palavra a moeda e o vaso

7
Palavra – A moeda e o Vaso II Co.4:7 Introdução: Ler a ilustração: Um menino estava brincando com um vaso muito raro e valioso. De repente ele enfiou a mão no interior do vaso, e não conseguiu mais soltá-la. Seu pai então tentou de todas as formas ajudar o filho a soltar a mão sem sucesso. Apesar de ser um vaso valioso, o pai começou a pensar em quebrá- lo para que a mão do menino fosse retirada. Como uma última tentativa o pai falou ao menino: “Veja filho, estique o máximo que puder os seus dedos e, depois, puxe a mão para fora do vaso, que eu ajudo a puxar bem devagar. Para sua surpresa o filho respondeu: “Não posso esticar meus dedos assim papai. Se fizer assim a minha moeda cairá!”. Ele estava segurando uma moeda o tempo todo. Não é de se admirar que não conseguisse soltar a mão. Trocando Valores Pensando nesse episódio do menino, eu pensoi: Quantos de nós não estamos fazendo a mesma coisa ou agindo da mesma forma? Quando vezes estamos trocando vasos valiosíssimos por moedas pequenas e baratas. Por incrível que pareça, se fizermos uma avaliação em nosso vida vamos descobrir que, muitas vezes, preferimos quebrar vasos valiosos por insistir em ficar apegados a moedas que não tem nenhum valor. Quantas vezes deixamos de receber as bênçãos que o Senhor tem nos prometido simplesmente porque continuamos agarrados a coisas que não tem nenhum valor. Exemplos: Nos apegamos a costumes e Tradições. (Sistemas/crenças) Nos apegamos a lembranças e mágoas do passado. Nos apegamos a teimosia e ao orgulho. E a muitas outras circunstancia como se fossem as mais importantes para nossa vida. O Engano: Puro engano! Muitas vezes essas são apenas pedras de empecilho para que não alcancemos a liberdade de viver a vida plena e abundante que Deus nos preparou.

Upload: adriano-goncalves-martins

Post on 23-Jun-2015

214 views

Category:

Spiritual


0 download

DESCRIPTION

Palavra da célula do dia 15/03/2014

TRANSCRIPT

Page 1: Palavra   a moeda e o vaso

Palavra – A moeda e o VasoII Co.4:7

Introdução:

Ler a ilustração:

Um menino estava brincando com um vaso muito raro e valioso. De repente ele enfiou a mão no interior do vaso, e não conseguiu mais soltá-la. Seu pai então tentou de todas as formas ajudar o filho a soltar a mão sem sucesso. Apesar de ser um vaso valioso, o pai começou a pensar em quebrá-lo para que a mão do menino fosse retirada. Como uma última tentativa o pai falou ao menino: “Veja filho, estique o máximo que puder os seus dedos e, depois, puxe a mão para fora do vaso, que eu ajudo a puxar bem devagar. Para sua surpresa o filho respondeu: “Não posso esticar meus dedos assim papai. Se fizer assim a minha moeda cairá!”. Ele estava segurando uma moeda o tempo todo. Não é de se admirar que não conseguisse soltar a mão.

Trocando Valores

Pensando nesse episódio do menino, eu pensoi: Quantos de nós não estamos fazendo a mesma coisa ou agindo da mesma forma? Quando vezes estamos trocando vasos valiosíssimos por moedas pequenas e baratas.

Por incrível que pareça, se fizermos uma avaliação em nosso vida vamos descobrir que, muitas vezes, preferimos quebrar vasos valiosos por insistir em ficar apegados a moedas que não tem nenhum valor.

Quantas vezes deixamos de receber as bênçãos que o Senhor tem nos prometido simplesmente porque continuamos agarrados a coisas que não tem nenhum valor.

Exemplos:

Nos apegamos a costumes e Tradições. (Sistemas/crenças) Nos apegamos a lembranças e mágoas do passado. Nos apegamos a teimosia e ao orgulho. E a muitas outras circunstancia como se fossem as mais importantes para nossa vida.

O Engano:

Puro engano! Muitas vezes essas são apenas pedras de empecilho para que não alcancemos a liberdade de viver a vida plena e abundante que Deus nos preparou.

As vezes deixamos de conquistar muito porque estamos apegados ao pouco. Deixamos de ser felizes porque vivemos abraçados às tristezas de um passado que já deveriam estar

esquecidas. Deixamos de escalar as montanhas de nossa felicidade porque insistimos em engatinhar sobre o chão

rasteiro de nossas frustrações. Brigamos por alguns níqueis que julgamos ser o nosso direito, quando poderíamos dar um passo a frente

e contemplar pilhas de moedas de ouro, pequenos punhados das muitas bênçãos que estão à nossa disposição.

