para minha amiga raquel

32
Coisinhas Úteis para minha amiga que ama o Departamento Infantil Marcia Willemann Moraes Ferreira

Upload: marcia-willemann

Post on 20-Jul-2015

185 views

Category:

Education


1 download

TRANSCRIPT

Page 1: Para minha amiga Raquel

Coisinhas Úteis para minha

amiga que ama o

Departamento Infantil

Marcia Willemann Moraes Ferreira

Page 2: Para minha amiga Raquel

Minha amiga Raquel Dizem que não existem pessoas insubstituíveis, talvez seja verdade, mas pessoas inesquecíveis isso eu sei que existem, pois vai ser impossível esquecer você. M ulher que luta e conquista... Que sonha e realiza. Mulher que ama e é amada. Mãe admirável... Que pelos filhos fazem o possível e até o impossível quando é preciso. Esposa extraordinária... Que traz orgulho ao esposo que tanto ama. Dona de casa... Mulher de coragem, que a cada manhã descobre um jeito novo de vencer. Mulher que ora... E Deus responde. Amiga... De coração imenso, cheio do amor de Deus. Até aqui caminhamos juntas... Estivemos no deserto! Passamos por vales escuros... Mas também descansamos à sombra do

Onipotente. Dividimos lágrimas e sorrisos... As subidas e descidas foram realidades sempre presentes. Juntas, nos apoiamos nas lutas e conquistamos vitórias. E... Juntas, fomos abençoadas por Deus. Sentirei saudades de tudo o que vivemos... Momentos que ficarão para a vida toda... Mas... Chegou a hora de tomarmos direções diferentes... Que as experiências compartilhadas até aqui sejam a alavanca para alcançarmos a alegria de chegar ao destino projetado. O céu! O meu agradecimento a você que esteve sempre presente, mesmo não estando perto, que me quer bem e me apoiou nos bons e nos maus momentos. Partirei porque tenho uma missão a realizar, mas não irei sozinha, pois levo vocês dentro do meu coração e tenho certeza que as suas orações irão me acompanhar onde quer que eu esteja. Obrigada pela sua amizade!

Marcia

Page 3: Para minha amiga Raquel

Crescendo mediante a Palavra de Deus

A Palavra de Deus é imperativa para o crescimento. Por meio de sua Palavra é que Deus nos fala para guiar-nos em cada área da nossa vida. Deus usa sua Palavra para instruir, convencer, purificar e dar vitória. Instrua as crianças com a Palavra de Deus. Ensine as Crianças sobre a Palavra de Deus e como crescer por meio dela. A Bíblia, a palavra de Deus, é a fonte de nosso crescimento espiritual. Ensine a criança que a Bíblia é:

A base de sua fé (Rm 10.17)

Proveitosa para ensinar, repreender, corrigir e educar (2 Tm 3.16,17)

Lâmpada e luz para ajuda-la a andar de modo agradável ao Senhor (Sl 119;105)

Uma das armas contra as tentações de Satanás que quer fazê-la pecar (Sl 119.11, Ef 6.16,17)”

A criança pode aprender pela palavra de Deus de varias maneiras

Ouvindo – nos cultos, na escola dominical;

Lendo – Deus, o Espírito Santo fala com a criança enquanto ela lê;

Estudando – até uma criança pode estudar a Bíblia

Meditando – a criança deve reservar tempo para pensar sobre o que lê e ouve;

Memorizando – encoraje as crianças a aprenderem versículos específicos que lhe serão uteis;

Praticando – aplicar a Palavra de Deus produz mudança. Ao usá-la no dia-a-dia a criança ganhará segurança, consolo e encorajamento: aprenderá a se afastar do pecado, amar os outros, ser grato, dar testemunho, obedecer e orar;

Compartilhar – aprender versículos de salvação ajuda a criança a contar aos outros sobre o Senhor Jesus.

Ajude a criança a conseguir tempo para um período tranquilo

O período Devocional é um tempo especial, separado para uma conversa diária com Deus. É um tempo que Deus fala conosco por meio de Sua Palavra e falamos com Ele em oração. “ensinando as Crianças a terem um Período tranquilo pg 1452, ajudando as Crianças a crescer pg 1486” Explique a criança como planejar um Período Devocional proveitoso. Ela deve:

Marcar um horário definido;

Arranjar um lugar quieto, livre de interrupções, um lugar em que possa concentrar-se em Deus e na Sua Palavra;

Deixar papel e lápis a mão para escrever alguma coisa especial que aprenda na Bíblia;

Ter a atitude certa de coração, esperando tranquilamente que Deus lhe ensine algo novo.

Guie a criança na sua leitura bíblica. Sugira passagens específicas. Ajude-a a estabelecer alvos realistas: ler alguns versículos diariamente será mais fácil que tentar a leitura de um capitulo ou mais.

Page 4: Para minha amiga Raquel

Dê a ela um “Guia do Período Devocional” como o que se segue, algo que sirva de referencia durante este período.

Guia Para o Período Devocional

Ore: Peça a Deus que a ajude você a compreender o que está lendo.

Ore para que Ele fale com você por meio da sua Palavra

Leia: Vários versículos da Bíblia

Pense: O que o versículo diz? O que significa? O que Deus está dizendo pra mim?

Há uma promessa a receber? Há um mandamento a obedecer? Há algo que Deus quer que eu saiba?

Escreva: Copie o versículo ou parte dele que seja especial para você ou

aquele que mais gostou; Tente lembrar-se durante o dia o que o versículo diz, deixe Deus usá-lo para ajudar você; Memorize o versículo muito especial.

Ore: Confesse seus pecados;

Louve a Deus por Ele ser quem é; Agradeça a Deus pelo que Ele fez e pelo que você aprendeu na leitura bíblica; Ore por outros e por você.

Se possível faça um “Manual do Período Devocional” para a criança.

1. Corte três folhas de papel sulfite pela metade e faça seis paginas de 22 x 14cm.

2. Na primeira pagina escreva: “Manual do Período Devocional” e coloque o nome da criança. A segunda pagina será o Guia do Período Devocional acima. As duas páginas seguintes devem ter o titulo “Meus Versículos Favoritos” e as duas ultimas “Meus Pedidos de Oração e as Respostas de Deus”

3. Grampeie as folhas de papel ao longo do lado esquerdo para fazer um caderno.

4. Quando a criança tiver preenchido o seu folheto, dê um novo a ela.

Page 5: Para minha amiga Raquel

Ajude a criança a memorizar a Palavra de Deus Deus dá grande importância a memorização de sua Palavra (Dt 11.18a; Sl 40.8, 119.11; 2 Tm 3.15,16) Ensine a criança como pode sozinha memorizar as Escrituras. Por exemplo:

1. Leia o versículo inteiro varias vezes e pense no que ele diz; 2. Repita o versículo em alta voz varias vezes; 3. Escreva o versículo num cartão para guardar no bolso; 4. Aprenda o versículo dividindo-o em partes; 5. Recapitule o versículo varias vezes durante o dia; 6. Faça o que o versículo diz; 7. Use o versículo quando for falar com alguém ou quando der testemunho.

Demonstre como memorizar um versículo; depois dê a criança uma cópia dos sete passos acima, com sugestões de versículos para memorizar. Para ensinar com eficácia, você precisa usar a sua própria experiência. Você lê a Palavra de Deus todos os dias? Você memoriza versículos bíblicos? Caso contrário, vai começar hoje para que Deus possa usar você para ajudar as crianças a crescerem mais?

20 Passagens Bíblicas sobre crianças

1. Deus ouve o grito da criança que chora. Isaac desmamado brinca (Gn 21.8-

12); 2. Deus defende a vida da criança, Abraão leva o filho para sacrificar (Javé

providenciará) (Gn 22.1-19); 3. As parteiras salvam crianças hebréias. Exclusão/proteção (Ex 1.15-22); 4. Vocação de Samuel - Criança escolhida por Deus (1 Sm 3.1-11); 5. O profeta Elias é instrumento em favor da vida. O filho da viúva ressuscita

(1 Rs 17.17-24); 6. O profeta Eliseu ressuscita a criança (2 Rs 4.32-37); 7. Criança ocultada não é sacrificada (2 Rs 6.24-30); 8. Sacrifício de crianças no mundo da escravidão. (Ne 5.1-6); 9. No Reino messiânico, vida para as crianças (Is 65.19-25); 10. Ternura de Deus Pai com uma criança. (Os 11.1-4); 11. Crianças alegram as praças das cidades. (Zc 8.40-42); 12. Violência de Herodes contra as crianças. (Mt 2.13-18); 13. Jesus ressuscita uma menina "Talita Cumi" (Mc 5.21-24; 35-43 e Lc 8.40-

42); 14. Jesus liberta uma criança. (Mc 9. 20-27, 42); 15. As crianças e o Reino. (Mc 10.13-16); 16. Criança abre mão de sua merenda. (Jo 6.3-11); 17. Criança, prioridade no Reino. (Mt 18.1-5); 18. Cura de uma criança ao longe. (Mc 7.24-30); 19. Jesus também foi criança. (Lc 2.39-40); 20. Luta do dragão contra a criança. (Ap 12.1-6);

Page 6: Para minha amiga Raquel

Lendo a Bíblia

Bíblia - Uma história de amor A Bíblia é a maior história de amor já contada. É a história de alguém que nos amou tanto, que entregou a sua vida por nós. Mas ainda existem muitos que não conhecem esta história e há outros que a conhecem, mas esquecem do que ela nos conta, não dando importância as maravilhas que nela contém. A Bíblia contém as boas novas do amor de Deus e a sua oferta de salvação a todos que recebem Jesus (Jo 3:16). Ela é a carta do amor de Deus ao mundo. É como na história de um casal de namorados que estavam separados por uma longa distância. Um dia a moça recebeu uma carta de seu namorado à quem ela amava muito. Na carta ele a pedia em casamento. Mas como ele ficaria muito triste se ela recusasse seu pedido, pediu-lhe que ela só escrevesse de volta se a resposta fosse SIM. Deste modo ele só receberia uma carta se ela quisesse se casar com ele. Como ela o amava muito, sua resposta foi imediata. Quando ela terminou de escrever dizendo que aceitava se casar, pediu para seu irmão mais novo colocar a carta no correio, pois estava chovendo muito e ela precisava sair. Mas apesar dela ter escrito para ele dizendo que queria se casar, nunca mais ouviu falar dele. Anos mais tarde ela soube a razão, pois encontrou a carta que tinha escrito, no bolso de um casaco velho que pertencera a seu irmão e que estava jogado no fundo de um baú de roupas velhas. Seu irmão não havia sido cruel com ela, apenas havia esquecido de colocar aquela importante carta no correio. Deus tem colocado esta importante carta de amor em nossas mãos. Quando negligenciamos compartilhar essa mensagem de salvação, é como se estivéssemos carregando uma carta de amor que pertence a outra pessoa, mas que continua em nossas mãos e nos não a entregamos. Não basta ler a bíblia, temos que anunciá-la a outras pessoas para que conheçam e sintam o amor de Deus.

