palavra do siprocimg siprocimg em aÇÃo missão...

4
M ais um ano termina e o novo ano se apresenta cheio de desafios e possibilidades. O ano de 2015 foi marcado por dificuldades em nosso país. E as mesmas dificuldades, que trazem preocupação, nos obrigam a rever nossos processos, planejar melhor e exercitar nossas habilidades de gestão. Então, visto de um ponto de vista mais omista, o resultado do ano foi posivo, porque nos levou a repensar, a inovar. A tendência do mercado é exigir mais que nós, empresários, façamos com menos para vender por menos. E quero acrescentar que menos, neste caso, pode ser mais. Mais planejamento para encontrarmos melhores resultados, mais tecnologia para melhorarmos nossos processos, mais união para encontrarmos soluções conjuntas. Esse conjunto de “mais” certamente resultará no “menos” necessário, menos tempo, menos desperdício, menos retrabalho. Que em 2016 possamos olhar para os desafios com o olhar de superação. Que a união sempre defendida em nossos encontros seja nossa meta para este ano que está começando. Porque, juntos, dividimos as preocupações, somamos as forças e ampliamos nossa capacidade enquanto setor forte que somos. Feliz 2016 para todos nós! ANO 3 - Nº 15 - OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2015 ENCONTRO Confraternização 2015 Presidente Lúcio Silva SIPROCIMG EM AÇÃO EM PAUTA Confirmada - Minascon/ Construir Minas 2016 DESTAQUE EMPRESARIAL Marns Lanna Eficiência em agregados para a construção civil PALAVRA DO SIPROCIMG Missão China Um grupo formado por líderes sindicais visitou no mês de setembro a maior feira de maquinário para construção na Ásia. A BICES, realizada em Pequim, China, apresentou as novidades em produtos e materiais para a área da construção.A convite dos organizadores, Fiemg e Sebrae-MG, o presidente do Siprocimg, Lúcio Silva, integrou a missão. O Siprocimg foi destaque na 10ª edição do Catálogo de Boas Prácas Sindicais da Confederação Nacional da Indústria – CNI, lançado em novembro. A luta pela isenção da cobrança de ICMS para blocos de concreto foi a ação escolhida para integrar a publicação na categoria Defesa de Interesses. A Gerência Tributária da Fiemg esclareceu que o Decreto nº 46.869/2015, que altera a cobrança de ICMS para a indústria mineira manteve o argo referente à isenção de cobrança para blocos e lajes de concreto. Exemplo de Boas Prácas ICMS – Isenção para blocos e lajes de concreto permanece

Upload: buinhi

Post on 24-Nov-2018

213 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Mais um ano termina e o novo ano se apresenta cheio de desafios e possibilidades. O ano de 2015 foi marcado

por dificuldades em nosso país. E as mesmas dificuldades, que trazem preocupação, nos obrigam a rever nossos processos, planejar melhor e exercitar nossas habilidades de gestão. Então, visto de um ponto de vista mais otimista, o resultado do ano foi positivo, porque nos levou a repensar, a inovar.

A tendência do mercado é exigir mais que nós, empresários, façamos com menos para vender por menos. E quero acrescentar que menos, neste caso, pode ser mais. Mais planejamento para encontrarmos melhores resultados, mais tecnologia para melhorarmos nossos processos, mais união para encontrarmos soluções conjuntas. Esse conjunto de “mais” certamente resultará no “menos” necessário, menos tempo, menos desperdício, menos retrabalho.

Que em 2016 possamos olhar para os desafios com o olhar de superação. Que a união sempre defendida em nossos encontros seja nossa meta para este ano que está começando. Porque, juntos, dividimos as preocupações, somamos as forças e ampliamos nossa capacidade enquanto setor forte que somos.

Feliz 2016 para todos nós!

ANO 3 - Nº 15 - OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2015

ENCONTROConfraternização 2015

PresidenteLúcio Silva

SIPROCIMG EM AÇÃO

EM PAUTAConfirmada - Minascon/Construir Minas 2016

DESTAQUE EMPRESARIAL Martins LannaEficiência em agregados para a construção civil

PALAVRA DO SIPROCIMGMissão China

Um grupo formado por líderes sindicais visitou no mês de setembro a maior feira de maquinário para construção na Ásia. A BICES, realizada em Pequim, China, apresentou as novidades em produtos e materiais para a área da construção.A convite dos organizadores, Fiemg e Sebrae-MG, o presidente do Siprocimg, Lúcio Silva, integrou a missão.