O Tesouro verdadeiro:

Talvez você amigo esteja lembrando hoje de alguns vasos valiosos que um dia você quebrou, em troca de alguns níqueis.

Talvez você hoje esteja chorando a perda de tesouros valiosos.

Page 2: Palavra   a moeda e o vaso

o Maridos que quebraram o vaso do relacionamento com a esposa, pela moeda de uma aventura sexual.

o Pais que quebraram o vaso valioso dos seus filhos, por moedas míseras do trabalho. o Jovens que quebraram o vaso valioso da sua pureza moral, por centavos de prazeres

momentâneos. Mas hoje te convidamos aqui para te dar uma boa notícia: Existe alguém que pode hoje restituir aquilo

que foi perdido e restaurar o que foi quebrado. Esse alguém é Jesus! Nosso melhor amigo! Ele é o nosso tesouro verdadeiro. Desprenda-se das coisas insignificantes deste mundo, desprenda-se das mágoas, das tristezas, das culpas,

das tragédias. O Senhor hoje pode transformar a sua vida, e dar a você tesouros que não se pode comparar: A vida

Eterna. Olhe para o Alto e contemple o o Deus de amor que coisas muito maiores tem para lhe dar.

Conclusão:

Longe de Deus vamos perdendo a noção de valores das coisas/pessoas. Quais as moedas que você está segurando? Te desafio hoje a abrir sua mão (Seu coração) por um tesouro mais precioso e valioso. Apelo para Salvação.

A UNÇÃO QUE ESTA SOBRE SUA IDENTIDADE

-Há uma unção sobre sua individualidade como pessoa, ela é específica para cada um de nós, para que possamos alcançar alvos determinados por Deus.

-Deus quer que você alcance alvos espirituais em sua vida, é algo que vai marcar você no decorrer da sua vida.

É um processo gradativo, que irá levá-lo a ter: segurança, objetividade, força, autoridade, comportamentos diferenciados, visão do mundo do futuro e de si mesmo, não mais com medo do mundo, mas melhorando sua personalidade.

Page 3: Palavra   a moeda e o vaso

Você não será mais aquele que um dia ira conquistar o mundo, e no outro, não consegue erguer um copo de água.

-Esta unção o levara a ser um vitorioso.Ex. Como você tem certeza da sua salvação, você terá certeza de outras coisas da mesma forma.

Em que nível você já tem usado o que já lhe foi dado por Deus?

- Pois esta unção cresce ou diminui depende de quando e como você a usa.Ex: Depressão pós-férias, o que não se usa enferruja.

Em que nível a sua identidade de unção tem sido percebida e usada?

Em que nível tem acontecido conquistas na sua vida?

Quando há uma frieza em nós, temos que nos voltarmos ao nosso espírito e nos apropriarmos do que é nosso, use a sua unção em você mesmo.

-Temos que perceber, enxergar o que esta sobre nós, pois primeiro ela vai transformar nossa vida.

Se não houver apropriação não haverá manifestação Primeiro em mim depois o restante.

Ex: Jesus – Ele soltou toda carga de unção que estava sobre Ele, mas antes Ele se apropriou dela durante trinta anos.

Peça para Deus te ajudar a enxergar a unção que já esta sobre você (Espelhinho).

Tenha sensibilidade, quando mais que um líder lhe falar sobre algo em tua vida, isso pode ser um espelho te avisando do que você já tem.

Lucas 19:12 a 26 – Parábola das dez minas – A forte pesava 820g a fraca 410g.de ouro.

12-Certo homem de uma família importante foi para um país que ficava bem longe, para lá ser feito rei e depois voltar. 13Antes de viajar, chamou dez dos seus empregados, deu a cada um uma moeda de ouro e disse: “Vejam o que vocês conseguem ganhar com este dinheiro, até a minha volta.”14– Acontece que o povo do seu país o odiava e por isso mandou atrás dele uma comissão para dizer que não queriam que aquele homem fosse feito rei deles.15– O homem foi feito rei e voltou para casa. Aí mandou chamar os empregados a quem tinha dado o dinheiro, para saber quanto haviam conseguido ganhar. 16 -O primeiro chegou e disse: “Patrão, com aquela moeda de ouro que o senhor me deu, eu ganhei dez.”17– “Muito bem!” – respondeu ele. – “Você é um bom empregado! E, porque foi fiel em coisas pequenas, você vai ser o governador de dez cidades.”18– O segundo empregado veio e disse: “Patrão, com aquela moeda de ouro que o senhor me deu, eu ganhei cinco.”19– “Você vai ser o governador de cinco cidades!” – disse o patrão.20– O outro empregado chegou e disse: “Patrão, aqui está a sua moeda. Eu a embrulhei num lenço e a escondi. 21Tive medo do senhor, porque sei que é um homem duro, que tira dos outros o que não é seu e colhe o que não plantou.”

