paraiba - edital - pr rp 037 2013 - helicóptero (edital)

33
GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO CENTRAL DE COMPRAS Gerência Executiva de Licitação PREGÃO PRESENCIAL Nº 037/2013 SEAD REGISTRO DE PREÇOS (INTERNACIONAL) A SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO DA PARAÍBA, através da Central de Compras / Gerência Executiva de Licitação GELIC, torna público para ciência dos interessados que realizará Licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL tipo "Menor Preço Por Item" objetivando o Registro de Preços para a AQUISIÇÃO DE AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS – TIPO HELICÓPTERO previstos no Anexo I, conforme autorização constante do Processo nº 19.000.007497.2012 que será regido pela Lei Federal nº 10.520/2002, Decretos Estaduais nº 24.649/2003, nº 26.375/2005 e nº 20.210/98 e, subsidiariamente, pela Lei Federal nº 8.666/93 e suas atualizações, pela Lei Complementar nº 123/2006, e demais legislações Pátrias em vigor, consoante condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos, visando o atendimento da demanda da CASA MILITAR DO GOVERNADOR - CMG, conforme anexo I deste Edital. O Recebimento dos envelopes de Documentação e Propostas de Preços ocorrerá no dia 18/04/2013 às 09:00 horas, na Secretaria de Estado da Administração, na Sala de Reuniões da Central de Compras / Gerência Executiva de Licitações, localizada na Av. João da Mata, S/N,Térreo, Palácio dos Despachos/Vice-Governadoria, Jaguaribe, nesta Capital. 1 DO OBJETO 1.1. O objeto da presente Licitação é a seleção da Proposta mais vantajosa para a Administração Pública, visando o REGISTRO DE PREÇO PARA AQUISIÇÃO DE AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS – TIPO HELICÓPTERO com o objetivo de formar o Sistema de Registro de Preços da Administração Pública Estadual para contratações futuras, na forma estabelecida no Decreto Estadual nº 26.375/2005. 1.2. O Registro de Preços será formalizado por intermédio da Ata de Registro de Preços, na forma do Anexo II e nas condições previstas neste Edital; 1.3. Os preços registrados neste procedimento, terão validade de 12 (doze) meses, a partir da data de publicação do Extrato da Ata de Registro de Preços no Diário Oficial do Estado, conforme Decreto Estadual nº 26.375/2005. 2 DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO 2.1 Poderão participar deste Pregão, todos os interessados do ramo pertinente ao objeto do certame, estabelecidos no Brasil ou no exterior, que estejam legalmente constituídas, segundo as leis brasileiras ou do país em que esteja sediada e que satisfaçam as condições estabelecidas neste Edital, a saber: a. Empresas ou Pessoas Físicas brasileiras b. Empresas ou Pessoas Físicas brasileiras, representantes de empresas estrangeiras c. Empresas estrangeiras. Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Upload: jose-manoel

Post on 07-Feb-2016

53 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO

CENTRAL DE COMPRAS Gerência Executiva de Licitação

PREGÃO PRESENCIAL Nº 037/2013 ­ SEAD

REGISTRO DE PREÇOS (INTERNACIONAL)

A SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO DA PARAÍBA, através da Central de Compras / Gerência Executiva de Licitação ­ GELIC, torna público para ciência dos interessados que realizará Licitação na modalidade PREGÃO PRESENCIAL tipo "Menor Preço Por Item" objetivando o Registro de Preços para a AQUISIÇÃO DE AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS – TIPO HELICÓPTERO previstos no Anexo I, conforme autorização constante do Processo nº 19.000.007497.2012 que será regido pela Lei Federal nº 10.520/2002, Decretos Estaduais nº 24.649/2003, nº 26.375/2005 e nº 20.210/98 e, subsidiariamente, pela Lei Federal nº 8.666/93 e suas atualizações, pela Lei Complementar nº 123/2006, e demais legislações Pátrias em vigor, consoante condições estabelecidas neste Edital e seus Anexos, visando o atendimento da demanda da CASA MILITAR DO GOVERNADOR - CMG, conforme anexo I deste Edital. O Recebimento dos envelopes de Documentação e Propostas de Preços ocorrerá no dia 18/04/2013 às 09:00 horas, na Secretaria de Estado da Administração, na Sala de Reuniões da Central de Compras / Gerência Executiva de Licitações, localizada na Av. João da Mata, S/N,Térreo, Palácio dos Despachos/Vice-Governadoria, Jaguaribe, nesta Capital.

1 ­ DO OBJETO 1.1. O objeto da presente Licitação é a seleção da Proposta mais vantajosa para a

Administração Pública, visando o REGISTRO DE PREÇO PARA AQUISIÇÃO DE AERONAVES DE ASAS ROTATIVAS – TIPO HELICÓPTERO com o objetivo de formar o Sistema de Registro de Preços da Administração Pública Estadual para contratações futuras, na forma estabelecida no Decreto Estadual nº 26.375/2005.

1.2. O Registro de Preços será formalizado por intermédio da Ata de Registro de Preços, na

forma do Anexo II e nas condições previstas neste Edital; 1.3. Os preços registrados neste procedimento, terão validade de 12 (doze) meses, a partir

da data de publicação do Extrato da Ata de Registro de Preços no Diário Oficial do Estado, conforme Decreto Estadual nº 26.375/2005.

2 ­ DAS CONDIÇÕES DE PARTICIPAÇÃO

2.1 Poderão participar deste Pregão, todos os interessados do ramo pertinente ao objeto do

certame, estabelecidos no Brasil ou no exterior, que estejam legalmente constituídas, segundo as leis brasileiras ou do país em que esteja sediada e que satisfaçam as condições estabelecidas neste Edital, a saber:

a. Empresas ou Pessoas Físicas brasileiras b. Empresas ou Pessoas Físicas brasileiras, representantes de empresas estrangeiras c. Empresas estrangeiras.

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 2: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

2

2.1.1 A participação na licitação implica automaticamente na aceitação integral dos termos deste Edital e seus Anexos, leis e tratados aplicáveis.

2.2. Não poderá participar da Licitação, direta ou indiretamente, servidor ou dirigente de

órgão ou entidade contratante ou responsável pela Licitação. 2.3. É vedado a qualquer participante representar mais de uma empresa licitante, salvo, nos

casos de representação para itens distintos. 2.3.1. A empresa proponente somente poderá se pronunciar através de seu representante

credenciado e ficará obrigada pelas declarações e manifestações do mesmo. 3 - DO CREDENCIAMENTO DOS REPRESENTANTES

3.1. Para fins de credenciamento junto ao Pregoeiro, a proponente deverá enviar um

representante munido de documento que o credencie à participação, respondendo este pela representada, devendo, ainda, no ato de entrega dos envelopes, identificar-se exibindo a Carteira de Identidade ou outro documento equivalente.

3.2. O credenciamento far-se-á mediante a apresentação dos seguintes documentos: 3.2.1. No caso de diretor, sócio ou proprietário da empresa licitante que comparecer ao

local, deverá comprovar a representatividade por meio da apresentação: de Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social, do documento de eleição de seus administradores, devidamente registrados na Junta Comercial do Estado sede da empresa ou no Cartório de pessoas jurídicas na cidade sede da empresa, conforme o caso.

3.2.2. Tratando-se de procurador, deverá apresentar Instrumento Público ou Particular de

Procuração, com firma reconhecida em Cartório, com poderes expressos para formular ofertas e lances de preços e praticar todos os demais atos pertinentes ao certame, em nome da proponente, acompanhado do correspondente documento, dentre os indicados no sub-item acima, que comprove os poderes do mandante para a outorga.

3.2.2.1. O Instrumento de Procuração Público ou Particular deverá estar no prazo de

validade nele previstos, e quando não mencionado, será considerada válida dentro do prazo de até 1 (um)ano.

3.3. No momento do credenciamento deverá ser apresentada Declaração de Habilitação,

conforme ANEXO III e de acordo com o Art. 4º, Inciso VII, da Lei Federal nº 10.520/2002 e do Art. 6º, Inciso III do Decreto Estadual nº 24.649/2003, dando ciência de que cumprem plenamente os requisitos da habilitação.

3.3.1 - EM CASOS DE REPRESENTAÇÃO O CREDENCIAMENTO FAR-SE-Á

ATRAVÉS DE PROCURAÇÃO PÚBLICA OU AINDA, PROCURAÇÃO PARTICULAR (COM FIRMA RECONHECIDA EM CARTÓRIO) OU CARTA DE CREDENCIAMENTO (COM FIRMA RECONHECIDA EM CARTÓRIO), ESTA CONFORME MODELO APRESENTADO NO ANEXO VII DO PRESENTE EDITAL, QUE COMPROVE OS NECESSÁRIOS PODERES PARA FORMULAR OFERTAS E LANCES DE PREÇOS, E PRATICAR TODOS OS DEMAIS ATOS PERTINENTES AO CERTAME, EM NOME DA PROPONENTE.

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 3: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

3

3.3.2 - DEVERÁ SER APRESENTADA CÓPIA AUTENTICADA DO RESPECTIVO ESTATUTO, CONTRATO SOCIAL, OU DOCUMENTO EQUIVALENTE E DA ÚLTIMA ALTERAÇÃO ESTATUTÁRIA OU CONTRATUAL, DEVIDAMENTE REGISTRADO NA JUNTA COMERCIAL, NO QUAL ESTEJAM EXPRESSOS OS PODERES PARA EXERCEREM DIREITOS E ASSUMIR OBRIGAÇÕES EM DECORRÊNCIA DE TAL INVESTIDURA.

3.3.3 – No caso de credenciamento de representante de empresas estrangeiras, os

documentos produzidos no país de origem que o credencie a participar deste procedimento licitatório deverão estar consularizados (carimbo do consulado do Brasil do país de origem), acompanhados da respectiva tradução juramentada (traduzidos para o Português do Brasil por tradutor inscrito em qualquer Cartório de Registro do Comércio do País – Junta Comercial) e registrados no Registro de Títulos e Documentos (art. 129, nº 6 da Lei nº 6.015/73 – Lei de Registros Públicos).

