panorama 22.12

8
Panambi projeta nova edição de concurso fotográfico ANO IV - Nº 20 - DEZEMBRO DE 2011 Wilson Paim revela detalhes dos 30 anos de carreira Criação da Microrregião Celeiro é aprovada página seis página sete O cantor que realiza shows natalinos há 15 anos destaca peculiaridades da carreira e conta sobre os seus projetos para o ano de 2012 A Assembleia Legislativa aprovou por unanimidade o projeto Com o tema Um Novo Olhar Sobre as Belezas do Vale das Borboletas Azuis, primeira edição do concurso contou com a participação da comunidade panambiense. Devido ao sucesso, organizadores já pensam em novas edições página três

Upload: classificados-jornal-da-manha

Post on 25-Mar-2016

257 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

panorama 22.12

TRANSCRIPT

Page 1: panorama 22.12

Panambi projeta nova edição de concurso fotográfico

ANO IV - Nº 20 - DEZEMBRO DE 2011

Wilson Paim reveladetalhes dos 30 anosde carreira

Criação daMicrorregião

Celeiro éaprovada

página seis

página sete

O cantor que realiza shows natalinoshá 15 anos destaca peculiaridades dacarreira e conta sobre os seusprojetos para o ano de 2012

A AssembleiaLegislativa aprovoupor unanimidade o

projeto

Com o tema Um NovoOlhar Sobre as Belezas doVale das Borboletas Azuis,

primeira edição doconcurso contou com a

participação dacomunidade panambiense.

Devido ao sucesso,organizadores já pensam

em novas ediçõespágina três

Page 2: panorama 22.12

A g e n d aA g e n d aA g e n d aA g e n d aA g e n d a

Expediente Panorama RegionalGráfica e Editora Jornalística Sentinela LTDA - CNPJ : 87.657.854/0001-23

Panorama Regional circula encartado nos jornais Jornal da Manhã (Ijuí), Folha das Máquinas (Panambi,Condor, Santa Bárbara e Pejuçara), Vila Liberdade (Condor, Panambi, Ajuricaba e Nova Ramada),

Semanário (Tupanciretã), Tribuna Livre (São Paulo das Missões, Alecrim, Porto Lucena, Porto Vera Cruz eSanto Cristo), Atualidades (Três Passos), Expresso (Cruz Alta), Jornal Integração Regional (Jóia, Entre Ijuis,

Eugênio de Castro, São Miguel das Missões, Vitória das Missões e Augusto Pestana), Folha de Catuípe(Catuípe), Folha Popular (Tenente Portela, Miraguaí, Vista Gaúcha, Redentora, Derrubaas e Barra doGuarita), Tribuna Alto Jacuí (Lagoa Três Cantos, Tapera, Espumoso, Selbach, Ibirubá, Victor Graeff),Impacto Regional (Humaitá, Sede Nova, Crissiumal, Tiradentes do Sul, Três Passos, Bom Progresso,

Campo Novo), Correio Regional (Não-Me-Toque, Victor Graeff, Ernestina, Tio Hugo e Colorado Novo) eNovo Noroeste (Humaitá, Nova Candelária, Sede Nova, Bom Progresso e Campo Novo), O Sentinela(São Francisco de Assi), Cooperjornal (Três de Maio, Alegria, Boa Vista Buricá, Campina das Missões,

Cândido Godoi, Crissiumal, Doutor Mauricio Cardoso, Giruá, Horizontina, Humaitá, Independência, NovaCandelária, Novo Machado, Porto Mauá, Santa Rosa, Santo Cristo, São José do Inhacorá, São Martinho,

Sede Nova, Tiradentes do Sul, Três Passos, Tucunduva e Tuparandi), A Notícia (Catuípe), Jornal Informati-vo Noroeste (Boa Vista do Buricá, São Martinho, Nova Candelária, São José do Inhacorá, Humaitá, Sede

Nova, Campo Novo, Bom Progresso,São Valério do Sul).

Colaboradores: Tiago M. Albarello, Clóvis Kuntz (Folha das Máquinas).Edição: Damaris Rubert Diagramação: Nilton Golle.

Telefone: (55) 3331-0300 |[email protected] | Impressão: Cia de Arte - Ijuí/RS

ANO IV - Nº 20 - DEZEMBRO 201122222

CTG Gaspar da Silveira Martins se prepara parao 31º Rodeio Crioulo de Ajuricaba

Coronel Barros promove segunda edição da Biblioteca Itinerante

2º Moinho da Canção Gaúcha já tem data confirmada

No dia 19 de dezembro aconteceu umareunião da Comissão Organizadora do 1ºMoinho da Canção Gaúcha, que aconte-ceu no dia 3 de dezembro. A equipeavaliou que o evento foi positivo, poisalcançou os objetivos propostos pelos or-

A Biblioteca Itinerante, um projetoda Biblioteca Pública Municipal de Co-ronel Barros, está realizando a segundaedição. A iniciativa repassou duas ces-tas de leitura para setores da comuni-dade.

Neste ano foram contempladas a em-presa Copagril e o Centro de Saúde. Se-

Será realizado, nos dias 27, 28 e 29 dejaneiro, em Ajuricaba, o 31º Rodeio Cri-oulo do CTG Gaspar da Silveira Martins,na Estância de Rodeios da RS 514.