Page 4: Palavra   a moeda e o vaso

22– Ele respondeu: “Você é um mau empregado! Vou usar as suas próprias palavras para julgá-lo. Você sabia que sou um homem duro, que tiro dos outros o que não é meu e colho o que não plantei. 23Então por que você não pôs o meu dinheiro no banco? Assim, quando eu voltasse da viagem, receberia o dinheiro com juros.”24– E disse para os que estavam ali: “Tirem dele a moeda e dêem ao que tem dez.”25Eles responderam:– “Mas ele já tem dez moedas, patrão!”26– E o patrão disse:– “Eu afirmo a vocês que aquele que tem muito receberá ainda mais; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. 27E agora tragam aqui os meus inimigos, que não queriam que eu fosse o rei deles, e os matem na minha frente.”

Mat. 25 : 14 a 29 – A parábola dos Talentos - Talento peso em ouro 39.118gs.

14– O Reino do Céu será como um homem que ia fazer uma viagem. Ele chamou os seus empregados e os pôs para tomarem conta da sua propriedade. 15E lhes deu dinheiro de acordo com a capacidade de cada um: ao primeiro deu quinhentas moedas de ouro; ao segundo deu duzentas; e ao terceiro deu cem. Então foi viajar. 16O empregado que tinha recebido quinhentas moedas saiu logo, fez negócios com o dinheiro e conseguiu outras quinhentas. 17Do mesmo modo, o que havia recebido duzentas moedas conseguiu outras duzentas. 18Mas o que tinha recebido cem moedas saiu, fez um buraco na terra e escondeu o dinheiro do patrão.19– Depois de muito tempo, o patrão voltou e fez um acerto de contas com eles. 20O empregado que havia recebido quinhentas moedas chegou e entregou mais quinhentas, dizendo: “O senhor me deu quinhentas moedas. Veja! Aqui estão mais quinhentas que consegui ganhar.”21– “Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!”22– Então o empregado que havia recebido duzentas moedas chegou e disse: “O senhor me deu duzentas moedas. Veja! Aqui estão mais duzentas que consegui ganhar.”23– “Muito bem, empregado bom e fiel”, disse o patrão. “Você foi fiel negociando com pouco dinheiro, e por isso vou pôr você para negociar com muito. Venha festejar comigo!”24– Aí o empregado que havia recebido cem moedas chegou e disse: “Eu sei que o senhor é um homem duro, que colhe onde não plantou e junta onde não semeou. 25Fiquei com medo e por isso escondi o seu dinheiro na terra. Veja! Aqui está o seu dinheiro.”26– “Empregado mau e preguiçoso!”, disse o patrão. “Você sabia que colho onde não plantei e junto onde não semeei. 27Por isso você devia ter depositado o meu dinheiro no banco, e, quando eu voltasse, o receberia com juros.”– Depois virou-se para os outros empregados e disse: 28“Tirem dele o dinheiro e dêem ao que tem mil moedas. 29Porque aquele que tem muito receberá mais e assim terá mais ainda; mas quem não tem, até o pouco que tem será tirado dele. 30E joguem fora, na escuridão, o empregado inútil. Ali ele vai chorar e ranger os dentes de desespero.”

Você recebeu uma medida de unção para que???????

Gen. 1:28 - 28E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra. 29E disse Deus ainda: Eis que vos tenho dado todas as ervas que dão semente e se acham na superfície de toda a terra e todas as árvores em que há fruto que dê semente; isso vos será para mantimento. 30E a todos os animais da terra, e a todas as aves dos céus, e a todos os répteis da terra, em que há fôlego de vida, toda erva verde lhes será para mantimento.

Deus não precisava dizer dominai a terra, se não houvesse alguém querendo dominá-la. (satanás).

Deus te escolheu para dominar o lugar que você esta, seu ambiente.

Você é alguém que tem identidade de príncipe:

Page 5: Palavra   a moeda e o vaso

-Você tem dominado seu território?

Do que você te medo – Escuro, Barata, Futuro, Assumir responsabilidades, medo do Fracasso, não ser o escolhido, aceito, do que você tem medo?

Você tem uma UNÇÃO para dominar, use-a sobre os demônios que querem assumir a sua posição por direito.

Irmão domine a terra.

Mas para isso temos que tomar atitudes. – Todos recebemos a mesma capacidade- Você não pode preferir o que é mais confortável, precisa assumir a sua posição.-

Pr Almir de Freitas 24-05-06