panorama 27.12.2012

8
unirol CADEIRAS DE RODA em festa Natal da Família de Porto Mauá contou com extensa programação e animou comunidade pág.7 Servidora pública cata latinhas e as transforma em cadeiras de roda para banho/necessidades pág.6 Porto Lucena comemorou noite natalina com apresentação do grupo de Tucunduva, Som Maior pág.3 Evento aconteceu de 14 a 16 de dezembro em Salto do Jacuí pág.8 Reinaugurada a praça do Pró-Morar, em Catuípe, com academia de ginásca e parque infanl pág.3 noite natalina moto acampamento reúne mais de 600 pessoas REGIONAL ANO 4 - Nº 71 - DEZEMBRO DE 2012 panorama_capa.indd 1 27/12/2012 09:43:02

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 25-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição do Panorama Regional do JM

TRANSCRIPT

Page 1: Panorama 27.12.2012

unirol

CADEIRAS DE RODA

em festa

Natal da Família de Porto Mauá contou com extensa programação e animou comunidade pág.7

Servidora pública cata latinhas e as transforma em cadeiras de roda para banho/necessidades pág.6

Porto Lucena comemorou noite natalina com apresentação do grupo de Tucunduva, Som Maior pág.3

Evento aconteceu de 14 a 16 de dezembro em Salto do Jacuí pág.8

Reinaugurada a praça do Pró-Morar, em Catuípe, com academia de ginástica e parque infantil pág.3

noite natalina

moto acampamento reúne mais de 600 pessoas

REGIONALANO 4 - Nº 71 - DEzEmbRO DE 2012

panorama_capa.indd 1 27/12/2012 09:43:02

Page 2: Panorama 27.12.2012

No dia 11 de dezembro, o cur-so de Design de Moda da Setrem realizou um desfile de moda. A atividade foi desenvolvida no com-ponente curricular de Proprieda-de Industrial I, no qual ao longo do semestre os acadêmicos criaram suas coleções.

O tema da coleção era livre,

cruz alta - A administração municipal, juntamente com o go-verno federal, o governo estadual, através do Sistema Nacional de Emprego – Sine, a Secretaria Mu-nicipal de Desenvolvimento Social, o Senac e o Senai realizou a so-lenidade oficial de formatura dos estudantes dos cursos oferecidos pelo Programa Nacional de Aces-so ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) Brasil Sem Miséria

A solenidade de entrega dos certificados ocorreu no dia 13 de dezembro na Casa de Cultura Justino Martins, no qual estavam presentes o diretor do Senac Ijuí e Balcão Senac Cruz Alta Milton Pereira, o diretor do Senai Cruz Alta Marcos Henkes, diretor da Agência do Sine em Cruz Alta Josmar Ribas dos Santos, secre-tária de Desenvolvimento Social Alessandra Becker, prefeito muni-cipal em exercício Antonio Edson Cabral de Oliveira e familiares dos formandos.

Formaram-se 172 pessoas da comunidade nas áreas de eletri-cista industrial e predial, opera-dor de computador, balconista de farmácia, entre outros.

O Projeto Social Cras Itinerante que se des-locava a cada 15 dias para a localidade de Rosário encerrou na ul-tima terça-feira as ativi-dades do ano de 2012. Foi uma tarde regada a muita alegria e descon-tração, onde todas as participantes do proje-to puderam se divertir com as diversas ativi-dades físicas propostas pela educadora física Graciele. Também foi revelado o amigo secre-to entre as presentes e após foi saboreado um gostoso coquetel de confraternização orga-nizado pelo grupo.

Toda a equipe do Cras, em especial a mo-nitora Lisiane, agra-dece a todas as inte-grantes do grupo pela participação e empenho nas diversas atividades desenvolvidas no decor-rer do ano. Que todas tenham um Feliz Natal e um abençoado 2013.

O estudante do curso de Engenharia Elétrica da Unijuí, Luciano Bonato, apresentou no dia 19 de dezembro, o protótipo de veículo elétrico reali-zado em seu trabalho de conclusão de curso.

O veículo usa motores elétricos e possui baterias que são carregadas pela rede elétrica. O veículo demora duas horas para ser carregado e possui uma autonomia de 40 km.

A maior velocidade atingida pelo protótipo foi de 63 km/h, mas Lucia-no explica que ela foi diminuída para evitar acidentes.

Luciano conta que a maior vantagem do veículo elétrico é o seu rendi-mento, que é em torno de 90% a 98%, sendo que carros comuns têm o rendimento de 40% a 50%. Outro benefício é na questão ambiental, pois o veículo não emite poluentes.

A intenção agora é realizar, juntamente com o curso de Engenharia Mecânica da Unijuí, aprimoramentos no veículo.

Pronatec qualifica mão de obra profissionalizante mulheres

de talento encerram

atividades

curSO DE DESIGN DE MODa rEalIza

DESFIlE

dindinho faz a alegria das crianças no natal

pOrtO Mauá - Na segunda-feira, 17 de dezembro de 2012, na comunidade de Campo Alegre, interior de Porto Mauá, das 19 às 22 horas, defronte ao salão da comunidade, houve início dos roteiros do Dindinho viabiliza-do pela prefeitura municipal.

