palestra propaganda eleitoral

35
PROPAGANDA ELEITORAL PROPAGANDA ELEITORAL Condutas Vedadas Condutas Vedadas Francisco Soares Campelo Francisco Soares Campelo Filho Filho São Luís – 2008 São Luís – 2008 [email protected] [email protected]

Upload: welbys

Post on 21-Jun-2015

1.214 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Palestra propaganda eleitoral

PROPAGANDA ELEITORALPROPAGANDA ELEITORAL

Condutas VedadasCondutas Vedadas

Francisco Soares Campelo FilhoFrancisco Soares Campelo Filho

São Luís – 2008São Luís – [email protected]@campelocampelo.com.br

Page 2: Palestra propaganda eleitoral

““Em 2008 os votos são para Em 2008 os votos são para todos nós... Votos de um Feliz todos nós... Votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Natal e um Próspero Ano Novo...” Novo...”

Pref. José da SilvaPref. José da Silva

PRFT 20PRFT 20

Page 3: Palestra propaganda eleitoral

"Campanha de recuperação do "Campanha de recuperação do salário mínimo. Juntos por um salário mínimo. Juntos por um salário digno e emprego“salário digno e emprego“

Pref. José da SilvaPref. José da Silva

PRFT 20PRFT 20

Page 4: Palestra propaganda eleitoral

CONSIDERAÇÕES INICIAISCONSIDERAÇÕES INICIAIS

As normas para as eleições são regidas pela As normas para as eleições são regidas pela Lei nº 9.504/1997. Lei nº 9.504/1997.

No que tange à propaganda política e para o No que tange à propaganda política e para o pleito de 2008, o TSE expediu a Resolução pleito de 2008, o TSE expediu a Resolução nº 22.718(alterada pela Res. nº 22.781). nº 22.718(alterada pela Res. nº 22.781).

Page 5: Palestra propaganda eleitoral

I)Legalidade e Generalidade LegalI)Legalidade e Generalidade Legal

II)LiberdadeII)Liberdade

III)Proibição da pré-candidaturaIII)Proibição da pré-candidatura

IV)ResponsabilidadeIV)Responsabilidade

V)Igualdade formal e proporcionalidadeV)Igualdade formal e proporcionalidade

VI)DisponibilidadeVI)Disponibilidade

VII)Controle judicial da propaganda eleitoralVII)Controle judicial da propaganda eleitoral

PRINCÍPIOS DA PROPAGANDA POLÍTICAPRINCÍPIOS DA PROPAGANDA POLÍTICA

Page 6: Palestra propaganda eleitoral

ESPÉCIES DE PROPAGANDA POLÍTICAESPÉCIES DE PROPAGANDA POLÍTICA

a) Partidária;a) Partidária;

b) Intrapartidária;b) Intrapartidária;

c) Eleitoral;c) Eleitoral;

d) Institucional.d) Institucional.

Page 7: Palestra propaganda eleitoral

Propaganda Partidária Propaganda Partidária

Tem como objetivo a divulgação do ideário e Tem como objetivo a divulgação do ideário e programa do partido político, para a cooptação programa do partido político, para a cooptação de novos filiados. Pode, ainda, dar publicidade à de novos filiados. Pode, ainda, dar publicidade à sua história, seus valores, suas metas, suas sua história, seus valores, suas metas, suas posições e a aquilo que a isso se relacione.posições e a aquilo que a isso se relacione.

Seu regulamento encontra estribo na Lei Seu regulamento encontra estribo na Lei Orgânica do Partidos Políticos nos arts. 45 a 49.Orgânica do Partidos Políticos nos arts. 45 a 49.

Page 8: Palestra propaganda eleitoral

Propaganda Intrapartidária Propaganda Intrapartidária

Consiste na divulgação de idéias com fito a Consiste na divulgação de idéias com fito a captar os votos dos colegas de partido na captar os votos dos colegas de partido na convenção de escolha dos candidatos que convenção de escolha dos candidatos que disputarão cargos eletivos por esse partido.disputarão cargos eletivos por esse partido.

