para além da aula expositiva! usando a criatividade na sala de adultos

3
Para além da aula expositiva! Usando a criatividade na sala de adultos Profa. Míriam Navarro Mestra em Educação Reflexão É importante variar os métodos e recursos de ensino na EBD? Que métodos e recursos você utiliza para tornar suas aulas mais atraentes? O que são métodos e recursos? Métodos são as estratégias que professor utiliza para trabalhar diferentes conteúdos, ou seja, é a forma como o professor organiza as atividades em sua aula, com a finalidade de atingir um objetivo. Recursos são ferramentas que facilitam a aprendizagem dos conteúdos. MÉTODOS Aula expositiva dialogada Exposição do conteúdo com a participação ativa dos alunos. O conhecimento prévio dos estudantes é o ponto de partida da aula. O professor expõe o conteúdo pedindo exemplos, articulando-o com a realidade, estimulando a reflexão e a opinião crítica sobre o tema estudado. Ao final da aula, pede-se uma síntese em forma de texto, fala, questionário, esquema etc. Pesquisa Propor um tema e orientar a busca por determinado saber, indicando fontes, auxiliando na escolha das informações mais relevantes, produzindo juntos. É importante que ao final do trabalho haja exposição do produto final. Dramatização Representação teatral que visa instigar os alunos a vivenciarem a realidade do texto de forma mais intensa e se envolverem com a trama do mesmo. Benefícios: desenvolve a expressão corporal, a oralidade, ativa as emoções, promove a memorização significativa do conteúdo.

Upload: amor-pela-ebd

Post on 13-Apr-2017

56 views

Category:

Education


0 download

TRANSCRIPT

Para além da aula expositiva! Usando a criatividade na sala de adultosProfa. Míriam Navarro

Mestra em Educação

Reflexão É importante variar os métodos e recursos de ensino na EBD? Que métodos e recursos você utiliza para tornar suas aulas mais atraentes?

O que são métodos e recursos? Métodos são as estratégias que professor utiliza para trabalhar diferentes conteúdos, ou seja,

é a forma como o professor organiza as atividades em sua aula, com a finalidade de atingir um objetivo.

Recursos são ferramentas que facilitam a aprendizagem dos conteúdos.

MÉTODOS

Aula expositiva dialogada Exposição do conteúdo com a participação ativa dos alunos. O conhecimento prévio dos

estudantes é o ponto de partida da aula. O professor expõe o conteúdo pedindo exemplos, articulando-o com a realidade,

estimulando a reflexão e a opinião crítica sobre o tema estudado. Ao final da aula, pede-se uma síntese em forma de texto, fala, questionário, esquema etc.

Pesquisa Propor um tema e orientar a busca por determinado saber, indicando fontes, auxiliando na

escolha das informações mais relevantes, produzindo juntos. É importante que ao final do trabalho haja exposição do produto final.

Dramatização Representação teatral que visa instigar os alunos a vivenciarem a realidade do texto de

forma mais intensa e se envolverem com a trama do mesmo. Benefícios: desenvolve a expressão corporal, a oralidade, ativa as emoções, promove a

memorização significativa do conteúdo. O enredo, personagens, cenários, poderão ser organizados pelo professor em conjunto com

alunos.

Mapa conceitual Construção de um diagrama sobre os principais conceitos estudados. Pode ser feito em apenas uma aula ou durante um período maior (trimestre, semestre, ano). Ajuda a organizar ideias, proporcionando uma visão ampla do assunto.

Dinâmicas Atividade prática para compreender o assunto estudado. As dinâmicas favorecem o

crescimento pessoal e a integração na igreja, evitando uma posição excessivamente formal do líder.

Seminário Os alunos estudam, sistematizam e encontram maneiras criativas de apresentar um tema. Ao final da exposição, o professor propõe questões e conduz um debate sobre o tema

apresentado, estimulando a participação de toda a classe.

Observação Pode-se usar mais de um método por aula. Deve-se priorizar métodos que estimulem a participação do estudante.

RECURSOS

Lousa: esboços da aula, mapas conceituais, listas, explicações rápidas. Não colocar textos longos, não exigir cópia.

Ilustrações: 10 pragas do Egito, Etapas da Criação do Mundo, O tabernáculo, O Templo de Salomão, Os sacrifícios no AT, Árvore Genealógica, Portas de Jerusalém etc.

Mapas: Viagens de Paulo, O Êxodo, A jornada de Abraão, A divisão das Tribos, etc.

Mural: Reportagens, fotos, trabalhos produzidos pelos alunos, avisos, lembretes etc.

Vídeos: Explicativos, motivacionais, ilustrativos etc.

Linha do tempo: cronologia do AT e NT.

PowerPoint ou Prezzi: Exposição e organização do conteúdo de modo criativo. Usar cores, esquemas, gifs, imagens, palavras-chave. Evitar textos longos.

Dicas Aquecimento EBD: utilizar as redes sociais (Facebook, WhatsApp, Snapchat...) para aguçar

a curiosidade do aluno sobre as aulas. Durante a semana, compartilhar artigos, vídeos, imagens, canções, desafios bíblicos, enquetes e vários materiais relacionados à aula a ser ministrada no domingo.

Gincana Bíblica: ao final do estudo de cada revista, propor uma brincadeira de perguntas e respostas com premiação.

Mantenha contato!

E-mail [email protected]

Facebook Míriam Navarro (facebook.com/professoramiriamnavarro)

Amor pela EBD (facebook.com/amorpelaebd/)

Conversas sobre EBD (facebook.com/conversasebd)

Youtube Amor pela EBD (youtube.com/channel/UCMoFJwfZXBOIESHIEprOY9w)

Conversas sobre EBD (youtube.com/channel/UCv2w9VqkpSXWxzMpKElnEeg)

SlideShared Amor pela EBD (http://pt.slideshare.net/MiriNav)