Dentre as atrações haverá raspadinhas,vaca parada, laço piá, laço guri, laço paie filho, além de gineteadas.

Reunião com a comissão organizadora ressaltou que o evento teve resultados positivos

A dupla Kleiton & Kledir fará uma participação especial

Serãoapresentadostrês trabalhospelo Grupo de

Teatro da Secretaria

Municipal deCultura

Kleiton & Kledir e Orquestra Unisinos realizam espetáculo em Santa Rosa

Será nesta quinta-feira, dia 22, o espe-táculo Kleiton & Kledir e Orquestra Uni-sinos, em Santa Rosa. O encontro acon-tece no Centro Cívico e Cultural AntônioCarlos Borges, na Rua Buenos Aires, 945,a partir das 21h, e o ingresso é a doaçãode 1kg de alimento não perecível.

No show, a Orquestra Unisinos, compos-

ganizadores e a comunidade nativista,superando as expectativas projetadas paraesta primeira edição do Moinho da Can-ção Gaúcha. A realização da 2ª edição doevento já foi definida pela Equipe Orga-nizadora para o dia 8 de dezembro de 2012.

ta por 21 integrantes regidos pelo maes-tro Evandro Matté, apresenta diversos clás-sicos natalinos. A dupla Kleiton & Kledirfará uma participação especial com asmúsicas “Capaz”, “Fonte de Saúde”, “Can-ção da Meia Noite”, “Deu Pra Ti”, “ViraVirou” e canções do músico Vitor Ramilcomo “Vento Negro” e “Estrela, Estrela”.

gundo a Coordenadora do projeto, Lo-rení Casalini, os livros podem ser leva-dos para casa pelos funcionários e fa-miliares destes segmentos. Essa etapaprolonga-se até a segunda quinzena defevereiro de 2012. A promoção visa in-centivar o hábito da leitura entre osmunícipes.

Espetáculos teatrais levam cultura local à comunidade

O Grupo de Teatro da Secretaria Munici-pal de Cultura de Santo Ângelo, realizanesta quinta-feira, dia 22, a sua apresen-tação de final de ano. Serão apresentadostrês trabalhos: “Virgens à Deriva” (textode Ruy Jobim Neto), “Você Nunca Disseque me Amava” e “A Florista e o Visitan-te” (ambos da escritora Vera Karam). Esta-rão em cena os atores: Bruna Flores, Rena-ta Rigo, Ana Carolina Moraes, Willian Fer-nandes, Andréa Rigo, Júlia e Gilnei.

Para o secretário de Cultura Leoveral Soa-res, esse momento é muito importante para

os alunos e alunas que durante o ano todofizeram oficinas, ensaiaram e se prepara-ram para o trabalho final de encenação.

Durante o ano de 2011 a Secretaria deCultura ofereceu 10 oficinas artísticas gra-tuitas à comunidade e envolveu um nú-mero superior a 300 pessoas de diferentesidades. As oficinas são parte do trabalhode formação cultural da Prefeitura.

A direção dos trabalhos é de Juliani Bor-chardt. A apresentação será no CentroMunicipal de Cultura às 19h30 e a entra-da é gratuita.

Haverá premiação para os primeiros esegundos colocados da Força A, Força Be Força C. Mais informações com o pa-trão da entidade, Marcus Pizollotto,pelo telefone 9164-6800 ou com o pa-trão da campeira Everton Kirmess -9943 3481.

Promoção Jóia 29 anos 29 Prêmios trazMano Lima ao município

Será hoje o sorteio daPromoção Jóia 29 anos29 Prêmios. A programa-ção acontece na PraçaMarcial Terra. Haveráapresentações de talentoslocais e logo após showcom Mano Lima e bailecom a Banda DocePecado.

Page 3: panorama 22.12

ANO IV - Nº 20 - DEZEMBRO 2011 33333G e r a lG e r a lG e r a lG e r a lG e r a l

Calendário de Panambi teráfotos de concurso fotográfico

Decoração com materialreciclável embeleza Três de Maio

A Prefeitura de Panambi, atra-vés da Secretaria Municipal deEducação e Cultura e do Depar-tamento de Turismo, realizou oConcurso Fotográfico Panambiem Foco, sob o tema Um NovoOlhar Sobre as Belezas do Valedas Borboletas Azuis. O objetivodo concurso foi ampliar o acer-vo de imagens que retratam aspotencialidades naturais, econô-micas, culturais, artísticas e tu-rísticas do município para finsde utilização em materiais pu-blicitários e de divulgação turís-tica.

O município recebeu 91 foto-grafias. Foram premiadas as trêsmelhores e 12 foram seleciona-das para publicação do calendá-rio de eventos 2012.

A fotografia Sem fronteiras, deDébora Ionara Silva Pereira, con-quistou o 3º Lugar. A foto En-trada do município, de DiogoHinning, ficou em 2º Lugar.Gunar Dijavan Pimentel con-quistou o 1º lugar através dafotografia Eis uma árvore nomeio da terra.

Com o objetivo de despertar nostresmaienses o espírito da frater-nidade cristã, através dos símbo-los natalinos, a Secretaria de Edu-cação, Cultura e Desporto, utili-zou de material reciclável e mui-tas luzes para elaborar a decora-ção do Natal 2011.