Tem período determinado, qual seja, 15 (quinze) Tem período determinado, qual seja, 15 (quinze) dias antes da realização da convenção, que se dias antes da realização da convenção, que se realizará de 10 a 30 de junho do ano . Deve, realizará de 10 a 30 de junho do ano . Deve, pois, ser restrita aos correligionários, sendo, por pois, ser restrita aos correligionários, sendo, por isso, vedado uso de rádio, televisão e isso, vedado uso de rádio, televisão e outdooroutdoor..

Page 9: Palestra propaganda eleitoral

Propaganda InstitucionalPropaganda InstitucionalEsta espécie de propaganda se presta a Esta espécie de propaganda se presta a

divulgar de forma transparente, proba, fiel à divulgar de forma transparente, proba, fiel à verdade e objetiva os feitos e ações verdade e objetiva os feitos e ações realizados ou patrocinados pela realizados ou patrocinados pela Administração, com finalidade informativa.Administração, com finalidade informativa.

Além disso, deve ser autorizada pelo agente Além disso, deve ser autorizada pelo agente público, bem assim custeada pelo Poder público, bem assim custeada pelo Poder Público. Uma vez havendo subvenção Público. Uma vez havendo subvenção privada, descaracteriza-se a natureza privada, descaracteriza-se a natureza institucional da propaganda .institucional da propaganda .

Page 10: Palestra propaganda eleitoral

A Lei n.º 9.504/97, em seus artigos 73 e A Lei n.º 9.504/97, em seus artigos 73 e 74, estabelece vedações à propaganda 74, estabelece vedações à propaganda institucional no ano eleitoral.institucional no ano eleitoral.

"Art. 73. São proibidas aos agentes "Art. 73. São proibidas aos agentes públicos, servidores ou não, as públicos, servidores ou não, as seguintes condutas tendentes a afetar seguintes condutas tendentes a afetar a igualdade de oportunidades entre a igualdade de oportunidades entre candidatos nos pleitos eleitorais: (...)candidatos nos pleitos eleitorais: (...)

Page 11: Palestra propaganda eleitoral

VI - nos três meses que antecedem o pleito: VI - nos três meses que antecedem o pleito: (...)(...)

  b) com exceção da propaganda de produtos b) com exceção da propaganda de produtos e serviços que tenham concorrência no e serviços que tenham concorrência no mercado, autorizar publicidade institucional mercado, autorizar publicidade institucional dos atos, programas, obras, serviços e dos atos, programas, obras, serviços e campanhas dos órgãos públicos federais, campanhas dos órgãos públicos federais, estaduais ou municipais, ou das respectivas estaduais ou municipais, ou das respectivas entidades da administração indireta, salvo entidades da administração indireta, salvo em caso de grave e urgente necessidade em caso de grave e urgente necessidade pública, assim reconhecida pela Justiça pública, assim reconhecida pela Justiça Eleitoral. (...)Eleitoral. (...)

Page 12: Palestra propaganda eleitoral

§ 3º. As vedações do inciso VI do § 3º. As vedações do inciso VI do caputcaput, alíneas b e c, aplicam-se apenas , alíneas b e c, aplicam-se apenas aos agentes públicos das esferas aos agentes públicos das esferas administrativas cujos cargos estejam administrativas cujos cargos estejam em disputa na eleição.em disputa na eleição.

§ 4º. O descumprimento do disposto § 4º. O descumprimento do disposto neste artigo acarretará a suspensão neste artigo acarretará a suspensão imediata da conduta vedada, quando imediata da conduta vedada, quando for o caso, e sujeitará os responsáveis for o caso, e sujeitará os responsáveis a multa no valor de cinco a cem mil a multa no valor de cinco a cem mil UFIR.UFIR.

