parceria familia escola ok

27

Upload: jose-oliveira

Post on 25-Jul-2015

126 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Parceria Familia Escola OK
Page 2: Parceria Familia Escola OK

PARCERIAFam

íliaESCOLA

Page 3: Parceria Familia Escola OK

Que Deus nos ilumine!

[...] a importância da primeira educação é tão grande na formação da pessoa que podemos compará-la ao alicerce da construção de uma casa. Depois, ao longo de sua vida, virão novas experiências que continuarão a construir casa/indivíduo, relativizando o poder da família. (LACAN, 1980, apud BOCK , 1989, p. 143)

Page 4: Parceria Familia Escola OK
Page 5: Parceria Familia Escola OK

Art. 1º Art. 1º A Educação abrange os processos formativos que se A Educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais. organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais.

Art. 2º Art. 2º A educação, dever da família e do EstadoA educação, dever da família e do Estado, inspirada nos , inspirada nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo por finalidade o pleno desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Uma ligação estreita e continuada entre os professores e os pais leva pois a muita coisa que a uma informação mútua: este intercâmbio acaba resultando em ajuda recíproca e, frequentemente, em aperfeiçoamento real dos métodos. Ao aproximar a escola da vida ou das preocupações profissionais dos pais, e ao proporcionar, reciprocamente, aos pais um interesse pelas coisas da escola, chega-se até mesmo a uma divisão de responsabilidades... (Piaget, 1972/2000).

Page 6: Parceria Familia Escola OK

Dessa forma surge a Dessa forma surge a necessidadenecessidade em se em se criarcriar uma uma educaçãoeducação que que saiasaia do do discursodiscurso, de uma , de uma teoriateoria gerada por discussões dos profissionais da gerada por discussões dos profissionais da educação, para educação, para umauma que se que se comprometacomprometa em em atuaratuar frentesfrentes as as necessidadesnecessidades apresentadas nela e assim poder dar meios para apresentadas nela e assim poder dar meios para transformartransformar a a realidaderealidade existenteexistente dos dos sujeitossujeitos. . “É preciso também trabalhar, agir e, certamente, “É preciso também trabalhar, agir e, certamente, educar, isto é, proteger a chama da existência, alimentá-la, dar aos educar, isto é, proteger a chama da existência, alimentá-la, dar aos homens um asilo, um teto que lhes permita torna-se, ser aquilo que são.” homens um asilo, um teto que lhes permita torna-se, ser aquilo que são.” (GADOTTI, 1998, p. 49) (GADOTTI, 1998, p. 49)

Pois “A realidade social objetiva, que não existe por acaso, mas como produto da ação dos homens, também não se transforma por acaso. Se os homens são os produtores desta realidade e se esta, na “inversão da práxis”, se volta sobre eles e os condiciona, transformar a realidade opressora é tarefa histórica, é tarefa dos homens” (FREIRE, 2005, p. 41).

Page 7: Parceria Familia Escola OK
Page 8: Parceria Familia Escola OK

Devemos Devemos educar para que as pessoas se educar para que as pessoas se

tornem de fato mais humanastornem de fato mais humanas, mais sensíveis. , mais sensíveis.

Para que adquiram mais responsabilidade Para que adquiram mais responsabilidade

pessoal e social. Para terem pensamentos pessoal e social. Para terem pensamentos

mais autônomos, mais críticos, ou seja, para mais autônomos, mais críticos, ou seja, para

que tenham personalidade própriaque tenham personalidade própria

Page 9: Parceria Familia Escola OK
Page 10: Parceria Familia Escola OK
Page 11: Parceria Familia Escola OK
Page 12: Parceria Familia Escola OK

1º- 1º- A disponibilidadeA disponibilidade, como se pode ver na cultura física , como se pode ver na cultura física cuja finalidade não é aprender um determinado exercício cuja finalidade não é aprender um determinado exercício mas tornar todo o organismo disponível. Assim, a cultura é o mas tornar todo o organismo disponível. Assim, a cultura é o que permite a um homem utilizar todos os seus recursos que permite a um homem utilizar todos os seus recursos para fazer face a uma situação nova, resolver um problema para fazer face a uma situação nova, resolver um problema

novo. novo. A cultura ensina a aprenderA cultura ensina a aprender..