3.3.4 As licitantes ME e EPP, por intermédio de seus representantes, apresentarão, ainda,

na fase de credenciamento, declaração de que, NOS TERMOS DA LEI COMPLEMENTAR Nº 123/06, COMPREENDEM-SE COMO SENDO MICROEMPRESAS OU EMPRESAS DE PEQUENO PORTE conforme prescreve o art.3 da referida Lei, conforme modelo a seguir:

DECLARAÇÃO

A empresa......................., CNPJ n° ......................., declara sob

as penas da lei, que, para participar do Pregão Presencial XXXX, ENQUADRA-SE COMO MICROEMPRESA/EMPRESA DE PEQUENO PORTE E QUE SE ENCONTRA DEVIDAMENTE REGISTRADA NO REGISTRO DE EMPRESAS MERCANTIS OU NO REGISTRO CIVIL DE PESSOAS JURÍDICAS (CONFORME O CASO).

Local e data __________________

Nome e assinatura do Diretor ou Representante Legal 3.4. Será admitido o substabelecimento do credenciamento desde que devidamente

justificado e esteja previsto no Instrumento de Procuração e/ou credenciamento poderes específicos para o tal ato.

3.5. A ausência do credenciado a qualquer das fases do certame, será interpretada como

desistência da prática dos atos a serem realizados no referido momento. 3.6. Toda a documentação exigida para o certame deverá ser apresentada em cópia legível,

devidamente autenticada por Cartório competente ou por servidor da Administração, ou publicação em órgão da imprensa oficial, e/ou documento disponível na Internet, no "site" oficial do órgão emissor, sendo que, somente serão considerados válidos aqueles que estejam em plena validade.

3.6.1 Documentos em fac-símile (FAX) não serão aceitos. 4 ­ DAS PROPOSTAS

4.1 TODAS as propostas de preços deverão ser apresentadas obrigatoriamente conforme disposto no Anexo I (Descrição do Objeto e Especificações Técnicas), Anexos VI - A e VI - B (Propostas Proformas), preferencialmente em 02 (duas) vias, de igual teor e forma, digitadas ou datilografadas, sem alternativas, emendas, rasuras e entrelinhas, contendo os preços unitários e o preço total dos ítens em REAIS, EURO ou DÓLARES NORTE-AMERICANOS (US$), consoante o § 1° do

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 4: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

4

art. 42 da Lei nº. 8.666/93, em algarismos. Os preços deverão ter no máximo 02 (duas) casas decimais após a vírgula. Exemplo: R$ 0,00 ou US$ 0,00. 4.1.1. Na proposta deverá conter toda descrição detalhada do objeto proposto, com a indicação da procedência (nacional ou estrangeira), marca e indicando o modelo, em conformidade com as especificações contidas no Anexo I, inclusive preço unitário e total, bem como outras informações complementares, a saber: 4.1.2. Quando se tratar de produto importado, citar o item tarifário (TAB) de acordo com o sistema harmonizado à nomenclatura brasileira de mercadorias, conforme regulamentação de Conselho de Política Aduaneira. 4.1.3. Conter Preço do objeto, em algarismo e por extenso, correspondente à data de apresentação das propostas, devendo as licitantes, tanto as nacionais quanto as estrangeiras, demonstrar, em separado, quais os tributos incidentes sobre o produto, discriminando as respectivas hipóteses de incidências, base de cálculo e alíquotas. Os casos de isenções ou imunidades deverão ser declarados. 4.1.4. Para as licitantes brasileiras o valor da proposta poderá ser expressa em moeda corrente nacional, dólar americano ou euro, a taxa de câmbio oficial vigente na data da apresentação da proposta, constando o valor da taxa. 4.2 A alíquota do ICMS a ser aplicada será aquela fixada para as operações internas de origem, conforme disposto no art. 155, inciso VII, alínea “b” da Constituição Federal.

4.3 - Tanto as empresas nacionais como as empresas estrangeiras participantes do certame

deverão apresentar as propostas de preços datadas, e assinadas na última folha e rubricadas nas demais pelo representante legal da licitante, devidamente identificado.

ENVELOPE Nº 01 ­ PROPOSTA DE PREÇOS À SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO GERÊNCIA EXECUTIVAL DE LICITAÇÕES – GELIC Razão Social do proponente, endereço e CNPJ ­ SEAD Data/Hora: 18/04/2013 às 09:00 horas Razão Social do proponente, endereço e CNPJ (caso o envelope não seja personalizado

timbrado). ENVELOPE Nº 02 ­DOCUMENTOS DE HABILITAÇÃO À SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRACÃO . GERÊNCIA EXECUTIVA DE LICITAÇÃO ­ GELIC Razão Social do proponente, endereço e CNPJ ­ SEAD Data/Hora: 18/04/2013 às 09:00 horas Razão Social do proponente, endereço e CNPJ (caso o envelope não seja personalizado

timbrado). 4.4 - Validade da Proposta: 60 (sessenta) dias, contados a partir da data de

apresentação da proposta. Em caso de omissão será considerado o prazo estabelecido neste Edital, conforme disposto no art. 6º da Lei nº. 10.520/2002.

4.5 - Tanto as empresas nacionais como as empresas estrangeiras participantes do certame

deverão apresentar propostas de preços contendo a indicação de marca, sob o qual o bem é

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 5: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

5

comercializado. Deverá ser informado também: nome do fabricante, país de origem, modelo e descrição técnica detalhada.

a A Promitente Vendedora APRESENTARÁ DECLARAÇÃO RECONHECIDA EM CARTORIO

COMPROMETENDO-SE repassar a garantia de serviços, mão-de-obra e fornecimento de peças que o objeto possua nos limites estabelecidos pelo fabricante;

b A Promitente Vendedora COMPROMETE ATRAVÉS DE DECLARAÇÃO RECONHECIDA

EM CARTORIO QUE As peças instaladas em serviços, terão certificado de conformidade (FORM), emitido pelo órgão fiscalizador de origem do objeto.

4.6 – Toda documentação estrangeira deverá estar consularizados (carimbo do

consulado do Brasil do país de origem), acompanhados da respectiva tradução juramentada (traduzidos para o Português do Brasil por tradutor inscrito em qualquer Cartório de Registro do Comércio do País – Junta Comercial) e registrados no Registro de Títulos e Documentos (art. 129, nº 6 da Lei nº 6.015/73 – Lei de Registros Públicos).

4.7 - Tanto as empresas nacionais como as empresas estrangeiras participantes do certame

deverão apresentar catálogos técnicos, folhetos ilustrativos, em português ou traduzidos, compatíveis e adequados às especificações técnicas do produto ofertado, sob pena de desclassificação da proposta, casa haja a exigência no Anexo I do Edital. Neste caso, em especial, não existe necessidade de tradução por tradutor público juramentado, basta tradução da empresa e assinada pelo representante legal.

4.8 - PRAZO DE ENTREGA : O prazo de entrega não poderá ser superior a 240

(duzentos e quarenta) dias, contados a partir do recebimento da Nota de Empenho ou da data da assinatura do Contrato, conforme do complemento do Anexo I do Edital – Termo de Referência.

4.9 - Validade da Ata de Registro de Preços: 12 (doze) meses, contados a partir da data

de sua assinatura.

4.10 - A proposta deverá obedecer às especificações técnicas contidas no ANEXO I deste Edital, devendo ser informado claramente na proposta:

Razão social da empresa; C.N.P.J. (nº.); Número do telefax; Endereço Comercial; Banco, agência e número da conta corrente da licitante; Preço unitário e total do item; Preço global da proposta em algarismo; Prazo de entrega do objeto; Prazo de validade da proposta; Marca e Modelo.

4.11 - Se houver dúvida ou divergência entre a via original e a segunda via da proposta, prevalecerá o conteúdo da via original.

4.11.1 - Em caso de divergência entre os valores unitários e totais, serão considerados os

primeiros. E ainda, se houver divergência entre os valores em algarismo ou extenso, será considerado este último (por extenso);

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 6: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

6

4.12 - A proposta deverá apresentar preços correntes de mercado, sem quaisquer acréscimos em virtude de expectativa inflacionária ou custo financeiro.

4.13 - Não serão admitidas ofertas do material fora das especificações do objeto licitado e

contendo mais de uma cotação para o item, sob pena de desclassificação da proposta. 4.14 - Não serão admitidas propostas ou documentação enviadas por fax ou e-mail

4.15 - Para Bens Oferecidos do EXTERIOR [através de Importação Direita em nome

da própria – SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO - SEAD, com amparo na Lei nº. 8.032, de 12 de abril de 1990, que concede os benefícios fiscais e demais legislações vigentes]: No caso de adjudicação, deverá ser apresentada no primeiro dia útil subseqüente ao Pregão, Proforma Invoice contemplando os valores corrigidos a menor, em virtude dos lances ofertados, com os dados bancários, de modo a viabilizar o procedimento de importação e de pagamento no exterior.

4.16 – Qualquer documento que componha o envelope da proposta de preços só será válido

se apresentado em original, por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente ou acompanhado do original para ser autenticado por servidor da Administração ou publicação em órgão de imprensa oficial. No caso do documento apresentar frente e verso, a autenticação deverá ser feita nos dois lados.

4.17. Será considerado, para fins do presente Edital, o Preço Destino Final (DDP = Delivered Duty Paid ou Entregue com Taxas Pagas), o qual deverá representar o preço do equipamento entregue no Brasil, no local de entrega previsto no item 12 do Edital, incumbindo ao vendedor todas as taxas, riscos e custos referentes a transporte interno, seguro e outros relacionados à entrega dos equipamentos no destino final. Devendo ainda, no preço proposto constar toda e qualquer incidência ou isenção de quaisquer custo do processo de importação, sem nenhum ônus adicional para a contratante.

5 - CRITÉRIO DE JULGAMENTO 5.1 – Serão adotados os seguintes critérios, quando do julgamento: 5.1.1 - Conformidade das especificações constantes na proposta com as previstas no Anexo

I deste Edital. As propostas serão apreciadas pelo Pregoeiro(a), que poderá solicitar informações complementares ou prospectos, a fim de obter maiores informações sobre o produto ofertado, o que deverá ser providenciado num prazo de até 24h (vinte e quatro horas), a contar da data da solicitação, destinadas a sanarem evidentes erros ou omissões formais, de que não resultem prejuízo para o entendimento das propostas e documentações ou ainda, na hipótese de juntada de documento meramente explicativo complementar de outro preexistente ou para produzir contraprova e demonstração do equívoco do que foi decidido pela Administração.

5.1.2- O procedimento para verificação de conformidade da proposta com os requisitos

previstos neste Edital, contemplará a análise da documentação apresentada, que será realizada por profissional capacitado, especialmente designado para tal.

