palestra direito eleitoral 2012_

29
Direito Direito Eleitoral Eleitoral Elegibilidade Elegibilidade Ineligibilidade Ineligibilidade Ficha Limpa” Ficha Limpa” Romildo Andrade de Souza Junior Poços de Caldas – Minas Gerais – Maio/2012

Upload: romildo-andrade-souza-junior

Post on 08-Sep-2014

1.499 views

Category:

Documents


12 download

DESCRIPTION

eleições 2012 - inelegibilidade - elegibilidade - ficha limpa -

TRANSCRIPT

Page 1: Palestra direito eleitoral 2012_

Direito EleitoralDireito Eleitoral ElegibilidadeElegibilidade

IneligibilidadeIneligibilidade

““Ficha Limpa”Ficha Limpa”

Romildo Andrade de Souza Junior

Poços de Caldas – Minas Gerais – Maio/2012

Page 2: Palestra direito eleitoral 2012_

Código Eleitoral - Código Eleitoral - Lei Lei 4.737/654.737/65

Art. 1º. Este Código contém normas destinadas a Art. 1º. Este Código contém normas destinadas a assegurar a organização e o exercício de direitos assegurar a organização e o exercício de direitos políticos precipuamente os de políticos precipuamente os de votar e ser votar e ser votadovotado..Parágrafo único. O Tribunal Superior Eleitoral Parágrafo único. O Tribunal Superior Eleitoral expedirá Instruções para sua fiel execução.expedirá Instruções para sua fiel execução.

Art. 2º. Todo poder emana do povo e será Art. 2º. Todo poder emana do povo e será exercido, em seu nome, por exercido, em seu nome, por mandatários mandatários escolhidosescolhidos, direta e secretamente, , direta e secretamente, dentre dentre candidatos indicados por partidos políticoscandidatos indicados por partidos políticos nacionais, ressalvada a eleição indireta nos casos nacionais, ressalvada a eleição indireta nos casos previstos na Constituição e leis específicas.previstos na Constituição e leis específicas.

Page 3: Palestra direito eleitoral 2012_

Código Eleitoral - Código Eleitoral - Lei Lei 4.737/654.737/65

Art. 3º. Art. 3º. Qualquer cidadãoQualquer cidadão pode pode pretender investidura em cargo pretender investidura em cargo eletivoeletivo, , respeitadasrespeitadas as as condições constitucionaisconstitucionais e legais de e legais de elegibilidadeelegibilidade e e incompatibilidadeincompatibilidade..

Page 4: Palestra direito eleitoral 2012_

Elegibilidade e Elegibilidade e InelegibilidadeInelegibilidade

MINISTRO MOREIRA ALVESMINISTRO MOREIRA ALVES("Pressupostos de elegibilidade e inelegibilidades, ("Pressupostos de elegibilidade e inelegibilidades, inin: : Estudos de Estudos de Direito Público em Homenagem a Aliomar BaleeiroDireito Público em Homenagem a Aliomar Baleeiro , Ed. UnB, 1976), Ed. UnB, 1976)

""Pressupostos de elegibilidade são Pressupostos de elegibilidade são requisitos que se devem preencher para que requisitos que se devem preencher para que se possa concorrer a eleiçõesse possa concorrer a eleições. Assim, estar no . Assim, estar no gozo de direitos políticos, ser alistado como gozo de direitos políticos, ser alistado como eleitor, estar filiado a partido político, ter sido eleitor, estar filiado a partido político, ter sido escolhido como candidato do Partido a que se escolhido como candidato do Partido a que se acha filiado, haver sido registrado, pela Justiça acha filiado, haver sido registrado, pela Justiça Eleitoral, como candidato por esse Partido.Eleitoral, como candidato por esse Partido.

......

Page 5: Palestra direito eleitoral 2012_

Elegibilidade e Elegibilidade e InelegibilidadeInelegibilidade

......

