palmeiras x são caetano

20
MATCH DAY PROGRAMA OFICIAL Número 4 - Fevereiro de 2010 17/2/2010 Quarta-feira Campeonato Paulista 21h50 Palestra Itália São Paulo - SP Vs Márcio Araújo inicia as jogadas ofensivas pág. 12 Maurício Ramos, o monstro volta ao time pág. 8 Organizador

Upload: matchday-palmeiras

Post on 07-Mar-2016

230 views

Category:

Documents


1 download

DESCRIPTION

Edição 4 Campeonato Paulista 2010 17/02/2010

TRANSCRIPT

Page 1: Palmeiras x São Caetano

MATCH DAYP R O G R A M A O F I C I A L

Número 4 - Fevereiro de 2010

17/2/2010

Quarta-feira

Campeonato Paulista

21h50

Palestra Itália

São Paulo - SP

Vs

Márcio Araújo inicia as jogadas

ofensivaspág. 12

Maurício Ramos, o monstro

volta ao timepág. 8

Organizador

Page 2: Palmeiras x São Caetano
Page 3: Palmeiras x São Caetano
Page 4: Palmeiras x São Caetano

4 PROGRAMA OFICIAL

EDITORIALDio Santo! Como se mexe esse tal de Márcio Araújo!

O cara tem atitude, está por todos os lados do campo, busca a bola, distribui as jogadas... Parece brincadeira, mas descobrimos um meio-de-campo bom no passe e ainda por cima com gás para desarmar. Contratação de fato cirúrgica!

Mama mia! Sabe quem está voltando? O monstro Maurício Ramos, outro integrante fundamental para a regularidade de nostra defesa. Aliás, isso é a cara de Muricy Ramalho. Montar una retaguarda segura, capaz de sofrer poucos gols. Isso garante una equipe sempre nas cabeças em todos os campeonatos que disputar.

A MATCH DAY recorda Fedato, um dos atacantes mais importantes da segunda Academia de Futebol! Um homem persistente, com faro de gol, mesmo saindo quase sempre do banco de reservas. E pas-mem, seu filho é fisiologista do São Caetano, nostro adversário de hoje à tarde, no Palestra Itália.

Já reparou como o Periquito e a Tina Palestrina estão cada vez mais integrados com a realidade do clube? Nessa edizione, eles vão contar novidades im-perdíveis do site do VERDÃO, como a área infantil e as facilidades disponíveis aos sócios-torcedores!

Por falar em vantagens, a Outplan está criando um cartão específico para sócios do PALMEIRAS. Os testes já ocorreram no jogo contra a Portuguesa e em breve a novidade estará presente na página oficial do PALES-TRA na internet.

Ragazzi, agora além das fotos do Dia do Jogo adicionamos as Frases da Semana. Aquelas que dão ao torcedor a noção exata do que se passa no nostro clube! Ah, desculpe-me pela mistura do português com o italiano. É que corre nas veias uma vontade enorme de explodir de alegria pelo nostro time! E tradição é tradição, vá bene! Boa leitura.

QUANDO SURGE O ALVIVERDE IMPONENTE

Giuseppe GalianiEDITOR CORNETEIRO FANáTICO

EXPEDIENTEO MATCH DAY, Programa Oficial, é uma publicação da

G8 Gestão Esportiva e Futebol Tour autorizada pela Sociedade Esportiva PALMEIRAS.

A revista se destina ao público nos estádios.

Conselho Editorial: Diego Ragonha,

Fernando Figueiredo Guilherme Figueiredo, Luis Fernando Dias e

Paulo Sanches Textos:

Alexandre de AquinoMTB 53110

Camila GoytacazMTB 32222

Pesquisa de fotos:Alex Siriani

Fotografias:Futura Press e

Daniel Augusto

Edição de Arte:Carlos Milaneze e

Vitor Fontes

Contatos Comerciais:Paulo Sanches(11) 7833-8063Daniel Camillo(11) 4191-7949

Impressão:Gráfica Daleffi

Tiragem: 10.000 exemplares

Page 5: Palmeiras x São Caetano
Page 6: Palmeiras x São Caetano

TALIsMã DO VERDãOFEDATO, ATACANTE DA SEGUNDA ACADEMIA,

ENTRAVA E DECIDIA OS JOGOS

Quem não gosta de ter no banco de reservas alguém que entre e resolva a partida!?! Nos tempos da Academia, Antônio Carlos Fedato, ou simplesmente Fedato, era o homem com essa característica. Fazia tão bem o seu pa-pel que ganhou o apelido de “Talismã” dos torcedores. “Ele tinha mesmo essa facilidade”, recorda seu filho mais jovem, de 30 anos, curiosamente o fisiologista do São Caetano, também chamado Fedato.