5.1.3 - Para efeito de comparação, todas as propostas serão convertidas para Real,

pela taxa de conversão do câmbio de venda vigente do dia útil imediatamente anterior na data da abertura da proposta, disponibilizada pelo Banco Central, ficando o (s) valor (es) do câmbio (s) utilizado (s), consignado(s) na ata de abertura da licitação.

5.1.4 - Nas propostas apresentadas por licitantes estrangeiros serão acrescidas dos

gravames apresentados pelo licitante nacional que apresentar o menor preço. Os gravames referem-se aos

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 7: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

7

tributos que oneram exclusivamente o licitante brasileiro, quanto à operação final de venda.

5.1.5 - Após a equalização das propostas, será verificado o proponente que ofertou o MENOR

PREÇO POR ÍTEM.

6 - CRITÉRIO DE ACEITABILIDADE

6.1 - Serão adotados os seguintes critérios de aceitabilidade da proposta, quando do

julgamento respectivo: 6.1.1 - Conformidade das especificações constantes na proposta com as previstas no Anexo

I e complemento deste Edital. 6.1.2 - Compatibilidade dos preços propostos com os preços estabelecidos no mercado. 6.2 - Serão desclassificadas as propostas que apresentarem preços manifestamente

inexeqüíveis, consoante o art. 48, inc. II da Lei nº. 8.666, de 21/06/93, e respectivas alterações. 7 DA HABILITAÇÃO 7.1.1. Para se habilitarem na presente Licitação, os licitantes deverão apresentar os

seguintes documentos, sob pena de inabilitação.

7.1.2. Em se tratando de licitante brasileiro que represente empresa estrangeira deverá apresentar também no ato da licitação, declaração da empresa estrangeira da qual conste sua condição de representante comercial técnico ou filial estabelecida no Brasil. Fica estabelecido, para qualquer finalidade que, nestas condições, a qualificação de licitante e de eventual vencedor será sempre de empresa brasileira, a qual responderá por todos os atos da licitação e conseqüente, contratação.

7.1.1.1. Documentação relativa à HABILITAÇÃO JURÍDICA: I. Registro comercial, no caso de empresa individual; ou,

II. Ato Constitutivo, Estatuto ou Contrato Social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de Sociedade Comercial e, no caso de Sociedade por Ações, acompanhado de documento da eleição de seus administradores; ou,

III. Inscrição do Ato Constitutivo, no caso de Sociedades Civis, acompanhado de prova de

eleição da diretoria em exercício; ou ainda, IV. Decreto de Autorização, em se tratando de empresa ou Sociedade Estrangeira em

funcionamento no País, e Ato de Registro ou Autorização para Funcionamento expedido pelo órgão competente, quando a atividade assim exigir.

V. Em se tratando de empresa estrangeira, apresentar os documentos abaixo

relacionados, devidamente traduzidos por tradutor juramentado na forma das leis brasileiras, e autenticado pelo respectivo consulado no Brasil, a saber:

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 8: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

8

a) Comprovação de regular existência legal, mediante documento hábil do país de origem do licitante, correlato a ato constitutivo, estatuto ou contrato social em vigor, devidamente registrado, em se tratando de sociedades comerciais, e, no caso de sociedade por ações, acompanhado de documentos de eleição de seus administradores e de todas as alterações ou da consolidação respectiva.

b) Documento firmado pela empresa licitante, constituindo seu representante legal no Brasil, pessoa física ou jurídica, com poderes expressos para receber citação e responder administrativa e judicialmente pela representada nos atos decorrentes da presente licitação, inclusive firmar documentos inerentes.

7.1.1.2. Documentação relativa à REGULARIDADE FISCAL E TRABALHISTA: I ­ Prova de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica do Ministério da Fazenda

(CNPJ); II ­ Prova de inscrição no Cadastro de Contribuintes Estadual e/ou Municipal, relativa ao

domicílio ou sede da licitante, pertinente ao ramo de atividade e compatível com o objeto licitado; III ­ Prova de regularidade com a Fazenda Federal mediante apresentação dos seguintes

documentos, nos termos da resolução conjunta PGFN/RFB nº 02, de 31 de agosto de 2005: a) Certidão Conjunta Negativa ou Positiva, com efeito, de Negativa de Débitos Relativos a Tributos Federais e a Divida Ativa da União, ou Certidões Individuais até a expiração de seu prazo de validade;

IV ­ Prova de regularidade relativa à Seguridade Social demonstrando situação regular no

cumprimento dos encargos sociais, instituídos por lei, mediante os seguintes documentos: a) Certidão Negativa de Débito (CND) do INSS, (específica), emitido pelo órgão competente, da localidade de domicilio ou sede da empresa do proponente, na forma da Lei; b) Certificado de Regularidade do FGTS (CRS), emitido pelo órgão competente, da localidade de domicilio ou sede da empresa do proponente, na forma da Lei.

V ­ Prova de regularidade com a Fazenda Estadual (Certidão de Tributos Estaduais) emitido pelo órgão competente, da localidade de domicilio ou sede da empresa do proponente, na forma da Lei.

VI ­ Prova de regularidade com a Fazenda Municipal (ISS), emitida pelo órgão

competente, da localidade de domicílio ou sede da empresa proponente, na forma da Lei. VII - Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas (CNDT), nos termos da Lei Nº

12.440/2011, expedida eletronicamente nos sites do TST, do CSJT e dos TRTs, observando o prazo de validade de 180 (cento e oitenta) dias.

VIII - Em se tratando de empresa estrangeira, apresentar os documentos abaixo relacionados, devidamente traduzidos por tradutor juramentado na forma das leis brasileiras, e autenticado pelo respectivo consulado no Brasil, a saber:

a) Razão Social e Prova de inscrição no Cadastro de Pessoas Jurídicas no país de origem, ou equivalentes.

b) Documento(s) fornecido(s) por órgão(s) público(s) responsável(eis) pela arrecadação de tributos de todas as esferas de governo (federal, estadual e municipal, ou equivalentes), que comprove(m) a inexistência de débitos trabalhistas, a regularidade relativa à Seguridade Social e ao recolhimento para fundo assemelhado ao da garantia por tempo de serviço, com data não superior a 90 (noventa) dias, na medida em que exigidos tais recolhimentos no país em que tenha sido constituída a empresa estrangeira, atestando que esta encontra-se regular, no que se refere a tais encargos.

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 9: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

9

7.1.1.3. Documentação relativa à QUALIFICAÇÃO TÉCNICA I. Atestado(s) de Capacidade Técnica da licitante, emitido(s) por entidade da

Administração Federal, Estadual ou Municipal, direta ou indireta e/ou empresa privada que comprove, capacidade técnica e aptidão para desempenho de atividade pertinente com o objeto da presente Licitação.

I.1. No caso de atestados emitidos por empresa de iniciativa privada, não serão considerados aqueles emitidos por empresas pertencentes ao mesmo grupo empresarial da empresa proponente.

I.1.1. Serão consideradas como pertencentes ao mesmo grupo empresarial da empresa proponente, empresas controladas ou controladoras da empresa proponente, ou que tenham pelo menos uma mesma pessoa física ou jurídica que seja sócio da empresa emitente e da empresa proponente.

II. O licitante deverá fornecer a Comissão de Licitação, junto à documentação técnica os

desenhos que indicam as dimensões e linhas gerais dos veículos, vistas lateral e superior. Deverá também apresentar um diagrama de distribuição de pesos e da fiação elétrica. (Toda documentação, catálogos e manuais, deverá estar disponível em língua portuguesa – Brasil). 7.1.1.4. Documentação relativa à QUALIFICAÇÃO ECONÔMICO-FINANCEIRA: I. Balanço Patrimonial acompanhado das demonstrações contábeis do último exercício

financeiro (inclusive o índice de solvência geral) já exigíveis, e apresentados na forma da lei, vedada a sua substituição por balancetes ou balanços provisórios. São considerados aceitos na forma da lei, o Balanço Patrimonial e as Demonstrações Contábeis que sejam apresentados com assinatura do técnico responsável, devidamente inscrito no Conselho Regional de Contabilidade, e pelo empresário.

I.a. Vedada a sua substituição por Balancete ou Balanços Provisórios, podendo ocorrer

atualizações desde que observados os índices oficiais quando encerrado há mais de 03 (três) meses da data da apresentação da proposta;

II. Quando se tratar de pessoa jurídica constituída sob a forma de Sociedade Anônima,

admitir-seá a apresentação do Balanço devidamente registrado acompanhado da cópia da respectiva publicação na imprensa oficial.

III. As empresas com menos de 01(um) ano de exercício social de existência, devem cumprir a exigência contida no Inciso I, mediante a apresentação do Balanço de Abertura ou do último Balanço Patrimonial levantado.

IV. Poderão ser exigidas das empresas, para confrontação com as demonstrações

contábeis, as informações prestadas à Receita Federal. V. A análise da qualificação econômico-financeira será feita, utilizando o seguinte índice,

que deverá vir calculado em documento anexo ao Balanço Patrimonial, aplicando-se a fórmula abaixo: V.1. Solvência Geral (SG) Onde: SG = ________________Ativo Total_________________ ≥1 Passivo Circulante + Passivo não Circulante

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 10: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

10

V.2. Estarão habilitadas neste item, somente as empresas que apresentarem resultado igual ou maior a 01 (um), no índice SG.

VI. Em se tratando de empresa estrangeira, apresentar os documentos abaixo

relacionados, devidamente traduzidos por tradutor juramentado na forma das leis brasileiras, e autenticado pelo respectivo consulado no Brasil, a saber:

a) Certidão expedida por órgão oficial do respectivo país, com data de expedição não

superior a 60 (sessenta) dias, atestando que a empresa estrangeira não se encontra em processo de falência, concordata, recuperação judicial ou outro instituto assemelhado que possa de qualquer forma comprometer o fiel cumprimento das obrigações decorrentes da contratação.

7.1.1.5. Certidão Negativa de Falência ou em Processo de Falência ou Recuperação

Judicial ou Extrajudicial, nos termos da Lei nº 11.101/2005, expedida pelo Distribuidor do Fórum da sede da pessoa jurídica, observando o prazo estipulado no sub-item 7.8 deste Edital.

