panorama do novo testamento

26

Upload: especiais-ministerio

Post on 09-Mar-2016

253 views

Category:

Documents


3 download

DESCRIPTION

Estudo do novo Testamento para Surdos, desenvolvido pelo Ministério de Especiais da Pib Curitiba.

TRANSCRIPT

Page 1: Panorama do Novo Testamento
Page 2: Panorama do Novo Testamento

SINAL:Mpara baixo – como sinal de salário.Mateus significado“Dom de Deus” (também chamado de Levi) era um coletor deimpostos.Mateus fazia parte de um grupo de judeus chamadospublicanos. Esse grupo tinha má fama, pois eram contratados doImpério Romano para cobrar impostos das pessoas, mas cobravamdinheiro a mais do que deveriam. Sendo assim, o dinheiro quesobrava era desviado para os próprios publicanos, era uma forma deroubar. Eram desprezados pelos judeus por colaborarem com ogovernoRomano,quedominavaopaís naépoca.Jesus pregava para as multidões, quando passou na frente dacoletoria e viu Mateus separando o dinheiro dos impostos. Então ochamou para o seguir e Mateus prontamente atendeu suaconvocação, tornando-seumdosdozediscípulos.“ Partindo Jesus dali, viu um homem chamado Mateus sentado nacoletoria e disse-lhe: Segue-me! Ele se levantou e o seguiu.” Mateus9:9 O livro de Mateus mostra Jesus como o Messias enviado porDeus para dar a salvação para todos e mostra muitas profecias doAntigo Testamento que foram cumpridas através da vinda de JesusCristo, confirmando que Jesus é o Filho de Deus. Revela tambémsobreoReinodosCéus.

Page 3: Panorama do Novo Testamento

Sinal: Letra M, sinal de Servo. O livro de Marcos apresentaJesus comoServodeDeus.João Marcos (mais conhecimento como Marcos) era filho deuma viúva de Jerusalém,Maria. Na casa de suamãe eram realizadososencontrosdos cristãona igrejaprimitiva.“Considerando ele a sua situação, resolveu ir à casa de Maria, mãe de João, cognominado Marcos, onde muitas pessoas estavamcongregadaseoravam.”Atos12:12Marcos era sobrinho de Barnabé e acompanhou o apóstoloPaulo e Barnabé em sua primeira viagem missionária. Atos 12:25;13:5.O livro de Marcos mostra Jesus como Servo de Deus, queobedeceu seu Pai até amorte e ressalta obrasmaravilhosas de Jesuscomomilagres, suaatençãocomasmultidõeseo seuministério.E por muitos o Evangelho deMarcos é chamado de o Filme dominístério de Jesus, também ressalta em muitos aspectos apersonalidadedePedro.

Page 4: Panorama do Novo Testamento

Sinal: Letra L, sinal demédico. Lucaseraummédico.Lucas escreveu esse livro, também conhecido como “médicoamado” (Colossenses 4:14) era amigo e companheiro de viagens doapóstoloPaulo.No livro de Lucas, há maior variedade de ensinos, parábolas e relata e narra os acontecimentos na vida de Jesus. Apresenta JesuscomooFilhodeDeus,Messias e tambémSalvador.O contexto de Lucas é omesmo do Evangelho de Marcos. MasLucas ampliou o relato de Marcos através de duas importantesinterpolações (Lc.6,20;8,3; 9;51,18,14).Anarraçãode Lucas sobreonascimentoe infância de Jesus foi amais importanteparadar formaàcelebraçãocristãdoNatalO relato de Lucas a respeito doministério de Jesus na Galiléia ésimilar, com poucas exceções, ao do Evangelho deMarcos. Por outrolado, em Lucas, a descrição da viagem de Jesus até Jerusalém,atravessando a Samaria (9,51;19,48) contém informações que nãoaparecem nem em Marcos, nem em Mateus. É, sobretudo, estaparte - denominada, pornumerososespecialistas, “seçãoespecial deLucas” - aqueofereceasqualidadesdistintivasdesteEvangelho.

