pantanal mato-grossense

11
- Planaltos e serras do Atlântico- Leste- Planaltos e serras do Atlântico- Leste- Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. ES, PR e SC. - Origem: Processos orogenéticos ( cerca de 2 Origem: Processos orogenéticos ( cerca de 2 bilhões de anos) bilhões de anos) - Soerguimento das rochas gerando a serra do Soerguimento das rochas gerando a serra do Mar, Mantiqueira, Espinhaço, serra de Goiás - Mar, Mantiqueira, Espinhaço, serra de Goiás - Minas, etc. Minas, etc. Depressão periférica - Se prolonga longitudinalmente até o litoral Se prolonga longitudinalmente até o litoral de SC. de SC.

Upload: ordell

Post on 19-Jan-2016

38 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC. Origem: Processos orogenéticos ( cerca de 2 bilhões de anos) - PowerPoint PPT Presentation

TRANSCRIPT

Page 1: Pantanal Mato-Grossense

-Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Planaltos e serras do Atlântico- Leste-Sudeste: Terras acima de 500 metros de altura. Terras acima de 500 metros de altura. Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, Predomina em MG e RJ, estendendo-se até SP, ES, PR e SC.ES, PR e SC.

-Origem: Processos orogenéticos ( cerca de 2 Origem: Processos orogenéticos ( cerca de 2 bilhões de anos)bilhões de anos)

-Soerguimento das rochas gerando a serra do Soerguimento das rochas gerando a serra do Mar, Mantiqueira, Espinhaço, serra de Goiás - Mar, Mantiqueira, Espinhaço, serra de Goiás - Minas, etc.Minas, etc.

Depressão periférica

-Se prolonga longitudinalmente até o litoral de Se prolonga longitudinalmente até o litoral de SC.SC.

Page 2: Pantanal Mato-Grossense

Pantanal Mato-GrossensePantanal Mato-Grossense- A declividade do terreno, rios que drenam a região demoram a A declividade do terreno, rios que drenam a região demoram a

vazar, provocando a inundação das planícies e trazendo vazar, provocando a inundação das planícies e trazendo nutrientes para a fauna da região.nutrientes para a fauna da região.

- É uma mistura de formações do tipo cerrado, floresta, caatinga e É uma mistura de formações do tipo cerrado, floresta, caatinga e campo.campo.

Page 3: Pantanal Mato-Grossense

Domínios Morfoclimáticos Domínios Morfoclimáticos

Page 4: Pantanal Mato-Grossense

Mata AtlânticaMata Atlântica

Page 5: Pantanal Mato-Grossense

CaracterísticasCaracterísticas• Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio Estendia-se do Rio Grande do Norte ao Rio

Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 Grande do Sul, e ocupava uma área de 1,3 milhão de quilômetros quadrados. Tratava-se milhão de quilômetros quadrados. Tratava-se da segunda maior floresta tropical úmida do da segunda maior floresta tropical úmida do Brasil, só comparável à Floresta Amazônica. Brasil, só comparável à Floresta Amazônica.

• - É uma formação florestal densa e - É uma formação florestal densa e heterogênea,mais rica em espécies vegetais do heterogênea,mais rica em espécies vegetais do que a Hiléia amazônica.que a Hiléia amazônica.

• Área total originalÁrea total original: aproximadamente 1,3 : aproximadamente 1,3 milhão de kmmilhão de km22..Área total atualÁrea total atual: aproximadamente 52.000 Km: aproximadamente 52.000 Km22..

Page 6: Pantanal Mato-Grossense

• Domínio dos CerradosDomínio dos Cerrados: Abrange as : Abrange as chapadaschapadas e e chapadõeschapadões do Brasil Central.É uma região tropical de do Brasil Central.É uma região tropical de verões chuvosos e invernos secos. Os solos são de verões chuvosos e invernos secos. Os solos são de baixa fertilidade pois as chuvas de verão, lavam o baixa fertilidade pois as chuvas de verão, lavam o solo retirando seus nutrientes.solo retirando seus nutrientes.

- No inverno, a seca provoca a evaporação acumulando No inverno, a seca provoca a evaporação acumulando ferro e alumínio, deixando o solo ácido. É do tipo ferro e alumínio, deixando o solo ácido. É do tipo

arbóreo-arbustivoarbóreo-arbustivo . .

Page 7: Pantanal Mato-Grossense
Page 8: Pantanal Mato-Grossense

Chapadões

Page 9: Pantanal Mato-Grossense

Caatinga

Page 10: Pantanal Mato-Grossense

Clima e VegetaçãoClima e Vegetação

- O Centro-Sul é a região brasileira que mais sofreu O Centro-Sul é a região brasileira que mais sofreu devastação da paisagem vegetal.devastação da paisagem vegetal.

- O crescimento urbano das grandes cidades como SP, RJ, BH, O crescimento urbano das grandes cidades como SP, RJ, BH, não foi acompanhado pelo crescimento da Infraestrutura não foi acompanhado pelo crescimento da Infraestrutura principalmente dos meios de transportes.principalmente dos meios de transportes.

Paisagens tropicaisPaisagens tropicais

- Clima: Tropical(SP, MG, MS, MT)Clima: Tropical(SP, MG, MS, MT)

- Temperatura: 20ºC a 25ºC média/anual.Temperatura: 20ºC a 25ºC média/anual.

- Em altitudes mais elevadas, a temperatura é de 18ºC.Em altitudes mais elevadas, a temperatura é de 18ºC.

- Planície do Pantanal: 27ºC no verão.Planície do Pantanal: 27ºC no verão.

- Em Goiás( campo de cerrado e cerrado de campo limpo)Em Goiás( campo de cerrado e cerrado de campo limpo)

Page 11: Pantanal Mato-Grossense

PAISAGENS SUBTROPICAIS: PR, SC e RS.

• Invernos mais rigoroso.Invernos mais rigoroso.

• Índices pluviométricos entre 1200mm e Índices pluviométricos entre 1200mm e 1500mm/ano.1500mm/ano.

• Produção de arroz, soja e milho.Produção de arroz, soja e milho.

• Vegetação: Arbóreas, mata dos Pinhais, Vegetação: Arbóreas, mata dos Pinhais, Araucária.Araucária.