7.2. Declaração firmada pelo representante legal da licitante, sob as penas da lei, de

que não possui em seu quadro de funcionários, empregados menores de 18 (dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e menor de dezesseis anos em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos (cumprimento do disposto no Inciso XXXIII do art. 7º da Constituição Federal), em conformidade com o ANEXO IV deste Edital.

7.3. Os documentos solicitados deverão estar no prazo de validade neles previstos e,

quando não mencionado, será considerado válido se dentro do prazo de até 90 (noventa) dias, contados da data de sua emissão, a exceção do(s) Atestado(s) de Capacidade Técnica.

7.4. Os documentos apresentados pela licitante, para fins de Habilitação, deverão pertencer

à empresa que efetivamente executará o objeto do certame, ou seja, o número de inscrição no Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) deverá ser o mesmo em todos os documentos, exceto se, comprovadamente, demonstrar que o recolhimento de contribuições (INSS e FGTS) e/ou Balanço é centralizado.

7.5. DA DECLARAÇÃO DE FATOS IMPEDITIVOS (Inclusive para os licitantes

estrangeiros) 7.5.1 O Certificado de Registro Cadastral bem como toda documentação deverá estar

acompanhado de Declaração do Compromisso de, a qualquer tempo, informar sob pena de aplicação das penalidades cabíveis, a ocorrência de fatos supervenientes impeditivos à Habilitação, devidamente assinada pelo representante legal da empresa participante, na forma determinada no Artigo 32, §2º da Lei Federal de Licitações, conforme Anexo V deste Edital.

7.5.2. Declaração expressa de que se submete integralmente à legislação brasileira em

vigor e ao presente Edital e que renuncia a qualquer reclamação por via diplomática, 7.6. Da substituição da Documentação: 7.6.1. Os documentos exigidos nos sub-itens: 7.1.1.1 e 7.1.1.2, poderão ser substituídos

pelo Certificado de Cadastramento e Habilitação - CECH em vigor, emitido pela Gerência de Cadastro de

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 11: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

11

Fornecedores ­ GOCAF/ SEAD, exceto o item 7.1.1.2 VII – Certidão Negativa de Débitos Trabalhistas - CNDT.

7.6.2. O Certificado de Registro Cadastral deverá estar acompanhado de Declaração do Compromisso de, a qualquer tempo, informar sob pena de aplicação das penalidades cabíveis, a ocorrência de fatos supervenientes impeditivos à Habilitação, devidamente assinada pelo representante legal da empresa participante, na forma determinada no Artigo 32, §2º da Lei Federal de Licitações, conforme ANEXO V deste Edital.

7.6.3. A Habilitação da Licitante ficará condicionada à verificação dos seus respectivos

registros, bem como da validade dos documentos cadastrais, por meio de consulta "on-line" na Gerência de Cadastro de Fornecedores ­ GOCAF/SEAD, na fase de avaliação da documentação, sendo impresso o espelho da consulta para instrução do Processo, nos termos dos Artigos 27 a 31, da Lei nº 8.666/93.

7.7 - As empresas estrangeiras, além da documentação comprobatória de representação legal no Brasil e que explicite suas condições, com poderes expressos para receber citação e responder administrativamente e judicialmente, deverão apresentar por similaridade documental ao requerido às empresas nacionais referidas no item 7.

7.8 - As empresas sediadas no exterior atenderão às exigências relativas à documentação nas mesmas condições estabelecidas para as empresas brasileiras. Os documentos apresentados deverão ser equivalentes aos exigidos para as empresas brasileiras, expedidos, conforme o caso, por entidades públicas ou privadas de seus países de origem, autenticados pelos respectivos consulados brasileiros e traduzidos por tradutor juramentado.

8. DO PROCEDIMENTO DA SESSÃO E DO JULGAMENTO 8.1. A reunião para recebimento e abertura dos envelopes contendo a Proposta de Preços e

de Habilitação será pública, dirigida por um Pregoeiro(a) e realizada de acordo com a Lei Federal nº 10.520/2002 e Decreto Estadual nº 24.649/2003.

8.1.1. O critério de julgamento das Propostas será pelo "MENOR PREÇO POR ÍTEM",

conforme o definido neste Edital e seus Anexos; 8.2.. Ao preço do primeiro colocado em cada item poderão ser registrados tantos

fornecedores que aderirem ao preço do primeiro, admitida inclusive para complementação da quantidade estimada para o item, observado a ordem de classificação das Propostas. A confirmação de adesão ao primeiro menor preço será registrada na própria sessão da Licitação.

8.2.1. Excepcionalmente, quando a quantidade do primeiro colocado não for suficiente

para as demandas estimadas, desde que se trate de objetos de qualidade ou desempenho superior, devidamente justificada e comprovada a vantagem e, as ofertas sejam de valores inferiores ao preço máximo admitido, poderão ser registrados outros preços.

8.3. No dia, hora e local designados no preâmbulo deste Edital, será aberta a sessão

pública para processamento da Licitação, iniciando-se com o credenciamento dos interessados na participação do certame e recebimento dos envelopes contendo as Propostas e os Documentos de Habilitação e a Declaração de Habilitação (Anexo III), de que trata o sub-item 3.3. deste Edital, do cumprimento de todos os requisitos da Habilitação;

8.4. Encerrada a fase de credenciamento, o(a) Pregoeiro(a) procederá a abertura dos

Envelopes nº 01 contendo as Propostas de Preços e as ordenará em ordem crescente dos preços ofertados

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 12: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

12

para os itens definidos neste Edital e seus Anexos, admitida as Propostas que tenham sido apresentadas com valores sucessivos e superiores em até 10% (dez por cento) relativamente à de menor preço, apresentando respectiva análise prévia dos preços em relação ao valor de referência.

8.4.1. Na impossibilidade de classificação de, no mínimo 03 (três) Propostas escritas nas

condições definidas no subitem anterior, será admitida a melhor oferta subseqüente, até o máximo de 03 (três), para que seus autores participem da fase de lances, quaisquer que sejam os preços oferecidos nas Propostas escritas;

8.4.2. No caso de empate entre as Propostas, realizar-se-á o sorteio para definir a ordem da

apresentação dos lances. 8.4.2.1. Como critério de desempate, e em cumprimento a Lei Complementar nº 123/2006,

será dado preferência de contratação da ME (MICROEMPRESA) e EPP (EMPRESA DE PEQUENO PORTE).

8.4.2.2 ­ NOS TERMOS DA LEI COMPLEMENTAR Nº 123/06, OCORRERÁ EMPATE

QUANDO ME OU EPP APRESENTAR PROPOSTA ATÉ 5% SUPERIOR A MELHOR PROPOSTA. 8.4.2.3 - A ME OU EPP MELHOR CLASSIFICADA SERÁ CONVIDADA A

APRESENTAR PROPOSTA COM PREÇO INFERIOR AO DA PRIMEIRA CLASSIFICADA, NOS TERMOS DO ART. 45, INCISO I DA LEI COMPLEMENTAR 123/2006.

8.4.2.4 - SENDO ACEITÁVEL A OFERTA DE MENOR PREÇO, SERÁ VERIFICADO

O ATENDIMENTO DAS CONDIÇÕES DE HABILITAÇÃO DO LICITANTE QUE A TIVER FORMULADO, RESGUARDADA AS DETERMINAÇÕES DOS ARTS 42 E 43 DA LEI COMPLEMENTAR nº 123/06.

8.4.3. Aos proponentes titulares das Propostas classificadas será dada oportunidade para a

disputa por meio de lances verbais e sucessivos, de valores distintos e decrescentes, objetivando a escolha da Proposta de menor valor para o lote ou item;

8.4.4. Não poderá haver desistência dos lances ofertados, sujeitando-se o proponente

desistente às penalidades constantes do item 17.1, Inciso II deste Edital; 8.4.5. Não havendo mais interesse dos licitantes em apresentar lance verbal, será encerrada

a etapa competitiva e ordenadas às ofertas, exclusivamente, pelo critério MENOR PREÇO POR ITEM, conforme o definido neste Edital;

8.5. O(a) pregoeiro(a) fará o exame da aceitabilidade da Proposta primeira classificada,

quanto o objeto e valor apresentado de acordo com o definido neste Edital e seus Anexos; 8.6. Sendo aceitável a oferta, será verificada o atendimento das condições habilitatórias do

licitante que a tiver ofertado; 8.6.1. O proponente que não apresentar qualquer dos documentos relacionados neste

Edital, ou apresentá-lo com vício ou defeito ou fora do prazo de validade, será preliminarmente, a Proposta desclassificada ou a empresa inabilitada;

8.6.2. Constatado o atendimento dos requisitos de Habilitação previsto no Edital, a

licitante será habilitada e declarada vencedora do certame.

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 13: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

13

8.6.3. Se a oferta não for aceitável ou se o proponente não atender às exigências

editalícias, o(a) Pregoeiro(a) examinará as ofertas subseqüentes e a qualificação do licitante, observada a ordem de classificação, até a apuração de uma Proposta que atende todas as exigências previstas neste Edital e seus Anexos;

8.7. Conhecida à vencedora e para fins de Registro de Preços em cumprimento ao disposto

na legislação regente da matéria, o(a) Pregoeiro(a) consultará as demais classificadas, respeitado a ordem de classificação das Propostas, se aceitam fornecer ao preço daquela, observado o seguinte procedimento:

8.7.1. As proponentes que aceitarem praticar o preço da primeira classificada, manterão a

mesma ordem de classificação obtida na disputa de lances para fins de Registro de Preços e terão abertos os envelopes contendo a Documentação de Habilitação, a fim de que seja verificado o atendimento às exigências habilitatórias requisitadas.

8.7.2. As proponentes que não aceitarem praticar o preço da melhor Proposta serão

liberadas, sendo-lhes devolvido o Envelope nº 02 ­ Documentação de Habilitação. 8.7.3. As proponentes que desatenderem às exigências habilitatórias serão declaradas

inabilitadas; 8.7.4. Concluído o procedimento de que trata o item anterior, as proponentes classificadas

serão declaradas vencedoras, sendo seus preços registrados para os itens correspondentes, em razão do menor preço, de acordo com o fixado neste Edital, obedecida à ordem de classificação apurada na Licitação.

8.7.5. Ao valor da primeira colocada em cada item, poderão ser registradas tantas empresas

que aderirem ao preço do primeiro, admitida inclusive, para complementação da quantidade estimada para o item, observado a ordem de classificação das Propostas. A confirmação de adesão ao primeiro menor preço será registrado na própria sessão da Licitação.

