parques e região

12
ANO 1 - Nº 01 CAMPINAS, MARÇO 2010 Publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dos bairros Parque Prado, Nova Europa, São Martinho, Parque Jam- beiro, Parque da Figueira, Jardim do Trevo, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta e Vila João Jorge. Sinônimo de lazer, Parque das Águas oferece programas de integração social Inaugurado há dois anos, o Parque das Águas é sinônimo de tranquilidade e beleza natural para os moradores da região. Com uma área de 300 mil metros quadrados, entre os bairros Parque Prado, Jambeiro e São Martinho, o parque possui lago, nascentes, área verde, e oferece programas de integração para a terceira idade, com atividades físicas e de lazer, durante toda a semana. Páginas 6, 7, 8 e 9. Futebol de várzea Shopping para pets O Canto do Rio Futebol Clube co- memora dois anos de fundação e inicia a terceira temporada com muita garra. A equipe do Parque Jambeiro faz amistoso este mês no Clube Regatas, em Sousas. Página 3. Tranquilidade e beleza natural do parque atraem cada vez mais famílias O pet shop é um segmentos que mais crescem no Brasil. Uma prova disso é a Agrobel, um verdadeiro shopping center para animais de esti- mação. Página 05. Próxima Edição: 07 de abril

Upload: luciane-nohama

Post on 28-Mar-2016

212 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Março 2010 - Parque das Águas - Integração social

TRANSCRIPT

Page 1: Parques e Região

ANO 1 - Nº 01 CAmpiNAs, mArçO 2010

publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comércios dos bairros parque prado, Nova Europa, são martinho, parque Jam-beiro, parque da Figueira, Jardim do Trevo, Vila Campos sales, Jardim Leonor, Vila marieta, ponte preta e Vila João Jorge.

Sinônimo de lazer, Parque das Águasoferece programas de integração social

inaugurado há dois anos, o parque das Águas é sinônimo de tranquilidade e beleza natural para os moradores da região. Com uma área de 300 mil metros quadrados, entre os bairros parque prado, Jambeiro e são martinho, o parque possui lago, nascentes, área verde, e oferece programas de integração para a terceira idade, com atividades físicas e de lazer, durante toda a semana.

Páginas 6, 7, 8 e 9.

Futebol de várzea

Shopping para pets

O Canto do rio Futebol Clube co-memora dois anos de fundação e inicia a terceira temporada com muita garra. A equipe do parque Jambeiro faz amistoso este mês no Clube regatas, em sousas. Página 3.

Tranquilidade e beleza natural do parque atraem cada vez mais famílias

O pet shop é um segmentos que mais crescem no Brasil. Uma prova disso é a Agrobel, um verdadeiro shopping center para animais de esti-mação. Página 05.

Próxima Edição:07 de abril

Page 2: Parques e Região

02 - Parques e Região Março 2010

O jornal Parques e Região é uma publicação mensal de distribuição gratuita nas residências, condomínios e comér-cios dos bairros Parque Prado, São Martinho, Jambeiro, Fi-gueira, Jardim do Trevo, Nova Europa, Vila Campos Sales, Jardim Leonor, Vila Marieta, Ponte Preta e Vila João Jorge.

Editoras: Luciane Nohama - [email protected] N. Tanaka – MTb. 15474

Redação e publicidade: (19) 3386.4411

[email protected]

Querem transformar o de-sastre político da Conferência de Copenhague (COp 15) em um desastre científico. Recentemente em outro artigo expressei minha opinião com relação ao descaso com que as questões do meio ambiente vêm sendo tratadas após o maior encontro diplomá-tico dos últimos tempos.

E a cada dia mais fico con-vencido de que desejam mudar nossa opinião com relação ao aquecimento global. meia dú-zia de cientistas querem mudar anos e anos de pesquisas realiza-das por inúmeros estudiosos do mundo inteiro e afirmam que o efeito estufa é criação de nossas “super poderosas” mentes. pois

outras tantas causas do aqueci-mento global, provoca o caos e a destruição, provas mais do que suficientes que ele está presente, em parte pela elevação da tempe-ratura natural de nosso planeta e, principalmente, pelas atividades errôneas do ser humano.

Devemos continuar batalhan-do para que boas propostas de políticas públicas para a conser-vação ambiental sejam adotadas para que caminhemos para um mundo repleto de medidas am-bientais sustentáveis. precisamos contribuir, seja ela qual for a for-ma, para que as novas gerações vivam em um mundo melhor. Não vamos nos iludir com notí-cias de céticos que não querem acabar com o aquecimento glo-bal.

é, afirmam, mas não comprovam as suas pesquisas.

Então, quando li “O maior embuste da história”, publicado em Tendências | Debates, da Folha de s. paulo, do dia 24 de fevereiro de 2010, do professor e ex-secretário municipal de Cam-pinas, rogério Cezar de Cerquei-ra Leite, voltei a acreditar que as pessoas não vão deixar se iludir por uma minoria contrária aos inúmeros cientistas dos mais de 170 países que marcaram presen-ça na COp15.

Nos finais de tardes, presen-ciamos as constantes tempesta-des, as enchentes causadas pelo excesso de cimento e estradas que dificultam o curso normal das águas, a falta de reciclagem, o pouco plantio de árvores e o excesso de carros – Campinas é a terceira maior frota do país, segundo dados do Departamen-to Nacional de Trânsito (Dena-tran). Tudo isso, conjugado com

Do desastre político para o científicoLuiz Yabiku

Luis Yabiku é economista, vereador, agente fiscal de rendas da Secretaria Esta-dual da Fazenda e pós-graduado em Ges-tão Pública pela PUC-Campinas.

Editorial Artigo

Estamos iniciando um novo projeto editorial, o par-ques e região, um jornal de bairro dirigido aos moradores e comerciantes da região do parque prado, compreenden-do: Nova Europa, são martinho, parque Jambeiro, parque da Figueira, Jardim do Trevo, Vila Campos sales, Jardim Leonor, Vila marieta, ponte preta e Vila João Jorge.

será distribuído porta a porta nos bairros relacionados, incluindo residências, comércios e condomínios, sempre na primeira semana do mês, para contemplar os anuncian-tes, já que coincidirá com o período de maior movimento comercial. A tiragem inicial é de 10 mil exemplares com periodicidade mensal e de formato germânico, por ser uma tendência mundial e facilitar a leitura.

Nos propomos um diálogo aberto com a população (leitores e colaboradores) com a intenção de informar, trocar ideias e valorizar a nossa região. O “parques e re-gião” é de fato, um jornal de bairro e vai priorizar notícias e publicidades relacionadas aos bairros de sua abrangên-cia. Veiculará também assuntos de interesse da comunida-de local.