Page 13: Palestra propaganda eleitoral

§ 5º. Nos casos de descumprimento do § 5º. Nos casos de descumprimento do disposto nos incisos I, II, III, IV e VI do disposto nos incisos I, II, III, IV e VI do caputcaput, sem prejuízo do disposto no , sem prejuízo do disposto no parágrafo anterior, o candidato parágrafo anterior, o candidato beneficiado, agente público ou não, beneficiado, agente público ou não, ficará sujeito à cassação do registro ou ficará sujeito à cassação do registro ou do diploma. (Redação dada pela Lei n.º do diploma. (Redação dada pela Lei n.º 9.840, de 28.9.1999) [01].9.840, de 28.9.1999) [01].

Page 14: Palestra propaganda eleitoral

Propaganda EleitoralPropaganda Eleitoral "Entende-se como ato de propaganda eleitoral "Entende-se como ato de propaganda eleitoral

aquele que leva ao conhecimento geral, embora aquele que leva ao conhecimento geral, embora de forma dissimulada, a candidatura, mesmo de forma dissimulada, a candidatura, mesmo apenas postulada, e a ação política que se apenas postulada, e a ação política que se pretende desenvolver ou razões que induzam a pretende desenvolver ou razões que induzam a concluir que o beneficiário é o mais apto ao concluir que o beneficiário é o mais apto ao exercício de função pública. Sem tais exercício de função pública. Sem tais características, poderá haver mera promoção características, poderá haver mera promoção pessoal - apta, em determinadas circunstâncias, pessoal - apta, em determinadas circunstâncias, a configurar abuso de poder econômico - mas a configurar abuso de poder econômico - mas não propaganda eleitoral.” não propaganda eleitoral.” Ac. nAc. noo 16.183, rel. 16.183, rel. Min. AlckminMin. Alckmin TST TST

Page 15: Palestra propaganda eleitoral

PROPAGANDA ELEITORAL PROPAGANDA ELEITORAL EXTEMPORÂNEAEXTEMPORÂNEA

A propaganda eleitoral somente será A propaganda eleitoral somente será permitida a partir de 6 de julho de 2008, permitida a partir de 6 de julho de 2008, vedado qualquer tipo de propaganda política vedado qualquer tipo de propaganda política paga no rádio ou na televisão (Lei nº paga no rádio ou na televisão (Lei nº 9.504/97, art. 36, 9.504/97, art. 36, caput caput e § 2º).e § 2º).

Antes deste período a propaganda é Antes deste período a propaganda é considerada extemporânea, e sujeita o seu considerada extemporânea, e sujeita o seu infrator à multa no valor de 20.000 (vinte mil) infrator à multa no valor de 20.000 (vinte mil) a 50.000 (mil) UFIR ou equivalente ao custo a 50.000 (mil) UFIR ou equivalente ao custo da mesma se este for menor. da mesma se este for menor.

Page 16: Palestra propaganda eleitoral

Portanto, é considerada eleitoral a propaganda Portanto, é considerada eleitoral a propaganda que, de forma direta ou dissimulada, leva ao que, de forma direta ou dissimulada, leva ao conhecimento geral :conhecimento geral :

1. A candidatura do político, ainda que não seja 1. A candidatura do político, ainda que não seja oficial.oficial.

2.As razões para receber o voto do eleitorado, 2.As razões para receber o voto do eleitorado, seja pelas ações políticas que pretenda realizar seja pelas ações políticas que pretenda realizar (“promessas de campanha”); por suas (“promessas de campanha”); por suas qualidades pessoais, ou pela desqualificação qualidades pessoais, ou pela desqualificação de seu opositor.de seu opositor.

Page 17: Palestra propaganda eleitoral

Quando realizada antes do tempo em Quando realizada antes do tempo em veículos de comunicação como rádio, veículos de comunicação como rádio, televisão e jornal, a responsabilidade pode, televisão e jornal, a responsabilidade pode, em alguns casos, recair sobre o em alguns casos, recair sobre o entrevistador ou àquele que responda pelo entrevistador ou àquele que responda pelo veículo. veículo.