8.7.6. Da reunião, lavrar-se-á Ata circunstanciada, na qual serão registradas as ocorrências

relevantes e que, ao final, será assinada pelo(a) Pregoeiro(a) e pelos proponentes presentes. 9. DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 9.1. Homologada a licitação, será formalizada a Ata de Registro de Preços, documento

vinculativo obrigacional de fornecimento, onde constarão os preços a serem praticados, os fornecedores e órgãos participantes, com características de compromisso do licitante vencedor, se convocado, vir celebrar Contrato para Fornecimento dos materiais licitados, nas condições definidas neste Edital e seus Anexos e, se for o caso, com os demais classificados que aceitar a fornecer os materiais pelo valor do primeiro menor preço, obedecida à ordem de classificação e os quantitativos propostos.

9.2. A Secretaria de Estado da Administração, através da Gerência Executiva de Registro

de Preço - GEREP convocará formalmente os fornecedores, com antecedência mínima de 03 (dias) úteis, informando o local, dia e hora para a reunião e assinatura da Ata de Registro de Preços.

9.2.1. O prazo acima citado poderá ser prorrogado uma vez, por igual período, quando,

durante o seu transcurso, for solicitado pelo fornecedor convocado, desde que ocorra motivo justificado e aceito pela CENTRAL DE COMPRAS / GERÊNCIA EXECUTIVA DE REGISTRO DE PREÇOS ­ GEREP.

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 14: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

14

9.3. Colhidas às assinaturas, o órgão gerenciador, através da Gerência Executiva de Registro de Preço, providenciará a imediata publicação da Ata no Diário Oficial do Estado.

9.4. As empresas com preços registrados passarão a ser denominadas Detentoras da Ata de

Registro de Preços, após a sua respectiva assinatura. 9.5. Caso a fornecedora primeira classificada, após convocação, não comparecer ou recusar

a assinar a Ata de Registro de Preços, sem prejuízo das cominações a ela previstas neste Edital e seus Anexos, a CENTRAL DE COMPRAS / GERÊNCIA EXECUTIVA DE REGISTRO DE PREÇO ­ GEREP convocará os demais licitantes, na ordem de classificação, mantido o preço do primeiro classificado na Licitação.

9.6. A Administração Estadual não se obriga a firmar contratações oriundas do Sistema

Registro de Preços ou nas quantidades estimadas, ficando-lhe facultada a utilização de outros meios para aquisição de item, respeitada a legislação relativa às licitações, sendo assegurado ao beneficiário do Registro de Preços preferência em igualdade de condições, sem que caiba recurso ou indenização;

9.7. Decorridos 60 (sessenta) dias da data de entrega das Propostas, sem que haja

convocação para a assinatura do Termo de Registro de Preços e Fornecimento, os licitantes estarão liberados dos compromissos assumidos.

9.8. A Ata de Registro de Preços resultante deste certame terá a vigência de 12 (doze)

meses, a contar da data de publicação de seu Extrato no Diário Oficial do Estado. 9.9. As contratações que se enquadrarem nas situações elencadas no art. 57 da Lei nº

8.666/93 e suas alterações, poderão ter sua duração prorrogada, observado os prazos estabelecidos na Lei, devendo ser dimensionada com vista à obtenção de preços e condições mais vantajosas para a Administração.

10. DO GERENCIAMENTO DO SISTEMA 10.1. A administração e os atos de controle da Ata de Registro de Preços decorrente da

presente Licitação será da Secretaria de Estado da Administração, através da Central de Compras/Gerência Executiva de Licitação, como órgão gerenciador do Sistema de Registro de Preços, nos termos do Decreto Estadual nº 26.375 /2005.

10.2. O órgão gerenciador acompanhará, periodicamente, os preços praticados no mercado

para os materiais registrados e nas mesmas condições de fornecimento, para fins de controle e fixação do valor máximo a ser paga pela Administração.

11. DOS USUÁRIOS DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS 11.1. A Ata de Registro de Preços será utilizada pela SECRETARIA DE ESTADO DA

ADMINISTRAÇÃO. 11.2. O órgão usuário da Ata de Registro de Preços, sempre que desejar efetivar os

materiais fará através de solicitação formal, contendo no mínimo: o local de entrega, a quantidade pretendida, local e prazo de retirada da Nota de Empenho, sendo o caso, indicando a Ata de Registro de Preço;

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 15: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

15

11.2.1 ­ Para os contratos firmados, cuja entrega do objeto seja de forma imediata (em até 30 dias corridos), o respectivo termo de contrato terá vigência de 90(noventa) dias a contar da assinatura do mesmo, nos casos em que couber.

11.3. Caberá ao órgão ou entidade usuário a responsabilidade, após contratação, pelo

controle do cumprimento de todas as obrigações relativas ao fornecimento, inclusive aplicação das sanções previstas neste Edital;

11.4. Caberá ainda ao órgão ou entidade usuário informar ao gerenciador da Ata, do não

comparecimento do fornecedor para a retirada da Nota de Empenho e assinatura do Contrato, conforme o caso, visando à convocação dos remanescentes e aplicação das penalidades cabíveis ao fornecedor faltoso;

11.5 Ao órgão ou entidade usuário da Ata de Registro de Preços, fica vedada a aquisição

do objeto licitado neste certame com preços superiores aos registrados, devendo notificar a Secretaria de Estado da Administração, os casos de licitações com preços inferiores a estes.

11.6. O Registro de Preços será formalizado por intermédio da Ata, na forma do Anexo II,

nas condições previstas neste Edital; 12. DOS PRAZOS DE ENTREGA, DAS CONDIÇÕES, LOCAL E RECEBIMENTO

DO OBJETO e PRÉ-COMPRA 12.1 Os critérios de recebimento e aceitação do objeto estão previstos no Termo de

Referência (Complemento do Anexo I deste Edital) e na Minuta do Instrumento de Contrato.

13. DA CONTRATAÇÃO 13.1. As obrigações decorrentes do fornecimento do objeto constantes do Registro de

Preços serão firmadas diretamente com o órgão ou usuário da Ata, observada as condições estabelecidas neste Edital e no que dispõe o art. 62 da Lei nº 8.666.93, e será formalizada através de:

13.1.1. Nota de Empenho ou documento equivalente, quando o objeto entregue não

envolver obrigações futuras, inclusive assistência técnica nos equipamentos em comodato; 13.1.2. Nota e Empenho ou documento equivalente e contrato de fornecimento, quando

presentes obrigações futuras e /ou assistência técnica; 13.2. O prazo para a retirada da Nota de Empenho e/ou assinatura do contrato será de 03

(três) dias úteis, contados da convocação; 13.3. Os quantitativos de fornecimento serão os fixados em Nota de Empenho e/ou

Contrato e, observarão obrigatoriamente os valores registrados em Ata. 13.4. Demais condições estão previstas no Complemento do Anexo I do Edital – Termo de

Referência e na Minuta de Contrato. 14. DOS ACRÉSCIMOS E SUPRESSÕES 14.1. A Detentora da Ata de Registro de Preços estará obrigada, em função de solicitação

dos usuários (participantes ou apostilados), a fornecer os quantitativos registrados acrescidos em até 25%

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 16: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

16

(vinte e cinco por cento), em função do direito de acréscimo tratado no § 1º do art. 65, da Lei nº 8.666/93 e alterações, sob pena das sanções cabíveis e facultativas nas demais situações.

14.2. Na hipótese acima, a contratação se dará pela Ordem de Registro e na razão dos

respectivos limites de fornecimento registrados em Ata. 14.3. A supressão dos materiais registrados na Ata de Registro de Preços poderá ser total

ou parcial, a critério do Órgão Gerenciador, considerando-se o disposto no § 4.º do Art. 15, da Lei nº 8.666/93 e alterações.

15. DO PREÇO E REALINHAMENTO 15.1. Os preços registrados serão fixos e irreajustáveis durante a vigência da Ata de

Registro de Preços; 15.1.1 Consideram-se Preços Registrados aqueles atribuídos aos materiais incluídos todas

as despesas e custos até a entrega no local indicado, tais como: tributos (impostos, taxas, emolumentos, contribuições fiscais e parafiscais), transporte, embalagens, seguros, mão-de-obra e qualquer despesa, acessória e/ou complementar e outras não especificadas neste Edital.

15.2. Os preços poderão ser realinhados nas hipóteses de oscilação de preços, para mais ou

para menos, devidamente comprovadas, em decorrência de situações previstas na alínea "d" do Inciso II e do § 5º do Art. 65 da Lei nº 8.666/93 e alterações, mediante os procedimentos estabelecidos no Art. 15 e seguintes, do Decreto Estadual nº 26.375/2005;

15.3. O Órgão Gerenciador deverá decidir sobre o realinhamento dos preços ou

cancelamento do preço registrado no prazo máximo de 10 (dez) dias úteis, salvo motivo de força maior devidamente justificado no Processo.

15.4. No caso de reconhecimento do desequilíbrio econômico-financeiro do preço

inicialmente estabelecido, o Órgão Gerenciador, se julgar conveniente, poderá optar pelo cancelamento do preço, resguardada a compensação prescrita no sub-item 15.8.3, liberando os fornecedores do compromisso assumido, sem aplicação de penalidades ou determinar a negociação;

15.5. Na ocorrência do preço registrado tornar-se superior ao preço praticado no mercado,

a Gerência Executiva de Registro de Preço, notificará o fornecedor com o primeiro menor preço registrado para o item ou lote, visando à negociação para a redução de preços e sua adequação ao do mercado, mantendo o mesmo objeto cotado, qualidade e especificações;

15.5.1. Dando-se por infrutífera a negociação de redução dos preços, a Administração

formalmente desonerará o fornecedor em relação ao item ou lote e cancelará o seu Registro, sem prejuízos das penalidades cabíveis;

15.5.2. Simultaneamente, procederá a convocação dos demais fornecedores, respeitada a

ordem de classificação visando estabelecer igual oportunidade de negociação; 15.6. Quando o preço registrado tornar-se inferior aos praticados no mercado, e o

fornecedor não puder cumprir o compromisso inicialmente assumido, poderá mediante requerimento devidamente instruído, pedir Realinhamento de Preços ou o cancelamento de seu Registro.