Nascido no ABC, o jogador se formou nas categorias de base do VERDÃO. Ali ele se profissionalizou. Mas sem muito sucesso no início da carreira, ele rodou por vários clubes, tais como Nacional (SP), Botafogo (SP), Comercial (SP) e Noroeste (SP).

Depois disso, Fedato voltou para o PALESTRA, onde participou da segunda Academia de Futebol. É verdade que o centroavante titular era César Lemos, o César Maluco (já lembrado em uma edição anterior da revista Match Day). Mas se por alguma razão o nosso titular não estava bem, era só chamar o reserva para o placar não passar em branco.

No PALMEIRAS, Fedato ganhou os títulos Brasileiros de 72 e 73 e os Paulistas de 72 e 74. Foram exatas 269 partidas pelo clube, sendo que ele saiu vitorioso em 141. Além disso, empatou 81 vezes e perdeu apenas 47. Mar-cou 61 gols.

Quando pendurou as chuteiras, Fedato trabalhou também como técnico de futebol. Dirigiu tanto o VERDÃO em 1985, como o São Caetano em três oportunidades, sendo a última delas em 1997. O ex-jogador batalhou para impulsionar o Azulão, clube de sua cidade natal, às primeiras divisões do futebol.

Fedato faleceu em janeiro de 2000 e infelizmente não conseguiu ver a ascensão do São Caetano à elite do fute-bol Paulista e até mesmo brasileiro. Mas deixou seu legado para o clube. E o filho segue o exemplo do pai. “Eu sempre tive um interesse muito grande por futebol. Cresci dentro dos campos. Tentei ser jogador, mas desisti nos juniores, porque não gostava de treinar. Resolvi fazer faculdade de educação física e comecei a botar os caras pra correrem”, brinca Fedato Filho.

Histórico do Confronto Curiosidades

GERAL24 jogos

NO PAULIsTãO8 jogos

14 vitórias50 gols

6 vitórias17 gols

3 empates 0 empates

7 vitórias32 gols

2 vitórias7 gols

Últimos jogos25/2/2009 – São Caetano 3x4 PALMEIRAS - Paulista29/3/2008 – PALMEIRAS 3x1 São Caetano – Paulista25/2/2007 - São Caetano 1x2 PALMEIRAS – Paulista9/9/2006 - PALMEIRAS 3x1 São Caetano – Brasileiro

O primeiro jogo da História entre os dois clubes aconteceu em 11 de dezembro de 1991, num amistoso, e o PALMEIRAS venceu por 4x0, atuando no Estádio Anacleto Campanella. Os gols foram de Andrei, Edu Marangon, César e Márcio.

O primeiro jogo oficial entre os dois clubes no Pa-lestra Itália aconteceu em 3 de dezembro de 2000, pela Copa João Havelange, e o São Caetano venceu por 4 a 3. Adhemar (2), Wágner e César fizeram para o Azulão; Arce (2) e Rodrigo Taddei descontaram para o VERDÃO.

Já a primeira partida entre os dois pelo Campe-onato Paulista aconteceu em 25 de março de 2001, e o PALMEIRAS venceu por 2 a 0, no Palestra Itália. Os gols foram de Paulo Turra e Muñoz.