Já as Já as inelegibilidades são impedimentosinelegibilidades são impedimentos que, se não afastados por quem preencha os que, se não afastados por quem preencha os pressupostos de elegibilidade, lhe pressupostos de elegibilidade, lhe obstam obstam concorrer a eleiçõesconcorrer a eleições, , ou - se supervenientes ou - se supervenientes ao registro ou se de natureza ao registro ou se de natureza constitucional - servem de fundamento à constitucional - servem de fundamento à impugnação de sua diplomação, se eleitoimpugnação de sua diplomação, se eleito. . Não podem eleger-se, por exemplo, os que Não podem eleger-se, por exemplo, os que participam de organização cujo programa ou participam de organização cujo programa ou ação contraria o regime democrático; os ação contraria o regime democrático; os declarados indignos do oficialato ou com ele declarados indignos do oficialato ou com ele incompatíveis; os que tiverem seus bens incompatíveis; os que tiverem seus bens confiscados por enriquecimento ilícito.confiscados por enriquecimento ilícito.

......

Page 6: Palestra direito eleitoral 2012_

Elegibilidade e Elegibilidade e InelegibilidadeInelegibilidade

......

Portanto, para que alguém possa ser eleito Portanto, para que alguém possa ser eleito precisa de preencher precisa de preencher pressupostos de pressupostos de elegibilidade (requisito positivo) e não elegibilidade (requisito positivo) e não incidir em impedimentos (requisito incidir em impedimentos (requisito negativo)negativo). Quem não reunir essas duas . Quem não reunir essas duas espécies de requisitos - o positivo espécies de requisitos - o positivo (preenchimento de pressupostos) e o (preenchimento de pressupostos) e o negativo (não incidência em negativo (não incidência em impedimentos) - não pode concorrer a impedimentos) - não pode concorrer a cargo eletivo."cargo eletivo."

Page 7: Palestra direito eleitoral 2012_

Constituição FederalConstituição Federal DOS DIREITOS POLÍTICOS DOS DIREITOS POLÍTICOS

Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio Art. 14. A soberania popular será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:todos, e, nos termos da lei, mediante:I - plebiscito; I - plebiscito; II - referendo;II - referendo;III - iniciativa popular.III - iniciativa popular.§ 1º. O alistamento eleitoral e o voto são:§ 1º. O alistamento eleitoral e o voto são:I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;I - obrigatórios para os maiores de dezoito anos;II - facultativos para:II - facultativos para:a) analfabetos;a) analfabetos;b) os maiores de setenta anos;b) os maiores de setenta anos;c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.c) os maiores de dezesseis e menores de dezoito anos.§ 2º. Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros § 2º. Não podem alistar-se como eleitores os estrangeiros e, durante o período do serviço militar obrigatório, os e, durante o período do serviço militar obrigatório, os conscritos.conscritos.

Page 8: Palestra direito eleitoral 2012_

ELEGIBILIDADE - ELEGIBILIDADE - CF/88 - CF/88 - Art. 14Art. 14

§ 3º. São condições de elegibilidade, § 3º. São condições de elegibilidade, na forma da lei:na forma da lei:I - a I - a nacionalidadenacionalidade brasileira; brasileira;II - II - o o pleno pleno exercício dos direitos exercício dos direitos políticospolíticos;;III - III - o alistamento eleitoralo alistamento eleitoral;;IV - o IV - o domicílio eleitoraldomicílio eleitoral na na circunscrição;circunscrição;V - a V - a filiação partidáriafiliação partidária;;VI - a VI - a idade mínimaidade mínima de: de:

Page 9: Palestra direito eleitoral 2012_

CF/88 - Art. 14, § 3ºCF/88 - Art. 14, § 3º

VI - a VI - a idade mínimaidade mínima de: de:

a) a) trinta e cinco anostrinta e cinco anos para Presidente e para Presidente e Vice-Presidente da República e Senador;Vice-Presidente da República e Senador;

b) b) trinta anostrinta anos para Governador e Vice- para Governador e Vice-Governador de Estado e do Distrito Governador de Estado e do Distrito Federal;Federal;

c) c) vinte e um anosvinte e um anos para Deputado para Deputado Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Federal, Deputado Estadual ou Distrital, Prefeito, Vice-Prefeito, Vice-PrefeitoPrefeito e juiz de paz; e juiz de paz;

d) d) dezoito anos para Vereadordezoito anos para Vereador..

Page 10: Palestra direito eleitoral 2012_

INELEGIBILIDADEINELEGIBILIDADE - CF/88 - - CF/88 - Art. 14Art. 14

§ 4º. São inelegíveis os § 4º. São inelegíveis os inalistáveis inalistáveis e ose os analfabetosanalfabetos..