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 17: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

17

15.6.1. A comprovação, para efeitos de Realinhamento de Preços ou do pedido de Cancelamento do Registro, deverá ser feita por meio de documentação comprobatória da elevação dos preços inicialmente pactuados, mediante juntada de Planilha de Custos, Lista de Preços de Fabricantes, Notas Fiscais de aquisição, de transporte, encargos, etc., alusivas à data da apresentação da Proposta e do momento do pleito, sob pena de indeferimento do pedido.

15.7. O Realinhamento será precedido de pesquisa prévia no mercado fornecedor, Banco

de Dados, Índices ou Tabelas Oficiais e/ou outros meios disponíveis para levantamento das condições de mercado, envolvendo todos os elementos materiais para fins de graduar a justa remuneração do serviço ou fornecimento e no embasamento da decisão de deferir ou rejeitar o pedido;

15.8. Preliminarmente, o Órgão Gerenciador convocará todos os fornecedores no sentido

de estabelecer negociação visando à manutenção dos preços originariamente registrados, dando-se preferência ao fornecedor de primeiro menor preço e, sucessivamente, aos demais classificados, respeitando a ordem de classificação;

15.8.1. Frustrada a negociação da manutenção do preço originalmente oferecido, o Órgão

Gerenciador abrirá prazo para apresentação de novas Propostas, observado o seguinte: - as Propostas com os novos preços deverão constar de envelope lacrado, a ser entregue na data, local e horário previamente determinado; - o novo preço ofertado deverá manter equivalência entre o preço inicial apresentado em Proposta e o preço de mercado vigente à época da Licitação, sendo registrado o de menor valor;

15.8.2. Não havendo êxito nas negociações para definição de novo preço ou as licitantes

não aceitarem o preço máximo a ser pago pela Administração, o Órgão Gerenciador revogará a Ata de Registro de Preços, liberando os fornecedores dos compromissos assumidos, sem aplicação de penalidade.

15.8.3. Na fase da negociação de realinhamento de preços de que trata o sub-item 15.6,

ficará a empresa licitante condicionada a atender as solicitações de fornecimento dos órgãos usuários nos preços inicialmente registrados, ficando garantida a compensação dos valores dos materiais já entregues, caso do reconhecimento pela Administração do rompimento do equilíbrio originalmente estipulado;

15.9. Definido o preço máximo a ser pago pela Administração, o novo preço deverá ser

consignado através de apostilamento na Ata de Registro de Preços, ao qual estarão as empresas vinculadas.

15.10. Na ocorrência de cancelamento de Registro de Preço para o item, poderá o Gestor

da Ata proceder à nova Licitação para a aquisição do material, sem que caiba direito de recurso. 16. DO PAGAMENTO 16.1. Homologada a licitação será emitido Nota de Empenho e lavrado o competente

contrato, será solicitado da Adjudicatária, a Fatura Pro-forma “In voice”, contendo os valores e forma de pagamento, que será feito da seguinte forma:

16.1.1. A primeira etapa será feita por antecipação (pré-compra/sinal), na ordem de até

20% (vinte por cento) do valor do bem contratado, mediante fechamento do dia anterior com pagamento imediato em favor do CONTRATADO, levando-se em conta a cotação oficial fornecida pelo Banco Central do Brasil – BACEN – do dia anterior ao pagamento.

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 18: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

18

16.1.2. A segunda etapa, alusiva aos 80% (oitenta por cento) restantes do valor do bem, será feita também por fechamento de câmbio do dia anterior ao pagamento mediante apresentação de certificado alusivo à inspeção do objeto promovida no país de origem, do qual conste a sua aceitação, pelo Estado da Paraíba, da mesma forma prescrita no subitem anterior.

16.1.3. A critério do CONTRATANTE, esta inspeção poderá ser acompanhada por

integrantes da comissão encarregada do recebimento, à qual, além do documento oficial exigido no subitem anterior, apresentará relatório próprio e circunstanciado do acompanhamento dos trabalhos. De posse desses documentos, esta comissão lavrará termo de aceite e conformidade do bem, liberando o documento para o pagamento total do débito.

16.2. Após o procedido o pagamento do bem, o exportador deverá liberar toda a

documentação necessária para importação e traslado do objeto para o Brasil, apto a ser registrado. 16.3 - No processamento do pagamento será retido, pelo Órgão Estadual competente, o

valor corresponde ao produto resultante de 1,5%(um e meio por cento)sobre o total do pagamento, e que deverá repassar, em até 05 (cinco) dias, para a conta corrente do Fundo Estadual de Apoio ao Empreendedorismo – FUNDO EMPREENDER PB. Conforme determina o artigo 8º, inciso II DA Lei nº 9.335, alterada pela Medida Provisória 171/2011 c/c o artigo 3º do Decreto nº 32.086.

16.4. Para efeito de pagamento o valor contratado será convertido para Real, pela

taxa de conversão do câmbio de venda vigente do dia útil imediatamente anterior na data do pagamento, disponibilizada pelo Banco Central.

17. DAS SANÇÕES ADMINISTRATIVAS 17.1. Pelo descumprimento total da obrigação assumida, caracterizado pela recusa do

fornecedor em assinar o Contrato, aceitar ou retirar a Nota de Empenho ou documento equivalente no prazo estabelecido, ressalvados os casos previstos em Lei, devidamente informados e aceitos, ficará o fornecedor, a juízo da autoridade competente, sujeito às seguintes penalidades:

I - Multa (10%) (dez por cento) sobre o valor constante da Nota de Empenho e/ou

Contrato; II - Cancelamento do preço registrado; III - Suspensão temporária de participação em Licitação e impedimento de contratar com a

Administração por prazo de até 05 (cinco) anos; 17.2. As sanções previstas nos Incisos anteriores poderão ser aplicadas cumulativamente.

14.3. Por atraso injustificado na execução do contrato: I - Multa moratória de 1% (um por cento), por dia útil, sobre o valor da prestação em

atraso até o décimo dia; II - Rescisão unilateral do contrato após o 10º (décimo) dia de atraso e, III - Cancelamento do preço registrado. 14.4. Por inexecução total, ou execução irregular

do Contrato de Fornecimento ou Prestação de Serviço: I - Advertência, por escrito, nas faltas leves; II - multa de 10% (dez por cento) sobre o valor correspondente à parte não cumprida ou da totalidade do fornecimento ou serviço não executado pelo fornecedor;

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 19: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

19

III - Suspensão temporária de participação em Licitação e impedimento de contratar com a Administração por prazo de até 05 (cinco) anos;

IV - Declaração de inidoneidade para licitar ou contratar com a Administração Pública,

enquanto perdurarem os motivos determinantes da punição ou até que seja promovida a reabilitação perante a própria autoridade que aplicou a penalidade.

17.5. A penalidade de multa, estabelecida no Inciso II, poderá ser aplicada juntamente com

as sanções previstas nos Incisos I, III e IV do sub-item acima, sem prejuízo da rescisão unilateral do instrumento de ajuste por qualquer das hipóteses prescritas nos Arts. 77 a 80 da Lei nº 8.666/93;

17.6. Apresentação de documentação falsa, não manutenção da Proposta e cometimento de

fraude fiscal, sem prejuízo das demais cominações legais: I - suspensão temporária de participação em Licitação ou impedimento de contratar com a Administração de até 05 (cinco) anos e descredenciamento do Certificado Estadual de Cadastramento e Habilitação, emitido pela Gerência Operacional de Cadastro de Fornecedores ­ GOCAF/SEAD;

17.7. A empresa que não recolher as multas tratadas nos Incisos anteriores no prazo

máximo de 05 (cinco) dias úteis contados da Notificação, ensejará também a aplicação da pena de suspensão temporária de participação em Licitação ou impedimento de contratar com a Administração, enquanto não adimplida a obrigação;

17.8. Fica garantido a fornecedora o direito prévio do contraditório e de ampla defesa, no

respectivo Processo, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da notificação ou publicação do ato; 17.9. As penalidades somente poderão ser relevadas ou atenuadas pela autoridade

competente, mediante aplicação do princípio da proporcionalidade, em razão de circunstâncias fundamentadas em fatos reais e comprovados, desde que requeridas por escrito e no prazo máximo de 05 (cinco) dias úteis da data em que for notificada da pretensão da Administração da aplicação da pena.

17.10. Competirá a Secretaria da Administração, na qualidade de Gestora da Ata de

Registro de Preços a aplicação das penalidades previstas no sub-item 17.1, seus Incisos, e Incisos I a III dos sub-itens 17.3. e 17.4. deste Edital;

17.11. A penalidade estabelecida no Inciso IV do sub-item 17.4 será de competência

exclusiva da autoridade máxima da Secretaria de Estado da Administração, facultada a ampla defesa, na forma e no prazo estipulado no sub-item 17.8, podendo a reabilitação ser concedida mediante ressarcimento dos prejuízos causados e depois de decorridos o prazo de sanção mínima de 02 (dois) anos;

17.12. Ao órgão usuário, na qualidade de responsável pelo controle do cumprimento das

obrigações relativas ao contrato de fornecimento ou serviços, caberá a aplicação das demais penalidades previstas no instrumento de convocação,

17.13. As importâncias relativas às multas deverão ser recolhidas à conta do Tesouro do

Estado. 18. DO CANCELAMENTO DO PREÇO REGISTRADO 18.1. A Ata de Registro de Preço será cancelada, automaticamente, por decurso do prazo

de vigência ou quando não restarem fornecedores registrados e, por iniciativa do Gestor da Ata quando:

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 20: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

20

18.1.1. A fornecedora não formalizar o Contrato decorrente do Registro de Preços e/ou não retirar o instrumento equivalente no prazo estipulado ou descumprir exigências da Ata, sem justificativa aceitável;

18.1.2. Ocorrer qualquer das hipóteses de inexecução total ou parcial do instrumento de

ajuste; 18.1.3. Os preços registrados apresentarem-se superiores ao do mercado e não houver êxito

na negociação; 18.1.4. Der causa a rescisão administrativa do ajuste decorrente do registro de preços por

motivos elencados no Art. 77 e seguintes, da Lei nº 8.666/83; 18.1.5. Por razão de interesse público, devidamente motivado; 18.2. Cancelado do Registro de Preço induzirá na convocação do fornecedor com

classificação imediatamente subseqüente. 18.3. Será assegurado o contraditório e a ampla defesa do interessado, no respectivo

Processo, no prazo de 05 (cinco) dias úteis, contados da notificação ou publicação; 19. DOS ESCLARECIMENTOS DO RECURSO E IMPUGNAÇÃO DO ATO

CONVOCATÓRIO 19.1. Declarada(s) a(s) vencedora(s), qualquer proponente poderá declinar na própria

sessão a intenção motivada de recorrer da decisão; 19.1.1. Admitido a intenção do Recurso, o(a) Pregoeiro(a) suspenderá a sessão,

concedendo o prazo de 03 (três) dias contados da intimação para a apresentação das razões recursais, ficando os demais licitantes desde logo intimados para em igual número de dias apresentar contra-razões, que começarão a correr do término do prazo do recorrente, sendo-lhes assegurada vista imediata dos Autos, com a finalidade de subsidiar a preparação dos instrumentos recursais;

19.1.2. O recurso deverá ser dirigido à autoridade superior responsável pela autorização da

licitação por intermédio do(a) Pregoeiro(a) e deverá declinar sobre a motivação sustentada na sessão; 19.1.3. Acolhida às razões recursais pelo(a) Pregoeiro(a) este retomará a sessão, no dia e

hora estabelecida, para a reformulação do ato combatido e conseqüente adjudicação do objeto ao licitante vencedor;

19.1.4. Não ocorrendo à retratação da decisão pelo(a) Pregoeiro(a), este(a) emitirá relatório

circunstanciado expondo suas razões de manutenção da decisão e fará subir a autoridade máxima competente para a emissão de parecer final e adjudicação do objeto ao licitante vencedor.