Nesta primeira edição destacamos o parque das Águas, que além de ser um espaço de lazer, oferece projetos de-senvolvidos pelas secretarias municipais, que permitem a inclusão social e digital para a terceira idade. Destacamos também as atividades da semana da mulher, promovida pelo shopping prado na passagem do Dia internacional da mulher.

No esporte, enfocamos o Canto do rio, time de várzea que comemora dois anos no parque Jambeiro. Na seção Saúde, a dica fica por conta da Metrocamp, que oferece fisioterapia, gratuitamente, à comunidade. Outra reporta-gem é com o comerciante ricardo Constantino, que apre-senta um conceito inovado de pet shop.

E para entreter os leitores, destinamos colunas de as-trologia, quadrinho, exposições de artes plásticas que ocorrem na cidade, agenda de eventos, como o dia do padroeiro e festas tradicionais de época.

Dos leitores, aceitamos críticas, elogios e sugestões que podem ser enviadas no e-mail: [email protected].

Nossa primeira edição

A secretaria de Estado da saú-de inicia nesta segunda-feira, dia 8 de março, a campanha de vacina-ção contra a gripe A H1N1, po-pularmente conhecida como gri-pe suína, no Estado de são paulo. Cerca de 20 milhões de pessoas deverão ser vacinadas em todo o Estado.

Na primeira etapa da campa-nha, que vai até o dia 19 de março, haverá a imunização dos profis-sionais da área de saúde e a po-pulação indígena. serão vacinados os 704 mil profissionais de saúde que trabalham diretamente em 6,4 mil serviços de saúde de resposta à pandemia, públicos e privados, entre hospitais, pronto-socorros, Unidades Básicas de saúde, am-bulatórios e unidades de saúde da Família, entre outros. Na região de Campinas, serão vacinados 68 mil trabalhadores.

seguindo as diretrizes do mi-nistério da saúde, deverão receber a vacina médicos, enfermeiros, au-xiliares de enfermagem, recepcio-nistas, pessoal de limpeza e segu-rança, motoristas de ambulância, equipes de laboratório e profis-sionais que atuam em investigação epidemiológica.

A vacinação dos profissionais de saúde ocorrerá no próprio lo-cal de trabalho dos profissionais. A secretaria encaminha as doses aos municípios, que ficam encar-regados do organizar a campanha.

Já a imunização da população in-dígena será feita diretamente nas aldeias, em parceria com a Funasa (Fundação Nacional de saúde).

“Os profissionais de saúde se-rão os primeiros a ser protegidos, pois trabalham diretamente com pessoas doentes. Assim, é preci-so evitar que eles sejam contami-nados e, tão importante quanto, evitar que possam transmitir o vírus. Também vamos proteger, já nessa primeira etapa, a população indígena”, afirma o secretário de Estado da saúde, Luiz roberto Barradas Barata.

A segunda fase da vacinação contra a nova gripe, que come-ça em 22 de março e vai até 2 de abril, incluirá as gestantes, crianças a partir de seis meses e menores de dois anos de idade e os porta-dores de doenças crônicas, como

obesidade de grau 3, asmáticos graves, diabetes, pessoas imunode-primidas, cardiopatas e portadores de doenças respiratórias crônicas, dentre outros. As mulheres que engravidarem após 2 de abril po-derão receber a vacina até o final da campanha, em 21 de maio.

Na terceira etapa da campa-nha, que ocorrerá entre os dias 5 e 23 de abril, será vacinada a po-pulação paulista de 20 a 29 anos de idade. E de 24 de abril a 7 de maio receberão a vacina contra a gripe A H1N1 os idosos com 60 anos ou mais portadores de do-enças crônicas. Os demais idosos irão tomar a vacina contra a gripe comum (sazonal).

E, finalmente, no período de 10 a 21 de maio, os adultos de 30 a 39 anos deverão ser vacinados contra a nova gripe.

Campinas inicia vacinação contra nova gripe

Campanha

Page 3: Parques e Região

Março 2010 Parques e Região - 03

vida por Lucia Bazan, inclui lim-peza facial e maquiagem.

Estação Realce, promovida pelo O Boticário, oferece ma-quiagem.

Estação Destaque, promo-vida pela manicure mania, ofere-ce avaliação capilar e conselhos de visagismo, escova, designer de sobrancelha e depilação facial.

O shopping prado está locali-zado na esquina da Av. Washing-ton Luiz com Av. Jorge Tibiriçá, próximo à Av. Francisco de Paula souza, no parque prado.

para mais informações, aces-se www.shoppingprado.com.br/localizacao.php.

Na passagem do Dia interna-cional da mulher, o shopping pra-do realiza uma semana de ativida-des gratuitas, que acontecerão de 8 a 12 de março, das 14 às 20 horas. A programação especial conta com “Estações mais mulher”. são qua-tro estações de beleza que estarão à disposição de todas as mulheres que passarem pelo shopping, mas é necessário agendar horário no próprio local.

Estação Equilibrio, promovi-da pela mD Fitness, oferece mas-sagem, técnicas de respiração e re-laxamento, orientação de postura e qualidade de vida;

Estação Sensações, promo-

A Central de Cursos do shopping prado traz diversas opções para alegrar a Páscoa. Confira a programação dos cursos que acontecem neste mês, sempre às 14 horas: 23 - O Boticário - Automaquiagem; 24 - Estilotex - patchcolagem*25 - Black & Decker - Arte em madeira30 - singer - Coelho da páscoa 31 - perdigão - sugestões para o almoço de páscoa*Trazer Camiseta Branca

inscrições e informações no telefone: (19) 3271-4214

Edson, Ademir, Viola e Eduardo Shiguematsu no amistoso em Louveira

Em 29 de março de 2008, quatro amigos - Ulisses de souza (Viola), Edson Hipó-lito do Nascimento, José Fer-nandes e Ademir Neves - fun-daram um time de futebol no parque Jambeiro, o Canto do rio Futebol Clube. Em sua primeira temporada, o time participou de 31 amistosos com 16 vitórias; na segunda com 51 jogos, obteve 26 vitó-rias e 20 empates. E prome-te desempenho ainda melhor nesta terceira temporada.

O time joga amistosos em Campinas e algumas cidades da região (Valinhos, indaia-tuba, mogi-mirim, Louveira e outras) irá comemorar, no dia 20 de março, os dois anos de atividades com uma gran-de festa no bar da Dona Gê, após amistoso no campo da Associação Okinawa, no Jar-dim Eulina.

Na agenda do clube está previsto também um amisto-so no Clube regatas, em sou-zas, no dia 27 de março.