Na terça-feira, dia 18, no mesmo horário, foi a vez da comunidade de São José do Mauá receber o Dindinho e o Papai Noel

estudante apresenta protótipo de veículo elétrico

sendo que os acadêmicos precisa-vam criar e desenvolver uma peça conceitual e uma peça comercial. As inspirações foram as mais va-riadas, incluindo o pôr do sol, as

ondas do mar e a arquitetura do Coliseu, por exemplo.

No dia 12, uma banca avaliou o trabalho desenvolvido pelos estu-dantes, fechando o semestre.

Expediente Panorama Regional - Gráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23 - Telefone: (55) 3331- 0300 - [email protected] - Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS

Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi, Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada), Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz e Santo Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis, Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubadas e Barra do Guarita), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo), O Sentinela (São Francisco de Assis), A Notícia (Catuípe), Jornal Informativo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede Nova, Campo Novo, Bom Progresso, São Valério do Sul), Correio Pestanense (Augusto Pestana e Jóia), Regional (Três Passos, Campo Novo, Barra do Guarita, Derrubadas, Bom Progresso, Braga, Coronel Bicaco, Miraguaí, São Martinho, Vista Gaúcha, Sede Nova, Humaitá, Crissiumal, Esperança do Sul, Tiradentes do Sul, Tenente Portela), O Celeiro (Santo Augusto, Chiapetta, São Valério do Sul, Sede Nova, São Martinho, Coronel Bicaco, Campo Novo, Braga, Inhacorá, Nova Ramada, Redentora) A Notícia (Condor).

auGuStO pEStaNa Ijuí

O trabalho foi avaliado por banca no dia 12 de dezembro

trÊS DE MaIO

aNO 4 - Nº 71 - DEzEMbrO DE 20122

panorama_pg02.indd 1 27/12/2012 09:55:34

Page 3: Panorama 27.12.2012

A diretoria da Eletrosul inau-gurou na última sexta, a Usina Hidrelétrica Passo São João, no Noroeste gaúcho. O evento con-tou com a presença do governa-dor do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, e do diretor do Departa-mento de Programa de Energia Elétrica do Ministério do Planeja-mento, Orçamento e União, Celso Knijnik, entre outras autoridades. Localizada no rio Ijuí, nos municí-

santo ângelo - Há uma semana, o melão é o protagonista em Santo Ângelo. A fruta pode ser adquirida na Praça Leônidas Ribas (Praça do Brique), durante a 10ª edição da Feira do Melão, que ocorre diariamente até o final da safra, das 9h às 16h. Promovida pela Emater, Prefeitura e Associação de Produtores de Melão da Ilha Grande (Apmig), a feira estimula o consumo da fruta junto ao público urbano e facilita a venda direta pelo produtor.

A previsão é de que sejam comercializadas em torno de 150 toneladas do produto in natura até o final da feira em fevereiro.

O largo da prefeitura, na Praça D. Felipe de Nadal, lotou comple-tamente de público, com a chega-da do Papai Noel, na noite de 14 de dezembro.

Animou a noitada a Banda Sol Maior de Tucunduva, que deu um verdadeiro show, interpretando canções natalinas e outras do seu vasto e rico repertório.

Enquanto o Dindinho e a char-rete transportavam as crianças pelas ruas da cidade, o povo se deliciava ouvindo as canções da Banda.

Por volta das 22 horas che-garam o Papai Noel e a Mamãe Noel, para o delírio dos presen-tes, principalmente das crian-ças. Depois de receber a chave da cidade das mãos do prefeito Leo Miguel Weschenfelder, que aproveitou para saudar a todos, de forma entusiástica, os Papais Noéis passaram a distribuir balas à criançada.

noite de natal

prefeito quer banda marcial dos fuzileiros navais no município

eletrosul inaugura

hidrelétrica Passo são João

Venda de 150 toneladas de melão é estimadaaté fim de feira

pios de Roque Gonzales e Dezes-seis de Novembro, a usina tem capacidade de gerar 77 mega-watts (MW) ou o equivalente ao consumo de aproximadamente 580 mil habitantes.

A Usina Passo São João é um empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no qual foram investidos aproximadamente R$ 600 mi-lhões.

noroeste

Banda Sol Maior de Tucunduva interpretou músicas natalinas e vasto repertório durante evento

Panambi - A convite do prefei-to municipal Miguel Schmitt-Prym estiveram em visita ao nosso município o suboficial da Mari-nha José Filho, do Rio de Janei-ro, acompanhado do sargento Vanderlei Pretto da Easa de Cruz Alta.

Eles vieram trazer material pro-

mocional da Banda Marcial dos Fuzileiros Navais do Rio de Janei-ro, uma das mais aplaudidas ban-das marciais do país.

O prefeito Miguel quer trazer a Banda dos Fuzileiros Navais no ano que vem, aproveitando a pre-sença do seu emissário na região, para acertar a vinda a Cruz Alta

para os festejos de aniversário.Na visita a Panambi, os cem

músicos da banda destacarão os melhores para a realização de Workshop com os integrantes da Banda Emancipar e com os alunos da Escola de Talentos de Panambi.