Isto ocorre quando este direciona a Isto ocorre quando este direciona a entrevista, entrevista, v. g.v. g., para que se obtenham , para que se obtenham respostas claramente de cunho eleitoral.respostas claramente de cunho eleitoral.

Page 18: Palestra propaganda eleitoral

Meio de impugnação de propaganda eleitoral Meio de impugnação de propaganda eleitoral extemporânea: Representaçãoextemporânea: Representação

Legitimidade: Ministério Público Eleitoral ou Legitimidade: Ministério Público Eleitoral ou Partido Político. Partido Político.

Competência para julgar: nas eleições Competência para julgar: nas eleições municipais- juiz eleitoral, nas gerais- TREmunicipais- juiz eleitoral, nas gerais- TRE

Impende, por fim, relembrar que a propaganda Impende, por fim, relembrar que a propaganda irregular pode configurar abuso de poder irregular pode configurar abuso de poder político e econômico, dando ensejo à político e econômico, dando ensejo à inelegibilidade do art. 1º, I, "d", da LC 64/90.inelegibilidade do art. 1º, I, "d", da LC 64/90.

Page 19: Palestra propaganda eleitoral

PROPAGANDA ELEITORAL NÃO PROPAGANDA ELEITORAL NÃO EXTEMPORÂNEA EXTEMPORÂNEA

A propaganda qualquer que seja a sua forma ou A propaganda qualquer que seja a sua forma ou modalidade(Código Eleitoral, art. 242, caput.):modalidade(Código Eleitoral, art. 242, caput.):

1.Mencionará sempre a legenda partidária; 1.Mencionará sempre a legenda partidária;

2.Só poderá ser feita em língua nacional;2.Só poderá ser feita em língua nacional;

3.Não deve empregar meios publicitários destinados a 3.Não deve empregar meios publicitários destinados a criar, artificialmente, na opinião pública, estados criar, artificialmente, na opinião pública, estados mentais, emocionais ou passionais.mentais, emocionais ou passionais.

Page 20: Palestra propaganda eleitoral

1 - 1 - Não será tolerada propaganda (Código Não será tolerada propaganda (Código Eleitoral, Art.243):Eleitoral, Art.243):

I – De guerra, ou processos violentos para subverter o I – De guerra, ou processos violentos para subverter o regime, a ordem política e social,regime, a ordem política e social,

II- De preconceitos de raça ou de classes;II- De preconceitos de raça ou de classes;

III – Que provoque animosidade entre as Forças III – Que provoque animosidade entre as Forças Armadas ou contra elas, ou delas contra as classes Armadas ou contra elas, ou delas contra as classes e as instituições civis.e as instituições civis.

IV – De incitamento de atentado contra pessoa ou IV – De incitamento de atentado contra pessoa ou bens;bens;

LIMITAÇÕES DE CONTEÚDO DA PROPAGANDA LIMITAÇÕES DE CONTEÚDO DA PROPAGANDA ELEITORALELEITORAL

Page 21: Palestra propaganda eleitoral

V – De instigação à desobediência coletiva ao V – De instigação à desobediência coletiva ao cumprimento da lei de ordem pública;cumprimento da lei de ordem pública;

VI – Que implique oferecimento, promessa ou VI – Que implique oferecimento, promessa ou solicitação de dinheiro, dádiva, rifa, sorteio ou solicitação de dinheiro, dádiva, rifa, sorteio ou vantagem de qualquer natureza;vantagem de qualquer natureza;

VII – QVII – Que perturbe o sossego público, com ue perturbe o sossego público, com algazarra ou abuso de instrumentos algazarra ou abuso de instrumentos sonoros ou sinais acústicossonoros ou sinais acústicos;;

VIII – VIII – por meio de impressos ou de objeto que por meio de impressos ou de objeto que pessoa, inexperiente ou rústica, possa pessoa, inexperiente ou rústica, possa confundir com moedaconfundir com moeda;;