BebêBebê

2º- 2º- A ASSIMILAÇÃOA ASSIMILAÇÃO: : esta segunda característica é exigida pela esta segunda característica é exigida pela primeira na medida em que eu só posso dispor verdadeiramente primeira na medida em que eu só posso dispor verdadeiramente de um saber de um saber quando oquando ofiz meu,fiz meu, quando o encarnei na minha linguagem, nas minhas quando o encarnei na minha linguagem, nas minhas próprias imagens. Um conhecimento não é utilizável se próprias imagens. Um conhecimento não é utilizável se permanecer com a forma pela qual o espírito o recebe.permanecer com a forma pela qual o espírito o recebe.

Page 13: Parceria Familia Escola OK

3º- 3º- A TOTALIDADEA TOTALIDADE: : um conjunto de conhecimentos sem ligação um conjunto de conhecimentos sem ligação entre sientre sinão constitui uma cultura. Esses conhecimentos devem organizar-não constitui uma cultura. Esses conhecimentos devem organizar-se (aindase (aindaaqui, é uma vez mais a imagem da planta que se revela aqui, é uma vez mais a imagem da planta que se revela pertinente) segundopertinente) segundoum princípio unificador que está no próprio homem, que é o um princípio unificador que está no próprio homem, que é o próprio homem.próprio homem.

SocorrSocorroo

4º- A 4º- A TRANSFERIBILIDADETRANSFERIBILIDADE: este último ponto foi longamente : este último ponto foi longamente tratado por J. Château em oposição aos behavioristas. Estes tratado por J. Château em oposição aos behavioristas. Estes negam a cultura geral, negam a cultura geral, afirmando que um saber não permite afirmando que um saber não permite adquirir outros saberesadquirir outros saberes, que um saber se arrisca pelo contrário a , que um saber se arrisca pelo contrário a entravar essa aquisição. Assim, quando se aprende uma série de entravar essa aquisição. Assim, quando se aprende uma série de sílabas de cor, cometem-se mais erros ao aprender uma segunda sílabas de cor, cometem-se mais erros ao aprender uma segunda série de sílabas.série de sílabas.

Page 14: Parceria Familia Escola OK
Page 15: Parceria Familia Escola OK

FALSARELLA (2008, p.36) ressalta que:FALSARELLA (2008, p.36) ressalta que:O que define a O que define a nova família são as funções desempenhadas pelos seus membros em suas inter-nova família são as funções desempenhadas pelos seus membros em suas inter-relações, com características de lealdade, afeição e pertinência, sendo que nenhuma relações, com características de lealdade, afeição e pertinência, sendo que nenhuma configuração familiar pode ser considerada melhor ou pior do que outra... configuração familiar pode ser considerada melhor ou pior do que outra... A família é o que lhe A família é o que lhe é possível ser em função de seu contexto, dos valores do seu grupo social e de sua própria é possível ser em função de seu contexto, dos valores do seu grupo social e de sua própria capacidade de adaptação a mudanças.capacidade de adaptação a mudanças.

Wagner (2005, 25) mais uma vez reforça essa condição de família ao dizer que “encontramos referencia da força da família em sua perpetuação mediante a transmissão de seus legados de geração em geração das culturas mais diversas”.

A família desse modo, é fundamental para a formação emocional e social do indivíduoA família desse modo, é fundamental para a formação emocional e social do indivíduo, sem , sem ela a incompletude prevalece e a evolução do ser humano fica comprometida. Após sua ela a incompletude prevalece e a evolução do ser humano fica comprometida. Após sua conceituação inicial relacionada com a servidão (servos) sem uma ligação direta entre conceituação inicial relacionada com a servidão (servos) sem uma ligação direta entre seus membros segundo seus membros segundo SLUZKI (1997, p. 15)SLUZKI (1997, p. 15)A família surge como espaço privilegiado para que os opostos possam vir a se tornar A família surge como espaço privilegiado para que os opostos possam vir a se tornar complementarescomplementares. Pois, . Pois, família desperta em todos lembranças, emoções, saudades, família desperta em todos lembranças, emoções, saudades, expectativas quase sempre contraditórias, intensas e, principalmente, inegáveis. expectativas quase sempre contraditórias, intensas e, principalmente, inegáveis. Pode-se dizer que família é algo universal e, por enquanto, eternoPode-se dizer que família é algo universal e, por enquanto, eterno. (ZAMBERLAM, . (ZAMBERLAM, 2001, p. 14)2001, p. 14)

Uma família é aquela que na relação de pessoas cria-se vínculos que podem ou não dar frutos – os filhos – Uma família é aquela que na relação de pessoas cria-se vínculos que podem ou não dar frutos – os filhos – caracterizando assim o grupo familiar. BRANDÃO (1994, p.50) expõe o valor dado ao ambiente familiar na caracterizando assim o grupo familiar. BRANDÃO (1994, p.50) expõe o valor dado ao ambiente familiar na antiguidade: [...] Em Roma a criança começava a aprender em casa, para preservar os valores do mundo antiguidade: [...] Em Roma a criança começava a aprender em casa, para preservar os valores do mundo dos seus antepassados [...], o modelo ideal é o ancestral dos seus antepassados [...], o modelo ideal é o ancestral da família.da família.