Fruta pode ser adquirida na Praça do Brique até o final da safra

praça do pró-morar é reinaugurada

catuíPe - Os moradores do Bairro Pró-Morar já estão utilizando a Academia de Ginástica e o Parque Infantil, instalados ao ar livre na praça do bairro. A inauguração dos equipamentos aconteceu no dia 23 de dezembro, e contou com a presença do prefeito municipal Joelson Baroni, do deputado estadual Gerson Burmann, do representante do governo estadual João Celi, do presidente da Câmara Municipal de Vereadores João Carlos Dallepiane e demais vereadores, secretários municipais, convidados , moradores e imprensa.

Durante o ato solene, o prefeito municipal Joelson Baroni falou da importância da obra realizada. “Quero dizer pra comunidade do Bairro Pró-morar que estamos colocando à disposição estes equipamentos ,que além de ter em toda essa funcionalidade, esse aspecto social, es-portivo tem também uma questão de embelezamento, preenchimento desse espaço, espaço adequado, também colocamos aqui duas no-vas luminárias que, com certeza, vão qualificar a iluminação durante o turno da noite. Quero dizer pra vocês que usufruam desse ambiente, desse espaço, e, todos os moradores ajudem a preservar. Nós temos certeza de que o município vai fazer o uso adequado, a preservação, como sempre fez“.

O representante do governo estadual e da Secretaria do Esporte e do Lazer João Celi fez o uso da palavra em nome do secretário Kalil Sehbe: “A gente tem feito e dito ao longo desses anos que o secretário está na Secretaria, que a visão do esporte e lazer do Rio Grande do Sul é consolidada, é para educar e integrar socialmente e promover saúde, bem-estar e melhorias na qualidade de vida. Quero cumprimentar ao prefeito por essa belíssima administração que o senhor fez”.

A obra foi realizada através de um convênio assinado em Porto Ale-gre, entre o prefeito municipal Joelson Antônio Baroni, o secretário estadual do Esporte e do Lazer Kalil Sehbe e a diretora-presidente da Fundação de Esporte e Lazer do RS (Fundergs) Renita Dametto.

Porto lucena

Usina é um empreendimento do Programa de Aceleração do Crescimento

ano 4 - nº 71 - dezembro de 2012 3

panorama_pg03.indd 1 27/12/2012 10:00:54

Page 4: Panorama 27.12.2012

Celebridades se uniram contra ataques em lugares públicos

Casal está numa espécie de nova lua-de-mel

Marina usou o Instagran para compartilhar fotos com os fãs

Atriz assume ser uma honra receber o título

Charlô invade a cabine de som e surpreende Felipe e Vânia. Todos os funcionários e clientes comen-tam o escândalo na loja. Zenon vê a satisfação de Carolina e vai atrás dela. Juliana marca um en-contro com Fábio. Felipe pede para Charlô não brigar com Vânia. Carolina manda expulsar Zenon da loja. Vânia não consegue con-vencer Charlô de que não a traiu. Zenon provoca Carolina. Nenê e Nieta contam para Roberta o que armaram contra Nando, e ela acha graça.

Zenon promete se vingar de Carolina. Vânia sai da loja envergo-nhada. Otávio tenta animar Felipe. Juliana fala para Fábio que ficará sem vê-lo por um tempo.

SALVE JORGEVanúbia provoca Clóvis

Constância e Umberto ficam juntos. Berenice entrega a Zenai-de o dinheiro que conseguiu tirar da ex-baronesa. Fernando sugere a Catarina que deixe Melissa com Edgar e fique com ele. Quequé fin-ge ser a tia de Neusinha e Pessoa descobre.

Celinha pede a Alice que se ali-mente, prometendo trazer notí-cias de Jonas. Edgar avisa a Ca-tarina que ele e Laura reataram. Teodoro manda um bilhete para Sandra.

lado a ladoQuequé finge ser tia de Neusinha

Helô estranha a mensagem de Morena. Wanda marca um encon-tro com Lucimar no Alemão. Vanú-bia provoca Clóvis. Dois menores do abrigo fogem com Junior. Érica decide ajudar Theo a procurar Ju-nior. Helô conhece Wanda, mas não a reconhece. Jéssica tenta fugir da festa para a qual foi leva-da. Helô liga para a boate e Russo atende. Theo encontra o abrigo para onde Junior foi levado.

Lurdinha e Caique implicam com Aisha na praia. Helô tenta conver-sar com Berna. Junior foge dos meninos maiores.

GUERRA DOS SEXOSZenon promete não se vingar

a mais sexy

Eleita a mulher mais sexy de 2012, Mila Kunis mostrou humildade ao falar sobre o assunto. Em entrevista ao “The Sun”, a atriz comentou sobre o título. “Não sei como responder a essa pergunta sem parecer uma filha da p***. Isso é uma grande honra, muito bom”, disse.

Recentemente fotos da namorada de Ashton Ku-tcher caíram na rede. Em poses nada favoráveis, a atriz aparecia sem maquigem e com o rosto bem inchado. Sobre a exposição na mídia, Kunis também ressaltou que não costuma acompanhar o burburi-nho pela internet.