José Fernandes, Ademir Neves, Viola (pesidente do clube), Edson Hipólito do Nascimento, e Osvaldo Caetano de souza (pre-sidente da Associação de moradores do Bair-ro parque Jambeiro

Programação especial marca a Semana da Mulher

Canto do Rio comemora dois anos de fundação

Quintas–feiras 11/03 - Letícia e Tati; 18/03 - pedro Faber25/03 - Teco seade Sextas-feiras 05/03 - Duomidi12/03 - Guilherme Lamas

19/03 - Ozail 26/03 - Angélica AranhaSábados 06/03 - Angélica Aranha 13/03 - Guga Costa20/03 - Letícia e Tati27/03- Edy Coelho

Praça de alimentação tem música ao vivo Guilherme Lamas toca na quinta-feira, dia 12

Cursos para a Páscoa

músicos de Campinas e re-gião, de diferentes gêneros, se apresentam todas as quintas, sextas e sábados à noite, na pra-ça de alimentação do shopping prado. A seguir, a programação de março.

Comemoração

Esporte

Page 4: Parques e Região

04 - Parques e Região Março 2010

Saúde

Quem necessita de fisiotera-pia, mas não tem recursos para custeá-la, tem a opção de buscar atendimento na nova Clínica Escola, que acaba de ser inau-gurada no Campus Central da Veris iBTA metrocamp - rua sales de Oliveira, 1661, na Vila industrial. A entrada dos pacien-tes é pela rua 24 de maio - Vila industrial.

Além de servir para prática de atividades e estágios super-visionados dos alunos - todos os atendimentos são feitos por universitários do curso de Fisio-terapia, com a supervisão dos professores -, a clínica atende gratuitamente toda comunidade.

Doralice silva do rosário, moradora do bairro paraíso de Viracopos, leva a filha Giane, de 18 anos, duas vezes por semana para tratamento. “Minha filha tem toxiplasmose congênita e sempre precisou de fisioterapia. Por isso, quando ficamos sem convênio, recorremos à Clínica Escola. O atendimento é ótimo e ela está cada vez melhor”, re-lata.

O engenheiro aposentado Aldimir Hervella, de 71 anos, está na Clínica Escola há mais de quatro anos. Ele sofre de mal de parkinson, mas garante que está cada dia melhor, graças ao atendimento de qualidade que recebe. “Faço exercícios na es-teira, na bicicleta, caminho e

Metrocamp oferece fisioterapia de graça

As altas temperaturas regis-tradas nesse verão, mais do que incômodo, são fatores iminen-tes de doenças, entre elas o aci-dente vascular cerebral - AVC. Os termômetros nas alturas são responsáveis por desidratação, arritmias cardíacas, hemocon-centração e maior agregação plaquetária, vasodilatação e di-minuição da pressão arterial. Fatores que combinados se configuram num possível esto-pim para o surgimento da doen-ça que mais mata no Brasil.

Estudos do americano Eu-gene rogot apontam que em re-giões tradicionalmente quentes, as temperaturas ideais situam-se entre 26°C e 32°C. Quanto mais os termômetros se afastam des-ses dois extremos, maiores são as chances de se desenvolver um AVC.

Calor semelhante ao encon-trado nos últimos meses provo-ca a diminuição da pressão ar-terial devido ao dilatamento das

artérias. O sangue, por sua vez, torna-se mais viscoso e com maior densidade de plaquetas - célula sanguínea responsável pela coagulação envolvida nos processos de trombose. A trom-bose é uma situação em que se formam coágulos no interior das artérias, consequentemente obstruindo-as e interrompendo o fluxo de sangue.

O neurologista rubens José Gagliardi, vice-presidente da Academia Brasileira de Neu-rologia, membro do Departa-mento de Doenças Cerebrovas-culares da instituição, orienta a evitar o consumo de carne ver-melha e manter uma boa inges-tão de líquidos, para uma cor-reta hidratação. “Esse período do ano é fortemente marcado pela desidratação. É importan-te ingerir muito líquido, investir em alimentação leve e se abrigar do sol. O consumo de bebidas alcoólicas, no entanto, é desa-conselhado, uma vez que ajuda

a desidratar o indivíduo”.indivíduos que fumam ou

sofrem de elevadas taxas de co-lesterol devem ter atenção redo-brada, pois apresentam maior chance de ser vítima de um aci-dente vascular cerebral.

O QUE É AVCO acidente vascular cerebral

decorre da alteração do fluxo de sangue no cérebro. responsável pela morte de células nervosas da região cerebral atingida, o AVC pode se originar de uma obstrução de vasos sanguíneos, o chamado acidente vascular is-quêmico, ou de uma ruptura do vaso, conhecido por acidente vascular hemorrágico.

• Acidente vascular isquêmi-co ou infarto cerebral: responsá-vel por 80% dos casos de AVC. Esse entupimento dos vasos cerebrais pode ocorrer devido a uma trombose (forma-ção de placas numa artéria prin-cipal do cérebro) ou embolia (quan-do um trombo ou uma placa

de gordura originária de outra parte do corpo se solta e pela rede sanguínea chega aos vasos cerebrais).

• Ataques isquêmicos transi-tórios, como o próprio nome in-dica, corresponde a obstruções temporárias do sangue a uma determinada área do cérebro. Geralmente, originada do acú-mulo de plaquetas agregadas em placas nas paredes dos vasos ou formação de coágulos no cora-ção. Os sinais e sintomas desse ataque são os mesmos do AVC, contudo tem duração de poucos minutos e deve servir de alerta para que o paciente procure as-sistência médica imediatamente, pois nesses casos o risco de um AVC é iminente.

• Acidente vascular hemor-rágico: o rompimento dos vasos sanguíneos se dá na maioria das vezes no interior do cérebro, a denominada hemorragia in-tracerebral. Em outros casos, ocorre a hemorragia subarac-

nóide, o sangramento entre o cérebro e a aracnóide (uma das membranas que compõe a meninge). Como conseqüência imediata, há o aumento da pres-são intracraniana, que pode re-sultar em maior dificuldade para a chegada de sangue em outras áreas não afetadas e a-gravar a lesão. Esse subtipo de AVC é mais grave e tem altos índices de mortalidade.

SINAIS DE ALERTA• Dor de cabeça muito forte,

de instalação súbita, sobretudo se acompanhada de vômi-tos.

• Fraqueza ou dormência na face, nos braços ou nas pernas, geralmente afetado um dos la-dos do corpo;

• Paralisia (dificuldade ou in-capacidade de movimentação);

• Perda súbita da fala ou di-ficuldade para se comunicar e compreender o que se diz;

• Perda da visão ou dificul-dade para enxergar com um ou ambos os olhos.

Temperaturas altas elevam risco de AVC

faço atividades para estimular a memorização”, revela.

“Não há restrição para o atendimento. Não é preciso ser carente, nem morar na região. É importante que o paciente seja encaminhado por clínicas, cen-tros de saúde ou outras institui-ções de saúde, mas também não é obrigatório”, diz o coordena-

dor do curso, Rafael Cofiño Sá. Em atividade desde 2006 (an-

tes, na rua Abolição, no bairro swift), a clínica tem hoje capa-cidade para atender diariamente até 80 pacientes nas seguintes especialidades: ortopedia e trau-matologia, cardiorrespiratória, saúde da mulher, neurologia e pediatria.

