parar de fumar

13
1. Saiba Porque Você Quer Parar Você está querendo parar de fumar, mas por qual motivo? Só "porque faz mal para a saúde" não é o suficiente. Para estar motivado, você precisa de um bom motivo pessoal para conseguir deixar de fumar. Talvez você queira proteger seus familiares de serem fumantes passivos. Talvez o câncer de pulmão te deixa preocupado. Ou talvez, você queira ficar com a aparência mais jovem. Escolha um motivo forte o bastante que supere a vontade de acender um cigarro.

Upload: oticspedra2012

Post on 05-Dec-2014

650 views

Category:

Documents


4 download

DESCRIPTION

 

TRANSCRIPT

Page 1: Parar de fumar

1. Saiba Porque Você Quer Parar Você está querendo parar de fumar, mas por qual motivo? Só "porque faz mal para a saúde" não é o suficiente. Para estar motivado, você precisa de um bom motivo pessoal para conseguir deixar de fumar. Talvez você queira proteger seus familiares de serem fumantes passivos. Talvez o câncer de pulmão te deixa preocupado. Ou talvez, você queira ficar com a aparência mais jovem. Escolha um motivo forte o bastante que supere a vontade de acender um cigarro.

Page 2: Parar de fumar

2. Não Pare De Repente Pode parecer fácil jogar seus cigarros fora e dizer que parou de fumar, assim, simples e rápido. No entanto, parar de fumar repentinamente não é fácil. 95% das pessoas que tentam parar de fumar sem tratamento ou remédios, acabam tendo uma recaída. O motivo: a nicotina vicia. O cérebro se acostuma à presença da nicotina e fica dependente dela. Na sua ausência, ocorrem os sintomas da abstinência de nicotina.

Page 3: Parar de fumar

3. Experimente a Terapia de Reposição de Nicotina Quando você para de fumar, a abstinência de nicotina pode te deixar frustrado, deprimido, ansioso ou irritável. O desejo de dar "só uma tragada" pode ser enorme. A terapia de reposição de nicotina pode diminuir esses sentimentos. Pesquisas indicam que gomas de mascar à base de nicotina, pastilhas e adesivos podem duplicar suas chances de abandonar o cigarro quando utilizadas em conjunto com uma abordagem cognitiva comportamental intensiva. No entanto, não é recomendada a utilização desses produtos enquanto você ainda estiver fumando.

Page 4: Parar de fumar

4. Pergunte Sobre Medicamentos Prescritos Para amenizar os sintomas da abstinência de nicotina sem a utilização de produtos à base de nicotina, pergunte ao seu médico sobre medicamentos prescritos. Existem pílulas que agem no cérebro, diminuindo o desejo de fumar. Elas também podem diminuir o prazer de fumar um cigarro. Outros medicamentos podem ajudar a diminuir os sintomas que mais te incomodam, como depressão e falta de concentração.

Page 5: Parar de fumar

5. Não o Faça Sozinho Conte para seus amigos, familiares e colegas de trabalho que você está tentando parar de fumar. O apoio deles pode fazer a diferença. Você também pode procurar um grupo de apoio. A terapia comportamental é um tipo de orientação psicológica que te ajuda a identificar e focar as estratégias para deixar o cigarro. Para aumentar suas chances de sucesso, faça uma combinação de terapia comportamental, produtos para reposição de nicotina e/ou medicamentos.

Page 6: Parar de fumar

6. Administre o Estresse Um motivo pelo qual as pessoas fumam é o fato de que a nicotina ajuda a relaxar. Quando você parar de fumar, vai precisar de outros meios para superar o estresse. Experimente massagens, ouvir música relaxante, aprender ioga ou tai chi chuan. Se possível, evite situações estressantes durante as primeiras semanas após parar de fumar.

Page 7: Parar de fumar

7. Evite o Álcool e Outros Desencadeadores Determinadas atividades podem aumentar a sua vontade de fumar. O álcool é um dos desencadeadores mais comuns, por isso, tente beber menos quando parar de fumar. Se o problema for o café, troque pelo chá durante algumas semanas. Se você normalmente fuma após as refeições, procure outra coisa para fazer, como escovar os dentes ou mascar chiclete.

Page 8: Parar de fumar

8. Limpe Sua Casa Depois de fumar o seu último cigarro, jogue fora todos seus cinzeiros e isqueiros. Lave toda roupa que tenha o cheiro de fumaça, limpe os tapetes, cortinas e estofados. Use um desodorizador de ambiente para livrar sua casa daquele cheiro característico do cigarro. Você não vai querer ver ou cheirar nada que o faça lembrar do cigarro.

Page 9: Parar de fumar

9. Tente uma vez, duas, três... É muito comum ter uma recaída. Muitos fumantes tentam várias vezes antes de deixar para sempre o cigarro. Analise bem os sentimentos e circunstâncias que levaram à sua recaída. Utilize isso como uma oportunidade para reafirmar o seu compromisso de parar de fumar. Ao tomar a decisão de tentar outra vez, marque uma "data de parar" no mês seguinte.

Page 10: Parar de fumar

10. Mexa-se A atividade física pode ajudar a diminuir o desejo por nicotina e aliviar alguns sintomas da abstinência. Quando você sentir vontade de fumar, calçe logo um par de tênis ou chuteiras. Até mesmo exercícios leves, como andar com seu cachorro de estimação ou cuidar do jardim, podem ajudar. As calorias extras que você queima servirão para evitar o ganho de peso que se tem ao parar de fumar.

Page 11: Parar de fumar

11. Coma Frutas e Verduras Não tente fazer dieta enquanto estiver tentando parar de fumar - muitas privações podem fazer o tiro sair pela culatra. Em vez de dietas, tente comer mais frutas, verduras e produtos lácteos com baixo teor de gordura. Uma pesquisa aponta que esses alimentos deixam o cigarro com um gosto horrível. Isso te dá uma vantagem na luta contra o cigarro e, de quebra, te proporciona nutrientes que combatem doenças.

Page 12: Parar de fumar

12. Escolha Sua Recompensa Além dos enormes benefícios de saúde, uma das vantagens em parar de fumar é o dinheiro que você vai economizar. Presenteie-se gastando parte desse dinheiro em algo divertido.

Page 13: Parar de fumar

13. Pense Na Sua Saúde Os benefícios financeiros não são os únicos. Parar de fumar traz benefícios de saúde imediatos: diminui sua pressão arterial e frequência cardíaca logo depois de 20 minutos. Em um dia, o nível de monóxido de carbono no seu sangue volta ao normal. Dentro de dois a três meses, o seu risco de ataque cardíaco diminui e os seus pulmões começam a funcionar melhor. Os benefícios a longo prazo, incluem: risco menor de doença arterial coronariana, derrame, câncer de pulmão e outros tipos de câncer.