pão de ló ti’piedade: um doce segredo | documentar o mundo · chego à sala onde estão os...

3
Pão de ló Ti’Piedade: um doce segredo documentaromundo / 1 dia ago Pode parecer um lugar comum mas são mesmo as pessoas que dão carácter às viagens. Num dia dedicado a conhecer algumas quintas na região do Oeste, foi-me dada uma sugestão na Quinta do Gradil: visitar a pastelaria onde é feito diariamente o pão de ló Ti’ Piedade. Bastou telefonar a confirmar se me podiam receber e lá segui para a aldeia de Paínho, no concelho do Cadaval. À minha esperava estava a Ana Martins, atual proprietária e neta da Ti’ Piedade. Tudo começou há 30 anos com a avó a fazer o pão de ló para a família mas que rapidamente passou a ser também apreciado por outros. Sempre com a receita no seio familiar, que já vai na 3ª geração e no mesmo local, os pães de ló continuam a ser confecionados segundo o método tradicional. No entanto, não é um produto que ficou parado no tempo: soube inovar-se e hoje para além de ser vendido em vários formatos, apostou também noutros sabores: adicionou o chocolate e a canela ou retirou o açúcar, para quem este doce ingrediente é proibido. Autora Nomeado para o melhor blogue de viagens pessoal e melhor blogue de viagens eleito pelo público na 1ª edição dos BTL Blogger Travel Awards 2014. Vote Aqui! Início Lisboa Portugal África Caraíbas Europa Médio Oriente Dicas e Planeamento Começou há 30 anos com a Ti’ Piedade. Hoje mantém a sua preparação segundo o método tradicional mas foram adicionados novos sabores ao pão de ló original: a canela e o chocolate.

Upload: nguyenkien

Post on 10-Nov-2018

214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Pão de ló Ti’Piedade: um doce segredo | Documentar o Mundo · Chego à sala onde estão os primeiros fornos, ligados 24h, sendo a temperatura da cozedura adaptada às várias

Pão de ló Ti’Piedade: umdoce segredodocumentaromundo / 1 dia ago

Pode parecer um lugar comum mas são mesmo as pessoas que dão carácter às viagens. Num dia dedicado a conheceralgumas quintas na região do Oeste, foi-me dada uma sugestão na Quinta do Gradil: visitar a pastelaria onde é feitodiariamente o pão de ló Ti’ Piedade. Bastou telefonar a confirmar se me podiam receber e lá segui para a aldeia de Paínho,no concelho do Cadaval. À minha esperava estava a Ana Martins, atual proprietária e neta da Ti’ Piedade.

Tudo começou há 30 anos com a avó a fazer o pão de ló para a família mas que rapidamente passou a ser tambémapreciado por outros. Sempre com a receita no seio familiar, que já vai na 3ª geração e no mesmo local, os pães de lócontinuam a ser confecionados segundo o método tradicional. No entanto, não é um produto que ficou parado no tempo:soube inovar-se e hoje para além de ser vendido em vários formatos, apostou também noutros sabores: adicionou ochocolate e a canela ou retirou o açúcar, para quem este doce ingrediente é proibido.

Autora

Nomeado para o melhor blogue deviagens pessoal e melhor blogue deviagens eleito pelo público na 1ªedição dos BTL Blogger Travel Awards2014. Vote Aqui!

Início Lisboa Portugal África Caraíbas Europa Médio Oriente Dicas e Planeamento

Começou há 30 anos com a Ti’ Piedade. Hoje mantém a sua preparação segundo o método tradicional masforam adicionados novos sabores ao pão de ló original: a canela e o chocolate.“

Page 2: Pão de ló Ti’Piedade: um doce segredo | Documentar o Mundo · Chego à sala onde estão os primeiros fornos, ligados 24h, sendo a temperatura da cozedura adaptada às várias

Após esta breve descrição, a Ana Martins entrega-me um kit e antes de entrar tenho de vestir uma bata, colocar uma toca eproteções nos pés: aqui a higiene é regra de ouro. Entro finalmente onde tudo acontece. Há um doce cheiro no ar.

Chego à sala onde estão os primeiros fornos, ligados 24h, sendo a temperatura da cozedura adaptada às várias fases. Nasala contígua estão harmoniosamente empilhados os tachos de alumínio onde são cozidos os pães de ló de maioresdimensões, já que para os uni-dose são usados pequenos púcaros. Depois de cozidos arrefecem em bancadas de inox oumármore e só então são acondicionados. Devem conservar-se no frio e serem consumidos num prazo de 12 dias.