A Bíblia contém tudo que precisamos:

Se estamos com fome, ela é Alimento - 1Co 3:3; Hb 5:12,13; Dt 8:3

Se estamos com sede, ela é Água - Ef 5:26; Jo:5:5; Is 55:10;

Se estamos em trevas, ela é a Luz - Sl 119:105;

Se estamos perdidos, ela é o Mapa - Jo 4:16;

Se estamos em guerra, ela é a Espada - Ef 6:17; Heb 4:12;

Se o obstáculo é grande, ela é o Martelo - Jr 23:29;

Se queremos produzir bons frutos, ela é a Semente - Lc 8:11; A Bíblia é como um Espelho, ao olharmos para um espelho ele nos mostra se nosso rosto está sujo. A Bíblia também é assim, ela nos ajuda a ver se há algum pecado em nós. E quando enxergamos nosso pecado podemos deixar de cometê-lo. Todo cristão precisa ler, meditar, guardar e anunciar a Palavra de Deus obedecendo o Ide de Jesus: Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura. Mc 16:15. "Eu quero fazer valer, Tua Palavra em mim, pra que o doente tenha onde se curar. Eu quero fazer valer, Tua Palavra em mim, pra que o mundo saiba que tu és Senhor! Tu és Senhor!"

Page 7: Para minha amiga Raquel

CONVERSANDO COM DEUS “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á. Ou qual dentre vós é o homem que, se porventura o filho lhe pedir pão, lhe dará pedra? Ou, se lhe pedir um peixe, lhe dará uma cobra? Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas cousas aos que lhe pedirem?” (Mateus 7.7-11) Adoração

Confissão Agradecimento

Súplica Essas palavras podem ser usadas para ensinar as crianças quatro aspectos da oração. Comece dizendo que... Orar é conversar com Deus, Seu Pai Celestial. Ao ler a Bíblia, a carta de amor de Deus para você, é Ele quem fala. Mas, Deus quer que você também converse com Ele.

Quatro assuntos para você conversar com Deus: Adoração Adoração é o grande amor e respeito que você tem por Deus. Ele merece sua afeição porque é santo “perfeito sob todos os aspectos e foi Ele quem fez todas as coisas – inclusive você”. (Sl 95.1-16). Você adora a Deus ao se alegrar com tudo o que Ele é e ao dizer a Ele como é maravilhoso. Você pode dizer: “Deus, o Senhor é o Criador maravilhoso. Eu O amo por ser Todo-Poderoso”. Passe algum tempo adorando a Deus. Confissão A segunda palavra vai ajudar você a lembrar-se de confessar o seu pecado a Deus. Se permanecer no pecado e não falar sobre ele com Deus. Ele não vai ouvir a sua oração. (Sl 66.18). Confessar é mencionar o seu pecado e reconhecer que agiu mal (1 Jo 1.9). Diga a Deus: “Confesso que agi errado quando (cite o pecado)”. Ele promete perdoá-lo quando você confessar o seu pecado. Sempre que perceber que agiu erradamente, converse com Deus sobre isso. Agradecimento Agradeça e diga a Deus que aprecia o que possui, quem você é e quem Ele lhe deu (Fp 4.6). Diga: “Obrigado, Deus, por minha família. Obrigado pelo alimento que como. Obrigado por me fazer como sou. E, acima de tudo, obrigado por enviar Jesus para pagar pelo meu pecado na cruz”. Agradecer a Deus deve ser parte do seu tempo com Ele. Súplica Não deixe de incluir a súplica quando conversar com Deus. Suplicar significa pedir de maneira humilde. Deus quer que você converse com Ele sobre as necessidades de outras pessoas (Ef 6.18). Ore pela sua família e amigos quando estiver doente ou sofrendo. Ore para que seus amigos não salvos aceitem Jesus como Salvador e se tornem membros da família de Deus. Seus amigos salvos precisam que você peça a Deus para ajuda-los a viver para Ele todos os dias. Deus quer também que você apresente a Ele as suas necessidades e desejos (Jo 15.6).

Page 8: Para minha amiga Raquel

Quando tiver o seu momento devocional com Deus cada dia, leia a Bíblia, permitindo que Deus fale com você. Pense depois nas palavras Adoração, Confissão, Agradecimento e Súplica para lembrar do que conversar com Ele.

A ORAÇÃO POR MEIO DA MÃO

Um lembrete útil sobre por quem orar

Paulo nos ensina a continuar “perseverantes na oração” (Rm 12.12). Ajude as crianças desde pequeninas a fazerem da oração uma parte importante da sua vida diária. Ao ensinar uma criança sobre oração, use sua mão como recurso visual. Cada dedo deve ser um lembrete das pessoas por quem ela deve orar.

Page 9: Para minha amiga Raquel

10 Formas de Fazer as Crianças Orarem Dawn Marie Barhyte

♥ Ser um exemplo vivo! Visto que as crianças aprendem a partir daquilo que vêem em seu ambiente, o elemento fundamental para ensinar crianças menores a orar é sermos pessoas de oração. ♥ Estar onde a criança está! Usar linguagem apropriada e do dia a dia com elas, e ver que as orações sejam breves, simples, sinceras e diretas. Assegure-se de orar a respeito de fatos do dia a dia a fim de que cada criança possa compreender. Por exemplo: toda vez que ouvir as sirenes do carro de bombeiros, pare! Profira uma oração em voz alta. Faça-a com as crianças. ♥ Faça da oração a prioridade! Defina uma hora e lugar acolhedor e amoroso para ajudar as crianças a aceitarem a Deus. Prepare um lugar aconchegante de oração para ser usado antes do início do programa. Você pode incluir uma Bíblia para crianças, almofadas macias, música suave e relaxante como também livros sobre a oração e apropriados à faixa etária. ♥ Torne a oração uma rotina! As crianças apreciam a rotina e assim esta deve ser incorporada sempre que possível. Por exemplo, comece o dia com uma oração cumprimentando a Deus: “Pai celestial, ouça a minha oração. Que eu esteja sob o Seu amor e cuidado. Sê meu guia em tudo o que eu fizer hoje. Abençoe aqueles que me amam e a todas as crianças também”. Se durante a programação as crianças forem comer algo, profira esta linda oração: “Obrigado Senhor Deus por este mundo tão belo. Obrigado pelo alimento que comemos. Obrigado pelas aves que cantam. Obrigado por tudo, Deus. Amém”. ♥ Pratique as orações de improviso! Quando a criança o procura com uma preocupação ou problema, pare e faça uma oração com ela. Peça a direção de Deus. Por exemplo, você pode dizer: “Querido Deus, por favor, ajuda o José a ser melhor. Ajuda-o a partilhar seus brinquedos especiais com seu amigo João”. Por meio de nosso apoio podemos instilar a idéia de que podemos conversar com Deus, a qualquer ora e de que Ele sempre irá ouvir. ♥ Use orações diferentes! Como adultos usamos orações de agradecimento, de adoração, de petição e de louvor. Agradecemos a Deus pela melhor parte de nosso dia e sempre que algo bom acontece – não importa o quão pequeno – dedicamos um minuto para mostrar gratidão. Devemos ensinar isso às crianças. Muitas vezes agradecemos a Deus por Suas bênçãos; devemos incentivar aqueles que estão aos nossos cuidados a fazerem o mesmo. ♥ Incorpore atividades práticas sempre que possível! É boa prática planejar formas de permitir às crianças se movimentarem, ver ou tocarem como parte da lição. Crie uma colagem de “Obrigado, Deus” em sua classe e desenhe ou escreva suas orações. Elas podem também mostrar ou dizer como Deus respondeu a cada um. Para as crianças muito pequenas, alguém pode escrever por elas. ♥ A cada momento dirija a atenção das crianças para a Criação de Deus! Dê apoio ao senso natural de admiração e temor daqueles que estão sob sua responsabilidade. Agradeça a Deus, espontaneamente, ao ver um arco-íris depois de uma tempestade, ou as flores da primavera. Diga: “Vejam o que Deus fez para nós!” ♥ Convide as crianças a orarem por motivos específicos! Troquem idéias com as crianças e falem a respeito de situações e de pessoas por quem orar. Torne suas orações significativas ao orar especificamente por crianças da sala, pelas vítimas de alguma catástrofe local ou em outra região. ♥ Celebre a oração de cada criança! Alimente a auto-estima e elogie a oração proferida pela criança. “Muito bem, você fez uma oração muito bonita!” “Obrigado, (nome da criança). Deus fica feliz quando nos dirigimos a Ele”.