MULTIDISCIPLINAR Um dos diferenciais do novo

espaço, segundo o coordenador, é a possibilidade de oferecer um atendimento multidisciplinar ao paciente. “Esse conceito é pos-sível, porque no mesmo andar há ainda a clínica de Nutrição e o laboratório de Análises Clíni-cas e Laboratoriais, do curso de

Biomedicina, o que permite um atendimento mais completo aos pacientes”, explica.

O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7 às 11 horas e das 13h30 às 17 horas. Aos sábados, das 9h às 12 horas. As consultas podem ser agenda-das pessoalmente ou pelo telefo-ne 4501-2781.

Giane faz duas sessões por semana Aldimir Hervella: “atendimento de qualidade”

Page 5: Parques e Região

Março 2010 Parques e Região - 05

inaugurada no início do ano, a nova loja da Agrobel, na Vila mi-mosa, é um verdadeiro shopping center para animais de estimação. Cães, gatos, pássaros e peixes são as especialidades da casa. são cer-ca de 25 mil itens, entre rações, medicamentos da linha pet, aces-sórios, aquarismo e pássaros, além de uma seção de grandes animais e outra de jardinagem.

Com cerca de 1.400 metros quadrados de área, a Agrobel tem como proposta aliar pet shop a serviços, tornando-se um ponto de convivência para o público li-gado ao setor. por isso, conta com clínica veterinária, cyber café, brin-quedoteca, internet e TV a cabo, além de um posto bancário do Bradesco.

para ricardo Querino Cons-tantino, idealizador do projeto, o diferencial não é apenas a quanti-dade de produtos, mas a qualidade no atendimento. Outro diferencial é o horário estendido - até às 19 horas, inclusive aos sábados, e até 12 horas, todos os domingos. Os horários valem também para as consultas veterinárias.

Localizada na Avenida Ana Be-atriz Bierrenbach, 876, o pet shop funciona pelo sistema de auto-atendimento, mas o consumidor

conta com vendedores sempre que precisar. Os produtos ficam em exposição em palets, o que pos-sibilita sempre a pronta entrega.

“Oferecemos opções em to-dos os setores, com preços bem competitivos e o pagamento pode ser parcelado em até seis vezes no cartão. No atacado, os lojistas têm preços e condições ainda melho-res”, garante ricardo.

O pet shop faz entregas em domicílio. O pedido feito pela ma-nhã é entregue ao meio-dia. O pe-dido feito à tarde, no final do dia. O disque entrega é 3227-2880.

PROMOÇÃODesde a inauguração, a Agro-

bel vem promovendo várias ativi-dades ligados ao setor. O próximo evento será a Feira de Filhotes da Royal Canin. Cerca de 30 filhotes

Um projetoecologicamente

corretoA Agrobel tem 20 anos de

mercado. Começou com dona izabel, a mãe de ricardo Cons-tantino, que na época tinha 13 anos. A loja tinha 35 metros qua-drados, e ficava na mesma avenida Ana Beatriz Bierrenbach, na Vila mimosa.

Como auxiliar da mãe, ricar-do descobriu cedo o vocação pelo comércio. Assim, transferiu a loja para um prédio de 420 metros quadrados, onde permaneceu até o final do ano passado.

A recém-inaugurada loja é um projeto moderno, desenvolvido pelo próprio ricardo, que cuidou de todos os detalhes, durante mais de um ano de construção.

“É um prédio ecologicamente correto. Foi projetado para apro-veitar ao máximo a luz natural, captar água da chuva para utiliza-ção em banheiros, coberto com telhas termoacústicas, sem utili-zação de madeiras. A obra ficou 40% mais cara que a convencio-nal, mas economiza água e energia para sempre”, revela ricardo.

de labrador, poodle, yorkshire, shit-zu, maltês e lhasa estarão expostos das 10 às 14 horas, no dia 20 de março.

E para os leitores do Parques e Região, a Agrobel tem uma promoção exclusiva. para parti-cipar, basta preencher o cupom no anúncio abaixo e depositar na urna da loja. O sorteio será de va-les compras no valor de r$ 200,00 - não é preciso comprar nada.

Mundo pet ganha shopping center

Ricardo Constantino: diferencial é a qualidadeProdutos em palets garante rapidez no atendimento

Page 6: Parques e Região

06 - Parques e Região Março 2010

A arquitetura do Centro de Conhecimento da Água tem como objetivo a reciclagem da água pluvial. Atra-vés de uma abertura no teto, a água da chuva cai for-mando um espelho de água, que se divide em direção aos quatro pontos cardeais, distribuindo água para os aquários externos que abrigam diversas espécies de pei-xes e plantas.

Lazer

Nas aulas ao ar livre, murilo soares ensina botânica, fala sobre a evolução das plantas, a importância da vegetação para o ciclo hidrológico, a preservação de nascentes, mostra a diversidade de aves e plantas no parque.

O parque das Águas, inaugu-rado há dois anos, é uma área de lazer cada vez mais frequentada pelos moradores da região que viram seus imóveis valorizados e o crescimento imobiliário que se avolumou em toda a exten-são do parque prado. O projeto desenvolvido pela prefeitura de Campinas, em parceria com as empresas Cristais prado Em-preendimentos e a incorpora-dora rossi, ocupa uma área de 300 mil metros quadrados, e se localiza no parque Jambeiro. O parque é dividido em três gran-des áreas destinadas a atividades fisicas, lazer e diversão.

A primeira parte, inaugura-da em dezembro de 2007, teve um investimento de r$ 2.780 mil. Nesta área encontramos um lago de 13 mil metros quadra-dos, com plantas aquáticas como as niféias e a flor de lótus india-na, além de uma ilha de 1.800 metros quadrados com quiosque de sapê, onde é possível avistar todo o parque e os bairros da região. Há um espaço exclusivo para crianças, com brinquedos feitos de troncos de eucaliptos. Há também uma trilha ecológica (Trilha da saúde) com 1.600 me-tros quadrados e alamedas flori-das. Conta ainda, com uma pe-quena academia com aparelhos de alongamento para pessoas da terceira idade, onde acontecem as atividades do projeto Viva mais. (página 8).

Na segunda área de 1.050

metros quadrados, está o Cen-tro de Conhecimento da Água, inaugurado em agosto do ano passado, em parceria com a sa-nasa. No projeto de r$ 1,8 mi-lhão, está prevista a construção de uma escola profissionalizante de jardinagem e educação am-biental, que visa conscientizar a população sobre a importân-cia da preservação da água e do meio ambiente. A construção de um anfiteatro, concha acústica e bosques completam o projeto.

A terceira área possui nascen-tes, e é uma região considerada “frágil”. Terá apenas uma trilha ecológica com informações vol-tadas para a educação ambiental e abrigará, futuramente, um bor-boletário.