Apesar da pastelaria ter capacidade para produzir 1000 pães de ló por dia, apenas se trabalha por encomenda, garantindoo produto sempre fresco. O Natal e a Páscoa são as épocas de maior produção, trabalhando-se 24h por dia durante 3semanas. Para o mercado internacional, que já chega à Europa, África, América e Ásia, o pão de ló Ti’ Piedade seguecongelado e tem uma validade de 8 meses.

Documentar o Mundo

262 pessoas gostam de Documentar oMundo.

GostoGosto

Follow Blog via Email

Enter your email address to follow thisblog and receive notifications of newposts by email.

Seguir

Artigos & páginas maispopulares

Pão de ló Ti’Piedade: um docesegredo

Vestígios romanos em Portugal: asRuínas de Conímbriga

Vestígios romanos em Portugal: ondeCardilio e Avita foram felizes

Autora

Estói

Casas trogloditas de Matmata

Exposição “A Paisagem Nórdica doMuseu do Prado”

Dicas Para Visitar Pompeia

Ruínas Romanas de Miróbriga

Escócia Low Cost

Aldeias Históricas de Portugal Alta de

Coimbra Andaluzia Arquivos eBibliotecas AtraçõesTurísticas MaisVisitadas do MundoAtrações Turísticas MaisVisitadas em EspanhaAtrações Turísticas Mais Visitadasem França Atrações Turísticas MaisVisitadas em Itália AzulejoPortuguês Caraíbas Castelos de

Page 3: Pão de ló Ti’Piedade: um doce segredo | Documentar o Mundo · Chego à sala onde estão os primeiros fornos, ligados 24h, sendo a temperatura da cozedura adaptada às várias

← Casas trogloditas de Matmata

Apesar de ser um produto de excelência, é também muito democrático, por isso pode ser adquirido não só em lojasgourmet como também nas grandes superfícies comercias. Como já conhecia o pão de ló original, trouxe para experimentaros de canela e chocolate. Qual o meu favorito? Hummm…. todos! Uma coisa é certa: da próxima vez que que os encontrarnuma loja irei recordar a minha visita à aldeia de Paínho, os rostos e mãos experientes das senhoras que aqui trabalham euma doce história de 3 gerações.

Pastelaria Regional e Similares, S.A.

Rua António Inácio Lopes Silva, 90

2550-429 Paínho-Cadaval

Facebook 18 Twitter 1

9 de Março de 2014 in Cadaval, Lisboa e Vale do Tejo. Etiquetas:Destaque, Doces Regionais, Produtos Gourmet

Deixar uma resposta

Portugal Castelos ePalácios do MundoCatedrais IgrejasBasílicas CapelasCaves e Adegas CidadesUniversitárias Cultura Avieira DayTrip Destaque Dicas ePlaneamento de ViagensDoces RegionaisEnoturismo EstaçõesArqueológicasFestividades FlandresFérias no Algarve GeneralifeIgrejas de Lisboa Igrejasde Portugal Imóvel deInteresse Público LojasGourmet Lugares Colombinos Monte

Sinai MonumentoNacional MonumentosMegalíticos Mosteiros eConventos de EspanhaMosteiros e Conventos de Portugal

Museus eExposições MédioOriente Ordem de Cister Palácio de

Versalhes Palácios deEspanha Palácios de França

Palácios de LisboaParques e JardinsPatrimónioMundial daHumanidade Praias doAlgarve Produtos GourmetProdutos RegionaisRepúblicas em Coimbra Restaurantesde Lisboa Restauração Rotade Vinhos da Península de SetúbalRotas do Vinho Serra da Estrela Sul daItália Terra Santa TrekkingTurismo Cultural Turismode Aventura Turismo deCompras Turismo de ConsumoTurismo ReligiosoUniversidade de Coimbra Universidadede Gent Utilidades Vale do Varosa

Vestígios Arqueológicos dePompeia Vestígios Celtas em Portugal

Vestígios Muçulmanos emEspanha Vestígios Muçulmanos naPenínsula Ibérica VestígiosRomanos Vestígios Romanos em

Espanha Vestígios Romanosem Portugal Viajar deComboio Pela EuropaVinho Espumante

You May Like

1.

About these ads

Gosto

Be the first to like this.

Escreva o seu comentário aqui...Escreva o seu comentário aqui...