palma forrageira

8
PALMA FORRAGEIRA – COM ELA A SECA NÃO TEM VEZ Quem quer criar bovinos, caprinos e ovinos no semiárido nordestino tem a obrigação de cultivar palma, seja o grande ou pequeno produtor. É uma planta que veio de fora, mas se adaptou muito bem ao nosso clima de Nordeste. Por que procurar alternativas se nós temos essa companheira para enfrentar as secas, inclusive com baixos custos. O produtor rural nordestino tem se conscientizar que soluções para enfrentar secas tem de serem buscadas na própria região. Nessa matéria eu apresento uma série de fotografias que dizem mais do que palavras para justificar o que disse acima. É evidente que na dieta dos animais devem-se ter outros tipos de alimentos, mas os produtores rurais além de poderem utilizar a palma cortada diretamente nos cochos pode também transformá-la em farelo, o que aumenta em muito seu valor alimentício. Assim, espero que esses ensinamentos sejam de muita valia para quem tem no semiárido nordestino a sua fonte de renda. Palma forrageira, plantio adensado, ou seja, covas bem perto uma da outra e fileiras estreitas. Em um hectare, em média, comporta 40.000 covas.

Upload: carlos-flaubert-patricio-de-almeida-flaubert

Post on 19-Jun-2015

2.876 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Palma forrageira

PALMA FORRAGEIRA – COM ELA A SECA NÃO TEM VEZ

Quem quer criar bovinos, caprinos e ovinos no semiárido nordestino tem a obrigação de cultivar palma, seja o grande ou pequeno produtor. É uma planta que veio de fora, mas se adaptou muito bem ao nosso clima de Nordeste. Por que procurar alternativas se nós temos essa companheira para enfrentar as secas, inclusive com baixos custos. O produtor rural nordestino tem se conscientizar que soluções para enfrentar secas tem de serem buscadas na própria região. Nessa matéria eu apresento uma série de fotografias que dizem mais do que palavras para justificar o que disse acima. É evidente que na dieta dos animais devem-se ter outros tipos de alimentos, mas os produtores rurais além de poderem utilizar a palma cortada diretamente nos cochos pode também transformá-la em farelo, o que aumenta em muito seu valor alimentício. Assim, espero que esses ensinamentos sejam de muita valia para quem tem no semiárido nordestino a sua fonte de renda.

Palma forrageira, plantio adensado, ou seja, covas bem perto uma da outra e fileiras estreitas. Em um hectare, em média, comporta 40.000 covas.

Page 2: Palma forrageira

Outra foto de palma adensada. Produtividade de 200 a 300 toneladas por hectare, podendo chegar a mais toneladas, quando se usa irrigação e adubação, enquanto no plantio tradicional, a média é de 5 a 10 toneladas.

Outra foto de plantio adensado e um produtor familiar.

Ovinos se alimentando de palma verde diretamente no colcho.

Page 3: Palma forrageira

Produtor cortando a palma numa pequena forrageira para transformá-la em farelo.

Local para colocar a palma cortada, levar sol e transformá-la em farelo.

Page 4: Palma forrageira

Palma secando ao sol depois de cortada para ser transformada em farelo.

Produtores juntando a palma já depois de seca ao sol.

Page 5: Palma forrageira

Produtores passando palma seca ao sol na forrageira.

Farelo de palma já pronto.

Page 6: Palma forrageira

Ovinos se alimentando de farelo de palma.

Qual a sogra que quer assistir novela nesse sofá?

OBSERVAÇÔES:● 100 quilos de palma verde dá 10 quilos de farelo, logo se num hectare com a produtividade de 200 toneladas, teremos 20.000 quilos de farelo, ou seja, 333 sacos de 60 quilos.

● O plantio adensado é muito importante para propriedades pequenas e para aproveitar terras boas para essa cultura.

Page 7: Palma forrageira

● O teor de proteína aumenta quando a palma é transformada em farelo, inclusive supera a proteína do milho quando este for enriquecido com minerais, uréia, etc...

FONTE : http://www.bnb.gov.br/content/aplicacao/desenvolvimento_em_acao/desenvolvimento_territorial/docs/alagoas_com_a_palma_na_mao-paulo_suassuna_novo.pdf