para se ter eficiência - cemig diretamente os pequenos agricultores familiares da região do...

7

Upload: trinhdan

Post on 02-Dec-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

2 3

Para se ter eficiência energética é preciso ter inteligência

Desde 1998, por lei, toda distribuidora de energia precisa investir em ações que reduzam o desperdício de energia elétrica.Uma determinação que a Cemig cumpre com inovação e inteligência.

A preocupação da Cemig com a cultura da eficiência energética é muito anterior à legislação. Desde a década de 60, a Cemig investe sistematicamente em projetos e ações para promover a correta utilização da energia, adiando investimentos com novas obras e evitando mais impactos ao meio ambiente.

De 1998 até hoje, a Cemig investiu apro-ximadamente R$ 500 milhões em 159 projetos de eficiência energética. Atualmen-te gerencia oito projetos que vão reduzir a demanda em 133.000 kW. Para se ter uma ideia, é o mesmo que a produção de 33

usinas de Marmelos, a primeira hidrelétrica de Minas Gerais. Energia suficiente para atender a 132.000 mil residências.

O programa Energia Inteligente é a soma desses vários projetos. Cada um deles vol-tado para uma área específica, mas todos com um ponto em comum: ajudar a melhorar a vida de quem mais precisa.

São muitos os beneficiados – famílias de baixa renda, hospitais, entidades sem fins lucrativos, moradores do campo, institui-ções educacionais – e o personagem mais importante de toda essa história: o meio ambiente.

Conheça os projetos a seguir e veja como a Cemig vem ajudando a construir uma nova cultura de consumo, muito mais consciente e inteligente.

Conviver Rural – Jaíba

O projetoÉ um dos principais projetos que integram o programa Energia Inteligente. Foi criado para beneficiar diretamente os pequenos agricultores familiares da região do Jaíba, com a substi-tuição de sistemas de irrigação ultrapassados por outros mais eficientes – que economizam energia elétrica, água e mão de obra. Os sistemas de irrigação atuais de aspersão convencio-nal são trocados pelos de aspersão fixa automatizada, gotejamento e microaspersão. Tudo isso sem nenhum custo para os beneficiários.

Mas não é só isso: agentes treinados e contratados pela Cemig programam, durante o de-senvolvimento do projeto, treinamentos em eficiência da irrigação e dias de campo, oportu-nidade para os colonos conhecerem de perto o sucesso de outros já beneficiados. Também são promovidos encontros técnicos, para avaliação e discussão sobre os resultados obtidos na execução do projeto de eficiência energética na agricultura irrigada.

Benefícios• Aumento da taxa de utilização dos lotes agrícolas• Aumento da produtividade e renda do pequeno produtor• Desenvolvimento econômico e social dos pequenos produtores assentados no Projeto Jaíba• Economia em torno de 57% de energia elétrica e de 44,5% de água• Mais qualidade de vida

Vale a pena saberSerão 1.044 instalações desses sistemas, além de cinco estações meteorológicas automatizadas, que vão fornecer informações do clima e ajudar os agricultores a praticar o manejo de irrigação.

Grandes resultados para os pequenos produtores do Jaíba

4 5Conviver RMBH e Interior

Condições para participar do Projeto• Ser cliente regular da Cemig• Ter recebido a visita de um Agente Conviver• Consumir uma média mensal inferior a 90 kWh• Ter uma geladeira em condições precárias de funcionamento• Possuir quatro ou mais moradores na residência (para receber o chuveiro com recuperador de calor)

Benefícios• Possibilidade de redução do valor da conta de energia• Substituição de geladeiras, lâmpadas e chuveiros por novos, mais econômicos• Reforma de instalações elétricas e doação de padrões de medidores• Geração de empregos por meio de contratação de Agentes Conviver• Informações sobre acesso à Tarifa Social e isenção do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços)

Vale a pena saber • Até 2011, 300 mil famílias serão atendidas pelo Projeto Conviver, com investi-mento total de R$ 109 milhões.

• A Cemig se preocupa em dar um destino ambientalmente correto para as pe-ças recolhidas. Por isso, as geladeiras descartadas passam por um processo de reciclagem, no qual os componentes que oferecem risco ao meio ambiente são separados daqueles que podem ser reaproveitados e vendidos. O dinheiro da venda volta para o Projeto, financiando a organização de palestras.

O projetoCom o Projeto Conviver, a Cemig estreita seu relacionamento com as comunidades mineiras por meio de ações que preservam o meio ambiente e reduzem o consumo de energia elétrica, ajustando o valor da conta de energia à capacidade de pagamento das famílias.

Além de orientar as comunidades sobre o uso correto da energia, o Projeto prevê a substituição de lâmpadas, geladeiras e chuveiros de alto consumo por outros mais eficientes. Agentes ConviverOs Agentes Conviver são pessoas das próprias comunidades benefi-ciadas, contratadas pela Cemig e que recebem treinamento específico para orientar e tirar dúvidas sobre o uso correto e seguro da energia. São atribuições dos Agentes Conviver• Cadastramento de moradores para identificar o tipo de consumo de cada residência• Cadastro para possível substituição de equipamentos de alto consu-mo por outros mais eficientes• Identificação e encaminhamento de pedidos e reclamações• Orientação sobre consumo consciente através de dicas de economia

A Cemig cada vez mais próxima. O desperdício cada vez menor.

6 7Conviver Solar

O projetoAtravés da instalação de sistemas de aquecimento solar de água, a Cemig contribui para que famílias moradoras dos Con-juntos Habitacionais da Companhia de Habitação do Estado de Minas Gerais – Cohab-MG reduzam o consumo de energia, adequando o valor da conta à capacidade de pagamento.

