partido arquitetônico

15
Partido Arquitetônico Projeto de Arquitetura e Urbanismo 3 – PR Prof. Dra Adriana Mara Vaz de Oliveira Prof. Gustavo Garcia do Amaral

Upload: antonarq

Post on 30-May-2015

32.749 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Partido arquitetônico

Partido ArquitetônicoProjeto de Arquitetura e Urbanismo 3 – PR Prof. Dra Adriana Mara Vaz de Oliveira

Prof. Gustavo Garcia do Amaral

Page 2: Partido arquitetônico

O projeto de arquitetura não é um processo linear, em que uma tarefa específica conduz a uma única solução. É um processo em que todos os aspectos relevantes são submetidos a um rigoroso juízo crítico (LEUPEN, 2004).

Inicia-se com um programa (que se desdobra em múltiplas necessidades) e um sítio (contexto, na sua mais ampla acepção). Considerando todas as exigências colocadas, o arquiteto interpreta-as e dá um passo preliminar do processo de projeto:

INTERPRETAÇÃO.

Projeto de arquitetura enquanto processo

Museu de Arte de São Paulo (MASP), Lina Bo Bardi, 1957-1969

Page 3: Partido arquitetônico

Na continuação, o arquiteto define um conceito. O conceito expressa a idéia subjacente no desenho e orienta as decisões de projeto em uma determinada direção, organizando e excluindo as variantes (LEUPEN, 2004).

Milwaukee Art Museum – Santiago Calatrava, 2001

O Conceito

Page 4: Partido arquitetônico

•Alinha-se com uma Idéia original e genérica sobre a maneira de resolver espacialmente um tema de arquitetura

Conceito

O conceito pode adotar múltiplas formas:•Esboços de forma (tradição, invenção)•Esquemas de planta•Cortes esquemáticos•Diagramas•Metáforas

•Revela o julgamento,o entendimento, a opinião do arquiteto sobre o tema esuas intenções sobre seu trabalho, que se manifestará como obra construída

•Fundamenta a concepção do projeto arquitetônico > formulação primeira da sua proposta de solução espacial e técnica

•Encaminha a definição do partido arquitetônico

•No entanto, a mente humana não trabalha sobre o vazio, mas sobre conhecimentos prévios devidamente amadurecidos e armazenados na memória – estudos de caso.

•O conceito é o resultado de associações de qualquer natureza, gerado para criar a proposição do partido arquitetônico, necessita dos conhecimentos assimilados pelo arquiteto.

Page 5: Partido arquitetônico

•Com o conhecimento o arquiteto desenvolve o seu processo conceitual

Conceito

•Arquitetura contemporânea: a relação equilibrada entre conhecimento racional e conhecimento sensível, ou seja, o resultado físico e espacial do equilíbrio harmonioso entre o mundo racional e o mundo sensível. A arquitetura encontra-se no meio disso. Perceber que não pode resolver a arquitetura sem uma base estrutural tecnológica fortíssima, mas também sensível e extremamente bem resolvida, conseguindo equilibrar isso de maneira harmoniosa e eficaz, bem como RenzoPiano, Richard Rogers e Helmut Jahn, entre outros, que também trabalham esses aspectos.

Uma arquitetura adequada à “dinâmica da contemporaneidade”

Page 6: Partido arquitetônico

Este estudo deve ser complementado ainda pelos dados do projeto, formados por:

1.Análise do programa arquitetônico estabelecido

2. Estimativa de dimensões, área construída, configuração geral do(s) volume (s) resultantes do programa

3. Estudo das características do terreno > formato, dimensões, relevo

4. Estudo das limitações impostas pela legislação pertinente

5. Avaliação dos recursos materiais, ambientais

6. Identificação dos demais condicionantes significativos > acessos, insolação, fonte de ruídos, edificações vizinhas, vegetação, etc. ( SILVA, 1991)

Conceito

O conceito situa-se num plano abstrato,pode-se admitir várias soluções espaciais e formais viáveis, que devem ser testadas quanto às suas qualidades formais, construtivas ou funcionais para a definição do melhor partido, porém

A concepção do projeto não deve violar as idéias assumidas pelo arquiteto, e sim atender as condicionantes e qualidades locais geradoras da síntese, que resulta no PARTIDO ARQUITETÔNICO

Page 7: Partido arquitetônico

“A industria exuberante como uma rio que rola para seu destino, nos traz os novos instrumentos adaptados a esta época nova animada de espírito novo.A grande industria deve se ocupar da construção e estabelecer em serie os elementos da casa.E preciso criar o estado de espírito da serie.O estado de espírito de construir casas em serie.O estado de espírito de residir em casas em serie.O estado de espírito de conceber casas em serie.”L. Corbusier, 1923.