“Não dou um Google no meu nome, não sei o que as pessoas estão dizendo e, francamente, não me importo. Não uso o Facebook ou tuito, mas existem outras versões deles. Existem caminhos em torno disso tudo. Estou online o tempo todo e é dessa for-ma que sei das novidades, das informações”, com-pletou.

O Natal de Marina Ruy Barbosa e Klebber Toledo foi comemorado durante férias na Flórida.

No dia 25 de dezembro a atriz compartilhou em seu perfil no Instagram fotos de alguns momentos . “Tá ruim aqui viu...”, escreveu ela na legenda de uma das imagens.

Marina também usou a rede social para desejar Boas Festas aos seus seguidores.

Antonia Morais não via a hora de dar os primeiros passos na carreira. A atriz, filha de Gloria Pires e Orlando Morais, deixou a veia artística falar mais alto e resolveu seguir a vida de ar-tista.

A jovem, de 20 anos, está prestes a estrear em seu pri-meiro trabalho na televisão, na novela Guerra dos Sexos, exi-bida às 19h na Globo. No dia 31, Antonia Morais entrará na trama como a personagem Isa-dora.

FÉRIAS NA FLÓRIDAFAMA

Várias celebridades se uniram e fi-zeram um vídeo exigindo um plano do governo dos EUA contra os frequentes ataques com armas de fogo em locais públicos no país.

A campanha começa depois do último ataque que aconteceu em dezembro, quando um jovem entrou atirando em uma escola do Ensino Fundamental e dei-xou 20 crianças e seis adultos mortos.

Em entrevista à Revista Contigo desta semana, Lu-ciano e Flávia, que come-moram 9 anos de casado, contaram sobre a visita ao arquipélago de Noronha e agora numa espécie de nova lua-de-mel.

“Sempre tivemos vonta-de de conhecer Noronha e voltamos de lá ainda mais apaixonados. É o lugar mais lindo do mundo”, dis-se Flávia.

9 ANOS DE CASADO

CAMPANHA CONTRA A VIOLÊNCIA

ANO 4 - Nº 71 - DEZEMbRO DE 20124

panorama_pg04.indd 1 27/12/2012 09:21:08

Page 5: Panorama 27.12.2012

Pavilhão da Agricultura Familiar é inaugurado

santo ângelo - Com a proposta de valorizar e divulgar os produ-tos provenientes da agricultura familiar, um espaço especial foi inau-gurado no dia 21 de dezembro, no Parque de Exposições Siegfried Ritter, em Santo Ângelo.

A estrutura, que possui 419m² e espaço para 32 expositores, foi construída em frente ao auditório Iglenho Burtet, no interior do Parque. De acordo com o extensionista rural da Emater/RS-Ascar, técnico agrícola Diomar Formenton, o novo espaço já estará à dis-posição dos agricultores familiares e dos visitantes na próxima Fe-namilho Internacional, que ocorrerá de 27 de abril a 5 de maio de 2013.

Para a construção do novo pavilhão foram investidos R$ 276.924,13, com recursos provenientes do Ministério do Desen-volvimento Agrário, a partir de projeto encaminhado pela Prefeitura de Santo Ângelo, que investiu a contrapartida.

A inauguração do pavilhão da agricultura familiar ocorru após reunião, com participação de em torno de 100 pessoas, acerca dos Programas de Aquisição de Alimentos (PAA) e de Alimentação Escolar (PNAE). Além dos agricultores inseridos no programa, par-ticiparam do encontro avaliativo, representantes da Emater/RS-Ascar, da 14ª Coordenadoria Regional de Educação e da Prefeitura de Santo Ângelo, através da Secretaria Municipal da Agricultura (Semagri) e Secretaria de Educação e Assistência Social (SMASTC).

A reunião começa às 9h, no auditório do Parque da Fenamilho.

Prefeito e secretários visitam a Ulbra

carazinho - Na última sexta-feira a Ulbra Carazinho acolheu o prefeito eleito, Renato Süss, e os secretários do Planejamento, Ro-berto Klein,da Fazenda João Carlos Pedroso, do Desenvolvimento Leandro Walber.

Da Ulbra participaram a diretora, professora Mari Salete Zanella Taietti, o Pastor Elton Fischer, Capelão da unidade, a coordenadora de ensino, professora Anelise Schell Almeida, a coordenadora de extensão, professora Maria Elení Lopes, o coordenador de pesquisa, professor Gilmar Mantovani Maroso e a secretária geral, Fabíola Ruschel. Na ocasião foram discutidos vários temas e as diferentes possibilidades de um trabalho de parceria entre o poder público e a Universidade, considerando os projetos já existentes e outros que poderão ser viabilizados.

Na ocasião foram discutidos vários temas e possibilidades

especialização em enfermagem obstétrica

três de maio - A atual conjuntu-ra dos programas voltados para a saúde reprodutiva vem apontando a necessidade de um novo modelo, que trate o processo da reprodu-ção humana dentro do contexto so-cial, cultural, humano e de gênero da usuária.