X

Obs.: Dados da assessoria de imprensa do Palmeiras.6 PROGRAMA OFICIAL

NO GRAMADO EM QUE A LUTA O AGUARDA

Page 7: Palmeiras x São Caetano

DIA DO JOGO A sEMANA

CANTA E VIBRAQuando a família palmeirense está em festa, a

experiência no estádio se torna memorável. O joga-dor se inflama, o time todo se empolga e a chance de vitória é maior. Faça sua parte:

Compre seu ingresso de forma antecipada e/ou pela internet;

Leve troco, caso vá adquirir a entrada nas bilheterias do Palestra;

Respeite a fila e mantenha a ordem;

Cante apenas em prol do time ou de seu ídolo. Evite provocações;

Esqueça os rojões e sinalizadores. Eles podem provocar acidentes;

Sente no lugar marcado previsto no ingresso;

Se consumir alimentos, busque uma lixeira para dispensar papeis e plásticos;

Quando usar o banheiro, colabore para a higiene do local.

Curtição para todas as idadesA festa que já era boa, agora fica ainda melhor. Nas

áreas nobres do estádio, crianças, adultos e idosos se di-vertem com a MATCH DAY, como nos jogos do VERDÃO contra Mogi Mirim e Ituano. Mande a sua foto para o e-mail [email protected] e acesse tam-bém: www.twitter.com/matchdayverdao

Dá-LHE ALEGRIA, ALEGRIAALEGRIA NO CORAçÃO,DARIA A VIDA INTEIRA PRA SER CAMPEÃO,A TAçA LIBERTADORES É OBSESSÃO,TEM QUE JOGAR COM A ALMA E O CORAçÃOOLê, OLêOLê, OLê,EU CANTO, EU SOU PALMEIRAS ATÉ MORRER.

7 PROGRAMA OFICIAL

“Não podemos trazer jogadores que não se combinem com os demais. Sei que a torcida fica aflita. Mas as negocia-ções envolvem uma série de intermediários. Vamos anunciar alguém que chegue para ser titular, desde que indicados pela Comissão Técnica.”

Luiz Gonzaga Belluzzo, sobre a chance de um ata-cante chegar no PALESTRA

“É uma marca legal para quem está há pouco tempo aqui, mas ainda é pouco. Quero chegar aos 100 jogos este ano e con-seguir títulos pelo clube. Já disse uma vez e repito: não quero ficar marcado só pela passagem, mas sim deixar meu nome marcado na história do PALMEIRAS.”

Danilo, que compeltou 70 jogos pelo VERDÃO no duelo contra a Portuguesa

“As pessoas não podem crucificar o Armero por causa de uma ou duas falhas. Ele não está aqui por acaso. É titular da seleção colombiana e já provou suas qualidades. Espero que o torcedor tenha a devida compreensão e dê confiança e apoio para ele durante os jogos.”

Muricy Ramalho, referente às atuações recentes do lateral-esquerdo.

Page 8: Palmeiras x São Caetano

8 PROGRAMA OFICIAL

FOME DE BOLA

MAURíCIO RAMOS, O SHREk, ESTá CHEIO DE DISPOSIçÃO NA BRIGA PARA SER TITULAR

SABE BEM O QUE VEM PELA FRENTE

Page 9: Palmeiras x São Caetano

9 PROGRAMA OFICIAL

O PALMEIRAS sentiu a contusão na coxa direita e a pubalgia de Maurício Ramos. Isso justamente na reta final do Brasileiro do ano passado. Por outro lado, o clube notou a importância do zagueiro e então in-vestiu na compra de 50% de seus direitos econômicos. Agora, recuperado e com enorme vontade de jogar, ele busca reassumir a condição de titular.

Nas últimas semanas, o martírio enfim acabou: Maurício Ramos treinou com bola, cumpriu todos os exercícios. Já livre das dores, o que o habilita a ser rela-cionado para as partidas. A saudade da redonda estava apertando o peito. Sorte do VERDÃO que a garra e a determinação do zagueiro podem ser colocadas a seu serviço novamente no Palestra Itália.

Maurício Ramos sabe que a tarefa de recuperar a posição não é fácil. O concorrente Léo começou bem com a camisa do VERDÃO, fez até um gol, como se este fosse seu principal ofício. O cara tem o apelido de Beckenbauer. Até mesmo o volante Edinho ocupou seu lugar, de forma bastante segura. Mas o beque não se intimida, pois sabe que tem futebol para brigar por uma vaga nos 11 principais.

Quer oportunidade melhor do que a de voltar

contra um ex-time? Maurício Ramos conhece o São Caetano com a palma da mão, pois neste clube foi vice-campeão Paulista em 2007. E tudo que ele quer é conquistar a confiança de Muricy Ramalho. “É duro, né? O Léo é um touro. Com certeza eu fico preocupado, mas tenho que trabalhar para garantir o meu espaço”, brinca sobre o concorrente.

