pára-raios - tipo franklin.pdf

2
60 O pára-raios que normalmente é usado pela nossa firma, é o pára- raios do tipo Franklin. Este é colocado num tubo que depois é acoplado no topo da torre através da utilização de quilhas. Tendo a torre uma construção metálica de elevadas dimensões, torna-a num alvo de potenciais descargas eléctricas dos raios que possam surgir, a instalação do pára-raios é de extrema importância devido ao facto de não só proteger a torre, como também toda a área envolvente. O pára-raios do tipo Franklin, é constituído por quatro pontas de metal maciço, tendo a ponta central a altura de 0.25m e as três restantes pontas 0.15m, acoplados a uma haste de cobre com 0.08m de altura e que é ligada ao mastro central através de aparafusamento. 3.9. Pára-Raios Ilustração 1 PáraRaios tipo Franklin

Upload: eduardo-justino

Post on 02-Oct-2015

31 views

Category:

Documents


5 download

TRANSCRIPT

  • 60

    O pra-raios que normalmente usado pela nossa firma, o pra-raios do tipo Franklin. Este colocado num tubo que depois acoplado no topo da torre atravs da utilizao de quilhas.

    Tendo a torre uma construo metlica de elevadas dimenses, torna-a num alvo de potenciais descargas elctricas dos raios que possam surgir, a instalao do pra-raios de extrema importncia devido ao facto de no s proteger a torre, como tambm toda a rea envolvente.

    O pra-raios do tipo Franklin, constitudo por quatro pontas de metal macio, tendo a ponta central a altura de 0.25m e as trs restantes pontas 0.15m, acoplados a uma haste de cobre com 0.08m de altura e que ligada ao mastro central atravs de aparafusamento.

    3.9. Pra-Raios

    Ilustrao1PraRaiostipoFranklin

  • 61

    No caso da ocorrncia de uma descarga elctrica, esta redireccionada directamente para o solo.

    A trajectria da descarga elctrica conduzida atravs do uso de um cabo de cobre.

    Ilustrao2 Trajectriadadescargaelctrica

    Ilustrao3PraRaiostipoFranklin