palavra para os pais e sugestões para culto doméstico · sugestões para culto doméstico palavra...

12
amesergipe Ação Missionária Estadual Sugestões para Culto Doméstico Palavra para os pais e

Upload: hoangkhuong

Post on 09-Nov-2018

222 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

amesergipeAção Missionária Estadual

Sugestões para Culto DomésticoPalavra para os pais e

Papai e Mamãe

Estamos iniciando a campanha de Missões Estaduais 2017. Nosso tema é: MEU CORAÇÃO BATE POR MISSÕES “Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração. ” (Mateus 6:21) Entendemos que o culto nos lares é a base da Educação Cristã. Por esse motivo estamos sugerindo na revista infantil além dos estudos para cada encontro, sugestões para o culto nos lares.

A Bíblia nos diz:

“Todos os dias, no templo e nas casas, não cessavam de ensinar e de anunciar a Jesus Cristo. ” (Atos 5.42)

“E estas palavras, que hoje te ordeno, estarão no teu coração; E as ensinarás a teus filhos e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e deitando-te e levantando-te. ” (Deuteronômio 6:6,7)

O Culto nos Lares é uma reunião cristã intencional, com número reduzido de pessoas. É o momento de reunir toda família para agradecer e pregar o Evangelho.É uma oportunidade para cada crente descobrir e crescer numa vida abundante em Cristo.

Durante esse momento tão especial fale sobre a nossa Missão de pregar o Evangelho e gerar discípulos de Cristo. Incentive seu filho (a) para escrever uma cartinha para os missionários do Campo Sergipano. Mostre a foto dos missionários e os desafios de cada um.

Que Deus abençoe cada lar

Udicleine Medeiros Coordenadora de Educação Cristã

1º CULTODOMÉSTICO TEMÁTICO

MEU CORAÇÃO BATE POR MISSÕES NO SERTÃO DE SERGIPE

A igreja começou uma campanha especial, a Campanha de Missões Estaduais!

A ideia é que a igreja fale sobre missões em nosso Estado. Conversar sobre o que é fazer missões, o que é Missões Estaduais e a importância de ajudarmos os missionários que estão trabalhando em Sergipe. Nosso tema é: MEU CORAÇÃO BATE POR MISSÕES. Esse tema quer dizer que devemos amar missões! Ficar felizes por falar de missões, orar pelos missionários e ajudá-los com nossas ofertas. Nosso versículo: “Pois, onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.”Mt 6:21 (NVI).

Estudo de hoje: MEU CORAÇÃO BATE POR MISSÕES NO SERTÃO SERGIPANO

Objetivo: Conhecer sobre as necessidades do campoatravés do missionário e aprender sobre os desafios que eles enfrentam lá.

O missionário que trabalha com o sertão é o missionário Helenilton Alves Silva, casado com Roberta, tem uma filha chamada Mariana.

Conversar com as crianças sobre o Sertão:

Desafios: Idolatria; Prostituição; Drogas

Texto Bíblico: Marcos 10.46-53 Sugestão para introdução da história: Vendar os olhos de uma das crianças e pedir para que ela identifique sons e cheiros, depois contar a história de como Jesus curou o cego Bartimeu. E depois, foram para Jericó. E, saindo ele de Jericó com seus discípulos e uma grande multidão, Bartimeu, o cego, filho de Timeu, estava assentado junto do caminho, mendigando. E, ouvindo que era Jesus de Nazaré, começou a clamar, e a dizer: Jesus, filho de Davi, tem misericórdia de mim. E muitos o repreendiam, para que se calasse; mas ele clamava cada vez mais: Filho de Davi! tem misericórdia de mim. E Jesus, parando, disse que o chamassem; e chamaram o cego, dizendo-lhe: Tem bom ânimo; levanta-te, que ele te chama. E ele, lançando de si a sua capa, levantou-se, e foi ter com Jesus. E Jesus, falando, disse-lhe: Que queres que te faça? E o cego lhe disse: Mestre, que eu tenha vista. E Jesus lhe disse: Vai, a tua fé te salvou. E logo viu, e seguiu a Jesus pelo caminho. Reflita 1. Como é possível fazer missões se meus olhos não enxergam vidas que estão indo para o inferno? 2. Se os meus olhos só veem o contrário aquilo que eu quero e espero? 3. Se meus olhos veem oposição contra o chamado?