Além disso, orienta as comunidades a utilizar a energia de maneira inteligente, o que diminui a inadimplência, contribui para a redução da demanda no horário de ponta e estimula a cidadania.

Ao todo, a Cemig implantará sistemas de aquecimento solar em 15 mil casas situadas em 240 Cohabs de Minas Gerais.

BenefíciosEssas 15 mil famílias podem economizar mais de 50% de energia com o novo equipamento, além de receber informa-ções valiosas sobre o uso de fontes energéticas alternativas. Vale a pena saberO chuveiro elétrico é um dos aparelhos que mais consome energia. Evite o seu uso no horário de pico, entre 17h e 22h.

O sol é fonte de energia. E de economia também.

Cemig nas Escolas

O projetoO Projeto Cemig nas Escolas visa educar e orientar professores e alunos sobre o uso eficiente da energia. As escolas recebem informações que são adaptadas para a realidade das turmas, de acordo com o estágio educacional em que os alunos se encontram.

PúblicoO Projeto, uma cooperação técnica entre a Cemig e as Secretarias de Educação, Sinep, Senai e Senac, atinge os alunos dos ensinos fundamental, médio e profissionalizante das redes públicas (federal, estadual e municipal) e particular de Minas Gerais.

Vale a pena saberAté 2011, o Projeto chegará a milhares de escolas, atingindo 9 mil professores treinados e, aproximadamente, 700 mil alunos. Com os conhecimentos adquiridos, esse público será capaz de gerar uma economia de até 19.400 MWh, em três anos. Espera-se também uma redução de demanda, no horário de ponta, próxima a 5.500kW.

Tudo na vida é aprendizado. Até saber usar a energia.

8 9

SOLAR HOSPITAL E ENTIDADE

O projetoO programa Energia Inteligente está presente em hospitais e entidades filantrópi-cas de todo o Estado, através do Projeto Solar Hospitais e Entidades, substituin-do chuveiros elétricos por sistemas de aquecimento solar de água.

Além de gerar uma economia no consumo estimada em 70%, o Projeto melhora a qualidade de vida dos pacientes, proporcionando banhos mais confortáveis.

O Projeto Solar Hospitais e Entidades traz benefícios para todo mundo – usuários, instituição e meio ambiente.

Benefícios• Otimização do uso da energia elétrica• Redução dos custos operacionais dos hospitais e entidades filantrópicas• Redução do consumo de energia elétrica nos banhos em horário de ponta Vale a pena saberQuando há uma demanda de água quente acima do previsto ou períodos chuvo-sos extensos, resistências elétricas são utilizadas para complementar o aqueci-mento. Timers são instalados para controlar essas resistências de aquecimento complementar, impedindo seu funcionamento no horário de ponta do sistema elétrico, sem interferir na comodidade do usuário.

Em um hospital, só quem não pode ter alta é a conta de luz.

O projetoCriado para atender às instituições hospitalares da rede pública dentro da área de concessão da Cemig, o Projeto prevê a substituição de aparelhos de esterilização, reduzindo o consumo de energia e o índice de infecções hospitalares.

ResultadosSerão instaladas 58 autoclaves de alto rendimento em 32 hospitais da rede pública, gerando mais segurança no processo de esterilização. Resultado que beneficia uma enorme parcela da população, proporcionando melhor atendimento e qualidade nos serviços oferecidos.

Vale a pena saberPara avaliar o impacto das mudanças, são efetuadas medições nos hospitais antes e um ano após a instalação das autoclaves.

Menos custos para os hospitais. Menos riscos para os pacientes.

AUTOCLAVES

10 11

ILUMINAÇÃO

O projetoTem como objetivo reduzir o consumo de energia de hospitais da rede pública, através da substituição de sistemas de iluminação obsoletos por outros mais eficientes de 32/16 W, lâmpadas fluorescentes compactas de 23 W e reatores eletrônicos. Dessa forma, os recursos economizados poderão ser utilizados na melhoria do atendimento à população.

ResultadosDezesseis hospitais da rede pública serão beneficiados com sistemas de alto rendimento, que possuem luminárias espelhadas, lâmpadas e reatores eletrônicos com selo Procel. A previsão é que a redução de energia seja de 35%.

Vale a pena saberO sistema de iluminação instalado é mais adequado para ambientes hospitalares, proporcionando melhor qualidade no trabalho dos médicos e mais conforto para os pacientes.

Em um hospital, as finanças também precisam ser saudáveis.

SOLAR ILPI

O projetoEsse Projeto objetiva melhorar a estrutura das Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) cadastradas no Serviço Voluntário de Assistência Social - Servas, e que se encontram com dificuldades fi-nanceiras, gerando, através da economia de energia elétrica, melhoria no fluxo de caixa e ganho para os usuários. Com o Solar ILPI, a Cemig promove a substituição de chuveiros elé-tricos por sistemas de aquecimento solar que podem gerar economia de aproximadamente 70% na conta de luz, além de banhos mais gostosos.

É a Cemig contribuindo para o conforto de quem tanto já fez por nós.

Resultados• 507 instituições mineiras beneficiadas com a implantação do sistema de aquecimento solar• Redução da demanda de energia elétrica no horário de ponta

Vale a pena saberComo as edificações que utilizam chuveiros elétricos não possuem rede hidráulica para água quente, a Cemig instalou as novas redes de distri-buição e misturadores para os usuários temperarem a água.

Respeito ao meio ambiente. Cuidado com a terceira idade.