O Siprocimg foi destaque na 10ª edição do Catálogo de Boas Práticas Sindicais da Confederação Nacional da Indústria – CNI, lançado em novembro. A luta pela isenção da cobrança de ICMS para blocos de concreto foi a ação escolhida para integrar a publicação na categoria Defesa de Interesses.

A Gerência Tributária da Fiemg esclareceu que o Decreto nº 46.869/2015, que altera a cobrança de ICMS para a indústria mineira manteve o artigo referente à isenção de cobrança para blocos e lajes de concreto.

Exemplo de Boas Práticas

ICMS – Isenção para blocos e lajes de concreto permanece

S I N D I C A T O D A S I N D Ú S T R I A S D E P R O D U T O S D E C I M E N T O D O E S T A D O D E M I N A S G E R A I S

ENCONTRO2

Pré-moldados e Pré-fabricados para:

Urbanização Saneamento Complementos para Edificações.

Sua obra preciSa de projetoS eSpeciaiS? procure a Sampaio.

Av. Belo Horizonte, 3.212

Niteroi Betim [email protected]

31 3593.884131 3082.9808

Abóboda

ConfraternizaçãoEm dezembro o Siprocimg realizou mais uma confraternização anual e recebeu autoridades, associados e parceiros no Hotel Ourominas.

2015

A confraternização foi marcada pelo encontro descontraído e por mensagens de otimismo. O vice-presidente da FIEMG e presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG (CIC/FIEMG), Teodomiro Diniz, enfatizou a importância do associativismo para superar os desafios do mercado e convidou os empresários a exercitar o olhar “para fora” do ambiente da empresa. Para ele “o empresário tem que olhar para além de sua empresa, tem que participar da realidade do país, ter consciência do momento e visão ampla para mudar o cenário.” Em sua fala o presidente do Siprocimg Lúcio Silva, reforçou que o Sindicato é fruto da união das empresas em prol de melhorias para o setor e esta união fará a diferença no futuro. “Por meio do nosso trabalho conjunto e otimismo, conseguiremos mais resultados positivos em 2016. Nosso estado é muito bom nisso”, defendeu o presidente.

Os agregados para construção civil são o material manufaturado mais consumido no mundo e são parte essencial de importantes projetos como estradas, pontes e moradias.

Em Minas Gerais, a Martins Lanna, com 37 anos de atuação, se consolidou comoa melhor produtora de agregados em pedra Gnaisse do estado e uma das maiores da América Latina. Com a maior capacidade anual de produção instalada no estado (superior a 5 milhões de toneladas), a empresa consegue um importante diferencial para os clientes, atendimento ágil, com pronta-entrega na maioria dos casos.

Para se diferenciar no mercado, a empresa aposta na excelência do atendimento, marcado pela atenção aos interesses dos clientes, e no investimento em tecnologia de ponta, um dos maiores aportes da empresa nos últimos anos.

TeCnOLOGIA e MeIO AMbIenTe Os investimentos em tecnologia passam pelo incremento de máquinas e equipamentos, contratação de pessoal capacitado e preocupação constante com o meio ambiente. A empresa utiliza todo o material extraído e

reaproveita a água usada durante o processo de extração. Mais de 170 hectares de mata nativa são preservados pela empresa e o plantio de espécies nativas é uma das ações promovidas pela Martins Lanna para garantir a qualidade do entorno da empresa.

DeSTAque Além dos produtos de linha como britas, pedras e solo-brita, a empresa produz areia industrial, o produto de maior destaque na empresa. Fabricada a partir de processo especial de britagem, a areia industrial Martins Lanna é um produto homogêneo e livre de impurezas. Estas características garantem bons resultados para as obras como economia, confiabilidade e melhorias no acabamento final.

Para o diretor Gustavo Lanna, o que a faz a diferença na Martins Lanna é o conhecimento que a empresa tem do mercado. “Em nossa trajetória aprendemos que para conhecer melhor o mercado em que atuamos precisamos estar cada vez mais próximos de nossos clientes. Esse conhecimento nos capacita a planejar e oferecer produtos e processos que atendam melhor às necessidades individuais de cada um deles”, completa Gustavo.

Martins Lanna Eficiência em agregados para a construção civil

DeSTAque eMPReSARIAL

A indústria de pré-fabricados disponibiliza para o mercado da construção uma vasta linha de produtos. Dentre eles, alguns se destacam por suas especificidades, como os chamados produtos especiais, produzidos para atender determinadas demandas do mercado. É o caso de tampas, prismas, painéis, muros, coberturas e outros que são fabricados para projetos que demandam estes elementos.