Pedidos de Oração

• Pela queda da Idolatria; • Por melhores recursos financeiros para a cidade, muitos possuem apenas o auxilio do

bolsa família; • Pelas famílias de Itabi.

2º CULTODOMÉSTICOTEMÁTICO

Estudo de hoje: MEU CORAÇÃO BATE POR MISSÕES EM N. S. DE LOURDES

Objetivo: Conhecer sobre as necessidades do campo através do missionário e aprender sobre os desafios que eles enfrentam lá.

O missionário que trabalha com o sertão é o missionário Caitano Santos de Almeida, casado com Juliana da Silva Santos Almeida. Filhos: KayoJuann e Júlia Hadassa

Conversar com as crianças sobre o campo missionário de Lourdes:

Desafios: O aumento da violência, da criminalidade e o número de crianças eadolescentes que estão perdendo suas vidas por motivos diversos.

A ORAÇÃO É A CHAVE DO TESOURO!

“Perseverai em oração, velando nela com ação de graças”. Colossenses 4:2 (explique o versículo às crianças: que não devemos desistir de orar e de agradecer porque Deus cuida de nós).

Leitura da Bíblia: Lucas 18

Jesus tinha uma turma de 12 amigos. Eles acompanhavam Jesus por todos os lugares. Jesus achava agradável a companhia deles. Mas Jesus queria que eles aprendessem a fazer os mesmos milagres que Ele fazia. Nossa! Isso parecia mesmo difícil! Mas Jesus contou para eles o segredo: Era a oração! “O filho não pode fazer nada sozinho, só pode fazer aquilo que o Pai ensinar” (João 5: 19). Jesus orava todos os dias, assim Ele sempre sabia o que Deus queria fazer e como ajudar as pessoas. Certa vez, Jesus contou uma história para seus discípulos, a fim de ensiná-los sobre a importância da oração. Essa história está escrita no livro de Lucas, no capítulo 18, da Bíblia Sagrada. Ouça bem! Em certa cidade, havia um juiz que não temia a Deus e não respeitava ninguém. Nessa mesma cidade morava uma viúva que sempre o procurava para pedir justiça, dizendo: - Ajude-me e julgue o meu caso contra o meu adversário! Durante muito tempo, o juiz não quis julgar o caso da viúva, mas, ao final pensou assim: - É verdade que eu não temo a Deus e também não respeito ninguém, porém, como está viúva continua me aborrecendo, vou dar sentença a favor dela. Se eu não fizer isso, ela não vai parar de vir me amolar até acabar comigo. E o senhor continuou: - Prestem atenção naquilo que aquele juiz desonesto disse. Será então, que Deus não vai fazer justiça a favor do seu próprio povo, que grita por socorro dia e noite? Eu afirmo a vocês que ele julgará a favor do seu povo e fará isso bem de pressa. Mas, quando Jesus vier, será que vai encontrar fé na Terra, será que Deus pode contar com você?

Momento de oração

Os Missionário Caitano, sua esposa Juliana e seus filhos Kayo e Júlia, estão levando a palavra de Deus em Nossa Senhora de Lourdes! Uma das estratégias para alcançar as crianças e suas famílias é o futsal!

"O futsal como ferramenta evangelística trás para cada um de nós a quebra de um paradigma na área do evangelismo atual. Estamos acostumados a assistir e a realizar uma atividade evangelística focada em modelo padrão, um formato "universal". Quando o futsal chega de vulnerabilidade, uma coisa torna-se clara. O relacionamento! Esse relacionamento trás vida para as pessoas que estão envolvidas, proporcionando uma visão diferente de tudo o que vimos e ouvimos até hoje. Lembrando que não inventamos a roda, mas simplesmente estamos fazendo a mesma girar. A valorização de pessoas desde já, está em primeiro lugar. O sucesso do Reino de Deus está em servir estas pessoas com o padrão de qualidade estabelecido pelas Escrituras Sagradas. Se não identificamos as pessoas como à peça principal de nosso ministério, estaremos errando em nossa missão e na propagação do Reino de Deus."