A confecção destes enfeites foidesenvolvida por pessoas volun-tárias ligadas às escolas, ACI e Pre-feitura, e se iniciou no mês deagosto com um curso ministradopela professora do Senar, Carmem

1º lugar - Eis uma árvore no meio da terra

A confecção dos enfeites foi desenvolvida por voluntários

2º lugar - Entrada do município

Santa Rosa terá DistritoIndustrial Moveleiro

Com a liberação de R$472.132,33 para o município deSanta Rosa, o Governo Tarso vi-abilizou, na terça-feira, dia 20,a realização de um sonho do pre-feito Orlando Desconsi: a implan-tação da infraestrutura do Dis-trito Industrial Moveleiro nomunicípio.

Os recursos serão repassadosatravés da Secretaria Estadual deDesenvolvimento e Promoção doInvestimento. O termo de coo-peração técnica-financeira foiassinado no Palácio Piratini, emPorto Alegre, pelo prefeito Orlan-do Desconsi e pelo secretárioMauro Knijnik.

Para o deputado Elvino BohnGass (PT) que, como Orlando,esteve reunido por diversas ve-zes com Diretor de Produção eInovação da Agência Gaúcha deDesenvolvimento e Inovação,

Cardozo, onde foram abordadasdiferentes técnicas de utilizaçãode garrafas pet para elaboração deguirlandas e enfeites natalinos.Entre os meses de agosto e de-zembro foram confeccionadas125 guirlandas, com a utilizaçãode 3.000 garrafas pet.

O município teve um investi-mento de R$ 43.580,00 para aornamentação natalina em todaa cidade, incluindo as guirlandasde material reciclável, arranjos,pórticos e enfeites iluminados.

Sérgio Kapron, a liberação dosrecursos é mérito do prefeitoOrlando. “Ele foi incansável e,graças a este esforço, Santa Rosaem breve terá um novo distritoindustrial com toda a infraestru-tura. Trata-se de uma iniciativaque vai influenciar positivamen-te todo o setor moveleiro regio-nal”, afirma Bohn Gass.3º lugar - Sem fronteiras

O objetivo do concurso foi ampliar o acervo de imagens que retratam aspotencialidades naturais, econômicas, culturais, artísticas e turísticas

1º - Foto: "Eis uma árvore no meio da terra" - Gunar Dijavan Pimentel2º - Foto: "Entrada do município" - Diogo Hinning3º - Foto: "Sem fronteiras" - Debora Ionara Silva Pereira4º - Foto: "Monumento Rotary" - Adriane Camera da Costa5º - Foto: "Entardecer rural" - Nicole Muller6º - Foto: "Como a árvore, junto a ribeiro de águas" - Haissa Santos Martins7º - Foto: "Swett home" - Marcio da Silva Bohrer8º - Foto: "A beleza da primavera" - Andre Luis Fenske9º - Foto: "Ineludível I" - Josiane Busch da Rosa10º - Foto: "A energia da água" - Clecio Trentini Cesar11º - Foto: "Acalanto" - Soni dos Santos12º - Foto: "Tronco com geada" - Carlin Purper

Page 4: panorama 22.12

ANO IV - Nº 20 - DEZEMBRO 201144444 M u n d o d a s E s t r e l a sM u n d o d a s E s t r e l a sM u n d o d a s E s t r e l a sM u n d o d a s E s t r e l a sM u n d o d a s E s t r e l a s

Chitãozinho e Xororó lançamlivro dos 40 anos de carreira

A Vida da Gente Globo

Celina conta para Nandaque Lourenço é o pai de Ti-ago. Renato compra um anelpara Alice, enquanto Cícerodá um carro para a filha. Evachega para o Natal na casade Manuela. Aurélia aceitanamorar Wilson. Rodrigoconta para Manuela que Lou-renço é o pai de Tiago. Ro-drigo se surpreende com amaturidade de Nanda. Mar-cos emociona Sofia e Olíviacom seu discurso na hora daceia de Natal. Eva pede paraRodrigo ajudá-la a montarum quarto para Júlia em suacasa. Eva afirma a Iná queAna conseguirá resgatartudo o que perdeu.

Manoel Carlos convida JúliaLemmertz para ser últimaHelena

Manoel Carlos convidou, durante a edição de domingodo Domingão do Faustão, a atriz Júlia Lemmertz para sersua nona e última Helena. O autor começou o ciclo comLílian Lemmertz, mãe de Júlia, e quer fechar com a filha.

Júlia Lemmertz ficou emocionada com o convite.

Personagens Griseldae Tereza Cristinaviram bonecasChitãozinho e Xororó resolveram contar 40 anos de

carreira fora dos palcos, em livro. A dupla lançou nestasegunda-feira, 19, a obra comemorativa com sessão deautógrafos em São Paulo.

Eva passa o Natalna casa de Manu

Dagmar segueLeandro

Fina Estampa Globo

Quinzé vai atrás de Teo-dora e Mônica o repreende.Tereza Cristina se irrita coma recusa de René em compa-recer ao seu jantar. TerezaCristina se irrita quando Pa-trícia avisa que vai com Ale-xandre à festa de Griseldaantes de comparecer ao jan-tar em sua casa. Juan convi-da Letícia para ir ao jantar nacasa de Tereza Cristina. Estherdecide aceitar a proposta deVanessa. Quinzé confessa aGigante que está com medoda proximidade entre Teodo-ra e Quinzinho. Luana diz quePatrícia sofrerá uma grandedecepção. Dagmar segue Le-andro. Tereza Cristina se irri-ta com a chegada de René àfesta de Griselda.

