palavra do aceis elege nova diretoria para biênio 2013-2015aceis elege nova diretoria para biênio...

8
O informativo do Empresário de Ilha Solteira Edição nº 47 - Abril de 2013 - www.aceis.org.br EMPREENDEDORISMO Ilha Solteira conta com serviços do PAE/SEBRAE Palavra do Presidente. Página 02 Página 07 ACEIS recebe prefeito para primeira reunião com diretoria Prefeito relata sua preocupação com a perda do ICMS da Usina Hidrelétrica Página 05 Página 06 Conheça os serviços que a ACEIS oferece aos associados Avenida Brasil Norte, 766 - Ilha Solteira - CEP: 15385-000 No último dia 1 de mar- ço, às 20 horas, aconteceu a cerimônia de posse da nova diretoria da ACEIS (Associação Comercial e Empresarial de Ilha Sol- teira) para o biênio 2013- 2105, no anfiteatro da as- sociação Paulo Rodrigo de Munõz. Cerca de 60 pessoas en- tre autoridades, empre- sários e comerciários par- ticiparam da solenidade. A composição da mesa contou com a presença do presidente da ACEIS biênio 2011-2013, Renato de Souza, do presidente eleito para o biênio 2013- 2015, José Candido Pe- reira, do vice-presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Luiz Doná, do prefeito de Ilha Solteira, engenheiro Bento Carlos Sgarboza, do deputado estadual Itamar Borges e, da presidente da AOB de Ilha Solteira, Rita de Cássia Pontes Gestal Reis. De acordo com o pre- sidente eleito, José Cân- dido Pereira, o projeto de governo para o biênio 2013-2015 é agregar ser- viços para os empresários e, consequentemente, be- neficiar e fortalecer o co- mércio local. Com intuito de criar novas estratégias, José afirmou que have- rá reuniões para discutir e alinhar as ações deste mandato. Para ele, o papel prin- cipal do presidente jun- to aos seus associados é estudar novos meios de organizar a comunidade empresarial. “Já fiz parte de outras três gestões da ACEIS, mas essa é a primei- ra vez que assumo o papel de presidente. No biênio passado, atuei como vice -presidente. Por isso, pre- tendo dar continuidade no trabalho já realizado e, obviamente, acertar o que ainda está pendente”, disse. Página 04 ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015 Cerca de 60 pessoas entre autoridades, empresários e comerciários participaram da solenidade Conheça nosso Presidente do Biênio 2013/2015 Estamos iniciando uma nova gestão e com ela te- mos muito trabalho a fazer. A ACEIS sempre buscou ferramentas para o desenvolvimento do nosso co- mércio, como também, ofereceu apoio as atividades de cunho social. Página 03 Há aproximadamente oito anos, o município de Ilha Sol- teira conta com os serviços do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) por meio do PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor). Página 08

Upload: others

Post on 28-Jun-2020

1 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: Palavra do ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015 Cerca de 60 pessoas entre autoridades, empresários e comerciários participaram

O informativo do Empresário de Ilha Solteira

Edição nº 47 - Abril de 2013 - www.aceis.org.br

EMPREENDEDORISMO

Ilha Solteira conta com serviços do PAE/SEBRAE

Palavra doPresidente. Página 02

Página 07

ACEIS recebe prefeito para primeira reunião

com diretoria

Prefeito relata sua preocupação com a perda do

ICMS da Usina HidrelétricaPágina 05 Página 06

Conheça os serviços que a ACEIS oferece aos associados

Avenida Brasil Norte, 766 - Ilha Solteira - CEP: 15385-000

No último dia 1 de mar-ço, às 20 horas, aconteceu a cerimônia de posse da nova diretoria da ACEIS (Associação Comercial e Empresarial de I lha Sol-teira) para o biênio 2013-2105, no anfiteatro da as-sociação Paulo Rodrigo de Munõz.

Cerca de 60 pessoas en-tre autoridades, empre-sários e comerciários par-

ticiparam da solenidade. A composição da mesa contou com a presença do presidente da ACEIS biênio 2011-2013, Renato de Souza, do presidente eleito para o biênio 2013-2015, José Candido Pe -reira, do vice-presidente da Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), Luiz Doná, do prefeito de

Ilha Solteira, engenheiro Bento Carlos Sgarboza, do deputado estadual Itamar Borges e, da presidente da AOB de Ilha Solteira, Rita de Cássia Pontes Gestal Reis.

De acordo com o pre -sidente eleito, José Cân-dido Pereira, o projeto de governo para o biênio 2013-2015 é agregar ser-viços para os empresários

e, consequentemente, be-neficiar e fortalecer o co-mércio local. Com intuito de criar novas estratégias, José afirmou que have -rá reuniões para discutir e alinhar as ações deste mandato.

Para ele, o papel prin-cipal do presidente jun-to aos seus associados é estudar novos meios de organizar a comunidade

empresarial. “Já fiz parte de outras três gestões da ACEIS, mas essa é a primei-ra vez que assumo o papel de presidente. No biênio passado, atuei como vice-presidente. Por isso, pre-tendo dar continuidade no trabalho já realizado e, obviamente, acertar o que ainda está pendente”, disse.

Página 04

ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015Cerca de 60 pessoas entre autoridades, empresários e comerciários

participaram da solenidade

Conheça nosso Presidente do Biênio 2013/2015

Estamos iniciando uma nova gestão e com ela te-mos muito trabalho a fazer. A ACEIS sempre buscou ferramentas para o desenvolvimento do nosso co-mércio, como também, ofereceu apoio as atividades de cunho social. Página 03

Há aproximadamente oito anos, o município de Ilha Sol-teira conta com os serviços do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) por meio do PAE (Posto de Atendimento ao Empreendedor). Página 08

Page 2: Palavra do ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015 Cerca de 60 pessoas entre autoridades, empresários e comerciários participaram

Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira

O informativo do Empresário de Ilha Solteira 2PG.

ExpedienteO INFORMATIVO ACEIS é uma publicação mensal da Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira. Diretoria Executiva - Presidente: Ariovaldo de Pádua Lemos, Vice-Presidente: Luiz Carlos da Silva Nascimento, 1º Tesoureiro: Antonio Carlos Fuzetto, 2º Tesoureiro: Eder Melero, 1º Secretário: Zagma Ferreira Rocha, 2º Secretário: José Luiz Baltazar. Conselho Consultivo - Regina Célia Jesus Matsumoto, Fujiko Forayama de Oliveira, Renato Lima de Souza, Benedito de Souza, Joaquim Carlos Cardoso, César Henrique da Silva, Benilson Leonel, Kléber Rogério Barufi , Sônia Maria Pereira Lima Borges, Nivaldo Avanso Urzulin, Robson Sal Moreira. Conselho Fiscal - Luiz Felí-cio Altimari, Manoel Porfi rio dos Santos, José Cândido Pereira. Edição Nº 44 – Setembro/Outubro de 2010. Rua Rio Tapajós, 185, Ilha Solteira, SP. Site: www.aceis.org.br, E-mail: [email protected], Telefone (18) 3742-2963. Produção Editorial: P3 Projetos em Comunicação (18) 3742-3447.

PALAVRA DO PRESIDENTE

E o fi nal do ano já está chegando!

Já estamos aproximando do fi nal de ano e naturalmente começamos avaliar o nosso trabalho de 2010 e já começamos a planejar 2011.