Page 10: Para minha amiga Raquel

ENSINAR NÃO FOI UM PEDIDO FOI UMA ORDEM! (MT 28.19-20)

JESUS NÃO DISSE: SE VOCE QUISER, SE LEVAR JEITO, SE TIVER TEMPO, SE GOSTAR… A ultima ordem de Jesus deveria ser nossa primeira ocupação. O „ide‟ é para todos. E toda criatura, inclui as crianças. (marcos 16.15) Nem todos serão professores de escolinha, mas todos tem que evangelizar e mais cedo ou mais tarde haverá crianças no seu caminho esperando para ouvir sobre o amor de Deus…

Jesus e as Crianças Jesus não veio a terra na idade adulta. Ele entrou em nosso mundo como criança, em Belém (Lc 2.7). Jesus sabe o que é ser criança. Quando o autor do livro de Hebreus nos lembrou que "não temos sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, antes foi ele tentado (provado) em todas as cousas, à nossa semelhança, mas sem pecado" (Hb 4.15), estava incluindo as crianças. O Senhor sabe e se importa com os temores, necessidades, expectativas e desejos das crianças. Os evangelhos mostram que Jesus gostava das

crianças. Ele as encontrava em toda parte em suas viagens: Elas ouviam Seus ensinamentos e viam Seus milagres. Procuravam - e recebiam - a Sua atenção (Mc 10.13-16). Em todos os relatos do Evangelho, a reação do Senhor a elas era de aceitação e amor. Um olhar para as atitudes de Jesus durante esses encontros pode ajudar-nos a aprender como nos relacionar com as crianças em nossa vida. Para tirar o máximo proveito do exemplo do Senhor, leia as passagens que mostram Jesus em ação e tome tempo para meditar em cada ponto.

Jesus respeitava as crianças (Mt 18.10);

Ele reservava tempo para dar atenção aos meninos e meninas e usou o

comportamento deles para ilustrar seus ensinos (Mt 7.9-11; Lc 7.32; 11.7);

O Senhor se identificou com as crianças (Mt 18.5; Mc 9.37);

Jesus passou tempo com as crianças (Mc 10.40);

Ele as abençoou (Mc 10.16);

Ele as alimentou (Mt 14.21);

Ele as curou (Mt 17.14-21; Mc 5.22-24; 35.43; Jo 4.46-54);

Ele permitiu que elas O ajudassem (Jo 6.9-11);

Ele recebeu com agrado os louvores das crianças, afirmando serem valiosos

aos olhos de Deus (Mt 21.15,16);

Jesus ensinou a fé simples das crianças e aconselhou os adultos a imitá-las

(Mt 18.3-4);

O Senhor se preocupou com o bem-estar espiritual delas e veio prover a

sua Salvação (Mt 18.2,10-14);

Ele quer que compartilhemos as Suas Boas Novas com elas (Mc 16.15)

Page 11: Para minha amiga Raquel

Criatividade para contar Histórias:

Quando estiver contando a história, não se esqueça que o entendimento da criança ainda está a nível de concreto, elas ainda não pensam de forma abstrata. Para que a fixação aconteça o professor deve narrar a história da forma mais simples possível, utilizando material didático apropriado para o assunto. A criança necessita do concreto, e é justamente por isso que o uso do material visual é fundamental, pois através dele as crianças são capazes de ver e entender os conceitos abstratos do Evangelho.

Explore a audição: Fale, cante, bata palmas, faça ruídos conforme o momento e a atividade que estiver sendo desenvolvida.

Explore a visão: Use gravuras, objetos, letreiros, expressões corporais e faciais.

Explore o olfato: Ofereça coisas que podem ser cheiradas e se encaixe no assunto que esta sendo falado.

Explore o paladar: Ofereça coisas para comer ou apenas provar, como por exemplo, um pouquinho de mel na ponta de uma colher para ensinar que a Palavra de Deus é mais doce que o mel.

Explore o tato: Use objetos de diferentes superfícies e formas que se encaixem no contexto da aula.

Algumas Ideias Criativas para contar Histórias:

Homem da mão ressequida (Mt 12:9-13):

Usar luvas cirúrgicas para simbolizar o homem que tinha a mão ressequida. Mostrar a luva vazia representando o homem antes da cura. E encher a luva para demonstrar a cura realizada por Jesus. É interessante dar uma luva para cada criança.

Pragas do Egito – Rãs, Gafanhotos (Ex 8:6, 10:14):

Utilizar desenhos de sapos coloridos e espalhar por toda a sala. Depois que contar a história pedir que eles procurem os sapinhos. Quem achar primeiro ganha um prêmio. Ainda podem-se utilizar vários insetos de borracha.

Maná (Ex 16:31):

Levar pão e mel ou pão de mel para as crianças verificarem como era gostoso o alimento que Deus mandou do céu para o seu povo. Para representar as codornizes pode levar salgadinho de frango (tipo fandangos ou batata frita com sabor).

Povo no deserto – Águas amargas e doces (Ex 15:23-25):

Para representar a água amarga se tornando doce, pode levar água tônica sem gás (vai ficar com um gosto ruim), e dar um copinho de café com essa água para cada criança tomar. É interessante que todas as crianças tomem essa água de uma vez, para verem o gosto ruim que a água tinha. Em seguida, dar água mineral para elas beberem e perceberem o milagre feito por Deus para seu povo.

Page 12: Para minha amiga Raquel

Histórias Criativas: Vencendo os medos com Jesus

Sugestões de versículos Bíblicos Salmos 119.114 Tu és o meu refúgio e o meu escudo; espero na tua palavra. Salmos 91.5 Não temerás espanto noturno, nem seta que voe de dia, Is 12.2 Eis que Deus é a minha salvação; eu confiarei e não temerei porque o SENHOR

JEOVÁ é a minha força e o meu cântico e se tornou a minha salvação. Mt 17.7 E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes e disse: Levantai-vos e não tenhais medo. Objetivo: Ajudar a criança a vencer seus medos e pesadelos. Técnica: * Origami / Dobradura (“O Origami estimula e melhora a capacidade de concentração, desenvolve a coordenação motora fina, melhora a destreza manual e a paciência, reduz o estresse, melhora a visão espacial, auxilia na área de geometria e outras” Material Necessário: Folhas de papel sulfite e lápis para colorir. Reflexão: Ensine seus alunos a pedir a ajuda do Senhor Jesus para repreender todo o medo e pesadelo. Ajude-os a se fortalecer na palavra de Deus e com oração familiar.

“O Medo do Menino Neco” Orientações Didáticas para a Contação da História:

Vá contando a história e construindo o barco simultaneamente. Exemplo: Ao falar a primeira frase da história : “Era uma vez um menino chamado Neco” faça a primeira dobra no papel para a construção do barco, conforme a figura. Desta forma o barco vai aparecendo.

LEMBRE-SE: não conte para seus alunos qual é o medo do personagem Neco. Aos poucos o barco vai sendo montado e as crianças vão descobrir juntas qual é o medo do menino Neco. Ao final da construção do barco o mesmo será utilizado como fantoche, por isto é importante que o barco não seja muito grande nem muito pequeno.

É interessante que as crianças façam junto com você as dobraduras. Distribua folhas e procure acompanhar o ritmo da turma ao explicar os passos do origami. Ensine que uns devem esperar pelos outros para finalmente poder continuar a história. Enquanto espera todo o grupo dobrar e ajuda os que sentirem dificuldade, incentive a curiosidade daqueles que são mais adiantados ao perguntar: “e adivinha o que aconteceu?”. Assim você ganha tempo, estimula a criatividade e o grupo permanece atento na mesma atividade!

Era uma vez um menino chamado Neco.(Figura número1.Dobra número1) Ele morava em uma casa que ficava na frente de um lago.(Fazer a dobra número 2 que simula o desenho de uma casa. Lembre-se de mostrar lentamente como cada dobra deve ser feita antes de prosseguir.). E Neco tinha um medo muito grande! (Dobra 3 e 4- Nesta dobra o papel fica como um chapéu de soldado, você pode dizer que Neco escondia o rosto no chapéu de tanto medo). (Pergunte para as crianças quais os medos delas? Incentive a participação durante a história! Exemplo: alguém tem medo? Medo do que? O que é ter medo? E após esta pequena reflexão você pode retornar para a história com a frase abaixo:) Então...era isto que Neco sentia. Muito medo. (Dobra 5) Ele não podia abrir a janela do seu quarto e olhar para o lago. (Dobra 6)

Page 13: Para minha amiga Raquel

Ele tremia! (Fazer dobra 7) (Para crianças pequenas é bem divertido ir incentivando elas a contribuírem fazendo os efeitos sonoros e especiais da história. Pergunte como é tremer de medo. Elas irão contribuir muito na hora de contar a história) . Mas afinal do que Neco tinha medo? Quem é que sabe? (Ao perguntar isto balance o barco nas mãos ajudando-as a descobrir). Isto mesmo! Ele tinha medo de andar de barco. Sempre que ele via um barco, ele ia dormir com medo, pois se imaginava dentro do barco. Um dia ele dormiu com muito medo e de repente (Faça uma pausa na voz para recortar a ponta superior interna do barco e colocar ali seu dedo. Assim seu dedo irá representar o personagem Neco. E incentive todas as crianças a repetirem esta ação. Para instruções veja desenho 2 da FIGURA 2)... de repente... ele estava dentro do barco. E o barquinho ia pra lá e pra cá! (Balance bastante o barco e lembre de fazer uma expressão de medo no rosto). E o barquinho de tanto balançar bateu numa pedra e quebrou um pedaço! (Pergunte para eles como é o som do barco quebrando? E como é que o Neco treme de Medo quando imagina o barco quebrando? E assim faça o terceiro recorte manual conforme o desenho 3 da Figura 2 e ajude os alunos a fazerem também o recorte). E o Neco continuou com medo, e o barco quebrado balançou e quebrou de novo!( Recorte 4! Peça novamente para ouvir o som do barco quebrando. Coloque emoção na história! Geralmente as crianças ficam agitadas, pois é um momento em que se identificam com o medo do personagem.Algumas até pulam de ansiedade). E aí o barco começou a encher de água. E o Neco ficou todo molhado e deu um grito! (Alguns irão gritar junto com o personagem. Então comece a diminuir a intensidade emocional da história. Diminua seu tom de voz para que os alunos possam ficar e atentos e começar a se acalmar. Vá abrindo com calma a dobradura conforme o desenho número 5). Foi aí que ele viu que era tudo um sonho! E que o pijama dele estava todo molhado pois ele havia feito xixi na cama. (Mostre a camiseta que se formou. Este final geralmente atrai sorrisos e assim como o grito ajudam a liberar nas crianças a tensão que o enfrentamento do medo proporcionou. Finalize a história: ). A mamãe do Neco ouviu o grito dele e veio correndo para ajudá-lo. Ele contou que teve um pesadelo e por causa do medo fez até xixi na cama. Ela o abraçou bem forte e perguntou: Você orou para Jesus ajudá-lo a não ter esse medo exagerado? E na mesma hora a mamãe do Neco ensinou ele a orar para Jesus tirar o medo que havia no seu coração. E ele nunca mais teve medo de andar de barco. (Fim!) Encerre a história conversando com seus alunos sobre os medos e pesadelos deles. Mesmo as crianças menores são aterrorizadas pela própria imaginação ou pela perseguição espiritual que já sofrem. Reúna sua turminha em um grande círculo e façam de mãos dadas uma oração especial para Jesus sondar o coração de cada aluno seu e ajudá-los dando coragem e força para vencer os medos. Que eles possam entender que JESUS nos protege, nos ama, e que é nosso refúgio e força. Após a oração, é interessante pintar a camiseta do Neco ou escrever versículos bíblicos nele para colar na sala de aula. Esta atividade irá encerrar a aula. Obs: se souber alguma música sobre medo que possa enriquecer a sua aula não esqueça de utilizar.