O parque é administrado pela Organização da sociedade Civil de interesse público (OsCip) e pelo engenheiro florestal Murilo Soares, que recorre às empre-sas privadas para a manutenção do parque, pois a área é “muito grande” e tem elevado custo de manutenção. “só a colaboração do município fica difícil manter o parque”, diz ele. Além disso, há o problema da conservação, “muitos frequentadores levam plantas para casa e isso é preju-dicial à flora do parque”, alerta soares.

O Parque das Águas fica na Avenida paulo Corrêa Viana, 765 (continuação da Avenida Wa-shington Luiz). É aberto ao pú-blico das 7 às 20 horas. Telefone 3276.7909.

Reciclagem de água pluvial

Aula de botânica

Parque das Águas é lazer para a comunidadeLuciane Nohama

Caminhada é praticada na Trilha da Saúde

Page 7: Parques e Região

Março 2010 Parques e Região - 07

Durante a caminhada pelo parque, observa-mos uma diversidade de plantas e flores de várias

espécies e cores. Cada qual em sua época, des-tacam pelas floradas, que se sucedem ao longo do ano. Quem for ao parque agora, ainda pode apreciar as lótus da Índia, que exibem flores de

beleza singular. O local também é habitat de pás-saros e aves, como a garça, patos e marrecos, que

passeiam livremente entre os frequentadores.

Lótus-da-Índia (Nelumbo nucifera) Ninféias (Nymphaea Alba)

Pássaro-Garibaldi (Agelaius ruficapillus) Garça-branca (Casmerodius albus) Pássaro-Siriri (Tyrannus melancholicus)

Trepadeira-sapatinho-de-judia (Thumbergia mysorensis) Mini-Ixora-vermelha (Ixora coccinea compacta) Heliconia-papagaio (Heliconia psittacorum)

Flores e pássarosencantam os visitantes

Alamanda (Allamanda violácea)

Fotos: Luciane Nohama

Page 8: Parques e Região

08 - Parques e Região Março 2010

Projeto leva qualidade de vida aos moradores

Todos são independentes, pois contam com transporte gratuito

Estágiaria orienta aulas de condicionamento físico

Frequentadores do Parque aproveitam para se alongar antes da caminhada

O programa Viva mais, lan-çado em julho do ano passado, tem como finalidade a inte-gração da população idosa do município com outras faixas de idade num mesmo espaço físi-co. O projeto desenvolvido pe-las secretarias municipais de Ci-dadania, Assistência e inclusão social; saúde; Esporte e Lazer; Cultura; Educação; Comércio, indústria, serviços e Turismo; Transportes e meio Ambiente é assistido pela Coordenadoria Especial do idoso. Academia com acompanhamento pro-fissional para a terceira idade, palestras, inclusão digital atra-vés do programa Jovem.Com, além de cursos profissionali-zantes, de artesanato, alfabeti-zação para adultos, contadores de histórias, roteiros turísticos, dança de salão são as atividades do projeto.

O Viva mais atende as re-giões: Norte (Clube munici-pal “João Carlos de Oliveira” e Centro de Convivência da Vila padre Anchieta). Leste (Centro de Vivência do idoso e museu Dinâmico de Ciências de Campinas), sudoeste (praça de Esportes Tancredo Neves); Noroeste (Centro Esportivo dos Trabalhadores “Brasil de Oliveira”) e sul (parque das Águas). No parque das Águas, as atividades regulares são:

• Academia, às segundas e às sextas-feiras, das 8 às 17 ho-ras. Exercícios orientados por estagiários de Educação Física de várias faculdades de Campi-nas.

• Ginástica (aeróbica, locali-zada, etc.), às segundas, quartas e sextas-feiras, das 8 às 10 ho-ras, e das 15 às 16 horas, sob orientação do professor Heitor Lima palermo.

• Tai-Chi-Chikung e Liang-Gong, às terças e quintas-fei-ras, das 8h30 às 9h30, sob a orientação da professora Olga Akemi.

Ás terças e quintas-feiras pela manhã, os grupos de ido-sos vêm de outros bairros, da região sul. Encaminhados pe-los centros de saúde, eles fazem exercícios de condicionamento físico, alongamento, caminha-da, etc, sob orientação de agen-tes comunitários de saúde, re-sidentes em fisioterapia e com

auxílio de estagiárias. Olga Akemi Fukuda de Oli-

veira, coordenadora do projeto Viva mais no parque das Águas, diz que a secretaria municipal de saúde junto com a coorde-nadoria, adaptaram o método de saúde integrativa para a terceira idade. Assim, orien-ta: “todos os exercícios foram adaptados para essa faixa etária da população e para os que têm problemas de coluna”.

TransporteO Viva mais conta com

transporte especial disponibi-lizado através de um contrato com empresas e a prefeitura.

segundo Olga, “essa inicia-tiva possibilitou o atendimento especial aos idosos de bairros distantes, que perderam a mo-bilidade e são encaminhados aos parques para fazerem exer-cícios de condicionamento físi-co”.

O transporte é feito pelo motorista José Evangelista Ne-ves, que está há quatro meses no Viva mais. “Faço três viagens por dia em diferentes horá-rios”. Ele transporta 25 mulhe-

Olga Akemi Fukuda

res e um homem. “Enquanto espero, para retornar, aprovei-to para fazer os exercícios que já me deixaram em forma, pois perdi quatro quilos. Acho tudo muito divertido”, diz ele.

O carro de transporte fica às segundas, quartas e sextas-feiras, na Vila marieta (em frente ao Corpo de Bombei-ros), às 7h15. No Parque da Fi-gueira (Centro de saúde) todos os dias, a partir das 7h30. No Jardim dos Oliveiras, de segun-da a sextas-feira, (em frente ao Posto de Saúde da Vila Ipê, às 14h30.

Viva Mais

Page 9: Parques e Região

Março 2010 Parques e Região - 09

Baile de 2009 reuniu dezenas de pessoas da região sul

Palestra sobre saúde bucal orienta práticas preventivas e curativas

José Evangelista Neves, Adelaide de Oliveira, Antonia Lúcia Alves e Maria Teresa

No Dia do Diabético, todos apreveitam para fazer exames de prevenção da doença com estagiários da Unip

Inclusão digital, bailes e outras atividadesO Jovem.Com conta com

monitores bolsistas que estão se formando no próprio projeto. A formação é básica e permite o acesso livre às pesquisas via internet. O programa é aberto a todas as idades, favorecendo a inclusão digital principalmente para a terceira idade. O início de novas turmas está prevista para o mês de março. inscrições e mais informações com Olga pelo te-lefone 3271-1921.

O Contador de Histórias é orientado por profissionais da secretaria de Cultura que visita o parque uma vez por semana.