A maternidade sem risco deve ser reconhecida como um dos di-reitos humanos e, nesse sentido, o Ministério da Saúde vem propondo e realizando importantes inves-timentos na área da gestação/nascimento, ao recém-nascido e à mulher no pós-parto. Dentre essas ações, destaca-se o estímulo à for-mação de enfermeiros obstetras, pois estes são os profissionais que, resguardados por legislação espe-cífica, e em virtude da aquisição de conhecimentos e habilidades têm estendido os parâmetros de competência no cuidado às mães e recém-nascidos, durante o nasci-mento, quando o estado de ambos

se mantêm dentro dos parâmetros fisiológicos.

O Ministério da Saúde referenda que as consultas de pré-natal de baixo risco e a assistência ao par-to normal sem complicações pos-sam ser totalmente realizadas por enfermeiros especialistas, ou seja, enfermeiros obstetras, oferecendo assim, um tratamento humanizado à gestante e à família, respeitando seus direitos de cidadã, pois a saú-de materno-infantil ocupa posição de destaque na atual estrutura de saúde do País.

A realização de cursos de especia-lização em Enfermagem obstétrica surge como estratégia importante, no momento que se entende que o profissional atua de forma mais humana e menos intervencionista. Por isso, a Setrem estará editando, no primeiro semestre de 2013, um curso de especialização lato sensu de Enfermagem Obstétrica. Diga-se de passagem, será um dos únicos

cursos desta área disponíveis no Estado e isso tudo, em um momen-to no qual se discute muito sobre a humanização da assistência obsté-trica, que tem como proposta o fim da medicalização do corpo feminino, retornando à normalidade do pro-cesso e o protagonismo da mulher na cena do nascimento.

Este curso surge com o objeti-vo de capacitar o enfermeiro para que ele possa inserir-se nesse im-portante mercado de trabalho. São 462horas/aula, atendendo às recomendações do MEC e aos critérios elaborados pelo Comitê de Especialistas em Enfermagem Obstétrica do Ministério da Saúde, exigências legais para atribuição de título de especialista. Sua metodolo-gia prevê aulas teóricas e práticas supervisionadas em maternidades e na rede básica de atenção à saú-de, e a elaboração por parte do es-tudante, de Trabalho de Conclusão de Curso.

campus santo augusto completa 5 anos

três de maio - O Instituto Federal Farroupilha-Cam-pus Santo Augusto completou no dia 18 de dezembro, 5 anos de atividades. Para comemorar esta data tão importante na história de Santo Augusto e região, foi realizado um jantar por adesão, no CTG Pompílio Silva de Santo Augusto, para alunos, servidores e comuni-dade em geral.

O jantar contou com a presença do prefeito Alvo-rindo Polo, do presidente da Fundaturvo, Nelson Blo-edow, do prefeito Eleito, José Luiz Andrighetto e do vice-prefeito, Naldo Wiegert, da reitora do Instituto Federal Farroupilha, Carla Comerlato Jardim, acompa-nhada pelos pró-reitores, do juiz da Comarca de San-to Augusto, Frederico Menegaz Conrado, do tenente Mauro, da Brigada Militar, Mauro Luiz Simm Faveri, do coordenador da 21ª CRE, Artur Hugo Hepp, autorida-des, patrocinadores, alunos, servidores e pessoas da comunidade.

O evento teve início às 21h, com a saudação do di-retor geral do Campus Santo Augusto, César Eduardo Stevenz Kroetz, e da reitora do Instituto Federal Far-roupilha, Carla Comerlato Jardim.

Último almoço de confraternização no Clube Vida Nova

Porto maUá - No dia 19 de dezembro foi realizado o último almoço de confraternização na antiga sede social do Clube Vida Nova, de Porto Mauá, localizada na Rua Almirante Cabral.

Ao meio-dia, foi servido o almoço, que contou com a presença do prefeito Pisoni, sócios do clube e po-pulação em geral. À tarde, ocorreu reunião mensal, com apresentação do balanço anual da atual diretoria que é coordenado por Neri dos Santos (presidente) e Lorena Zamberlan (vice-presidente).

Almoço contou com a presença do prefeito e sócios do clube

ano 4 - nº 71 - dezembro de 2012 5

panorama_pg05 certa.indd 1 27/12/2012 10:01:11

Page 6: Panorama 27.12.2012

latinhas que viram cadeiras de roda

Trabalho de catação de latinhas é realizado pela servidora pública Izolde Maggioni

SANTA BÁRBARA - A tarde de16 de dezembro foi de festa e ani-mação para toda a comunidade santa-barbarense. O governo municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde e Assistên-cia Social e Centro de Referência em Assistência Social realizaram sua tradicional “Festa de Natal das Crianças”, presenteando a todos com cestas de Natal, brin-quedos infláveis, lanches e muito mais. Ao todo, 1000 crianças - de 0 a 11 anos - receberam suas ces-tas de Natal e puderam se diver-tir com os brinquedos montados na Rua do Lazer, junto à Praça Cel. Victor Dumoncel. Pais e ami-gos também se reuniram para aproveitar a tarde ensolarada, e prestigiar este importante even-to.

