palestra da nutricionista

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  • 1. Palestra sobre vida saudvel,priorizando informaes dealimentao necessria paraadolescentes e os benefciosde seus nutrientes.

2. No dia 10/04/2013 a nutricionista Maria Elizete Trevizamfalou sobre alimentao saudvel para alunos dos 8s anos Ce D da Escola Julieta Guedes de Mendona. Tambm algumasmes de alunos e as professoras Nair Rodrigues Neves Boni eSandra Sueli Marson dos Santos estavam presentes.Inicialmente, ela disse que a alimentao umapreocupao constante na rotina das pessoas. Umaalimentao saudvel capaz de diminuirestresse, ansiedade, irritabilidade e ajuda no controle de pesotambm auxilia no combate de vrias doenas, promovemelhor rendimento de esportistas. Enfim, uma alimentaosaudvel potencializa o desenvolvimento fsico e cognitivodas crianas e adolescentes. Uma boa alimentao sinnimo de uma vida saudvel. 3. Todos os seres vivos precisam de energia paradesenvolver-se, exercer as suas atividades, para se reproduzire cuidar de sua prole. Essa energia vem dos alimentos. necessrio fazer de 5 a 6 refeies ao dia, evitandoficar sem se alimentar, em jejum prolongado. Devemoscomer fibra diariamente, pois ela controla a glicemia,regulariza o intestino e reduz o colesterol. As fibras soimportantes para ajudar a tirar impurezas do corpo eeliminar pelas fezes. 4. A nutricionista tambm falou da pirmide alimentar quefoi criada em 1992 e ajudam na escolha e combinao dosalimentos que devero fazer parte da alimentao diria.Hoje, a pirmide est sendo substituda pela roda alimentar,pois em forma de pirmide algumas pessoas interpretavamque certos alimentos no deveriam ser consumidos.Segue algumas dicas que a nutricionista passou:- dar preferncia aos produtos naturais ao invs dosindustrializados, pois os industrializados so ricos em sdio; 5. - no comer demais, para no adquirir mais energiado que necessitamos. Preocupar com a qualidade dosalimentos e no com a quantidade;- o adolescente deve dormir cedo, ter pelo menos 7horas contnuas de sono e ter uma alimentaosaudvel para ajudar no crescimento, pois a liberaodo GH (hormnio do crescimento) ocorre nessa fase;- mantenham-se hidratados, os adolescentes devembeber de 1,5 a 2 litros de gua por dia, j os adultostomar de 2 a 3 litros;- evitar doces e frituras (comer pouco); 6. - refrigerantes (caloria vazia) devem ser evitados, as bebidasalcolicas tambm, pois diminuem a concentrao;- comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo e ajuda noemagrecimento;- com relao ao acar dar preferncia ao mascavo ou aomel, para os diabticos usar o adoante;- o acar refinado sofreu uma maior quimificao, por isso menos saudvel que o cristal;- evitar o consumo de gorduras de origem animal, comermoderadamente os alimentos gordurosos de origem vegetal(azeite de oliva, abacate, leo de soja, leo de girassol, leo decanola, leo de milho, amndoas, etc); 7. -o azeite saudvel, porm no pode ir ao fogo, poisquando exala aquela fuma, se transforma em gorduratransaturada;-modere o consumo de sal;-escolha legumes, frutas e verduras da estao, coma depreferncia crus e frescos;-no coma depressa, isto faz com que coma mais e desfrutemenos dos alimentos;-ler os rtulos das embalagens. So eles que informam asquantidades de calorias, gorduras e sal;-escolha legumes, frutas e verduras, da estao, coma depreferncia crus e frescos; 8. -no coma depressa, isto faz com que coma mais edesfrute menos dos alimentos;-ler os rtulos das embalagens. So eles que informam asquantidades de calorias, gorduras e sal;-comer frutas com a casca, mesmo em suco utilizar acasca, pois contem nutrientes, vitaminas e fibras;-no consumir suco de pozinho que vem em saquinhos, dpreferncia aos sucos de polpa ou de frutas naturais;-em vez de carne vermelha devemos consumir carnebranca (frango, peixe) cozidos ou grelhados. A carnevermelha de difcil digesto e podem apodrecer noorganismo; 9. -espinha no rosto da puberdade, no o chocolate que despinhas no rosto e sim alimentao rica emgorduras, consumo de catchup, mostarda, maionese;-o ideal consumir os lipdios nessa proporo: 10% desaturados, 10% polisaturados e 10% de monosaturados;- utilizar temperos naturais (alho, cebola, organo, cheiro verde,etc), - sazon, miojo,etc so altamente cancergenos. Foicomprovado cientificamente que esses produtosindustrializados provocam cncer, devido a sua transformaoatravs de vrios processos qumicos; 10. -lanches de fast food levam a obesidade;-massas, pes, cereais devem ser consumidos commoderao;-adultos devem consumir leites e derivados desnatados e ascrianas os integrais;-comer antes de dormir pode causar insnia;- tomar um copo de leite antes de dormir; 11. A alimentao saudvel uma dieta composta deprotenas, carboidratos, gorduras, fibras, ccio e outrosminerais, alm das vitaminas. Para isso, necessitamos deuma dieta balanceada que contenha todos os tipos dealimentos, sem abusos e tambm sem excluses.O ferro bom para aumentar a massa muscular e ovolume sanguneo, as meninas consomem mais ferro devidoa menstruao.Na fase da adolescncia ocorre um aumento dareteno de clcio para a formao ssea. Se a ingesto formenor que a recomendada futuramente pode apresentarproblemas. O clcio tambm previne a osteoporose. 12. As vitaminas so essenciais para o nosso desenvolvimentotanto do corpo quanto da cabea. A vitamina C est contida emalimentos cidos como laranja, limo e, boa para acicatrizao, auxilia na sntese do colgeno. O ferro absorvidocom a vitamina C.Devemos consumir fibras diariamente. Ela regula o hbitointestinal, varre as artrias, eliminando o acmulo de gorduras.A fibra est presente em legumes, frutas, arroz integral, gros,etc.A vitamina A necessria devido a acelerao docrescimento, pois influencia no sistema imunolgico. Ela encontrada no leite integral, queijo, acelga, espinafre, brcolis,etc 13. Enfim, a alimentao saudvel saborosa, atividadesfsicas prazerosas e aceitao corporal so elementosinteressantes para uma vida saudvel. As pessoas devemmanter a autoestima elevada, no devem se sentirfracassadas, feias, culpadas e gulosas.Como est a sua qualidade de vida? 14. Palestrante: Maria Elizete TrevizamParticipantes: Alunos dos 8s anos C e D e algumasmes de alunos.Coordenados pela professora Nair Boni.