O autorAguinaldo Silvapublicou umaimagem dasbonecas feitasem homenagemàs personagensde sua trama,Fina Estampa.Griselda (LiliaCabral) e TerezaCristina (Christi-ane Torloni)ganharam suasversões embrinquedo.Ainda não sesabe se asbonecas serãocomercializadas.

Datena apresentará game showna Band em 2012 Aquele Beijo Globo

Rubinho volta para acasa de Maruschka

Claudia avisa a Camila quese separou de Rubinho e aconvida para morar com ela.Camila aconselha a irmã a fi-car um tempo sozinha. Ru-binho volta para a casa da mãee briga com Maruschka. Sari-ta propõe a Alberto que elespassem o Natal no Covil doBagre. Mirta e Rubinho aban-donam Maruschka no dia deNatal e ela resolve convidarGrace Kelly e Deusa para cearcom ela. Camila visita Flavi-nho e se encontra com Ricar-do. Vicente tenta fazer as pa-zes com Lucena. Brites falacom Violante e Marieta dizque ela é sua tia Telma. O pes-soal do Covil do Bagre se re-úne para a apresentação dascrianças do Lar.

A relação entre o autor Walcyr Carrasco e o diretor Rober-to Talma não anda nada boa. O motivo seria a escalação doelenco da novela Gabriela. Talma escolheu sozinho os atoresJuliana Paes, Humberto Martins, Vera Zimmerman e MaitêProença, enquanto Carrasco queria Lucélia Santos, DuMoscovis, Elizabeth Savalla e Otaviano Costa em alguns dospapéis centrais. O impasse estaria atrasando a produção.

> Impasse entre autor e diretor

Datena apresentará duas vezes por semana umprograma de perguntas e respostas nos moldes doShow do Milhão, que deverá estrear em março e con-correrá diretamente com o Jornal Nacional, da Globo.

A atração será gravada fora dos estúdios da Band.Mesmo com o novo programa, Datena seguirá à frentedo Brasil Urgente. O game show será disputado poranônimos e poderá ganhar uma edição aos domingoscaso se saia bem no Ibope.

Dona de umperfil com mais de17 milhões deseguidores noTwitter, a cantoraLady Gaga foihackeada na tardedesta segunda-feira. Uma mensa-gem postada aomenos duas vezesem seu microbloggarantia que todosos internautas quefossem ao linkindicado ganhariamum iPad 2.

Lady Gagahackeadano Twitter

Page 5: panorama 22.12

ANO IV - Nº 20 - DEZEMBRO 2011 55555G e r a lG e r a lG e r a lG e r a lG e r a l

Aconteceu na noite do últi-mo sábado, dia 17, um belíssi-mo espetáculo proporcionadopela Orquestra de Teutônia,evento que faz parte da progra-mação do Natal Cidade dos An-jos, de Santo Ângelo. O concer-to ocorreu no Centro Histórico,(em frente a Catedral Angelo-politana) e contou com a pre-sença de centenas de pessoas.

Fundada em 1983, a Orques-tra de Teutônia conta com 26

Cras de Catuípe é exemplo de inclusão social

Eventos culturais mobilizam missioneiros O Cras (Centro de Referência

da Assistência Social) de Catuí-pe realizou uma apresentaçãodo Coral, através de uma Audi-ção de Música, coordenada pelaprofessora Solange Piccinin. Ocoral é formado por um grupode mulheres e de pessoas comnecessidades especiais, garantin-do o respeito à diferença naigualdade de direitos.

As atividades são realizadas a

Rede Leite reúnepesquisadores e extensionistasO Campus da Universidade de

Cruz Alta sediou na quinta-fei-ra, dia 15, reunião de trabalhoda Rede Leite - Programa emRede de Pesquisa -Desenvolvi-mento em Sistemas de Produ-ção com Pecuária de Leite noNoroeste do Rio Grande do Sul.

O gerente da Emater/RS-As-car da Região de Ijuí, GeraldoKasper, disse que a Rede Leitejá vem tendo repercussão na-cional, o que demonstra a im-portância do trabalho que vemsendo realizado. O pesquisadorda Embrapa Pecuária Sul, Gus-tavo Martins da Silva, lembrouque o trabalho surgiu em 2004e desde então vem se consoli-dando. "Temos conseguidoavanços bastante importantes,como ter estes espaços parapensar, refletir sobre a região,

Panambi recebe R$ 763 mil para DistritoIndustrial e Arranjo Produtivo Local

O Governo Tarso liberou R$610 mil para a implantação doDistrito Industrial do municí-pio e R$ 100 mil para elabora-ção do Plano de Desenvolvimen-to do Arranjo Produtivo Local(APL) - Pós Colheita. Outros R$53 mil também estarão à dispo-sição da comunidade de Panam-bi para serem usados na coor-denação e gestão do APL.