§ 5º. O Presidente da República, os § 5º. O Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Governadores de Estado e do Distrito Federal, os Prefeitos e quem os houver Federal, os Prefeitos e quem os houver sucedido ou substituído no curso dos sucedido ou substituído no curso dos mandatos mandatos poderão ser reeleitos para um poderão ser reeleitos para um único período subseqüenteúnico período subseqüente. (Redação . (Redação dada ao parágrafo pela Emenda dada ao parágrafo pela Emenda Constitucional nº Constitucional nº 16/9716/97))

Page 11: Palestra direito eleitoral 2012_

INELEGIBILIDADEINELEGIBILIDADE - CF/88 - - CF/88 - Art. 14Art. 14

§ 6º. Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da § 6º. Para concorrerem a outros cargos, o Presidente da República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os República, os Governadores de Estado e do Distrito Federal e os Prefeitos Prefeitos devem renunciar aos respectivos mandatos até seis devem renunciar aos respectivos mandatos até seis meses antes do pleitomeses antes do pleito..

§ 7º. São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, § 7º. São inelegíveis, no território de jurisdição do titular, o o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o cônjuge e os parentes consangüíneos ou afins, até o segundo grau ou por adoçãosegundo grau ou por adoção, do Presidente da República, de , do Presidente da República, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Governador de Estado ou Território, do Distrito Federal, de Prefeito ou de quem Prefeito ou de quem os haja substituído dentro dos seis meses os haja substituído dentro dos seis meses anteriores ao pleitoanteriores ao pleito, salvo se já titular de mandato eletivo e , salvo se já titular de mandato eletivo e candidato à reeleição.candidato à reeleição.

§ 8º. O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes § 8º. O militar alistável é elegível, atendidas as seguintes condições:condições:I - se contar menos de dez anos de serviço, I - se contar menos de dez anos de serviço, deverá afastar-se da deverá afastar-se da atividadeatividade;;II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela II - se contar mais de dez anos de serviço, será agregado pela autoridade superior e, se eleito, autoridade superior e, se eleito, passará automaticamente, no passará automaticamente, no ato da diplomação, para a inatividadeato da diplomação, para a inatividade..

Page 12: Palestra direito eleitoral 2012_

INELEGIBILIDADEINELEGIBILIDADE - CF/88 - - CF/88 - Art. 14Art. 14

§ 9º. do Artigo 14. da Constituição Federal:§ 9º. do Artigo 14. da Constituição Federal:

““Lei complementar estabeleceráLei complementar estabelecerá outros outros casos de inelegibilidadecasos de inelegibilidade e os prazos de sua e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício administrativa, a moralidade para o exercício do mandato, do mandato, considerada a vida pregressa considerada a vida pregressa do candidatodo candidato,, e a normalidade e legitimidade  e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder das eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou cargo ou emprego na administração direta ou indireta” indireta”

Page 13: Palestra direito eleitoral 2012_

Ficha LimpaFicha Limpa O projeto Ficha Limpa foi uma O projeto Ficha Limpa foi uma campanha da campanha da

sociedade civilsociedade civil com o objetivo de melhorar o perfil com o objetivo de melhorar o perfil dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do dos candidatos e candidatas a cargos eletivos do país. Foi elaborado um país. Foi elaborado um Projeto de Lei de Iniciativa Projeto de Lei de Iniciativa PopularPopular sobre a vida pregressa dos candidatos com sobre a vida pregressa dos candidatos com o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem o objetivo de tornar mais rígidos os critérios de quem não pode se candidatar - critérios de inelegibilidades.não pode se candidatar - critérios de inelegibilidades.

  O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e O projeto Ficha Limpa circulou por todo o país, e foram foram coletadas mais de 1,3 milhões de coletadas mais de 1,3 milhões de assinaturasassinaturas em seu favor – o que corresponde a 1% em seu favor – o que corresponde a 1% dos eleitores brasileiros. No dia 29 de setembro de dos eleitores brasileiros. No dia 29 de setembro de 2009 foi entregue ao Congresso Nacional junto às 2009 foi entregue ao Congresso Nacional junto às assinaturas coletadas.  assinaturas coletadas. 