Page 14: Para minha amiga Raquel

CONSTRUINDO O BARCO: Figura 1

Na continuação da História após o barco ficar pronto.Utilize a ilustração abaixo: Figura 2

Page 15: Para minha amiga Raquel

MEDO INFANTIL: COMO VENCER ESSE VILÃO? “...crianças muito punidas pelos pais tendem a ser ansiosas, agressivas, medrosas, têm mais e piores pesadelos... ...VENÇA O MEDO -Se você detectou que sua criança evidencia o medo tome algumas providências, objetivando ajudá-la a vencer: Não menospreze a emoção da criança dizendo: "Isso não é nada, logo vai passar"...” Conclusão Procure contar a história do menino Neco de maneira que seus alunos sintam-se parte da mesma. É muito interessante quando as crianças participam ativamente durante as histórias. Se você possui dificuldades de lidar com a espontaneidade das crianças ou sente medo de não conseguir improvisar e contornar situações não planejadas, aproveite que o tema desta aula é sobre medo e ore também para que o Senhor Jesus lhe ajude. Você é mestre mas também é humano. E o medo é um sentimento humanizador, pois possibilita ao professor pensar nos seus limites e dificuldades. Não desista. Enfrente seus medos. Lembre-se que você é mais do que vencedor!

Profª Glaucia Elisa de Paula Mizuki

Page 16: Para minha amiga Raquel

AS LUVAS DE OURO Obs: Contar a história, usando um par de luvas. Escrever em cada dedo uma das seguintes palavras: FAÇA AOS OUTROS O QUE QUER QUE ELES FAÇAM A VOCÊ. Esta história pode também ser dramatizada, e apresentada no encerramento da Escola Dominical, como parte da homenagem às mães). Márcia estava sentada perto da janela. Olhava a chuva que caía sem parar. Sua tia Helena costurava em uma mesa, bem perto dela. - Ah, tia Helena, eu gostaria tanto de ser uma fada, ou ter um anel mágico ou qualquer outra coisa mágica! - disse Márcia. - Assim poderia resolver uma porção de coisas num instante! Poderia até fazer essa chuva chover de uma vez! - Calma, Márcia! Estamos no tempo das chuvas, e precisamos dela! Enquanto esperamos a chuva passar, vamos pensar no presente da Mamãe? O dia das Mães está chegando e ainda não fizemos nada para ela! - Eu não consegui pensar em nada, tia Helena! Todos os presentes custam muito dinheiro, e minha mesada mal dá para o lanche na escola. Taí, se eu fosse uma fada, ou tivesse um anel mágico, poderia fazer um presente para a mamãe num instante! Vê como faz falta alguma coisa mágica? - Pois eu tenho uma coisa mágica para você dar à sua mãe, e à todas as pessoas com quem você convive. É um par de luvas. Só que são luvas mágicas! - Luvas mágicas? Que genial! Deixe-me ver essas luvas agora mesmo, titia! - Pois não, diz tia Helena, indo até o armário e apanhando o par de luvas. - Aqui estão elas, Márcia. A palavra mágica para que elas funcionem é "FAÇA AOS OUTROS O QUE QUER QUE ELES FAÇAM A VOCÊ". - Eu já ouvi isso em algum lugar! Deve ter sido na Escola Dominical! - Acho que sim. Mas como lhe disse, estas luvas são mágicas. Se não forem usadas direitinho, elas caem sózinhas da nossa mão! - Posso colocá-las, titia? Assim faço um teste antes de dá-las de presente para mamãe. Preciso aprender a usá-las para saber se funcionam mesmo, não é? Tia Helena ajudou Márcia a calçar as luvas mágicas. Cada dedo que ia calçando, tinha um significado: "FAÇA AOS OUTROS O QUE QUER QUE ELES FAÇAM A VOCÊ. 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Enquanto as duas pensavam no presente para a mamãe, a chuva parou. Márcia saiu correndo para a rua. Ia brincar com a Luiza. - Não posso esquecer das minhas luvas mágicas, pensava Márcia. Preciso estar certa de que posso oferecê-las à mamãe no dia das Mães. Assim que Márcia chegou perto do portão ouviu um lamento: -Miau, miau, miau! Olhou para baixo e viu um gatinho. Alguém, por maldade, tinha amarrado uma lata na cauda do gatinho. O cordão estavava muito apertado, e o pobrezinho não podia sair do lugar. Márcia pensou: - Se eu estivesse amarrada, gostaria que alguém me soltasse, e assim ela soltou o gatinho, desamarrando o cordão que o maltratava. Livre, o gatinho rosnou e brincou se enroscando nas pernas de Márcia. Depois disso, Márcia foi brincar com Luiza, uma amiguinha. O nenê estava dormindo na sala, e elas tiveram que ir brincar no quintal. Enquanto carregava os brinquedos, Márcia percebeu que a avó de Luiza estava sentindo falta de alguma coisa. - O que a vovó está procurando? - perguntou Márcia.

Page 17: Para minha amiga Raquel

- Com certeza são os óculos. Ela sempre perde os óculos! - respondeu Luiza correndo em direção ao quintal. Márcia pensou: - Se eu não enxergasse bem e perdesse meus óculos, ficaria contente se alguém os procurassem para mim. E num abrir e fechar de olhos, Márcia achou os óculos na cesta de costura, e os entregou à vovó. -Como você é atenciosa, menina! - disse a vovó. - Muito obrigada! Estava quase na hora do almoço. Márcia foi para casa. Depois que a família terminou de almoçar ela escutou sua mãe dizer: - Eu gostaria de ir à reunião das senhoras hoje à tarde. Mas tenho tanto trabalho hoje pela frente que vou chegar tão atrasada que é melhor nem tentar ir. Márcia pensou: - Se eu quisesse ir a algum lugar, ficaria muito alegre com alguém que pudesse me ajudar a adiantar o serviço. E Márcia disse à sua mãe: - Mamãe, eu te ajudo com as tarefas. E se a gente não terminar antes do horário da sua reunião na Igreja, pode ir tranquila que eu fico aqui e termino o serviço que eu puder fazer. Pode ir sossegada para a sua reunião. Tia Helena sorriu e disse: - Não tenha medo de molhar as suas luvas mágicas, Márcia. Elas não se estragam com água e sabão! São muito resistentes! Durante todo o dia, Márcia tentou acostumar-se com as suas luvas mágicas. Uma vez elas caíram no chão, quando Márcia deu um ponta-pé no livro de histórias que Joãozinho deixara bem no meio da sala. Mas ela logo calçou as luvas novamente, e guardou o livro no lugar certo. O pai da Márcia chegou do trabalho muito cansado naquele dia. Quando Márcia se ofereceu para lhe servir um café, ele disse: - Como você adivinhou que eu estou com vontade de tomar um cafezinho? Preciso relaxar um pouco, preciso descansar alguns minutos. Você virou mágica, menina? Mamãe chegando da reunião e vendo a mesa posta para o jantar, ficou surpresa e disse: - Alguma coisa está mudando nesta casa! Será que alguém está fazendo alguma mágica para mudar as pessoas aqui? - Eu estou fazendo algumas mágicas, sim! - disse Márcia. - Tia Helena me ensinou. É o presente que vou dar à senhora no dia das Mães. Até lá, quero treinar bastante. E o Joãozinho tem ajudado na minha experiência. - Posso saber que experiência e que presente é este? - perguntou a mãe de Márcia. - Já estou curiosa. Não vou ficar aborrecida de descobrir que presente é este antes do dia das Mães. - É um par de luvas mágicas! - gritou Joãozinho! - É um par de luvas mágicas que eu estou usando desde cedo. -disse Márcia. - Meu presente para a senhora vai ser usar todos os dias estas luvas mágicas. Olhe para elas! É só fazer isso: "FAÇA AOS OUTROS O QUE QUER QUE ELES FAÇAM A VOCÊ". - Mas que idéia ótima! - disse mamãe! - Acho que toda a nossa família está precisando usar estas luvas! Vou calçar um par também! - Eu também! - disse o papai. - Eu também quero, mamãe! - disse o Joãozinho. - Eu já tenho as minhas e tenho luvas mágicas para todos! - disse tia Helena. Depois que todos calçaram suas luvas mágicas, Márcia disse muito alegre: - Que bom, estamos todos de luvas mágicas! Podemos contar o nosso segredo aos nossos vizinhos, não é? Estas luvas fazem muito bem a qualquer família!