Page 5: Panorama do Novo Testamento

Sinal: J no coração- sinal de amor. João , o autor do livro, éconhecido comoo“discípulodoAmor”.João, oapóstolo. Seunomesignifica "graçadeDeus". Era judeu,pescador , irmão de Tiago, filho de Zebedeu e Salomé. Eram bem devida, seu pai tinha empregados e sua mãe possivelmente serviu aJesus financeiramente. Era um homem sem letras e indouto, masnãoeraanalfabetoeconheciapelomenos três línguas.Foi chamadodediscípulo amado– João foi testemunhaoculardamaior parte dos fatos que escreveu (1.14; 19.35; 21.24) O registroda hora de alguns acontecimentos destaca a presença do relator ou,em alguns casos, uma relação bem próxima com os protagonistas.Até no momento da crucificação João estava presente. Isso mostrasua disposição de correr risco de vida para ficar ao lado do Mestre.Apesar de ter fugido no momento da prisão de Cristo, João voltoupouco tempodepois.O livro de Joãomostra que Jesus é o Filho Eterno de Deus e queé preciso crer em Jesus para receber a vida eterna e sua leitura nosinspira a crer emJesus comonossoúnicoe suficiente salvador.Maisde70vezesaparecemoverbocrernesteevangelho.JesusemJoãoéoverboverdadeiroeograndeEUSOU.

Page 6: Panorama do Novo Testamento

Sinal: Letra A, sinal de trabalho. Mostra o trabalho da igrejaprimitivaapósaascensãode Jesus.Lucas também escreveu esse livro, relatando odesenvolvimento da Igreja primitiva e dos primeiros cristãos, assimcomo a ação do Espírito Santo como o Consolador e motivador nocrescimentodoCristianismo.Relata as viagens missionárias realizadas por Paulo e seuscooperadores visando o crescimento do Cristianismo e apropagação do Evangelho aos gentios (aqueles povos que não eramjudeus). Enquanto os Evangelhos relatam a vida de Jesus, Atos dosApóstolos descreve a ação do Espírito Santo no meio do povo deDeusecomo Jesus continDeus.uaa seroObreirodeEste livro escrito por Lucas, nos inspira a sermos obreirostotalmente direcionados pelo Espirito Santo de Deus, em nossasinterpretações, visitas e trabalhosdiários comsurdos.

Page 7: Panorama do Novo Testamento

Sinal:DevidoaocapacetedoExércitoRomano.Foi o apóstolo Pauloquemescreveuessa carta, relatando comoagraçadedeusagiuemsuavida. (Atos1-19)Este livro foi escrito para a divulgação do Evangelho no ImpérioRomano e para incentivar os cristãos que moravam em Roma aajudarem Paulo na Obra Missionária e incentivá-los a acreditar e adepender da graça de Deus. A mensagem principal é a Fé e osresultadosdeaceitar Jesus, atravésdoplanode salvação.Na carta aos Romanos, dirigida á Igreja de Roma, Pauloconsidera a nossa salvação em termos da justiça de Deus (Rm 1.17,5.18). Naquela época (e até hoje!) os judeus pretendiam salvar-sepelas obras da lei, mas na carta aos Romanos entendemos que sópela fé em Jesus Cristo é que somos justificados perante Deus (3.22-23).Que segurança há na salvação? (Leia Romanos 5.1-2). Isto é umDom,umpresentedeDeus, quenosgaranteapaz!Por causa da justificação, somos unidos com Cristo – em Suamorte e ressurreição (6.5-6). Por isso, nós morremos com Ele para opecado (6.10-11).

Page 8: Panorama do Novo Testamento

Sinal: Letra C, sinal de problema. A igreja da cidade de Corintoestava passando por um período muito difícil, com muitosproblemasentreos crentesenoministério.Paulo fundou a igreja de Corinto em sua segunda viagemmissionária, depois de algum tempo, as notícias de algo estavaerrado começaram a chegar, pois os crentes começaram a permitircoisas erradas na Igreja, comodivisões e imoralidade, é uma carta derepreensão. Escreveu essa carta para aconselhar os crentes comconselhos honestos e mostrando o seu amor por essa igreja.“Recebamoamorque tenhopor todos vocêsemCristo Jesus.”

(I Coríntios16:24.)Este livromostraa soberaniade JesusCristo, nossoSenhor.“À igreja de Deus que está em Corinto, aos santificados emCristo Jesus e chamados para serem santos, juntamente com todosos que, em toda parte, invocamonomedenosso Senhor Jesus Cristodelesenosso.” I Coríntios1:2NaSegundaCarta, Paulodefendeo seupapel deapóstolo.Um dos textos marcantes nesta carta é primeira a corintios 13umpoemasobreoamore suaprática.