Esta estratégia tem alcançado muitas vidas para Jesus.

Motivos de Oração

• Pela família missionária em Nossa Senhora de Lourdes • Pelo município de Nossa Senhora de Lourdes • Pelos envolvidos no projeto esportivo-evangelístico

3º CULTO DOMÉSTICO TEMÁTICO

Estudo de hoje: MEU CORAÇÃO BATE POR MISSÕES NO SUL SERGIPANO

Objetivo: Conhecer sobre as necessidades do campo através do missionário e aprender sobre os desafios que eles enfrentam lá.

O missionário que trabalha no Sul Sergipano é o missionário Marlon, casado com Isis Tainá, junto com seu filho Kaleb, desenvolvem um projeto missionário no Sul Sergipano, no povado de Água Fria.

Eles desenvolvem alguns projetos: Inicia aulas de reforço escolar. Aulas de musica (violão e teclado). Trabalhos com jovens e crianças como: coreografia, teatro, coral, escolhinha de futebol. Sempre com o intuito de evangelizar e fazer o nome de Deus conhecido.

Conversar com as crianças sobre o campo missionário de Água Fria:

Desafios: Nosso desafio aqui é grande. Apesar de ser um povoado, aqui moram cerca de 5 mil habitantes( É maior de que algumas cidades do nosso estado).Cerca de 85% são católicos. Temos também um grande número de jovens e adultos que usam drogas.

“Felizes os que guardam os mandamentos de Deus e lhe obedecem de todo o coração! ” Salmos 119.2.

Contar a história do Zé Coração

Momento de oração

*pela a nossa família missionária aqui em Água Fria

*pelo trabalho que aqui está sendo realizado, pelos os irmãos aqui de Água Fria

*pelas vidas que ainda não foram alcançadas.Pelo o avanço do trabalho de Deus e projetos da Igreja.

4º CULTO DOMÉSTICO TEMÁTICO

MEU CORAÇÃO BATE POR MISSÕES COM OPEPE SERGIPANO

Ler o Testemunho da Missionária Marta Nogueira Lima

PEPE: INSTRUMENTO DE SERVIÇO CRISTÃO E CIDADANIA

Amor que se materializa é assim que os batistas sergipanos vêm o Programa do Ensino dos Princípios do Evangelho – Pepe, uma realidade neste estado há mais de dez anos. Tudo começou em 2006 pela instrumentalidade da então missionária Marta Nogueira Lima, ao retornar do trabalho missionário que desenvolveu pela Junta de Missões Mundiais da Convenção Batista Brasileira no continente africano. O trabalho que desenvolveu com o Pepe naquele continente subsidiou a vocacionada; a experiência, o estar junto às comunidades se constituiu inegavelmente como sua base de inspiração para organizar e sedimentar o programa em Sergipe nos moldes daquele que funciona a contento em Moçambique, São Tomé e Príncipe, enfim aquele continente recebeu o programa como verdadeira benção em meio às carências que se apresentavam nas populações desprovidas de atenção socioeconômica e, principalmente espiritual em África.

Chegou a missionária sergipana de missões transculturais com vontade de trabalhar e no firme propósito de ajudar o campo implantando o Pepe Sergipe, ideia acatada pela Convenção Batista Sergipana na gestão do presidente Marivaldo Queiroz e do diretor executivo Jairo de Souza Pereira. Nogueira Lima iniciou sua saga fazendo estudo de campo e instalando simultaneamente em 2006 três unidades do Pepe - uma no interior do Estado e duas em Aracaju, apoiando igrejas no Conjunto Fernando Collor - município de Nossa Senhora do Socorro - na capital foram instaladas uma no conjunto Augusto Franco e outra no Bairro Pau Ferro esta vinculada a congregação da Igreja Batista Memorial; essas primeiras unidades agregaram em média setenta crianças.