Page 14: Palestra direito eleitoral 2012_

Iniciativa PopularIniciativa Popular

““AA soberania popular soberania popular será exercida pelo  será exercida pelo sufrágio universal e pelo voto direto e sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, com valor igual para todos, e, nos secreto, com valor igual para todos, e, nos termos da lei, mediante:termos da lei, mediante:

. . PlebiscitoPlebiscito

. . ReferendoReferendo

. Iniciativa Popular. Iniciativa Popular

(Artigo 14. da CF) (Artigo 14. da CF)

Page 15: Palestra direito eleitoral 2012_

Ficha LimpaFicha Limpa   § 9º. do Artigo 14. da Constituição Federal:§ 9º. do Artigo 14. da Constituição Federal:

““Lei complementar estabelecerá outros casos de Lei complementar estabelecerá outros casos de inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a inelegibilidade e os prazos de sua cessação, a fim de proteger a probidade administrativa, a fim de proteger a probidade administrativa, a moralidade para o exercício do moralidade para o exercício do mandato, mandato, considerada a vida pregressa do considerada a vida pregressa do candidatocandidato,, e a normalidade e legitimidade das  e a normalidade e legitimidade das eleições contra a influência do poder econômico eleições contra a influência do poder econômico ou o abuso do exercício de função, cargo ou ou o abuso do exercício de função, cargo ou emprego na administração direta ou indireta” emprego na administração direta ou indireta”

Page 16: Palestra direito eleitoral 2012_

Ficha LimpaFicha Limpa LEI COMPLEMENTAR Nº 135, DE 4 DE LEI COMPLEMENTAR Nº 135, DE 4 DE

JUNHO DE 2010 (DOU 07.06.2010)JUNHO DE 2010 (DOU 07.06.2010)

Altera a Lei Complementar nº 64, de 18 de Altera a Lei Complementar nº 64, de 18 de maio de 1990, que estabelece, de acordo maio de 1990, que estabelece, de acordo com o § 9º do art. 14 da Constituição com o § 9º do art. 14 da Constituição Federal, casos de inelegibilidade, prazos de Federal, casos de inelegibilidade, prazos de cessação e determina outras providências, cessação e determina outras providências, para para incluir hipóteses de inelegibilidadeincluir hipóteses de inelegibilidade que visam a proteger a que visam a proteger a probidade probidade administrativa e a moralidade no administrativa e a moralidade no exercício do mandatoexercício do mandato..

Page 17: Palestra direito eleitoral 2012_

LEI COMPLEMENTAR Nº 64/1990LEI COMPLEMENTAR Nº 64/1990

a) os inalistáveis e os analfabetos;a) os inalistáveis e os analfabetos;

b) os membros do Congresso b) os membros do Congresso Nacional, das Assembléias Nacional, das Assembléias Legislativas, da Câmara Legislativa e Legislativas, da Câmara Legislativa e das Câmaras Municipais que hajam das Câmaras Municipais que hajam perdido os respectivos mandatos...perdido os respectivos mandatos...

Page 18: Palestra direito eleitoral 2012_

LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990

INELEGIBILIDADESINELEGIBILIDADES

c) c) o Governador e o Vice-Governador de o Governador e o Vice-Governador de Estado e do Distrito Federal e o Prefeito Estado e do Distrito Federal e o Prefeito e o Vice-Prefeito que perderem seus e o Vice-Prefeito que perderem seus cargos eletivos por infringência a cargos eletivos por infringência a dispositivo da Constituição Estadual, da dispositivo da Constituição Estadual, da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Distrito Federal ou da Lei Orgânica do Município, para as Lei Orgânica do Município, para as eleições que se realizarem eleições que se realizarem durante o durante o período remanescente período remanescente ee nos 8 (oito) anos nos 8 (oito) anos subsequentes ao término do mandato subsequentes ao término do mandato para o qual tenham sido eleitospara o qual tenham sido eleitos; ; 

Page 19: Palestra direito eleitoral 2012_

LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990

INELEGIBILIDADES INELEGIBILIDADES

d) os que tenham contra sua pessoa d) os que tenham contra sua pessoa representação julgada procedente pela representação julgada procedente pela Justiça EleitoralJustiça Eleitoral, em decisão transitada , em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão em julgado ou proferida por órgão colegiado, em processo de apuração de colegiado, em processo de apuração de abuso do poder econômico ou político, abuso do poder econômico ou político, para a eleição na qual concorrem ou para a eleição na qual concorrem ou tenham sido diplomados, bem como para tenham sido diplomados, bem como para as que se realizarem nos 8 (oito) anos as que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes; seguintes; 