Estão previstas também pa-lestras sobre saúde, passeios turísticos (As sete maravilhas, viagem para Joaquim Egídio, etc.), além de eventos em dias especiais, como Dia do idoso, da prevenção do Diabetes, etc., que são supervisionados pelos estagiários da Unip. Bailes mensais no projeto

Os bailes para a terceira ida-de acontecem todos os meses, como os Encontros em Noite de Lua Cheia, que além dos sa-raus animados com duplas ser-tanejas, conta com palestras de profissionais da área de saúde e com um circuito botânico moni-torado pelo engenheiro murilo soares.

O primeiro baile Viva mais desse ano ocorrerá no dia 12 de março, das 14 às 17 horas. O transporte foi agendado para que todos possam participar. A perua estará às 13h30, em fren-te ao Corpo de Bombeiros, na Vila marieta (rua Constantino Suriane); às 13h50, no Centro de Saúde da Vila Ipê, e às 14h10, no Centro de saúde do parque Figueira.

Defensora da saúde pública

Olga Akemi Fukuda de Oli-veira trabalhou 23 anos, como auxiliar de enfermagem, cui-

dando de pacientes da terceira idade e pessoas com problemas de obesidade. Ela estava traba-

lhando no posto de saúde da Vila ipê e, em setembro do ano passado, quando foi convidada

pelo Centro de saúde da pre-feitura para trabalhar no projeto Viva mais. “De início eu traba-lhava de manhã no posto e à tarde vinha para o parque para ensinar o Tai-Chi”, conta Olga. Ela se considera uma “defenso-ra da saúde pública”. Atuou no movimento popular de saúde da região de Campinas em nível na-cional e internacional. preocupa-da com prevenção irá coordenar, agora, o programa de atividades para obesidade infantil que ini-ciará ainda este ano no parque das Águas.

Autoestima elevadaAntonia Lúcia Alves de 77

anos sofreu um AVC, há um ano, estava em tratamento no Centro de reabilitação do idoso e teve alta, e por indicação de sua médi-ca procurou o parque das Águas, por ficar perto de sua casa, para fazer regularmente os exercí-cios que o projeto Viva mais a possibilitaria. Hoje ela frequenta as aulas três vezes por semana e sente-se melhor. “Agora sin-to que minha recuperação será mais rápida, pois antes de come-çar os exercícios eu tinha medo de me machucar, por isso ficava deitada ou sentada vendo a TV. Agora estou muito animada, me sinto leve e durmo melhor, pois movimento todo o corpo”.

Filha de dona Antonia, maria Teresa também faz os exercícios e diz estar se sentindo melhor, pois “todos são muito alegres”. A estagiária de Educação Físi-ca da prefeitura, Adelaide de Oliveira, diz se sentir gratifica-da não só por ver o esforço de dona Antonia, mas pelo fato do projeto possibilitar a inclusão social. “A reabilitação melhora a qualidade de vida e eleva a auto-estima das pessoas”.

Diversidade

Fotos: Divulgação

Page 10: Parques e Região

10 - Parques e Região Março 2010

TOURO (21/4 a 20/5) - Ainda está en-volvida (o) com grupos, mais popular entre amigos, tem con-vites, vai a eventos e também

pode já estar trabalhando ou arrumar uma oportunidade em algum empresa. Fique atenta a mais uma novidade vinda através de amigos ou novos contatos que lhe abrem horizontes.

www.astrologianaweb.com.br [email protected] Mariolani

Março 2010

ÁRIES (21/3 a 20/4) - Você continua mediúnica (o) é melhor reser-var momentos para repouso e espiritualidade durante a

semana, afastando-se da turbulência. O período é propício para a arte. Em alguns momentos vai fazer reflexões sobre al-guns relacionamentos ou parcerias que ofuscam sua visão.

GÊMEOS (21/5 a 20/6) - mais novi-dades na vida profissional, você está popular, este é o momento de expor seu tra-

balho, sua ideias, ir a congressos, fechar convênios, parcerias, dar palestra, e não se esqueça de fazer os contatos neces-sários, nem que seja para saber de mais informações, pois estas lhe serão úteis.

CÂNCER (21/6 a 21/7) - Este é o momento de chegar a mais pessoas, pode se envolver em atividade em que fala em

público, sai na mídia, divulga produtos, publica ou trabalha com escolas, jornais ou editoras. Consegue passar sua experi-ência a outros que lhe pedem conselhos ou consultoria.

LEÃO (22/7 a 22/8) - Você tem an-dado uma fera, impaciente, mais ambiciosa (o) quer abrir novos caminhos na vida e dar

um arranque, mas direcione suas energias para não se desgastar em um monte de tarefas inúteis. Agora está mais intuitiva (o) e psíquica (o), é bom se afastar do tumulto.

VIRGEM (23/8 a 22/9) - Está mais sen-sual, é hora de prestar atenção na forma como se apresenta para os outros e no modo

como tem levado suas relações (pessoais e profissionais) até agora. Será que preci-sa mudar algo? se já tem alguém, é hora de conhecer melhor o ser amado, se está só, pode aparecer novidade.

LIBRA (23/9 a 22/10) - A vitalidade pode baixar, aproveite este momento para cuidar da saú-de, melhorar a dieta, fazer

alongamentos, etc.... Você pode estar com vontade de revolucionar sua vida profissional, mudar a maneira ou o local onde trabalha. pense em se aperfeiçoar, aprender ou usar nova técnica.

ESCORPIÃO (23/10 a 21/11) - Alguns aborrecimentos podem surgir no dia a dia ou no trabalho, mas no final, obterá melhoria

profissional, como se conseguisse levar algum projeto adiante. Evite falar demais de sua intimidade com colegas de traba-lho ou prestadores de serviço. É hora de dar mais atenção ao amor!

SAGITÁRIO (22/11 a 21/12) - Uma parte de seu ser ainda se volta para a casa, é hora de cuidar de algumas questões domés-

ticas ou familiares. O interessante nisso tudo é que você pode conseguir uma solução totalmente inovadora pra seus problemas no lar ou mudar sua relação com algum parente.

AQUÁRIO (21/1 a 19/2) - Ainda é o momento de dar atenção à vida financeira, agora é interessante evitar especulações e apostar

nos seus talentos e direitos adquiridos para aumentar a renda. Fique atenta (o) a uma boa proposta de parceria. Ativi-dades na área de comunicações podem estimular os ganhos.

CAPRICÓRNIO (22/12 a 20/1) - Você pode ficar meio dividida (o) entre a casa e o trabalho, as questões familiares e a vida

social, no fundo querem tornar sua casa um local agradável onde possa receber vi-sitas, parentes, etc.... mas não se esqueça de fazer contatos, é importante conhecer gente nova até no trabalho..

PEIXES (20/2 a 20/3) - Após o aniver-sário, sua vitalidade melhora, mas até lá você ainda se sente inquieta (o), provavelmente

está com a cabeça cheia de projetos e idéias e quer vender seu peixe aos outros. Evite riscos financeiros e locais sujeitos a furtos, a melhoria de rendas virá do trabalho.