Page 9: Panorama do Novo Testamento

Configuraçõa em G descendo e L como o sinal de fé emsoletração ritimicaPaulo escreveu essa carta para Igreja situada na cidade deGalácia.A mensagem principal é sobre a Fé e de como Cristo é olibertadorda Lei, poismuitos judeus seguiamrigorosamentea lei deMoisés, mas Paulo mostra que Jesus está acima da lei, que Ele é omais importante e nos libertou para vivermos sobre a Graça deDeus.“Foi para a liberdade que Cristo nos libertou. Portanto,permaneçam firmes e não se deixem submeter novamente ao jugodaescravidão. “Gálatas5:1Paulo argumenta que que todas as versões legalistas doevangelho são perversões contra a vinda de Jesus ao mundo, e queo desfrutar da liberdade cristã depende da compreensão de asalvação vem somente pela graça, por emio, exclusivamente, deJesuse recebidoapenaspela fé.O grande questionamento desta carta é então: O querealmente salvaohomem?

Page 10: Panorama do Novo Testamento

Sinal: E nas costas da mão como em Estado, mas fazendo umcirculo igual conversar comaconfiguraçãoemEPaulo foi autor dessa carta direcionada à igreja que ficava nacidade de Éfeso , escrita durante a prisão do apóstolo. A intençãoera que os crentes em Éfeso começassem a perceber que tinhamque abandonar as coisas erradas e pensar que fazem parte docorpo de Cristo (Igreja) cujos membros são os crentes, tinhamuma identidade nova com uma unidade específica, foram salvospor Jesus.Mas ,agora, em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe,fostes aproximadospelo sanguedeCristo.” Efésios2:13Fala de ummodo geral da Igreja e da vida cristã, apresenta aIgreja comooCorpodeCristo (Família) utilizandode três exemplos:um corpo, em que Cristo é a cabeça (1:22-23); um edifício, em queCristo é apedra fundamental (2:20-21) edeumcasal emqueCristoéomaridoea Igreja suaesposa (5:23-32).

Page 11: Panorama do Novo Testamento

Configuração em F orientação no espaço neutro em frente aocorpocomoemgostar.Filipos era uma cidade que ficava na província romana daMacedônia, região que hoje faz parte daGrécia. A igreja de Filipos foià primeira fundada por Paulo na Europa em sua segunda viagemmissionária (Atos 16.12-40). Anos depois quando Paulo estava naprisãoescreveesta carta aos filipenses.Paulo estava muito preocupado com uma serie de confusõesque enfrentavam os crentes em Filipos, também Paulo estavasurpreso por saber que alguns lideres da igreja estavam contra ele,aomesmotempoalguns cristãosdeFiliposoajudaramentãoescreveesta carta não só para orientar os crentes, mas também paraagradecer a ajuda que muitos cristãos deram a ele, esta carta éconhecida por muitos estudiosos como a carta da alegria e temcaracterísticas únicas como o uso da primeira pessoa do singular emvários versículos demonstrando assim o grande relacionamento decompanheirismoentrePauloeesta igreja.

Page 12: Panorama do Novo Testamento

Configuração em C usando como base a configuração em Bcomoemmostrar.A cidadedecolossos ficavanaprovíncia romanadaÁsia, regiãoque hoje faz parte da Turquia. A igreja dali não tinha sido fundadapor Paulo, e pelo que parece, ele ainda não havia estado lá quandoescreveu a carta aos Colossenses. É provável que Epafrascompanheiro de Paulo, tenha sido o primeiro a anunciar as boasnovasemColossos (1.7; 4.12)Paulo tambémnaprisão (4.3,10,18)recebeunoticias das falsasdoutrinas ensinadas nesta igreja (2.8,16-23) então escreve estacarta para combater esses falsos ensinamentos e pregar a volta averdadeira fé.Nas saudações finais (4.7-17) Paulo pede que esta carta sejaenviada a igreja de Laodicéia, uma cidade vizinha, e que os cristãosde Laodicéia enviem aos colossenses a carta que Paulo tinha escritooupretendiaescrever aeles.A carta aos colossenses foi levada a eles por Tíquico, e com elefoi Onésimo (4.7-9), em favor de quem Paulo escreveu a carta aFilemom.