Este ano nós empresários resol-vemos fazer uma campanha pro-mocional diferente, resolvemos em Assembléia no início do ano presen-tear nossos consumidores com um presente diferente, reformar a en-trada do nosso hospital. A reforma está caminhando bem e em breve poderemos reinaugurá-la.

Para este fi nal de ano ainda ofe-receremos aos nossos consumidores um show, com gincanas culturais que premiarão nossos consumidores.

Este ano a ACEIS também ino-vou em outros aspectos:

Implantamos o Cartão ACEITE, que dará mais segurança as ven-das dos nossos associados e ainda garantimos um adiantamento aos nossos funcionários.

Melhoramos o acesso ao SCPC, antes o empresário necessita-va pagar uma taxa para incluir o inadimplente no serviço de prote-ção, agora o empresário só pagará a taxa quando for excluir o nome.

Firmamos o convenio com a Nossa Caixa desenvolvimento, através da FACESP, que disponi-biliza linhas de créditos com juros a baixo do mercado.

Assinamos uma parceria com o CIEE, para oferecermos estágios aos alunos da nossa cidade e fa-cilitar aos empresários os tramite deste processo, que muitas vezes é muito burocrático.

Em breve estaremos iniciando a construção de uma área de lazer no

terreno ao fundo de nossa sede.Tudo isso se conquistou com o

apoio da comunidade empresa-rial, que acreditou no trabalho que esta diretoria se propôs. Sabemos que o mundo está mudando a todo momento o que não é diferente também para nossas empresas e também para nossa Associação Comercial, portanto temos sem-pre que estar buscando inovações e para isso que este presidente es-tará participando nos dias 27,28 e 29 do 11° Congresso da FACESP , com certeza traremos muitas no-vidades para nossa comunidade empresarial.

Muito sucesso a todos !

Prof. VadinhoPresidente da ACEIS

ESPAÇO SEBRAE

Curso: “Vitrinismo Conceitos e Tendências”

O Curso “Vitrinismo – Conceitos e Tendências” é volta para a área de marke-ting e tem como público alvo micro e pequenas empresas, em diversos ramos de ativi-dade. A carga horária é de 16 horas e será ministrado pelo consultor Marcos Viei-ra. O curso acontecerá entre os dias 08 e 13 de novembro, das 19 às 23 horas.

O curso será realizada na sede da ACEIS e o valor do investimento é de R$ 70,00.

A palestra “Lucrativi-dade – crescer, sobreviver ou morrer” acontecerá no dia 23 de novembro, às 19 horas, na sede da ACEIS. O evento não terá custos para os participantes e é destina-do aos empreendedores. O objetivo da palestra é o de orientar ações para análise

Vinte é o número mínimo de participantes. Os pré-requi-sitos são, idade a partir de 16 anos, portadores de CPF. O objetivo é proporcionar conhe-cimentos aos alunos na área de vitrinismo, por meio de uma linguagem simples, auxiliando no desempenho da ocupação de vitrinista por meio de ações práticas e teóricas.

“Num cenário constante de mudanças, a moda traz ao mundo atual, vários cur-sos profi ssionais, sendo um

deles o vitrinismo, que mos-tra esta constante mudança em cenários nas vitrines das grandes marcas mundiais. É uma profi ssão em extinção, que busca novos profi ssio-nais. A importância do curso não se expressa somente na necessidade de uma vitrine devidamente confeccionada, bem como também, possui embasamento historio, ar-tes, combinação de material e necessidade mercadológi-ca”, apresentou o consultor.

e planejamento da lucrativida-de em razão das necessidades da empresa e contribuir para desenvolver habilidades geren-ciais com ênfase em resultados, para sobrevivência e cresci-mento do empreendimento.

A palestra aborda ainda a importância do lucro para a em-presa. Isso porque, o lucro é ne-

cessário para recuperar o ca-pital investido. É necessário para gerar liquidez (capaci-dade de pagamento). Man-tém a empresa competitiva no mercado. Para remune-rar sócios e funcionários de acordo com suas expectati-vas. Além disso, é a razão de ser da empresa.

Palestra: Lucratividade – crescer, sobreviver ou morrer.

ABRIL / 20

13

Se você perdeu ou teve seus docu-mentos pessoais – cheque, RG e CPF -, furtados, a primeira providencia a tomar é fazer um Boletim de Ocor-rência (B.O). Este registro te deixará livre de qualquer responsabilidade em situações cujo seus documentos sejam usados indevidamente, como por exemplo, em golpes e fraudes.

Com o B.O em mãos, denuncie imediatamente ao “S.O.S. Cheques & Documentos” pelo telefone 0800-

0111522. Após o registro, seu aler-ta será imediatamente incluso no sistema da rede com abrangência nacional. Além de se proteger, você ajudará coibir a ação de crimino-sos e contraventores que causam prejuízo a você, ao comércio e a sociedade.

A ACEIS (Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira) tam-bém oferece gratuitamente o ser-viço de Movimento de Apoio ao

Consumidor (MAC). Basta acessar o site http://www.aceis.org.br e, pos-teriormente, clicar na opção Links Úteis localizado ao lado esquerdo da home. Imediatamente abrirá ou-tra página da instituição Boa Vista. Nela, você também poderá registrar o alerta.

Para mais informações procure a secretaria da ACEIS localizada na Rua Rio Tapajós, 185 ou ligue no telefone (18) 3742-2963.

A ACEIS (Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira) alerta toda população sobre falsas mensagens eletrô-nicas que estão circulan-do na internet utilizando a logomarca do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC) ou simi-lares.

Os e-mails informam sobre a existência de dé-bito em seu nome e, indi-cam um extrato ou uma fatura ao final da mensa-gem para aces so.

O SCPC não envia no-tificações via e-mail. To-das as mensagens são enviadas pelo correio. Caso você receba e-mail parecido apague-o ime-diatamente e, posterior-mente, procure o SCPC de sua cidade para retirar eventuais dúvidas.

Para mais informações procure a ACEIS munido dos documentos pesso-ais.

Estamos iniciando uma nova gestão e com ela temos muito trabalho a fazer. A ACEIS sempre buscou ferramentas para o desenvolvimento do nosso comércio, como também, ofereceu apoio as atividades de cunho social, para a reforma da entrada do hospital, na luta contra a dengue, entre outras. Foram tantas ações ao longo desse tempo que seria impossível citar todas.

A nova diretoria é composta por membros empenhados em buscar soluções aos nossos empresários e, também, angariar novas parcerias com intuito de alcançar o único objetivo, de melhorar nosso comércio para beneficiar toda população.

Iniciaremos em breve a campanha do Dia das Mães, uma figura ímpar que nos deu a vida e, por isso, merece todo o nosso amor e de-dicação. Com o início da campanha, procuraremos fomentar as vendas em nossa cidade. O motivo é acreditar que se os empresários vender mais, o município aumentará sua ar-recadação e, por fim, os consumidores terão acesso a mais serviços.

Esta gestão resgata também, uma importante ferramenta que leva informação aos nossos empresários, o jornal infor-mativo da ACEIS. Capaz de atualizar os associados sobre os últimos acontecimentos da nossa entidade.

Palavra do presidente Fraudadores utilizam

logomarca do SCPC

para aplicar golpe

PERDEU DOCUMENTOS PESSOAIS?

Page 3: Palavra do ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015 Cerca de 60 pessoas entre autoridades, empresários e comerciários participaram

Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira

O informativo do Empresário de Ilha Solteira 3PG.