“O governo comandado peloPT no Rio Grande do Sul vemapostando forte no desenvolvi-mento dos municípios, mas faz

partir do pressuposto de que amúsica deve ser acessível a to-dos, procurando desfazer a cren-ça de que é necessário ter domou talento para fazer parte deum grupo de música. Por isso, aprofessora Solange salienta quetodos os profissionais devem es-tar em constante pesquisa a res-peito das alternativas metodo-lógicas para o ensino de músicapara todos.

integrantes e tem a direçãomusical e arranjos de Astor JairDalferth. Em sua apresentação,a Orquestra apresentou sua dis-tribuição instrumental, con-forme o modelo "Big Band":Naipes de Palhetas, Metais, Har-monia e Percussão. No repertó-rio eles apresentaram cançõesnatalinas, além de MPB, nosseus mais variados movimen-tos, ritmos e estilos, as melho-res Canções do Cinema e temas

variados, entre eles, músicasatuais.

Anjos - Na noite anterior,um bom público acompanhouno mesmo local, a bela apre-sentação do 1º Batalhão de Co-municações, com músicas na-talinas e um repertório especi-almente escolhido para o fimde ano. O show contou com aparticipação da cantora CarlaMess e foi denominado A Ban-da Toca com os Anjos.

a agricultura familiar, a ativi-dade leiteira, e a partir dissoelaborarmos propostas para se-rem conduzidas em parceria",afirmou.

Participaram cerca de 40 pes-quisadores e extensionistas re-presentantes das nove institui-ções que formam a Rede Leite.Segundo o engenheiro agrôno-mo da Emater/RS-Ascar, PedroUrubatan Neto da Costa, tambémfoi discutida a estrutura de umsite para a Rede Leite, que facili-te a troca de informações, e arealização de um Fórum Técnicoda Rede Leite, agendado paramarço de 2012. "A intenção écaminharmos para um desenvol-vimento sustentável, de rendacom preservação ambiental, alémde intensificarmos os aspectossociais", afirmou Urubatan.

isso de forma planejada, estra-tégica e participativa. A verbapara o Distrito Industrial vai ga-rantir a infraestrutura (água,energia, arruamento) e os re-cursos para o APL financiarãoprojetos que a comunidade de-finir como prioritários para omunicípio”, detalha o deputa-do Bohn Gass, portador da boanova.

Outros R$ 500 mil - Confor-me Sérgio Kapron, Diretor deProdução e Inovação da Agên-cia Gaúcha de Desenvolvimen-

to e Promoção do Investimento(AGDI), com estes recursos aregião Noroeste Colonial do Es-tado receberá um total aproxi-mado de R$ 1,3 milhão para pro-jetar o seu desenvolvimento.Isto porque, segundo Kapron,além dos valores destinados àPanambi, o Governo Tarso tam-bém já liberou outros R$ 500mil para o Núcleo de ExtensãoProdutiva e Inovação da Unijuí.A verba será usada diretamentenas empresas do APL e em seto-res prioritários da região”.

Foram apresentadas músicas natalinas e um repertórioespecialmente escolhido para o fim de ano

O coral é formado por um grupo de mulheres e de pessoascom necessidades especiais

Page 6: panorama 22.12

ANO IV - Nº 20 - DEZEMBRO DE 201166666 C o n t e ú d oC o n t e ú d oC o n t e ú d oC o n t e ú d oC o n t e ú d o

Um Natal gaúchoComo surgiu a ideia de realizar turnês temáticas, como

no Dia das Mães e no Natal, por exemplo? Desde quandoelas vêm acontecendo e como é a aceitação do público?

Os shows natalinos começaram desde o momento em quelancei um CD inédito Natal Gaúcho, em 1996. Naquele anomesmo recebi vários convites de eventos querendo o showdeste CD. Hoje já possuo três CDs natalinos. Eu mesmosempre quis cantar em praças para as famílias e consegui.Todos os anos tenho feito de 10 a 15 shows natalinos e quemuitas vezes começam em novembro, pois tem cidades queiniciam antes as festividades natalinas e não somente no RioGrande do Sul, mas em municípios de Santa Catarina, comoConcórdia, Joaçaba, Abelardo Luz, Praia Grande, etc. No anode 2006 lancei um CD em homenagem às mães e trabalhamosbem este CD e foi em 2011 que consegui fazer uma turnê doshow Homenagem às Mães em vários municípios. Este foi umtrabalho muito emocionante, vi muitas pessoas se encanta-rem com as canções. Tenho outro show chamado Brasão dePampa, que é para o mês de setembro, quando comemoramoso mês farroupilha em nosso Estado.

Fale um pouco sobre essas músicas natalinas, já queestamos nos aproximando do período de festas.

O 1º CD do Natal foi uma grande sacada na época, pois nãotínhamos um CD com este tema, a não ser os internacionais,e foi aí que lancei este trabalho com músicas natalinas, mascom um sotaque mais regional, intitulado Natal Gaúcho. Issofoi em 1996 e logo em 1998 a RBS lançou em seu jornal ZeroHora o mesmo CD. Em 1998 lancei o 2º CD natalino, depoisem 2000 lancei o CD Natal com Wilson Paim e Convidados etodos são sucessos até hoje!