Em alguns casos, a demanda é muito específica e algumas fábricas projetam e desenvolvem peças sob medida para atender os clientes. Um bom exemplo é o shaft pré-fabricado, utilizado para ocultar instalações elétricas e hidráulicas e facilitar o acesso para manutenções sem a necessidade de quebra. Este tipo de produto é fabricado de acordo com as medidas de cada ambiente e obra.

MATÉRIA TÉCNICA

Produtos especiais

S I N D I C A T O D A S I N D Ú S T R I A S D E P R O D U T O S D E C I M E N T O D O E S T A D O D E M I N A S G E R A I S

DIRETORIAeM PAuTA

EXPEDIENTE

PATROCÍNIO

4MInASCOn/COnSTRuIR MInAS 2016 COnfIRMADA

bLOCO K – fIque ATenTO

IMPRESSO

S I N D I C A T O D A S I N D Ú S T R I A S D E P R O D U T O S D E C I M E N T O D O E S T A D O D E M I N A S G E R A I S

O presidente da Câmara da Indústria da Construção da FIEMG (CIC/FIEMG), Teodomiro Diniz, anunciou durante a Festa de Confraternização do Siprocimg que está confirmada a realização de mais uma edição da Minascon/Construir Minas em 2016.

“Sabemos da dificuldade de realizar o evento em 2016, mas com as parcerias de sempre, vamos conseguir. E o Siprocimg é um importante parceiro nessa realização”, explicou Teodomiro Diniz.

PRAçA DO COnCReTO – Como resposta ao chamado da CIC/FIEMG, o Siprocimg confirmou a realização da Praça do Concre-to na Minascon/Construir Minas 2016. A Praça, a exemplo dos anos anteriores, será realizada pelo Sindicato com o apoio e participação de entidades e fabricantes mineiros.

A feira acontecerá entre os dias 7 e 10 de setembro de 2016.

A exigência de apresentação do “Bloco K” da Escrituração Fiscal Digital – EFD – ICMS/IPI para as indústrias mineiras foi prorrogada. Para as indústrias de grande porte, com faturamento acima de R$300 milhões, a norma passa a vigorar a partir de janeiro de 2017. Para as empresas de porte médio, com faturamento entre R$78 milhões e R$300 milhões, a lei passa a vigorar em 2018. As demais empresas terão obrigatoriedade de apresentar o “Bloco K” somente em 2019.

Presidente Lucio SilvaBloco Sigma Ltda

1º Vice-Presidente: Wilson José Mozer Filho Uni-Stein do Brasil Ltda

2º vice-PresidenteAmira Zaidan AmaralArtefácil Ltda

1º Diretor Financeiro Otávio de Araújo NunesLajes e Premoldados Nunes Ltda

2º Diretor FinanceiroMarcelo Ferreira NogueiraMG Premoldados Ltda

1º Diretor AdministrativoRubens Correa Teixeira Dacapo Revestimentos

2º Diretor AdministrativoRomero Carmargos Fabel Laminus Engenharia Ltda

Diretor de Relações Públicas e Expansão SocialFabrício CôrtesArcon Premoldados Ltda

Diretor de Apoio Tecnológico e Relações de Mercado Pedro Fretez Porte Artefatos de Concreto Ltda

Diretor de Relações Trabalhistas e TributáriasRubens Barbosa Costa Blojaf Ltda Diretores AdjuntosClóvis Ferreira Melo JúniorPrefaco S/A

Anderson Martins Palhares Concrebet Indústria e Comércio LTDA

João Carlos Rebello Saint-Gobain do Brasil

Fernando Antônio LageLage e Filhos Ltda

Francisco Alcantara Cunha Naturalle Produtos Marmorizados Ltda

Conselho Fiscal - Membros EfetivosLúcio Aparecido de Araújo Lajes Vigafort Ltda

Eduardo Magalhães Carvalhais Pré-moldados Brasil Aterfatos de Concreto Ltda

Gustavo Meneses de Barros Completa Engenharia S.A

Conselho Fiscal - SuplenteBruno P. da Silva Ladriminas Ind. Com. Ltda

Elenice Silva Sena LimaMax Lajes Premoldados de Concreto Ltda

Renato CasaGrande Lajes Incoprem Ltda

Publicação do Sindicato das Indústrias de Produtos de Cimento de Minas Gerais - SIPROCIMG

Tiragem: 1.000 unidades

Coordenadora: Cássia [email protected] www.siprocimg.com.br 31 3282-7895 | 3223.0596

Administrativo: Hermes Santos Júnior

fotos: Sebastião Jacinto Júnior Redação, edição e projeto gráfico: A2B Comunicaçã[email protected] 31 2535-7464