19.1.5. A falta de manifestação imediata e motivada da proponente importará a decadência

do direito de recorrer. 19.1.6. Não será concedido prazo para recursos sobre assuntos meramente protelatórios ou

quando não justificada a intenção de interpor o recurso pela proponente.

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 21: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

21

19.1.7. O acolhimento de recurso importará a invalidação apenas dos atos insuscetíveis de aproveitamento.

19.2. Até o 2º (segundo) dia útil anterior à data fixada para recebimento das Propostas e

Habilitação, o licitante poderá solicitar esclarecimentos, providências ou impugnar o ato convocatório. 19.2.1. O não exercício de impugnação do prazo acima fixado, decairá o direito de fazê-lo

administrativamente; 19.2.2. O instrumento de impugnação deverá ser dirigido à autoridade que expediu o ato

convocatório; 19.2.3. O acolhimento das razões apresentadas no instrumento de impugnação importará na

designação de nova data para a realização da Licitação; 19.2.4. A ausência de decisão administrativa definitiva relativa aos atos combatidos na

impugnação em data anterior ao fixado para realização da Licitação, confere ao licitante a sua permanência no certame até a ocorrência deste evento.

19.2.5 - OS DOCUMENTOS RELATIVOS AO ITEM 19 DESTE INSTRUMENTO

CONVOCATÓRIO DEVERÃO SER PROTOCOLADOS NO ENDEREÇO CITADO NO PREÂMBULO DESTE EDITAL, NO PRAZO ELENCADO NO ITEM 19.2 DESTE ATO CONVOCATÓRIO.

20. DA DOTAÇÃO ORÇAMENTÁRIA 20.1. As despesas decorrentes da contratação dos objetos da presente Licitação, correrão a

cargo do órgão usuário da Ata, cujo Programa de Trabalho e Elemento de Despesa constarão nas respectivas Notas de Empenho, Contrato ou documento equivalente, observada as condições estabelecidas neste Edital e ao que dispõe o Artigo 62, da Lei nº 8.666/93 e alterações. 21. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

21.1. Serão desclassificadas as Propostas que se opuserem a quaisquer dispositivos legais

vigentes, que consignarem descontos excessivos ou manifestamente inexeqüíveis, preço global ou unitário simbólicos, irrisórios ou cotação de valor zero.

21.2. É facultado a(o) Pregoeiro(a) ou à autoridade superior, em qualquer fase da

Licitação, a promoção de diligência destinada a esclarecer ou complementar a instrução do Processo, vedada a inclusão posterior de documento que deveria ser apresentado em sessão pública da Licitação;

21.3. Fica assegurado ao Órgão Gestor da Ata de Registro de Preços, no interesse da

Administração, anular ou revogar, a qualquer tempo, no todo ou em parte, a presente Licitação, observada as disposições contidas no Art. 49 da Lei nº 8.666/93.

21.4. Após a apresentação da Proposta, não caberá desistência, salvo motivo justo

decorrente de fato superveniente e aceito pelo(a) Pregoeiro(a); 21.5. As licitantes são responsáveis pela fidelidade e legitimidades das informações e dos

documentos apresentados em qualquer fase da Licitação, bem como, pelo custo da preparação e apresentação dos documentos, independentemente do resultado do processo licitatório;

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 22: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

22

21.6. Não havendo expediente ou ocorrendo qualquer fato superveniente que impeça a realização do certame na data marcada, a sessão será automaticamente transferida para o primeiro dia útil subseqüente, no mesmo horário e local anteriormente estabelecido, salvo comunicação ao contrário;

21.7. Na contagem dos prazos estabelecidos neste Edital e seus Anexos, excluir-se-á o dia

de início e incluir-se-á o do vencimento. Só iniciam e vencem os prazos em dias de expediente na Secretaria de Estado da Administração - SEAD;

21.8. O descumprimento de exigências formais não essenciais, não importará no

afastamento do licitante, desde que seja possível a aferição de sua qualificação e da exata compreensão de sua Proposta, durante a realização da sessão pública da Licitação.

21.9. As normas que disciplinam esta Licitação serão sempre interpretadas em favor da

ampliação da disputa entre os interessados, sem o comprometimento dos princípios de que regem o torneio licitatório e o Contrato.

21.10. O ato de homologação do procedimento não confere o direito à contratação. 21.11. Os casos omissos serão resolvidos pelo(a) Pregoeiro(a) com base na legislação

vigente. 21.12 Os envelopes contendo a "Documentação e Propostas" eliminadas do certame

ficarão a disposição dos licitantes pelo prazo máximo de 15 (quinze) dias úteis do encerramento da Licitação, após este período serão destruídos.

21.13. As decisões do(a) Pregoeiro(a) serão consideradas definitivas somente após

homologação do procedimento pelo Secretário de Estado da Administração - SEAD. - O PREGOEIRO, NO INTERESSE DA ADMINISTRAÇÃO, PODERÁ RELEVAR

OMISSÕES PURAMENTE FORMAIS OBSERVADAS NA DOCUMENTAÇÃO E PROPOSTA, DESDE QUE NÃO CONTRARIEM A LEGISLAÇÃO VIGENTE E NÃO COMPROMETAM A LISURA DA LICITAÇÃO SENDO POSSÍVEL A PROMOÇÃO DE DILIGÊNCIA DESTINADA A ESCLARECER OU A COMPLEMENTAR A INSTRUÇÃO DO PROCESSO, PODENDO TAMBÉM ESTABELECER UM PRAZO DE 24 HORAS PARA RESOLUÇÃO DAS DILIGÊNCIAS, O NÃO CUMPRIMENTO DO PRAZO ACARRETARA EM AUTOMÁTICA INABILITAÇÃO OU DESCLASSIFICAÇÃO, CONFORME O CASO.

­ A critério do Pregoeiro(a) a sessão poderá ser suspensa e reiniciada em dia e horário

definidos por ele(a), o qual será registrado em Ata. ­ Compete ao pregoeiro suprimir as incorreções meramente formais por meio de ERRATA

do pregão, devidamente acostada aos autos do processo físico. 21.14. Informações ou esclarecimentos adicionais sobre a presente Licitação poderão ser

obtidas junto a Gerência Executiva de Licitação, localizada na Av. João da Mata. S/N, Térreo, Palácio dos Despachos/vice-governadoria, Jaguaribe, nesta Capital, ou pelo telefone (0xx83) 3218-4588 em dias úteis nos horários de 08:00 hs às 18:00 hs.

21.15. Fica eleito o foro da cidade de João Pessoa - PB, renunciando de qualquer outro, por

mais privilegiado que seja, para processar as questões resultantes desta Licitação e que não possam ser dirimidas administrativamente.

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 23: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

23

21.16 – Toda documentação estrangeira deverá estar consularizados (carimbo do

consulado do Brasil do país de origem), acompanhados da respectiva tradução juramentada (traduzidos para o Português do Brasil por tradutor inscrito em qualquer Cartório de Registro do Comércio do País – Junta Comercial) e registrados no Registro de Títulos e Documentos (art. 129, nº 6 da Lei nº 6.015/73 – Lei de Registros Públicos).

21.17. Integram o presente Edital, independentemente de qualquer transcrição: Anexo I (

Termo de Referência), Anexo II (Minuta da Ata de Registro de Preços), Anexo III (Declaração de Habilitação), Anexo IV (Declaração de Menor), Anexo V (Declaração de Compromisso), Anexo VI (Modelo de Proposta de Preços) Anexo VII (Carta de Credenciamento), e Anexo VIII(Declaração de Impossibilidade de Atendimento).

João Pessoa, 05 de abril de 2013

__________________________________ Vivianne Pereira Almeida Diniz

Pregoeira

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 24: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

24

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO

CENTRAL DE COMPRAS

ANEXO I – ESPECIFICAÇÃO DO OBJETO

PREGÃO N° 037/2013

Item Código Descrição Unidade Qtde

1

89240

AERONAVE de asas rotativas, tipo helicóptero, bi turbina, usada, equipada com instrumentos e acessórios para vôo visual diurno e noturno, estando enquadrado nas exigências da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (RBAC - 27). Obs: Conforme Termo de Referência.