PARTICIPAÇÕES NA COMUNIDADE

Parceria ACEIS e CIEE pretende aumentarcontratação de estagiários pelo comércio

A ACEIS (Associação Co-mercial e Empresarial de Ilha Solteira) fi rmou parceria com o CIEE (Centro de Integração Empresa Escola), no sentido de facilitar a contratação de estagi-ários pelo comércio de Ilha Sol-teira. Em evento, também rea-lizado no dia 24 de Setembro, o gerente regional adjunto do CIEE, Valdisnei Godoy Talhari, falou sobre a iniciativa que foi implantada no município.

Segundo ele, mais de 8 mi-lhões de estagiários já passa-ram pelo CIEE. Talhari disse ainda que, apesar de não gerar vínculo empregatício, a maio-ria dos estagiários são efeti-vados ao longo do estágio. Ele afi rmou que o objetivo do CIEE é o de qualifi car o jovem para o mercado de trabalho. O gerente adjunto pediu aos empresários

O gerente de relacionamento da ACEIS (Associação Comer-cial e Empresarial de Ilha Sol-teira), José Gomes, e os empre-sários Paulo Rogério, da Paol Tour, e Maria Alves dos Santos, da Cristal Tour, participaram no dia 1º de outubro, em Araça-tuba, do Encontro do Programa de Regionalização do Turismo do Estado de São Paulo.

Com a presença de autorida-des e representantes de vários municípios da região, o encon-tro contribuiu para o fortaleci-mento da Instância de Gover-nança Regional, entidade que foi criada para discutir e viabi-

que conheçam melhor o Pro-grama de Estágio por meio da ACEIS e utilizem do serviço. O jornalista Luciano Ennes, di-retor responsável pelo Jornal da Ilha, foi citado como um exemplo de ex-estagiário do CIEE, ainda quando residia e cursava o Curso de Jornalis-mo na capital paulista.

O programa viabilizará a con-tratação de estudantes de nível médio, técnico e superior para oportunidades de estágios e a principal vantagem para os em-presários serão as taxas redu-zidas para contratação desses jovens. O Programa de Estágios do CIEE também possibilita à empresa identifi car novos ta-lentos e formar seus futuros profi ssionais.

O diretor municipal de Fi-nanças, Carlos Delfi ni, presente

Ilhenses participam de Encontro de Regional de Turismolizar as políticas voltadas para o fortalecimento do turismo re-gional. Foi eleito para presidir a entidade o Diretor Municipal de Turismo, Darley Barros Jr.

José Gomes relatou que o pre-feito de Araçatuba, Cido Sério, resumiu o encontro dizendo: “que a Instância Regional tem a responsabilidade de combinar as ações entre a iniciativa privada e o poder público, fazendo um es-forço para unir os interesses”.

O coordenador de turismo do Estado de São Paulo, Coro-nel Luiz Fabiano, lembrou que a Instância Regional terá muito trabalho pela frente, pois deverá

se organizar internamente para comandar os esforços que unirão o governo e a sociedade para de-senvolver o turismo regional.

Segundo Gomes, o encontro também destacou a importân-cia do CADASTUR, sistema ofi -cial de cadastro online dos pro-fi ssionais e empresas que atuam no setor do turismo. Criado pelo Ministério do Turismo e gerenciado em parceria com os órgãos ofi ciais de turismo dos Estados, o CADASTUR é um sistema de referência nacio-nal e internacional, premiado pela OMT (Organização Mun-dial do Turismo).

no evento representando o pre-feito Edson Gomes, disse que a Prefeitura de Ilha Solteira teve uma evolução de 33 para 200 estagiários nos últimos anos.

Já o diretor das faculdades

Faisa e Faciluz, professor Os-mar Martins de Oliveira, falou do custo-benefício positivo propiciado pela contratação de um estagiário. Para ele, a con-tratação de um estagiário é a

garantia de contar com alguém que tenha formação teórica e queira aprender na prática. Ele destacou que esses estudantes chegam à empresa sem vícios da rotatividade de outros fun-cionários. “O estagiário é isento de vício e absorve mais rapida-mente a missão da empresa que dá a oportunidade do estágio. Além disso, quem está estudan-te quer crescer, quer subir na vida e se empenhará para isso”, afi rmou Osmar.

O Presidente da ACEIS Ario-valdo de Pádua Lemos disse que, com as facilidades que serão oferecidas pela parceria, os em-presários ilhenses poderão con-tratar estagiários, abrindo vagas para alunos da FAISA, Faciluz, Escola Técnica Estadual, NEP, UNESP e até mesmo das escolas de ensino médio do município.

ABRIL / 20

13

ACEIS: Proprietário da empresa Solução On Line - especializada em moni-toramento de alarme -, José Cândido trabalhou na ACEIS durante seis anos consecutivos. Quais foram as funções que você exer-ceu na entidade? Quais fo-ram os anos que você tra-balhou?

José Cândido: Em 2007/2009 como suplente, em 2009/2011 no Conse-lho Fiscal e, em 2011/2013 como vice-presidente.

ACEIS: Sua empresa acaba de completar nove anos de funcionamento em Ilha Sol-teira. Tempo que segundo ele, provocou o interesse em

Conheça nosso Presidente do Biênio 2013/2015

atuar como membro da as-sociação comercial e, poste-riormente, como presidente.

Por que você decidiu ser presidente da ACEIS? 

José Cândido: A neces-sidade de fazer algo pela cidade que me acolheu tão bem e a vontade de ver as pessoas dizendo que o nos-so comércio é o melhor da

região, foram os principais motivos.

ACEIS: A interação entre associação e associado é muito importante para o desenvolvimento dos pro-jetos. Qual é a sua estraté-gia como presidente?

José Cândido: Aproxi-mar o associado da enti-

dade oferecendo mais ser-viços e alinhar objetivos comuns com a prefeitura.

ACEIS: Segundo o dicio-nário, a palavra parceria significa reunião de indi-víduos para certo fim com interesse comum. Neste sentido, o que você espera do poder público e da po-pulação ilhense em prol da

administração da ACEIS?

José Cândido: Do poder público, uma parceria que todos possam ganhar. Em que os empresários vendam mais e, consequentemente, o município aumentará sua arrecadação. Da população, a conscientização de que comprar no comércio local é bom para todos.

José Cândido Perei-ra, 49 anos, natural de Pereira Barreto (SP), reside em Ilha Solteira há 16 anos. O micro empresário conta ao jornal da ACEIS, o mo-tivo do seu interesse em atuar na diretoria da associação como presidente.

Page 4: Palavra do ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015 Cerca de 60 pessoas entre autoridades, empresários e comerciários participaram

Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira

O informativo do Empresário de Ilha Solteira 4PG.

SERVIÇOS

Acesso a linhas de crédito para micro e pequenos empresários

O presidente da ACEIS, Ario-valdo de Pádua Lemos, o Vadi-nho, e o gerente de relaciona-mento da ACEIS, José Gomes, participaram, em Araçatuba, de um curso oferecido pela Facesp (Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo), que abordou a linha de fi nanciamento da Nossa Caixa Desenvolvimento.