Page 18: Para minha amiga Raquel

Maçãs Estragadas

“... Limpa primeiro o interior do copo, para que também o exterior se torne limpo” (Mateus 23:26). Textos adicionais: Provérbios 16:18; Colossenses 3:8, 9; Apocalipse 21:8; Efésios 4:29; Levíticos 19:17; I João 3:15. Material Necessário

• 1 maçã vermelha • 4 fios de barbante com 5 cm cada • Faca afiada ou estilete • Giz de cera preto

• Objeto com ponta fina (tesoura, faca, furador de fruta etc.) Modo de Preparar Pinte a ponta de cada fio com giz de cera preto e mergulhe-os em água por alguns minutos. Com faca, lasque a casca de maçã baixo para cima em quatro pontos, cuidando para deixar um lado preso, sem soltá-lo totalmente (essas lascas devem ser feitas como se fossem janelinhas no local onde normalmente você colocará os seus dedos para segurar a maçã durante a apresentação). Levante cada lasca da casca e, com o auxílio de um objeto com ponta, faça buracos com 2,5 a 3 m de profundidade. Coloque um verme (bicho) de barbante em cada buraco, deixado a cabeça preta suficientemente exposta para saltar para fora facilmente. Volte a lasca da maçã para o seu lugar. Os cortes devem estar totalmente ocultos por seus dedos enquanto a maçã for mostrada às crianças. A maçã deve ser usada imediatamente depois que foi preparada, visto que os buracos logo ficarão evidentes se ficarem escuros. Mensagem Reafirme a beleza da maça e lembre as crianças como é gostoso comer uma maça quando estamos com fome. Porém algumas vezes a aparência exterior é enganosa. Está maçã está linda por fora e parece estar deliciosa, mas vamos olhar mais perto... (encontre uma das lascas, mantenha as demais ocultas sob seus dedos e volte a lasca no lugar). Sim, este é um lugar que não poderiamos ver. Vejam agora! (Começa a puxar o "o bicho" para fora. Puxe cerca de três quartos dele, e se conseguir, dobre-o. Deixe-o nessa posição até que tenha falado a seu respeito; depois, remova-o totalmente.) Algumas pessoas se parecem com este verme. Parecem ser boas e piedosas porque vêm à igreja normalmente e têm a aparência de serem muito cristãs, porém, interiormente, onde Deus vê, há certos pecados que arruínam sua boa imagem (repita o procedimento com cada "verme", nomeando um a um pelos pecados relacionados abaixo e fazendo aplicações adequadas). Vermes (ou bichos) (Use as referências bíblicas como base para os seus comentários.) 1. Orgulho - Provérbios 16:18. 2. Mentiras - Colossenses 3:9; Apocalipse 21:8. 3. Palavras impróprias, indecentes - Colossenses 3:8; Efésios 4:29. 4. Ódio - Levíticos 19:17; I João 3:15.

Page 19: Para minha amiga Raquel

REFLEXÃO É muito comum uma maçã saudável apodrecer após algum tempo fora do pé, mas é impossível uma maçã podre voltar a ser boa. E é exatamente isso o que acontece com o poder de Deus em nossa vida. Esse é o único poder que transforma algo estragado pelo pecado em algo totalmente puro, saudável e bom. Quantos aqui gostariam de pedir a Jesus que os ajude a serem bons para o papai, para a mamãe e seus coleguinhas? Quero ver as mãos!

UM SANDUÍCHE QUE NÃO SE COME

"...recebei ... a palavra ..., a qual é poderosa para salvar as vossas almas" (Tiago 1:21). Textos adicionais: Isaías 45:22; João 4; Atos 16:30-34; Marcos 16:16. Material Necessário Bíblia 2 fatias de pão 1 fatia de queijo 2 rodelas de tomate

Alface, maionese Guardanapo Garfo Prato

Modo de Preparar: Não diga aos participantes o que você pretende fazer com o material do sanduíche. Isso prejudicaria totalmente a lição. Coloque tudo sobre a mesa, de forma atrativa e apetitosa. Mensagem: Coloque a Bíblia aberta sobre a mesa e leia Isaías 45:22. A seguir, conte a história da mulher junto ao poço (João 4), especialmente a parte em que ela diz: "Senhor, dá-me desta água!". Conte também a respeito do carcereiro filipense que perguntou: "Senhores, que me é necessário fazer para me salvar?" (Atos 16:30-34). O carcereiro aceitou a salvação e foi batizado na mesma noite. No entanto, algumas vezes, as pessoas que vêem essas maravilhosas verdades na Bíblia são como o homem faminto que viu todos esses bons alimentos (enumere os itens sobre a mesa) e decidiu fazer um sanduíche. Segure uma fatia de pão na mão e com o garfo comece a passar a maionese, coloque o alface, o tomate e o queijo. Trabalhe deliberadamente devagar até que todo o material para fazer o sanduíche tenha sido usado. Prepare-o com muito cuidado, assim, a história será muito mais eficiente. Enfatize ainda que o homem está faminto. Finalmente, o sanduíche está pronto. Mas sabem o que o homem fez? Colocou o sanduíche sobre o prato (coloque o sanduíche no prato), sentou-se à mesa (puxe a cadeira e sente-se), e ficou simplesmente olhando para o sanduíche! Não o comeu naquele momento nem depois; ficou simplesmente olhando. Apenas olhar para o sanduíche iria matar a fome desse homem? Não, é claro que não! Você sabia que muitas pessoas estão famintas pela mensagem da salvação, a mesma oferecida ao carcereiro e à sua família? Elas lêem a respeito da Bíblia (pegue a Bíblia), olham para ela assim como o homem olhou para o sanduíche, mas nunca aceitam seus escritos. A salvação, maravilhosa como possa ser, somente pode nos ajudar quando a recebemos, quando a aceitamos, como o carcereiro a aceitou. É por esse motivo que o apóstolo Tiago nos lembra: "...recebei ... a palavra ..., a qual é poderosa para salvar as vossas almas" (Tiago 1:21). REFLEXÃO: Sempre é tempo de começar. Comece hoje mesmo a se alimentar do Pão do Céu e da Fonte da Vida, dia após dia.

Page 20: Para minha amiga Raquel

QUE DIA É HOJE? Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (II Coríntios 6:2). Textos adicionais: Eclesiastes 11:9; 12:1; Atos 22:16. Material Necessário 1 relógio redondo 1 vidro de conserva Pedaço pequeno de tecido colorido para o vestido Pedaço pequeno de tecido contrastante para a capa 1 laço colorido ou flor artificial

Fita de tecido Papel-cartão preto Fita adesiva Cola quente (opcional) Barbante Cartaz com o verso Bíblico

Modo de Preparar: Faça um personagem usando os objetos solicitados. Faça os olhos e a boca com o papel cartão e cole sobre o relógio que será o rosto da Clara. Esse relógio deverá ser preso sobre o vidro de conserva com fita adesiva. Coloque o tecido franzido ao redor do vidro. Amarre-o bem na boca do vidro com o barbante (ou cole com cola quente) e arrume a roda da saia. Corte o outro tecido em forma de capa e coloque-o ao redor dos ombros da Clara. Amarre com uma fita. Coloque um laço ou flor no “cabelo” da Clara, prendendo-a com fita adesiva ou cola quente. Mensagem: Estamos felizes por ter conosco hoje uma visitante. Todos nós a conhecemos e a vemos diariamente. Ela está aqui (aponte para o relógio). Seu nome é Clara Informa. Talvez vocês não saibam que ela pode falar, mas pode. Ela fala conosco muitas vezes durante o dia. (Acerte os ponteiros para o meio-dia.) Por exemplo: “É hora do almoço”, ela diz. Ficamos felizes porque Clara nos lembra que é hora de almoçar! Clara também nos diz que é hora de ir para a escola (acerte os ponteiros para o meio-dia e meia). A velha e fiel Clara nunca esquece de dizer à professora quando é tempo de ir para casa. “É hora do jantar!”, ela informa (acerte os ponteiros para as seis horas). A mamãe olha para a Clara o tempo todo e assim sabe quando é hora de colocar os alimentos gostosos sobre a mesa. A Clara não a deixa esquecer. Sete meia! (Acerte os ponteiros.) “É hora de fazer a lição de casa”, a Clara Informa. “Essa não, Clara! Espere! Espere um pouco!” Mas a Clara não espera. Ela simplesmente segue com seu tique-taque. “Vamos, vamos, ocupem-se”, ela diz. Então, os ponteiros marcam oito e meia ou nove horas (mova os ponteiros), e a Clara informa: “Hora de dormir!” Algumas vezes você gostaria que ela parasse de dizer o que fazer, mas ela simplesmente prossegue com o seu tique-taque. Aí, quando você está no melhor do sono, “trim, trim, trim!” (Faça soar o alarme.) “Acorde, acorde seu dorminhoco”, e a Clara informa: “Levante-se, está na hora!” – “trim, trim, trim!” “Você já dormiu bastante!” “Por favor, Clara, pare!” Mas a clara continua fazendo “trim, trim, trim!” Clara nos faz muitos outros lembretes – hora de ir à igreja, hora do papai chegar do trabalho, hora do pôr-do-sol... Mas há mais uma verdade ainda que Clara nos informa o tempo todo, não importa o que estejamos fazendo: “Eis aqui agora o tempo aceitável, eis aqui agora o dia da salvação” (escreva o verso em um cartaz ou na lousa e peça para as crianças lerem em voz alta). (Acerte os ponteiros para a hora atual.) Se você ainda não está fazendo isso, agora é o tempo de começar a viver cada momento para Jesus, hoje é o dia da Salvação! REFLEXÃO: Por tudo o que a Bíblia nos diz e também pelas profecias, sabemos que estamos vivendo nos últimos tempos desse velho mundo. Agora é a hora de pedir a

Page 21: Para minha amiga Raquel

Jesus que nos ajude a entregar o nosso coração a Ele. Ele sempre está conosco, a cada segundo, a cada minuto, cada hora, dia, semana, ano, afinal, a vida inteira. Jesus, porém, respeita o nosso pensamento, a nossa escolha. Ele não nos obriga a nada, a escolha é sempre nossa. E você pode escolher estar ao lado de Jesus. Você pode escolher pedir a Ele que venha morar em seu coração. Este é o momento certo! Agora é o tempo. “Hoje é o dia da salvação!” Quantos gostariam de escolher estar sempre com Jesus? LUZES ACESAS “Vós sois a luz do mundo” (Mateus 5:14). Textos adicionais: Mateus 5:14-16; João 1:4-9; 8:12; 9:5. Material Necessário 1 lanterna 1 lanterna de bolso 1 lâmpada ligada a um fio 1 abajur