Page 13: Panorama do Novo Testamento

Configuração em Tmão de base emB com amovimentação debaixopara cimacomoemarrebatar.Tessalônica era a capital da província romana da Macedônia,região quehoje faz parte daGrécia. A igreja de Tessalônica tinha sidofundada pelo apostolo Paulo durante sua segunda viagem (Atos17.1-10) Os judeus daquela cidade tinham se colocado fortementecontra os cristãos, de modo que Paulo e Silas foram forçados a fugirpara Beréia. Mais tarde em Corinto Paulo recebeu de seucompanheiro Timóteo noticias acerca da igreja em Tessalônica. (1Tessalonicenses3.6)Em sua primeira carta Paulo escreve para falar como estácontente pelo progresso espiritual desta igreja e para animá-los acontinuar firmes na fé em Jesus, ele os adverte para não sepreocuparem com questões de como os mortos ressuscitarão ouquando Jesus voltaráqueestava sendoapreocupaçãodemuitos.Com muito carinho Paulo escreve a parte final desta cartafazendosaudaçõese recomendaçõesamuitos irmãos.

Page 14: Panorama do Novo Testamento

Configuração em T mão de base em B com a movimentaçãode baixo para cima como em arrebatar, um sinal composto com odesegundoantes.Mesmo depois da primeira carta de Paulo sobre questõesescatológicas, muitos crentes da igreja de Tessalônica aindacontinuaramdiscutindo sobreesses assuntos, algunsaté chegavama dizer que o dia do Senhor já havia chegado enquanto outroslargavam seus empregos e vendiam tudo que tinham, poisacreditamplenamente que Jesus estava por vir e viviama custa dosoutros.Então Paulo escreve a segunda carta para tentar corrigir essasdoutrinas e ensinamentos falsos. Ele diz que antes da vinda deCristo viria um tempo de grande tribulação para os cristãos,Também Paulo fala sobre um podermisterioso a quem chama de o'perverso' que dominará uma grande revolta contra Deus, mas dizque os escolhidos de Deus permanecerão firmes na fé no SenhorJesus.É nesta carta que se encontra o famoso ditado “quem nãotrabalhanãocome”

Page 15: Panorama do Novo Testamento

Configuração e T e D com pequenos toques na ponta dopolegar, pois Timóteo sempreestavapensandoemDeus.Timóteo era colega de Paulo em suas viagens missionárias, amãe de Timóteo era uma judia que tinha aceitado a fé cristã, e o paidele era grego (Atos 16.1-3) as duas cartas a Timóteo e a carta a Titosão conhecidas como cartas pastorais, pois trata dos deveres dospastores istoédirigentesde igrejas.Esta carta também ensina aos dirigentes da igreja a maneirade fazerem o seu trabalho. E ao próprio Timóteo o apostolo da umconselho que serve para todos os seguidores de Jesus Cristo: “vivauma vida de honestidade, de dedicação a Deus, de fé, de amor, de perseverança e de humildade. Combata o bom combate da fé eganheavidaeterna” (6.11-12)

Page 16: Panorama do Novo Testamento

Configuração e T e D com pequenos toques na ponta dopolegar.A segunda carta fala tambémdas responsabilidades do líder naigreja, aparentemente Paulo esta convicto que sua vida estachegando ao fim e da conselho para seu amigo e companheiroTimóteo para que siga sempre firme e fiel nos caminhos do Senhor Jesus.(4.5) Paulo fala de sua própria maneira de viver e de seguirJesusquedever ser imitadapor seucolega.Na sua primeira carta a Timóteo, Paulo faloumuito do trabalhoque Timóteo teria que fazer entre os efésios (veja 1 Timóteo 1:3,18;3:14-15; 4:6,11; 5:21; 6:11-16,20). Nesta segunda carta, porém, elefocaliza mais no próprio Timóteo, exortando-o a não desfalecer noserviço do Senhor para o qual ele foi chamado (veja 2 Timóteo 1:6,8;2:1,8; 3:14; 4:1-2).SePaulonãodesfaleceu,mas continuava suamissão confiandoem Deus mesmo dentro da prisão (veja 1:8,16), Timóteo deveriacontinuar seu trabalho com esta mesma confiança no seu estadolivre.Somos motivados nesta leitura a seguir firmes, mesmos nasdificuldadesque seapresentamnocotidianoministerial.