Na sua opinião, como é um Natal Gaúcho?Um Natal em família! E escutando os CDs natalinos gaú-

chos! (risos).Por que Wilson Paim se caracteriza como a voz român-

tica da música gaúcha?Porque sempre gostei de cantar o que traz mensagens,

canto aquilo que a pessoa se identifica e chega ao coração.Qual a importância dos festivais gaúchos para a sua

carreira? Ainda participa de eventos deste tipo?Jamais vou esquecer os festivais, pois este é o grande

caminho para o artista iniciar. Mas hoje não tenho tempopara os festivais, pois minha carreira é mais voltada parashows.

Depois de quase 30 anos de carreira e 39 CDs lançados,consegues citar momentos e músicas que marcaram suacarreira?

Teria que ficar por muito tempo citando estes momentos.São 30 anos!

Fale sobre projetos para 2012.Lançamento do meu 2º DVD intitulado "Compondo Cami-

nhos", com lançamento também em CD (será o 40º de minhacarreira). Este trabalho já está gravado. Em 2012 continuareia dar seguimento aos shows.

Quero agradecer ao público que sempre me apoiou, estandodo meu lado durante estes 30 anos e peço que continuem,pois sem ele meu trabalho não teria sentido algum!

Em 2012 Wilson Paim deverá lançar o 40º CD de sua carreira

L

Todos os anos Wilson Paim realiza de 10 a 15 shows natalinos

Há 15 anos, um dos maiores nomes da música gaúcha, Wilson Paim, promove shows natalinos, encantandoo público do Sul do país com suas canções. Na sexta-feira ele esteve em Ijuí com o Show de Natal

Page 7: panorama 22.12

ANO I V - Nº 20 - DEZEMBRO 2011 77777G e r a lG e r a lG e r a lG e r a lG e r a l

Charlote Sonho de Valsa

Ingredientes:

2 xícaras de framboesascongeladasMeia xícara (chá) de água1 xícara (chá) de açúcar40 biscoitos champanhe1 pote de sorvete Kibon saborSonho de Valsa

Modo de preparo: Em uma panela média junte as framboesas, a água e o açúcar. Leve ao fogomédio por 15 minutos ou até formar uma calda grossa. Reserve até esfriar. Forreuma fôrma desmontável média (25cm de diâmetro) com filme plásticoMontagem:Reserve 1 xícara (chá) da calda para o decoração. Corte 25 biscoitos na altura dafôrma. Coloque-os um ao lado do outro em pé na fôrma até forrar toda a lateral.Pique o restante dos biscoitos e divida em duas partes. Coloque metade do sorvetesabor Sonho de Valsa no fundo da fôrma, espalhando com as costas de uma colheraté forrar todo o fundo e cubra com metade dos biscoitos picados. Despeje a caldade framboesa sobre os biscoitos e espalhe o restante do sorvete Kibon sabor Sonhode Valsa. Coloque o restante dos biscoitos picados reservados, fechando toda asuperfície. Cubra com filme plástico e leve ao freezer por 3 horas. Dez minutosantes de servir, desenforme sobre um prato de vidro e retire o aro com cuidado.Decore com a calda de framboesa reservada e sirva em seguidaDicasAo montar a sobremesa coloque o lado cortado dos biscoitos para baixo na fôrmadesmontável, pois ao desenformar o lado cortado dos biscoitos ficara para baixo.Se preferir os biscoitos mais úmidos você pode umedecer com leite antes de iniciara montagem.

Projeto Escola no Campo encerraano letivo na Fronteira Oeste do RS

No encerramento ocorreu uma confraternização entre os alunos

Rangel Alves da Costa

A ceia da esperança

A Cotrijui – CooperativaAgropecuária & Industrial, comforte participação junto àscomunidades dos municípios deSantiago, Unistalda , Capão doCipó e Nova Esperança do Sul,também desenvolve nesta regiãoo Projeto Escola no Campo, queno ano de 2011, contou com aparticipação de mais de 130alunos.

Dentre as atividadesdesenvolvidas durante o ano de2011, também foi realizado umSeminário de Capacitação aosprofessores, tendo como polo omunicípio de Santiago, com aparticipação das escolas dosmunicípios de Dom Pedrito,Manoel Viana, São Francisco deAssis, Unistalda, Nova Esperançado Sul, Capão do Cipó, SantoAugusto e Santiago. O eventoteve a participação da consultorapedagógica Amélia IsabethBampi da fundação Abrinq doestado de São Paulo. Naoportunidade, os professoreselaboraram um plano de açãodas escolas para que o projetoEscola do Campo passe a ser umaferramenta pedagógica aindamais eficiente na formação

Enraizou-se culturalmente a ideia da celebração do Natal tendosempre uma mesa farta para alimentar e brindar a família e os amigos.No passo da secular tradição, massificou-se a tendência de quesomente a mesa abundante não basta sem antes haver a distribuiçãode presentes.

Ora, quem pode se fartar e presentear com o que bem entender, éjusto que o faça. Por ser tradição, muitas vezes as pessoas se esforçame vão além dos limites de suas possibilidades econômicas para nãofugir do contexto. E pensam que se todo mundo faz, não seriamerecido que ficassem alijadas da festança e da comilança.

Pobres ou ricas, com maiores possibilidades ou não, verdade é quea maioria das pessoas transforma o Natal e as celebrações de fim deano apenas num evento onde serão demonstrados o glamour e aabundância. Fazendo desses momentos experiências meramentematerialistas e comerciais, acabam até por esquecer o porquê daexistência da data e da importância da passagem de ano.