Page 20: Palestra direito eleitoral 2012_

LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990

INELEGIBILIDADESINELEGIBILIDADES

e) os que forem condenados, em e) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de transcurso do prazo de 8 (oito) 8 (oito) anos após o cumprimento da anos após o cumprimento da penapena, pelos crimes: , pelos crimes: 

Page 21: Palestra direito eleitoral 2012_

LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990

INELEGIBILIDADESINELEGIBILIDADES

1. contra a economia popular, a fé pública, a 1. contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público; administração pública e o patrimônio público; 

2. contra o patrimônio privado, o sistema 2. contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência; previstos na lei que regula a falência; 

3. contra o 3. contra o meio ambiente e a saúde meio ambiente e a saúde públicapública; ; 

4. eleitorais, para os quais a lei comine pena 4. eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade; privativa de liberdade; 

5. de abuso de autoridade, nos casos em que 5. de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função inabilitação para o exercício de função pública; pública; 

Page 22: Palestra direito eleitoral 2012_

LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990

INELEGIBILIDADESINELEGIBILIDADES

6. de lavagem ou ocultação de bens, 6. de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores; direitos e valores; 

7. de tráfico de entorpecentes e drogas 7. de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos; hediondos; 

8. de redução à condição análoga à de 8. de redução à condição análoga à de escravo; escravo; 

9. contra a vida e a dignidade sexual; e 9. contra a vida e a dignidade sexual; e  10. praticados por organização criminosa, 10. praticados por organização criminosa,

quadrilha ou bando; quadrilha ou bando; 

Page 23: Palestra direito eleitoral 2012_

LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990

INELEGIBILIDADESINELEGIBILIDADES

f) os que forem declarados f) os que forem declarados indignos do oficialatoindignos do oficialato, ou , ou com ele incompatíveis, pelo prazo de 8 (oito) anos; com ele incompatíveis, pelo prazo de 8 (oito) anos; 

g) os que tiverem suas g) os que tiverem suas contas relativas ao exercício contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadasde cargos ou funções públicas rejeitadas por por irregularidade insanável que irregularidade insanável que configure ato doloso configure ato doloso de improbidadede improbidade administrativa, e por decisão administrativa, e por decisão irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver irrecorrível do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos as eleições que se realizarem nos 8 (oito) anos seguintes, contados a partir da data da decisão, seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da aplicando-se o disposto no inciso II do art. 71 da Constituição Federal, a todos os ordenadores de Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição; agido nessa condição; 

Page 24: Palestra direito eleitoral 2012_

LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990LEI COMPLEMENTAR Nº 64 DE 18 DE MAIO DE 1990

INELEGIBILIDADESINELEGIBILIDADES

o) os que forem o) os que forem demitidos do demitidos do serviço público em decorrência serviço público em decorrência de processo administrativode processo administrativo ouou judicialjudicial, pelo prazo de 8 (oito) anos, , pelo prazo de 8 (oito) anos, contado da decisão, salvo se o ato contado da decisão, salvo se o ato houver sido suspenso ou anulado houver sido suspenso ou anulado pelo Poder Judiciário; pelo Poder Judiciário; 

Page 25: Palestra direito eleitoral 2012_

Portal Terra - 23 de março de 2011

Page 26: Palestra direito eleitoral 2012_

g1.com – 03 de maio de 2011

Page 27: Palestra direito eleitoral 2012_

16/02/2012

Page 28: Palestra direito eleitoral 2012_

Novidades com a decisão do STF

possibilidade de candidatos com condenações por órgãos colegiados terem os registros indeferidos pela Justiça Eleitoral.

possibilidade de a lei valer para condenações e renúncias ocorridas antes de 10 de junho de 2010.

alínea “e”. Ela prevê que aqueles condenados por diversos crimes, como contra o patrimônio público, de abuso de autoridade e de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores, por exemplo, ficarão inelegíveis por oito anos após o cumprimento da pena.

Entre os ministros houve a discussão de quando começaria a sanção: ficou definido que a conta parte da decisão final, sem mais possibilidade de recursos.

Page 29: Palestra direito eleitoral 2012_

Obrigado!Obrigado!

[email protected]@andrade_souza | @eleitoral_

http://romildojrblog.blogspot.com

Romildo Andrade de Souza Romildo Andrade de Souza JuniorJunior

Rua Cel. Xavier de Toledo, 121 - 10º andarCentro - São Paulo - SP - Cep 01048-100Fone: (11) 3257-2066 – Cel: (11) 7461-2088