A servidora pública muni-cipal de Tuparendi, Izolde Ga-viraghi Maggioni, há tempo vem catando latinhas para evitar que estas fiquem joga-das na natureza, servindo de criadouros de insetos e de pequenos animais, para vira-rem cadeiras de rodas para banho/necessidades, entre outros.

Até o momento já adquiriu três cadeiras de rodas para banho/necessidades, um par de muletas, bengalas e dois corrimões de apoio. Um cor-rimão foi instalado na porta de entrada da capela mortuá-ria da Igreja Católica de Tupa-rendi para facilitar o acesso de idosos naquele local e o

FESTA DE NATAL DAS CRIANÇAS ANIMA DOMINGO

dia de campo de milho e girassol

SANTA RoSA

TupAReNdi

TRêS de mAio

Barba e cabelo branco. Caris-mático e espírito solidário, Paulino Alves, de 66 anos, é o Papai Noel de verdade de Santa Rosa. Seu trenó é um Fiat 147. Sua casa é visitada com frequência por crian-ças durante todo o ano. Além de carregar essa alma natalina, Pauli-no é protagonista de ações sociais em época de Natal. Tudo começou quando ele tinha 20 anos e traba-lhava em uma distribuidora de be-bidas. Sua chefe o convidou para se vestir de Papai Noel e distribuir presentes na empresa. Ele gostou da ideia e levou adiante a ação. Há sete anos, depois de aposentado, deixou a barba crescer, incorpo-rou a “profissão” de Papai Noel e a forma de praticar o espírito vo-luntário.

Para atuar como Papai Noel em residências, ele cobra R$ 100,00. Para participar de sessões de fotografias, R$ 150. Parte do di-Paulino Alves tem 66 anos e um espírito natalino bem solidário

nheiro oriundo de famílias com melhores condições financeiras, que contratam o serviço, ele des-tina para os gastos com combus-tível, usado para o deslocamento no trabalho voluntário em esco-las e compra de presentes para crianças carentes.

Neste ano, Paulino passou por oito escolas municipais da cidade, onde realizou o trabalho voluntá-rio como Papai Noel. As escolas compram os presentes e ele faz a entrega, além de trazer para as crianças a emoção e o espírito do Natal.

Ele brinca que o trabalho vo-luntário tem um acordo: a escola deve doar alguns presentes que sobram na entrega e ele reúne os presentes comprados com parte de sua renda e com os presentes doados pelas escolas e distribui em comunidades carentes de Santa Rosa na noite de Natal.

município tem papai noel de verdadeNo dia 18 de dezembro a Se-

trem, em parceria com Cotri-maio, Emater, Sicredi, realizou o Dia de Campo de Milho e Gi-rassol. O evento recebeu o apoio das empresas: Agroceres, Pio-neer, Dekalb, Syngenta, Nidera, Coodetec, Dow, Morgan, Embra-pa Trigo, Embrapa Milho e Sorgo.

O Dia de Campo ocorreu no Campus Setrem e contou com a participação do diretor-geral da Setrem e presidente da Fun-cap, Flávio Magedanz; do vice-presidente da Cotrimaio, Antônio Wünsch; do chefe executivo da Emater de Três de Maio, Nelci Ângelo Recalcatti; do superin-tendente da microrregião da Emater, Ademir Neuhaus; de Di-órgenes Albring, representando o Sicredi, além de produtores rurais, colaboradores das em-presas participantes e alunos do Curso Técnico em Agropecuária e da Faculdade de Agronomia da Setrem.

Em uso da palavra, Ademir destacou que o Dia de Campo serve para que os participantes ouçam, observem e questionem, a fim de tirar o melhor proveito dos assuntos abordados e com-parar experiências.

Em seguida, os participantes foram divididos em grupos para acompanhar quatro Estações, localizadas na Área Experimental da Setrem.

A primeira estação tratou da ‘Demonstração de Híbridos de Milho’, sendo explanada por téc-nicos das empresas: Agroceres, Pioneer, Syngenta, Nidera, Coo-detec, Dow e Morgan.

Na segunda estação, o tema foi a ‘Resposta do Milho ao Con-trole de Doenças’, abordado pela engenheira agrônoma Edileusa Kersting da Rocha, da Setrem.

A terceira estação enfatizou a ‘Demonstração de Milhos de Polinização Aberta’, apresentada pelo engenheiro agrônomo Fábio Karlec, da Emater.

Na última estação, o tema abordado foi a ‘Inserção do Mi-lho no Sistema de Rotação de Culturas’, que foi explanado pela pesquisadora da Embrapa, en-genheira agrônoma Jane Rodri-gues de Assis Machado.

outro instalado numa residência. O desejo é juntar dinheiro para ad-quirir também cadeiras de rodas e muletas metálicas para os pulsos

dos braços.Para cada R$ 1,00 necessita

juntar em torno de 65 latinhas (1 kg).