Campinas recebe exposição de Tomie Ohtake

Uma rara oportunidade para apreciar um conjunto de obras de Tomie Ohtake. O museu de Arte Contemporânea de Cam-pinas (mACC) “José pancetti” expõe cerca de 90 gravuras da artista plástica japonesa, de 96 anos, radicada em são paulo. Embora mais conhecida por pinturas e esculturas, Tomie re-

vela a mesma força de expressão em suas gravuras em metal, às quais dedica desde o início dos anos 70, e possui um acervo de mais de 400 obras. Algumas ga-nharam o mundo e estiveram, por exemplo, na Bienal de Tó-quio, em 1974.

A exposição “Tomie Gráfi-ca” foi organizada pelo instituto Tomie Ohtake em parceria entre o sistema Estadual de museus de são paulo e a prefeitura de Campinas, sob a curadoria de Agnaldo Farias. A mostra, que já esteve no rio de Janeiro, sal-vador, santos, Araraquara, praia Grande, ribeirão preto e re-gistro, faz parte da itinerância planejada pelo instituto Tomie Ohtake.

A exposição é aberta ao pú-blico e vai até o dia 28 de março e os horários de visitação são: de terça a sexta, das 9 às 17 ho-

ras; sábados, das 9 às 16 horas, domingos e feriados, das 9 às 13horas. O museu de arte Con-temporânea de Campinas fica na rua Benjamin Constant 1633, Centro.

Bartolo - Cristovam Tadeu

http://bartolo-bebum.blogspot.com/2007/10/bartolo-o-bebum.html

ReproduçãoA pintora, gravadora e escultora, Tomie Ohtake nasceu em Kioto,

no Japão, em 1913. Chegou ao Brasil (São Paulo) aos 23 anos ini-ciando seus estudos em pintura no ano de 1952, com o artista plásti-co Keisuke Sugano. Sete anos depois fez sua primeira exposição no Museu de Arte Moderna de São Paulo. Naturalizou-se em 1968 e no ano seguinte começou a trabalhar com serigrafia, depois com litogra-fia e gravuras em metal. Tomie recebeu o prêmio de melhor pintor do ano, em 1974 e 1979. Em 1983, o prêmio personalidade artística do ano da Associação Paulista de Críticos de Arte. Em 1995 conquistou o Prêmio Nacional de Artes Plásticas do Ministério da Cultura. Cinco anos depois os filhos Ricardo e Ruy Ohtake lançam, em São Paulo, o Instituto Tomie Ohtake.

A Organização Campinei-ra de Artes (OC-Artes) rea-liza o 1º panorama regional de Arte Contemporânea. A mostra reúne telas, fotografias e instalações de nove artistas contemporâneos de Campi-nas, Valinhos e Limeira, com a participação de Cacá Domini-quini, Chirstiane Dias, Dimas Garcia, Dio pines, Jerci mac-cari, Nena rampazzo, paula pittia, paulo Duarte e solange Cazzaro.

A mostra acontece na Ga-leria Bernardo Caro, Centro de Convivência Cultural de Campinas, localizada na pra-ça imprensa Fluminense s/nº, Cambuí, até 26 de março.

A OC-Artes, é uma associa-ção sem fins lucrativos e tem como objetivo principal unir artistas de todas as tendências e estilos, profissionais afins,

Arte Contemporânea

Obras de Paulo Duarte

pessoa física, jurídica e preser-vacionista da vida em projetos culturais focados nas mais di-versas expressões artísticas.

mais informações pelo te-lefone 3388-6780, com paulo Duarte.

Quadrinho

Horóscopo Artes

Para anunciar ligue: 3386-4411

Page 11: Parques e Região

Março 2010 Parques e Região - 11

A paróquia são José, da Vila industrial, realiza durante nove dias, a Festa do padroeiro são José, com a seguinte programa-ção:

De 10 a 18 de março - No-vena em louvor a São José, às 18h30, durante a semana; terço e missa, às 19h30. No dia 13 de março, sábado, missa às 17 ho-ras.

A benção do bolo de são José ocorrerá no salão paro-quial, às 18 horas e, em seguida, às 18h30, haverá uma miniquer-messe com venda de pastéis, pizzas, bebidas e bingo. No domingo, 14 de março, haverá

Festa de São José terá extensa programação

missa às 19 horas, seguida de miniquermesse.

Dia 19 de março (Dia de São José, sexta-feira): missas às 7h30, 10, 12 horas. Às 15 ho-ras, a celebração estará a cargo do arcebispo metropolitano de Campinas, Dom Bruno Gam-berini.

Neste mesmo dia (19 de mar-ço) haverá procissão às18h30 e missa às 19 horas. Haverá quer-messe o dia todo com barracas de pastel, pizza, cachorro quen-te, lanche de calabresa, doces, crepe, bolo e bebidas. Bazar com artesanatos e barraca de artigos religiosos.

No dia 20 de março, sábado, às 18h30, haverá miniquermes-se e bingo no salão paroquial.

Todos eventos serão acom-panhados pelo pároco, padre Tarcísio pereira machado, mis-sionário do sagrado Coração.

A Paróquia São José fica na rua 24 de maio, 477, Vila industrial, Campinas. mais in-formações pelo telefone 3272-5353.

A Associação Cultural e Tea-tral Guarantã e a prefeitura mu-nicipal de piracicaba, através da secretaria de Ação Cultural, re-aliza entre 28 de março a 4 de abril, sempre às 20 horas, o es-petáculo “paixão de Cristo” pelo vigésimo-primeiro ano conse-cutivo, durante a semana santa. Encenada entre os Domingo de ramos e páscoa, serão oito apre-sentações com aproximadamen-te duas horas de duração.

Esta é uma das maiores mon-tagens cênicas do país, com a participação de um elenco com 500 pessoas, entre atores e figu-rantes. A direção artística per-tence ao diretor João scarpa, a concepção cenográfica ao pro-fessor Cyro del Nero e texto de raul rozados.

O espetáculoA história transcorre em ce-

nas simultâneas e a montagem acontece num espaço de oito mil metros quadrados, projetado para permitir uma completa vi-sibilidade das mais de 42 cenas, tudo a céu aberto. No decorrer da apresentação, o espectador sente-se envolvido pelo clima do

Paixão de Cristo em PiracicabaO maior espetáculo do Centro-Sul do Brasil

espetáculo, num realismo obtido em vários palcos e inúmeros efei-tos cênicos e técnicos. A trilha sonora e os recursos utilizados como carruagens, bigas, solda-dos e artistas circenses, remetem o espectador à própria época.