“A Associação Comercial vai oferecer ajuda aos empresários na elaboração de projetos para aquisição dessas linhas de cré-dito”, disse Vadinho. Ele ex-plicou ainda que, com a venda da Nossa Caixa para o Banco do Brasil, foi criada a Agência de Fomento Paulista – Nossa Caixa Desenvolvimento, que tem como prioridade o apoio fi nanceiro às iniciativas que

O consultor de licitações da Prefeitura de Ilha Solteira, Luiz Yamahira, da empresa Lycitar, proferiu uma palestra que abordou as vendas do co-mércio ilhense para o governo. A palestra contou com o apoio da Prefeitura e da Câmara Municipal, além da ACEIS, que também disponibilizou o anfi teatro para a palestra, a qual teve como conteúdo a Lei 8.666 de 21 de junho de 1996.

Yamahira abordou o artigo 3º da lei, conceituando licita-ção e explicou que ela garan-te a observância do princípio constitucional da isonomia, a seleção de proposta mais van-

estimulem o desenvolvimento dos setores produtivos da eco-nomia paulista e a melhoria da qualidade de vida da popula-ção, contribuindo com a gera-ção de emprego e renda e suas implicações sobre o desenvol-vimento social.

O Governo do Estado de São Paulo investirá R$ 1 bilhão, dos quais R$ 600 milhões já estão à disposição das pequenas e mé-dias empresas de São Paulo. Va-dinho destacou as taxas pratica-das nessas linhas de crédito, que são a partir de 0,96% ao mês, consideradas pelo presidente da ACEIS como “convidativas”. Para José Gomes, esse fomen-to servirá para a expansão dos negócios e “para promover o desenvolvimento econômico e social da cidade”.

ACEIS recebe palestra sobre vendas para o governotajosa para a administração pública e a promoção do de-senvolvimento nacional. Falou também do artigo 22, que de-fi ne as modalidades de licita-ções e suas aplicações.

Com base no artigo 23, o consultor falou dos valores li-mites e regimes de execução. Falou sobre o 27, que trata da habilitação jurídica; do 29, so-bre regularidade fi scal; do 30, sobre qualifi cação técnica; do 31, sobre qualifi cação econô-mico-fi nanceira e do 49, sobre o julgamento das propostas.

Yamahira falou ainda da lei federal 10.520, de 17 de junho de 2002, que trata especifi camente

do pregão, que é uma modalida-de muita utilizada pelas prefei-turas municipais. Sobre isso, o consultor fez um resumo sobre

o artigo 4º da lei 10.520, que fala sobre o recebimento de pro-postas, credenciamento e convo-cação para os lances.

A Aceis (Associação Co-mercial e Empresarial de Ilha Solteira) passou a ofer-ecer aos seus associados serviços de assistência ju-rídica gratuita. Os atendi-mentos acontecem às quar-tas-feiras, no período da manhã, na sede da entidade empresarial, com o advoga-do Marcelo Antônio Luchet-ta, que estará à disposição para prestar qualquer ori-entação jurídica. Luchetta destacou que o serviço está disponível para esclare-cimento de qualquer dúvida, seja cível, trabalhista, com-ercial, entre outros.

O serviço teve início em set-embro e o objetivo é auxiliar os comerciantes associados na área jurídica.

Os atendimentos devem ser agendados na Secretaria da Aceis ou pelo telefone 3742-2963. O advogado disse ainda que, além dos aten-dimentos às quartas-feiras na sede da Aceis, também estará à disposição dos comerciantes associados que agendarem horários em outros dias da semana e até mesmo em seu escritório, em casos de urgência. Mes-mo assim, o agendamento precisa ser feito na sede da entidade empresarial.

Uma das orientações de âm-bito jurídico repassadas pela Aceis é a obrigatoriedade, desde 20 de julho de 2010, a todos os estabelecimentos comerciais e de prestação de serviços a manter um exemplar do Código de Def-esa do Consumidor com fácil acesso a seus clientes. No site da Aceis, www.aceis.org.br, pode ser feito o download para impressão.

Associaçãoofereceassistênciajurídica

ABRIL / 20

13

No último dia 1 de mar-ço, às 20 horas, aconteceu a cerimônia de posse da nova diretoria da ACEIS (Associação Comercial e Empresarial de I lha Sol-teira) para o biênio 2013-2105, no anfiteatro da as-sociação Paulo Rodrigo de Munõz.

Cerca de 60 pessoas en-tre autoridades, empre -sários e comerciários par-ticiparam da solenidade. A composição da mesa contou com a presença do presidente da ACEIS biê-nio 2011-2013, Renato de Souza, do presidente eleito para o biênio 2013-2015, José Candido Pereira, do vice-presidente da Facesp (Federação das Associa-ções Comerciais do Estado de São Paulo), Luiz Doná, do prefeito de Ilha Solteira, engenheiro Bento Carlos Sgarboza, do deputado estadual Itamar Borges e, da presidente da AOB de Ilha Solteira, Rita de Cássia Pontes Gestal Reis.

De acordo com o presi-dente eleito, José Cândido Pereira, o projeto de go-verno para o biênio 2013-

2015 é agregar ser viços para os empresários e, con-sequentemente, beneficiar e fortalecer o comércio lo-cal. Com intuito de criar novas estratégias, José afirmou que haverá reuni-ões para discutir e alinhar as ações deste mandato.

Para ele, o papel prin-cipal do presidente jun-to aos seus associados é estudar novos meios de organizar a comunidade empresarial. “Já fiz parte de outras três gestões da ACEIS, mas essa é a primei-ra vez que assumo o papel de presidente. No biênio passado, atuei como vi-ce -presidente. Por isso, pretendo dar continuidade no trabalho já realizado e, obviamente, acertar o que ainda está pendente”, disse.

Segundo o representan-te da Facesp na solenida-de, Luiz Doná, a associa-ção comercial é o segundo poder administrativo do município, por isso ela tem que ser bem representa-da. “O comércio tem força direta no emprego e na ar-recadação de verbas, sem

ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015Cerca de 60 pessoas entre autoridades, empresários e comerciários

participaram da solenidade

A ACEIS elegeu o vice-presidente,

Ar iovaldo de Pádua Lemos, o 1º

secretário, Luiz Felício Altimare, o

2º Secretário, José da Silva Pinto,

o 1º tesoureiro, Éder Meleiro e o 2º

tesoureiro, Matheus Rodrigues dos

Santos.

Conselho Consultivo:Luiz Carlos Silva Nascimento, Re-

gina Célia Matsumoto, Eliana Soa-

res Garcia, Liziane Araújo Gomes,

Valdemir Maguetas, Leandro Araújo

Gomes, Leandro Hissashi Okajima,

Antonio Evandro de Oliveira, Lidiane

Cristina Dantas, Alessandro Garcia e

Regis Wilian.

Suplentes: Julia Ferreira, Joacir Dias, Benedito

de Souza, Manoel Porfirio dos Santos

e Joaquim Carlos Cardoso.

Conselho Fiscal:Altair Gonçalves de Lima, Fujiko Foraya-

ma de Oliveira e Antonio Carlos Fuzetto.

Suplentes: Renato Lima de Souza, Antonio

João Neto e Pedro Oliveira.

ele, a cidade não desenvol-ve”, afirmou.

Já o deputado estadual Itamar Borges fez questão de ressaltar que as ações do município precisam ser integradas com o poder público e iniciativas priva-das, como por exemplo, SEBRAE, FIESP e FACESP. “É preciso valorizar ações que fidelizam o comerciante. Mostrar as vantagens que o comércio local possui para

atrair o consumidor da re-gião. Essa mesma ação foi implantada em Santa Fé do Sul e o resultado conti-nua aparecendo. Ilha Sol-teira viveu parte disso no mandato do Vadinho como presidente da ACEIS”, re-lembrou. “Estou presente nesse evento para me co-locar a disposição da nova diretoria”, afirmou Borges.