Maurício Ramos tem como virtudes a antecipa-ção das jogadas e a força com que entra nas dividi-das. Na defesa, usa da boa estatura e posicionamento para rebater a bola. No ataque, aparece de surpresa nas faltas e escanteios, na tentativa de balançar as redes adversárias. “Aqui tenho condições de conquistar títulos. A estrutura do clube e o pensamento do elenco e dos dirigentes me faz crer que estou no caminho certo”, salienta.

Os deslizes da última temporada serviram de lição. E Maurício Ramos reconhece que o PALESTRA precisa-va de mais jogadores de qualidade, atletas capazes de manter o bom nível dos preferidos do treinador para começar os jogos. “O elenco com certeza está mais maduro. A base foi mantida, o meio e a zaga estão bem mais fortalecidos com a chegada do Márcio Araújo e do Léo”, explica o jogador, cujo apelido é Shrek.

Números

523jogos fez Maurício Ramos desde que chegou ao PALMEIRAS, com contrato até 1 de fevereiro de 2014

gols marcou o zagueiro com a camisa do VERDÃO, que apenas duas vezes foi expulso de campo.

O filme Shrek da Dream Works, feito em com-putação gráfica, é baseado em um livro de William Steig. Trata-se de uma sátira, onde o príncipe, per-sonagem principal do longa, é um ogro mal-educa-do e cheio de atitudes e manias grosseiras. No Brasil, ele conquistou a simpatia do público.

Ogro alviverde

Page 10: Palmeiras x São Caetano

10 PROGRAMA OFICIAL

QUE A DUREZA DO PRÉLIO NÃO TARDA

PERIQUITO

TINA PALEsTRINA

Não sei como os adultos mais velhos viviam sem Internet. A gente usa o computador para tudo, para brincar, jogar, para fazer pesquisa de escola, para escolher nossos passeios do final de semana e também para acompanhar o futebol.

Então, minha dica para você que é criança que nem eu, um palmeirense que adora computador, é o site do nosso VERDÃO! Basta digitar www.palmei-ras.com.br, entrar no item interatividade e depois, kids. Pronto! Lá você encontra desenhos para baixar do Periquito ou do Porquinho e até de nós dois jun-tos. Super legal!

E também você pode participar: basta enviar para o PALMEIRAS sua redação ou desenho com o tema do time. Imagine você no site do VERDÃO, para todo mundo ver! E dá-lhe, dá-lhe Porco!

Adoro comprar. Sou daquelas que usa o cartão de crédito para tudo: supermercado, lojas, salão de beleza e in-gresso para jogo de futebol. Agora descobri mais um bom motivo para usar e abusar do cartão: o Avanti Palmeiras.

O programa para o sócio-torcedor palmeirense traz um monte de benefícios, como créditos para compra de produtos Adidas e Samsung pelo site, descontos em pas-sagens aéreas e super vantagens na aquisição de ingres-sos para os jogos, que podem custar até metade do preço para quem é sócio-torcedor.

Além disso, você tem a possibilidade da compra antecipada, assim não corre o risco de ficar fora da tor-cida mais VERDE do Brasil! E como se não bastasse, na adesão a gente ganha um presente, que é um kit lindo com boné, camiseta e outros mimos, para vir ainda mais bonita ao estádio. Entre no site do clube e se torne mais uma AVANTI PALMEIRAS!

10 PROGRAMA OFICIAL

Page 11: Palmeiras x São Caetano

11 PROGRAMA OFICIAL

Page 12: Palmeiras x São Caetano

$

VEsTE A CAMIsA!MáRCIO ARAúJO TEM MOBILIDADE,

É PARTICIPATIVO E LOGO DE CARA CAUSA BOA IMPRESSÃO

em 2002. Sua passagem mais marcante foi pelo Atlético-MG, quando ganhou até a braçadeira de capitão. Ele também jogou no exterior, onde de-fendeu o kashiwa Reysol (JAP). Agora o volante coloca ordem no meio do PALESTRA e alivia um pouco o trabalho de Pierre. “Ele é versátil. Além de marcar e atacar, tem como ponto favorável a quali-dade no passe. Melhoramos muito nesse aspecto. No ano passado era um detalhe que errávamos demais“, analisa Muricy Ramalho.