Os ingressos para a arqui-bancada, entre os dias 28 e 31 de março e 4 de abril, custam r$ 5,00. Nos dias 1, 2 e 3 de abril custam r$ 10,00. Os camarotes r$ 200,00, entre os dias 28 e 31

de março e 4 de abril (fechados para 10 lugares) ou r$ 25,00 (in-dividual). De 1 a 3 de abril, r$ 300,00 ou r$ 35,00 (individual). No local haverá praça de alimen-tação, equipe de segurança, esta-cionamento e serviço médico de emergência.

informações pelo telefone (19) 3413-7888, pelo site www.guaranta.org.br ou pelos e-mails [email protected] e [email protected].

As lendas da origem da PáscoaFesta de São José atrai milhares de fiéis

O milagre da multiplicação dos pães

Eventos

A origem dos ovos e coe-lhos de páscoa é antiga e re-pleta de lendas. Na roma an-tiga, nas festas de primavera, as mulheres casadas vestiam-se de branco e carregavam o ovo, representação do nascimento e da vida. Eram dedicados aos seres protetores da agricultura. Os chineses distribuíam ovos coloridos entre amigos duran-te a primavera. Também acre-ditava-se que a lebre da páscoa (não o coelho) era o animal sagrado para Eostre, deusa da primavera e da fertilidade (mi-tologias anglo-saxã, nórdica e germânica).

Acredita-se também que o ovo de páscoa apareceu por volta de 1828, com o desenvol-vimento da indústria de choco-late. Entre as décadas de 1920 e 1930, foram fabricados ovos gigantescos, o maior pesou mais de quatro toneladas e foi produzido em 1992, na cidade de Vitória (Austrália).

para os católicos a páscoa surgiu nos tempos do Velho Testamento, por ocasião do êxodo do povo de israel da terra do Egito. A Bíblia relata o acontecimento no capítulo

12, do livro Êxodo, que o rei do Egito, não queria libertar da escravidão os povos de israel, então, muitas pragas vieram sobre ele e seu povo. Antes da décima praga e segundo as instruções divinas, cada família hebréia deveria sacrificar um cordeiro e espargir o sangue nos umbrais da casa. Este era o sinal, para que o mensageiro de Deus não atingisse a casa com a décima praga. A carne do cordeiro deveria ser comida juntamente com pão não fer-mentado e ervas amargas, pre-parando o povo para a saída do Egito. Quando a praga veio matou todos os primogênitos das famílias, inclusive o filho do Faraó, pois não haviam es-pargido o sangue de cordeiro nas portas, amedrontado dei-xou o povo sair do Egito, mas

arrependido os perseguiu em seguida, mas conseguiram che-gar salvos depois de atravessar o mar que havia se dividido, deixando passagem para os ‘filhos de Israel’ que puderam dar um novo sentido às suas vidas.

Em comemoração a essa mudança de vida, as família hebraicas deveriam celebrar a festa da páscoa ( passagem em hebraico) todos os anos. por isso não tem nada a ver com ovos e coelhos.

Quarta-feira de CinzasA quaresma tem início

na quarta-feira de Cinzas. As cinzas (de ramos de oliveiras ou outras árvores bentos no Domingo de ramos do ano anterior) tem o significado de nos mostrar o quanto somos pequenos. O orgulho, a prepo-tência, os bens materiais nada mais são do que cinzas após a morte. Da vida terrena o que levamos são nossas obras, nos-sas ações, o amor com o qual nos relacionamos com as outras pessoas. Conscientes de nossa pequenez, somos chamados a ser agentes de transformação dessa sociedade desigual.

Anuncie no

Ligue: 3386-4411

Page 12: Parques e Região

12 - Parques e Região Março 2010

BENEFÍCIOS • Assessoria Jurídica • Convênios Médicos • Consultas

Médicas • Ótica • Dentista • Farmácia • Colônia de Férias • Passeios e

Viagens • Auxílio Funeral • Almoço Aniversariantes • Baile (todas as 5ª)

• Reunião Mensal • Massagista • Cabeleireira / Manicure

CURSOS • Artesanato • Bordado • Capoeira • Corte e Costura •Cesta-

no • Crochê • Dança • Dança de Salão • Desenho • Mangá • Escolinha

Futebol • Ginástica Localizada • Hidroginástica • Macramê • Natação •

Pintura em Tela • Taekwondo • Tricô • Violão • Voleibol • Yoga

GRÊMIO VILA INDUSTRIAL - R. Januário Magna, 77 Vl.Industrial - Telefone: 3272-4939

ODONTOLOGIA • Implante • Prótese • Canal • Restauração • clareamento a Laser • Cirurgias • Ortodontia SALÃO DE BELEZA • Corte • Tintura • Escova • Hidratação • Manicure ESTÉTICA CORPORAL E FACIAL • Drenagem Linfática • Massagem Relaxante • Limpeza de Pele • Redução de Medidas FISIOTERAPIA • Atendimento Individualizado • Eletroterapia • Cine-sioterapia • Terapia Manual • RPG • Atendimento em Grupo • Grupos de Postura • Grupos de Hipertensos • Grupos de Diabéticos PSICÓLOGA / ADVOGADA / ESCOLINHA DE FUTEBOL / CURSOS DE DANÇA / SAUNA / PISCINA

VILA MARIETA - R. Dr. Betim, 688 Vl. Marieta - Telefone: 3234-3901

Piscina aquecida Academia Quadra poliesportiva

Na Associação dos Aposentados, administrada por Cid Ferreira, os associados dispõem de piscinas, campos de futebol, quadras de esportes, academia de ginástica, lanchonetes, churrasqueiras, enfim, tudo para o seu lazer. Além dessa estrutura de um grande clube, conta ainda com inúmeros benefícios, como convênios médicos, odontológicos, assessoria jurídica, ótica, farmácia, colônia de férias, salão de beleza, tratamentos estéticos, fisioterapia e muitos cursos. Seja você também nosso associado (não é preciso estar aposentado). Com apenas R$ 35,00 mensais, você desfruta de todos os benefícios da Associação dos Aposentados e das atividades dos dois clubes: Sociedade Recreativa Vila Marieta e Grêmio da Vila Industrial. Ligue 3234-3901, 3272-4939 (Grêmio) e 3234-1351 (Associação).

O Carnaval mais animado de Campinas

VIVA +1.500 idosos no Sambódromo

E o Carnaval de rua de Campinas está cada vez melhor. Este ano, mais de 500 mil pessoas estiveram no Sambódromo. A programação contou com escolas de samba, trios elétricos e resgatou a tradição dos blocos carnavalescos. Um dos grupos mais animados, com cerca de 1.500 foliões, foi o VIVA +, formado principal-mente por idosos participantes do programa VIVA +, coordenado pela Prefeitura.

Foliões de todas as idades brincaram no Carnaval da Associação dos Aposentados das Indústrias Metalúrgicas e Outras Categorias. Foram duas tardes de muita animação na Sociedade Recreativa Vila Marieta e no Grêmio Recreativo da Vila Industrial, ao som de Sidney e Banda.