O prefeito Bento Carlos Sgarboza iniciou seu dis-

curso parabenizando a ad-ministração do Renato de Souza e, ainda, comentou a infelicidade de não estar à frente da prefeitura nos últimos anos. “Daqui pra frente, pretendemos tra-balhar em conjunto com a associação. Temos conhe-cimento da importância de novas parcerias para o bom desenvolvimento do comércio e do município”, declarou.

Conheça os integrantes da nova diretoria

Page 5: Palavra do ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015 Cerca de 60 pessoas entre autoridades, empresários e comerciários participaram

Na noite de 21 de março, a ACEIS (Associação Comer-cial e Empresarial de Ilha Solteira) reuniu cerca de 20 membros que integram a diretoria para primeira reu-nião do ano, cujo objetivo foi apresentar ao prefeito Bento Carlos Sgarboza, al-gumas reivindicações que visam a melhoria do muní-cipio. O evento aconteceu no anfiteatro da associação Paulo Rodrigo de Munõz.

Conduzida pelo vice-pre-

sidente da ACEIS, Ariovaldo de Pádua Lemos, a reunião tratou de aproximadamen-te 20 quesitos que na visão dos associados e da direto-ria da instituição, precisam de atenção especial.

Entre as principais reivin-dicações estão: à melhoria de oferta no Banco do Povo, aumentar a fiscalização para coibir ações dos ven-dedores ambulantes; revi-talização da Avenida Brasil; conhecer a proposta da cria-

ção do Distrito Industrial; maiores investimentos nas áreas do turismo, cultura e meio ambiente; apoio as campanhas promocionais criadas pela ACEIS, definir obrigações do setor Público e Privado, entre outras.

Segundo o prefeito Bento Carlos Sgarboza, a prefeitu-ra municipal está à disposi-ção da ACEIS e dos morado-res. “Nosso objetivo é me-lhorar a atuação na cidade. Nós, do poder executivo,

vamos precisar de apoio na questão da arrecadação de verbas e na geração de em-pregos. Neste sentido, de-pendemos diretamente da parceira entre prefeitura, associações e população”, afirmou.

O membro do Conselho Consultivo da ACEIS, Ma-noel Porfirio dos Santos, lembrou que essa foi à pri-meira vez cuja associação teve a presença do prefei-to na reunião da diretoria.

“Espero que essa parceria continue, afinal, a soma de ideais e opiniões diminuem o risco ao erro”, disse.

Além da participação do prefeito como represen-tante do poder público, o evento contou com a presença do presidente da Câmara de Vereadores, Alberto dos Santos Júnior, do secretário de adminis-tração, Marcos Ferrari, e da primeira-dama Fátima Sgarboza.

ACEIS recebe prefeito para primeira reunião com diretoriaA reunião tratou de aproximadamente 20 quesitos que na visão dos associados

e da diretoria da instituição, precisam de atenção especial

Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira

O informativo do Empresário de Ilha Solteira 5PG.

SERVIÇOS

ACEIS promoverá Concurso Cultural na Campanha de Final de Ano

A Campanha de Final de Ano da ACEIS (Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira) será diferente das outras já realizadas neste ano. Até agora, as principais campanhas promocionais da entidade empresarial foram em prol da reforma da re-cepção do Hospital Regional de Ilha Solteira, a qual vem colaborando comerciantes e consumidores.

Neste ano a ACEIS pro-moveu campanhas promo-cionais do Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças. Já para a Campanha de Final de Ano, a entidade pretende realizar um Concurso Cultural, com distribuição de prêmios ofe-

A ACEIS (Associação Co-mercial e Empresarial de Ilha Solteira) acabou com a taxa de inclusão no SCPC (Serviço Cen-tral de Proteção ao Crédito). Isso significa que, desde o dia 20 de setembro, não está sendo co-brada dos associados a taxa de inclusão no SCPC. O objetivo da inclusão sem custo é de estimu-lar o associado a fazer inclusões de inadimplentes.

O presidente da ACEIS, Ario-valdo de Pádua Lemos, o Vadi-nho, lembra que muitos comer-ciantes fi cam com a dívida por um longo período, “escondida na gaveta”, e não tomam provi-

recidos pelas empresas parti-cipantes da campanha.

“Haverá show e além de ofe-recer a premiação, a ACEIS vai prestar contas da campanha e realizar o sorteio do concurso cultural”, disse Vadinho, pre-sidente da ACEIS. Segundo ele, neste ano a premiação será mais simples, pois o re-curso arrecadado está sendo destinado à reforma da recep-ção do Hospital Regional.

A campanha deverá ter iní-cio no fi nal de novembro e em breve a ACEIS divulgará o nome da banda que animará o dia do sorteio e também quais serão os prêmios oferecidos. A Campanha de Final de Ano é a mais aguardada por co-merciantes e consumidores.

ACEIS acaba com taxa de inclusão no SCPCdências. “Dessa forma, acabam não divulgando para outras empresas a informação sobre o inadimplente, que continua com crédito para comprar em outros lugares”.

A taxa só será cobrada na exclusão do banco de dados de proteção ao crédito. Ou seja, o estabelecimento pa-gará R$ 8,00 por CPF exclu-ído. Os dados estatísticos da ACEIS mostram a importân-cia do banco de dados de pro-teção ao crédito. De janeiro a setembro foram mais de 31 mil consultas ao SCPC feitas pelo comércio ilhense.

ABRIL / 20

13

Page 6: Palavra do ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015 Cerca de 60 pessoas entre autoridades, empresários e comerciários participaram

Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira

O informativo do Empresário de Ilha Solteira 6PG.

EMPRESÁRIO PIONEIRO

Cidinho procurou a ACEIS antes da emancipaçãoAlcides de Aquino Garcia,

o Cidinho da Pão Gosto Norte mas foi parte fundamental do processo emancipacionista de Ilha Solteira e nesta edição do mês de aniversário da cidade, a ACEIS presta essa homena-gem a um empresário que teve um papel fundamental na his-tória da cidade.

Cidinho veio de Jales para Ilha Solteira juntamente com o pai, Alcides Garcia, e família. Ini-cialmente abriram a Pão Gostoso Sul e em seguida no Norte, para melhor atender àquela região. Atualmente a Pão Gostoso Norte conta com 13 funcionários.

Sobre o comércio na déca-da de 70, quando chegaram à cidade, e atualmente, Cidinho disse: “Antes havia uma con-centração maior. Hoje houve uma expansão da cidade, que acabou desconcentrando a área comercial. Isso é fruto do de-senvolvimento”. Cidinho lem-brou que na época havia apenas 3 empresas de cada segmento e que na concorrência que seu pai participou para assumir a terceira vaga de panificadoras participaram 27 empresas.

Na década de 80 Cidinho se engajou na luta pela emancipa-ção de Ilha Solteira, então distri-to de Pereira Barreto. Ele recor-da que antes disso havia um forte movimento para transferência da Unesp para São José do Rio Preto. Além disso, Orestes Quér-cia havia assumido o governo do Estado de São Paulo e atendendo a uma ala do PMDB local indicou José Konno, de Pereira Barreto, para ser o administrador de Ilha Solteira, em 1987.