As compras são muitas, pois o cardápio tende a ser muito variado.Perus, pernis, chesters, tenders, bacalhaus, camarões, peixes, queijosdo reino, vinhos, uísques, refrigerantes e sucos, champanhes, saladas,tortas, bolos, doces e salgados, panetones, conservas e reservasimportadas. Velas espalhadas pela mesa, mas não como motivonatalino nem como oferenda religiosa, e sim para enfeitar asdetalhadas arrumações.

Nessa noite ninguém lembrará mais do pão com manteiga, docuscuz com ovos, do café com leite, da macaxeira ou inhame comcarne torrada, da bolacha, do pedaço de queijo de coalho, do bolo deovos ou de leite. Ninguém lembrará que a fome se dissipa com o quese tem como alimento e não pelo preço ou enfeite do prato colocadoà frente.

Logicamente que são momentos únicos – Natal e ano novo – e quepor isso mesmo devem ser celebrados, comemorados,confraternizados. Contudo, exatamente nesse período que tanto seelevam os sentimentos e muito se fala em amor, amizade,confraternização e comunhão, é que a competitividade começa atransformar os corações. E por isso tudo tem de ser o melhor, o maisbonito, o mais abundante, o mais luxuoso.

Muitos esquecem, eis que a grande maioria sempre esquece, masnão muito distante dessa sala onde será exposta a luxuosa mesa,haverá uma outra sala de barro, de reboco, de madeirite, de papelãopregado em pedaços de pau. E também um povo que faz das festasnatalinas um raro momento de confraternização consigo mesmo ecom a linhagem que corre nas veias.

A grandiosidade da ceia está na esperança que ela representa pelopouco ter ou nada ter sobre a mesa, dentro dos pratos, aos olhos.Cada um se serve apenas do que sobrou para aplacar a fome noturna, etudo com jeito de pão e manteiga, cuscuz com uma caneca de café, eapenas isso. E porque sabem que é noite de Natal e que este representao nascimento e permanência da cristandade, é que se enchem de fé eesperança tamanhas que ninguém diria que não receberam o ouro, oincenso e a mirra.

E louvam e agradecem a Deus para que a ceia da esperança estejasempre à mesa, ainda que dentro de um prato com apenas um pedaçode pão.

Assembleia Legislativa do RS aprovacriação da Microrregião Celeiro

A Assembleia Legislativa doRS aprovou, por unanimidade, nodia 13 de dezembro, o Projeto deLei Complementar, que cria aprimeira microrregião a serinstituída no Rio Grande do Sul.Os 21 municípios que fazem parteda Associação dos Municípios daRegião Celeiro - Amuceleiropassam agora a integrar aMicrorregião Celeiro. A iniciativado Vereador de Crissiumal Luiz deRosso e do prefeito de TenentePortela (e presidente daAmuceleiro) Clairton Carboni, foi

As lavouras com problemas foram identificadas por egressos de Agronomia

fundamental dos futurosprodutores rurais.

No mês de novembro de 2011,foi realizado o encerramento demais um ano letivo com umaconfraternização entre os alunos,escolas, Cotrijui e Syngenta, ondetodos foram agraciados com umsaboroso coquetel, entrega decertificados e premiação aosalunos destaque de cada escolaparticipante. A continuidade desteprojeto foi uma solicitação fortepor parte dos professores e direçãode todos os colégios aos

promotores do Escola no Campo,tendo em vista a importância deo tema ter agregado muitainformação e qualidade aosprogramas pedagógicos destasinstituições de ensino.

Outro fator a ser destacado,é que o Projeto Escola no Campodesperta nos alunos aconsciência ambiental, focandoa exploração consciente dosmeios naturais para a produçãode alimentos, conciliando oequilíbrio do bem estar entre ohomem e a natureza.

amadrinhada pela deputadaestadual Zilá Breitenbach.

Zilá diz que embora unidosfisicamente uns aos outros etenham seu potencial econômicoligado à agropecuária, essesmunicípios não possuem umfórum comum onde possamplanejar ações conjuntas emdefesa da região. A novaorganização poderá adotarprovidências junto aos programasde desenvolvimento dosgovernos estadual e federal, etambém perante as Agências

Internacionais e Programas deDesenvolvimento.

Os municípios integrantes damicrorregião Celeiro - que estãolocalizados na fronteira do Estadocom a Argentina - são: Barra doGuarita; Bom Progresso; Braga;Campo Novo; Chiapetta; CoronelBicaco; Crissiumal; Derrubadas;Esperança do Sul; Humaitá;Inhacorá; Miraguaí; Redentora;Santo Augusto; São Martinho;São Valério do Sul; Sede Nova;Tenente Portela; Tiradentes doSul; Três Passos e Vista Gaúcha.

Page 8: panorama 22.12

ANO IV - Nº 20 - DEZEMBRO DE 2011

A dificílima emancipação de Panambi (parte 2)

O ndir am

Na década de 1920 surgiu a lutafratricida entre ximangos e maragatos.A Colônia Neu-Württemberg foi muitoprejudicada, pois estava localizada nosmunicípios de Cruz Alta e Palmeira dasMissões e ficou no fogo cruzado entre oreduto ximango de políticos cruzaltensese o reduto maragato de políticospalmeirenses. O conflito culminou coma invasão da região cruzaltense da colô-nia, localizada na margem esquerda doRio Palmeira pelo caudilho maragatoLeonel Rocha. Com a entrega de cava-los, encilhados pela selaria do Sr. OscarStrücker, munição e alimentos, os in-trusos se retiraram para os arredores dacidade de Palmeira das Missões.