1 palito e caixa de fósforos 1 vela grande sobre um castiçal 1 vela pequena de aniversário 1 lamparina

Modo de Preparar: Disponha sobre a mesa, em fila, as luzes que você têm. Retire as pilhas da lanterna pequena e coloque-as no final da fila. Rotule as baterias com a frase “Luz do Mundo” e deixe-as ali até à conclusão da lição. Mensagem: Apresente Mateus 5:14 em suas próprias palavras. Nem todas as pessoas emitem o mesmo brilho por Jesus, mas todas devem brilhar para Ele de alguma forma. Estes diferentes objetos emitem alguma forma de luz, mas todos transmitem a luz (demonstre acedendo cada um para que vejam a diferença e deixe as velas acesas). As lanternas são úteis em diversas circunstâncias porque são portáteis; não necessitam estar ligadas à tomada. Essa forma de luz nos ajuda em momentos de dificuldade e chega aos lugares mais difíceis, como quando se quer verificar algo debaixo do carro, em um buraco, etc. O abajur não apenas provê luz para leitura, mas também é uma peça decorativa. Os fósforos são necessários para podermos acender velas, no caso de acabar a energia. Claro, a vela de aniversário destina-se estritamente à decoração e celebração. Ela traz alegria a toda festa. Este velho lampião provê luz barata quando não há energia. Muitos de nossos avós e bisavós dependiam desse tipo de luz em seu lar. Cada cristão também tem uma luz que deve brilhar para um propósito especial. Vejam, esta lanterna não consegue emitir luz porque não tem aquilo que ela precisa para que a luz apareça. Assim como a lanterna, nós também não poderemos brilhar sem Cristo, porque “Ele é a luz do mundo” (João 1:4-9). (Pegue as pilhas e mostre-as enquanto fala. Coloque-as na lanterna para demonstrar a fonte de energia. Se desejar, cante com as crianças “Luz Bendita, Luz Gloriosa” ou peça para alguém cantar). REFLEXÃO: A luz foi criada para brilhar. De nada adianta uma luz se ela estiver apagada, quebrada ou desconectada. Da mesma forma, de nada adianta viver se não for para “brilhar”. Você pode fazer a diferença onde estiver. O seu brilho deve ser percebido através do seu modo de agir, pensar e falar. É assim que podemos brilhar por Jesus. Deus criou você para brilhar, por isso, assim como a lanterna depende da pilha para refletir a luz, você deve estar sempre ligado à fonte de energia que é Jesus. (No final da apresentação, cante com os alunos o hino “Minha pequenina luz”.)

Page 22: Para minha amiga Raquel

Algumas Sugestões de Brincadeiras

DOCES OVELHINHAS Material: Bisnagas, palitos, quadrados de queijo (ou miolos de pão) Preparo: Dê a cada criança uma bisnaga para ser o corpo da ovelha. Desenvolvimento: Para fazer as pernas, mande que enfiem cuidadosamente os palitos nos lados do pão. Os palitos devem ficar meio abertos para as ovelhas pararem em pé. Para formar a cabeça, as crianças colocarão quadrados de queijo (ou miolo de pão) entre os dedos até que fiquem bem grudados. Quebrem um pedaço dos palitos e façam as orelhas e os rabinhos das ovelhas. (Obs. No original, o corpo é feito de marshmallow grande e pequeno) COMEMORAÇÃO EM JERICÓ Material: Pedaços de bolo, chantilly, biscoitos, doces. Preparo: Dê a cada aluno um prato com um pedaço de bolo. Desenvolvimento: Mande que cubram o bolo com chantilly. Mostre como plantar os biscoitos no creme ao redor do bolo para construir o “muro” de Jericó Dê um punhado de ursinho de goma aos alunos e mostre-lhes como alinhar os doces em volta dos muros do bolo. Sugira que façam seus “soldados” caminhar ao redor dos muros para depois derrubá-los... para dentro da boca. CAÇA AO TESOURO Material: Pedacinhos de papel Preparo: Você deverá separar a turma em duas ou três equipes, nos pedaços de papel escreva desafios com enigmas bíblicos. Desenvolvimento: Coloque uma pista de onde está escondido o próximo desafio. Esconda-os em determinados locais do ambiente em que será realizada a brincadeira, anote para não esquecer ou confundir os desafios de cada grupo Você pode organizar as pistas de várias formas, por exemplo: • Se estiver em um sítio, colocar versículos sobre árvores e lá esconder a próxima pista. • Charadas com carros, animais... • Na igreja pode se colocar pista na porta, próximo a água, parede, janelas e etc. Os grupos devem ser estimulados a caminhar juntos e todos os grupos devem ser estimulados a solucionar charadas. Ganha o grupo que terminar seu circuito primeiro e desvendar o mistério.

Page 23: Para minha amiga Raquel

CARRINHO DE MÃO Material: Bolinha de ping-pong Preparo: Os times devem se dividir em duplas que devem formar carrinhos de mão. Desenvolvimento: Uma pessoa segura as pernas da outra que então sai engatinhando. Os carrinhos de mão vão conduzir uma bolinha de ping-pong pelo sopro até o ponto pré estabelecido e voltar. Na volta os dois participantes podem inverter as suas posições. A dupla seguinte deve repetir a operação até que todos os integrantes do time tenham participado. Não é permitido tocar na bolinha. BUMBALÕES Material: Balões para assoprar Preparo: Dividir a turma em duplas e amarrar os balões nas mãos e nos pés de todos os participantes. Desenvolvimento: As crianças deverão cantar um hino escolhido e enquanto cantam, estourar os balões do seu par. Ganha a dupla que estourar menos balões. SUA CASA É O JORNAL Material: Folhas de papel de jornal, música Preparo: Espalhar as folhas de jornal pela sala, de acordo com o número de crianças Desenvolvimento: As crianças devem andar, desviando das folhas de jornal, enquanto ouvem uma música. Assim que a música parar, rapidamente todos pisam em cima do jornal (a sua casa). Quando o som reiniciar, todos saem andando novamente. A cada rodada, o professor tira um jornal do chão, para aumentar o desafio. Assim, as crianças serão obrigadas a se juntarem nas poucas “casas”. Ao final do jogo, restará apenas uma folha de jornal, onde todos deverão dar um jeito de entrar. Vale encostar apenas uma parte do corpo como um dedo, mão ou pé. O jogo é cooperativo, não há um ganhador. PERSONAGENS Material: Papéis, figuras Preparo: Colar em pequenos pedaços de papéis imagens de animais ou personagens bíblicos, depois distribuí-los às crianças. Desenvolvimento: As crianças irão receber os papéis ou figuras com imagens ou nomes dos personagens ou animais bíblicos, elas representarão através de mímicas um personagem sorteado. A intenção é fazer com que os colegas possam interpretar a mímica e descobrir qual. ETIQUETAS Material: Fichas de cartolina (22x15), pincel atômico, fita crepe, papéis para anotações e lápis preto (A quantidade deve ser de acordo com o nº de participantes) Preparo: Escrever nomes de personagens bíblicos, lugares da Bíblia, objetos, etc. nos cartões. Colar as fichas nas costas das crianças e distribuir os papéis para anotações e os lápis. Desenvolvimento: As crianças deverão estar dispostas em círculo enquanto as fichas são coladas em suas costas. A um dado sinal, elas deverão copiar o máximo de palavras possíveis das costas dos colegas, mas cada um deverá impedir que os outros copiem a sua palavra. Vencerá a criança que conseguir o maior número de palavras.

Page 24: Para minha amiga Raquel

Textos para Reflexão

O Bordado Quando eu era pequeno, minha mãe costurava muito. Eu me sentava no chão, brincando perto dela e sempre lhe perguntava o que estava fazendo. Ela respondia que estava bordando. Todo dia era a mesma pergunta e a mesma resposta. Observava seu trabalho de uma posição abaixo de onde ela se encontrava sentada e repetia - Mãe, o que a senhora está fazendo? Dizia-lhe que, de onde eu olhava, o que ela fazia me parecia muito estranho e confuso. Era um amontoado de nós e fios de cores diferentes, cumpridos, curtos, uns grossos e outros finos. Eu não entendia nada. Ela sorria, olhava para baixo e gentilmente me explicava: - Filho, saia um pouco para brincar e quando terminar meu trabalho, eu chamo você, coloco-o no meu colo e deixarei que veja o trabalho da minha posição, está bem? Mas, com toda aquela curiosidade infantil, eu continuava a me perguntar lá de baixo: “Por que ela usa alguns fios de cores escuras e outros claros? Por que eles me parecem tão desordenados e embaraçados? Por que estavam cheios de pontas e nós? Por que não tinham ainda uma forma definida? Por que demorava tanto para fazer aquilo?” Bem mais tarde, quando eu estava brincando no quintal, ela me chamou: - Filho, venha aqui e sente-se em meu colo; quero lhe mostrar uma coisa. É claro que fui correndo, louco para ver a sua obra acabada. Eu sentei no colo dela e me surpreendi ao ver o bordado. Não podia acreditar! Lá de baixo parecia tão confuso e, agora, vendo de cima, vi uma paisagem maravilhosa! Como podia ser? Então, minha mãe me disse: - Filho, vendo de baixo, tudo parece tão confuso e desordenado porque você não via que na parte de cima havia um belo desenho. Mas, agora, olhando o bordado da minha posição, você sabe o que eu estava fazendo... Muitas vezes, ao longo dos anos, tenho olhado para o céu e dito: - Pai, o que estás fazendo? Ele parece responder: - Estou bordando sua vida, filho. E eu continuo perguntando; - Mas está tudo tão confuso, Pai, tudo em desordem... Há muitos nós, fatos ruins que não terminam e coisas boas que passam rápido. Os fios são tão escuros... Por que não são mais brilhantes? O Pai parece me dizer: - Meu filho, ocupa-te, descontrai-se, confie em Mim e Eu farei bem o meu trabalho. Um dia colocarei você no meu colo e, então, você vai ver o plano da sua vida da minha posição! Muitas vezes não entendemos o que está acontecendo em nossas vidas. As coisas são confusas, não se encaixam e parece que nada dá certo. É que estamos vendo o avesso da vida. Do outro lado, Deus está “bordando”...

