parnasianismo e pré modernismo no brasil

8
Miquéias Vitorino Parnasianismo e pré- modernismo no Brasil

Upload: miqueias-vitorino

Post on 23-Jun-2015

1.568 views

Category:

Education


5 download

DESCRIPTION

Sobre o Parnasianismo e pré modernismo no Brasil. Características estéticas, autores, contexto sociohistórico e cultural etc.

TRANSCRIPT

Miquéias Vitorino

Parnasianismo e pré-modernismo no Brasil

1880

Realismo

Naturalismo

1890

Simbolismo

Parnasianismo

1900

Pré-modernismo

Na linha do tempo – fim do séc. XIX

Segundo Antonio Candido (2007), o parnasianismo surgiu no Brasil no último decênio. Tem origens francesas e se caracteriza pela diminuição do sentimentalismo, que era bastante romântico e anulação das influências políticas na poesia.

O Brasil república e a chegada de um novo século movimentavam os parnasianos a buscar apreço pela forma, fazer a arte pela arte.

Olavo Bilac é o principal representante desta escola literária.

Parnasianismo

Apreço pela forma: a volta dos sonetos, metrificação de dez e doze sílabas, rigor na forma e na gramática, rebuscamento da linguagem, pureza da língua.

A obra que melhor representa esta escola é a série de poemas Via Lactea, de Olavo Bilac.

O ciclo dos parnasianos termina com a chegada da Semana de Arte Moderna, em 1922.

Estética parnasiana

Talvez sonhasse, quando a vi. Mas viaQue, aos raios do luar iluminada,Entre as estrelas trêmulas subiaUma infinita e cintilante escada.

E eu olhava-a de baixo, olhava-a... Em cadaDegrau, que o ouro mais límpido vestia,Mudo e sereno, um anjo a harpa doirada,Ressoante de súplicas, feria...

Tu, mãe sagrada! vós também, formosasIlusões! sonhos meus! Íeis por elaComo um bando de sombras vaporosas.

E, ó meu amor! eu te buscava, quando Vi que no alto surgias, calma e bela, O olhar celeste para o meu baixando...

Via Lactea - I

Não é uma escola literária, mas sim um período da história da literatura brasileira que marca a transição da literatura com influências do século XIX e a moderna literatura do século XX.

Tem como pano de fundo uma série de eventos mundiais e conflitos internos do Brasil: Guerra de Canudos (terminou em 1987), criação do partido socialista no Brasil (1902), revolta da vacina (1904), 1ª Guerra Mundial (1914), Revolução Russa (1917) e Semana de Arte Moderna (1922).

Representantes: Augusto dos Anjos, Lima Barreto, Monteiro Lobato, Euclides da Cunha

Pré-modernismo

Principais obrasOs Sertões, de Euclides da Cunha.Triste Fim de Policarpo Quaresma, de Lima BarretoEu, de Augusto dos Anjos

Tendências estéticasConstrução de imagens fortes e naturaisDeterminismo e cientificismo herdado do naturalismoReflexões metafísicas (morte, além-vida, espiritualidade)Vocabulário científico e comedido

Obras maestrais e tendências

Eu, filho do carbono e do amoníaco,Monstro de escuridão e rutilância,Sofro, desde a epigênesis da infância,A influência má dos signos do zodíaco.

Profundíssimamente hipocondríaco, Este ambiente me causa repugnância... Sobe-me à boca uma ânsia análoga à ânsia Que se escapa da boca de um cardíaco.

Já o verme — este operário das ruínas —Que o sangue podre das carnificinas Come, e à vida em geral declara guerra,

Anda a espreitar meus olhos para roê-los, E há-de deixar-me apenas os cabelos, Na frialdade inorgânica da terra!

Psicologia de um vencido