Page 17: Panorama do Novo Testamento

Configuração em T com os movimentos e orientação como emtrabalhar, pois Tito teve um grande desempenho no trabalho daanunciaçãodoevangelho.Tito era um não judeu que tinha se tornado cristão, foi um dosauxiliares de Paulo no seu trabalho missionário (Gálatas 2.1-3; 2Coríntios 7.6-16). Paulo o havia deixado em Creta afim de que elecuida-se das igrejas dali (2.7) na carta a Tito, Paulo trata damaneira deser e de agir dos dirigentes da igreja , fala também dasresponsabilidades do próprio Tito nas relações e autoridade com osmembros da igreja, e Paulo recomenda que seja um exemplo paratoda igreja.Diz também que a vida cristã se torna possível por causa dabondade e do amor de Deus, que nos salvou “não porque fizemosalgumacoisaboa,maspor causada suaprópriamisericórdia”(3.5).SobreTitoTito, um não-judeu que havia se tornado cristão, foi um doscolegas e auxiliares do apóstolo Paulo no seu trabalho missionário(Gálatas 2.1-3; 2 Coríntios 7.6-16). Paulo o havia deixado na ilha deCreta a fim de que ele organizasse e dirigisse o trabalho das igrejasdali (Tito 1.5). Na Carta a Tito o apóstolo trata do deveres e damaneira de agir dos dirigentes das igrejas; fala também dasresponsabilidades do próprio Tito nas suas relações com os váriosgruposdepessoasdas igrejas.Oapóstolo recomendaque

Tito use a sua autoridadepara obemdosmembros das igrejas e qeuasuamaneiradeagir sirvadeexemplo para todos (2.7).Diz que a vida cristã se torna possível por causa da bondade edo amor de Deus, que nos salvou “não porque fizemos alguma coisaboa,maspor causada suaprópriamisericórdia” (3.5)

Page 18: Panorama do Novo Testamento

ConfiguraçãoemFcomoemconhecer.Filemon era um cristão importante, provavelmentemembroda igrejade Colossos.Onésimo, que era escravo de Filemom, tinha fugido do seu dono.Não se sabe como ele chegou a conhecer o apóstolo Paulo, mas ocerto é que se converteu ouvindo a mensagem do evangelhoanunciadapeloapóstoloqueestavana prisão.Paulo decidiu que Onésimo deveria voltar para o seu dono epor isso escreve a carta a Filemon a fim de lhe fazer um apelo paraque receba Onésimo de volta, não somente como escravo, mastambémcomoumquerido irmãoemCristo.Parece que a Carta aos Colossenses e a Carta a Filemomforam escritas namesma época e que as duas foram entregues pelopróprioOnésimo.Esta pequenina carta é um belo exemplo de cortesia ecarinho. Paulo não discute os direitos que as leis daquele tempodavamaodonodeumescravo.Para resolver estaquestãodeumescravo fugido, Paulo aplicaamais alta lei queexiste, a lei doamor cristão.

Page 19: Panorama do Novo Testamento

Configurações e H e B fazendo o movimento como o depastordaesquerdaparaadireita.Os cristão a quem este livro foi escrito eram de origemjudaica, eépor isso que o livro é chamado de Carta aos Hebreus. Eles estavamsendo perseguidos e poderiam abandonar a fé cristã e voltar àreligiãodosantepassados.O livro parece mais um discurso ou um sermão do que umacarta; oautornãodizqueménemdiz aquemestáescrevendo.Só no fim do livro é que aparecem umas poucasreferências a pessoas (13.22-24). Ninguém sabe com certeza quem escreveuestebelo sermão.Oautor deste livro procura provar aos leitores queépormeiode Jesus Cristo queDeus envia amensagemmais perfeita a respeitode si mesmo: Jesus é a revelação completa e eterna de Deus. Ele é oeterno Grande Sacerdote que se oferece a si mesmo como sacrifícioperfeitoaDeusa fimde tirarospecadosdahumanidade.Épormeiode JesusCristoque se conseguea salvaçãoeterna.No capítulo 11 o autor cita os nomes dos heróis da fé, aspersonagens do Antigo Testamento que continuaram firmes até ofim. Depois de vários conselhos, o autor termina com uma oração esaudaçõespessoais.