O Grande Joalheiro Há muito tempo, um jovem que vivia desanimado dirigiu-se ao seu professor dizendo: Me sinto tão fraco que não tenho forças para fazer nada. Dizem que não sirvo para nada, que não faço nada certo. O que posso fazer para que me valorizem mais ? E o sábio professor tirou um anel que estava usando e deu ao garoto, dizendo:

Page 25: Para minha amiga Raquel

Tente vender este anel pelo máximo possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro. O jovem pegou o anel e partiu. Ofereceu-o a algumas pessoas, que olhavam com algum interesse, mas quando o jovem mencionava a moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele. Abatido pelo fracasso, resolveu voltar. E diante do seu professor,disse: Sinto muito, mas é impossível conseguir o que pediu pelo anel. E o professor disse: Devemos saber então quanto vale. Vá até o joalheiro, diga-lhe que quer vender o anel e pergunte quanto ele dá, mas não importa o quanto ele lhe ofereça, não o venda... Volte aqui com o anel. O joalheiro examinou o anel, pesou e disse: Agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro por este anel. 58 MOEDAS DE OURO!!! - exclamou o jovem. Sim, disse o joalheiro, mas se não for urgente, eu posso oferecer até 70 moedas de Ouro. Então o jovem pegou o anel e voltou emocionado à escola para contar ao professor. Depois de ouvir tudo o que o jovem lhe contou, o professor disse: Somos como esse anel, uma jóia valiosa e única, e ninguém, além do Grande Joalheiro, nosso Deus e Pai, que deu Seu filho Jesus por amor de nós, sabe o nosso real valor!

O Toco do Lápis Lá, num fundo de gaveta, dois lápis estavam juntos. Um era novo, bonito, com ponta muito bem feita. Mas o outro – coitadinho! – era triste de se ver. Sua ponta era rombuda, dele só restava um toco, de tanto ser apontado. O grandão, novinho em folha, olhou para a triste figura do companheiro e chamou: – Ô, baixinho! Você, aí embaixo! Está me ouvindo? – Não precisa gritar – respondeu o toco de lápis. – Eu não sou surdo! – Não é surdo? Ah, ah, ah! Pensei que alguém já tivesse até cortado as suas orelhas, de tanto apontar sua cabeça! O toquinho de lápis suspirou: – É mesmo... Até já perdi a conta de quantas vezes eu tive de enfrentar o apontador... O lápis novo continuou com a gozação: – Como você está feio e acabado! Deve estar morrendo de inveja de ficar ao meu lado. Veja como eu sou lindo, novinho em folha! – Estou vendo, estou vendo... Mas, me diga uma coisa: Você sabe o que é uma poesia? – Poesia? Que negócio é esse? – Sabe o que é uma carta de amor? – Amor? Carta? Você ficou louco, toquinho de lápis? – Fiquei tudo! Louco, alegre, triste, apaixonado! Velho e gasto também. Se assim fiquei, foi porque muito vivi. Fiquei tudo aquilo que aprendi de tanto escrever durante toda a vida. Romance, conto, poesia, narrativa, descrição, composição, teatro, crônica, aventura, tudo! Ah, valeu a pena ter vivido tanto, ter escrito tanta coisa, mesmo tendo de acabar assim, apenas um toco de lápis. E você, lápis novinho em folha: o que é que você aprendeu? O grandão, que era um lindo lápis preto, ficou vermelho de vergonha...

Page 26: Para minha amiga Raquel

Como fazer uma borboletinha-fantoche de papel As crianças amam, é simples, e fica muito bonitinha. 1) Primeiro faça um ossinho de papel para cada criança (veja o modelo abaixo). Com uma folha de sulfite dá para fazer uns 4 ossinhos.

2) Agora, faça um corte na linha azul de cada ossinho, conforme eu desenhei em baixo:

3) Pronto? Agora é só unir os cortes um no outro. De maneira que caiba o dedinho da criança.

4) Deu certo? Bom... agora pra ficar uma borboletinha bonitinha, peça para as crianças pintarem com cores bem bonitas. Se tiver glitter, lantejoulas, etc... pode colar nela... Use a imaginação!!!

Page 27: Para minha amiga Raquel

Alguns Louvores

O Sabão O sabão lava meu rostinho, lava meu pezinho, lava minhas mãos Mas Jesus pra me deixar limpinho quer lavar meu coração. Quando o mal faz uma manchinha, eu sei muito bem quem pode me limpar É Jesus, eu não escondo nada. Tudo Ele pode apagar. Se eu fosse Se eu fosse um elefante. Com a minha tromba, eu louvaria ao Senhor Se eu fosse um urso polar. Com a minha barriga, eu iria louvar Se eu fosse um peixinho lá no fundo mar Louvaria o Senhor, sem parar de nadar Mas nem elefante, nem urso, nem peixinho eu sou Eu sou oque sou. E tenho um coração Um belo sorriso e uma nova canção Se Deus me fez assim. Assim eu vou louvar. Pare Pare, pois vou contar-lhe. O que Cristo fez por mim... Ele me salvou e me deu perdão. Agora vive no meu coração!!!! A SEMENTINHA [declamado] Uma sementinha de flor, escondida no chão, dormia uma sono, tranquilo e bom. Caiu a chuva, saiu o sol, e a sementinha mexeu, mexeu, mexeu e acordou. Saiu de casa, era muito apertada, estendeu os galhos e ficou arrumada. E cheia de flores, enfeitou o jardim. [canta] Eu vou crescer, crescer, crescer, crescer, e quando eu estiver deste tamanho assim, eu quero trabalhar pro meu senhor sem fim. Tra la la la (2x) Crescer, crescer, crescer, crescer para Jesus, e quando eu estiver deste tamanho assim, eu quero trabalhar pro meu senhor sem fim. 3 PALAVRINHAS SÓ Três palavrinhas só, eu aprendi de cor: Deus é amor. Três palavrinhas só. SE O ESPÍRITO DE DEUS SE MOVE Se o Espirito de Deus se move em mim, eu oro como o rei da Davi (2x) Eu oro, eu oro, eu oro como o Rei Davi (2x) (Dança)/ (Pula)/ (Salto)/ (Luto) SE COMEÇARMOS A ORAR Se começarmos a orar, esse templo treme (esse templo tremerá) Se começarmos a orar, falaremos línguas.(2x) Elias orou, orou, orou e o fogo desceu, desceu, desceu. Josué orou e o sol parou.

Page 28: Para minha amiga Raquel

O BARCO É PEQUENO Meu barco é pequeno tão grande é o mar, Jesus segura minha mão. Ele é meu piloto e tudo vai bem, na viagem pra Jerusalém amém. Meu barco sem Cristo ao céu não irá, nas águas afundará. Mas quando Jesus o meu barco guiar, o céu poderei alcançar, tra-lá. LEIA A BÍBLIA Leia a Bíblia e faça oração, faça oração e faça oração. Leia a Bíblia e faça oração, se quiser crescer. Se quiser crescer, se quiser crescer... Leia a Bíblia e faça oração, se quiser crescer. LÁ ESTÁ O MEU TESOURO Lá está o meu tesouro, lá Onde não há choro Onde todos, Cantaremos juntos, Hinos de louvor Aleluia! Aleluia! Aleluia! Aleluia! Hinos de louvor Ao Senhor! SOU UMA FLORZINHA Sou uma florzinha de JESUS 2x Abro a boquinha para cantar, fecho os olhinhos para orar Sou uma florzinha de JESUS, sim de JESUS. É BOM É bom, é muito, é muito bom ter Jesus no coração. (2x) Andar com ele, juntinho dele, é muito bom ter Jesus no coração (2x). DEUS É BOM PRA MIM Deus é bom pra mim (2x). Com ele eu vou, seguro estou. Deus é bom pra mim. COM MEU MARTELO Com meu martelo eu vou pregar, com minha espada eu vou lutar eu tenho muito que trabalhar, ha muitas almas pra salvar. A FORMIGUINHA A formiguinha corta folha e carrega, quando é pesada a outra pega (2x). Hó que mistério glorioso, a formiguinha ensinando o preguiçoso (2x). Deus não quer preguiçoso em sua obra (3x), Deus quer sua obra feita e não só quando o tempo sobra. A CADA MOMENTO A cada momento, andando na presença de Jesus.(2x) Ao sentar, ao levantar, ao dormir, e ao despertar (2x). A cada momento ... Ao sentar, ao levantar, ao dormir, e ao despertar (2x). Vou andando pelo caminho (2x) A-a-a- aleluia. A-a-a- glória a Deus

Page 29: Para minha amiga Raquel

Datas Comemorativas Dia dos Pais - A Mais Sublime Lição (jogral - 5 crianças) 1ª criança- A glória dos filhos são os pais e os filhos a herança do Senhor. Todos- Crianças, agradeçamos a Deus neste dia, pelos pais, pelos filhos, pelo amor. 2ª criança- Guarda o mandamento do teu pai- é o conselho do grande Salomão que acrescenta com sabedoria: 3ª criança- O filho sábio do pai ouve a instrução. 4ª criança- O Senhor disciplina a quem ama como o pai ao filho a quem quer bem. 5ª criança- Corrigindo-os com entendimento, visando a glória de uma vida além. 1ª criança- Como um pai se compadece do seu filho também o nosso Deus assim o faz- se compadece daqueles que O temem. Todos- Dando-nos bênçãos de perdão e paz! 2ª criança- O pai do justo se regozijará; seu coração se enche de alegria. 3ª criança- Pois teme o seu filho ao Senhor, que é o princípio da sabedoria. 4ª criança- Vós filhos, obedecei a vossos pais no Senhor. 5ª criança-Não provoqueis, ó pais, os vossos filhos, criai-os nos caminhos do Senhor. Todos- E crescendo não se desviarão pra honra e glória do Seu Criador.