Page 22: Palestra propaganda eleitoral

IX – QIX – Que prejudique a higiene e a ue prejudique a higiene e a estética urbana ou contravenha a estética urbana ou contravenha a posturas municipais ou a outra posturas municipais ou a outra qualquer restrição de direitoqualquer restrição de direito;;

X – X – que caluniar, difamar ou injuriar que caluniar, difamar ou injuriar qualquer pessoa, bem como atingir qualquer pessoa, bem como atingir órgãos ou entidades que exerçam órgãos ou entidades que exerçam autoridade públicaautoridade pública;;

XI – que desrespeite os símbolos XI – que desrespeite os símbolos nacionais. nacionais.

Page 23: Palestra propaganda eleitoral

É PROIBIDO:É PROIBIDO:

-1. SHOWMÍCIO OU EVENTO ASSEMELHADO- para -1. SHOWMÍCIO OU EVENTO ASSEMELHADO- para promoção de candidatos, vedada a apresentação, promoção de candidatos, vedada a apresentação, remunerada ou não, de artistas com a finalidade de remunerada ou não, de artistas com a finalidade de animar comício e reunião eleitoral (Lei nº 9.504/97, animar comício e reunião eleitoral (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 7º).art. 39, § 7º).

-2.CONFECCIONAR, UTILIZAR, DISTRIBUIR BENS -2.CONFECCIONAR, UTILIZAR, DISTRIBUIR BENS que possam proporcionar vantagem ao eleitor, por que possam proporcionar vantagem ao eleitor, por comitê, candidato, ou com a sua autorização (Exs. comitê, candidato, ou com a sua autorização (Exs. camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, camisetas, chaveiros, bonés, canetas, brindes, cestas básicas etc. -Lei nº 9.504/97, art. 39, § 6º).cestas básicas etc. -Lei nº 9.504/97, art. 39, § 6º).

Page 24: Palestra propaganda eleitoral

3. VEICULAÇÃO DE PROPAGANDA EM BENS QUE 3. VEICULAÇÃO DE PROPAGANDA EM BENS QUE DEPENDAM DE CESSÃO OU PERMISSÃO, E NOS DEPENDAM DE CESSÃO OU PERMISSÃO, E NOS PÚBLICOS DE MANEIRA GERAL, AINDA QUE DE PÚBLICOS DE MANEIRA GERAL, AINDA QUE DE USO COMUM DO POVOUSO COMUM DO POVO

4. PROPAGANDA ELEITORAL NAS ÁRVORES E 4. PROPAGANDA ELEITORAL NAS ÁRVORES E JARDINS LOCALIZADOS EM ÁREAS PÚBLICAS, JARDINS LOCALIZADOS EM ÁREAS PÚBLICAS, mesmo que não lhes cause dano.mesmo que não lhes cause dano.

5. É PERMITIDA A COLOCAÇÃO DE OBJETOS 5. É PERMITIDA A COLOCAÇÃO DE OBJETOS MÓVEIS NAS VIAS PÚBLICAS , tais como bonecos e MÓVEIS NAS VIAS PÚBLICAS , tais como bonecos e cartazes móveis, DESDE QUE NÃO DIFICULTE O cartazes móveis, DESDE QUE NÃO DIFICULTE O TRÂNSITOTRÂNSITO (Resolução nº 22.243, de 8.6.2006).(Resolução nº 22.243, de 8.6.2006).

Page 25: Palestra propaganda eleitoral

5. PROPAGANDA ELEITORAL EM 5. PROPAGANDA ELEITORAL EM OUTDOOR - sujeitando-se a empresa OUTDOOR - sujeitando-se a empresa responsável, os partidos, coligações e responsável, os partidos, coligações e candidatos à imediata retirada da candidatos à imediata retirada da propaganda irregular e ao pagamento de propaganda irregular e ao pagamento de multa. multa. (Lei nº 9.504/97, art. 39, §8º)(Lei nº 9.504/97, art. 39, §8º)

6. PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET6. PROPAGANDA ELEITORAL NA INTERNET – – Só é permitida na página do candidato destinada Só é permitida na página do candidato destinada exclusivamente à campanha eleitoral. (Resolução exclusivamente à campanha eleitoral. (Resolução nº 22.718, Arts. 18 e 19) nº 22.718, Arts. 18 e 19)

Page 26: Palestra propaganda eleitoral

É PERMITIDO:É PERMITIDO:

Ao candidato com registro Ao candidato com registro sub judicesub judice efetuar todos efetuar todos os atos relativos à sua campanha eleitoral.os atos relativos à sua campanha eleitoral.