O que o técnico quer são os primeiros homens de meio campo mais operários, capazes de dar a Cleiton Xavier e Diego Souza a liberdade para criar e enganar os adversários. Jogadores que ao mesmo tempo, quando com a bola, evitem passes forçados e valorizem mais a posse dela. Até o momento certo de fazerem a pelota chegar aos meias.

Com tanta vontade de acertar, diante do res-paldo do homem que escala e também do elenco, Márcio Araújo tem grandes chances de alcaçar o objetivo. A MATCH DAY e a torcida já está com ele. Agora vai lá e mostre seu valor, menino!

Atitudes valem mais que mil palavras. O dito po-pular cabe perfeitamente a Márcio Araújo. Isso porque ele é de fala mansa e baixa. Até um pouco introspec-tivo. Mas quando a bola rola, distribui as jogadas como poucos. Hoje, diante do São Caetano, o meio-de-campo vai dar origem aos avanços do PALMEIRAS.

Márcio chegou, vestiu a camisa do VERDÃO e foi para o campo a fim de entrar para a História do clube. Aos 25 anos, ele sabe como ganhar a tor-cida. “Estou muito feliz. Jogar aqui é a realização de um sonho profissional. Recebi propostas de vários lugares, mas vim para cá por tudo que o time repre-senta para o futebol mundial”, destaca.

A maior prova da disposição do jogador está mesmo fora do discurso. O volante não é de ficar cobrando os parceiros em campo. Mas sim de se apresentar para a saída de bola da equipe para o ataque. Sempre que possível, com passes rasteiros ou no máximo à meia altura, redondinhos, abrin-do bem as jogadas, acionando os laterais.

Márcio começou a carreira no Mogi Mirim,

E O PALMEIRAS NO ARDOR DA PARTIDA

12 PROGRAMA OFICIAL

“O Márcio é um excelente joga-dor. Logo na estréia parecia que já jogávamos juntos há muito tempo. Espero que dure bastante tempo essa parceria.”

“O Márcio Araújo tem muita quali-dade. Sai bem com a bola, marca bem. É um jogador completo, que, inclusive, finaliza muito bem. Dá liberdade para mim e o Diego Souza.”

INVEsTIMENTO

PIERRE CLEITON XAVIER

2milhões de reais

pagou o Palmeiras para o Tombense

(MG) para ficar com o volante

Page 13: Palmeiras x São Caetano

13 PROGRAMA OFICIAL

Page 14: Palmeiras x São Caetano

ELENCO

14 PROGRAMA OFICIAL

TRANSFORMANDO A LEALDADE EM PADRÃO

BrunoPosição: GoleiroNome: Bruno Cortez CardosoNatural: São Paulo- SPNascimento: 27/6/84Último Clube: Revelado no time

1

MarcosPosição: GoleiroNome: Marcos Roberto Silveira ReisNatural: Oriente - SPNascimento: 4/8/73Último Clube: Revelado no time

12LéoPosição: ZagueiroNome: Leonardo Renan S. de LacerdaNatural: Belo Horizonte - MGNascimento: 30/01/88Último Clube: Grêmio-RS

4

DeolaPosição: GoleiroNome: Eliton DeolaNatural: Céu Azul - PRNascimento: 19/4/83Último Clube: Sertãozinho-SP

32Maurício RamosPosição: ZagueiroNome: Maurício D. Ramos JúniorNatural: Piracicaba - SPNascimento: 10/4/85Último Clube: Coritiba-PR

15

DaniloPosição: ZagueiroNome: Danilo LarangueiraNatural: São Bernardo -SPNascimento: 10/5/84Último Clube: Atlético-PR

23

WendelPosições: Lateral-direito e volanteNome: Wendel Santana P. dos SantosNatural: Itapetinga-BANascimento: 8/10/81Último Clube: Iraty-PR

17Márcio AraújoPosição: VolanteNome: Márcio Rodrigues AraújoNatural: São Luiz-MANascimento: 11/6/84Último Clube: Atlético-MG