Cidinho disse que assim que tomou conhecimento disso, pro-curou a Associação Comercial de Ilha Solteira, em março de 1987. O presidente era José Américo. Cidinho chegou à antiga sede da ACEIS, onde acontecia uma

reunião e perguntou se aquele assunto estava na pauta. “Não estava e eu perguntei se poderia estar. Expliquei a situação e eles me autorizaram a usar o nome da Associação Comercial”.

A partir disso, iniciou um movimento para Konno não assumir a administração e que fosse indicado alguém de Ilha Solteira e que fosse ligado ao PMDB. “Com a Constituinte já instalada, vimos a possibili-dade de Ilha Solteira se tornar município. Fomos à imprensa e tivemos apoio da Rede Globo e de jornais de grande circulação de São Paulo”.

Ainda em março foi criada uma comissão provisória pró-emancipação e um dos primei-ros convidados a participar foi Fernando Mesquita Lara, diretor da Unesp. Cidinho chegou até ele por meio de Geraldo Ennes, pai do jornalista Luciano Ennes, que havia sido seu professor no Colégio Integrado Urubupungá e um dos primeiros funcionários da Unesp de Ilha Solteira.

Durante 40 dias trabalha-ram contra a indicação do ad-ministrador e pela viabilização do processo emancipacionista. “Saiu no SPTV que a Associação Comercial não aceitava a nomea-ção”, lembrou Cidinho. “Essa foi a primeira batalha. Depois des-ses quarenta dias fi camos cinco anos trabalhando”.

Cidinho lembra que a comis-são provisória delineou o norte a ser seguido pela comissão defi -nitiva, instalada em 05 de maio de 1987. Na época, Ilha Solteira integrou uma Frente Distrital, composta por 54 distritos que queriam a emancipação. A pri-meira reunião aconteceu em Bertioga, que ainda era distrito de Santos.

Estrategicamente, Cidinho convidou Antônio Carlos da Sil-va, o Toninho, que ingressou num

momento muito importante. A Emenda Constitucional defendida pela Frente Distrital foi acolhida e promulgada no artigo 18, pará-grafo 4º da Constituição Federal de 1988, que remeteu aos Estados a criação de municípios.

No fi nal de 88 havia um mo-vimento na Assembléia Legis-lativa para arquivar os pedidos de emancipação e aguardar a promulgação da Constituição Paulista e a regulamentação da legislação federal sobre o assun-to. “Nós previmos isso e conse-guimos que o deputado Expedito Soares pedisse vista”.

Cidinho disse que foi organiza-do um grande leilão de gado para levantar fundos e contratar juristas para acompanhar o caso. “Con-seguimos cem cabeças de gado. Conseguimos a participação de uma empresa ofi cial de leilão, de uns parentes do José Améri-co, sem custo. Conseguimos oito inserções em horário nobre na Rede Globo. Tivemos a partici-pação do Vadão, que valorizou o evento com lances, deu um animal para leilão e cedeu um caminhão para buscar os animais”.

Foram contratados três ju-ristas renomados, entre eles, Mi-chel Temer, que trabalhou sem custos à comissão, para acompa-nharem os processos da Frente

Distrital, com o compromisso que a comissão de Ilha Solteira fosse ressarcida no fi nal. Nessa investida, os emancipacionistas conseguiram marcar um plebis-cito, que chegou a ser suspenso pelos municípios-sede, que in-gressaram no TSE (Tribunal Su-perior Eleitoral).

Em 1990 foi promulgada a Lei Complementar 651, que re-gulamentou o texto da Constitui-ção que tratava da constituição de municípios. Houve também uma pressão forte do município-sede (Pereira Barreto) para a al-teração territorial, pois Ilha Sol-teira fi caria com a Usina de Três Irmãos e o canal Tietê-Paraná.

“Antecipamos o processo sob ameaças e pressão. Concordáva-mos com a alteração territorial, mas acreditávamos que deveria ser submetido à população, em plebiscito. No fi m, Ilha Solteira cedeu a usina em troca de água e terra, passando de 569 quilôme-tros quadrados para 639”. Uma lei do deputado Edinho Araújo, que permitiu a criação, alteração e extinção de distritos pelo Esta-do facilitou o trâmite.

No dia 30 de dezembro de 1991, a lei 7.664 emancipou o dis-trito de Ilha Solteira. Em 1996, uma emenda na Constituição barrou as emancipações no Bra-

sil. Desde 1991 até hoje os eman-cipacionista se reúnem nesta data para comemorar esse feito histó-rico, que deverá ser levado ao co-nhecimento da população.

“Foi uma equipe muito aguer-rida. Em 1989, das 52 semanas do ano, passamos 48 fora da cidade. Foram cinco anos assim. As esco-las também tiveram um trabalho importante. Os diretores levan-taram a cidade em duas semanas com orientações sobre cidadania, para que os pais pudessem parti-cipar do plebiscito”.

Cidinho lembrou ainda que foram realizados cinco eventos para levantar fundos e contratar os advogados. “Foi um processo transparente e bem participati-vo. O dinheiro que sobrou desses eventos fi cou em uma poupança por um ano e como “era da so-ciedade”, Cidinho disse que de-cidiram devolver à sociedade e fi zeram isso com a aquisição de cinco cadeiras de rodas, que fo-ram doadas para o hospital.

“Se naquele momento, em 87, a gente não tivesse se mobi-lizado, talvez Ilha Solteira não teria se transformado em mu-nicípio. Talvez não tivéssemos a universidade aqui. Como seria? Foi um trabalho de uma equipe, que começou com 22 e terminou com 5”, fi nalizou Cidinho.

ABRIL / 20

13

Atualmente, o município de Ilha Solteira, possui renda total de 100 milhões de reais. Boa parte deste valor, mais de 80%, é proveniente do ICMS da Usina Hidrelétrica - da receita orçamentária e da transferência de impostos arrecadados com a venda da eletricidade -, 4% do plantio de cana e, aproximadamen-te 1,5%, da arrecadação de verbas do comércio local. “Dependemos fortemente deste ICMS e com a nova me-dida para reduzir o preço da energia elétrica, corremos o risco de perder boa parte da nossa arrecadação anual”, alegou o prefeito Bento Car-los Sgarboza.

Preocupado com a ques-tão, o prefeito relatou aos membros da ACEIS quais as estratégias que seu man-dato pretende utilizar para compensar as perdas e evitar a redução drástica na arreca-dação que, possivelmente, poderá levar a crises como demissões e cancelamento de serviços essenciais nas áreas da Saúde e Educação.

Compensação financeira “A primeira estratégia é

solicitar a compensação fi-nanceira por áreas alagadas visando o aumento de dois milhões de reais na arreca-dação”, relatou. “Cerca de 700 municípios sedes de usinas hidrelétricas, responsáveis por mais de 75% da energia

estatal do país, usaram desse artifício”, afirmou Sgarboza.

Segundo ele, a comissão de justiça do senado já está analisando a solicitação. “A situação está bem encami-nhada. Deputados e sena-dores já se manifestaram e estão mobilizando uma fren-te política para ajudar for-malizar essa compensação. Eu acredito que podemos reverter essa situação”, de-clarou.

