parque nacional dos lençóis maranhenses

2
Suplemento semanal do DIÁRIO DO AÇO Quinta-feira, 18 de setembro de 2014 Turismo PÁGINA 3 O agreste encantador de Lençóis Maranhenses O Parque Nacional dos Lençóis Mara- nhenses, gerenciado pelo Instituto Chi- co Mendes de Conservação da Biodiver- sidade (ICMBio), é uma das mais belas unidades de conservação do Brasil e oferece as turistas praia, sol e calor. O local é uma mistura de deserto e oásis que produz belezas cênicas que se tor- nam cenário de novelas e filmes. Alguns pontos são intercalados por porções de água da chuva. Nos lagos dá para tomar banho e pescar. Um mundo de sonhos no “Magic Kingdom” PÁGINA 4 Fernando Lara O Parque Nacional dos Lençóis Mara- nhenses, gerenciado pelo Instituto Chi- co Mendes de Conservação da Biodiver- sidade (ICMBio), é uma das mais belas unidades de conservação do Brasil e oferece as turistas praia, sol e calor. O local é uma mistura de deserto e oásis que produz belezas cênicas que se tor- nam cenário de novelas e filmes. Alguns pontos são intercalados por porções de água da chuva. Nos lagos dá para tomar banho e pescar.

Upload: edlayne-de-paula

Post on 03-Apr-2016

239 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

As dunas do Maranhão no ensaio fotográfico feito pelo documentarista de natureza, Fernando Lara, e texto da jornalista, Edlayne de Paula

TRANSCRIPT

Page 1: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Suplemento semanal do DIÁRIO DO AÇO Quinta-feira, 18 de setembro de 2014

Turismo

PÁGINA 3

O agreste encantadorde Lençóis MaranhensesO Parque Nacional dos Lençóis Mara-

nhenses, gerenciado pelo Instituto Chi-co Mendes de Conservação da Biodiver-sidade (ICMBio), é uma das mais belas unidades de conservação do Brasil e oferece as turistas praia, sol e calor. O

local é uma mistura de deserto e oásis que produz belezas cênicas que se tor-nam cenário de novelas e filmes. Alguns pontos são intercalados por porções de água da chuva. Nos lagos dá para tomar banho e pescar.

Um mundo de sonhosno “Magic Kingdom”

PÁGINA 4

Fernando Lara

O Parque Nacional dos Lençóis Mara-nhenses, gerenciado pelo Instituto Chi-co Mendes de Conservação da Biodiver-sidade (ICMBio), é uma das mais belas unidades de conservação do Brasil e oferece as turistas praia, sol e calor. O

local é uma mistura de deserto e oásis que produz belezas cênicas que se tor-nam cenário de novelas e filmes. Alguns pontos são intercalados por porções de água da chuva. Nos lagos dá para tomar banho e pescar.

Page 2: Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses

Quinta-feira, 18 de setembro de 2014 3Turismo

Oásis no deserto do Maranhãopor Edlayne de Paula

Dunas com mais de 40 metros de altura, mistura-das a lagos de água doce em mais de 155 mil hecta-res que encantam turistas de todo o mundo. Assim é o Parque Nacional dos Len-çóis Maranhenses - uma das mais belas unidades de conservação do Brasil, ge-renciada pelo Instituto Chi-co Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICM-Bio). Os turistas que gostam de praia, sol e calor devem incluir o roteiro em sua lis-ta de viagens. O local é uma mistura de deserto e oásis que produz belezas cênicas que frequentemente viram cenário de novelas e filmes. Alguns pontos são interca-lados por porções de água da chuva. Nos lagos dá para tomar banho e pescar.

Em setembro come-ça a seca nos Lençóis Ma-ranhenses, o que deixa as dunas ainda em mais evi-dência. O povoado de Bar-reirinhas é um dos pontos de encontro de quem vai conhecer a unidade de con-servação. O local tem, além de hospedagem, guias turís-ticos e veículos 4x4 que fa-zem passeios pelas dunas. O documentarista de natu-reza, Fernando Lara, pro-

duziu as fotos que ilustram essa matéria. Quando este-ve na região, documentou os contrastes que intercalam a cor arenosa das dunas e o tom azulado das águas, que destaca o céu ora ensolara-do, ora nublado do Parque Nacional. “Por mais que a gente descreva, é difícil defi-nir a beleza dos Lençóis Ma-ranhenses. O local possui uma essência única e uma imensidão de areia nos dei-xa apequenados diante des-sa manifestação artística da mãe natureza”, relata.

Além das belezas natu-

rais, Fernando Lara regis-trou as riquezas humanas do Maranhão. As casas de pau a pique, a vida simples

das comunidades, o traba-lho das rendeiras, o trans-porte que dispensa o ronco dos motores e usa o lombo

amigo dos animais. Toda essa beleza está emoldura-da em um universo antro-pológico único, encontrado apenas nesta região.

Para chegar às dunas, o acesso só pode ser feito pelo Rio Preguiças e por jipe. O percurso leva no mínimo 1h30. O acesso ao Parque Nacional só é feito com ve-ículos e guias credenciados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodi-versidade (ICMBio) que ge-rencia o local. Quem quiser visitar a unidade de conser-vação em veículo particular

deve pedir uma autorização no escritório da unidade de conservação.

Entre os atrativos do Par-que Nacional dos Lençóis Maranhenses estão a La-goa Azul, Lagoa Azul-Boni-ta, Lagoa da Esperança, La-goa da Gaivota, Queimada dos Britos/Baixa Grande, Atins e Foz do Rio Negro. O parque faz parte do Roteiro das Emoções, juntamente com a APA do Delta do Par-naíba (MA/CE/PI) e o Par-que Nacional do Jericoaco-ara (CE).

Essa página é uma pro-dução da Fauna e Flora Do-cumentários, em parceria com o caderno O Giro/Di-ário do Aço, Quality Signs, ArtPublish, Wanderley Auto Peças, Pop Pneus e Aço Mo-las. Para obter mais infor-mações, acesse o site www.rotasverdesbrasil.com.br.

Fotos: Fernando Lara