8

OBS.: O ZAGUEIRO WELLINGTON, NúMERO 27, COMPLETA O ELENCO. DADOS SEGUNDO SITE OFICIAL DO CLUBE

Sandro SilvaPosições: Volante e Lateral-direitoNome: Sandro Laurindo da SilvaNatural: Rio de Janeiro - RJNascimento: 29/9/84Último Clube: Mirassol-SP

80

Gabriel SilvaPosição: Lateral-esquerdoNome: Gabriel Moisés A. da SilvaNatural: Piracicaba - SPNascimento: 13/5/91Último Clube: Revelado no time

34

EduardoPosição: Lateral-direitoNome: Eduardo José Diniz CostaNatural: Guaraí - TONascimento: 14/4/89Último Clube: Paulista

2

FigueroaPosição: Lateral-direitoNome: Luis Pedro FigueroaNatural: San Pedro de La Paz - CHINascimento: 14/5/83Último Clube: Colo Colo (CHI)

77

ArmeroPosição: Lateral-esquerdoNome: Pablo Estifer ArmeroNatural: Tumaco - COLNascimento: 2/11/86Último Clube: América de Cali (COL)

6

GualbertoPosição: ZagueiroNome: Gualberto Luis da Silva JrNatural: Não informadoNascimento: 8/4/90Último Clube: Revelado no clube

33

Page 15: Palmeiras x São Caetano

15 PROGRAMA OFICIAL

EdinhoPosições: Zagueiro e volanteNome: Edimo Ferreira CamposNatural: Niterói - RJNascimento: 15/1/83Último Clube: Lecce (ITA)

3

PierrePosição: VolanteNome: Lucas Pierre Santos OliveiraNatural: Itororó-BANascimento: 19/1/82Último Clube: Paraná-PR

5

SouzaPosição: VolanteNome: Elierce Barbosa de SouzaNatural: Posse - GONascimento: 8/3/88Último Clube: Dom Pedro-DF

21

MarquinhosPosições: Meia e AtacanteNome: Marcos A. da Silva GonçalvesNatural: Prado - BANascimento: 19/10/89Último Clube: Vitória-BA

11

WilliamPosição: MeiaNome: William Fernando da SilvaNatural: São Paulo - SPNascimento: 20/11/86Último Clube: Vitória-BA

16Muricy RamalhoTécnicoNome: Muricy RamalhoNatural: São Paulo - SPNascimento: 30/11/55Último Clube: São Paulo

Cleiton XavierPosição: MeiaNome: Cleiton Ribeiro XavierNatural: São José da Tapera - ALNascimento: 23/3/83Último Clube: Figueirense-SC

10

Legendatitular ou reserva

nota na partida10

Interaja com a MATCH DAY: assinale os titulares dessa partida e atribua notas para cada um deles. Inclusive ao nosso treinador.

Deyvid SaconniPosição: MeiaNome: Deyvid Franck Silva SaconniNatural: Alfenas - MGNascimento: 10/4/87Último Clube: Guarani-SP

26

Diego SouzaPosições: Meia e AtacanteNome: Diego de Souza AndradeNatural: Rio de Janeiro - RJNascimento: 17/6/85Último Clube: Grêmio-RS

7

LennyPosição: AtacanteNome: Lenny Fernandes CoelhoNatural: Rio de Janeiro - RJNascimento: 23/3/88Último Clube: Sporting Braga(POR)

19

RobertPosição: AtacanteNome: Robert de Pinho de SouzaNatural: Salvador - BANascimento: 27/7/81Último Clube: América (MEX)

20

DanielPosição: AtacanteNome: Daniel Santos SilvaNatural: São Paulo - SPNascimento: 9/1/89Último Clube: Revelado no time

29

AnselmoPosição: VolanteNome: Anselmo de MoraesNatural: São Paulo - SPNascimento: 20/2/89Último Clube: Revelado no time

35

João ArthurPosições: Meia e atacanteNome: João Arthur Bueno de CamargoNatural: São Paulo - SPNascimento: 16/11/90Último Clube: Revelado no time

18

P

2

Page 16: Palmeiras x São Caetano

CAVALO PARAGUAIO?