Aumento da renda própriaA segunda estratégia é

aumentar a renda própria do município criando ações e projetos. “Para dar certo contamos com o apoio di-reto da

Prefeito relata sua preocupação com a perda do ICMS da Usina Hidrelétrica

ACEIS”, afirmou o prefeito. Entre os projetos estão re-

formular o Plano Diretor do município, ter uma usina de álcool e açúcar, construir uma eclusa, investir nas ativi-dades de pesca, construir um P a r q u e In-

dustrial, criar uma Cidade Universitária para agregar no desenvolvimento edu-cacional já existente em Ilha Solteira, melhorar o turismo cultural e ambiental, revita-lizando as principais aveni-

das, áreas de lazer, praias, porto e rodoviária,

criar um roteiro turístico e naval,

aumentar a segurança da cidade, prin-cipalmente dos patrimô-nios cultu-

rais e, construir um museu. “Antes de qualquer ini-

ciativa, vamos elaborar um novo Plano Diretor e, para isso, contamos com a parti-cipação da ACEIS”, afirmou Sgarboza.

Durante a reunião, o pre-feito detalhou para os parti-cipantes o objetivo de cada projeto usando como exem-plo positivo, algumas cidades vizinhas - Pereira Barreto (SP) e Santa Fé do Sul (SP). Além dis-so, o representante do poder público fez questão de dizer que a prefeitura está aberta para ideias que agregam esses

projetos.

Page 7: Palavra do ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015 Cerca de 60 pessoas entre autoridades, empresários e comerciários participaram

Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira

O informativo do Empresário de Ilha Solteira 7PG.

Novos AssociadosÉ com grande satisfação, que nos dirigimos a você, novo sócio da ACEIS. A ACEIS está à partir de agora à sua disposição para facilitar sua vida e a vida de sua empresa com a prestação de diversos serviços. Sejam Bem Vindos!

Empresa: Sthetic CenterProprietário: Roseli Martins Carlessi e Lucia Martins CestariEndereço: Passeio Cuiabá, 418 – Zona SulTelefone: (18) 3742-2273Ramo de Atividade: Serviços odontológicosProdutos: Tratamento odontológico e serviços de radiologia odontológica

Empresa: Instituto de Educação e Cultura Oeste PaulistaProprietário: Ariovaldo de Pádua LemosEndereço: Rua Rio Tapajós, 70 – Zona NorteRamo de Atividade: EducaçãoProdutos: Educação Infantil, Ensino Fundamental níveis I e II, Ensino Médio e Cursos Técnicos

Empresa: Você CenterProprietário: João Francisco SilvaEndereço: Alameda São Paulo, 727 – Zona SulTelefone: (18) 3742-1928Email: [email protected] de Atividade: som e acessórios para veículosProdutos: Aparelhos eletrônicos para veículos, instalação e manutenção

Empresa: Dona ChicaProprietário: Rafael Xavier Ito e Camila Raquel Santos NunesEndereço: Avenida Brasil Sul, 465-B – Zona SulTelefone: (18) 3742-4074Ramo de Atividade: Comércio varejista de confecçõesProdutos: Vestuário e acessórios femininos | Destaque/Diferen-cial: Toda linha feminina com 10% de desconto à vista

Empresa: Núcleo Educacional Maria PadilhaProprietário: Paula Fabiana G. Silva Lemos e Clenia Maria LemosEndereço: Rua Rio Tapajós, 70 – Zona NorteRamo de Atividade: EducaçãoProdutos: Prestação de Serviços de Ensino Fundamental e Médio

Empresa: Manú ModasProprietária: Luisa Manuela Carvalho Rocha da SilvaEndereço: Avenida Brasil Sul, 276-E – Zona SulTelefone: (18) 3742-1157E-mail: [email protected] de Atividade: ConfecçõesProdutos: Artigos de vestuário masculino, feminino e acessórios

Empresa: Bazar do PovoProprietário: Carmen e Tereza Cristina TsukasakiEndereço: Alameda Piauí, 151 – Zona NorteTelefone: (18) 3742-2943Ramo de Atividade: Comércio varejista de artigos de vestuário e acessóriosProdutos: roupas masculinas e femininas, brinquedos e acessórios em geral

Empresa: Maria BunittaProprietário: Meirieli Andressa Franco Mendes HiratsukaEndereço: Avenida Brasil Sul, 565-H – Plaza SulTelefone: (18) 3742-3039Email: [email protected] de Atividade: ConfecçõesProdutos: Artigos de vestuário e acessórios em geral | Destaque: 20% de desconto à vista, todos os produtos, marca Miss Bela

Empresa: Choperia e Cachaçaria PimentaProprietário: Élson Carneiro da SilvaEndereço: Avenida Brasil Sul, 953 – Zona SulTelefone: (18) 3743-2843Ramo de Atividade: Comércio varejista de bebidasProdutos: Choperia e serviço completo de alimentação

Empresa: ContaggioProprietário: João Carlos MazziniEndereço: Avenida Brasil Sul, 327-B – Zona SulTelefone: (18) 3743-2212Celular: (18) 8103-8485Ramo de Atividade: ConfecçõesProdutos: Artigos de vestuário masculino e feminino e acessórios em geral | Destaque: bolsas e bijuterias a preços especiais

Conheça os serviços que a ACEIS oferece aos associados

Atualmente, a ACEIS (As-sociação Comercial e Em-presarial de Ilha Solteira) possui cerca de 400 associa-dos . Este número é forma-do por empresários de Ilha Solteira.

Os associados da ACEIS tem acesso gratuito a inú-meros serviços oferecidos pela instituição. Entre eles estão Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC); Posto de Atendimento ao Empreendedor (PAE/SE-BRAE); Campanhas Promo-cionais; Plano Odontológi-co; Plano de Saúde; Balcão de Empregos; Auditório e Cartão de Crédito “Aceite”.

ABRIL / 20

13

No último dia 28 de mar-ço, aconteceu no anfiteatro da ACEIS (Associação Co-mercial e Empresarial de Ilha Solteira) Paulo Rodrigo de Munõz, a Assembleia Extra-ordinária para definição das campanhas promocionais que ocorrerão durante o ano de 2013.

Na ocasião, ficou estabe-lecido que a primeira cam-panha será a do Dia das

Mães. O valor da cota desta campanha é de 490,00 reais no qual poderá ser pago divido em dez parcelas de 49,00 reais. “Calculamos que o valor total da campanha é de 15 mil reais. Essa quantia será destinada para compra dos prêmios, divulgação, confecção de cartazes e dos cupons para os sorteios”, explicou o presidente José Cândido Pereira.

Os prêmios para os sor-teios foram divididos da se-guinte maneira: 3.000,00 reais em semi jóias; um vale compra no valor de 1.500,00 reais e outro no valor de 1.000,00 reais. Além disso, terão treze vales compras no valor de 500,00 reais. A soma destes prêmios totalizam 12 mil reais, a diferença – 3.000,00 reais -, será utilizado para divulgação, confecção

de cartazes e dos cupons para os sorteios.

De acordo com o presi-dente, o funcionamento do comércio terá horário dife-renciado para favorecer no aumento das vendas e facili-tar a vida do consumidor. No dia 10 de maio (sexta-feira), as lojas ficarão abertas até às 20h00 e, no dia 11 de maio (sábado), até às 18h00.

As próximas campanhas

promocionais que estão previstas no calendário da ACEIS, serão do Dia dos Namorados, Dia dos Pais e do Dia das Crianças. Até o momento, ficou acordado que o comércio terá horário de funcionamento diferen-ciado.

Mais informações podem ser obtidas juntamente com a diretoria a ACEIS ou pelo telefone (18) 3742-2963.