Page 20: Panorama do Novo Testamento

ACartadeTiago foi escrita a todosos cristãosdo seu tempoetrata de assuntos práticos da vida cristã. O autor fala de pobreza eriqueza, tentação;preconceito; maneira de viver; o falar; o agir, ocriticar; o orgulho e humildade; paciência, oração e fé. Ele põeacima de tudo a necessidade de não somente crer como tambémagir. Não adianta nada alguém dizer que tem fé se não provar pormeiodas suasaçõesquea sua féévivaeverdadeira. “Porque,Assim como o corpo sem o espírito está morto, assimtambém a fé sem ação está morta” (2.26). A verdadeira fé cristã semanifestaemações cristãs.O autor chama a sim mesmo de “mestre” (3.1), e este livrotem belas lições para todos os seguidores de Cristo. Com clareza evigor Tiago nos ensina como devemos agir e viver, se é quequeremos ser cristãos.

19

Page 21: Panorama do Novo Testamento

ConfiguraçõesemAePcomoosinal de igual ou irmão.A Primeira Carta de Pedro foi escrita para os cristãos queviviam em cinco províncias romanas que ficavam numa região quehoje faz parte da Turquia. O apóstolo está em“Babilônia” (5.13), queprovavelmente é uma maneira da falar da cidade de Roma (verApocalipse14.8; 16.19; 17.5).Os leitores estão enfrentando sofrimentos e perseguiçõespor causada sua fé.Ao procurar animá-los a continuar firmes na sua dedicação aJesus Cristo, o apóstolo mostra que os sofrimentos servem paraprovar que a fé que eles têmé verdadeira (1.7). Ele cita o exemplo deCristo, que suportou o sofrimento e a morte em favor deles;aconselha que eles, por sua vez, sigam o exemplo do mestre (2.21 –25). Recomenda que acima de tudo, eles, vivam uma vida que tragahonraeglóriaparaonomedeDeus (1.15-16).E o autor faz lembrar denovo aos leitores a razão de elesterem sido salvos: “Vocês foram escolhidospara anunciar os atospoderosos de Deus, que os chamou da escuridão para asuamaravilhosa luz” (2.9).

Page 22: Panorama do Novo Testamento

ConfiguraçõesemAePcomoosinal de igual ou irmão.A SegundaCartadePedro foi escrita a todosos cristãos do seutempo. Elatrata de falsas doutrinas que estavam sendo espalhadasentre eles. Os falsos mestres não somente ensinavam coisas erradascomo também se entregavam a todo tipo de imoralidades e vícios eprocuravamarrastarosoutros consigo.O apóstolo avisa os leitores de perigo que eles correm e osanima a ficar firmes na fé e na vida de pureza e dedicação a Deus.Esses falsos mestres também zombavam da esperança que oscristãos tinhamde que Cristo iria voltar; por isso o apóstolo não queque ninguém seja destruído, mas que todos se arrependam” (3.9,15).O apóstolo recomenda que todos “façam o possível paraestarem em paz com Deus, semmancha e sem culpa diante dele,” efiquem esperando aquele dia abençoado em que haverá “um novocéueumanova terra, ondemoraa justiça” (3. 13, 14).

Page 23: Panorama do Novo Testamento

Configuração em J no lado esquerdo do peito lembrando osinal deamor, comooapostoloamado.O assunto principal da Primeira Carta de João é o amor: oamordeDeuspara conosco eoamorquedevemos ter uns para comosoutros. “Deuséamor.Quem vive unido com Deus, e Deus vive unido com ele “(4.16). Deus também é luz, e nós devemos sempre viver na luz eassimestaremosunidosuns comosoutros (1.7; 2.9-11).O autor também previne os seus leitores contra a falsadoutrina de que Jesus Cristo não se tornou homem realmente, mastinha somente a aparência de homem (2.22-23; 4.1-3; 5.6-9). Essafalsadoutrina, diz oautor,Vem do espírito do Inimigo, o espírito do erro. Nem nestacarta nem nas duas seguintes aparece o nome do autor. Por causados assuntos tratados e por causa damaneira de escrever do autor,as três cartas logo começam a ser chamadas de “Cartas de João”,querendo-se dizer com isso que foram escritas pelo autor doEvangelhode João.