Segue-se então o levante da ColunaPrestes que invade no início do ano de1925 a colônia coirmã de Neu-Württemberg, chamada de Porto Feliz,hoje Mondaí-SC. Em consequência doestacionamento de efetivos militaresnesta Colônia eclode ali uma grave epi-demia de tifo. Esta calamidade leva àmorte trágica o eminente líder e diretorHermann Faulhaber, no ano de 1926. Asua morte foi uma perda irreparável doponto de vista da formação de um futu-ro novo município.

A década de 1930 foi marcada pelarevolução que levou Getúlio Vargas aopoder. O Governo Vargas, no ano de 1937,instituiu uma ditadura militar conheci-da pelo nome de Estado Novo.

Durante o Estado Novo surge a cam-panha da nacionalização. Este movimen-to teve na cidade de Cruz Alta fervoro-sos adeptos, liderados pelo cidadão e de-pois prefeito Pacífico Dias da Fonseca.Este mandatário ficou "famoso" no dis-trito de Neu-Württemberg, porque inau-gurou o prédio da Escola ComunitáriaElsenau, construído seis anos antes pelacomunidade local, como se fosse umaobra da sua administração com parceriado Estado e da União. Sob o seu manda-to despótico um verdadeiro terroretnolinguistico e etnocultural abateu-se sobre a laboriosa população do distri-to. Com a sua conivência, residências,escolas, bibliotecas, sociedades recreati-vas e culturais foram invadidas esaqueadas. Pessoas foram presas pelo sim-ples fato que estavam falando no meiofamiliar o idioma alemão.

Panambi no ano de 2006 fotografada por Celso Amorim a partir do mesmo ângulo da fotografia de 1950

Colaboração: Ivo BeuterMédico e historiador

Isto paralisou todo o oitavo distritode Cruz Alta que arbitrariamente atémudou o nome para Pindorama. Depoiseste nome mudou-se mais duas vezes paraTabapirã e finalmente para Panambi.

No ano de 1942, com a declaração deguerra pelo Brasil aos países do eixo for-mado pelo Japão, Alemanha e Itália asituação no distrito permanece inalteradaaté o ano de 1945, quando terminou aguerra.

Foram mais de duas décadas com enor-mes prejuízos para o desenvolvimentodo agora chamado distrito de Panambi.

Com o passar dos anos, os traumascausados pelas revoluções, pela tiraniada ditadura do Estado Novo e pela parti-cipação do Brasil na Segunda Guerra aospoucos desapareceram através de um tra-balho honesto e persistente.

No ano de 1949, o anuário do muni-cípio de Cruz Alta publicou na página46 uma importante observação sobre odistrito de Panambi nos seguintes ter-mos:

"Exatoria Estadual de Panambi. Omunicípio de Cruz Alta, para uma per-feita demonstração de sua pujança eco-nômica, basta salientar que é um dos

poucos, pouquíssimos do Brasil, quepossui uma Exatoria Estadual num dis-trito. É o que ocorre na repartição esta-dual que está situada no progressista dis-trito de Panambi, um verdadeiro parqueindustrial que honra e orgulha CruzAlta."

No mesmo ano desta publicação foifeito um plebiscito para emancipar avelha Colônia Modelar Neu-Württembergformada agora pelo distrito cruzaltensede Panambi e pelo distrito palmeirensede Condor.

Infelizmente cidadãos sem escrúpu-los, liderados pelo prefeito palmeirensePompílio Gomes e com a conivência dojuiz Walter Torres, fraudaram o plebisci-to no distrito de Condor, o que anulou aemancipação.

Passaram-se então mais quatro anos,quando no dia 20 de dezembro de 1953realizou-se um segundo plebiscito com98,8% dos eleitores votantes favoráveisà emancipação. Após o segundo plebis-cito esperou-se mais um ano, até o dia15 de dezembro de 1954, quando aAssembleia Legislativa do Rio Grande doSul reconheceu o resultado das urnas evotou pela criação do novo município

de Panambi que foi instalado então nodia 28 de fevereiro de 1955.

A planilha aqui apresentada com duaspublicações posteriores não deixam dú-vidas que realmente foram trinta e doislongos anos de espera até que a antigaMusterkolonie (colônia modelar) Neu-Württemberg pode festejar a sua mere-cida emancipação. Muitos panambienses,principalmente os jovens de hoje e tam-bém os migrantes que vieram para cá nasúltimas décadas atrás de um empregonão conhecem este capítulo heróico danossa história.

Por isso, conhecendo o passado, en-tendemos no presente a nossa marcantepujança industrial e também compreen-demos o afluxo migratório de milharesde trabalhadores da região para assegu-rar aqui um emprego estável no próspe-ro parque fabril de Panambi. Se a eman-cipação teria acontecido três décadasantes com certeza o desenvolvimento daentão Musterkolonie (colônia modelar)Neu-Württemberg hoje seria significati-vamente maior na geração de empregose prosperidade para toda a região do an-tigo município de Cruz Alta, que foi cri-ado no ano de 1833.