palestra 4 - obsessão infanto-juvenil · jesus e a obsessão infanto-juvenil “... senhor, tem...

15
Obsessão infanto - juvenil Obsessão infanto - juvenil Escola de Evangelização de Pacientes GRUPO ESPÍRITA GUILLON RIBEIRO

Upload: vuongdan

Post on 28-Nov-2018

215 views

Category:

Documents


3 download

TRANSCRIPT

Obsessãoinfanto-juvenil

Obsessãoinfanto-juvenil

Escola de Evangelização de PacientesGRUPO ESPÍRITA GUILLON RIBEIRO

Jesus e a obsessão infanto-juvenil“... Senhor, tem misericórdia do meu filho, porqueé lunático e padece horrivelmente; pois muitasvezes cai no fogo, e muitas vezes na água.”

(Mateus, 17:15)

“... Mestre, eu trouxe a ti o meu filho que tem umespírito mudo. Muitas vezes o lançou tanto nofogo quanto na água para o destruir. Mas, sepodes algo, socorre-nos, compadecendo-te denós.”

(Marcos, 9:17 e 22)

“E eis que um espírito o toma e, repentinamente,ele grita...”

(Lucas, 9:39)

Sintomasü IrritaçãoüAgressividadeü Indiferença emocionalü Instabilidade emocionalüDificuldades para articular o pensamentoüPerversidadeüEnfermidades físicasüTeimosia excessivaüDistúrbios psicológicos etc.

Sintomas“ Pequeninos seres que se nos apresentamtorturados, inquietos, padecentes deenfermidades impossíveis de seremdiagnosticadas, cujo choro aflito ou nervoso noscondói e impele à prece imediata em seubenefício, são muita vez obsidiados de berço [...].

(...) Outros se apresentam sumamente irrequietos, irritados desde que abremos olhos para o mundo carnal. Ao crescer, apresentar-se-ão como crianças-problema, que a Psicologia em vão procura entender e explicar."

(SUELY CALDAS SCHUBERT. Obsessão/Desobsessão, cap. 12)

Por que ocorre obsessão na infância e na adolescência?

Espírito imortal

Sabemos que a criança e o jovemsão sempre Espíritos velhos, queconduzem muitas experiênciasevolutivas...

A CRIANÇA

“O Espírito que anima o corpo deuma criança, pode até ser maisdesenvolvido, quanto o de um adulto,se mais progrediu. Apenas aimperfeição dos órgãos infantis oimpede de se manifestar. Obra deconformidade com o instrumento deque dispõe”.

(ALLAN KARDEC. O Livro dos Espíritos, perg. 379)

Processos cármicos

“Muitos processos de obsessão têm o seu início fora do corpo físico,quando os calcetas rebeldes, os criminosos e viciados reencontramsuas vítimas no Além-Túmulo, que se lhes imantam, nos tentamesinfelizes e de resultados graves em formas de obsessões.A obsessão na infância muitas vezes é continuidade da ocorrênciaprocedente da Erraticidade. [...].”

(MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA. Sexo e obsessão, cap. 4)

Despreparo dos pais“ Por uma natural lei de afinidade, osEspíritos renascem no mesmo grupoconsanguíneo com o qual agrediram a ordeme desrespeitaram os deveres. Assim sendo,quando algum deles apresenta na infância aparasitose obsessiva, os seus genitoresigualmente aturdidos não dispõem derecursos para os auxiliarem, utilizando-se dadocilidade, da paciência, da compaixão, dofervor religioso, que sempre se contrapõemàs aflições dessa natureza...”

(MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA. Sexo e obsessão, cap. 4)

Agravando os sofrimentos da criança“ (...) Desesperam-se com facilidade, aplicamcastigos físicos e morais injustificáveis nopaciente infantil, agravando mais a questão pelosresíduos que ficam nos sentimentosprejudicados, especialmente o ressentimento, oódio, a antipatia, a consciência da injustiça deque foram objeto. À medida que atingem amaturidade e a idade adulta, adicionam a essestranstornos íntimos, a mágoa contra a sociedadeque não lhe soube respeitar as aflições e mais asaguçaram com rejeição, críticas ásperas edesprezo...”

(MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA. Sexo e obsessão, cap. 4)

Período mais propício aos ensinamentos“O período infantil é o mais sério e omais propício à assimilação dosprincípios educativos. Até aos seteanos, o Espírito ainda se encontraem fase de adaptação para a novaexistência que lhe compete nomundo. Nessa idade, ainda nãoexiste uma integração perfeita entreele e a matéria orgânica.”

(EMMANUEL. O Consolador, perg. 109)

Importância do lar

“ Suas recordações do planoespiritual são, por isso, mais vivas,tornando-se mais suscetível de renovaro caráter e estabelecer novo caminho,na consolidação dos princípios deresponsabilidade, se encontrarnos pais legítimos representantes docolégio familiar”.

(EMMANUEL. O Consolador, perg. 109)

Consequências do processo obsessivo “ (...) essa criança seja candidata aterapias muito violentas e inócuas emgrande parte, em razão das mesmasalcançarem somente os efeitos, nãoerradicando a causa central. Osfármacos e os neurolépticos conseguem,muitas vezes, auxiliar os neurônios naexecução das sinapses, bloqueando asinterferências espirituais, porém porpouco tempo.”

(MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA. Sexo e obsessão, cap. 4)

Tratamento Espiritual para a criança e jovem“ [...] libertá-la-iam da influênciaperniciosa, auxiliando-a a ter umdesenvolvimento normal. Concomitan-temente, porque em ambiente propício,os Benfeitores da Vida Maior poderiamtambém conduzir o seu desafeto aotratamento espiritual desobsessivo,alterando completamente o quadro emquestão”.

(MANOEL PHILOMENO DE MIRANDA. Sexo e obsessão, cap. 4)

Evangelização espírita“O Espiritismo não é somente o antídoto para ascrises que perturbam os habitantes da Terra; osseus ensinamentos salutares e docesreerguem, nos desencarnados, as esperançasdesfalecidas à falta de amparo e de alimento; éaí que a doutrina edifica os transviados dodever e os sofredores saturados dessesacerbos remorsos que somente as lágrimasfazem desaparecer.”

(EMMANUEL. Emmanuel, cap. 30)