ACEIS define campanhas promocionais para 2013

Conheça detalhadamente cada serviço oferecido pela ACEIS: Serviço Central de Pro-

teção ao Crédito (SCPC)O SCPC tem o intuito de

colaborar com a seguran-ça nas vendas a crédito, oferecendo aos associa-dos credibilidade e con-fiabilidade em todas as informações prestadas e registradas. Além disso, a instituição fornece infor-mações sigilosas - integra-das ao banco de dados do SCPC Nacional e do SCPC Estadual e, as associações comerciais de todo país - sobre a conduta comercial da pessoa física e jurídica.

O associado pode ter acesso à consulta do SCPC através do telefone, fax e internet. O atendimento funciona 24 horas e as in-

formações prestadas são sobre cheque sem fundo; roubados e/ou extravia-dos; títulos protestados; registros sobre atrasos de pagamento (inadimplên-cia); falências, concordatas, ações executivas e cíveis; e histórico sobre o comporta-mento de clientes (Cadastro positivo).

Campanhas Promocionais

Todas as “Campanhas Pro-mocionais” criadas e lança-das pela ACEIS tem como objetivo influenciar o con-sumidor ilhense a valorizar o comércio local na hora de fazer suas compras. Cada campanha possui uma cota unitária, sendo que o valor

estipulado pode ser pago dividido em parcelas. Des-ta forma, o associado terá direito a participação nas campanhas.

Plano de Saúde Unimed e Ben-Saúde

Os associados possuem acesso à assistência médica por meio da parceria com a Unimed Andradina (SP) e Ben-Saúde de São José do Rio Preto (SP), com amplas coberturas a preços aces-síveis.

Plano Odontológico Uniodonto

Os associados possuem acesso à assistência odon-tológica por meio da par-ceria com a Uniodonto de

Jales (SP). O plano ofere-ce inúmeras vantagens, como por exemplo, des-contos na tabela do plano, possibilidade de agregar funcionários da empresa beneficiando-os com os descontos concedidos aos associados.

Balcão de EmpregosO serviço é virtual e visa

atender as necessidades que o comércio de Ilha Sol-teira e região possuem em relação à mão de obra qua-lificada facilitando a vida dos empresários e dos que precisam de emprego. Um banco de dados com diver-sos perfis de profissionais está disponível no portal www.aceis.org.br.

Page 8: Palavra do ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015ACEIS elege nova diretoria para biênio 2013-2015 Cerca de 60 pessoas entre autoridades, empresários e comerciários participaram

Associação Comercial e Empresarial de Ilha Solteira

O informativo do Empresário de Ilha Solteira 8PG.

PARTICIPAÇÕES NA COMUNIDADE

Hospital é reformado com ajuda de consumidores e empresários

“Esta obra conta com o apoio das campanhas pro-mocionais da comunidade empresarial de Ilha Solteira”, esses são os dizeres da placa colocada em frente às obras de reforma da recepção do Hospi-tal Regional, maior instituição de saúde do município, cons-truído pela CESP (Companhia Energética de São Paulo) na década de setenta.

Após ter participado ativa-mente do processo de transi-ção, após a declaração do Hos-pital de Base de que deixaria o Hospital de Ilha Solteira, a ACEIS passou a trabalhar em parceria com os Franciscanos, que assumiram a instituição e têm tomado uma postura di-ferente da adotada pelo HB, a qual não estimulava a socieda-de a colaborar.

Com a vinda dos Francis-canos, a ACEIS pensou em formas de colaborar com a reestruturação do hospital de Ilha Solteira e uma das idéias foi a de realizar campanhas promocionais que pudessem reverter em recursos para o hospital. Em conversa com os Franciscanos, a ACEIS deci-diu que seria “madrinha” da reforma da recepção da prin-cipal instituição de saúde do município.

Desde então, as campa-nhas especiais como Dia das Mães, Dia dos Namorados, Dia dos Pais e Dia das Crianças, ao invés de realizar sorteios de prêmios para a comunidade ilhense, reverteu o dinheiro da adesão dos comerciantes para esse prêmio que beneficiará toda a população.

A obra já está em anda-mento e dará nova cara ao Hospital Regional. A intenção é proporcionar às pessoas que necessitem ir ao hospital mais conforto e comodidade. Novos móveis também serão adquiri-dos. Aos poucos o hospital de Ilha Solteira vai se renovando. Primeiro foi o Pronto Socorro, depois a cozinha e algumas alas, e agora a recepção.

Há aproximadamente oito anos, o município de Ilha Solteira conta com os ser-viços do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) por meio do PAE (Posto de Aten-dimento ao Empreende-dor). Atualmente, cerca de 70 atendimentos são reali-zados mensalmente e o ob-jetivo principal da unidade é expandir presencialmente seus serviços e, fomentar o desenvolvimento de micros e pequenas empresas do estado de São Paulo. Além de ajudar o empreendedor a implementar melhorias no negócio tornando sua empresa mais visível, sólida e competitiva.

A unidade do PAE/SEBRAE de Ilha Solteira foi implan-tada na cidade graças à par-ceria entre ACEIS (Associa-ção Comercial e Empresarial de Ilha Solteira), Prefeitura Municipal, Nep Objetivo (Núcleo Educacional Pitá-goras) e Fepisa (Fundação de Pesquisa e Ensino de Ilha Solteira). O intuito desta im-plantação é descentralizar e valorizar os serviços do SEBRAE-SP, ajudar no de-senvolvimento das micro e pequenas empresas do mu-nicípio, tanto nos aspectos tecnológicos, gerenciais, mercadológicos, quanto nos recursos humanos e na geração de empregos.

De acordo com as agen-tes de atendimento, Apare-cida Vieira Forte e Daisyelle Alves de Souza, poucas ci-

EMPREENDEDORISMO

Saiba Mais:

Ilha Solteira conta com serviços do PAE/SEBRAE

dades do interior do estado de São Paulo possuem os serviços do PAE/SEBRAE. “Aqui os empresários locais tem acesso ao atendimento individual e coletivo, ca-pacitação, treinamentos e consultoria especializada. Por meio do agendamento prévio, o empreendedor tem atendimento presen-cial com um consultor SE-BRAE/SP especializado nas áreas de administração, marketing, finanças, agro-negócios entre outras. Tudo para ajudar o empresário entender melhor seu mer-cado de atuação, perceber oportunidades e ampliar seus negócios”, afirmaram.

Em 2006, aconteceu uma reunião no escritó-rio regional do SEBRAE em Araçatuba (SP) para discutir a proposta de expandir a rede SEBRAE em parceria com entida-des municipais. Partici-param da reunião, o pro-fessor-doutor da UNESP (Universidade Estadual Paulista) Campus de Ilha Solteira Dionízio Pasco-areli e o secretário da di-retor ia da ACEIS, Ar io -

valdo de Pádua Lemos (Vadinho).

Posteriormente, ambos procuraram o presidente da ACEIS daquele Biênio, Luiz Felício Altimare, e apresentaram o desafio de trazer o PAE para o município de Ilha Soltei-ra. A ação se concretizou em 28 de setembro de 2006 graças a parceria com as entidades citadas na matéria acima. O de-safio de beneficiar as em-

presas da cidade é ainda, uma das principais priori-dades do PAE.

Os serviços oferecidos pelo PAE/SEBRAE são gra-tuitos e subsidiados. Para mais informações acesse o site www.sebraesp.gov.br ou ligue no telefone (18) 3742-4918 e agende uma visita. Você também pode acompanhar as notícias do PAE/SEBRAE pelo Face-book www.facebook.com/postoempreendedor.isa.

ABRIL / 20

13