pÁgina 1 de 3 guia do professor charles darwin · charles darwin – um turista natural guia do...

3
IDADE 12 -14 anos Materiais guia do aluno papel para produzir o poster régua canetas coloridas, lápis (ou semelhante) acesso à biblioteca ou internet (não essencial) GUIA DO PROFESSOR CIÊNCIAS PÁGINA 1 DE 3 ARTE ESTUDO DE MÍDIA GEOGRAFIA HISTÓRIA (esquerda) Flores de maracujá © Sebastien Cote (direita) Aranha com sua presa © Ziva Kim www.britishcouncil.org.br Charles Darwin – um turista natural A expedição de Charles Darwin no HMS Beagle foi uma viagem importante e demonstra o valor da observação na descoberta científica. As evidências ecológicas da evolução são mais aparentes em locais onde a influência humana foi mínima, mas nosso desejo de viajar a alguns dos ecossistemas menos comuns, e muitas vezes mais delicados, ameaçam destruir países de beleza natural e importância científica. O turismo é uma importante fonte de renda em muitos lugares. Essa atividade encoraja os alunos a pensar sobre o equilíbrio entre atrair o turismo e preservar os ecossistemas.

Upload: nguyennga

Post on 14-Apr-2019

215 views

Category:

Documents


0 download

TRANSCRIPT

Page 1: PÁGINA 1 DE 3 GUIA DO PROFESSOR Charles Darwin · Charles Darwin – um turista natural GUIA DO PROFESSOR Conceitos IDADE 12 - 14 anos PÁGINA 2 DE 3 Iguana em uma árvore A ciência

IDADE 12 -14 anos

Materiais• guia do aluno

• papel para produzir o poster

• régua

• canetas coloridas, lápis (ou semelhante)

• acesso à biblioteca ou internet (não essencial)

GUIA DO PROFESSOR CIÊNCIASPÁGINA 1 DE 3

ARTEESTUDO DE MÍDIAGEOGRAFIAHISTÓRIA

(esquerda) Flores de maracujá © Sebastien Cote(direita) Aranha com sua presa © Ziva Kim

www.britishcouncil.org.br

Charles Darwin –

um turista natural

A expedição de Charles Darwin no HMS Beagle foi uma viagem importante e demonstra o valor da observação na descoberta científica.

As evidências ecológicas da evolução são mais aparentes em locais onde a influência humana foi mínima, mas nosso desejo de viajar a alguns dos ecossistemas menos comuns, e muitas vezes mais delicados, ameaçam destruir países de beleza natural e importância científica.

O turismo é uma importante fonte de renda em muitos lugares. Essa atividade encoraja os alunos a pensar sobre o equilíbrio entre atrair o turismo e preservar os ecossistemas.

Page 2: PÁGINA 1 DE 3 GUIA DO PROFESSOR Charles Darwin · Charles Darwin – um turista natural GUIA DO PROFESSOR Conceitos IDADE 12 - 14 anos PÁGINA 2 DE 3 Iguana em uma árvore A ciência

Charles Darwin – um turista natural

GUIA DO PROFESSOR

Conceitos

IDADE

12 - 14 anosPÁGINA 2 DE 3

www.britishcouncil.org.br

Iguana em uma árvore

A ciência conta com a observação e a comparação.

Os organismos vivos são adaptados a seu ambiente.

O isolamento geográfico é um importante fator para o surgimento da diferença, muitas vezes levando à formação de novas espécies. A comparação entre ecossistemas pode revelar como novas espécies apareceram.

Em uma época na qual viajar longas distâncias era pouco comum, a origem abastada de Darwin lhe deu a oportunidade de ver lugares muito diferentes.

As pessoas gostam de ver coisas raras em lugares novos, mas as viagens podem ameaçar a sobrevivência de plantas raras, animais, habitats e ecossistemas.

Page 3: PÁGINA 1 DE 3 GUIA DO PROFESSOR Charles Darwin · Charles Darwin – um turista natural GUIA DO PROFESSOR Conceitos IDADE 12 - 14 anos PÁGINA 2 DE 3 Iguana em uma árvore A ciência

Charles Darwin – um turista natural

GUIA DO PROFESSOR

Pontos para Discussão Bobo de pata azul Ilhas Galápagos, Equador

5

6

1

2

3

4

IDADE

12 - 14 anosPÁGINA 3 DE 3

www.britishcouncil.org.br

Por que as pessoas viajam para ver o mundo natural?

Como a nossa experiência do mundo natural mudou desde os tempos de Darwin?Por exemplo, mais pessoas vivem em cidades, há maior número de viagens globais e temos mais experiência de lugares diferentes – por meio de filmes e televisão, incluindo documentários de história natural.

O que é atraente no mundo natural que nos leva a querer passar nosso tempo livre nele? Você se sente diferente quando está na cidade ou no litoral ou em uma floresta? Qual você prefere?

Peça aos alunos que pensem sobre os efeitos que o turismo pode ter em uma área. Por exemplo, áreas com muitos visitantes muitas vezes precisam fornecer lugares para beber para todos os visitantes e pode haver um aumento do lixo e do barulho.O que acontece a uma área de interesse natural quando há um grande número de visitantes?Os alunos podem ser encorajados a pensar sobre o impacto nas plantas e animais que vivem na área.

As Ilhas Galápagos são visitadas por mais de 120.000 pessoas por ano. Esse fluxo atraiu pessoas em busca de trabalho e muitas espécies normalmente não encontradas nas ilhas foram introduzidas acidentalmente. Consequentemente, o ecossistema das Ilhas Galápagos está ameaçado.Todo mundo que quer visitar as ilhas deve ter permissão? Faz diferença se um ecossistema se altera ou ele deve ser preservado? Como se pode controlar o número de visitantes?

Mais amplamente, as viagens aéreas internacionais são uma fonte significativa de emissão de gases de efeito estufa, o que contribui para a mudança climática global. Esse fato já está levando à perturbação de ecossistemas. No longo prazo, o turismo global é sustentável?