ANo 4 - Nº 71 - dezemBRo de 20126

panorama_pg06.indd 1 27/12/2012 10:01:27

Page 7: Panorama 27.12.2012

noite natalina anima e encanta o município

Natal da Família contou com intensa programação no município

Na sexta-feira, 21 de dezem-bro de 2012, nas dependências do ginásio municipal de esportes, houve a realização do “Natal da Fa-mília de Porto Mauá”, que contou com uma intensa programação: passeios com o Dindinho, brinque-dos infláveis do Sesc, solenidade de abertura, apresentação de mú-sicas natalinas, dança e peça de teatro com o tema “Sonhos de Na-tal” apresentados pela Escola Frei Caneca, chegada do Papai Noel, apresentação do coral e orques-tra da Igreja Luterana São João de Santa Rosa, entrega de presen-tes, e para finalizar baile animado pela Banda Universo.

porto mauá - Na sexta-feira, 21 de dezembro de 2012, nas dependências do ginásio municipal de esportes, houve a realização do “Natal da Família de Porto Mauá”, que con-tou com uma intensa programação: passeios com o Dindi-nho, brinquedos infláveis do Sesc, solenidade de abertura, apresentação de músicas natalinas, dança e peça de teatro com o tema “Sonhos de Natal” apresentados pela Escola Frei Caneca, chegada do Papai Noel, apresentação do co-ral e orquestra da Igreja Luterana São João de Santa Rosa, entrega de presentes, e para finalizar, baile animado pela Banda Universo.

A abertura do evento foi realizada pelo prefeito Pisoni, no discurso desejou a todos um Feliz Natal e Ano Novo aos pre-sentes no evento.

No dia 21 de dezembro, em audiência com a Receita Federal do Brasil, Delegacia de Santo Ãngelo, foi entregue o relatório final do Bazar da Solidariedade realizado em outubro deste ano.

Na ocasião estiverem presentes Eldes Altair Bernardi Campana-ro, presidente do Lions Clube Santa Rosa Centro e Vanderlei Hen-chen, coordenador Geral do Bazar.

Foram recebidos por Darvin Fernando Thomas Filho que respon-dia pela Delegacia até o dia 20 de dezembro e por Lauri Antônio Wilchen, atual delegado.

Após a entrega dos relatórios e da troca de informações sobre a realização do evento, Eldes fez a entrega de uma Placa de Agradeci-mento a Darvin por oportunizar ao Lions Clube Santa Rosa Centro a realização dos Bazares em 2011 e 2012.

município recebe visita do embaixador da china

No dia 21 de dezembro, aconte-ceu a solenidade de formatura da primeira turma de jovens da Casa Digital Rural Treze de Maio.O ato de entrega de certificados acon-teceu nas dependências do salão da comunidade, próximo a Casa Digital.

Ao total, 10 jovens receberam o certificado do curso de informáti-ca realizado na Casa.

A Ulbra está com inscrições abertas para os cursos de Pós-graduação presencial e a distân-cia.

No campus Carazinho, presen-cialmente são ofertados quatro cursos de especialização: Gestão Estratégica de Marketing e Bran-ding, Gestão Estratégica de Pesso-as, Saúde Coletiva com ênfase em dependência química e Sistema de Manufatura Enxuta: Produto e Serviço.

carazinhoInscrições abertas

A Cia de Dança da Ulbra Ca-razinho e o Grupo Di Guanella farão uma apresentação com a participação especial do Grupo Consequência do som – Santa Maria – RS, no auditório do Co-légio Aparecida, no dia 22 de de-zembro às 21h.

O ingresso pode ser adquirido com as alunas da Cia de Dança, Patronato ou no dia do evento pelo valor de R$10,00.

carazinhoCompanhia de dança

santa rosaCursos técnicos

Cruz Alta foi um dos municípios escolhidos para ser visitado pela importância que tem na exportação da soja e seus derivados à China

Entregue Relatório Final do Bazar da Solidariedade

noite natalina

A abertura do evento foi reali-zada pelo prefeito Pisoni, no dis-curso desejou a todos um Feliz Natal e Ano Novo aos presentes no evento.

Os passeios de Dindinho com o Papai Noel foram realizados dia-riamente das 19 às 22 horas, de segunda até sexta-feira, dias 17 a 21 de dezembro. Em Campo Ale-gre o passeio foi na segunda-feira, em São José do Mauá na terça-feira, e de quarta até sexta-feira na sede do município.

Em 2012, foram trocadas 39.187 cautelas, que concorre-ram aos 30 prêmios do bolão de prêmios “Porto Mauá Nota 10”.

cruz alta

porto mauá

A ACI Cruz Alta recebeu a vi-sita, no dia 21 de dezembro, do embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, e do ministro conselhei-ro da embaixada chinesa, Zhu Qin-gqiao, além de representantes do governo do Estado.

Esta é a primeira vez que o diplo-mata visitou o Rio Grande do Sul e por intermédio do ex-deputado, Luiz Noé, Cruz Alta foi o município escolhido para ser visitado, junto com Passo Fundo, pela importân-

cia que tem na exportação da soja e seus derivados à China.

O embaixador destacou as re-lações bilaterais sino-brasileiras, a economia, a política, a coopera-ção entre os países e disse que o principal motivo da visita foi olhar o Estado, a cidade e região, para após o regresso poder apresen-tar Cruz Alta e o Estado ao povo chinês, e assim aprofundar a confiança mútua e impulsionar as relações amistosas em todas as áreas.