A divulgação de opinião favorável a candidato, a A divulgação de opinião favorável a candidato, a partido político ou a coligação pela imprensa partido político ou a coligação pela imprensa escrita, escrita, desde que não seja matéria paga, mas desde que não seja matéria paga, mas os abusos e os excessos, assim como as os abusos e os excessos, assim como as demais formas de uso indevido do meio de demais formas de uso indevido do meio de comunicação, serão apurados e punidoscomunicação, serão apurados e punidos nos nos termos legais. (Art. 22 da Lei Complementar nº termos legais. (Art. 22 da Lei Complementar nº 64/90).64/90).

Page 27: Palestra propaganda eleitoral

1. Para a realização de qualquer ato de 1. Para a realização de qualquer ato de propaganda partidária ou eleitoral, em propaganda partidária ou eleitoral, em recinto aberto ou fechado.recinto aberto ou fechado.

Necessidade apenas de COMUNICAÇÃO à Necessidade apenas de COMUNICAÇÃO à autoridade policial com no mínimo, 24 hs de autoridade policial com no mínimo, 24 hs de antecedência, para garantir o uso em antecedência, para garantir o uso em relação a terceiro interessado (Lei nº relação a terceiro interessado (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 1º). 9.504/97, art. 39, § 1º).

DA DESNECESSIDADE DE AUTORIZAÇÃO OU LICENÇA DA DESNECESSIDADE DE AUTORIZAÇÃO OU LICENÇA PARA REALIZAÇÃO DE ATOS DE PROPAGANDA PARA REALIZAÇÃO DE ATOS DE PROPAGANDA

ELEITORALELEITORAL

Page 28: Palestra propaganda eleitoral

2.Para a veiculação de propaganda eleitoral 2.Para a veiculação de propaganda eleitoral em bens particulares.em bens particulares.

Neste caso, as faixas, placas, cartazes, Neste caso, as faixas, placas, cartazes, pinturas ou inscrições, pinturas ou inscrições, NÃO PODEM NÃO PODEM EXCEDER a 4m² EXCEDER a 4m² ou contrariar a legislação.ou contrariar a legislação.

Page 29: Palestra propaganda eleitoral

3. A veiculação de propaganda eleitoral pela 3. A veiculação de propaganda eleitoral pela distribuição de folhetos, volantes e outros distribuição de folhetos, volantes e outros impressosimpressos

- - Vale lembrarVale lembrar:: Todo material impresso de Todo material impresso de campanha eleitoral deverá conter o CNPJ ou campanha eleitoral deverá conter o CNPJ ou CPF do responsável pela confecção, bem CPF do responsável pela confecção, bem como de quem o contratou, e a respectiva como de quem o contratou, e a respectiva tiragem.tiragem.

Page 30: Palestra propaganda eleitoral

PROPAGANDA ELEITORAL NA PROPAGANDA ELEITORAL NA IMPRENSAIMPRENSA

- É permitida, até a antevéspera das - É permitida, até a antevéspera das eleições, a divulgação paga, na imprensa eleições, a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral, no escrita, de propaganda eleitoral, no espaço máximo, por edição, para cada espaço máximo, por edição, para cada candidato, partido político ou coligação, de candidato, partido político ou coligação, de um oitavo de página de jornal padrão e um oitavo de página de jornal padrão e um quarto de página de revista ou um quarto de página de revista ou tablóide, o mesmo aplicando-se à tablóide, o mesmo aplicando-se à reprodução virtual do jornal impresso na reprodução virtual do jornal impresso na Internet. (Lei nº 9.504/97, art. 43, caput). Internet. (Lei nº 9.504/97, art. 43, caput).