(Noemi Campos – adap. Amélia L. Oliveira)

POESIA: AS MÃES SÃO FLORES São como as flores, São como as flores, na suavidade, no aroma e cor No sacrifício da mocidade, na doce benção, no puro amor. São como as rosas maravilhosas, são como lírios, brancos de paz, São flores belas de raras cores, são como aroma que satisfaz. Cores e flores, perfumes, brilhos, Dão-se inteirinhas de coração. Vivem na vida dos próprios filhos, Vivem ternura, vivem perdão. As mães são flores, As mães queridas, são margaridas, são girassóis, Belas estrelas que a terra nutre, ao beijo quente de muitos sóis. As mães são flores, mas flores murcham, Têm vida curta, sacrificiais Que vivam muito, pedimos hoje, ao Deus bendito, Que vivam mais. As mães são flores, rubras, douradas, iluminadas e muito amadas. Sonho e afeição. Casa na rocha, que não se abala, Convive e fala, verso e canção. As mães são flores. Deus as proteja, Deus cuide delas com muito amor. As mães são flores. Queridas flores, flores do trono do Salvador. Jardim é a vida as mães são flores e no seu dia, cantamos nós, Deus dê a todas este presente: Que vivam muito, mais do que a gente Para que nunca fiquemos sós.

(Gióia Jr.)

Page 30: Para minha amiga Raquel

TEATRO DE NATAL - Noite dos Pastores Personagens: José, Maria, 2 pastores, 2 hoteleiros, 3 reis. Narrador. NARRADOR: Há muitos anos atrás, em uma cidade da Galiléia chamada Nazaré, havia uma jovem que se chamava MARIA... jovem obediente à Deus, e que tinha um coração bom e limpinho... e Deus lá do céu, se agradou de Maria, e a escolheu para ser a mãe do menino Jesus (aquele que seria o salvador do mundo)... Um dia, um lindo anjo, enviado por Deus, trouxe uma mensagem para Maria...e o anjo disse assim: Uma criança, vestida de branco entra na cena, ergue os braços e os mantém erguidos enquanto o narrador fala: "SALVE AGRACIADA, O SENHOR É CONTIGO: BENDITA ÉS TÚ ENTRE AS MULHERES - NÃO TEMAS!!! PORQUE ACHASTE GRAÇA DIANTE DE DEUS,... EIS QUE DARÁ A LUZ UM FILHO E POR-LHE-ÁS O NOME DE JESUS, ESTE SERÁ CHAMADO FILHO DO ALTÍSSIMO, E O SEU REINO NÃO TERÁ FIM..." Mas José, o noivo de Maria ficou muito confuso com aquela situação, afinal de contas eles não eram casados... então como Deus gosta de tudo direitinho, mandou uma mensagem para José também... e o anjo do Senhor apareceu para José em sonho e lhe disse.: Outra criança, representando José, entra e deita para dormir. "JOSÉ FILHO DE DAVÍ, NÃO TEMAS RECEBER MARIA TUA MULHER, PORQUE O QUE NELA ESTÁ GERADO É DO ESPÍRITO SANTO, E DARÁ A LUZ UM FILHO E CHAMARÁS O SEU NOME JESUS, ...PORQUE ELE SALVARÁ O SEU POVO DOS SEUS PECADOS.. " E José, confiou nas palavras do anjo, pois sabia que ele era enviado por Deus, e José amava a Deus, e confiava nas suas palavras e promessas..... Passou-se algum tempo.... e agora a barriguinha de Maria já estava grande,... mas eles precisavam viajar para Belém, para alistar-se na cidade onde nasceram, pois esta era a ordem do Rei,... E lá se foram, José, Maria e o menino Jesus ainda dentro da barriguinha de Maria, iniciaram então uma longa viajem... Ao chegarem em Belém, encontraram a cidade completamente cheia de pessoas vindas de todas as partes para alistar-se alí... Maria cansada, e quase para dar a luz.... escorava-se em José, e lá iam os dois à procura de uma quarto ou um lugar onde Maria pudesse descansar um pouco,... mas era inútil a procura,... ...tudo lotado, as hospedarias estavam cheias, e todos diziam: "NÃO HÁ LUGAR" quando em uma certa hospedaria alguém falou,... 2 ou 3 meninas representam a hospedaria; podem varrer o chão e tirar o pó de um canto do "palco". ... TALVEZ TENHAMOS UMA LUGARZINHO AQUI NA ESTREBARIA,... TALVEZ AQUI DÊ PARA VOCÊS DESCANSAREM UM POUCO...... É SÓ O QUE PODEMOS LHES OFERECER....." E lá foram para estrebaria (lugar onde ficam os animais)... ERA O ÚNICO LUGAR, UMA SIMPLES E HUMILDE ESTREBARIA, e Maria, alí na estrebaria deu a luz, ao menino Jesus, o Salvador do Mundo, o Rei dos Reis e Senhor dos Senhores... E lá no campo, estavam os pastores, cuidando de seus rebanhos, quando um anjo lhes apareceu... e lhes deu a notícia do nascimento do menino Jesus, o Salvador do mundo, o perfeito filho de Deus... E lá foram os pastores, ao encontro do menino Jesus; que alegria deveriam estar sentindo em seus corações, deixaram para trás o cansaço e saíram apressadamente.... Em um outro lugar, Deus mandava que uma esrela, guiasse também os Reis Magos até Belém, para que encontrassem o menino Jesus e o adorassem... e a estrela obediente ensinou-lhes o caminho... - Agora sim, estava completa aquela linda noite.... José, Maria, os pastores e os reis magos, ah... sem contar os animaizinhos, todos adoravam ao menino Jesus, deitado em uma simples manjedoura, mas que seria o Salvador do mundo, o Rei dos Reis e Senhor e dos Senhores... FIM: "JESUS NASCEU, ASSIM SE FEZ A NOITE DE NATAL" As crianças cantam "O Sentido do Natal" ou "Noite Feliz"

Page 31: Para minha amiga Raquel

APRENDEI DE MIM Um dia, Jesus me disse: (MT 11:29) "Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas." Nesses dias tenho orado muito nesse sentido e hoje pela manhã senti o Espírito falar ao meu coração. Tenho te ensinado essas coisas com os meus pequeninos e gostaria de dizer o que tenho aprendido na classe do maternal: Aprendi a enxugar uma lágrima Aprendi a olhar nos olhos Aprendi a dar um cheirinho, quando cantamos a musiquinha do sabão (Eles gostam tanto desse cheirinho) Aprendi a jogar a tristeza fora. Aprendi a nunca desperdiçar beijos e carinhos Aprendi a transmitir segurança Aprendi a pegá-los no colo e encostar a sua cabecinha sobre o meu coração. Aprendi a ouvi-los contar sobre as suas sandalinhas novas, a falar do filme que viu com a mãe e o pai, do cachorrinho, do gatinho, do irmãozinho, enfim... Comecei a ouvir com atenção sobre a sua vida. Aprendi a ter saudades dos que estão ausentes. Depois de aprender essas coisas, tenho liberdade para ministrar-lhes a alegria em louvar, ensinar-lhes a palavra de Deus, e juntos oramos. Foi isso... Sabe... Acho que todo mundo deveria aprender um pouquinho com as crianças. Tem domingos, que acordo triste pensando: - Puxa!!! Não fui uma boa cristã essa semana e nem deveria estar ensinando para aquelas crianças. Daí, choro diante de Deus pedindo perdão e clamando por misericórdia. Constato que Deus ouve a minha oração sincera e vê as lágrimas no meu coração e sei que Ele me dá a sua graça e Ela me basta. Esses momentos são o momento do monte. Estava lendo um livro muito lindo, do Max Lucado (estou até com dó de terminar de lê-lo, pois tenho aprendido coisas valiosas) e uma delas foi sobre esse texto, ao qual eu transcrevo a seguir: “Quando ele viu as multidões, subiu ao monte... Mt. 5:1 a “ Não leia a sentença muito ligeiramente para não perder a surpresa. Mateus não escreveu o que você esperava que escrevesse. O versículo diz quando Ele viu as multidões, entrou no meio delas”. Ou “quando viu as multidões, mandou que se sentassem e começou a lhes ensinar”. Em outras ocasiões Ele fez isso... dessa vez, não. Antes de ir às massas, Ele foi ao monte. Antes de os discípulos encontrarem as multidões, eles encontraram o Cristo. E antes de enfrentarem o povo, encontraram-se com o sagrado. E é assim... Esse é o meu momento de monte, porque depois eu saio para envolver-me com os pequeninos. Tudo isso faz parte do aprender com Jesus. Como professora na EBD tenho aprendido com Jesus, pois reconheço que quando a gente se envolve com esse trabalho, Ele nos capacita e faz com que o pão seja multiplicado a cada dia. Embora, tem dias que a gente não aprende direito e acaba passando fome, mas sei que se a gente estiver disposta a aprender com Jesus, nosso Mestre, a fonte nunca cessará e sempre teremos coisas novas para compartilhar.

Page 32: Para minha amiga Raquel

O SALMO DO BOM PROFESSOR

O Senhor é meu Professor; Não perderei o caminho da sabedoria, Ele me guia pela humildade estrada do aprender, Prepara-me cada dia uma lição. Leva-me à fonte cristalina da instrução Pouco a pouco mostra-me a beleza da verdade. O mundo é um grandioso livro que Ele escreveu, E vira as páginas para mim devagarinho; São todas inscritas com imagens e com letras Sua voz derrama luz sobre os quadros e as palavras. Então fico feliz quando percebo o Seu sentido.

Ele me leva pela mão ao alto da montanha do conhecimento; Pelo vale, também, anda ao meu lado, E nos lugares escuros, fala-me baixinho no coração. Ainda que seja dura minha lição, não será impossível, Pois o Senhor é muito paciente com seu estudante vagaroso. Há de esperar um pouco por causa da minha fraqueza. Ele me ajudará a ler a verdade através de lágrimas. Certamente Tu me esclarecerás cada dia por meio de alegrias e tristezas, E me guiarás finalmente, ó Senhor, ao conhecimento perfeito de Ti mesmo.