Uma família é aquela que na relação de pessoas cria-se vínculos que podem ou não dar frutos – os filhos – Uma família é aquela que na relação de pessoas cria-se vínculos que podem ou não dar frutos – os filhos – caracterizando assim o grupo familiar. BRANDÃO (1994, p.50) expõe o valor dado ao ambiente familiar na caracterizando assim o grupo familiar. BRANDÃO (1994, p.50) expõe o valor dado ao ambiente familiar na antiguidade: [...] Em Roma a criança começava a aprender em casa, para preservar os valores do mundo antiguidade: [...] Em Roma a criança começava a aprender em casa, para preservar os valores do mundo dos seus antepassados [...], o modelo ideal é o ancestral dos seus antepassados [...], o modelo ideal é o ancestral da família.da família.

Page 16: Parceria Familia Escola OK

O que a família e a escola têm

em comum?GabGabyy

Page 17: Parceria Familia Escola OK

CRIANÇA

            Família e escola são pontos de apoio e sustentação ao ser humano; são marcos de referência existencial. Vida familiar e vida escolar são simultâneas e complementares.

GabyGaby

Page 18: Parceria Familia Escola OK

CRIANÇA

            Segundo PAROLIN, (2007), é em família que uma criança constrói seus primeiros vínculos com a aprendizagem e forma seu estilo de aprender. Nenhuma criança nasce sabendo o que é bom ou ruim e muito menos sabendo do que gosta e do que não gosta. A tarefa dos pais, dos professores/escola e dos demais familiares é a de favorecer uma consciência moral, pautada em uma lógica socialmente aceita, para que, quando essa criança tiver de decidir, saiba como e por que está tomando determinados caminhos ou decisões.

GabyGaby

Page 19: Parceria Familia Escola OK

LucilenLucilenee

Page 20: Parceria Familia Escola OK

LucilenLucilenee

Page 21: Parceria Familia Escola OK

LucilenLucilenee

Page 22: Parceria Familia Escola OK

LucilenLucilenee

Page 23: Parceria Familia Escola OK

DanielaDaniela

Page 24: Parceria Familia Escola OK

MAIS ORIENTAÇÃO, MENOS RECLAMAÇÃO!

DanielaDaniela

Page 25: Parceria Familia Escola OK

De nada adianta esbravejar contra as famílias alegando descomprometimento e irresponsabilidade, a escola precisa assumir seu papel que é o de educar os alunos para conviver em sociedade respeitando regras e limites além de estimulá-los ao desenvolvimento intelectual. E precisa ainda comunicar essa conduta efetivamente aos pais de seus alunos, para que estes tenham a consciência do que se passa no interior das salas de aula de seu filho.

DanielaDaniela

Page 26: Parceria Familia Escola OK

Há uma história

Construída até agora...

É UMA DECISÃO DA FAMÍLIA E DA ESCOLA

PARCERIA – FAMÍLIA E ESCOLAPARCERIA – FAMÍLIA E ESCOLA

TODOS GANHAM COM A TODOS GANHAM COM A PARCERIAPARCERIA

... E das suas atitudes

depende a parceria entre a família e a

escola.

PROPOSTA, PROPOSTA, ACORDOACORDO

COOPERAÇÃOCOOPERAÇÃO

FOCO NAS PESSOASFOCO NAS PESSOAS

PARCERIAPARCERIA

EXIGÊNCIAEXIGÊNCIA

INDIFERENÇAINDIFERENÇA

FOCO NAS COISASFOCO NAS COISAS

AÇÕES ISOLADASAÇÕES ISOLADAS

VOCÊ

VOCÊ

PODE!

PODE!

FAÇA S

UA PARTE

!

FAÇA S

UA PARTE

! A DECISÃO A DECISÃO

ESTÁ EM SUAS ESTÁ EM SUAS MÃOS! CADA MÃOS! CADA

GESTO SEU FAZ GESTO SEU FAZ A DIFERENÇA!A DIFERENÇA!

CRESCER CONSULTORIA

Page 27: Parceria Familia Escola OK