No dia 31 de dezembro, Baile de Final de Ano em Campo Ale-gre, Porto Mauá, haverá 6 horas de baile animado por três bandas: Indústria Musical, Estampa Crioula e Loirinha do Forró.

porto mauáColorados se solidarizam

aNo 4 - Nº 71 - dezembro de 2012 7

panorama_pg07.indd 1 27/12/2012 10:01:57

Page 8: Panorama 27.12.2012

crissiumal - A Universidade Re-gional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí, repre-sentada pelo coordenador da Gin-cana da Unijuí Minha escola é Dez, Eder Ocimar Schuinsekel, visitou a escola Ponche Verde no dia 14 de dezembro, para realizar a entrega dos prêmios referentes à 1ª colo-cação na Gincana.

Além da viagem realizada pelos alunos entre os dias 22 e 25 de novembro ao Balneário Camboriú-SC, foram entregues para a esco-la 2 Netbooks, 1 Projetor Epson e mais uma caixa de som amplificada. “É com imenso prazer que a Esco-la recebe os prêmios, ainda mais sabendo que isto é fruto do muito empenho de seus alunos, aos quais ela agradece imensamente, sabe-dores que esta vitória veio dentre 75 escolas participantes e mais de 4.000 alunos”, destaca o diretor Levanir De Rosso Simionato.

Escola Ponche Verde recebe prêmios pela conquista de gincana

moto acampamento reúne grande público

Além de viagem, alunos receberam netbooks, projetor e caixa de som

Mais de 600 pessoas compareceram ao evento em Salto do Jacuí

salto do jacuí - O 7º Moto Acampamento Salto do Jacuí, organi-zado Pelo Moto Clube Guapos, aconteceu no fim de semana de 16 e 17 de dezembro, aos arredores da barragem Maia Filho.

Consagrado como o melhor moto acampamento do Estado do Rio Grande do Sul, a programação foi extensa: Shows de Rock’n Roll , churrasco aos motociclistas, feira de motos e acessórios e Shows de Wheeling.

paixão pela músicatrês passos - Na manhã de 18 de dezembro, o músico três pas-sense Gustavo Von Mühlen apre-sentou-se no Curso de Formação de Diretores, promovido pela 21ª Coor-denadoria Regional de Educação, no auditório da Unijuí, em Três Passos.

super natal sesc e banco de alimentos superam expectativas

cruz alta - Mais de 1000 pessoas prestigiaram e participaram do Super Natal Sesc e Banco de Alimentos de Cruz Alta, realizado no dia 15 de dezembro, no Monumento de Fátima. O Super Natal foi resultado de uma ação integrada numa festa de alegria e soli-dariedade, como o Natal costuma ser.

Os alimentos arrecadados já foram entregues ao Banco de Alimentos para serem repassados às 28 Entidades Assistidas e devidamente cadastradas, e está aberto para doações de empre-sas, entidades e segmentos até o dia 31 de dezembro, quando serão computados os resultados finais desta iniciativa.

bailarinos e músicos se apresentam em festival argentino

No dia 22 de dezembro, uma comitiva composta por 10 bailarinos e 8 músicos representou São Borja no 23º Festival Folclórico Cruz de Papel na cidade de Curuzú Cutia, na Argentina. O grupo apre-sentou coreografias e canções gaúchas. Todos foram voluntariamente participar do evento, sendo que as despesas com estadia, alimentação e transporte fo-ram custeadas pelo Balé Cruz de Papel.A iniciativa partiu do casal de dançarinos, Caio e Vânia Benevenuto, que represen-tam a cidade em festivais de chamamé pelo mundo a fora. Caio e Vânia são os pri-meiros brasileiros a vencer o Festival do Folclore Correntino em Santo Tomé e tam-bém o Festival Baila Chamamé que ocorreu na cidade de Goya, também na Argentina.Recentemente o casal esteve partici-pando do Festival Folclórico e Encontro das Filiais do Balé Cruz de Papel na ci-dade argentina de Yapeyu. O reconhe-cimento conquistado por eles, conferiu destaque ao município que recebeu o título de 1ª Subsede Internacional de Chamamé e tornou-se também filial do Balé Mundial de Chamamé Cruz de Papel. Dez bailarinos e oito músicas representaram São Borja no festival

A paixão pela música, especialmen-te pela gaita ponto, segundo Gusta-vo, vem desde os 9 anos de idade. O jovem músico disse que não toca profissionalmente, mas que atende a convites para apresentações. Tocar para ele é um passatempo, garante.Hoje, com 19 anos, Gustavo Von Mühlen

costuma participar de festivais em to-das as regiões do RS. Ele já conquistou vários troféus, sendo o mais importante o Enart 2010 – Categoria Gaita Oito Bai-xos, realizado em Santa Cruz do Sul. O Enart é o Encontro de Artes e Tradição, sendo um dos maiores eventos tradicio-nalistas no Estado do Rio Grande do Sul.

REGIONAL

panorama_pg08 certa.indd 1 27/12/2012 10:02:15