panfleto contra oss

4
FÓRUM CATARINENSE EM DEFESA DO SUS E CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE

Upload: mpl-movimento-passe-livre

Post on 30-Mar-2016

229 views

Category:

Documents


0 download

DESCRIPTION

Panfleto do FÓRUM CATARINENSE EM DEFESA DO SUS E CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE, de Joinville.

TRANSCRIPT

Page 1: Panfleto Contra OSs

FÓRUM CATARINENSE EM DEFESA DO SUS E CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE

Page 2: Panfleto Contra OSs

SAÚDE EM SANTA CATARINA

ORGANIZAÇÕES SOCIAIS - OsS

O povo não precisa de dados para saber que a saúde está um caos. As filas nos postos de saúde e hospitais não param de crescer, faltam médicos, enfermeiros, técnicos, equipamentos e medicamentos. Enfim, muitas pessoas estão morrendo nas filas e os trabalhadores da saúde, em geral, estão sobrecarregados!

Esta situação é resultado da política que visa privatizar e destruir a saúde pública. Há muito tempo, os sucessivos governos de Santa Catarina vem fazendo isso através das terceirizações da nutrição, da limpeza, dos labo-ratórios e outros serviços essenciais. A saúde também está sendo privatizada através das chamadas Organizações Sociais de Saúde.

As Organizações Sociais de Saúde (OSs), são de empresas privadas para as quais o governo do Estado está transferindo a gestão dos hospitais públicos. Já foram entregues seis unidades: Hemosc, Cepon, Samu, Hospital Infantil de Joinville, Hospital Regional de São Miguel do Oeste e Hospital Regional de Araranguá.

A desculpa é de que com a terceirização e a privatização o Estado economiza recursos. Isso não é verdade. Segundo dados do Tribunal de Contas do Estado (TCE – SC), entre 2007 e 2011, os gastos correntes do Estado cresceram 47,76%, as despesas com empresas terceirizados aumen-taram 94,62%. E mesmo assim a saúde só piorou.

Page 3: Panfleto Contra OSs

suspensão de OsSEm diversos locais os contratos com as OSs têm sido suspensos na justiça

Araranguá - Medida liminar obtida pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) determinou a suspensão da terceirização da administração do Hospital Regional de Araranguá, em abril de 2013. A OSs - Instituto SAS - é investigada por irregularidades e fraudes na condução do hospital do Sul do Estado e de outros seis hospitais, cinco no Estado de São Paulo e outro no Rio de Janeiro.

SAMU Joinville - O SAMU em Joinville era referência em atendimento quando era administrado pelo Estado. Porém ele foi terceirizado, e sua administração passou a ser feita por uma OSs - Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina. Agora o Ministério Público, suspendeu o contrato e obrigou o Estado a reassumir sua gestão, estima-se que foi transferida a O.S. o valor de R$ 426 milhões.

OsS GASTAM MAISEm São Paulo, por exemplo, o preço dos produtos utilizados para prestar atendimento à população pode variar mais de 500% nos hospitais esta-du-ais que seguem um modelo terceirizado (de OSs). Uma ampola de clinda-micina – medicamento usado para tratar infecção – pode custar mais que o dobro se comprada fora do pregão.

Os dados estão publicados em relatórios produzidos pela própria Secretaria de Estado da Saúde, responsável pela contratação das entidades, e refer-em-se às unidades hospitalares terceirizadas na Grande São Paulo.

Dinheiro apenas para OsSO governo insiste em dizer que não tem dinheiro. Não tem dinheiro para quem? Como se explica a previsão orçamentária de 2012 a 2015 de Santa Catarina que prevê gastos de 800 milhões de reais destinados a 8 Organi-zações Sociais (OSs), e apenas 720 milhões para 14 unidades públicas de saúde?

No último dia 29 de abril o Governador veio a Joinville repassar 291 mil para o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (unidade pública) contra 58,9 MILHÕES para o Hospital Infantil Jesser Amarante Faria que é adminis-trado por uma OSs. Esses dados deixam claro que o governador Raimundo Colombo está sucateando as unidades públicas e dando prioridade para o processo de privatização da Saúde onde grandes grupos privados ganham muito dinheiro às custas da população.

Page 4: Panfleto Contra OSs

FÓRUM CATARINENSE EM DEFESA DO SUS E CONTRA A PRIVATIZAÇÃO DA SAÚDE Centro de Direitos Humanos Maria da Graça Bráz | Central Sindical e Popular - Conlutas de Joinville

Conselho Local de Saúde do Comosa | Movimento Passe Livre de Joinville | Observatório SocialSindifisco Nacional - Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil - DS/Joinville

SindSaúde/SC - Sindicato dos Trabalhadores em estabelecimentos de Saúde Público Estadual e Privado de FlorianópolisSINSEJ - Sindicato dos Servidores Públicos do Município de Joinville, Garuva e Itapoá

www.forumcatarinense.blogspot.com.br

PRóxima vítima Você que é atendido no Hospital Regional de Joinville, acha que a coisa está ruim? Que as estruturas e o atendimento estão precários? Saiba que pode piorar. O governador com sua fórmula “mágica”, as OSs, com um estralar dos dedos piorará tudo. No inicio parece bom, mas com o tempo sentiremos o descaso com a população, pois hoje o SUS pensa nas pessoas, faz atendi-mento com medicamentos e produtos de boa qualidade. Com a OSs, o único objetivo é o lucro, e lucro não combina com pessoas. Combina com bolso, vantagens a amigos, apenas isso.

VAMOS LUTAR CONTRa APRIVATIZAçÃO DA SAÚDE!

CONSTRUIR UM SUS DIGNO!

MANIFESTAçÃO CONTRA OSs

NO HOSPITAL REGIONAL21.maio | 18h | PRAÇA EM FRENTE AO REGIONAL