Un

1

2

86056

AERONAVE de asas rotativas, tipo helicóptero, mono turbina, usada, equipada com instrumentos e acessórios para vôo visual diurno e noturno, estando enquadrado nas exigências da Agência Nacional de Aviação Civil - ANAC (RBAC - 27). Obs: Conforme Termo de Referência

Un

1

COMPLEMENTO DO ANEXO I DO EDITAL TERMO DE REFERÊNCIA

PROCESSO Nº 19.000.007947.2012

ANEXADO ON LINE

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 25: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

25

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO

CENTRAL DE COMPRAS

ANEXO II

PREGÃO N° 037/2013

MINUTA DE ATA DE REGISTRO DE PREÇOS Aos________dias do mês de_________de 2013, no Centro Administrativo Estadual,

localizado na Av. João da Mata, s/n, Blc. 3, 5° andar, Jaguaribe, na sala da Gerência Operacional de Licitações, nos termos das Leis n° 8.666/93 e nº 10.520/2002, do Decreto n° 26.375/2005 e das demais normas legais aplicáveis, e, ainda, conforme a classificação das Propostas apresentadas no Pregão de Registro de Preços n° _____, Processo n° _________, RESOLVE registrar os preços nos seguintes termos:

ITEM QUANT. UNID. MARCA DESCRIÇÃO PREÇO UNITÁRIO REGISTRADO EMPRESA VENCEDORA: CLÁUSULA I ­ DA VALIDADE DOS PREÇOS A presente Ata de Registro de Preço terá a vigência de ______ meses, a partir da sua

publicação no D.O.E ­ Diário Oficial do Estado. Durante o prazo de validade desta Ata de Registro de Preços, a Secretaria de Estado da Administração não fica obrigada a firmar as contratações que dela poderão advir, facultando-se a realização de Licitação específica para a aquisição pretendida, sendo assegurado ao beneficiário do registro, a preferência de fornecimento em igualdade de condições.

CLÁUSULA II ­ DA UTILIZAÇÃO DA ATA DE REGISTRO DE PREÇOS A presente Ata de Registro de Preços poderá ser usada por órgãos interessados, desde que

autorizados pela Secretaria de Estado da Administração / Gerência Executiva da Central de Compras/ Gerência Executiva de Registro de Preços. Em cada fornecimento decorrente desta Ata, serão observadas as cláusulas e condições constantes do Edital do Pregão n° _____, que a precedeu, e que integra o presente instrumento de compromisso. Os fornecimentos somente serão autorizados pela Central de

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 26: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

26

Compras através da Gerência Executiva de Registro de Preços, mediante Autorização de Pedido de Utilização da Ata de Registro de Preços.

CLÁUSULA III - DO PAGAMENTO

3.1 - Os pagamentos serão quitados, de acordo com o fornecimento efetivamente executado e os

correspondentes preços unitários consignados na proposta comercial da contratada, no prazo máximo de até 30 (trinta) dias, mediante a apresentação de Nota Fiscal/Fatura, em 02 (duas) vias, devidamente atestadas, através de crédito em conta bancária, sendo previamente consultada a regularidade da contratada.

3.1.1. A primeira etapa será feita por antecipação (pré-compra/sinal), na ordem de até

20% (vinte por cento) do valor do bem contratado, mediante fechamento do dia anterior com pagamento imediato em favor do CONTRATADO, levando-se em conta a cotação oficial fornecida pelo Banco Central do Brasil – BACEN – do dia anterior ao pagamento.

3.1.2. A segunda etapa, alusiva aos 80% (oitenta por cento) restantes do valor do bem, será

feita também por fechamento de câmbio do dia anterior ao pagamento mediante apresentação de certificado alusivo à inspeção do objeto promovida no país de origem, do qual conste a sua aceitação, pelo Estado da Paraíba, da mesma forma prescrita no subitem anterior

3.1.2 - O preço unitário para o fornecimento e entrega dos produtos será em (euro, real ou dólar), que convertido por hipótese na cotação euro/dólar/real perfaz a importância global estimada do contrato.

DAS DISPOSIÇÕES FINAIS Integram esta Ata, o Edital do Pregão n° ____ e seus anexos, e as propostas da empresa:

____- nos itens : ___________ Fica eleito o Foro da Cidade de João Pessoa / PB para dirimir quaisquer questões

decorrentes da utilização da presente Ata. João Pessoa, __________ de ___________ de 2013. ______________________________ LIVÂNIA MARIA DA SILVA FARIAS Secretária de Estado da Administração

_______________________________ Empresa

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 27: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

27

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO

ANEXO III

DECLARAÇÃO DE ATENDIMENTO DOS REQUISITOS DE HABILITAÇÃO A Empresa (nome da Empresa), devidamente inscrita no CNPJ /MF n.º _______________,

sediada na (endereço completo)___________________ e e-mail ..........; neste ato representada por seu sócio/gerente, o Sr. ________________, brasileiro, (estado civil), portador da Carteira de Identidade nº _________, inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) sob o nº __________________, com poderes estabelecidos no ato de investidura (atos constitutivos da pessoa jurídica, ata de eleição do outorgante, etc.) conforme cópia em anexo, no uso de suas atribuições legais, declara, sob as penas previstas neste edital e demais legislação, que preenche todas as condições de qualificação técnica, jurídica e econômico-financeira para a participação no certame, bem como, expressa total aceitação de todas as normas e condições estabelecidas no Pregão Presencial nº ------/2013, autorizado pelo Processo nº ------/2013.

Por ser expressa manifestação da verdade, firmo a presente. (Local), ____ de _______________ de 2013.

______________________________________________________________ Assinatura e numero da identidade e ou CPF do representante legal da empresa

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 28: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

28

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO

ANEXO IV

DECLARAÇÃO DE MENOR

Declaro que não há no quadro de pessoal desta Empresa, empregado (s) com menos de 18

(dezoito) anos em trabalho noturno, perigoso ou insalubre e, de 16 (dezesseis) anos, em qualquer trabalho, salvo na condição de aprendiz, a partir de 14 (quatorze) anos, nos termos do Inciso XXXIII do art. 7° da Constituição Federal e art. 27, V, da Lei n.º 8.666, de 21 de Junho de 1.993, , sob a nova redação da Lei n.° 9.854, de 27 de Outubro de 1.999.

João Pessoa, ______ de _______________ de 2013 ______________________________________________________________ Assinatura e numero da identidade e ou CPF do representante legal da empresa

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 29: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

29

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DE ESTADO DA ADMINISTRAÇÃO

ANEXO V

DECLARAÇÃO DE COMPROMISSO

(FATOS SUPERVENIENTES)

A Empresa (nome da Empresa), devidamente inscrita no CNPJ /MF n.º _______________,

sediada na (endereço completo)___________________ e email .........., neste ato representada por seu sócio/gerente, o Sr. ________________, brasileiro, (estado civil), portador da Carteira de Identidade nº _________, inscrito no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF/MF) sob o nº __________________, no uso de suas atribuições legais, declara ser a Empresa portadora do Certificado de inscrição na GOCAF sob n.º .............., conforme cópia em anexo, comprometendose nos termos da legislação reguladora da matéria, a informar a qualquer tempo, sob pena das penalidades cabíveis, a existência de fatos supervenientes impeditivos à habilitação, decorrente do Pregão Presencial nº ----------- autorizado pelo Processo nº ----

Local e data................

______________________________________________________________ Assinatura e numero da identidade e ou CPF do representante legal da empresa

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 30: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

30

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA

ANEXO VI -A

MODELO DA PROPOSTA DE PREÇOS

PROPOSTA PROFORMA PARA BENS OFERECIDOS DE DENTRO DO BRASIL

NOME DO CONCORRENTE: PÁGINA: DE

1 ITEM

2 DESCRIÇÃO

3 PAÍS DE ORIGEM

4 QTD

5 PREÇO UNITÁRIO COM TODOS OS

GRAVAMES COMPUTADOS

6 PREÇO TOTAL

COM TODOS OS GRAVAMES

COMPUTADOS

ALÍQUOTA DO IPI: XX% ALÍQUOTA DO ICMS: XX% ALIQUOTA DO PIS/COFINS: XX% ASSINATURA DO CONCORRENTE: DATA:

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 31: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

31

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA - SEAD

ANEXO VI -B

MODELO DA PROPOSTA DE PREÇOS

PROPOSTA PROFORMA PARA BENS OFERECIDOS DO EXTERIOR

NOME DO CONCORRENTE: PÁGINA: DE 1

ITEM

2 DESCRIÇÃO

3 PAÍS DE ORIGEM

4 QTD

5 PREÇO UNITÁRIO

DDP

6 PREÇO TOTAL DDP

ASSINATURA DO CONCORRENTE: DATA:

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 32: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

32

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA

ANEXO VII

PREGÃO PRESENCIAL __________ DATA E HORÁRIO DE ABERTURA______

CARTA DE CREDENCIAMENTO Pela presente, (RAZÃO SOCIAL, CNPJ, ENDEREÇO COMPLETO COM CEP),

REPRESENTADA NESTE ATO PELO SR. (RESPONSÁVEL DA LICITANTE, ELENCADO NO CONTRATO SOCIAL OU DOCUMENTO EQUIVALENTE, PARA DESIGNAR PROCURADOR), nomeia seu bastante PROCURADOR O Sr.(NOME COMPLETO, DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO, CPF), residente e domiciliado (ENDEREÇO COMPLETO COM CEP), para representar a referida Empresa no procedimento licitatório ­ (NÚMERO DO PREGÃO) - podendo para tanto FORMULAR LANCES VERBAIS, FIRMAR DECLARAÇÕES DE VONTADE, MANIFESTAR INTERESSE DE RECORRER, RENUNCIAR, SUPRIR INCORREÇÕES FORMAIS, ASSINAR ATAS E CONTRATOS, ENFIM, DESEMPENHAR TODOS OS ATOS NECESSÁRIOS AO FIEL DESEMPENHO DO PRESENTE MANDATO.

LOCAL E DATA _______________________________________________________________

ASSINATURA E CARIMBO DO REPRESENTANTE LEGAL DA EMPRESA

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)

Page 33: Paraiba - Edital - Pr Rp 037 2013 - Helicóptero (Edital)

33

GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA SECRETARIA DA ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DA PARAÍBA

ANEXO VIII

DECLARAÇÃO DE IMPOSSIBILIDADE DE ATENDIMENTO Declaramos por meio do nosso representante legal adiante assinado, e sob as penas da lei, que os documentos habilitatórios abaixo listados exigidos no edital, não possuem equivalência em nosso país.

ITEM DO EDITAL DOCUMENTAÇÃO EXIGIDA NO EDITAL

Declaramos que estamos cientes não só da responsabilidade civil e criminal decorrente da inveracidade das informações acima prestadas, como também das sanções administrativas e penais a que estamos sujeitos no Brasil, caso o teor deste instrumento não seja condizente com a situação real.

Local, data e assinatura

Licitante: Endereço:

Nome do Representante Legal:

Print to PDF without this message by purchasing novaPDF (http://www.novapdf.com/)