Segundo a hoje pastora Marta Nogueira Lima o Pepe funciona na modalidade 3h/dia nos turnos manhã e tarde com facilitadores cognominados missionários voluntários - verdadeiros elos de bênçãos - que fazem o projeto se estabelecer com vigor. Para manutenção desses voluntários a coordenadora Marta Nogueira recebe incentivo de apoiadores, proporcionando mensalmente aos missionários facilitadores treinamento e palestras em áreas diversas. No final de cada semestre os missionários participam de curso intensivo de capacitação pedagógica municiando-os a servir melhor ao Reino, Igreja e por extensão a comunidade. O Pepe apoia e fortalece o trabalho de ação social cristã das instituições batistas, a comunidade reconhece o programa como instrumento de real valor na formação do caráter dos pequenos participantes, ministrando-lhes diariamente reforço à alfabetização, ensinando princípios morais e cristãos através das modalidades momento com Deus, memorização diária de versículos bíblicos, atividades individuais e coletivas incentivando o fazer lúdico, onde a criança aprende brincando, culminando com um farto lanche. A cada dia as crianças retornam aos seus lares com ensinamentos e atitudes renovadas, fruto do aprendizado auferido no programa.

As famílias das crianças atendidas são visitadas “in loco” pelos missionários facilitadores que averiguam as reais necessidades sociais do alunado, ministram estudos bíblicos as famílias, dependendo das carências observadas são entregues cestas básicas, esse fato tornou-se corriqueiro principalmente no final do ano, quando praticamente todas as famílias recebem as cestas, enquanto as crianças brinquedos diversos. O Pepe faz integração entre as famílias e as igrejas, em datas comemorativas os pais e responsáveis são convidados às programações promovidas pela coordenação, através desse mecanismo muitos são alcançados pelo evangelho

de Cristo, passando a congregar nas diversas igrejas. O suprimento alimentar as famílias carentes tem sido possível porque pessoas e instituições com o coração na obra priorizam doações, a exemplo do Colégio Americano Batista, Colégio Delta, Igreja Batista em Aruana que disponibiliza leite e biscoito e, a PIBA que além de oferecer espaço físico para as reuniões e treinamentos faz doações voluntárias.

Ao longo desses onze anos de existência o programa chega em 2017 com uma abrangência maior computando atendimento a 280 crianças, nas unidades em atividade: Conjunto Fernando Collor funcionando na PIB de Fernando Collor; Povoado Robalo - Congregação da SIBA; Nossa Senhora do Socorro – Congregação do Conjunto João Alves Filho; São Cristóvão em dois Projetos Sociais da PIB de Aracaju - Manaim e Aldeia; Siriri o Pepe funciona no Projeto Aprisco; Gararu – Congregação da SIBA; Nossa Senhora das Dores funciona no Povoado Cruzes – Congregação da Igreja Batista em Coroa do Meio; Propriá – Igreja Batista El Shadday; Laranjeiras – Igreja Batista de Laranjeiras; Carira – PIB em Carira; Siririzinho – Congregação em Nossa Senhora das Dores e Tomar do Geru – Igreja Batista em Indiaroba. Pelo trabalho que realiza o Pepe necessita do apoio de todos e de cada batista sergipano, os abnegados missionários ou facilitadores voluntários merecem o nosso reconhecimento e gratidão. Assim, prossegue o Pepe fortalecendo o reforço a alfabetização, ensinando aos pequenos cidadãos que serão no futuro bem próximo os gestores de uma sociedade global, princípios de cidadania, ética, respeito, serviço cristão e temor ao Deus triúno.

Por Sandra Natividade Aju., 5/04/2017.

Desafio:

• Implantação de mais unidades do PEPE no Estado para um alcance maior de crianças e pais.

Momento de Oração

Prepare uma caixa bem bonita, e peça para cada criança fazer sua lista de pedidos de oração por todos os missionários, entregue lápis e papel, e incentive seu filho a escrever uma cartinha para um missionário. Você vai colocar na caixa os pedidos, levará a cartinha para o correio e vocês estarão orando.

Que Deus abençoe cada lar

Udicleine Medeiros

Coordenadora de Educação Cristã