para além dos poderes

4
Fotojornalismo Para além dos poderes Congresso Nacional, parlamentares, votações, leis, escândalos de corrup- ção. Seja por meio da mídia ou pelas letras de músicas dos grupos de rock brasilenses mais conhecidos – Legião Urbana e Capital Inicial – para quem é de fora, a política é a cara de Bra- sília. Para além de seus três poderes, a cidade tem outras facetas: parques, lagos, conjunto arquitetônico, centros culturais, que podem surpreender os visitantes. Fotografia e diagramação: William Campos Viegas Por William Campos Viegas

Upload: william-campos-viegas

Post on 20-Mar-2016

220 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Brasília, capital do Brasil, é muito mais do que política. A cidade possui parques, lagos, centroS culturais - atrações para surpreender os turistas

TRANSCRIPT

Page 1: Para além dos poderes

Fotojornalismo

Para além dos

poderes

Congresso Nacional, parlamentares, votações, leis, escândalos de corrup-ção. Seja por meio da mídia ou pelas letras de músicas dos grupos de rock brasilenses mais conhecidos – Legião Urbana e Capital Inicial – para quem é de fora, a política é a cara de Bra-sília. Para além de seus três poderes, a cidade tem outras facetas: parques, lagos, conjunto arquitetônico, centros culturais, que podem surpreender os visitantes.

Fotografia e diagramação: William Campos Viegas

Por William Campos Viegas

Page 2: Para além dos poderes

Para os amantes da natureza, a cidade oferece uma gama diversificada de parques. São 71 no total, além de 22 unidades de conservação espalhadas por todo Distrito Federal. Nesse leque de opções, o Parque Dona Sarah Kubitschek destaca-se pelo tamanho e beleza. Localizado na Asa Sul, o local foi fundado em 1978 e seus quase 4,2 milhões km² fazem dele o maior parque urbano do mundo, superando os 3,4 km² do Central Park. Os turistas que decidirem des-bravar o lugar – considerado patrimônio da cidade – encontrarão, pelo caminho, lagos artificiais, fauna e flora diversificada que compõem o espaço que re-cebe paisagismo de Burle Marx.

Mais conhecido como Parque da Cidade e entoa-do pelo grupo Legião Urbana, na música Eduardo e Mônica, o local conta com ciclovias, pista de pati-nação e caminhada, kartodromo, churrasqueiras e mesas para piqueniques, centro hípico, academia ao ar livre, quadras poliesportivas, tendas de massagem e parque de diversão. “É um dos lugares mais boni-tos de Brasília. O parque encanta por proporcionar o contato com a natureza, pela tranquilidade e por ser um espaço familiar”, afirma o analista de siste-mas, Luciano Pinheiro, que frequenta o local desde a infância.

Page 3: Para além dos poderes

E para quem curte pescar e praticar esportes aquáticos, o Lago Paranoá é o point ideal. Com 48 km de extensão e 80 de perímetro, o lago ar-tificial – formado pelas águas represadas do rio de mesmo nome – possui praias artificiais, bares e restaurantes. Suas águas abraçam a cidade de norte a sul e são ideais para pescaria, a prática de kitesurf, canoagem, iatismo, mergulho – o lago esconde a Vila Amaury, antigo vilarejo da cidade. O visitante se divertirá acompanhado de várias es-pécies de peixes, aves e mamíferos como garças, biguás, carpas, tilápias, lontras, capivaras e mui-tos outros.

Saindo dos atrativos naturais, Brasília tem oito centros culturais que oferecem opções de lazer para aqueles que curtem cinema, exposições, tea-tro, dentre outros. Além disso, a capital possui um conjunto arquitetônico, urbanístico e paisagístico que rendeu à Brasília o título de Patrimônio Cul-tural da Humanidade, o único concedido a uma cidade moderna.

Page 4: Para além dos poderes