Mai

son

Citr

ohan

–Le

Cor

busie

r, 1

927

Conceito

Page 8: Partido arquitetônico

Piet Mondrian– 1921Residencia Schroeder – Gerry Rietveld - 1927

Red and Blue Chair– Gerry Rietveld - 1927

Page 9: Partido arquitetônico

Casa Farnsworth– Mies Van der Rohe, 1946

Page 10: Partido arquitetônico

Palazo Dello Esporte– Pier Luigi Nervi, 1956

Page 11: Partido arquitetônico

Catedral de Brasília – Oscar Niemeyer, 1960

Não é o ângulo reto que me atrai, nem a linha reta, dura, inflexível, criada pelo homem. O que me atrai é a curva livre e sensual, a curva que encontro nas montanhas do meu país, no curso sinuoso dos seus rios, nas ondas do mar, no corpo da mulher preferida. De curvas é feito todo o universo, o universo curvo de Einstein.

Page 12: Partido arquitetônico

Tjibaou Cultural Centre, New Caledonia. Renzo Piano, 1998

Page 13: Partido arquitetônico

Projetar é muito mais que escolher uma forma.

Preparar uma comida não é uma mera questão de unir ingredientes, mas perceber como se elaboram, mesclam e cozinham (LEUPEN, 2004).

O partido arquitetônico

Partido arquitetônico = contexto objetivo do programa (interpretação dos condicionantes) + intenção plástica do projetista (SILVA,1991).

Pavilhão do Brasil em Osaka – Paulo Mendes da Rocha (1970

Casa Gerassi – Paulo Mendes da Rocha (1990

Page 14: Partido arquitetônico

....“enquanto satisfaz apenas às exigências técnicas e funcionais - não é ainda arquitetura; mas quando - popular ou erudita -aquele que a ideou pára e hesita ante a simples escolha de um espaçamento de pilar ou de relação entre altura e largura de um vão e se detém na procura obstinada da justa medida entre cheios e vazios, na fixação dos volumes e subordinação deles a uma lei e se demora atento ao jogo de materiais ao seu valor expressivo - quando tudo isso vai a pouco somando, obedecendo aos mais severos preceitos técnicos e funcionais, mas também àquela intenção superior que seleciona, coordena e orienta em determinados sentido toda essa massa confusa e contraditória de detalhes, transmitindo assim ao conjunto ritmo, expressão, unidade e clareza - o que confere à obra o seu caráter de permanência. Isto sim é arquitetura" Lúcio Costa

Clube Atletico Paulistano – Paulo Mendes da Rocha (1956)

O partido arquitetônico

Page 15: Partido arquitetônico

O Partido arquitetônico pode surgir:

1- Da análise do terreno- Localização / Fotos do local / Entorno / Visitas / Ligações / Acessos. 2- Do programa de necessidades – Setorizarização/ Arranjo vertical / horizontal 3- Dos Aspectos da implantação-Orientação / Insolação / Luz natural / Privilegiar o meio ambiente existente. 4- Dos Aspectos Construtivos - Materiais / Partido estrutural 5- Do Volume pretendido - Forma / Fachadas / Movimento / Transparência / Cor / Linhas curvas ou retas 6- Dos Fluxos - Distribuição espacial das funções / Circulação principal / Integração espacial / Eixo norteador. 7- Da Identidade - Imagem do lugar 8- Dos Aspectos conceituais - Tema / História... 9- Dos Critérios de viabilidade do Projeto - Econômica / Tecnico-construtiva / Respeito ao Meio Ambiente 10- Da Posição Arquitetônica - determinado Arquiteto e/ou Tendência Contemporânea 11- De Teorias / Idéias (Fruto de leituras, análises de projeto e reflexão sobre o tema). 12- Da necessidade de Flexibilidade do projeto ( para crescimento futuro e/ou adaptações possíveis) 13- Da legislação regulamentadora ( Código de obras, Leis de uso do solo, Ambiental,etc..)

O partido arquitetônico