16 PROGRAMA OFICIAL

SÃO CAETANO TENTA MOSTRAR DIANTE DO PALMEIRAS QUE BELO INíCIO NO

PAULISTÃO NÃO É POR ACASO

SABE SEMPRE LEVAR DE VENCIDA

O São Caetano começou o Paulistão de maneira sur-preendente. Foram três vitórias nos três primeiros jogos. Tal desempenho lhe garantiu até a liderança provisória da competição. Mas bastou chegar no topo para a equipe sentir o peso da responsabilidade.

Logo em sua primeira partida defendendo a posição, o Azulão acabou derrotado pelo Rio Claro. Fim do 100% de aproveitamento. Depois veio um empate diante do

Monte Azul e a queda na tabela.

Hoje, diante do Palmeiras, o São Caetano ten-ta provar que não é cavalo paraguaio, e que pode

até superar times grandes e assegurar uma vaga nas semifinais. A equipe aposta na liderança de

Luiz, o camisa número 1, titular desde 2006, quando Sílvio Luiz deixou o posto.

Pelo time do ABC, o jogador sa-grou-se campeão Paulista de 2004,

ainda no banco. Ele foi também um dos destaques do time no

Campeonato Paulista de 2007, quando fechou o gol e viu sua equipe ficar com o vice-campeonato, ao sucumbir na final frente ao Santos.

Os demais destaques da equipe são jogadores não

aproveitados pelo Corinthi-ans: o lateral-esquerdo Bruno

Bertucci, o volante Moradei e o meia Everton Ribeiro. Além disso, o atual técnico é Antônio Carlos, que teve no Timão o cargo de diretor-técnico. “Quando parei de jogar, queria ser treinador. Mas na época só me apareceu um convite para ser dirigente. Mas foi no São Caetano que concretizei meu plano”, comenta.

O grupo conta também com o lateral-direito Patricio, vice-campeão da Série B com o Grêmio, em 2005. Há também um Romário, volante, nada a ver com o atacante baixinho tetracampeão mundial com a Seleção Brasileira, em 1994. E o atacante Nirvana, que remete os torcedores imediatamente à famosa banda de rock liderada pelo vocalista kurt Cobain.