Page 24: Panorama do Novo Testamento

Configuração em J no lado esquerdo do peito lembrando osinal deamor, comooapostoloamado.Estapequenacarta foi escritaporum“presbítero”, istoé, umdirigente de uma igreja. A carta é dirigida aos membros de outraigreja, os quais o autor conhece bem. Ele pede aos leitores queamem uns aos outros e que tomem cuidado com certas doutrinasfalsasqueestão sendoespalhadaspelomundo.

III JoãoEsta carta, escrita pelo mesmo “presbítero da Igreja” queescreveuaSegundacartade João, éenviadaaGaio, dirigentedeumaigreja.O autor elogia Gaio, fala contra a oposição de Diótrefes e falabemdeDemétrio.A segunda epístola é dirigida a uma senhora e seus filhos. Talmulher não é identificada pelas escrituras. Há quem defenda a tesede que a "senhora eleita" seja Maria, irmã de Marta, a qual estariamencionadanoversículo13.A terceira epístola de João é uma correspondência particulardirigida a um irmão chamado Gaio. Este nome era bastante comumnaquela época. Temos sua ocorrência em At.19.29, At.20.4,Rm.16.23, I Cor.1.14, alémde III João. Contudo, tais passagensnão sereferemsempreàmesmapessoa.

Não temos muitas informações sobre Gaio, a quem Joãoescreve. Entendemos que ele não era o líder de sua igreja local. Oversículo9 indicaqueo líderéoutro.

Page 25: Panorama do Novo Testamento

Configuração em J na altura da testa lembrando o sinal dereflexãooupensamento.Esta carta foi escrita aos cristãos em geral para priveni-loscontra os falsos mestre que estavam espalhando idéias erradas nasigrejas. Esta carta, que é parecida com a Segunda Carta da Pedro,procura animaros leitores “a combater a favorda féque, umavezportodas, Deus deu ao seu povo” (versículo 3). O autor recomenda queos leitores continuem firmes e não se deixem levar por esseenganadores, pois eles receberãoocastigoquemerecem.Estar emCristo, expressão importante na teologia de Paulo, éuma realidade espiritual que expressa nosso vínculo com Jesus enossa posição espiritual. Trata-se de uma união mística. Estamosligados a ele como osmembros se ligam ao corpo e este à cabeça oucomo os ramos se ligam à videira. Judas diz que estamos guardadosemCristo. Eleéonosso refúgio, nossa fortaleza.

Lendo apenas o versículo 1 e o 24, poderíamos pensar que anossa situação e futuro dependem unicamente de Deus. Se assimfosse, não precisaríamos de tantas palavras de advertência comotemos na bíblia. Contudo, o verso 20muda a conjugação verbal e nosexortadizendo: "Guardai-vosnoamordeDeus" (ou conservai-vos).O autor nos repassa uma grande responsabilidade no sentidode nos mantermos na posição que obtivemos em Cristo mediante asalvação.

Page 26: Panorama do Novo Testamento

Configurações emAeP lembrando a ideia da abertura de umlivro.Apocalipse quer dizer “revelação”, e por isso este livro sechama A Revelação de Deus a João (1.1). Foi escrito durante umtempo em que as autoridades romanas estavam perseguindo oscristãosporqueelesnãoprestavamculto ao imperador romano, quechamavaa simmesmode“Senhor”e “Deus”.O livro foi escrito por João, que estava preso na ilha dePatmos por ter anunciado a Boa-Notícia do Evangelho (1.9). Eleescreve o seu livro para as sete igrejas da província romana da Ásia(1.4, 11), que ficava numa região que hoje faz parte da Turquia. Eleanima os seus leitores a continuarem fiéis a Jesus Cristo em temposperseguiçõese sofrimentos.Depois das cartas às sete igrejas (caps. 2-3), João descreveuma série de visões que teve. Elasmostramqueas forças domal nãovencerão, que a vitória pertence a Deus e a Jesus Cristo e que oscontinuarem fiéis na sua fé receberão o prêmio da vida eterna nonovocéuqueDeusvai preparar.João usa figuras estranhas, símbolos e números que os seusleitores entendiam, mas que não seriam entendidos pelasautoridades romanas.Os leitores de hoje têm dificuldade de compreendercompletamente as visões de João, mas a lição principal do livro ésimples e clara: “Agora o poder de governar o mundo pertence aDeus, onossoSenhor, e aoMessiasqueeleescolheu. EoMessiasreinarápara sempre!” (11.15)