW E FESTAO Galpão revela a Gamboa como pouso para músicos

e bandas da cidade No dia 10/03 depois da peça Ninguém Falou que seria Fácil abriremos a pista da Laje com o DJ Zé Otávio que apresenta o seu set Matancera Sonora, uma discotecagem diversificada, essencialmente baseada em balanços da pesada: latin jazz - indian vibes - sambalanço - hully gully - rare grooves - tropicalia beats - boogaloo - sleazy sounds - funky edits - black soul - rhythm n’ blues - gafieira universal e outras milongas mais...

GAMBORA

dia 17/03 tem

show do TONO!!

No dia 17/03 a presença super especial da banda Tono anima a festa da Laje junto aos petiscos da Biliscada.

A banda reúne alguns dos melhores talentos da nova ge-ração de músicos, produtores e compositores da atual cena ca-rioca, produzindo uma sonori-dade brasileira, contemporânea e sem fronteiras. Da maneira ir-reverente de se vestirem à poe-sia repleta de humor, Tono vai animar a nossa noite de sábado!

Page 23: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

BARES

* Granel

*Bracarense

*Enchendo Linguiça

*Aconchego Carioca

*Pontapé

Da baixada à

Zona Sul, o Galpão Gamboa busca a in-

terseção entre os cariocas e nada mais “daqui” que as comidas de boteco.

Por isso, Biliscada convida, aos sábados e domingos, estes bares a fazerem parte de nossa programação. Cada semana uma opção diferente, com duas coisas em comum: qualidade e preço baixo.

Page 24: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

COMO CHEGAR

Linhas de ônibus:170: Gavea - Rodoviária127: Copacabana - Rodoviária175: Central - Recreio261: Praça Xv - Marechal Hermes322: Castelo – Ribeira

Taxis: 2568-6683

2520-7696 e 3294-6650 2178-4000 / 2501-3026

340: Vila Kosmos – Praça Xv350: Iraja – Passeio355: Tiradentes – Madureira376: Pavuna – Praça Xv

3622-2000 2126-8787

Page 25: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

DIÁRIO DE BORDO

Os ingressos custam

de 5 à 10 reais.

Horários:

Espetáculos Adultos: Quinta à Sábado às

21h. Domingo às 20h.

Os espetáculos infantis são às 17h aos

sábados e 16h aos domingos.

Ingressos antecipados:

Pequena Central: Rua Conde de Irajá, 98

Botafogo - De 3ª à 5ª, das 10h às 16h.

Galpão Gamboa: Rua da Gamboa, 279

Gamboa - De 3ª à domingo, das 10h às 16h

Page 26: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

ROTA GAMBOA

EQUIPE GALPÃO

Apoio: Realização:

Produtores:Fernando Libonati e

Marco Nanini

Curador:César Augusto

Produtora Executiva:Carolina Tavares

Assistente de Curadoria:Raquel André

Curadora de Bares:Regina Libonati

Programadora Visual:Isabela Taylor

Fotógrafo:Cabéra

Assessoria de Imprensa:RPM Comunicação

Conteúdo de Web:Janeiro Conteúdo

Coordenador Técnico:Roberto Mota

Administrador:Thiago Libonati

Controller:Ana Lúcia Aló Rodrigues

Produtor:Igor Biond

Gerente Operacional:Hugo Madureira

Sub-gerente:Gustavo Di Mello

Gerente Área Social:Cristina Gioseffi

Professora de Yoga:Cristina Gioseffi

Professores de Muay Thai:Alexandre Farias, Luciano Porto

e Rafael da Silva

Professor de Jiu Jitsu:Gutenberg Rocha

Professora de Danças Étnicas:Zuleika de Castro

Professor de Canto / Coral:Maestro Denison Sá

Zelador:Paulo Roberto da Silva

Auxiliar de Serviços Gerais:Fernando Elias

Bomboniere:Rosely da Silva e Márcia Suely da Silva

Diretora Operacional:Eliane Lax

Page 27: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012

Este projeto foi contemplado pela Fundação Nacional de Artes – FUNARTE no edital Prêmio Procultura de Estímulo

ao Circo, Dança e Teatro 2010.

Page 28: Passaporte Rota Gamboa | Mar/Mai/2012