Page 17: Palmeiras x São Caetano

ELENCO DO ADVERsÁRIOSÃO CAETANO

Técnico Antonio Carlos

Atacantes

VandinhoWendellNirvanaHugoFábioEduardoWanderley

17 PROGRAMA OFICIAL

Volantes

DiasAdrianoJairoMoradeiRomário

Meias

Éverton RibeiroRogerVitor SonnyLuciano MandiFernandes

Goleiros

LuizJuninhoLeandroRubens

Laterais-direitos

ArturPatrício

Zagueiros

BatataisAnderson MarquesDouglasGlauberMatheus

Laterais-esquerdos

BrunoBruno Bertucci

Page 18: Palmeiras x São Caetano

E MOSTRAR QUE DE FATO É CAMPEÃO

TABELA DE JOGOs

PAULIsTãO

COPA DO BRAsIL

18 PROGRAMA OFICIAL

2ª rodada*21/1 - 21h

Barueri x PALMEIRAS

Eduardo J. Farah

1ª rodada16/1 - 17h

PALMEIRAS x Mogi Mirim

Palestra Itália

4ª rodada27/1 - 21h50

Monte Azul x PALMEIRAS

Santa Cruz

3ª rodada24/1- 17h

PALMEIRAS x Ituano

Palestra Itália

5ª rodada31/1 - 17h

Corinthians x PALMEIRAS

Pacaembu

6ª rodada4/2 - 17h

PALMEIRAS x Portuguesa

Palestra Itália

11ª rodada28/2 - 18h30

Rio Claro x PALMEIRAS

Dr. Augusto Schimidt Filho

16ª rodada24/3 ou 25/3 - A definir

Rio Branco x PALMEIRAS

Décio Vitta

1ª rodada-Ida10/2 - A definir

Flamengo-PI x PALMEIRAS

Albertão

1ª rodada-Volta24/2 - A definir

PALMEIRAS x Flamengo-PI

Palestra Itália

7ª rodada7/2 - 17h

Bragantino x PALMEIRAS

Nabi Abi Chedid

12ª rodada3/3 - 21h50

PALMEIRAS x Santo André

Palestra Itália

17ª rodada27/3 ou 28/3 - A definirPALMEIRAS x Mirassol

Palestra Itália

8ª rodada*13/2 - 19h30

Botafogo x PALMEIRAS

Santa Cruz

13ª rodada7/3 - 18h30

PALMEIRAS x Sertãozinho

Palestra Itália

18ª rodada3/4 ou 4/4 - A definirPALMEIRAS x Oeste

Palestra Itália

9ª rodada17/2 - 21h50

PALMEIRAS x São Caetano

Palestra Itália

14ª rodada14/3 - 16h

Santos x PALMEIRAS

Vila Belmiro

19ª rodada7/4 - 21h50

Paulista x PALMEIRAS

Jaime Cintra

Dados gerais e regulamentoNas fases semifinal e final prevalecem para critérios de desempate o maior número de vitórias, o maior saldo de gols e a melhor campanha ao longo de toda a competição.

A Copa do Brasil é disputada por 64 clubes. Eles são os melhores dos campeonatos estaduais, torneios seletivos ou Ranking da CBF (atualizado em dezembro deste ano). Há participantes dos 27 es-tados brasileiros. A primeira rodada começa em 10 de fevereiro. Os dois jogos finais em 28 de julho e 4 de agosto, após a Copa do Mun-do na África do Sul. O regulamento da competição prevê que nas primeira e segunda fases, caso o visitante vença a primeira partida por dois gols ou mais de diferença, ele estará automaticamente classificado, sem a necessidade da realização da partida de volta.

10ª rodada21/2 - 16h

PALMEIRAS x São Paulo

Palestra Itália

15ª rodada20/3 - 16h

PALMEIRAS x Ponte Preta

Palestra Itália

O Palmeiras tem um tí-tulo da Copa do Brasil, conquistado em 1998.

CURIOSIDADE Dados gerais e regulamento1

PLACARPLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR

PLACAR PLACAR PLACAR

PLACAR

Semifinal11/4 - A definir

Local a definir

Semifinal18/4 - A definir

Local a definir

Final25/4 - A definir

Local a definir

Final2/5 - A definir

Local a definir

5 2 3 01 2 3 1

?

? ? ?

?

? ? ?

1 0

1 21 3

* Partida realizada após o fechamento desta edição

Page 19: Palmeiras x São Caetano

19 PROGRAMA OFICIAL

Se você pudesse estar no gramado, qual função escolheria? Certamente não seria a de juiz ou bandeirinha. Além das profissões formais, as pessoas nesses "cargos" se dedicam a legitimar o resultado da partida, embora errem tam-bém. Se você vai reclamar, faça dentro dos limites da desportividade, e com conhecimento da regra do jogo.

TRÉGUA, JUIZãO

O árbitro não precisa aguardar a

formação de barreira nas

cobranças de falta.

Isso mesmo. Somente se o cobrador não se

manifestar para um tiro rápido, o juiz

deve informá-lo que a partir daquele

momento terá de aguardar o soar

do apito. O tempo para a formação

da barreira dependerá exclusiva-

mente do bom senso do árbitro.

O árbitro só pode expulsar um jogador durante os 90 minutos.

Nada disso. O juiz, desde que presente no campo de jogo, pode expulsar um jogador. Seja durante o aquecimento, o período de intervalo ou até mesmo após o apito final. Caso o atleta não esteja no gramado, o capitão da equipe será informado do cartão vermelho.

Realidade Mito

O futebol é o grande entretenimento do brasileiro. O projeto de lei antiviolência está em pauta no Senado para justamente tirar os brigões dos estádios, evitar casos de manipulação de resultados e a ação dos cam-bistas. Ele será posto em vigor pelo Governo Federal nesse primeiro semestre. Portanto, avalie bem se vale à pena promover a baderna, atirar algo no campo ou até mesmo invadí-lo.

Art. 41-E. Fraudar, por qualquer

meio, ou contribuir para que se fraude, de

qualquer forma, o resultado de com-

petição esportiva: pena - reclusão de

dois a seis anos e multa.

MANIPULAÇÃO

DE RESULTADOS

CHEGA DE VIOLêNCIA

Page 20: Palmeiras x São Caetano