Page 31: Palestra propaganda eleitoral

Independentemente de licença da autoridade pública e do Independentemente de licença da autoridade pública e do pagamento de qualquer contribuição pagamento de qualquer contribuição

I – Inscrever, na fachada de suas sedes e dependências, o I – Inscrever, na fachada de suas sedes e dependências, o nome que os designe, pela forma que melhor lhes parecer;nome que os designe, pela forma que melhor lhes parecer;

II – instalar e fazer funcionar, no período compreendido entre o II – instalar e fazer funcionar, no período compreendido entre o início da propaganda eleitoral e a véspera da eleição, das 8 início da propaganda eleitoral e a véspera da eleição, das 8 horas às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, horas às 22 horas, alto-falantes ou amplificadores de som, nos locais referidos, assim como em veículos seus ou à sua nos locais referidos, assim como em veículos seus ou à sua disposição, em território nacional, com observância da disposição, em território nacional, com observância da legislação comum;legislação comum;

III – comercializar material de divulgação institucional, desde III – comercializar material de divulgação institucional, desde que não contenha nome e número de candidato, bem como que não contenha nome e número de candidato, bem como cargo em disputa.cargo em disputa.

CONDUTAS ASSEGURADAS AOS PARTIDOS POLÍTICOSCONDUTAS ASSEGURADAS AOS PARTIDOS POLÍTICOS

Page 32: Palestra propaganda eleitoral

- - É vedada a instalação e o uso de alto-falantes É vedada a instalação e o uso de alto-falantes ou amplificadores de som em distância inferior a ou amplificadores de som em distância inferior a duzentos metros duzentos metros (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º):(Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º):

I – das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo de I – das sedes dos Poderes Executivo e Legislativo de qualquer ente federadoqualquer ente federado

II- Das sedes dos órgãos judiciaisII- Das sedes dos órgãos judiciais

III- Dos quartéis e de outros estabelecimentos III- Dos quartéis e de outros estabelecimentos militares (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º, I);militares (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º, I);

LIMITAÇÕES AO USO DE ALTO-FALANTES E AMPLIFICADORES LIMITAÇÕES AO USO DE ALTO-FALANTES E AMPLIFICADORES

Page 33: Palestra propaganda eleitoral

IV – dos hospitais e casas de saúde (Lei nº IV – dos hospitais e casas de saúde (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º, II);9.504/97, art. 39, § 3º, II);

V – das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e V – das escolas, bibliotecas públicas, igrejas e teatros, quando em funcionamento (Lei nº teatros, quando em funcionamento (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 3º, III);9.504/97, art. 39, § 3º, III);

Excepcionalmente, pode ser utilizada a Excepcionalmente, pode ser utilizada a aparelhagem de sonorização fixa durante a aparelhagem de sonorização fixa durante a realização de comícios no horário compreendido realização de comícios no horário compreendido entre as 8 horas e as 24 horas (Lei nº 9.504/97, entre as 8 horas e as 24 horas (Lei nº 9.504/97, art. 39, § 4º).art. 39, § 4º).

Page 34: Palestra propaganda eleitoral

““Em 2008 os votos são para Em 2008 os votos são para todos nós... Votos de um Feliz todos nós... Votos de um Feliz Natal e um Próspero Ano Natal e um Próspero Ano Novo...” Novo...”

Pref. José da SilvaPref. José da Silva

PRFT 20PRFT 20

Page 35: Palestra propaganda eleitoral

"Campanha de recuperação do "Campanha de recuperação do salário mínimo. Juntos por um salário mínimo. Juntos por um salário digno e emprego“salário digno e emprego“

Pref. José da SilvaPref. José da Silva

PRFT 20PRFT 20