parque nacional peneda da geres

14
Parque Nacional Peneda da Gerês Trabalho Realizado por: Célia António nº5 Liliana Cardoso nº19 Liliana Moreira nº20 Nicole Nunes nº24 Disciplina :Ciências Naturais Professora:Telma Ribeiro Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades

Upload: liliana-moreira

Post on 22-Jun-2015

854 views

Category:

Science


2 download

TRANSCRIPT

Page 1: Parque nacional peneda da geres

Parque Nacional Peneda da Gerês

Trabalho Realizado por: Célia António nº5

Liliana Cardoso nº19

Liliana Moreira nº20

Nicole Nunes nº24

Disciplina:Ciências Naturais

Professora:Telma Ribeiro

Agrupamento de Escolas de Pinhal de Frades

Page 2: Parque nacional peneda da geres

• Classificação do Parque • Localização Geográfica • Clima • Relevo • Humidade • Seres vivos característicos • Flora/fauna do geres • Conclusão • Netgrafia

Page 3: Parque nacional peneda da geres

O Parque recebeu esta classificação sob o Decreto-Lei n.º 187/71, datado de 8 de Maio de 1971, com o objetivo de ai ser feito um planeamento que possibilitasse a valorização dos recursos naturais e de atividades humanas, com principal incidência nas áreas educativas, turísticas e científicas.

Essa classificação possibilitou a conservação da flora, da fauna, das águas e dos solos, bem como da inigualável paisagem deste conjunto natural do noroeste de Portugal.

Page 4: Parque nacional peneda da geres

Situa-se no extremo nordeste do Minho, estendendo-se até Trás-os-Montes, desde as terras da Serra da Peneda até à Serra do Gerês – daí a sua designação.

Page 5: Parque nacional peneda da geres

Devido ao seu relevo de transições bruscas, disposto tanto paralela como perpendicularmente à costa caracteriza-se globalmente por uma elevada pluviosidade, invernos rigorosos e uma alta humidade atmosférica.

Page 6: Parque nacional peneda da geres

A região do Gerês é essencialmente constituída por rochas graníticas, embora haja também xistos e depósitos sedimentares;

A natureza do relevo, as variações de altitude e a influência atlântica, mediterrânica e continental refletem-se na grande variedade do coberto vegetal: matos, carvalhais ,pinhais, bosques de bétula, abundante vegetação , linhas de água, campos de cultivo e pastagens.

Page 7: Parque nacional peneda da geres

As bacias hidrográficas dos rios Lima, Homem e Cávado, que atravessam e retalham este território, condicionaram a ocupação de chuvas abundantes e regulares e de elevados índices de humidade do ar.

Page 8: Parque nacional peneda da geres

Corça /corço Garrano

Lobo-Ibérico

Page 9: Parque nacional peneda da geres

javali lontra

raposa

Page 10: Parque nacional peneda da geres

Águia -real Coruja do mato

Page 11: Parque nacional peneda da geres

Tojo Lírio-do- Gerês Carvalho alvarinho-

Page 12: Parque nacional peneda da geres

De acordo com dados do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, entre 2000 e 2012 registaram-se 1098 incêndios no Parque Nacional, com uma área ardida de 31901 hectares. As principais ameaças a que esta área protegida está sujeita são:

-Incêndios florestais (que tem como consequência por exemplo a destruição de habitats)

-Pressão turística (concentração excessiva de visitantes em determinadas regiões, realização de algumas atividades desportivas mais ‘agressivas’ para a natureza)

Page 13: Parque nacional peneda da geres

Sendo o único parque nacional que existe em Portugal, é fundamental que este seja conservado. Para que haja conservação desta área protegida não devemos: introduzir espécies exóticas, explorar intensivamente os recursos naturais, destruir habitats ou causar poluição.

Neste parque nacional encontram-se espécies em vias de extinção, tais como: a águia-real, o garrano e o lírio do Gerês dessa forma devemos conservá-los.

Page 14: Parque nacional peneda da geres

• http://www.maisnatureza.com/paisagens/parques-nacionais/parque-nacional-da-peneda-geres/

• http://www.cm-terrasdebouro.pt/CustomPages/ShowPage.aspx?pageid=6182ed7a-d14c-4cf2-95ff-4470ca307f05&m=b29